Indie Review: Mega Man Unlimited

wieh93fu

Quem diria que após meses cogitando escrever um review de algum jogo de Rockman / Megaman (provavelmente Série Clássica ou Série X), eu justamente começaria falando para todos vocês, amigos do Retroplayers, de um projeto que não está presente em consoles de mesa ou portáteis, mas sim em computadores “PCs”. Estou falando do audacioso Megaman Unlimited, que tive o grande prazer de terminar de cabo a rabo, e imediatamente postar este Review, já que pude curti-lo como se deve apreciar uma boa combinação de vinho com queijo. Me acompanhem, amigos Retroaventurianos! ^^

Domingo, 14 de Julho de 2013, certamente uma data mundialmente histórica! Um marco fantasticamente incrível! Mais um passo realmente positivo para este personagem que merece uma atenção maior de sua produtora de jogos. É, dona MERCENÁRIA, se você viu esse jogo, certamente vai querer enfiar em algum “buraco do infinito” o presente gratuito que cedeste aos fãs de Rockman / Megaman, na comemoração dos 25 anos do Blue Bomber. Aliás, vai sentir grande vergonha por deixar milhares de fãs na mão com uma data tão importante, que para mim praticamente e infelizmente passou em branco. E por fim, se sentirá tremendamente humilhada por não só este que vos escreve este Review, hoje com quase 30 anos, fanático por Rockman, que conheceu o personagem em 1990 quando tinha 6 anos através do jogo “Mega Rockman 3 do Turbo Game”, ter algo tão impressionante e bombástico para dizer na finalização deste artigo, como também pelo fato de que certamente terei muitos seguidores com a mesma opinião ao jogarem e curtirem o jogo em questão. Sim, Street Fighter vs Megaman é sim um bom jogo, mas em termos de comemoração de 25 anos de Blue Bomber, um único e mísero fã game sem a menor ligação com o legado do nosso robozinho azul foi uma mancada tremenda, uma enorme pisada de bola da Capsule Computer (CAPCOM). O quê? Eu fiquei doido, maluco, demente? Estou exagerando? Ready!

MegaphillX (Phillipe Poulin) é um cara igual à mim, idêntico à Rokuman Senpai, fanático por Rockman a muito tempo, tanto que em seu canal de Youtube se pode encontrar vídeos “Poop” do Megaman Cartoon, vídeo dele cantando a música e os efeitos de som Accapela do estágio Jewel Man (Rockman 9), e até um vídeo Top 30 das melhores músicas na opinião dele sobre as fases da série clássica, entre outros vídeos super legais do nosso querido mascote azulado. E é justamente nesses “entre outros” que estão os vídeos interessantes que citam o decorrer de toda a trajetória do tão aguardado lançamento de Megaman Unlimited. O projeto levou 5 anos e meio para ser concluído, mas o primeiro vídeo liberado no Youtube em Janeiro de 2009 mostrava uma versão PROTÓTIPO da história, da tela press start, da tela de seleção de chefes com todos os 8 capangas iniciais, além de um gameplay do Estágio Tankman. Na tela press start, o logotipo se apresentava como Megaman 10, mudado obviamente por o jogo ter sido lançado oficialmente. Aliás, aproveito para dizer que essa não foi a única mudança referente à CAPCOM! A galera do Megaman Unlimited criou entre os Bosses um com o nome de Nitro Man, aí quando saiu o Mega Man 10 oficial em 2010, teve um Boss com esse nome (coincidência maior impossível). Eles tiveram que mudar o nome do sujeito no Unlimited para Trinitro Man (curiosamente, isso ficou SENSACIONAL! Cheguem nele e descubram o motivo!) Finalizando as curiosidades nesses temas, HammerMan seria um dos 8 chefes iniciais. Ele foi substituído pela Comet Woman e acabou virando sub-chefe na fase do Nail Man (Martelo e Prego XD).

Em fevereiro do mesmo ano, apareceu mais um vídeo mostrando um gameplay de outra fase! Desta vez, o estágio e chefe Rainbow Man. Eu, claro, acompanhando tudo de perto na época, percebi que a coisa estava esquentando e que o projeto estava ficando sério, já comecei a ficar com água na boca, com vontade de jogar, e botava fé, assim como muita coisa boa que joguei contendo grandes referências à Rock Man, como Mega Mari, Rosenkreuzstilette, Rosenkreuzstilette Freudenstachel e Rokko Chan (os 4 eu super que recomendo, joguem!), atualmente peguei Megaman Revolution que também é muito bom e pretendo terminar logo! Depois desses dois vídeos, teve outro com um gameplay pequeno da versão protótipo do estágio do Nailman e os vídeos seguintes abusaram da música, mostrando muitas e muitas músicas de fase, algumas com mais de uma versão, até que a versão final ficasse pronta. E foi há quase 1 ano e meio atrás, em Janeiro de 2012, que eu finalmente tive aquela sensação incrível de certeza que estava chegando coisa MUITO boa ao ver o vídeo abaixo, o primeiro trailer oficial do jogo. Baseado no Trailer de Mega Man 9 e 10, a música do trailer de Megaman Unlimited é do Estágio Yoyoman, simplesmente maravilhosa!

Em 28 de Agosto de 2012, MegaphillX faz um Vídeo mostrando um jogo completo, com Caixa, Cartucho e Manual do Megaman Unlimited. A arte da caixa ficou muito bonita, a label da fita também, o manual e tudo mais lembram perfeitamente os Mega Mans 4, 5 e 6 de NES. Ele tira o cartucho da caixa, coloca no videogame Famicom AV, liga o console, e mais um mini-trailer se inicia. No final desse vídeo ele pede pra gente acompanhar as novidades do jogo no facebook. Já em Abril de 2013, não sei quanto a galera, mas eu fiquei simplesmente de queixo caído! Fizeram um trailer em Japonês, onde finalmente posso chamar o jogo de Rockman Unlimited (fizeram até o logo em japonês). A música intitulada Unite!, cantada por Ayumi Hamasaki, ficou perfeita durante a apresentação de mais alguns flashes de algumas fases, e a vontade de jogar foi aumentando sempre e sempre, cada vez mais… E eu me perguntando… QUANDO SERÁ QUE VAI SAIR ESSE JOGO, MEU DEUS? Essa resposta levou quase 2 meses para ser respondida, pois no final de Junho de 2013, finalmente saia o último trailer, com Dr. Light, o simpático cientista, dizendo que o jogo está pronto, então mais um mini trailer, e MegaMan aparece anunciando que em 14 de Julho o jogo estaria disponível para download no site do MegaphillX.

No dia anterior, eu estava no evento Anime Friends em São Paulo. Coincidentemente acabei encontrando o Sabat e a Pim (sua esposa), e aproveitei para avisar o chefe pra não se esquecer de baixar e jogar Megaman Unlimited. Ele já baixou, mas ainda não jogou, pois está viciado em Dark Souls, que de acordo com ele, é um jogo do capeta que requer dedicação triplicada para ser vencido! Mas a verdade é que eu não via a hora da AF acabar, pois o que eu queria mesmo era que o dia seguinte chegasse logo!! E pareceu uma eternidade o caminho de volta pra casa, os demais acontecimentos do dia, mas finalmente chegou  hora de baixar o jogo e… eu resolvi dar aquela deitada gostosa e nem me animei a jogar o jogo na hora pois nem tinha como, já que o site do MegaphilX estava MAIS CONGESTIONADO que o da Capcom no primeiro dia de lançamento de Street Fighter x Megaman, então eu tive que esperar algumas horas pra alguma alma caridosa lançar o torrent no piratebay… Não deu outra… Baixei de lá… Mas fiquei impressionado… Tinha 4 mirrors no site do MegaphillX e os 4 estavam lotados… SENSACIONAL!

Logo que se descompacta o arquivo de 74,3MB para a pasta Megaman Unlimited em algum lugar de seu computador, encontramos alguns arquivos DLL, alguns MMU, e somando a pasta Assets são 27 arquivos no total, e o jogo descompactado possui exatos 325 megas. Ele necessita de 500 mega de RAM para rodar. De resto, roda de boa em PCs medianos.

Liguei o jogo e já me deparei com a tela “Megaman Unlimited Now Loading…”. Não demorou quase nada para a tela seguinte, onde aparece a equipe de amigos envolvidos nesse maravilhoso projeto. São eles: Philippe Poulin como Planejador, Game Design, Level Design, e Arte; Jean-Simon Brochu e Gabriel Leblanc como programadores; Kevin Phetsomphou, Yan Thouin e Philippe Poulin como Músicos (Programa Famitracker). A terceira tela tem o símbolo comemorativo de 25 anos de Rock Man, que eu particularmente acho digno desse título, onde ELE sim deveria ter sido lançado no lugar do Street Fighter vs Megaman. A quarta tela explica que o jogo foi feito por fãs e finaliza dizendo para nos divertirmos com o mesmo.

A seguir já começa a historinha, que logo percebi que tanto graficamente quanto sonoramente foram drasticamente melhorados! Impressionante! Curti a história, achei a tela de título mediana e apertei a tecla ENTER! O GAME MENU tem uma música muito boa e não é cansativa, dá pra ficar ouvindo de boa por um bom tempo sem enjoar, sem contar que o menu ficou muito mais bonito que o apresentado na primeira versão dos vídeos de 2009. Temos as opções New Game, Load Game, Options, Title Screen e Exit Game. Carregando um jogo, salvando um jogo, passando de fase, ou simplesmente apertando select na fase de seleção de chefes, o GAME MENU se torna MAIN MENU e adiciona as opções SHOP para comprar itens e a opção Stage Select. Dentro do Options temos: Display Size (para ajustar o tamanho da tela em 1x,2x,3x,4x e Full), Filtering OFF ou ON (ON fica embaçado), Map Keyboard Imputs (configurar para jogar pelo teclado), Map Controller Inputs (configurar para jogar pelo controle USB), e uma opção para ligar ou desligar o comando de escorregão com baixo + pulo, Down + Jump Slide ON ou OFF,  que vem “ON” como padrão .

O sistema de Save e Load é praticamente o mesmo de Mega Man 9 e 10, por isso o jogo não possui passwords. Logo que acionei o New game, apareceu a tela de seleção de chefes e 8 meliantes estavam prontos para serem derrotados por mim nesse incrível final de tarde, quase noite de domingo, 14 de julho… OU SERÁ QUE NÃO??? VIXE…

Eu… Rokuman Senpai, gostei primeiramente bastante da música de seleção, olhei bem a foto de todos os capangas e logo vi que sim, Splash Woman não está mais sozinha! Agora a Comet Woman fará companhia a ela como representantes do lado feminino dos robôs malvados! E após essa grande apreciada na música e na tela de seleção, assim como aconteceu com Mega Man 9 e 10, eu resolvi começar o jogo pelo chefe da música do trailer, que eu havia tanto curtido! Então adentrei inicialmente no Estágio do Yo-yo Man! Sabe que na verdade eu já tinha ficado encantado com a música logo que a ouvi pela primeira vez? Como foram três pessoas envolvidas na parte de trilha sonora não dá pra ter certeza, mas se não me engano foi o Kevin que fez esse som… Então o primeiro momento em contato com a trilha perfeita mais estágio bonito, movimentação perfeita, inimigos diferentes, dificuldade legal e mais algumas outras coisas magníficas, me fizeram soltar uma lágrima em um momento seguinte e dizer “Carácoles, jamais vou dizer que esse jogo é feito por fãs, pois a minha visão de um jogo de fã pode chegar a ser algo que ofenderia demais os envolvidos, uma blasfêmia! Dizer que esse jogo é amador… JAMAIS! E aqui eu fecho as aspas”. A experiência que tive com Megamari já deu pra comprovar que coreanos, chineses e japoneses fãs, não produtores oficiais, conseguem fazer um jogo perfeito, não legal… Sim… Perfeito, que supera muito jogo da franquia original sem dúvida alguma. E com esse time liderado por MegaphillX percebi que não necessariamente é preciso ser coreano, chinês, japonês, nem americano, que deve ser o caso de MegaphillX. Tudo o que a pessoa precisa é ser um verdadeiro Fã, saber o que quer, e ter uma equipe para cada coisa, para cada assunto, como detalhado lá em cima.

Voltando ao Estágio, após a emoção, fui brincando, imaginando como se estivesse jogando Megaman 9. A dificuldade de Megaman Unlimited é Excelente, ou seja, é ALTA, e de início, eu tive muito trabalho para chegar no tradicional checkpoint de meio da fase da maioria dos estágios. Mas fui me acostumando, logo a dificuldade se tornou chegar nos chefes. Depois a dificuldade foi enfrentar um chefe, eu chegava em vários mas não conseguia matar nenhum! E é uma fase mais difícil que a outra você tem que pegar as manhas. É inacreditável como um fã consegue fazer um jogo de CASO PENSADO, tipo, botar armadilhas ferradas pra você se dar mal daquele jeito gostoso mesmo. É disso que eu gosto e estou falando sério! O mais gostoso desse jogo foi começar a jogá-lo no final da tarde de domingo e só terminá-lo na meia noite de quarta para quinta (e o chefinho na cola cobrando o Review no cangote ao maior estilo Super Game Power XD).

No domingo eu devo ter passado 3 fases se não me engano… Na segunda estavam faltando 2… Na terça eu tinha chegado na penúltima fase, que foi o carma geral… A revanche contra os 9 chefes aguarda uma grande surpresa inédita em toda a série Rockman Clássica ou X, jamais pensada pela CAPCOM. Muito bem bolado! Na quarta eu terminei no final do dia, Meia Noite estava vendo o final. E por que eu disse 9 chefes? Por que tem o estágio secreto do chefe Yoku Man! Quatro estágios escondem muito bem as letras da palavra Y O K U, e obviamente para acessar este estágio secreto, que nem é tão secreto assim, é necessário juntar essas letras durante a jogatina. É uma tarefa difícil como todo o restante do jogo, estão muito bem escondidas, mas agora cá entre nós, se você conseguir encontrar todas as letras completando o nome do chefe, e achar isso uma tarefa difícil, quero só ver o que você irá dizer quando enfrentar o Estágio de Yoku Man! Praticamente uma terapia de choque de muitas vidas! Para essa fase e as fases finais recomendo muitos itens de não morrer no espinho e não morrer ao cair nos abismos. As fases finais reservam várias surpresas, músicas muito boas, cenários super criativos, chefes mais criativos ainda e uma história muito interessante!

Além do design, fases multicoloridas, armadilhas sensacionais, o que mais me impressionou durante o jogo todo foi à imensa criatividade de inimigos diferentes exclusivos para esse jogo! Puxa! Mostra que Rockman Clássico ainda tem muita lenha para queimar, é só ter boa vontade e mente aberta para criar e inovar, coisa que definitivamente está em falta na CAPCOM de hoje.

E curiosamente, muita gente está dizendo por aí que o jogo tem um quê de Master System… Sinceramente  não percebi nada nesse mérito, mas essa impressão pode ser resultado da paleta de cores utilizada no game, que parece ser mais “brilhante” que o de costume. O Nes sempre utilizou tons de cores mais pastéis e menos vivas e brilhantes, enquanto no Master System, cores berrantes era algo de praxe… Pensando assim, é justificável a impressão, mas nem quero imaginar como seria ter que apertar o botão start NO CONSOLE toda vez que eu quisesse acessar o menu…

E aproveito para repetir: Fã sabe dar ideias! Não somente de inimigos, mas também de cenários, posição de tudo, ataques, tudo em geral. E já que estou falando somente bem do jogo, MEU DEUS, eu joguei por 4 dias seguidos, QUATRO! O jogo NÃO É DA CAPCOM… mas… É! Tipo… ENTENDERAM? Eu até TENTEI encontrar algum BUG no jogo… Mas não encontrei nada que fosse perceptível a ponto de atrapalhar minimamente a jogatina, e para melhorar ainda mais, MegaphilX já disse em seu Facebook que pretende lançar em breve um PATCH que atualizará e corrigirá as poucas e quase imperceptíveis falhas do jogo, coisa que muita empresa grande por ai não se dá ao trabalho nem de pensar em fazer.

Em suma, parece um game oficial, graficamente, sonoramente, jogabilidade, história, final do jogo… TUDO! Ficou profissional! Não tenho medo algum de falar… “Considero esse jogo melhor que Rock Man 8,7,6,5,1”. Vejam só… Eu considero um Fã Game melhor que metade dos jogos oficiais lançados da série clássica! Que coisa! E olha que vou concordar com um comentário que o Sabat me falou pelo Skype, “que muita coisa a gente avalia pela nostalgia”, pois senão eu citaria mais coisas aqui… E lógico… Não é somente de gráfico e jogabilidade que eu estou falando… A trilha sonora é fantástica também, o jogo inteiro é fantástico. Sou louco? Sou herege? Joguem Mega Man Unlimited! É chorante!!

Fim

Sobre Rokuman Senpai

Fã assíduo de Rockman / Megaman e também confiante do sucesso futuro de Mighty9. Defensor do Famicom / Nes com todas as armas inimagináveis. Mendorato + Skoll + Jogos Clássicos + Rokuman Senpai = Diversão Garantida! ^^
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Rubens

    Baixei esse jogo no dia do lançamento e como fã veterano do Blue Bomber concordo com tudo que vc disse! Quer dizer, quase tudo: não acho esse melhor que o 7 não (mas tá nivelado). é um jogo pa fazer qualquer fã chorar. Chorar de emoção pelo excelente trabalho, e de desgosto pelo fato da Capcom ter esquecido completamente como fazer um jogo bom do Megaman. É como eu disse no meu comentário na noticia do lançamento: depois de receber um presente desses de graça, quero o dinheiro que eu paguei pelo 9 e o 10 de volta! E gostei muito da dificuldade. Apesar de ter detonado todos os jogos da série (excetuando os portáteis), estou tendo dificuldades com esse, que eu ainda não terminei. Realmente não é pra geração FPS leite com pera. Na boa, um dos melhores jogos do ano, e nem é oficial!

    • Rokuman Senpai

      Salve Rubens! O jogo é realmente chorante, chocante e tudo mais! O fato de eu comparar com o 7… É que gosto mais do Rockman 5 que do Rockman 7! o que me encanta no 7 é a armadura Rush e a incrível música do final do jogo! Mas eu amo os Rockmans 9 e 10 também, e jamais pediria meu dinheiro de volta para a CAPCOM, independente da cagada que fosse feita ou não nos 25 anos do blue bomber XD. A dificuldade do Unlimited é muito boa! Agora estou pegando o jeito e numa segunda jogatina a coisa já mudou da água para o vinho! Grande abraço!

  • Darkbbbbbbbx

    Hahaha o jogo ficou muito bom mesmo.
    E esqueceu de dizer,ao menos no meu ponto de vista,esse Megaman é mto mais difícil do que os outros.Incluindo 1,9,e o 10.A não ser que você apele com os parafusos e saia comprando tanks de energia adoidado.Eu morri tantas vezes que tenho 700 parafusos kkkkk.
    terminei o 9 sem usar nenhum Tank de energia e acho que nesse não vai ter jeito…. vou ter que usar um ou outro.
    e Ah..algumas músicas são bem chatinhas.Tem algumas bacanas e algumas chatas.Por exemplo,aquela fase com os raios brancos/amarelos que te matam com 1 só hit.Morri incontáveis vezes nela e sempre tinha que escutar aquele começo de música horrível.
    Mas enfim,o jogo ficou ótimo… qualquer fan de Megaman deve jogar esse “Fan game” que na verdade poderia ser titulado como Megaman 11.

    • Rokuman Senpai

      Oi Dark ^^ Jogão heim parceiro? O que mais me chamou a atenção foi a dificuldade cara, juntamente com a trilha sonora e as armadilhas bem preparadas! Numa segunda jogatina consegui enfrentar os 8 numa sequência sem utilizar E-tank ou qualquer outro item… Cara! Qual o problema com o começo da música do Rainbow Man? XD. O jogo ficou ótimo sim e passaria fácil por um Rockman 11! Abraço!

      • Darkbbbbbbbx

        Hahaha sem utilizar E-tank? boa!
        Terminei o jogo mas tive que usar alguns infelizmente.Na verdade,eu sempre tento evitar usar.Acho que o jogo perde um pouco a graça.

        E que isso…num é possível que só eu que não gostei daquele começo de “música”
        hauahuahau fala sério…é mto ruim.kkkk

        Obs:E ahhh esqueci de comentar…adorei a review!!
        foi em tempo recorde hein!Conseguiu terminar antes da minha pessoa D:

        • Rokuman Senpai

          Eu também evito utilizar sempre! Vamos ver se pego mais as manhas pra poder terminar sem utilizar ou utilizando poucos XD. Eu gostei da música do Rainbow desde o início O.o uheuueuehuehuuehueuhe Obrigado por ter gostado do Review! Tive que correr para terminar e escrever… Senão guilhotina! Abração!

    • diogo.j15

      se esse jogo for mais dificil q o 1 entao acabo por duvidar da sua diversao.

      • Rokuman Senpai

        Então… Se você comprar itens facilita!

  • Leandro alves

    e aposto que esse game vai ter muitos downloads e o pessoal curtindo o jogo.

    e nada da Capcom voltar os seus olhos para o Mega Man, por isso que a Nintendo fez bem de acolhe-lho no novo Smash Bros.

    mas ainda quero um novo Megaman Clássico ou o X em 2D.

    • Rokuman Senpai

      Aposta ganha, parceiro Leandro! E creio que pelo menos algumas cgs sensacionais na história nos reservam de rockman na versão de smash para WII U! Eu também aguardo ansiosamente por Rockman X8 com gráficos e sons de Super Nintendo! Grande abraço!

  • Alan Homobono

    Excelente review, amigo Dark!

    Eu, realmente, não iria aceitar
    que você comparasse esse jogo com o “meu” Rockman 2, mesmo eu ainda não
    ter o jogado (estou o baixando agora)! 😀

    Estou em processo de “desenferrujamento”, e em breve farei alguns desafios, como este:

    http://youtu.be/14eJNnIpj_Y

    Abraço!

    True Rayden
    Ex-administrador Destróier

    • Rokuman Senpai

      Grande honra ler um comentário postado por um grande amigo virtual que já conheço há mais de 1 década! Salve Alan Homobono, ou melhor dizendo, True Rayden, grande Deus do Trovão! Obrigado por ter curtido o Review! Eu só poderia dizer que o jogo teria alguma comparação com Rockman 2 se tivesse um retro-score de pelo menos 98 ou 99%. Como isso não aconteceu, deixamos como está XD. Jogue ele e diga o que achou maninho! E vamos fazer alguns recordes! E o mais importante, estamos velhos, vamos nos conhecer, marcar alguma jogatina ao vivo… É nóis! Grande abraço e valeu!

      • Alan Homobono

        A honra é minha de poder reencontrar o mestre dos jogos de Mega Man! 🙂 ¶ O processo de desenferrujamento está progredindo (primeiras fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4880659546077.1073741829.1585220999&type=1&l=997ec899af): MMU é excelente – apesar de eu sentir falta do tiro concentrado! A Nintendo tem que contratar esse MegaPhilX se quiser reativar a boa fama da série clássica do nosso querido robozinho azul! ¶ A ideia de jogar ao vivo é ótima: marquemos num feriado ou fim de semana (ou ambos 😀 ). ¶ Em tempo, já saiu a nova versão do jogo (1.1.0): http://megaphilx.com/?page_id=1003. ¶ Abração e até logo, amigo!

  • Elielson Nascimento

    ótimo review, nos jogos feitos por fãs nós vemos o amor pelas franquias que duram décadas, tem gente que só joga a versão original, mas essas versões são muito boas sim, Streets of Rage Remake é um ótimo exemplo disso.

    Apesar da Capcom não voltar a atenção para Megaman, ela irá lançar uma nova versão de Strider! Confiram o gameplay do jogo, está bem fiel!

    http://omelete.uol.com.br/comic-con/games/comic-con-2013-strider-hiryu-volta-aos-games/

    • Rokuman Senpai

      Obrigado por ter gostado do Review, Elielson! Joguei o SOR Remake e também confirmo o que diz! O Strider está muito bom, desejo boa sorte para esse personagem e jogo também! Abração!

  • Pode ser perfeccionismo meu, mas você escreveu Megaphill (com dois Ls), e o certo é MegaPhil. Normalmente eu não me importaria com isso, mas visto o ótimo trabalho que o cara fez com o jogo, acho importante mencionar.

    • Rokuman Senpai

      De maneira alguma, maninho Duo! Nomes e Nicks são Nomes e Nicks… Detesto quando escrevem Rokuman Sempai quando se referem à mim xddddddddddd…. Você está completamente certo! O cara merece e assim que possível estarei arrumando! Grande abraço!

  • Cadu

    Caceta, Senpai, sacanagem! Eu ainda não consigo rodar esse jogo, não tem versão pra outros SO. Seu post me deixou morrendo de vontade de jogar, mas como eu sou um mero iniciante no mundo de Mega Man, vou deixar esse pra jogar mais pra frente. Mero iniciante pois joguei até o fim o 3 e o 4 (nessa ordem), num desafio imposto pelo TH… hehehe

    Gostei do termo chorável… kkkk
    Vou com certeza procurar as letras da fase escondida. O legal dos jogos da franquia é justamente superar as dificuldades impostas pelos programadores e level designers, ouvindo uma trilha sonora espetacular e etc, pelo visto este jogo tem tudo isso. Ainda mais quando vc mencionou as armadilhas bem colocadas, eu sempre xingo a beça a primeira vez que caio em uma e depois começo a rachar o bico. Se esse jogo tem isso, ele é imperdível mesmo!
    Só não entendi muito bem o esquema de Shop e Itens… vc pode comprar coisas pra “facilitar” o jogo? Conheço quem talvez deteste isso, mas se dá pra ignorar, tudo bem! hehehehe
    Belo post, legal vc começar a falar da franquia aqui com um fangame! Que estou chamando assim por ter sido feito por fãs, mesmo com a qualidade profissional que vc deixou bem claro que possui.
    PORTEM PARA OUTROS SISTEMAS OPERACIONAIS!!!!! ARGH! heehehehehehe

    • Rokuman Senpai

      Salve Cadu ^^ Cara, recomendo muito que você termine todos os outros jogos de fase da série clássica antes de jogar o Unlimited (Rockman do 1 ao 10). Com certeza esse jogo tem tudo e um pouco mais! Foi feito bem aos poucos… Bem lapidado! Um diamante bruto! É possível ignorar o SHOP, embora eu não aconselhe por experiência própria ^^ Valeu por ter gostado XD e galera do Unlimited, portem o jogo pro Famicom / Nes! e para outros Windows uheuhueueue

  • Ulisses Dactar

    Senpai,o texto ficou ótimo!
    Parabéns pela dedicação,vc conseguiu terminar em pouco tempo,e ainda nos trouxe um review maravilhoso,muito bom mesmo!Deve ter dado um trabalhão fazer tudo isso.
    Eu joguei pouco,e estou fascinado com este Mega Man.

    • Rokuman Senpai

      Obrigado por ter gostado, Ulisses! Consegui terminar sim em pouco tempo, mesmo com o trampo e toda a correria do dia a dia XD. A fase 4 do Castelo foi o meu maior trabalho… Uma fase sensacional! Boa demais! Jogue mais e comente conosco! Abração!

  • Gle Jogador

    Mega Man é um clássico indiscutível. A
    história encontra um cientista louco tentar dominar o mundo através da reprogramação
    de robôs poderosos para fazer o seu lance mal. Quer história mais original?

    Um jogo de plataforma side-scrolling,
    100% Velha Escola. Você correr, saltar e subir escadas, como muitos outros
    jogos de plataformas dos anos 80.

    O design é único, facilmente
    reconhecido. Um projeto único, atraente e não é de admirar que Mega Man,
    carrega uma legião de fãs, porém os donos da marca tem muito medo de mexer em
    algo que foi tão mágico.

    Este novo Mega Man Unlimeted… É sem dúvida, uma realização do sonho de
    infância de um fã, que traduziu a experiência tradicional de Mega Man
    ​​com tanta precisão que todas as falhas existentes devem ter sido resolvidos. Mas,
    apesar de aderir tão intimamente com a tradição, unlimited não restringe-se
    como MM9,10 fez, consegue elevar a franquia de qualidade. É um
    verdadeiro sucessor da linhagem NES

    Pessoalmente, gostaria que a CAPCOM
    fizesse um jogo que fosse com jogabilidade clássica, porém gráficos
    redesenhados, usando o poder de novas máquinas. Algo similar ao último megamam
    do ps2 ou a versão maverick do psp. Mas não um serviço porco ou preguiçoso, não
    ter medo de assustador os jogadores com dificuldade agressiva, etc.

    Mega Man é um clássico indiscutível, e
    sua aparência. A única razão que você não pode querer pegar esta nova versão,
    seria pela sua dificuldade que acredito que segue os antecessores.

    É meu caro, acredito que muitos tenham
    ficados atrofiados com os atuas jogos.

    Bem este é o meu comentário, que a
    força esteja com retroplayers!!!

    • Rokuman Senpai

      Nossa… Rockman já fez mais de 25 anos e já passou por gerações dos anos 80, 90, 2000 e 2010! A história é muito legal, apesar da inspiração ter vindo do Atomic Atom (Astro Boy). O jogo é totalmente old school e seu design é único! Eu também queria muito que a Capcom fizesse um jogo com a jogabilidade clássica e com gráficos da potência atual! Grande abraço!

  • aki é rock

    Demais esse post Rokuman Senpai olha eu joguei algumas vezes e nem cheguei na metade das fases olha esse jogo ta com uma dificuldade bem elevada.Mas como eu curto muito não vou desistir de joga-lo pois tenho que conseguir pelo menos derrotar um chefe nesse belo jogo.
    Para ganhar uma confiança maior pra seguir em frente e ver o que me espera nas outras fases e finalmente conseguir assistir o final desse clássico em 8 bits.

    • Rokuman Senpai

      Obrigado por ter gostado, ROCK! Não desista! Seja perseverante! O jogo é maravilhoso! E tu consegue chegar no final!

  • The guy

    Gente! STRIDER! Em PLATAFORMA! Na GERAÇÃO ATUAL!! http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=e1PHRrxazQw .. agora sim!!!
    Bem que podiam fazer isso com o mega tb (Eu sei, tem o maverick hunter pra psp, mas nós queremos mais!!!!)

    • Gle Jogador

      Viu que coisa linda? Parece bom, este estilo de remake eu curto… caça niquéis esta produtora!!!

    • Rokuman Senpai

      Poderiam mesmo, Guy! Quem sabe o novo smash empolgue a capcom um pouco XD… Esse Strider promete! Abração!

  • TH

    Senpai, ótimo texto mano. Ótimo mesmo! Contou muito bem a história desse projeto, que eu nem conhecia até o início desse ano. Muito legal vc contar como foi o andamento do projeto.

    Esse game tem um level designer impecável e que deixa muitos games da própria franquia para trás, e concordo com vc até na ordem que vc colocou que esse ganha! O que achei fantástico.

    A tela do Glue Man é impressionante, deve ter feito muitos na Capcom e até mesmo o seu criador sentir inveja, assim como eu, rs. Fora as outras telas que usa muito bem outros elementos clássicos da série Mega Man de forma muito inteligente, como colocar os trenzinhos do Mega Man 1 na vertical, colocar os trilhos no teto que lhe fazem voar para frente, etc.

    Os inimigos tb tem os padrões perfeitos, como deve ser, ou seja, todos após vc aprender seu esquema, é possível derrotar com a buster e sem usar E ou visitar o shop.

    E o inimigo secreto, meu Deus, que muito loko!!!

    As músicas são realmente fantásticas com quase nada de exceções.

    Se eu começar a falar aqui, vai virar um round 2, kkkkkkkk

    Mas diferente de vc eu vi tb muitos problemas….

    Problemas de programação não tem tanto problema, pois conseguimos contornar, então nem vou falar disso, apenas muitas vezes o Mega Man toca o chão da plataforma, faz o barulho que aterrissou, mas acaba caindo da borda, e isso tira muito a confiança de jogar correndo.

    Mas os maiores problemas são os das decisões…

    Muitos One-Hit-Kill espalhados pelas fases, exageradamente, e junto com o outro grande problema que é o tamanho super exagerado das fases, acaba ficando massante. Deixa de ser difícil pelo jeito certo, o jeito Mega Man, e passa a ser difícil de cansativo…

    Por exemplo, diferente de vc eu não gostei da surpresa das capsulas do castelo… existe um motivo para a Capcom nunca ter colocado aquilo e é exatamente esse, não ficar massante, não ficar cansativo. O desafio nunca deve ser vc ter a paciência e sim a habilidade, pois aquilo não adiciona dificuldade e sim tempo a toa de sua parte toda vez que perde.

    Quando vimos pela primeira vez isso. Achamos a ideia incrível, pois deixou nos deixou surpresos, mas pq a gente pensava que iria ser usado de uma forma mais inteligente que não vou me aprofundar aqui para não dar spoiller.

    Mais uma vez quero deixar claro que não é por causa de trabalho e sim por causa de decisões que esse game que quando joguei pelas primeiras vezes falei que passava fácil por um Mega Man numérico, me fez mudar de ideia. Como por exemplo a primeira fase do Castelo… Como não colocar portinha…. E pior juntar isso com necessidade de ter arma cheia… e com inimigo do tipo One-Hit-Kill, mas uma vez tentando vencer pelo cansaço…

    Mas não se engane meu amigo fã de Mega Man, tirando essas decisões que para mim foi o que afastou o game de um numérico, o jogo é fantástico e qualquer fã de Mega Man vai amá-lo com certeza, ainda acho ele melhor que o (8, 5, 6, 7, 1). Ou seja, o game é fantástico, apenas cometeu decisões que o afastou do DNA Mega Man, dá para perceber facilmente não ser um game da Capcom por esses elementos.

    E mais uma vez parabéns pelo ótimo review que conseguiu escrever muito bem e sem quase nada de Spoiller, o que eu sei o quanto é difícil de fazer. Eu sei o quanto vc gostaria de falar aqui sobre o game.

    Mas……

    Esse era o texto que eu tinha em mente até ontem as 20 horas quando finalmente terminamos o game….

    E assim 3 fãs nostálgicos de Mega Man que estavam muito felizes em jogar o game, apesar do que já falei acima, ficamos sem palavras… e no mal sentido… sentimos uma tristeza profunda, por um projeto afundar dessa forma, ficamos muito triste pelo game e principalmente pelo seu criador, pois até então, só tínhamos elogio.

    Sabe, foi muito difícil fazer o que a gente sempre faz, terminar o game sem usar E e só na Buster, e é muita alegria quando conseguimos fazer isso. Mas aquele final nos sabotou, acabou com a gente…

    Eu não acho que cabe ao fã fazer o que ele fez. Nós temos que prestar HOMENAGEM ao nosso jogo querido sim, mas antes de tudo, devemos mostrar o RESPEITO pela série. Jamais deixar algo subir a cabeça, e se achar no direito de fazer o que ele fez. Não importa o quanto alguém ache boa ideia.

    Esse tipo de coisa é exatamente o que faz as empresas saírem caçando e fechando games feito por fãs. Por esse tipo de ousadia imperdoável.

    O game tem um ótimo level designer, coisa que nem a Capcom ou qualquer outra empresa faria melhor, músicas perfeitas, arte impecável, impecável mesmo, todas as cut scenes e a arte do final é incrível como conseguiram recriar tão lindamente obras 8 bits, e o game tem originalidade incrível.

    Mas tudo isso foi estragado não pelas falhas de decisões que eu disse e sim por ter sido egocêntrico ao ponto de se achar no direito de fazer o que fez…

    Foi muita falta de respeito com a Capcom, com a série Mega Man e com fãs. Ontem ficamos calados e nos sentimos profundamente tristes.

    Uma pena.

    Mantenho tudo o que disse sobre o game e sobre o seu texto Senpai, mas me recuso a engolir esse final. Me recuso a engolir essa falta de respeito com o minha série favorita de todos os tempos.

    • JC

      TH, te conhecendo como uma pessoa que gosta “só um pouquinho” de Megaman, termos como “tristeza profunda”, “falta de respeito”, assustam muito..
      .
      Os caras devem ter se empolgado e fizeram um final que não deveria ter sido feito e que estraga a história do jogo ou da série. Será isso?

      E como assim, não dá p/ terminar sem usar E e só c/ a arma normal? Bem feito p/ essa sua mania, hehehe…

      Ai, caramba, agora comecei a imaginar mil maluquices p/ esse final… Tem a ver c/ o nome Unlimited? Ah, deixa pra lá, vou continuar jogando e até o fim do ano eu termino, porque fiquei curioso…

      PS: A fase do Glue Man é incrível mesmo!

      • TH

        E te digo mais JC.

        Vc em especial, vai odiar mais ainda. Tenho certeza!

    • Rokuman Senpai

      Muito obrigado por ter gostado do Review, TH ^^ O level designer é realmente super maneiro, de dar inveja a boa parte da capcom XD. Verdade cara, impressionante como cada chefe tem a sua manha e seu padrão de ataque, mesmo com a Buster, muito bom isso! O estágio de Yokuman e a Trilha Sonora então, sem comentários, como tu disse! Agora deixa eu comentar o que tu não gostou. Vejamos… Esses tais de one hit kill é bobagem… Numa segunda jogatina consegui encarar o jogo numa dificuldade como se fosse o rockman 9… Passei os 8 iniciais em 48 minutos do tempo cronometrado do relógio do jogo e só então percebi que realmente as fases estão sim um pouco maiores… Mas em momento algum isso atrapalhou a minha jogatina, muito pelo contrário… Eu sou um fanático que sempre quero mais e mais… Então estou super satisfeito ^^ Se você acha que está difícil pelo jeito errado… Jogue novamente desde o início e poderá mudar o conceito… Eu garanto! Esses tão assustadores one hit kill não passam apenas de sustos… Que facilmente podem ser superados com o tempo… Eu estou superando aos poucos ^^ Continuo dizendo que a novidade das cápsulas é sensacional e que também dão um show de desafio a mais… Cara… Agora reclamar da portinha na fase 1 do castelo? Já esqueceu do Rockman 2? do Dragão? Eu me senti nostalgiado isso sim pow… E vamos estudar esse chefe… Deve ter alguma maneira de matá-lo desviando e mesmo sem ser one hit kill… E o MegaphilX pode até corrigir isso quem sabe… Vamos esperar se for o caso XD. E pois é… Eu queria tanto falar de várias coisas, mas spoiler de jogo novo não dá, infelizmente… Engraçado… Eu gostei do final e fiquei até arrepiado com a fase final XD. Adorei a ideia… Não achei nada de desrespeito… Será que a demência continua com esse pobre fanático? Grande abraço maninho!

      • TH

        Não mano, vc entendeu errado, primeiro que aqui a gente já jogou pela primeira vez só com a buster, sem E e muito menos sem shop, e pelos seus comentários deu para perceber que vc não fez o mesmo o que me surpreende, rs. Deu até orgulho aqui da gente já ter conseguido fazer isso.

        E antes que vc diga que então a gente jogou errado pq na primeira vez devemos jogar usando tudo e só depois tentar fazer isso, já vou lembrando que o 9 e o 10 fizemos isso tb, e não houve problema algum, por mais que o 9 seja difícil, pois ele não é massante, não é cansativo. A não o último inimigo, pq vc tem que refazer todas as capsulas, mas mesmo assim o MMU conseguiu piorar com sua ótima ideia no lugar errado.

        Segundo, one hit kill é normal em games nes e eu entendo, o problema foi juntar isso com fase enormes que não tem nada a ver com Mega Man. Vc encarou como quanto mais melhor, mas não é bem assim. Ele poderia ter reaproveitado muito das idéias adicionais para montar quem sabe uma outra etapa, acho que vc sabe do que estou falando, não quero dar spoiller aqui.

        Tb concordo que quanto maior o game que a gente gosta melhor, mas não dessa forma.

        Quanto ao exemplo da portinha do MM2 que vc deu para justificar a ausência no MMU, compara o tamanho das telas que vc vai ver que a Capcom sabia muito bem que o que estava fazendo, ela não apenas decidiu, “ah, não vamos colocar portinha”, foi uma decisão pois a tela era pequena e fácil. Agora a do MMU é grande, cheia de one hit kill e exige arma, que se acabar, ou vc fica matando inimigo até encher ou se mata e joga toda a tela enorme novamente… Entendeu a diferença.

        É tudo questão de decisão maninho. As decisões devem ser acertadas.

        Quanto aos one hit kill, vc tem que concordar comigo que estão exagerados, um inimigo e dois inimigos do castelo possuem essa habilidade, não importa que depois a gente se acostume, isso não faz parte do DNA do Mega Man, isso que me incomoda e está incomodando um monte de gente.

        E é claro que existe uma maneira de passar o primeiro inimigo do castelo mesmo com os one hit kill, afinal a gente passou, sem usar arma, sem E e sem shop. Mas o que incomodava era ter que jogar novamente uma fase de 300 km e que exige arma, sempre que cometia apena UM erro no inimigo, entende?

        A novidade das capsulas é sim sensacional, eu disse isso, mas deveria ter sido usado de forma correta, ou vc não concorda comigo que é um saco passar por aquelas etapas massantes e fáceis toda vez que morre no dificílimo último inimigo. Isso está vindo de três pessoas que estavam jogando o game sem E e só com a Buster. Transformou uma puta ideia em encheção de linguiça. Se vc não entendeu o que eu disse com aproveitar melhor, depois eu te mando um e-mail ou a gente conversa no skype e eu te explico.

        Aqui pode ter um pouco de spoiller para aqueles que conseguirem ler nas entrelinhas, só avisando…

        Só leiam daqui para frente quem não ligar por perceber na entrelinhas o que acontece no final ou quem já terminou é claro.

        .
        .
        .
        .
        .

        Quanto ao final mano…. Eu não acredito que vc gostou e que não viu um desrespeito…. Sério? Vc joga com seu personagem favorito até o final do game, e é aquilo que vc recebe? O Mega Man não passa de um lixo…. Vc passou o game inteiro sem usar E, só na Buster e é a isso que vc é reduzido?

        A Capcom jamais contaria essa história, nem seu criador se viu no direito de contar, e se alguém um dia fosse contar, cabe a eles e apenas eles. Como uma pessoa de fora pode se ver no direito de fazer isso? E ainda por cima da forma que fez…. reduzindo nosso herói favorito em um bosta. Tenho certeza que a Capcom por mais que vcs chamem de mercenária e que tenha largado o Mega Man, jamais faria isso, pois pelo menos respeito ao Mega Man eles tem.

        Fazer um final sem as partes clássicas de todo Mega Man, Dr Wily quase não fazendo parte de nada, sem subir sombrancelha, sem parte da navinha, sem cápsula….

        O que me pareceu é que esse MegaphilX é mais fã mesmo de outra série, e agora que percebi pelo nome dele, agora tenho certeza. Por isso a grande ênfase nessa outra série, por isso a preferência por contar essa história e por vanglorializar esses personagens . Então, pq ele não fez um game dessa franquia e deixou o Mega Man em paz? Pq seria muito mais difícil não é mesmo?

        Isso dificulta muito a Capcom um dia agora querer lançar algo explicando como foi essa parte. E é por isso que tantos fã games são cortados por aí. Quando um fão game invade e coloca palavras na boca da dona da marca, entende?

        Tem um game dessa série que trata com o devido respeito essa parte da história, vc vai entender o dedo da Capcom com esse assunto, o respeito que deve ser dado.

        Acho que sinceramente vc não encarou da mesma forma que a gente pq não percebeu o que aquele final significa para a gente, não percebeu como o ProtoMan foi retratado ou não se importou em ver nosso grande herói Mega Man reduzido a coadjuvante, um lixo…

        E espero que não tenha me chamado de demente por expressar minha opinião aqui… não entendi essa parte.

        Abraço mano.

        E vida longa ao Mega Man! Ao MEGA MAN!!!!

        • Rokuman Senpai

          Putz… Entendi errado, me senti humilhantemente humilhado, mas mesmo assim boto a cara a tapa e digo que eu jogo na primeira vez sempre com tanks quando necessário… e pontos fracos quando os descubro… Numa segunda jogatina termino somente com a buster e sem os e-tank , e até sem os itens do shop (não sei se tenho culhões para fazer isso no Unlimited, PARABÉNS TH… TU É PHODA CARA! SÉRIO MESMO!). Eu também concordo que poderiam ter feito algo como no Rockman 3, 4, 5 ou 6 ( acho que entendi o reaproveitamento, foi isso? xdddd)…. Quando falei de demência, estava me referindo à mim mesmo ^_^ E não acho que o Unlimited prejudique a ligação da série clássica com a x (oficialmente pela capcom)… Vida longa ao Rockman! Abração TH!

        • Tive que ler isso, não aguentei de curiosidade kkk Resultado: fiquei preocupado.

          Se realmente esse cara fez o que eu estou pensando e seguiu aquela historinha meia boca fake inventada escrota de quem é fã do Zero, então ele se superou no tamanho da cagada.

          Por mais que a franquia esteja abandonada pela sua criadora, o futuro de cada personagem só pertence a ela, e o MegaPhilX perdeu uma grande chance de fechar o trabalho todo com chave de ouro.

          Mas se o que ele queria era criar polêmica e discussão, ele conseguiu também né…

  • JC

    Excelente texto, Rokuman Senpai!

    Tinha feito esse ranking na minha cabeça também, MMU só perde p/ o 2, o 3 e o 4 mesmo, realmente um jogo épico, histórico o que esses caras fizeram!

    Muito legal essa história de terem que mudar o nome e da coincidência de 2 Nitromans, puxa…

    E parabéns tb por terminar tão rápido, suei p/ passar de 2 fases até agora, que jogo difícil, eu já tinha desacostumado, hehe…

    • Rokuman Senpai

      Obrigado por ter gostado do Review, JC! Impressionante como o pessoal está concordando com o que eu disse e não houve praticamente controvérsias huehuuehuehuhehue. Essa do nitroman / trinitroman é genial… Alguém já chegou nele e gostou do chefe? Valeu cara! Eu encalhei logo no começo…. Um pouco na fase 1 do castelo… e Muito na fase 4 do castelo XD. Abraço!

  • Ale Helsink

    Fala, Senpai. Blz? Parabéns pelo post, cara. Vamos lá. Eu baixei o game e logo no dia seguinte já levei na casa do TH pra jogarmos. Tb amo a saga de MM desde a infância, e sempre foi minha série favorita de games. Ja fiquei impressionado logo de cara pela abertura. História bacana, os gráficos fantásticos e música muito boa. Tele após tela, fui ficando impressionado com os detalhes. Deu pra ver que foi feito um grande fã da franquia. Legal, curti a iniciativa. A dificuldade e as músicas me surpreenderam. Curti muito os bosses tb. Bem inventados e as batalhas são dinâmicas no melhor estilo MM . As 4 fases finais são muito legais, originais e com músicas incríveis, apesar de eu achar que ficaram extensas demais, fazendo que ficassem massantes após pouco tempo de jogatina. Mas ok…. Vale a pena quando vc chega no boss de cada uma, exceto o da primeira… Que tem um bug de deixar realmente puto da vida. Mas ok…
    Outra coisa que me desagradou foi a quantidade exorbitante de one hit kills do games… Achei exagerado. A surpresa na tela dos 8 chefes tb não me agradou. E é visível que a Capcom nunca fez isso por um motivo óbvio: é massante demais, mas isso nãoo me desanimou e nao tirou meu apreço pelo game e seu criador. Eu estava amando jogar mesmo assim.
    Daí… chegamos na última fase… Eu realmente estava tirando o chapéu pro MegaphilX… Mas o que ele fez no final, foi simplesmente inaceitável: eventos que jamais deveriam ser citados por um fã. É algo muito importante para ser contado pela pretensão alheia. Uma profanação que extrapolou todos os limites do aceitável. Achei desrespeitoso com os fãs e um ultraje contra o Blue Bomber. O game que deveria terminar como um game fantástico, e fazer do seu criador, um herói para muitos fãs de Megaman passou a ser, na minha opinião uma afronta à Capcom. E “colocar palavras na boca da Capcom” da forma como ele fez, não foi nada legal.
    Pra mim colocou a perder tdo o que ele fez nesses 5 anos e meio. Jamais aceitarei tamanho desrespeito! E achei o que ele fez com o robozinho azul, beirando ao humilhante…
    Sinceramente, acho que estou me arrependendo de ter jogado, pois toda a felicidade que tive nas horas que passei jogando o game se transformaram em tristeza, decepção e indignação…
    E esses foram os sentimentos que abateram três jogadores fanáticos pelo mascote da Capcom.

    • Rokuman Senpai

      Obrigado por ter gostado do Review, Ale! Cara, tenta não ser tão radical… Se o jogo tem tudo de bom, jogabilidade, trilha sonora, gráfico, etc… Não podemos dizer que tudo foi por água abaixo por um final considerado ruim… Esse final nem é oficial XD. O jogo é ótimo, o cara tem direito de expressar o que ele quer, o jogo é dele. Mesmo que eu não tivesse curtido o final, continuaria falando bem de todo o restante do game ^^ E esse colocar palavras na boca da empresa é bom… Ainda espero o X9 … Cadê o X9, dona mercenária? Não se arrependa por tão pouco e se sinta feliz por ter jogado um novo jogo onde quem deveria ter feito não o fez… Grande abraço e força parceiro!

      • TH

        É aí que está maninho…. O jogo não é dele!!!

        Tá vendo como as coisas se misturam?

        Se ele quiser se expressar da forma que quiser, então faça como o Locomalito, e crie uma história sua, um personagem seu, não lance um game de “homenagem” a um jogo que já existe e é de outra empresa e se ache dono do jogo.

        Eu não acho que o final estraga o jogo, pois como eu disse eu ainda recomendo pois ele é muito bom, o Ale foi mais radical que eu.

        Mas eu entendo ele mano. Pois a gente joga e gosta do Mega Man a muito tempo para ter que ver aquilo, engolir um final daquele. Realmente não dá vontade alguma de jogar novamente. Tira o ânimo pois mais que o jogo tenha um level designer incrível.

        E outra coisa que não acho justo é chamar uma empresa de mercenária apenas por visar lucro, afinal ela é uma empresa e respnde a cionistas e um game que não dê certo pode custar o emprego de muita gente. Se ela lançou 6 Mega Man para o Nes era porque dava bastante lucro, nenhuma empresa vai fazer algo de graça.

        Se a Nitendo ainda lança tantos games do Mario, é pq o Mario continuo dando dinheiro para a empresa. É simples de entender.

        O problema é que a Capcom tentou modernizar o Mega Man várias vezes e não deu nada certo, diferente com o encanador.

        Mega Man é uma série que só funciona mesmo assim, do jeito que é, e isso infelizmente não convence mais acionistas.

        Por isso acho o papel dos fãs tão importante! Fazer esses games que as empresas estão de mãos atadas para lançar.

        O errado é quando o fã se acha no direito de fazer o que ele fez.

        Espero que entenda a diferença de fazer uma homenagem e em TER o jogo e expressar da forma que vc quiser.

        Abraço maninho.

      • Ale Helsink

        Senpai, eu concordo com o ótimo level design, a trilha fantástica e o gráfico muito bom. Mas isso não dá o direito de fazer o que ele fez. Se for assim, é só a Capcom continuar reinventando o MM como já fez pra outras plataformas mais potentes. e já vimos que isso nao deu certo. É como eu disse: eu estava amando jogar, só que o final me causou revolta. O Th já disse tudo quando mencionou que reduziram o MM a coadjuvante e o trataram como um lixo no final do game. E isso nunca vamos engolir. Quanto à “mercenária”, eu jamais teria uma empresa que não visasse lucro. Isso se chama caridade. Quem faz isso não é empresa, é ONG e entidade filantrópica. Não estou contestando aqui a capacidade do MegaphilX de criar um game, muito menos falando que o jogo é ruim, mas ele tomou decisões muito infelizes quanto ao final da história, foi pretensioso e desrespeitoso ao extremo. Mencionou eventos que jamais deveriam ser mencionados por um fã. Na dá pra ver aquele final sem ficar revoltado. Desculpe, eu sou fã desde criança do game e é minha franquia favorita, mas nao sou fã incondicional e entusiasta ao ponto de aceitar tudo que fizerem pela simples questão de que “vou jogar mais um megamn 8 bits.”
        Nao aceito o que fizeram com meu personagem favorito:. Usá-lo como ponte pra destacar outros personagens….. Nao dá.
        Sim, o jogo é muito bom e divertido, mas a história vira uma porcaria no final.

  • Joguei um pouco de MM Unlimited pra testar, e rapas… o jogo é difícil demais!!! Não estou gostando do tando de buracos que
    ele tem com coisas que nos matam de primeira, isso pra mim deixa o game mais
    frustrante que divertido. Dificuldade é boa quando é pra te desafiar, não pra te frustrar!
    Em contrapartida, estou adorando o design de fases, muito bom!!

    • Rokuman Senpai

      Salve boss! Relaxe na cadeira, termine o Dark Souls de boa e depois jogue o Unlimited! Não tenha pressa e sim muita paciência… Assim que terminar o Unlimited com calma pela primeira vez, (eu demorei 4 dias cara) verá que numa segunda jogatina, tudo não passou de um susto, e que esses tão assustadores buracos e coisas que te matam de primeira, a maioria deles não o afetarão mais. Palavras da experiência própria… Tudo não passou de um susto. Boa diversão e grande abraço!

  • Ulisses Seventy Eight

    Fala Rokuman tudo bem?
    Sobre esse game sem palavras, é muito bom mas um pouco difícil pra quem está enferrujado, experimentei ele e achei muito fantástico.
    Com tanto spoiler fiquei mais curioso para terminar ele. A propósito que tipo de controle para PC recomendaria? Estou em busca de um controle decente para jogar pois já testei vários, e só gostei de um antigo da Logitech muito bom mas não tem aqui no Brasil.
    Voltando ao post, cara é muito bacana a dedicação quando traz seus frutos recompensadores. Sei o que é isso quando conquisto algo, simlpesmente bacana mesmo.
    Admiro muito os jogos do Rockman (prefiro assim pois conheci antes em japa, acho mais legal, ainda mais pela influência do Rock pelo seu criador).
    Fico triste na geração atual que não vejo novidades faz tempo, ainda tenho esperanças em algumas empresas que me marcaram.

    Enfim, bela matéria, se possível poderia publicar um mini detonado para ajudar alguém que precise e tenha dificuldades amigo. Seria muito bom, ou pelo menos a ordem dos inimigos e como acabar com eles.

    Fica a dica, eu mesmo me matei terminando Ninja Gaiden I e foi muito reocompensador, e jogo difícil pacas, foi questão de honra.

    abraços.

    • Rokuman Senpai

      Recomendo o controle de NES! Procure por algum conversor de usb para a entrada de controle de NES!

      A seguir, SPOILERS!

      Sequência dos chefes: Trinitro – Nail – Tank – Comet – Jet – Yo-Yo – Glue – Rainbow. O mais difícil vai ser derrotar o trinitro com a arma comum, o restante tu tira de letra! Contra Yoku, utilize a arma que do Trinitro (ponto fraco do Nail). Chefe 1 do Castelo utilize a arma do Jet (ponto fraco do Yo-Yo). Chefe 2 do Castelo utilize a arma do Glue (ponto fraco do Rainbow. Chefe 3 do Castelo eu fui de buster o.o. Se chegar na fase 4 dá um grito!

      Abração!

      • Ulisses Seventy Eight

        obrigado amigo isso que é prestação de serviço, tem ideia de quanto custa esse adaptador?
        to no pc mesmo no teclado e ja to chegando longe.
        valeu

  • CODY

    Beleza Senpai;
    Baixei o jogo ao ler a sua matéria e pude constatar o excelente trabalho feito; Ainda não o terminei por falta de tempo, tbm estou com o mega vs street na fila para terminar, tudo que sai a respeito de nosso amigo azul é recebido com mto entusiasmo por nós que somos fãs, pena que a capcom não abra os olhos para isso e aproveita esse personagem tão carismatico e acessivel para todas as idades, sem a violência extrema dos jogos atuais;

    • Rokuman Senpai

      Salve Cody! Obrigado por ter gostado do Review! Tem que terminar cara! Antes do MM vs Street XD… Mas tem que terminar os dois XD. X9 ainda vai sair… eu tenho fé! Grande abraço!

  • Leo Gomes

    Sem mais, eh jogão!! Agora só falta a Capcom dar uma de “Sega” e mandar cancelar o jogo…

    • Rokuman Senpai

      Bem… Nisso a Capcom manda bem… Aparentemente ela não vai se pronunciar a respeito… Mas se o fizer, já tenho minha cópia de Megaman Unlimite guardadinha à 8 chaves XD. Grande abraço!

  • Adriano

    Saudações, Rokuman Senpai! O review está ótimo! Sou novo na área a fã do robô desde que joguei o “mega rockman 2” no turbo game (temos histórias parecidas!..rs)
    O jogo é sensacional! Sem dúvida! Chefes criativos, músicas primorosas e ótimo level design!
    Não terminei ainda, pois tenho que me virar em arranjar tempo entre meus compromissos profissionais e acadêmicos, mas não posso deixar de concordar com o TH. O game parece ter momentos em que a busca por dificuldade e desafio se torna obsessiva! As fases são enormes e as armadilhas letais nunca foram tão numerosas! Muitas vezes a intenção parece ter sido te irritar, te punir com situações que parecem querer atingir direto o seu psicológico! Nunca tive a sensação de jogar um jogo do Mega (e olha que eu só não joguei os do game boy) e me sentir cansado e desgastado.
    Concordo que a ideia de colocar aqueles pedaços de fases antes de volta dos chefes foi extremamente desnecessário! Todo o seu esforço de passar por muitos dos inimigos pode ser colocado por água abaixo por um mínimo erro, muitas vezes causado pelo cansaço e frustração. E com certeza isso não foi feito antes por questão de bom-senso!
    Mas concordo tb que depois de memorizar e praticar as fazes algumas coisas ficam mais tranquilas, mas ainda sim não menos cansativa e desanimadora. Eu estava “rejogando” os games do nes e estava parado no 4 e estava fazendo isso com enorme prazer, mas chegar ao final de MMU está sendo cansativo e penoso e tal tarefa ainda não foi abortada por se tratar do carinho de um fã que a move!
    Enfim, agora é partir pra tentar finalizar e ver esse final tão polêmico. Acho que por não se tratar de um produto oficial não tem sentido ser tão radical, mas não dá pra negar que MegaPhil foi muito pretensioso em inúmeros fatores nesse jogo, O cara tinha tudo pra fazer algo realmente marcante no melhor sentido, mas começa a ficar fadado a ter desenvolvido um jogo para poucos, E mais uma vez digo joguei quase todos, do 1 até o 10, todos os da série “X”, da sensacional série “Zero”, Os Advent, mas nenhum me causou o cansaço, frustração e desânimo que esse ótimo jogo está me causando,
    E mais uma vez, o review ficou ótimo! Grande abraço aê pra toda a galera!

    • Rokuman Senpai

      Saudações, Adriano! Obrigado por ter gostado do Review! Seja bem-vindo ao Retroplayers, parceiro! Fico feliz por ter conhecido esse personagem maravilhoso de uma maneira parecida com a minha XD. Cara, tenta administrar um tempinho pra jogar que cada fase vale a pena! Achei o jogo tão emocionante de difícil quanto alguns dos games Rockman World de Gameboy (menos Rockman World 2 que é facinho XD). Também já joguei todos esses jogos que você citou… E no Unlimited pude ter a mesma sensação que em todos… Ou até gostei mais… Eu curto essas dificuldades exageradas ^^ Abração!

      • Adriano

        Hahaha…Sim, Rokuman, eu percebi que você é taradão por dificuldade!…hehe XD
        Rapaz, eu finalmente cheguei ao fim desse ótimo game na manhã do último domingo. Ainda acho o game meio exagerado em certos pontos da dificuldade, mas depois de um tempo com memorização e prática a tarefa fica menos penosa. Achei o final até “menos difícil”.
        Quanto ao final, eu achei interessante a visão do MegaPhil! Tá certo que ele cavucou num ponto em que NEM O CRIADOR OU A PRÓPRIA CAPCOM fizeram! Mas eu achei interessante e válido. Entendo a revolta de alguns fás, mas sei lá, a parada não é oficial e acho que não se tem motivo pra tanto barulho!
        E é isso aí! Parabéns pelo site, mais uma vez pelo review e um grande abraço aê!

        • Rokuman Senpai

          “Quanto ao final, eu achei interessante a visão do MegaPhil! Tá certo que ele cavucou num ponto em que NEM O CRIADOR OU A PRÓPRIA CAPCOM fizeram! Mas eu achei interessante e válido. Entendo a revolta de alguns fás, mas sei lá, a parada não é oficial e acho que não se tem motivo pra tanto barulho!”

          É Exatamente o que penso e o que poderia ter dito ao TH! Acrescento dizendo que o final de MMU na minha humilde opinião não atrapalha o lançamento de algum novo jogo de rockman na capcom ou a continuidade da série do mesmo… Mas sim a saída do INAFKING! Mais uma vez obrigadão por ter gostado do REVIEW! Grande abraço!

  • Colonel

    Belíssimo texto Rokuman Senpai. Dá pra perceber pela forma que você escreve o quão fã de Megaman você é.

    Não vou escrever nada sobre o jogo, pois ainda não terminei (tá faltando todo o castelo do Wily ainda). Mas os comentários do TH só me deram + vontade de chegar no fim e ver qualé a polêmica, rs. Apesar que já tenho um palpite tendo em vista o plot inicial do game.

    Assim que fechar a parada, volto aqui pra comentar.

    • Adriano

      Meu amigo, vai fundo que o final vai render muuiitttaaaa polêmica entre os fãs!…Eu ainda vou dar uns pitacos aqui, mas tire suas próprias conclusões! Cai dentro, porque vale a pena!

      • Leo Gomes

        Eu, como n ligo mto pra idéia de SPOILERS e tal, eu vi o final e digo: Mesmo com um pusta jogaço, o MegaPhilX fez uma bela bosta fazendo aquilo.

        • Rokuman Senpai

          Que pena que não curtiu esse final alternativo, Leo…

    • Rokuman Senpai

      Obrigado por ter gostado do Review, Colonel! Eu amo Rockman! Aguardo seu comentário pós término do game! Grande abraço!

      • Colonel

        Finalmente terminei o game e sem dúvidas é um ótimo jogo,
        talvez eu nem soubesse distinguir ele de um Megaman oficial apenas mostrando o
        gameplay. Pra mim foi ótimo voltar a
        jogar um game da série clássica digno já que ainda não tive a oportunidade de
        jogar o 9 nem o 10 (e aquele Megaman VS Street Fighter na minha opnião é bem ruinzinho)

        Como dito nos comentários, o jogo é absurdamente difícil,
        mas de um jeito diferente do comum na série do robô azul. Ao invés de fases que
        testam sua habilidade e que depois de treino você consegue vencer usando (se
        precisar) um e-tank, esse mostra fases muito longas e absurdamente lotadas de
        malditos espinhos e buracos traiçoeiros (em especial no castelo do Wily), o que
        meio que te força a se entupir de itens pra seguir até o final. A não ser que
        você tenha uma paciência gigantesca além de extrema habilidade.

        Quanto às qualidades do game, assino em baixo o que o
        Rokuman Senpai escreveu no post. Fãs tem potencial pra fazer games até melhores
        que os lançados oficialmente. Quanto ao final…

        SPOILER

        SPOILER

        SPOILER

        ….

        Embora tenha enorme respeito pela série clássica – e acho
        ela fantástica – cresci mesmo jogando a série X e esta é a minha preferida.
        Dito isso, o criador só pode ser fã tosco do Zero pra reduzir o Megaman àquilo
        mostrado no final do game. Ele poderia mostrar aquele resultado de N formas que
        não fossem desrespeitosas para com o protagonista.

        Pessoalmente não gostei nenhum pouco, e só não fiquei mais
        chateado por não ser ultramegafã do robozinho azul clássico. E numa boa? Fico feliz
        de que não seja o final de um jogo oficial. Mesmo. Pena, pois o jogo em si é
        muito bom.

        • TH

          Como é bom ler isso Colonel, ainda mais de um fã de Mega Man X, isso mostra que o cara que viajou mesmo, pq não mostrou nenhum respeito pela série clássica, é como se simplesmente a tivesse usada….

          Foi muito triste e compartilho da mesma opinião, que não é um game oficial, mas tb sei que jamais seria. A Capcom jamais faria isso.

          Por muitas vezes enquanto jogava, falava de um detalhe aqui ou alí mas sempre dizia, que se passava fácil por um game oficial de número, mas aí vem a bomba…

          Não tem como descrever melhor do que vc e eu já fez e uma simples frase: Uma pena….

  • ZEMO

    Puxa, Sempai, triplicou minha vontade de jogar esse jogo.

    • Rokuman Senpai

      Salve, Zemo! Jogue sem delongas parceiro! Não se arrependerás! Abraço!

  • diogo.j15

    minha avaliaçao das 8 primeiras fases (q foi onde parei ate agora) é que de inicio achei o jogo com a jogabilidade meio dura, muitos inimigos q te forçam a parar, saltos dificeis, inimigos e obstaculos q atrapalham na dinamica do jogo. nao lembro de nenhum do nes q fosse tao duro qnto a jogabilidade, salvo tlz o pelo RM 1.qnto as musicas eu nao posso dizer menos q: sensacionais. muito maneras q ajudam muito na diversao e na tragetoria do jogo, pra mim ja é uma das melhores trilhas da serie. graficos, pra mim é oq ja foi dito. ficaram excelentes, mas difrerentes do nes, um pouco mais vibrantes qnto as cores e nao sei bem o termo tecnico, mas os detalhes me pareceram mais definidos nos cenarios e na abertura. apesar da alta dificuldade das fases, q demorei em 4 delas pra conseguir vencer, com muitas repetiçoes e continues, acredito nao ser tao dificil qnto o 1, ta no nivel do 4 tlz. nao é tao dificil tmb pq todos os 8 primeiros mestres podem ser facilmente derrotados apenas com o rockbuster, oq nao é tao comum, apesar de ate agora apenas o primeiro mestre das fases finais do RM3 foi q nao consegui vencer sem usar os itens dos mestres anteriores (eleckman do 1 tmb é infernal, mas da pra matar, rs). eu particularmente axei essa dinamica lenta da jogabilidade, por parte dos inimigos e obstaculos, meio massante no inicio (comecei pela fase do jetman) , mas depois fui me acostumando ou as outras fases nao eram tao chatas, so jogando de novo pra ver. de qlqr forma o jogo evoluiu muito e termos de diversao e desafio pra mim, fui jogando, jogando e ate entao nao parei e lhe dei dedicaçao exclusiva. em relaçao a comparaçao com os outros jogos, axo dificil dizer, vai muito do gosto e do momento. por exemplo, pra mim e pra maioria o RM1 é o pior, mas eu me diverti tanto com ele, mesmo com todos os defeitos q mesmo axando O MMU melhor, nao posso dizer q gostei mais, e ja o RM3 q é dito por muitos com um dos melhores ou o melhor, eu ja nao curti tanto. entao essa avaliaçao fica a criterio de cada um. pra fechar, o jogo ficou uma perola rivalizando fortemente com os oficiais e q em termos tecnicos pode ser ate melhor q varios deles, a unica coisa gostaria de mudar sao os nomes dos personagens pro nome original japa e poder jogar com o Blues.

    • diogo.j15

      ah, e o MMU da uma coça de perna de 3 no MM vs SFsim, esse jogo é fraco demais

      • Rokuman Senpai

        De acordo em partes… Como disse no review… MM vs SF é um bom jogo… Mas não se compara ao MMU! Abraço!

    • Rokuman Senpai

      Salve diogo.j15 ! Cara, não sei explicar, mas para mim o jogo não é nada duro em questão de jogabilidade… Consegui jogá-lo completamente e suavemente tranquilo… Ele fluiu totalmente de início ao fim XD. A trilha sonora, o gráfico e o desafio… Ficaram todos sensacionais! Preciso jogar novamente para enfrentar os mestres com a Rockbuster xdddddd. O chefe que você não consegue por acaso não seria o segundo do castelo no Rockman 3? E o Elecman tem um macete de tempo que dá pra pegá-lo ^^ Meu Rockman favorito é o 3 XD. E também gostaria muito que os nomes dos personagens estivessem em japa… Grande abraço!

      • diogo.j15

        oq eu disse esta muito atrelado a dificuldade mesmo, e tmb a fase do jetman q foi a primeira e mais chocante pra mim, a primeira impressao meio q ficou…pelo menos ate eu conseguir passar de mais uma ou duas e ver q era so akela fase q ficou um tanto exagerada. o lance foi q nessa fase ha muitas pausas e isso prejudica a fluides do jogo alem doq no RM sempre houve uma mescla de decoreba com reflexo e em certas partes, os criadores do MMU deram preferencia a decoreba. e uma das coisas q esqueci de comentar foram os elementos de cenario e inimigos novos (nao sei se sao exatamente novos pq nao joguei o 9 e o 10) que deram uma vitalidade legal pro jogo.

        • Rokuman Senpai

          Cara… A fase do Jetman é genial xdddddd… Terminei os Rockmans 9 e 10… E sim! Muitos inimigos exclusivos do MMU… Fantástico!

          • diogo.j15

            senpai, com relaçao ao RM 8. qual a sua avaliaçao basica? pergunto isso pq nao peguei a epoca do PSone em diante, ou seja, parei na era 16 bit. e fui jogar o 8 a pouco tempo. eu gostei bastante das inovaçoes na jogabilidade mas achei os controles muito pesados, a movimentaçao é lenta e isso me fez sentir akele gosto de ter um possivel grande jogo nas maos mas q foi desperdiçado. oq vc acha dele?

          • Rokuman Senpai

            Opa! Acho as armas legais, a jogabilidade mediana, os gráficos bons, os animes sensacionais, as vozes americanas RIDÍCULAS (as japonesas são sensacionais!). Ah sim, a música é boazinha até XD. Nota 6 para 7 de maneira geral ^^

      • diogo.j15

        oq nao consegui matar so com o rockbuster é a fusao do gutsman com o do boomerang. so matei usando o item de um dos mestres.

  • André Luíz

    Show de bola mesmo esse jogo hein parceiro! Mas eu achei um Bug: na sala onde estão os teleporters que levam aos chefes, fique de pé em cima do portão que se abre quando você derrota os 9 chefes novamente e chame o ED para dar itens para vc…megaman começa a correr e entra no chão e finalmente cai em um buraco inexistente!

    • Rokuman Senpai

      O.o

      Tentarei um dia…

      Valeu XD

  • Ricardo

    Aaaaaa Zereiiiiiiiiii jogo fdpppp kkkkkkkkkk Loko demais

    • Rokuman Senpai

      NYAUHAUHAUHAUHUHAUHAUH

      PARABÉNS, PARCEIRO!

  • Rubinhomoto

    Parabens pelo review Semps… ficou muito bacana!
    Eu baixei o jogo e futuramente vou encaixa-lo numa jogatina!!

    • Rokuman Senpai

      Obrigado por ter gostado, Noobens ^^

      Jogue assim que terminar os 6 de Famicom…

      Abraço!