RetroReview especial de RETRONATAL: Daze before Christmas


retro-review-daze-before-christmas-retroplayers

Natal chegando, aquele tempinho gostoso de reunir os familiares, os amigos, dissecar aquele Chester firmeza, fazer um campeonatinho rápido de Street Fighter… Ok, tá certo, nem todo mundo faz campeonatinho de Street Fighter no natal, mas que uma jogatina esperta depois da ceia, bem na hora daqueles filminhos natalinos chatos que ninguém aguenta mais, é algo indispensável para todo Retroaventureiro, isso é!

É por isso que eu estou começando aqui no Retroplayers o ESPECIAL RETRONATAL, com tópicos cheios de jogos com temas natalinos (ou não) e que homenageiem o nosso velhinho barrigudo e cheio de presentes, Papai Noel!

retronatal

Então para começar,  que tal relembrar alguns daqueles jogos que de uma forma ou outra, entraram no espírito natalino? São jogos inteiros baseados nesta época do ano,  outros com fases inspiradas no velho gorducho do roupão vermelho, alguns com apenas decorações no cenário, mas todos eles com seu charme e dedicação para com a data mais festiva e acolhedora do ano.

Começa o RETRONATAL aqui no retroplayers!

Daze Before Christmas

Daze+Before+ChristmasO Primeiro game do RETRONATAL a aparecer aqui no Retroplayers só poderia ser um estrelado pelo próprio Santa Claus: Daze Before Christmas. No game, um boneco de neve revoltado, um relógio malvadão , um rato bad-boy e um cara que é uma nuvem (???) resolveram sequestrar os anões elfos do Noel e amaldiçoar os presentes que o velhinho ia distribuir para a criançada. Agora o velho Santa utilizará seus poderes mágicos e sua sacolona (eu ia dizer sacão, mas ficaria estranho) para dar cabo dos inimigos, reaver os seus elfos e quebrar a maldição e entregar os presentes antes que o Natal termine. E não duvide do velho!

O game é fácil, possui gráficos muito bons, uma cacetada de fases (24) e é bem divertido! Algumas fases são curtíssimas, outras são mais extensas e trabalhosas, mas a jogabilidade é tão boa que o game flui tão prazerosamente que agente nem percebe por quantas já passamos até pararmos para reparar no  diagrama que aparece quando elas terminam. Um ponto interessante da aventura é quando Noel toma aquele copão de café quente, que o deixa tão endiabrado que até aparecem chifres no velhinho, e ele se torna o invencível Anti Santa, pelo menos enquanto dura o efeito do doping do café. Esse ponto poderia ser melhor trabalhado, pois a verdade é que ele ficou meio inútil, só servindo para derrubar uns gigantes de pedra que vira e mexe, bloqueiam seu caminho.

xmas3 xmas2

Existem presentes caídos no chão que o velhinho recolhe durante a aventura, e eles podem conter power-up’s, inimigos escondidos, bombas, coisinhas de nada para o velho Santa! As fases possuem alguma variação, como as fases aéreas onde Santa pilota seu trenó movido a renas voadoras e deve acertar os presentes nas chaminés para garantir o natal da molecada! Viagem total!! E é claro, no final de algumas fases, enfrentamos um chefe fácil na mesma proporção do game.

Chaminés Chefe nuvem!

SCORE-REVIEW-DAZE-BEFORE-CRISTMAS-MEGA-DRIVE-SNES-RETROPLAYERSDaze Before Christmas saiu também posteriormente para Super Nintendo, em uma versão idêntica à do seu concorrente. O game é simples, fácílimo, de jogabilidade precisa, rápido, parece até um game feito sob medida para não deixar ninguém estressado no Natal. No mais, podemos dizer que o joguinho é apenas mais um game plataforma na extensa galeria de jogos do Megadrive e do Snes, porém, vale uma jogada pois é um bom passatempo, e diga-se de passagem,  com o próprio Papai Noel no comando da ação, coisa que não se vê todo dia.

Se fosse um pouco mais difícil (acredite, o negócio é extremamente fácil), a nota seria melhor, e se fosse um pouco melhor trabalhado na parte técnica, como power-up’s mais variados, mais função para o Anti Santa, magias diferentes e com diferentes finalidades,  etc, o game seria excelente, pois no restante ele é muito bom. Inclusive, prefira terminar Daze before Christmas à assistir qualquer filme natalino que venha a passar na Tv nos próximos dias!

Feliz natal!!

Fim


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!

Adicionar a favoritos link permanente.