RetroCast #15 – Sega + Sammy = Zica? E o fim do Club Nintendo?


banner-retrocast-15

Mais um RetroCast chegando, sem pauta, mas com muita vontade de falar de jogos antigos. E pedimos desculpas pelo atraso, este cast deveria ter sido lançado na metade do mês de Fevereiro, mas fora o problema do ócio de carnaval, ainda tivemos problemas técnicos e acabamos por perder o cast que havíamos gravado! Assim, tivemos que gravar outro às pressas, com número reduzido de pessoas, e com assuntos variados, que neste caso, foram principalmente a tal decisão pra lá de estranha da SEGA de passar a focar a sua produção de jogos em plataformas mobile (se a Sammy é rica e o problema não é dinheiro, então qual é?), e a extinção do Club Nintendo e o que pode vir por aí no lugar dele.

Participaram desta edição, eu Sabat, Cadu e o estreante Ramon, que em breve entrará na equipe RetroPlayers com uma coluna muito legal e especial.

Novidade é que agora vamos disponibilizar sempre (mas a muito contragosto) uma versão do cast com áudio de baixa qualidade para download feita especialmente para você, retroaventureiro chorão que não liga para qualidade e quer um arquivinho pequeno pra ouvir as músicas todas estourando. E vale lembrar também que nosso feed agora está mais funcional do que nunca, não esqueçam de assinar aqui ó:

.

Fiquem agora com o RetroCast #15, clique no player para ouvir, ou vá com o botão direito em Download para baixar na qualidade máxima de áudio (recomendado). Arquivo menor com áudio de baixa qualidade, logo a baixo!!

Edição de Áudio e PodCast: Sabat

Obrigado a todos, e até o próximo RetroCast!

Fim!


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Amigos do Retroplayers, como é bom começar a sexta e ver que tem Retrocast novo! E em boa hora, queria muito saber a opinião de vocês sobre a SEGA e esse tenebroso futuro mobile. Bora ouvir 😀

    • Já te respondi lá em baixo mano XD E sim, vou editar aquele cast, com certeza ahUAHUhauUhuahUA

  • Ska

    Opa, Podcast inédito. Vou ouvir.

  • Muito bom o cast como sempre!

    Agora, realmente a SEGA ir para o mobile é uma saída mas acho triste que isso esteja acontecendo. Nada contra o mercado de games mobile tem muita coisa legal lá, mas ver a SEGA querendo se focar mais nessa área é triste considerando o passado glorioso que ela teve na época do Mega Drive. Mas enfim se ela continuar relançando os jogos em versão 3D pro 3DS já tá valendo.

    Quanto ao New Club Nintendo XL SP & Knuckles, infelizmente dúvido que a Nintendo faça o mesmo que a Sony e implemente um sistema de assinatura com jogos mensais de graça, os caras são tão mercenários que as Demos de 3DS são limitadas por quantidade de uso que nem aqueles Sharewares antigos de Windows 95…mas se finalmente atrelarem os jogos a uma conta que eu possa reaproveitar em outro console aí seria um ganho. Hoje em dia tenho medo de que roubem meu 3DS porque se isso acontece já era, perdi todos os jogos que eu tinha. Com os jogos atrelados a conta e não ao hardware isso já não seria mais um problema.

    Abraços, e postem logo esse cast do Master System tô curioso pra ouvir 😀

    • Opa caro amigo sobrevivente Adinan, e ae cara XD

      É isso que eu penso, mobile é para empresa pequena, e a Sega não é pequena, ela NUNCA faria isso de focar nessa área se ela fosse só a SEGA, mas agora quem manda é a Sammy e ela mandou né…

      Quanto ao club, bem, sonhar não custa ehuehueuheueuehue

      • Não custa por enquanto, né?

    • Somos dois querendo ouvir o cast de NES x SMS… provavelmente eu vou querer matar duas pessoas, mas faz parte… XD

  • Emanuel

    Muito legal o cast! Pena que o cast com pauta foi perdido, mas esse foi muito bom!
    Como boa parte deste cast foi sobre a situação atual da indústria, gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre esses “jogos” novos com o chamado estílo cinematográfico (leia-se The Order).
    Parece que hoje em dia o que o pessoal quer é assistir a conteúdo sobre trilhos com gráficos foto realistas. Em outras palavras, querem um novo 3DO.
    Tem como não se tornar um “Nintendista” depois de velho?

    • Opa Emanuel, cara, tem gente demais hoje que se contenta com pouca coisa desde que graficamente essa coisa seja foda. É um CDi mesmo, o povo acha que a indústria está evoluindo e na verdade, está é voltando para a época do filme interativo. Jogo bem pouca coisa hoje em dia justamente por causa disso, se eu percebo que o jogo é um trilho igual você disse, eu largo rapidinho.

    • Nintendo é o caminho mesmo, Emanuel!
      Nintendo e desenvolvedores independentes… o resto virou CD-i… aliás… que ótima observação! haha… é muito isso mesmo!

    • Thiago Bravo

      Que tal Dark Souls. Acho uma boa saída, pra mim um jogo lindo que não segue trilho algum. Sem contar Bloodborne em vias de lançamento.

      • Emanuel

        Como todo velho chato, reclamo de tudo hehehehe

        Eu não suporto “jogos sobre trilhos”. Não considero jogo, quero poder escolher entre dar uma vasculhada no cenário ou passar adiante. Quero poder escolher por fugir ou matar um inimigo, ir escondido ou metralhando todo mundo a lá Rambo, gosto de juntar experiência e enfrentar aquele chefe FDP que matou toda a party com um golpe só. MASSSSSS gosto de ter um objetivo bem definido.

        Tenho problemas com jogos de mundo aberto. Como não consigo jogar todos os dias, se o jogo me dá a liberdade de fazer qualquer coisa, eu acabo não fazendo nada e o jogo fica chato (pra mim).
        Muitos amigos idolatram a série Souls, dizem que a dificuldade é estimulante, mas eu não tenho a capacidade de jogar. Com Skyrim e Fallout me acontece a mesma coisa, fico vagando e no fim, não me divirto.

        Pra mim, o máximo de liberdade que me adapto é a dos antigos RPGs como Final Fantasy, Ys, os jogos da série Zelda. Tenho uma certa liberdade, mas o objetivo principal é muito claro!

        Mas concordo, são jogos novos com uma qualidade muito boa e que não se preocupam só com gráficos. O que me incomoda com a indústria atual, são os “fantásticos” jogos com uma “experiência cinematográfica”, o que, em outras palavras, quer dizer: Cut scenes com conteúdo interativo(CD-I 2)

        • Este seu último parágrafo resume bem o que me incomoda tambpem cara. Gente babando por causa de uma cena interativa como se estivesse vendo uma CG de PSx na década de 90.

      • Cara, a série Dark Souls é para mim o que deveria ser TODO jogo de nova geração, simples assim! É um dos poucos jogos onde a gente REALMENTE JOGA a bagaça… e se estrepa bonito enquanto faz isso, igual antigamente kk

        • Thiago Bravo

          Nem fale, Sabat… Ontem mesmo tava quase quebrando o controle no NG+ pra matar o último chefe. A gente se estrepa e quer mais. Kkkkk.

  • Leandro alves

    bem, esperemos que a Nintendo deixe de “japonesisces” e faça algo para agradar o ocidente e que o substituto do Club Nintendo seja melhor que valorize os brasileiros.

    e sobre os Zelda….prefiro o Twinlight Princess, me lembro até hoje dos leitores da Nintendo World descerem o sarrafo no Wind Waker e querer a cabeça do Miyamoto numa bandeja por fazerem um Link “desenhado”. que na minha humilde opinião, os fãs da Nintendo não engoliam qualquer coisa que a empresa fazia.

    e o Sabat precisa jogar mais jogo no Dreamcast, tem muita coisa boa lá. e nem preciso procurar muito. e um dos motivos da Sega pular fora quando o PS2 surgiu era por causa do Shenmue e seu marketing e por ainda estava se recuperando da surra que o coitado do Saturn (snif, snif) levou do PS1, que 90% da surra levada é culpa da própria Sega.

    enfim, espero o próximo podcast

    • Opa Leandro XD foi o que eu disse: espero que a Nintendo pegue um pouco mais do jeitão ocidental de ser, e olha só, quanto aos brasileiros, na boa, eu acho é que esse paizinho de bosta tem é que se lascar mesmo, se Sony e Microsoft caíssem fora daqui hoje seria bem feito! Mas isso daria um cast a parte né kkk não dá pra expressar assim em poucas linhas XD

      Twilight pra mim é o 2º melhor Zelda, mas eu considero um louco o cara que fala mau de Wind Waker devido a parte gráfica: o jogo é fácil o mais lindo da franquia toda, direção de arte impecável, coisa fantástica!!! Claro, o impacto inicial não foi nada bom, eu mesmo achei que o Miyamoto havia cheirado alguma coisa forte antes de fazer o jogo, mas depois que joguei… pqp QUE JOGO!!! Então não, não concordo com essa frase que vc citou “os fãs da Nintendo não engoliam qualquer coisa que a empresa fazia” por um motivo simples: em matéria de jogos, ela nunca lança “qualquer coisa” ^^ .

      Agora mano, o Dreamcast… eu tive dois e vendi os dois… mas tá, o que é que tem de bom ali? Vamos ver: Ikaruga, Skyes of Arcadia e os 2 Sonics são ótimos mas eu joguei no Game Cube, Code Veronica também é bom mas joguei no PS2, tinha Ray-Man 2 tb que era muito bom mas era o mesmo jogo do N64, sobrou o quê? Jet Set Radio, Space Channel 5, Crazy Taxy e demais títulos psicodélicos não fazem meu estilo e eu não jogaria nem no PS2, e tirando esses, sobra um moooonte de jogos de luta que são bons mas ficam uma bosta de jogar naquele controlão escroto, fator que matou as disputas 1 x 1 no console. Aí sobra um ou outro mais ou menos bons como aquele do Berserk e o Phantasy Star Online, e eu resumo a coisa toda então a 1 título que eu jogaria: Shenmue.

      É velho, pra mim o Dreamcast é um dos piores consoles da história. kk

      • Quando vc tiver o terceiro Dreamcast, por favor, venda-o para mim por preço módico! hehehehe

  • TH

    Esse cast eu consigo ouvir até o fim, pq não tem a minha voz, kkkkkkkkkkkk

    Cara, como eu odeio minha voz, eu pego muita pilha, eu tenho vontade de arrebentar o TH, de verdade, não é exagero, o muleque chato, vozinha de maluco q deveria apanhar no recreio, pqp.

    Ficou bem legal o cast tem essa tb é claro né, rs

    E vamos no defender um pouco né? Dark Soul eu não desisti nada, eu parei de jogar pq me desapeguei, tinha acabado de terminar o Demons Soul que é 10 vezes mais difícil e mais legal e depois de terminar pela primeira vez o Ocarina, não aguentei, ainda mais quando eles deram uma de Bart vs Space Mutants, pqp, aí eu perdi toda vontade que restava.

    Sobre os jogos on-line mano, eles fazem muito dinheiro com as micro transações e não com vendas, assistam o episódio de South Park sobre isso q vcs vão ver que loko o resume que eles fizeram.

    Clash of Clans

    Ganon é um bosta, pior vilão de todos os tempos, para que perder tempo falando nesse bostinha.

    Olha, quando vcs relembram o cast q a gente perdeu dá até um nó na garganta, tinha ficado bem legal, todo mundo falou muito e aconteceram coisas que dava para brincar bastante no cast, fora que foram uma 3 horas de gravação, rs. Mas podemos sim depois tentar gravar novamente, só não garanto conseguir hackear a eletricidade de todos novamente, rs.

    Parabéns galera.

    • Putz, nem fale do cast perdido, dá vontade de apertar o botão vermelho e explodir tudo! Só acho difícil a gente conseguir gravar aquele tema novamente, ainda tá tudo bem fresco na cabeça de todo mundo e eu não vou aguentar mais uma vez o Ska falando mal de Sonic… kkkkkkkkkkkkk

      Eu ainda não me animei a jogar o Dark Souls justamente pela parte de mutantes espaciais dele… um dos poucos spoilers que levei na vida que fiquei até feliz de saber. Mas ainda preciso encará-lo pra comparar com o Demon’s que é um puta jogo, só não é perfeito por causa de algumas chatices…

      • entelexia

        mutantes espaciais? tem imagens ai? nao lembro desses…

        • Na verdade estou sendo irônico repetindo a fala do TH: “ainda mais quando eles deram uma de Bart vs Space Mutants”. Se vc jogou ambos e sabe do ódio que o TH tem do jogo (dá pra conferir no Review que ele fez há um tempo), logo vai fazer a associação… rs

  • Megaman x

    Tenchu é um dos meus jogos preferidos de todos os tempos! Além do Tenchu 2 (não cheguei a jogar, mru ps1 tava zuado na epoca, existe um jogo que considero o verdadeiro sucessor espiritual do Tenchu: O nome é Shinobido, Way of the Ninja, que saiu pra PS2. Excelente jogo, respeita totalmente o espirito do Tenchu original. Em compensação, comprei Tenchu Z e passei raiva 🙁

    • Tenchu é bom demais cara! Jogue Tenchu 2 o mais rápidoq ue você puder então, é o melhor de toda a franquia sem dúvidas!!
      Vou dar uma olhada nesse Shinobido XD

      • Baixei esse Shinobido. É bom cara! É como um Tenchu mais ágil, e aliás, os jogos da Aquire são bons com poucas excessões.

  • Jean

    Uma dúvida: eu uso o Podkicker para poder baixar o cast direto no celular, mas este não aparece na lista, sendo o ultimo o #14(excelente cast a proposito). Sabem informar se é problema do app ou algum outro fator externo?

    • Opa Jean!! Cara, vou me informar, mas deve ser algum problema do feed mesmo. A gente teve um problemão com isso logo depois que lançamos o 14 (ex-membro tomava conta, mas o feed tava largado, o cara não deu suporte, má vontade do car$#@, tivemos que deletar tudo e fazer de novo), e tivemos que mudar o endereço de feed, por isso pode não ter aparecido lá. Mas vou ver sim, pode ficar sussa!

      • Jean

        Valeu Sabat, é essa proximidade com os leitores que sentimos falta em outros sites.

        • Opa jean, dei uma olhada nas coisas aqui. O endereço que está linkado na imagem lá no post está correto e funcionando direitinho (http://www.retroplayers.com.br/feed/retroplayerscast/), todos os episódios estão funcionando direitinho em todos os agregadores cadastrados, tipo o itunes. Acho que o programa que vc usa pode estar puxando o feed do endereço antigo. Dá uma conferida!! XD

          • Jean

            Valeu, funcionou direitinho aqui. Nem sei como agradecer.

            E quanto ao cast, excelente. Apesar de parecer interessante um sobre jogos que vocês não gostam, esse sem pauta ficou bem interessante. Essa é uma pauta que tem que voltar.

          • Que é isso velho ^^ nós é que agradecemos!!! Esse dos jogos que a gente não gosta tinha ficado bem legal, é uma pena viu…. mas olha só… a gente tentou gravar um cast e não conseguimos por problemas técnicos, só que a gente gravou todos os problemas técnicos, e ficou tão legal que acho que vamos lançar como episódio kkkkkkkkkkk

  • Matheus Henrique Soares Lima

    Antes de mais nada devo dizer que uma parte de mim está torcendo que o próximo cast de merda ( Master forever!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ).
    Ainda bem que a opinião sobre dmc é a antiga e não a atual, certo?
    Já disse uma vez e volta a repetir:

    So………nic é o raio azul
    So….nic que vai de norte a sul
    Sonic, é o mais veloz que há……….
    é o mais veloz que há……………

    Resumindo, basta um anel e a fase deve ser terminada sem enrolar. Eu gosto da proposta dos sonics modernos, só odeio quase todos. O que estraga sonic heroes é justamente a presença dos personagens de vôo e força.

    Lembro até hoje que uma das primeiras coisas que fiz ao comprar um ps2 foi procurar jogos da SEGA …….. E no final fiquei fã da konami e da Capcom.

    Seeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Ceeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Obs: prometi que iria ficar um ano só no ps3, mas……………. Castlevania …………
    irei realmente corrigir o meu pecado de só ter zerado 9 jogos da minha franquia favorita.

  • Vinícius Lisboa

    Sega andou fazendo muita cagada, mas depois que ela lançou Sonic Boom a situação piorou mais ainda, a Sega não está passando pela melhor situação do mundo, mas mesmo após o fim do Dreamcast ela continuou sendo uma forte empresa lançando ótimos jogos (Bayonetta, Super Monkey Ball, Shinobi, Sonic All Stars Racing, Tenchu, Shinobi e etc.)
    Eu gostei muito do Tenchu Fatal Shadows do ps2, apesar de ser um jogo que divide opniões, mas eu sou meio cabaço pra Stealth. E uma coisa que queria saber, alguém ai jogou o Shinobi de ps2? Vale a pena?

    A Sega ainda tinha um nome forte, principalmente no japão, mas essa Sammy ta sendo um câncer pra empresa, ninguem falava dessa crise da empresa antes dessa parceria entre as duas, é realmente muito frustrante ver a Sega que fazia jogos fodásticos até a geração passada, e ainda fez alguns na atual focar em jogos do tipo temple run, jogos que vc da uma jogada quando vai cagar.

    Eu sou seguista, mas acho que a compra da Sega pela Nintendo seria uma boa solução, a sega ja lançou bons jogos em parceria com a Nintendo, e no console da Nintendo, ela deveria comprar a Sega logo de uma vez então, quem sabe até tira da cova várias franquias boas que ficaram para trás.

    E uma pena que aquele retrocast foi perdido, dava pra ver que ele tinha um otimo assunto pra ser compartilhado, mas esse ficou excelente tbm.

  • Tenho certeza que já ouvi essa música que tá tocando no fundo ai pelos 10:00 min, bateu até aquele sentimento de nostalgia mas não faço idéia de onde eu já ouvi hahah qual é o nome dela mesmo? Abraço e parabéns pelo cast

    • É a música da intro de Mega Man X6 maninho ^^

      • Adriel Muniz

        Sabat, aproveitando o post do Eduardo Aquino, gostaria de saber o nome da música que passa após a “Moonlight” [tema do X6]. Grato desde já!

        • Cara, é o tema de abertura da versão EUROPEIA do jogo Omega Boost, do PSx ^^ A banda se chama Cast, e a música, Dreamer.

  • Tiago

    Caramba fui ouvir esse retrocast perdido hoje no busão pelo podcastaddict e caceta. Sabath devia ter fumado alface nesse dia ai. Monolith ser uma desenvolvedora melhor/mais importante do que a Atlus?! Só com Shin Megami Tensei e Persona a Atlus já comia o fiofó da Monolith. Sem contar a porrada de jogo publicado pela Atlus.