RetroCast #9 – Mais uma E3 se vai e… o que acontece com a indústria dos games?


Olá caro amigo retroaventureiro! Está no ar mais um RetroCast! Desta vez fomos (ou não!) para os Estados Unidos só para falar da E3!

Demorou, tivemos várias remarcações nesta gravação, corri para aprontar tudo, tive alguns pequenos probleminhas pós edição, mas saiu:  Retrocast de número nove: Mais uma E3 se vai e… o que acontece com a indústria dos games?

Novo formatinho sendo inaugurado nesta segunda temporada do Retrocast, tanto por que quem vos fala não é o nosso caster de sempre: aqui é o Sabat mesmo! E foi para marcar minha volta à edição dos Retrocasts, coisa que não acontece a vários capítulos, que resolvi acrescentar aquele tempero típico, portanto, não esperem nada dentro do convencional!

Neste episódio, Eu, TH, ED e nossos convidados Cadu Bogik e Mano Beto dissertamos sobre a E3 de 2012 e as conferências das três principais empresas atuantes no setor de Hardware da atualidade.
Um bate papo agradável que trouxe de volta as boas lembranças das edições passadas da E3, ao mesmo tempo em que expõe a realidade atual do evento e os prováveis caminhos dessa indústria que tanto adoramos. É assunto que não acaba mais, vindo de gente que tinha muita coisa pra dizer, e por isso o programa ficou mais longo que o normal, o que na verdade quer dizer que o negócio ficou é mais caprichado!

E digo mais: para nunca perder nada sobre o Retrocast como por exemplo, quando sai, qual o tema, participantes e etc., seja esperto e siga os twitters @RetroCast_RP e @Retroplayers!

Quer fazer uma sugestão? Ou críticas? Ou Pedidos? Mande um e-mail para retrocast@retroplayers.com.br, e não se esqueça de dar aquela passadinha no Facebook para curtir a nossa página!!!!

Também adicionem o feed do RetroCast ao seu iTunes ou seu outro agregador de feed, basta clicar em um dos botões abaixo, ele também adicionará o RetroGameBox no mesmo feed!

Assine nosso feed!!!Assine nosso feed no iTunes!

Links citados no Cast:

SêniorCast Level 14 – Entrevista com o Sabat
Jogorama
Edwazah no Cabaré Cast 55 – Garotas de Programa Cheirando Super Nintendos
Edwazah na leitura de emails da Transmissão Fantasma.005 – Onde tudo começou
Youtuner
Gamer Caduco

Até o próximo cast!!


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • TH tava ácido nesse cast, muito bom. kkkk. Ótimo cast, muito legal a participação do Cadu, excelente iniciativa de chamar um leitor para o cast. Parabéns novamente,TH, Sabat e ED.

    • TH

      Valeu Thiago Bravo, que bom que aguentou essa minha voz, kkkkkkkkkk

      • Pow Th a sua voz é mais que necessária no cast, quando você fica muito tempo sem falar eu começo até a achar que tá faltando alguma coisa. kkkkk

        • TH

          Caramba Thiago Bravo, assim fico emocionado mano, aí minha voz fica mais de menina ainda, kkkkk
          Obrigado mesmo!

    •  Fala Thiagão ^^
      Vale pelo elogio maninho, e chamaremos mais pessoas sim para participar ^^ quem sabe um sorteio, promoção, vamos averiguar!!!

      • Cara isso do sorteio ia ser bem legal, mas acho que a pessoa que se candidatar ao sorteio deve saber mais ou menos sobre  o que se falará no cast, caso contrário correrá o risco de ficar muda, por exemplo, eu não manjava nada disso que vocês estavam falando da E3, fiquei sabendo só depois do cast mesmo. Mas a iniciativa é bem legal de deixar os leitores participarem também.

    • Fala Thiago, valeu pelo elogio! Me embananei todo em alguns momentos, mas blz. Que os próximos leitores falem menos asneiras! kkkkkkkkk

      • Foi bem legal a sua participação sim Brother, não falou nenhuma asneira ao meu ver, estava inteirado no que estavam falando, eu, por exemplo, só fui saber de tudo isso aí pelo cast, sendo que não assisti a nenhuma conferência. 😉

        • Opa, valeu mesmo, mano!
          Mas teve uma asneira, que foi o inenarráiver! Ninguém mandou falar difícil na primeira fala! kkkk
          Mas valeu mesmo! 🙂

          • Inenarráiver já entrou para a história do Retrocast. kkkk. Até nisso você acertou sem querer. 

    • TH

      É 2012 que me deixou assim, o que até fez eu escrever falando um monte de Bart, kkkkkkkkk. Mas já estou melhorando, auahuahauahuahau

    • TH

      É 2012 que me deixou assim, o que até fez eu escrever falando um monte de Bart, kkkkkkkkk. Mas já estou melhorando, auahuahauahuahau

    • Fala Thiagão! A gente vai tentar fazer isso mais vezes, de chamar leitores ^^ mas tem que ser algo muito bem pensado!

  • Cara, como eu dei risada nesse cast hein…
    ED se superou nas músicas de fundo desse cast. Tenchu cara, maraviwonderful!
    O melhor momento foi o TH chorando a morte da Jill hauhuahuahuh, realmente eu rachei o bico. Continuem assim, cada vez melhor. E que tal um cast sobre o último console da sega, o vida curta Dreamcast? 😀

    Abraços!

    • edwazah

      Foi o Sabat que trilhou e editou tudo dessa vez. Mas Tenchu é uma música que eu já ia usar e já tinha baixado. hehehehe

    • TH

      Não! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Ainda estou jogando esse game no 3Ds e torcendo para não ser verdade!

      E não é, tá! Ela não morreu, vcs vão ver! rs

    •  Como assim vc me confundi com esse gordinho feio????? Assim vc me magoa!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Obrigado pelo elogio mano, e a idéia foi anotada ^^

  • Pingback: Participação no RetroCast #9 | Gamer Caduco()

  •   fiquei decepcionado com a Nintendo. nós esperávamos os mesmos games da empresa, mas também ansiavamos por um arrasa-quarteirão e fosse algo novo da mesma. mesmo com os games consagrados como Batman e Assassins Creed no console aguardado, e sem ser chato, mas Mario e Zelda…já esta cansando um pouco. deveria apresentar os novos games e até novos mascotes que serão clássicos no futuro para nossos filhos e netos. ao invés disso, nos mostraram um tablet que pega jogos em HD. eu como fã de longa data da Nintendo estou meio chateado, pois se a Nintendo não mudar, vai acabar sendo uma simples produtora de games como a Sega e a SNK…

    e já estão rolando boatos de um “Dreamcast 2″….se a Nintendo não fizer nada, as posições vão se inverter. a Sega que trabalhava para sua maior rival na era 16 bits(o Sonic num game com o Mario? que sacrilégio), vai ser parte da sua mão de obra….e sobre o PS3 e Xbox, acho que quem se chateou apenas aqueles que esperavam noticias dos consoles sucessores da Sony e Microsoft. se o WiiU não emplacar em atrair os caixistas e sonistas, os rivais nem se incomodarão em mostrar o futuro de seus consoles tão cedo. 

    e sobre o PS3 e Xbox…não esperava nada demais.

    •  Beleza leandro?
      rapaz, eu concordo com vc em parte. Realmente se for pra lançar Mario e Zelda mais do mesmo, ai é complicado, mas vejamos o Wii por exemplo: Mario Galaxy 1 e 2 e New estão longe de ser mais do mesmo né? Já o Skyward Sword não sei, ainda estou começando a jogar, mas eu admito que a franquia ja está com uma fórmula batida, que está começando a cançar o pessoal, e novos ares seriam bem vindos para o nosso hyruliano. E o TH disse algo interesante no meio do cast sobre franquias novas: não acho que seja preciso que a nintendo as faça tanto por que ela tem centenas delas que não são utilizadas, como é o caso do próprio KID ICARUS, que resurge depois de 1 único jogo para NES! Claro, faltou uma notícia bombástica sem dúvida, mas não creio que essa bomba teria que ser alguma franquia nova ^^ poderia ser outra antigona reformulada!!

      E vc exageirou maninho!!! como assim se a nintendo não mudar? Se a NIntendo mudar o jogo antigo MORRE!! kkkkkkkkkkkk ela é a unica que ainda faz alguma coisa que nos leva ao passado quando jogamos, e não existe o risco definitivamente de acontecer isso que vc disse:  Nintendo é lider mundial em Hardware tanto de console quanto em portáteis, e seus jogos vendem ^^ .

      Dreamcast 2 é boato e continuará sendo boato heim… sério, não acredito, tanto po que a SEGA não anda recebendo muita confiança de ninguém… vide seus jogos toscos!

      WiiU eu acredito que veio atrasado para por a nintendo NA GERAÇÃO do PS3 e X360… eu não creio que nenhuma das duas fabricantes irá lançar console novo independente do aparelho novo da Nintendo emplacra ou não viu…. a moda é lançar acessórios!! XD

      • TH

        Assino embaixo!!!!!!! Disse tudo o que eu iria dizer e mais, rs

  • Orakio Rob

    O bom de ouvir o Retrocast é que ele é um “lugar” onde eu não me sinto um velho louco gritando que não quero que o videogame seja uma central multimídia… todo mundo é doido junto! Show de bola, he he!

    Pô, mil curtidas na página do Retroplayers? Que inveja, eu não tenho nem duzentas! Morram, todos vocês! ^_^

    Brincadeiras à parte, queria dar os parabéns à equipe do Retroplayers. Tenho a impressão de que os retroblogs andam diminuindo a marcha ultimamente, mas vocês estão cheios de projetos e novidades, além de manterem os casts e tal… muito bom mesmo, parabéns!

    •  Somos todos velhos doidos Gagá kkkkkkkkkk eu quero é videogame, não uma central multimídia que integra um monte de coisas que eu faço melhor no PC ou assisto mais facil na minha TV a cabo ou no meu Home Theater kkkk

      É rapaz, o APP do trooper é milagreiro!! 1200 ja (1000 a mais que vc, morra de inveja)

      Eu tb tenho essa impressão gagá, alguns blogs estão meio parados, acho que a “moda” está perdendo força, e só os realmente interessados no seguimento vão resistir… bem, EU SOU ENTUSIASTA, não morro fácil kkk

      • edwazah

        eu quero uma central multimidia com video game! 😀

  • Muito bom, e ainda só ouvi uma parte. Estava pensando aqui, vocês têm ou já pensaram em um group no MSN?

    •  nem vou maninho kkkk tempo curto para isso kkk mas é interessante sim ^^

      • edwazah

        MSN é coisa do passado. Não uso faz mais de ano e não sinto falta dele 😀 agora é só skype!! 😀

  • esse retro cast ficou arretado cabra bom demais pena foi o que a big masters fizeram na e3 aguardando o proximo retrocast doro essa parte do retroplayers assim como os reviews.

    •  Obrigado Ricardo ^^ fico feliz que v tenha gostado!! Espero qeu o mundo seja generoso comigo para que eu possa lançar mais e mais rápido (ser generoso entenda: encher o meu bolso de grana para que eu possa trabalhar menos e ter mais tempo kkkk)

  • Heitor

     Muito bom, agora aquela historia do estupro no novo Tomb Raider é tenso, por isso prefiro os jogos de antigamente, tem horas que o realismo força demais. Mas é isso ai, tão de parabens!

    •  ÉÉÉE MARKETING!!!
      Eu tb achei forçado que só, é algo que de maneira nenhuma precisa estar em um jogo de videogame, mas sabe como é né: realidade é o que comanda…

  • Foi engraçado ouvir o TH falando mal da Sony, ainda mais por ele ser Nintendista. KKKKKKKKKKKkkkk
    Eu curto tanto jogos retro quanto a Nintendo, mas –
    espera aê, Nintendo melhor que Sony? O_O
    Talvez em algum universo paralelo onde o primeiro lanterna verde é gay.
    E copiar a fórmula crossover da Nintendo? Hahaha, procure por MUGEN e veja que fãs já fazem isso há anos. Tsc tsc…
    Viver como museu é fácil, estamos indo pra 8ª geração, quando a Nintendo chegar perto de uma potência gráfica e qualidade novas franquias da Sony, aí sim talvez um Nintendista falar mal da Sony faça algum sentido. 😉

    • TH

      Daniel, eu não zoei a Sony, tive todos os playstations na época em que a Nintendo estava adormecida, N64, GameCube.

      E tenho o Vita. E não confunda qualidade de periféricos em câmeras, celulares etc. Aqui eu estou falando de game.

      Me fala um game da Sony mais divertido que da Nintendo. E entenda bem a minha pergunta. “Divertido”. Tô cagando e andando para gráfico amigão!

      Agora se vc acha que God of War é mais divertido que Super Mario Galaxy 2, só por causa dos gráficos, eu sinto muito por vc. Muito mesmo.

      E se vc acha que eu quero que a Nintendo chegue perto de potência gráfica eu não precisava ter meu micro que montei exatamente para isso. Ter potência gráfica acima que dois Play 3 juntos não conseguem nem chegar perto.

      Mas potência gráfica nenhuma vai substituir a criatividade e genialidade da Nintendo em criar jogos divertidos. Simples e divertidos o que para mim é a coisa mais difícil de se criar, já que uma ideia simples é o melhor tipo de ideia que existe e poucos conseguem ter. Um ideia complicada, é uma ideia ruim maquiada.

      Se vc acha gráfico mais importante que diversão, então continue dando correntadas em GoW ou tiros em Call of Duty e não dê muito crédito para esse tipo de diversão que só a Nintendo poderia criar: http://www.youtube.com/watch?v=hW907wn471Y. E por favor, assista até o fim antes de falar qualquer coisa. E depois volte a ver gráficos maravilhoso de correntes e armas ok.

      E por favor me fale mais das franquias da Sony. Da sony, ok?

      ahauhauhauhauhauhauahuahau

      •  Cara, eu não quis dizer que gráficos que superam diversão, mantenha isso em mente. Eu ainda curto SNES e o saudoso Super Mario Bros. Se eu preferisse gráficos, eu não seria um retrogamer.
        E segundo, franquias menos conhecidas e tão divertidas ou mais que Mario: Crash Bandicoot e Ape Escape. E seguindo o que você mesmo disso GOW, não é apenas um gráfico que está além-Nintendo, mais jogabilidade e roteiro bem consistentes, hein?
        Mas ao que deu a entender você pediu número de franquias, e pelo que eu lembre me vem mais coisas da Nintendo do que qualquer outra, mas usar de Pokémon e Zelda… Sério? ‘-‘ Mudar um a ou b de lugar, muy bueno.
        Então nessa eu perco, ou não? Repetir exaustivamente a mesma fórmula não me parece algo que alguém deva se gabar.
        Além do que, DIVERSÃO é um termo relativo, você pode achar o máximo resgatar a mesma princesa trocentas vezes enquanto eu prefiro lutas em ambientes 2D, alguns a  decepar inimigos ou jogar futebol. Então só porque você acha que algo é divertido, não significa que ele seja melhor.
        Sobre correntadas e tiros, me parece mais eficaz que pulos e locomoção via encanamento. >_>
        A Nintendo brilha com sua tradição, mas inovação e capacidade da Sony acaba por ofuscá-la.
        PS. I’m not a Nintendo hater.

        • TH

          Mano, o grande problema foi vc me chamar de nintendista cara.

          Eu não sou ista em nada. Acho muito ignorante achar que video game é igual futebol, onde exista time, e se eu gosto mais da nintendo, não posso gostar da Sony.

          Eu tiro o melhor de todas as plataformas.

          Agora falar em inovação em games mano. Aí é foda, o que a Sony inovou? No que que a Sony apostou?

          E quem disse que a diversão em mario e salvar a princesa? É o processo mano. Eu nem lembro que tenho que salvar ela quando termino o game, o importante é me divertir, sendo entrando em cano como vc mesmo menosprezou como se fosse uma coisa ruim. Nem sabe o porque ser canos sua funcionalidade e por que era assim na era 8 bits. E felizmente agora faz parte do game e hoje contia aí na mesma função.

          A Nintendo é a única que ainda continua com o espirito retro e que ainda possui as suas raízes.

          Falar que a jogabilidade de God of War é melhor que de Mario Galaxy é foda hein amigão! Vc imagina o trabalho que é, primeiro ter a iniciativa de criar um tipo de jogo nunca visto antes, com gravidade real, implementar essa gravidade e criar aqueles levels?

          Quanto a achar que os Zeldas, Mario, etc só mudam uma coisa aqui e ali entre um jogo e outro é foda demais hein mano, fica na cara que nunca jogou! Ou muito menos acompanhou a franquia….

          E para finalizar, sugerir que Crash Bandicoot é mais divertido que Mario para mim foi o fim….. Diversão é relativo como vc disse, mas bom senso não.

          • Desculpa, realmente Memory Card, Dual Shock e horror survival realmente são coisas que não fariam diferença. Então acho que cálculos de gravidade também não.
             “Diversão é relativo como vc disse, mas bom senso não.”

            😉

            Concordo, afinal era para nos mantermos no assunto das empresas, não?

            Julgar se um desconhecido tem ou não bom senso por algo superficial como vídeo-game não aparenta muita sensatez. 

          • TH

            Bom, Survival veio da capcom em RE e não da Sony. O Dual Shovk só foi possível depos que a nintendo lançou o analógico, o memory card a Nintendo já tinha feito no Nes, 8bits, em diskete para famicom, então meu amigo, vê se acompanha a história dos games ante de dizer o que é ideia nova e o que não é.

            E eu não disse que vc não tem bom senso, não leva para o pessoal não, disse que não é bom senso achar crash melhor Mario, mas isso não quer dizer q vc não trenha bom senso em tudo.

            E já que agora vc mudou o tom de julgar, quem começou julgando foi vc me chamando de nintendista. Eu nunca faltei com o respeito com ninguém, nem mesmo naquela época da guerra Sega e Nintendo, eu sempre respitei a todos, tinha nintendo, jogava sega no meu primo, e nunca rotulei ninguém pelo video game que tinha ou o que preferia.

            E quem está saindo o assunto das empresas é vc já que confunde Capcom com Sony….

            Mas vamos lá nas inovações: primeiro game sideScrolling, primeiro game em duas telas, primeiro portátil, primeiro direcional em cruz, primeiro R L, primeiro 4 botões, padrão até hoje, primeiro analógico, primeiro controle por movimento, primeiro video game com 3D real, primeiro video game com tablet e com certeza estou esquecendo de muita coisa, pois estou escrevendo de cabeça o que sempre faço aqui no retroplayers.

            E lembre-se, tudo o que eu disse é Nintendo e não outra empresa que fez algo para o console.

            Mas não sou nintendista, como disse apenas sei apreciar tudo de bom de cada uma das plataformas. E não rotulo ninguém. A não ser que a pessoa queira, conheço várias pessoas istas e não vejo problema nisso, desde que não me rotula de istas sem nem ao menos me conhecer a ainda querer ter razão em suas colocações sem poder ser brincar.

            Crash melhor q mario…. Tnha q zoar né mano? XD

    •  Calma lá Daniel, duas colocações foram bem infelizes heim kkk vc quer saber numeros de venda de Nintendo x sony nesta geração? não vou falar, mas procure e vc vai se chatear MUITO kkk

      Potencia gráfica e sonora em nada ajuda para que um jogo seja bom, o que importa é a criatividade e a experiência que o jogo propõe ^^ nisso a Nintendo é MESTRE e nada do que qualquer um ache ou diga vai mudar este fato. O que existem são preferências: um prefere o jogo HD, outros não, isso não torna uma empresa melhor que a outra, só torna uma OPINIÃO DIFERENTE DA OUTRA, entende? Chegar perto da potencia grafica de um PS3 não quer dizer absolutamente nada: o melhor game desta geração que eu joguei se chama MARIO GALAXY 2, ele não é HD, e o melhor e mais criativo game que eu joguei no PS3 se chama BRAID, e ele é 2D ^^

      É igual aquela propaganda da sprite: imagem não é nada, sede é tudo!!  kkkkkk

      • Não sou sonysta, embora tenha parecido. >_>
        Mas alguém deixar implicito que só porque prefiro um jogo a outro é falta de bom senso não me parece muito sensanto.
        Também não disse gráficos fazem um jogo, mas francamente, marchando para 8ª geração e desconsiderar isso é coisa de quem quer sair da competição por falta de capacidade. Só pra lembrar de algo que vem aí: The Last of Us.
        O Wii é divertido?
        Cráru qui eh. Ele deveria ter sido mais trabalhado, e depois de ouvir tenho que concordar que o Wii U é mais geração atual do que oitava, ou seja, pra lá de atrasado. Como ele fica nessa? Isso meio que deixa a Nintendo meio perdida.
        Sobre os números do ps3, estou mais que ciente, mas lembre que a Sony demorou a lançá-lo, e tempo nesse meio conta bastante.
        Continuando sobre gráficos, voltemos à sprites e retrogames, porque Mario de SNES é sucesso ainda hoje com inúmeros fãs e mesmo hacks?
        Simples, porque para época apresentou gráficos detalhados e muito bem feitos e ainda vêm me dizer que não conta, isso soa meio hipócrita na minha humilde opinião.
        E por que potência? Onde seria possível um GTA SA no PSOne? Não daria, né? Potência deixa o console aberto à infinitas possibilidades podendo mostrar o que ele realmente aguenta, então sim, GRÁFICOS/POTÊNCIA contam e muito. 😉

        • TH

          Repito, eu disse eu não disse que vc não tem bom senso e sim que em uma conversa que vc iniciou me chamando de nintendista e comprando inovações, dizer que crash é melhor que mario, realmente não é sensato.

          Na época 8 bits, realmente foi um pulo para o 16 bits, realmente precisa de mais potência para criar games com maior tamanho, gráfico e som. Mas essa geração não está passando por esse problema. Não existe nenhum game que não é lançado por que o console não aguenta, o que acontecia na época 8 bits. O que falta é forma nova de jogar, novas possibilidades, em que gênios e pessoas criativas possam usar de forma inteligente e aí vem a Nintendo e lança o Wii U com otablet, e as pessoas inteligentes já começaram a lançar os games usando essa nova possibilidade, como te mostrei no RayMan.

          Cara, te garanto, que se precisasse de uma geração nova de video games para poder lançar games diferentes, ou seja que se o problema fosse apenas ter mais poder gráfico, com certeza as empresas já teriam lançado, e digo mais, esses games seriam lançados para os PCs que já passaram o poder gráfico do video games atuais a muito tempo.

          Então meu caro, não é hipocrisia não, é bom senso mesmo! Teve época que gráficos seguravam mesmo o desenvolvimento de game e de novas ideias, mas isso não está acontecendo agora. Espero que tenha finalmente intendido.

          E agora saiba o que é inovação, e como inovação pode andar de mãos dadas com a tradição.

          • Enfim, e olha que eu só quis dizer que em potência e capacidade os consoles da Sony até agora sempre se saíram melhor. Isso é fato.
            Acabei me sainda um anti-nitendista nessa, tenso. >_>
            O triste é ouvir que a Sony é uma porcaria, quando uma pessoa cisma com algo é difícil debater.
            Ah, Crash tem seus pontos altos e disse que ele pode ser tão bom quanto, mas eu REALMENTE PREFIRO Ape Escape a Mario.
            Sobre gerações de games, sempre virão novas, eu lembro que diziam que 007 de Nintendo 64 eral super real na época e outros que não iriam melhorar, veja Watch Dogs da Ubisoft, fato é que daqui a uns anos ele vai parecer um desenho animado comparado com os futuros jogos.
            “E agora saiba o que é inovação, e como inovação pode andar de mãos dadas com a tradição.”
            Mesmo parecendo discordar, estou longe disso, lembro-me da primeira vez que vi o Wii.
            Então palhaçadas e farpas á parte, todas as empresas tem seus méritos, msm a MS com aquele joypad que me fez desaprovar o Xbox só por analógico e digitais invertidos.
            A Sony está longe de ser ruim e dizer que tudo que ela produz como o tal crossover que “imita” Smash Brawl é puxar a sardinha. (MUGEN é coisa velha).
            Enfim, que venha mais retrocasts. o/

          • TH

            A Sony não é uma porcaria. Em Hardware ela é foda! Mas em inovações e desenvolvimento de games próprio não, tendeu?

            E não disse que tudo que ela faz em games é ruim, só não chega perto da Nintendo, Capcom, Konami, Ubisoft, e por aí vai. O negócio dela é hardware.

            Quando ao controle do Xbox, ele é muito confortável, mas é um nhaca aquele Dpad, estra o controle.

            E aunto ao cross over, o que estávmos falando é sobre colocar os personagens de penas uma marca para brigar e isso não tem muio a ver com ao Mugem que era um jogo de luta, o Brawn não é um jogo de luta tipo Mugem está muiot além disso, mas quando falei que a sony não deveria desenvolver é pq esse tipo de jogo não é a área dela, assim com um game tipo God of War não é a área da Nintendo, e ela sabe disso, e quando quer um game assim, terceriza, e é o que eu acho que a Sony deveria fazer.

            Mas Mugem não tem nada a ver com Brawn. E nem gosto de Brawn.

            Mas é isso aí Daniel, o cast e o fast está aí para trocarmos farpas, errrr, quero dizer discutirmos e rocar opiniões e fizemos isso muito bem aqui, rs. XD

        • Vou respeitar sua opinião, mas não concordo com nada kkkk nem com o exemplo do GTA SA… pra mim dá sim, o jogo não tem absolutamente nada demais… é só piorar BASTANTE os gráficos e tá tudo rodando no PSo bonito ^^ DRIVER que o diga kkk.
          Na boa véi, daria pra debater cada ponto do que vc disse, mas não vou não, o papo vai se estender demais!!!

          Abração XD

          • Sabat, ponha um Sonysta pra debater e a coisa muda de figura. Leve em consideração que não sou tão entendido de games qto vc, então é meio injusto.
            Só não dá pra ver alguém sacaneando a Sony quando o assunto é games… se fosse a Microsoft. xD

          • TH

            É nada mano. O único problema mesmo é que vc está confundindo os games que saiu para playstation, com games feito pela Sony, só isso. XD

          • Não consigo entender essa coisa de sonysta, nintendista, microsoftista, santista, são paulino, Federistas(Roger Federer), para mim isso tudo é infantilidade da grossa mesmo. O negócio é ser universalista. Bem colocado em todos os aspectos TH e Sabat.

          • TH

            Assino embaixo Thiago Bravo!

  • TH

    Olha só, esse Didi caipira e carioca falando aí no início eu não sabia que ia ter não, kkkkkkkkkkkk. Não gostei muito. Acho que no próximo deve ser um dos participantes imitando alguém dos mundos do game para fazer a apresentação, o que acham? kkkkkkk

    Foi muito divertido gravar esse cast, teve de tudo, desde brigas até muita briga entre uma briga e outra. hauahuahuahauhau

    Zoeria, o que teve foi discussão saudável que é o que na minha opinião serve o cast, certo? Mas o bom de discutir entre amigos é que em cinco minutos já dá para perceber que já estamos concordando em outra coisa e nem lembramos mais da discussão anterior assim como depois de desligar o microfone e começar  afalar de outras coisas, kkkkkkkk

    E quero deixar claro que não sou ista, não sou nintendista, eu não acredito nisso e acho uma burrice sem tamanho pessoas que confundem video game com time de futebol, onde uma pessoa que prefere a Nintendo não poder gostar da Sony e vice-versa.

    Acho que ficou ótimo o cast. Música do Street Fighter quando começou a engrossar, e a parte mais engraçada que foi a música de bêbado quando o Ed começou a viajar na história do Mario 3D land. Como eu rachei o bico nessa parte, hauahuahuahuahauhauhauahuahuahauhauhauahuahauhauhau

    Agora na parte de falar da Nintendo só tocou música de Zelda, tá loko em Sabat! Aí não né, kkkkkkk

    E a parte do Eye of the Tiger, convenhamos, nem dá para perceber quando sou eu e quando é a versão original, kkkkkk

    Eu ainda acho que o sabat e o Ed viajaram feio ao falar de QuickTime Event e ainda bem que tinha o Mano Beto que se uniu a mim e o bom senso para tentar explicar a diferença e o pq o nome ser Quick Time Event, kkkkk. Valeu Mano Beto.

    Quando ouvi esse cast estava trabalhando e quando o Sabat pergunta no cast “acho que foi vc que falou isso para mim TH”, eu respondi no meio do serviço, hauhauahuahuahuahauhauhauha

    Quase chorei na música do final do Mega Man 3! Essa música me emociona demais!!!

    E olha só Cadu, quando vc fala no fina,l toca a música do Dr Robotinick do Sonic dois, a melhor música de inimigo de Sonic, tudo a ver com vc hein? Deve ter curtido muito!

    Enfim, um ótimo cast! Teve de tudo!

    • Eye of the Tiger foi igual… aham, senta lá, Cláudia! kkk

      Pior que eu não tinha reparado na música, agora coloquei pra ouvir de novo e vi que começa a tocar bem na hora mesmo! Sensacional… justo do Sonic que mais gosto! o/
      Essa coincidência provocou outro prazer inenarráiver! huahauhauahuahu

      E responder no meio do serviço aconteceu parecido comigo, uma hora o Sabat fala “CADU?” e eu meio que fiquei alerta como se alguém tivesse me chamado do meu lado… ainda bem que foi só isso, responder de novo é tenso hein? kkk

    • Oque? Musica do Megaman 3? mas não era só musica do Zelda? kkkkkkkkkkk seu chato!!! Tocou muito DK tb e outras po XD

      Rapaz, esse negócio é QTE mesmo po, ele evoluiu: lembra em RE3 quando a gente tinha que esolher uma ação bem rápida antes do STARS pegar a gente? foi a primeira vez que eu vi. A mutação ocorreu em RE4, quando Leon tinha que desviar da avalanche e o comando aparecia na tela super rápido e se a gente não fizesse, era game over, lembra? Pois é, issoq ue vc viu em RE6 é apenas outra evolução cara ^^ o bagulho virou digimon!!

      E eu tenho que aperfeiçoar o caipira kkk não dava pra ficar regravando muito pois o cast tinha que ser lançado mano, na próxima ele vai estar bem mais…bem mais… caipira kkk

      E VC ME RESPONDEU ALGO QUE EU PERGUNTEI NO CAST? AHuhauHAUhauHUAhuaUAHUhauHAUhuahUAHUhauHAUhauHAUhauHUAhuahUAH TO IMAGINANDO A CARA DO POVO A: “ELE DEVE SER LOUCO, PQP, CADA UM QUE APARECE… ” AHuhauHAUuhauHA

    • Você deveria pensar na carreira de vocalista de metal/hard rock TH, ficou quase igual .kkkkk

      • TH

        Pois é, no próximo vou cantar igual ao Deus do Metal , o Detonator do Massacration, kkkkkkkkkkkkk

        • Mal posso esperar uma versão sua no próximo cast do refrão aruêeee aruôoooo. kkkk

  • Clarissa

    Inenarraiver!!!! Sem mais… HAHSIHAISHUAIUSHAIUSHAUH

    •  O cast mais INENARRAIVERL do ano!!

      XD

  • Putz, a propaganda do “inenarráiver” foi foda… eu ri pra cacete! kkkkkk
    Isso que dá querer falar difícil logo na primeira fala! huahuahuahuahua
    E o pior que eu consegui me atrapalhar no começo e no final, impressionante como eu me embanano em algumas ocasiões e gaguejo pacas! kkkk
    Pra ajudar eu praticamente repeti o que o Sabat falou sobre a tentativa de usar o PSVita como o controle do Wii U e só percebi agora ouvindo, antes eu não tinha entendido isso.
    Enfim, rachei o bico de novo com o xilique do TH. O papo de bêbado me fez rir demais também, caraca!
    Sabat, Ed e TH, mais uma vez queria agradecer o convite e dizer que curti pra caramba participar do RetroCast, bem legal ver como é feito e depois ouvir o resultado final com toda edição e tal. Foi uma experiência bem bacana. A edição ficou ótima!
    E como é horrível ouvir a própria voz! Caraca!
    Bom, como de costume já deixei meu “pequeno” comentário aqui, então chega né? huahuahua
    Abraços

    •  Seu comentário não foi nada comparado ao do TH… pqp, ele ainda ta escrevendo discutindo lá em cima kkkkkkk

      Cadu, quando eu fui participar pela primeira vez do NOOBZ CAST eu en vez de falar PAC MAN (que era o tema do cast) eu disse “OBRIGADO AE PELO CONVITE PRA FALAR SOBRE MEGA MAN, UM DOS PERSONAGENS QUE EU MAIS ADORO” ae se já viu, me zoaram pacas, falaram que eu tava no cast errado, colocaram musiquinha do desenho do megaman na edição, pqp mano kkkk então cara, FICRA NERVOSO, FALAR GROSELHA E SER ZOADO É NORMAL!!!
      E eu é qie agradeço pela participação chapa ^^ Abração!!

      •  Ahhhh, isso explica pq toda vez que vc começa a falar nos Noobzcast eles colocam a música do desenho do Megaman! uhahuahuahuaa
        Mas eu nem tô muito encanado com isso não, foi ótimo que aconteceu pq foi só anunciar que estava gravando e já deu um certo nervosismo, falar groselha de cara e ser aloprado quebrou o gelo na hora, desde então eu fiquei bem mais tranquilo.
        Valeu Sabat! 🙂

        • Mesma coisa eu la no noobz maninho, me zoaram logo de cara e eu fiquei relaxadão, tomei conta depois kkkk

  • Pô, por incrivel que pareça, eu gostei bastante dessa E3, da Nintendo eu não esperava nenhum jogo novo até porque a N tava jogando uns greens no público desde o ano passado, então fiquei de boa(e saber que possivelmente um Star Fox novo será anunciado “em breve” me deixa menos ansioso)…
    e PS: esse cast foi “inenarráiver” de bom xD!
    PS2: como pode o TH ter mais de 30 e essa voz de 14? kkkkkk

    • TH

      Eu vou começar a tomar bomba JamesR, acho que é o único jeito mesmo, kkkkkkkkkk. tb não aguento ouvir minha voz.

      Ou talvez algo menos drástico, no próximo vou usar o filtro da voz do Darth Vader e aí minha voz vai acabar ficando normal, kkkkkk

      • Não faz isso man, já acostumamos com a sua voz. vai estragar o cast se fizer com o filtro do Vader

        • TH

          ahuahuahuahauhauhau “Luke, I’m your father”, kkkkkk

          Obrigado Thiago!

    • TH

      Eu vou começar a tomar bomba JamesR, acho que é o único jeito mesmo, kkkkkkkkkk. tb não aguento ouvir minha voz.

      Ou talvez algo menos drástico, no próximo vou usar o filtro da voz do Darth Vader e aí minha voz vai acabar ficando normal, kkkkkk

    • É por que o TH é um anão albino da Geórgia, as cordas vocais dele não se desenvolveram! ahueuheuhahuhea

      Rapaz, eu TORÇO para que a Retro Studios esteja criando um Star Fox, torço MUITO mesmo!

      • TH

        kkkkkkkkkk, pois é. Mas eu ainda tenho cabelo, seu “gigante”. hauhuahuahauauhau

      • Rolei de rir com “anão albino da Geórgia”!
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Muito mais decepcionante do que a E3 foram vocês já engalobando com o Retrocast especial sobre Zelda, que aliás eu já pedi no começo da promessa e na cara dura para participar, rzs.

    Sobre a E3 é o que eu disse esses dias: o mundo dos jogos mudou e nós continuamos na mesma. Queremos que as coisas sejam como a trocentos anos atrás, mas simplesmente não são. Apesar de toda nossa decepção, analisando friamente ela se deu puramente pela nossa espectativa, não havia nenhum grande indício antes que falasse o contrário.

    Sobre esse lance de vídeo game estar deixando de ser puramente sobre jogos é verdade, podemos achar ruim mas essa é a tendência do mercado. Por isso que eu nem me assusto mais quando vejo uma feira de jogos sem jogos, o que eu faço é aproveitar as coisas boas que saem e se um dia parar, minha humilde coleção tá aqui para isso mesmo.

    No mais parabéns pelo podcast, abraço.

    PS: ri demais pelo esforço homérico para fazer o grande Caduco falar, hwa hwa hwa.

    •  ahUHAUhauH dá um desconto pra gente Rafa, pô kkkk vamo  ve se conseguimos sorterar um leitor pra participar, seria uma coisa legal XD Mas não esquenta não: 1500 curtidas ja tá logo alí!!!

      E o Cadú mano, nossa, o cara entra mudo e sai calado kkk ele diz tudo quando comenta, e na hora de falar, ferrou! Mas na próxima E3 maninho, a Nintendo vai mostrar aquele monte de jogos pra WiiU e todo mundo vai esquecer que essa foi um cocô fedido.

      Abração!!

      • TH

        Mas o pouco que falou acrescentou, o que é mais importante, pq se o problema for esse, no próximo a gente chama o Ale Helsink e vc vai ver se alguém vai conseguir falar alguma coisa sem ser interrompido, hauahuhauhauhauhauhauhauhau

      • Eu achei até bom, porque se ela mostrasse algo muito foda eu ia ficar me correndo até o fim do ano, ae na hora que o treco fosse lançado ia bater aquela compulsão e eu ia acabar comprando. Como isso não aconteceu eu ainda tenho mais um tempo para comprar jogos para o meu Wii, GameCube & Cia., rzs.

    • Kanonclint

      Concordo plenamente !!!

    • Eu tava poupando minha voz, sabe como é, né?
      kkkkkkkkkkk
      Pelo menos dessa vez eu gaguejei pouco! 😀

  • Kanonclint

    Concordo totalmente com que o Rafa disse, o cast foi sensacional, mas não há duvidas que quando o assunto é E3 nos dias atuais, e retrogamers é muito normal existirem mais criticas do que elogios.
    Não que eu tenha achado a E3 deste ano sensacional, mas o resultado negativo é potencializado pelas nossas expectativas.
    Vamos aceitar que somos “velhos”, e as coisas não são mais como antigamente, e velho gosta de reclamar de tudo.
    A E3 perdeu muito de sua “mistica” depois da massificação da internet, e a proliferação dos sites e blogs de games.Temos noticias diárias em tudo que é lugar, logo é muito difícil para empresas guardarem segredo.
    No mais, gostaria de parabenizar a todos pelo excelente cast, na minha opinião um dos melhores.
    Só mais uma coisa, TH, não acho que você seja nintendista, você apenas tem preferencia pela Nintendo, isso é uma coisa que nem todo mundo consegue distinguir.Cada um tem sua preferencia, o importante é se divertir com os jogos seja lá qual for o console.
    No mais TH ,… Sega >>>>>>>>>>>>>>>>>Sony…abismo>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Nintendo XD !!!
    Valeu galera !!!!

    •  Agora o TH enfarta …
       ehAUHUheuHAUHUheuHAUEHuaheuaheuhe

      • TH

        ahuahuahuahuaauahauhauah, nada mano.

        Opinião de cada um não me incomoda não. O que me incomoda é me rotular sem saber do que está falando, kkkkkk.

    • TH

      “velho gosta de reclamar de tudo”, hauhauahuahuahuahauhau

      Tem toda razão quanto a isso Kanonclint.

      E é isso mesmo, cada um tem sua preferência, mas isso não quer dizer que tem que odiar a outra ou até pior, deixar de jogar pq gosta mais da outra empresa. Não faz sentido algum.

      Quanto a sua preferência, eu respeito Kanonclint, e não é pq vc colocou Sega em primeiro que eu vou te chamar de Seguista, eu tenho bom senso. Não gosto de rotular ninguém, e muito menos de ser rotulado XD

      Agora se vc deixa de jogar Nintendo pq não vai com a cara da marca, dá uma chance, talvez vc se surpreenda e terá um biblioteca enorme de games para poder jogar.

      • Kanonclint

        Exatamente isso TH, deixar de apreciar games de outras plataformas só por causa da marca é uma grande mancada.
        Eu me diverti pacas nos consoles da Nintendo, sobretudo no Super Nintendo, o qual eu considero o melhor console da empresa. Passei boa parte da geração 16bits com os dois gigantes Mega Drive e Super Nintendo, eu tenho lista de jogos terminados de todos os consoles que joguei, e somando os da Nintendo, menos portáteis ,deu 82 games.Acho um bom numero para um jogador que não tinha a Nintendo como sua numero 1.
        Eu tive preferencia pela Sega, mas deixar de curtir os jogos da Nintendo ??!!! Jamais, isso seria um sacrilégio.

        Abração cara.

    • Finalizou com classe seu comentário, hein?
      SEGA >>>>>>>>>>>>>>> resto
      Corretíssimo!
      auhahuauhauha
      Zueira, antes que isso aqui vire um “ista wars”! kkk

  • Magnus_falscho

    Sinceramente esta E3 foi triste, primeiramente por quê nunca espero nada da Microsoft mesmo se o único game exclusivo que ela tem é Halo ( tudo bem que também tem Fable e Alan Wake…que diga-se de passagem acho muito foda mas ignoram completamente ). A Sony, bom sei que tem gente que fica boquiaberta com Last of Us ou com aquele game da menina lá…Beyond o caralho a quatro, mas para mim…eu não poderia me importar menos, odeio games onde tenho que passar metade do meu tempo de jogo assistindo filminhos interativos…volto a ressaltar inclusive algo que eu já disse em alguns fórums, certos games podiam ser lançados para aparelhos de DVD/Blue-Ray e deixar o jogador ir apertando os botões do controle remoto para avançar sendo o que realmente são filmecos interativos, se for assim eu me deito e assisto a porra de um filme de uma vez. Watch Dogs, outro exemplo, não dou uma foda para gráficos hiper realistas, acho isso UM SACO, por isso também nunca espero nada da Sony…mas aquele Super Sony Bros. lá foi avacalhação demais já…totalmente escroto não tem nada a ver com o estilo da Sony de fazer jogos. Algo que vejo muitos Sonystas ( argh pelo amor de Deus esses rótulos de istas são terríveis ) falando nessa geração para avacalhar o pessoal do Xbox é “mas o 360 não tem os exclusivos da Sony!”…só o que a maioria não sabe é que quase nenhum exclusivo da Sony é realmente exclusivo da Sony…vide Crash por exemplo que tá ai sendo alugado pra meio mundo hoje em dia enquanto na era PSX era o “mascotão” radical.
    Só assisti a E3 mesmo esperando algo da Nintendo, pois como o retro gamer que sou ela é a única empresa que me interessa ( detalhe também possuo um Xbox para que não me chamem de ista também ), Nintendo é tradição, é dela que vou ver novos games mas com aqueles personagens que já fazem parte da minha vida, ver um novo jogo do Mario, Zelda, Star Fox etc, pra mim é como reencontrar um velho amigo, poderia dizer a mesma coisa da Sega…mas infelizmente ela não tem mais respeito com suas franquias, Sonic e Golden Axe mandam lembranças. Por isso sempre espero algo novo da Nintendo, pois ela evolui mas mantém aquela mesma essência de antes, Zelda, Mario continuam tão bons quanto eram nas eras 8/16 bits e é isso que me interessa, por isso me decepcionei com a Big N desta vez, parece que não tinham o que exibir e ficaram enchendo linguiça no palco.
    Portanto para mim essa E3 não teve salvação mesmo, pois na minha opinião ficar com papo de que “a de tal empresa foi menos pior” é descobrir um santo pra cobrir outro, TODAS foram uma merda fumegante ( falando das principais, Sony, Microsoft e Nintendo, Ubisoft e EA games eu nem acompanhei ).

    • É rapaz, eu acho que quando falamos de Xbox e Sony, absolutamente nada diz respeito a nós retroaventureiros, de lá só vem mesmo games desta nova tendência, que é muito mais visual do que qualquer outra coisa… fazer o que? O negócio é torcer para o WiiU manter viva a essência retrô que tanto amamos né? XD Eu acho que em breve teremos alguns boatos se confirmando, como a RetroStudios trabalhando em um star fox, novo zelda em desenvolvimento, etc e tal… mas só podemos esperar. A realidade no momento? a E3 foi uma merda fumegante MESMO!

  • JC

    Iiiiiiiiiiiééééeeé!!!

    Ótimo retrocast, um dos melhores! Discussões ácidas, é isso que o povo quer!!!

    A parte mais engraçada foi a comparação dos personagens da Nintendo c/ as outras… Covardia, hahahahaha!!

    Não dá pra discutir a superioridade da Nintendo principalmente nas E3 quando o assunto é inovação e novidades. A Big N tem um tradição de décadas, sempre foi exclusiva de games e tem essa filosofia de estar sempre criando tecnologias novas mesmo que nem todas deêm certo.

    Respeito e admiro a Sony e a Microsoft, assim como era com a Sega, afinal essa concorrência só nos traz vantagens, mas acho que daqui a 20 anos estaremos discutindo quem foi melhor na E3, Nintendo ou alguma outra…
     

    • TH

      ahuahuahuahauhau, ié é foda, bem retrô mesmo, kkkkk

      E tudo que vc falou aí JC, eu assino embaixo!

    • Isso ai JC, tradição diz tudo ^^ pena que muito, masmuita gente tem uma picuínha inenarráiver e não aceita nem ferrando que a única que tenta inovar em algo é a Nintendo mesmo, o resto só tenta melhorar as idéias que já existem.
      E concorrência é algo bom… mantém os preços mais acessíveis hehehhe

  • Jeff

    Esse foi um dos melhores Cast que já fizeram galera…Cada vez mais bem elaborada e editado!
    Parabéns a todos!

    • TH

      Valeu Jeff, e vc tem que dar um jeito de participar tb né?

      • Concordo com o TH. Cadê vc nos RetroCast, Jeff?

    • Valeu Jeff ^^ jaja gravamos outro pra ja ir editando de boinha

  • ManoBeto

    Olá amigos do Retroplayers! Ficou demais a edição mesmo. Muito bom. Quero agradecer novamente o convite. Foi um cast bastante divertido, nunca ri tanto na minha vida XD 

    P.S: TH é cara. Ele curte Turtles Tournament Fighters o/

    • TH

      Tb ri pacas Mano! Foi bem legal mesmo.

      Cowabanga Dude!!!

    • Fala mano!!! Cara, eu é que agradeço demais a sua boa vontade de vir gravar com a gente!! Peço desculpas por todos os problemas durante a gravação, se sabe como é né… imprevistos aos montes, mas no final da edição, o negócio acaba parecendo que foi tudo as mil maravilhas kkk

      E eu tive que cortar a parte do tournament né…. extendeu demais XD

  • Muito bom o cast. Agora tbém sou da opinião que o mais importante no mundo dos games é a diversão. O resto, é resto mesmo…. sentia mais adrenalina na época em que acompanhava a E3 pelas revistas. Comprava todas. Hj em dia o esquema é pela web mesmo. Abração!!!

    •  Sempre andré, o mais importante sempre será a diversão, não importa para onde o mercado se direcione, se o trem deixar de ser divertido, o mercado morre.
      Obrigado pelo elogio maninho ^^

  • Muito bom esse cast, hein? Parabéns! =D
    Uma E3 que me empolgou bastante foi aquela na qual a Nintendo anunciou Donkey Kong Country Returns. Alí foi um bom exemplo de conferência que apresenta bons jogos e trailers que nos deixam ansiosos pelas novidades. Essa E3 pecou nas conferências, mas gostei dos jogos que apareceram na feira, em especial os do 3DS que estão me animando a comprar um 3DS. 
    Abraços