RetroReview: Sonic the Hedgehog


Devem saber vocês amigos retroaventureiros, que durante uma semana inteira, me ausentei da dianteira aqui do Retroplayers para curtir umas merecidas férias lá no fim do mundo onde estão residindo os familiares da minha noiva. Fim do mundo sim, ô lugarzinho perdido viu! Sem internet, sem telefone, sem absolutamente nada pra se fazer em um lugar tão grande que dava pra brincar de policia e ladrão valendo a cidade toda!

Aí eu pergunto: o que vocês caros amigos levariam para matar o tempo em uma cidade como essa?

Baralho? Um dominó? Jogo de facas Ginsu 2000 Rambo Edition? Naaada, retroaventureiro que se preze levaria obviamente um videogame! Um Dingoo talvez? Certamente, mas como eu não tenho um desses, levei meu inseparável companheiro aventuras: um Game Cube com 4 controles, e uma coletânea de jogos que eu achei que seria o lugar certo para detonar: Sonic Mega Collection.

Claro que levei outros jogos. Mario Party 7 e Mario Kart DD são sempre os preferidos do pessoal quando se tem 4 controles para se jogar né, mas neste caso, eu precisava de algo para jogar sozinho também, e foi aí que eu olhei para aquele DVD cheio de games do ouriço que eu já havia gravado a um bom tempo mas que ainda não tinha tido a oportunidade de jogar, ou tempo, ou saco mesmo. A verdade é que não sei por que ainda não havia pegado Sonic Mega Collection para jogar sendo que eu tinha o jogo!

E só depois de ter jogado e terminado Sonic the Hedgehog por 3 vezes durante as férias, percebi o quanto eu estava sendo idiota. Idiota por que talvez, no fundo, eu tinha medo de jogar e não achar os jogos tão bons quanto achei quando os joguei na época do meu grande e velho Megadrive, idiota por talvez acreditar que por já conhecer os jogos, a experiência de jogá-los novamente poderia não ser tão marcante quanto fora antes. E na verdade, eu estava sendo idiota é por não tentar jogar.

Sonic Mega Collection

O nome já diz: trata-se de uma coletânea da SEGA para Game Cube e PS2 com uma cacetada de jogos do Sonic, e mais alguns jogos extras como Ristar, o game da estrelinha cadente. Ao colocar o DVD no forninho roxo, me deparei com aquela lista de jogos e por um triz, não fui direto para Sonic & Knuckles, que eu sempre julguei ser o melhor de toda a série de jogos do espinhoso. Mas uma força interior me fez olhar lá pra cima, para o primeiro jogo da lista, aquele que iniciou a série que eu tanto curti em minha adolescência. Por alguns instantes, me lembrei de uma ou outra passagem secreta daquele jogo e da sensação que eu tive quando as havia descoberto por acaso, me lembrei do desespero de morrer afogado por causa de uma maudita bolha de ar que não crescia logo do chão. Acabei por fazer uma conta rápida, percebi que essas lembranças já tinham uns 17 anos, e fiquei meio perdido quando percebi que elas eram mais velhas que minhas duas cunhadas adolescentes que estavam prestes a assistir a jogatina. Pois é, naquela noite eu ia mesmo era jogar Sonic 1, e eu já sabia disso quando havia colocado o DVD no Game Cube, só não tinha percebido ainda.

Sonic the Hedgehog

Comecei a jogar o negócio devagar, mas a música da Green Hill Zone invadiu meus ouvidos e eu voltei a ser um adolescente naquele momento. Nunca havia re-jogado um game antigo com tanta gana como dessa vez, e a aventura durou quase a noite toda! Fiquei impressionado quando percebi que já eram 5 da madrugada e que mal havia notado que eu já estava sozinho na sala, pois as meninas haviam se rendido ao sono a muito tempo. Fiquei totalmente vidrado no jogo. O design de fases, a música, a velocidade, os segredos escondidos, tudo me mantinha grudado à TV de tal forma que quando finalmente venci a Labyrinth Zone, até achei por bem desligar o negócio e ir dormir, assim poderia detonar o jogo no dia seguinte estando bem acordado e descansado.

E foi o que eu fiz: no dia seguinte Sonic 1 foi meu grande passatempo.

É impressionante como um jogo de 1991 pode agradar tanto e ser tão infinitamente melhor que os games do mesmo personagem que foram lançados aos montes em tempos mais recentes. Sonic era um game de jogabilidade simples: corra e pule, mas era veloz e exigia reflexos rápidos. As fases eram desenhadas de tal forma que a exploração se tornava algo viciante e perfeitamente mesclado a grande velocidade do jogo, uma aventura curta e de dificuldade mediana, mas que a gente re-jogava  inúmeras vezes a mesma fase só pelo prazer de passar por elas novamente e descobrir novos caminhos, macetes, coisas escondidas e passagens.

E mesmo depois de tanto tempo, o game continua bonito e único. A primeira jogada na noite passada tinha sido prejudicada pelo fato de que toda hora eu ficava admirando os cenários e lembrando coisas do passado. Por sinal, acabei achando um monte de passagens secretas e outras coisas só na base das lembranças! Coisa linda! O design de fases, que eu não canso de elogiar, é o grande responsável por aquela intuição sacana que aparece sempre que a gente se depara com algum local onde possa existir alguma coisa a mais que uma simples parede. Assim tentamos recolher o máximo de argolas por fase para podermos ganhar uma penca de vidas extras e por final, adentrar nas fases-bonus para tentarmos recuperar as Chaos Emeralds, roubadas pelo vilão roliço Ivo Robotnik.

Essas fases bonus são algo até hoje inigualáveis e originais, e nem na própria série de jogos do ouriço existem outras de originalidade semelhante. Lembram um jogo psicodélico de pimball, onde Sonic é a bolinha que rebate incessantemente nas laterais cheias de molas e aceleradores em caminhos que giram sem parar, e que ou levam a uma indesejável saída antecipada e de mãos vazias, ou até o esconderijo da esmeralda a ser resgatada. Pegando todas elas o final muda. Não muito, mas o suficiente para garantir a jogatina por muitas e muitas vezes até que consigamos tirar o sorriso maroto da cara do gordão de bigode.

E por falar em sorriso, uma coisa que me arrancou um sorrisão foi a musiquinha rápida da vida extra. A primeira vez que ela tocou foi totalmente sem eu esperar, não havia percebido que estava lá com 90 e tantas argolas, pulei em um dos monitores para ganhar mais 10 delas e pronto: lá estava eu de novo me sentindo um adolescente de 17 anos. Sim, sonoricamente o game é perfeito.  Muito, mas muito a frente de sua época tanto em qualidade sonora quanto em qualidade da composição. Todas as músicas do jogo são assoviáveis como gosta de dizer meu amigo Nigaz, e pões assovio nisso! Era o dia todo apitando as musiquinhas das fases pra lá e pra cá enquanto a molecada de lá da cidadezinha perguntava que diabo de músicas eram aquelas que eu não parava de assoviar. Coitados… não presenciaram a geração de 16 bits…

Claro, terminei o jogo na segunda tentativa, na quarta peguei todas as Chaos Emeralds e fiz o melhor final naquele game que eu anteriormente, relutei em re-jogar.

Ao longo dos 6 mundos do jogo, corri alucinado atrás de argolas douradas deslumbrado com a variedade e originalidade das localidades para depois, ficar revendo meus conceitos de clássico ao relembrar a época em que o jogo foi lançado. Até hoje, nenhuma outra franquia se assemelha ao estilo desta que começou com esse game, e poucas conseguiram alcançar o mesmo patamar de qualidade e originalidade em seus títulos.

Sonic the Hedgehog é um verdadeiro clássico, um dos melhores e mais influentes jogos de que se tem notícia, concebido em uma época onde criatividade e grandes idéias eram pontos chaves na elaboração de um jogo fadado ao sucesso, e que evoluiu notoriamente em seus títulos para a geração de 16 bits da Sega.

Eu tinha sim é uma mina de ouro naquela coleção de jogos para Game Cube, e felizmente, eu a descobri a tempo de poder jogá-la em sua totalidade. Assim caros amigos retroaventureiros, eu relatarei aqui as minhas próximas experiências enquanto detonar os games contidos em Sonic Mega Collection, pois com toda certeza, jogarei todos eles agora que perdi o medo de me decepcionar: coisa que eu nunca mais farei com um jogo.

Até a próxima com Sonic 2!

Fim


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Nesbitt

    Cl

  • adinan

    Rapaz esse jogo

    • Demili brisotto

      nunca achei chato e sempre prestando atençao nas fases fui a primeira a virar o sonic 1 eu sou fa do sonic ate tenho o jogo sonic unleashed azar de quem nao tem e tri legal e meu nome e demili a menina que nasceu em 1992 um ano depois do sonic , e o dr EGGMAN e repuguinante e nogento odeio ele

  • Uma palavra para definir o primeiro Sonic na

  • Fara

    SONIC >>> VIDA

    O filho da minha namorada pegou meu dingoo hj pra jogar esse sonic e eu j

    • Demili brisotto

      eu sou fa do sonic te digo mais eu ainda virei 3 vezes o sonic unleashed que eu tenho no ps2 eu amo os jogos do sonic mas amo mais a ele nao digo vou jogar sonic digo vou ajudar ele amo as fases do sonic 1 mas a minha favorita e star light zone e green hill zone eu sempre amei sonic desde 1992 que foi o ano que eu nasci sou demili a fa do sonic nao importa onde ele estiver eu sempre ajudarei a ele E GENTE! SONIC FEZ 20 ANOS EM JULHO VAMOS CANTAR PARABENS A ELE!!!!! viva a sonic o ouriço.
       

  • Depois de ler esse texto n

  • Nostalgia pura, Sonic

  • To pra rejogar esse cl

  • Cara, Sonic

  • gamesportemania

    Simplesmente um jogasso, embora eu prefira o 2. Mas lembro-me emocionado que a primeira vez que joguei um videogame na minha vida foi com este jogo no Sega CD do meu primo rico que mora em Sto. Andr

  • sabat

    Mas sou um fanfarr

  • sabat

    Tamb

  • sabat

    E eram como Yin & Yang: dois jogos de plataforma de estilos totalmente diferentes mas que fazem com que nenhum retrogamer seja completo se n

    • Lucasbeliever

      Melhor comentário seu Sabat em todo o site. Mario e Sonic se completam para todo retrogamer cara, não tem jeito. E outra, sumiste do Skype seu mala, já te chamei pra conversar e vc nunca atende…hehehe!!

  • sabat

    Olha v

  • sabat

    Gabriel, vai ser super raro voc

  • sabat

    Valeu Cyber ^^ obrigado pelo elogio ^^ E Sonic

  • sabat

    Cosm

  • sabat

    Nossa cara, que coment

  • sabat

    cara, depende viu… eu vejo muita gente falar isso de que n

  • Jo

    Puts, eu nunca joguei um Sonic na minha vida, (aquele falcatrua do Snes n

  • Justificativa aceita. Eu questiono porque n

  • Nesbitt

    huahuaa…..Sabat, enquanto n

  • sabat

    Prometo que vou fazer um especial s

  • sabat

    Pit Fighter!! Joguei demais isso ai meu XD
    Mas SONIC velhinho, merece ser jogado sim, ainda mais se vc tiver a oportunidade de ligar o PC na televisao.

    Eu costumo dizer que o melhor jeito de se jogar um game via emulador,

  • sabat

    Claro que entendo kkk antigamente as revistas nacionais de games eram assim XD Nesse sistema, Sonic 1 seria nota 10 sem d

  • Essa musiquinha da vida extra

  • Piga

    Esse foi o primeiro jogo que re-joguei quando comprei o Sonic's Ultimate Genesis Collection de PS3. Esse jogo

  • Ah. Sonic. Velocidade. Loopings. Carisma. M

  • gamesportemania

    Na verdade meu pc foi montado pe

  • sabat

    S

  • sabat

    Ja to jogando Sonic 2

  • sabat

    Velho Piga XD
    Come

  • sabat

    “eu sempre associei a musiquinha do Dr. Egg com a minha m

  • Nigazallucard

    Essa discuss

  • piga

    Massagear

  • sabat

    Sem querer ser convencido, ele aprendeu comigo kkkkk
    (te peguei v

  • sabat

    Opa neg

  • Eu n

  • Nigazallucard

    hahuahuauhauh

  • Eu instalei ele no virtual console s

  • Eu adoraria ter o Sonic Mega Collection Plus, Sonic Gems Collection e Sonic Mega Collection se tivesse um PS2.

  • Fara

    Eu sempre preferi o sonic pq nunca tive contato com o mario at

  • Sonic

    Eu ainda tenho um mega drive e tenho o sonic 1.
    A parte que eu odeio do jogo é o chefão do labirinto.
    Aquela agua subindo,o robotnik subindo, você sem argola…
    È horrivel, prefiro a final zone do que a do labirinto.

    • Uma coisa é certa: a Labirint Zone se tornou inesquecível para vc, de um jeito ou de outro ahahuahuahau

  • Jean

    A musica da terceira fase e a da starlight zone são as melhores. Sonic realmente é um clássico que pra mim morreu no sonic e knucles (tá, ainda tenho que jogar o sonic CD).

    • Opa Jean, beleza? Sonic 1 é para mim  amelhor trilha sonora que eu ja presenciei em um game. É tudo memorável, e é por isso que eu as uso tanto nos meus vídeos e casts XD

      E eu tb não joguei o CD… preciso sanar este pecado em breve!

  • Poxy

    O Sonic foi, é e  sempre sera o meu mascote preferido , quando li esse post deu uma vontade de jogar o sonic 1 de novo

  • Sabat, pode me chamar de doido ou o que for, mas eu por curiosidade vi a lista de jogos e resolvi ler os reviews de Sonic que foram feitos no Retroplayers, então lá vai um comentário num post antigo! hahaha
    Já adianto que é a minha franquia favorita e mesmo os jogos novos me divertem, embora não tanto quanto os antigos. Mas deixa isso pro review do Sonic 4.
    Pô, Sabat… como assim vc não iria gostar de Sonic hj em dia da mesma forma que antes? Existe uma porção de jogos que isso nunca vai acontecer e os dois primeiros jogos do Sonic estão nesta lista.
    Curti demais a frase: “Comecei a jogar o negócio devagar, mas a música da Green Hill Zone invadiu meus ouvidos e eu voltei a ser um adolescente naquele momento.”… é impressionante como certas coisas são capazes de transportar nossas mentes pro passado num piscar de olhos!
    Vou discordar de vc no ponto de que as fases bônus são inigualáveis, eu acho as do segundo Sonic bem mais divertidas. Mas ambas muito originais.
    Aliás, cadê o review do Sonic 2? Passaram-se anos e nada, o Sonic já está olhando pra tela com as mãos na cintura e batendo o pé há um tempão.
    E que saudade da geração 16 bits da SEGA. Empresa que esteve muito a frente de seu tempo e hj está mais perdida que “SEGA” em tiroteio.
    Curti bastante o review, me incentivou a começar de vez a maratona de Sonic que eu prometi pra mim mesmo (e para leitores) já tem alguns meses e até agora nada.
    E a nota foi merecidíssima!
    Abraço
     

    •  Mas foi como eu disse velho: eu estava é sendo um idiota é por não ter jogado ainda kkkkkkkk  e me diverti muito como vc pode ver, nossa senhora!!!! Mas os game snovos não me divertem nenhum pouco maninho, mas nenhum pouco mesmo, e não se assuste portanto com o review de Sonic 4 epi 1 viu, pq ele é mais um desabafo do que um review!

      Mano, como seres humanos podem gostar daquelas fases bonus de sonic 2 mano? kkkkkkkkkkkkkk ô coisa irritante!!!! não tem jeito, eu detesto aquilo XD E sim mano, ja passou da hora de eu continuar jogando Sonic mega collection… deixa eu concertar minha tv só XD!

  • Matheus Henrique Soares Lima

    Sempre que vejo o primeiro Sonic lembro da época que eu ia joga-lo na casa da minha tia ( ia lá só pra isso, era oi e cade o mega ) e ficava puto com a minha prima que falava que preferia ter o meu sonic de master system que o que ela tinha ( mega ) só porque na versão do master se você ficasse com apenas a ponta dos pés no penhasco a plataforma te pegava. Em relação ao seu modo de jogar Sonic ( coletando todas as argolas), eu já sou dos caras que diz que o Sonic deve terminar a fase o mais rápido possível e que um anel é o suficiente ( para não morrer ), afinal:

    Ele é veloz
    Sonic o ouriço
    Já foi, já passou por nós
    Sonic o ouriço
    Sonic é o raio azul
    Sonic que vai de norte a sul
    Sonic
    Ele é o mais veloz que há
    Ele é o mais veloz que há

    Já o meu Sonic favorito é o Sonic CD, mas eu jogo do jeito que disse acima ( a abertura e o fechamento eram fodas), e fodas para o good ending.

    • Opa Matheus XD aproveitei para dar uma arrumadinha nas imagens do tópico kkk tem bastante coisa ainda pra adequar desde que mudamos o layout e falta tempo para isso!!!
      Rapaz, o pessoal aqui costuma dizer que eu uso o Sabat Exploration Mode kkkkkkkkk eu fuço em cada cantinho, sem pressa, pegando tudo e tomando o maior cuidado para não perder nada kkkk minhas jogatinas demoram pra caramba XD Mas ainda preciso jogar o CD viu!!

  • Jeff Sousa

    O povp sempre comenta que o Sonic 2 (ou o 3 e Knuckles) é o melhor da série, mas apesar de ter jogado e gostado deles até aonde cheguei, Sonic 1 é o meu favorito, tanto o do Mega Drive (passei a jogar um pouco depois, quando ganhei um computador e uma amiga de escola me emprestou um disquete com emuladores) quanto o do Master (eu joguei mais esse, pois na época eu tinha um Master e um SNES). Apesar do 1 ter alguns problemas quanto ào momentum (o Sonic perde velocidade muito facilmente, coisa corrigida nos seguintes mas que voltou com Sonic 4), eu acho a paleta de cores muito mais agradável do que o 2, 3 e o S3&K. É por isso que eu só terminei o 1 e os demais fui parando no meio do caminho…

    • O 1 é o melhor cara, pra mim é sem dúvida!! OK, 2 tem dash, Tails, Super Sonic, mais fases, mas o 1 é um troço tão bem feito, harmonioso, lindo, marcante e balanceado que não dá pra dizer que nenhum outro Sonic é melhor. Fora que a trilha sonora é de longe a melhor da série!! XD