Retro Review: Super Monaco GP – MD

super-monaco-GP-mega-drive-retroplayers-review-banner

Hello caríssimos leitores do RetroPlayers! Como vão vocês? Como dizem que a primeira vez é inesquecível, cá estou eu debutando no seu site predileto de velharias gamers, muito prazer ^^.

E pra começar a todo vapor, hoje trarei para vocês um escrito sobre meu jogo de corrida de Fórmula 1 favorito!!! Então, adentrem em seus cockpits e tomem os seus lugares no grid, porque a luz verde* deste Retro Review vai acender agora!!!

29711_front

Tá, tudo bem! Podem me chamar de idosa… Mas garanto que quem nasceu na década de 80 e pode contar com a boa e velha companhia do nosso querido Megão teve uma grande chance de ter passado boas horinhas de tardes a fio curtindo este game na sala/quarto de casa…

Super Monaco GP é um simulador de corrida de F1 lançado pela SEGA (inicialmente para os arcades) no ano de 1989. Sua principal inspiração, como se deduz pelo próprio título do game, foi o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. O game foi portado para algumas outras plataformas, dentre elas o Master System, que possui uma versão bastante respeitável para um console de 8 bits, a qual também detém uma boa parcela do meu apreço. Entretanto, no post de hoje, vou discorrer sobre a versão lançada no ano de 1990 para o console de 16 bits da nossa queridinha ‘Service Games’…

Clássico dos games de corrida, Super Monaco GP completou seu jubileu de prata em 2014, mas ainda com espaço cativo no coração e na memória dos fãs, tanto do console quanto do automobilismo em geral. Não obstante a isso, muita gente nem sempre percebia a grande riqueza de detalhes presentes no game.

Tela de apresentaçãoVou simplesmente pular os méritos que a “tchurminha” mais nova (olha o velho papo de gente véia aí…kkk) adora usar pra comparar os games atuais com os antigos (gráficos ultra-realistas, escuderias licenciadas, com nomes de pilotos e equipes verdadeiros e mais um monte de baboseiras que o pessoal de hoje acha ser a única coisa relevante em um bom jogo). Creio que além de desnecessário, este assunto já foi mais do que debatido por aqui. Vamos esquecer isso por um instante e reverenciar a capacidade da galera da SEGA por terem conseguido transmitir tanta emoção para o jogo, mesmo sem terem a possibilidade de lançar mão destes elementos à época.

Super Monaco GP propicia ao jogador a sensação de incorporar-se em um piloto de corrida iniciante ao trazer a proposta de princípio de carreira em uma equipe pequena (Classe C). O jogo também acrescenta uma boa dose de desafio ao impor a necessidade de se desafiar e vencer outros pilotos com carros sensivelmente melhores, para poder conquistar espaço e sucesso durante a carreira, ganhando corridas e títulos. É muitíssimo interessante (e importante) a possibilidade de ascensão e evolução no decorrer da jogatina, até porque isso é algo imprescindível caso o jogador esteja com a pretensão de terminar o game, pois é preciso ser campeão em duas temporadas consecutivas para conseguir este feito.

O mais legal é que não somente o jogador pode desafiar outros pilotos, como ele também é desafiado. E pode acabar perdendo a sua posição na melhor escuderia caso não consiga superar os seus rivais.

''Seus dias de glória acabaram!!!'' - G. CearaSem poder se utilizar de equipes licenciadas, a SEGA precisou “se virar nos 30” para criar um ambiente semelhante ao que se via nas pistas no final da década de 80. Todavia, eles conseguiram cumprir muito bem a missão que lhes fora confiada. Era possível associar sem muita dificuldade as equipes e os pilotos do jogo com os reais que estavam no grid em meados de 89/90, até o próprio Ayrton Senna (que pra quem não sabe era seguista assumido e deu até uns “pitacos” na produção do game) era facilmente reconhecível na pele do temível rival “vilão”: o G. Ceara.

Todas as escuderias do game foram inspiradas em times reais da época, contudo, nem todas eram facilmente reconhecidas. O jogo contava com 16 equipes, sendo elas divididas em 4 categorias (A,B,C e D), com 4 equipes cada uma, sendo que o “candidato a piloto” iniciava sua carreira na pequena (porém simpática) Minarae – o famoso carrinho amarelo e branco que começa desbravando o pedaço mais lento do grid. Não é preciso ser “expert” em F1, pois já dá logo pra perceber que o prezado novato estaria (na vida real) correndo pela Minardi.

A simpática Minarae - escuderia inicial do jogador

Mas vamos à lista comparativa das equipes “virtuais” com as reais:

Categoria A:

Madonna = McLaren
Firenze = Ferrari
Millions = Williams
Bestowal = Benetton

*Uma curiosidade: O nome ‘Bestowal’ é um trocadilho com “best of all” ou “a melhor de todas”. Se bem que eu prefiro muito mais o trocadilho “best or wall” (melhor ou muro). É muito mais divertido!!! Kkk

Categoria B:

Blanche = Brabham
Tyrant = Tyrrell
Losel = Lotus
May = March

* Mais um trocadilho, só que agora com os meses do ano…hahaha

Categoria C:

Bullets = Arrows
Dardan = Dallara
Linden = Ligier
Minarae = Minardi

*Querem mais uma? O G. Ceara começa a segunda temporada (claro, quando se é campeão na primeira. Se não for, ele não aparece) desafiando a Madonna, até então do jogador, correndo pela Bullets, que, com o perdão do trocadilho, corre feito um tiro!!!

Categoria D:

Rigel = Rial
Comet = Coloni
Orchis = Onyx
ZeroForce = Zakspeed

*Bem, acho que aqui não tem mais nada pra acrescentar não. Dá até dó desses pobres coitadinhos…kkk

''But I made up my mind I'm keeping my baby! I'm gonna keep my baby - uuh ooh'' (risos)Os nomes dos pilotos seguem a mesma linha dos das escuderias. Não farei as devidas comparações, até para que o texto não fique ainda mais longo. Deixo espaço para que os interessados possam pesquisar mais a respeito. Apenas farei menção honrosa aos pilotos “A. Picos” (Nelson Piquet), “M. Hamano” aaahhh mano… (Satoru Nakajima) e também o saudoso Nigel Mansell, sem seu famosíssimo bigode, na pele de“R. Cotman” (e o Cotman é o cara no game!!! Piloto revelação na 1ª temporada, mesmo correndo pela Rigel) além, é claro, do nosso querido e inigualável Ayrton Senna, incorporado na pele do corredor “G. Ceara”, conforme já foi mencionado.

Cada temporada do game conta com 16 pistas, todas elas inspiradas nos circuitos dos países que compunham o calendário automobilístico de 1989. A diferença está na ordem das etapas, já que no game, San Marino (com a maldita curva Tamburello, que ceifou a vida do nosso querido Senna naquele fatídico 1º de maio…) abre o calendário, tendo o Brasil como sequencia e o fechamento com o famoso (e difícil) circuito de Mônaco.

A palavra que nenhum piloto deseja ver...Argh!!!Super Monaco GP é um game de corrida divertido, desafiador e inovador (para a época). O fato de possuir a visão do cockpit e do bico do carro, é um espetáculo a parte e com certeza foi um grande diferencial, já que a maioria dos games de corrida da época somente contavam com a visão do carro “em 3ª pessoa”. O jogo também exige estratégia e um certo “know-how” em algumas pistas, pra não haver perdas de tempo com paradas desnecessárias no pit, bem como cuidado para não se acidentar em batidas verdadeiramente catastróficas em placas e barreiras de pneus; batidas essas que davam um susto danado, pelo som da pancada e o efeito da luz da tela piscando, isso sem falar do amargo que subia na garganta de ver as letras da palavra “RETIRE” dançando na tela. As músicas são muito bem feitas e totalmente arrebatadoras. Não precisa de muito e logo você já se pega cantarolando os clássicos do game. Já as falas não estão tão bem feitas assim, pois parece que é o Pato Donald quem está transmitindo as mensagens pelo rádio da equipe… Mas, apesar disso, elas são cativantes e eu não conheço ninguém que não fique imitando e repetindo as vozinhas com as frases de efeito do jogo!

Um fator bem característico do game, mas que pode ser bastante irritante para alguns apesar de realístico, é o som estridente dos motores dos outros carros. Quando se está no meio daquele bololô de carros, ainda mais se você estiver jogando o game utilizando fones de ouvido, a sensação que dá é que tem um milhão de “vespas assassinas” zumbindo nos nossos ouvidos…

Outra coisa bizarra, mas bem divertida, é o fato de você poder atropelar o carinha de macacão laranja que fica no meio da pista, abanando a bandeira quadriculada no final das corridas. O coitado voa longe quando a gente faz isso e eu sempre me mijo de rir com essa cena

Olha o coitado aí... pronto pra voar de novo U_U

***Curiosidades Finais***

Sabem aquela modelo loira, de maiô amarelo, que aparece para dar as boas vindas ao jogador na tela da seleção do modo de jogo? Pois é, ela é real! Quando você jogou (ou ainda verá, quando jogar) este game, talvez não tenha feito ideia, mas a moça em questão trata-se de uma pessoa de verdade, que fez até um “relativo sucesso” há alguns aninhos atrás…

A referida moça é ninguém mais, ninguém menos que a modelo ‘Mercy Rooney’, capa da revista “Playboy”, nos Estados Unidos, em dezembro de 1972. Mas vocês podem ir tirando o cavalinho da chuva se pensam em sair por aí cantando a moça, pois mesmo que ela ainda esteja viva, duvido que ainda tenha o mesmo corpinho da época… Mas enfim, não há o que fazer. Cedo ou tarde a idade chega pra todo mundo. Como diz a minha mãe, “Ou fica velho, ou morre novo”. O fato é que as coisas caem e a gente tem que aceitar, não tem outro jeito…kkk

Nem o Sonic acreditou quando ficou sabendo...kkk

Em fim, uma foto de Mercy foi vista pelos designers tarados da SEGA, que acharam que a moçoila seria ideal para representar a “Paddock Girl” do game, e tudo isso sem que ela soubesse!

SUPER-MONACO-GP-MEGA-DRIVE-REVIEW-SCORE-RETROPLAYERSFoi só dar uns retoques na imagem e colocar o famoso maiô dourado que Mercy Rooney ficou para sempre sacramentada como a famosa “garota loira da abertura de Super Monaco GP”. Pois é, quem diria hein?? Mas tenho que reconhecer: a moça era mesmo bonita pra caramba!!!

Bem meus queridos, é só tuuudo isso por hoje. Espero que vocês tenham gostado deste escrito. Agradecimentos especiais ao Sr. Caduco por mexer os pauzinhos para que meu trabalho pudesse aparecer aqui no seu site predileto de velharias gamers, e ao meu querido irmão P.H. que me deu inspiração para falar sobre o game. E meus mais sinceros agradecimentos a todos que leram até o fim.

Grande beijo a todos e até a próxima!!!!

@-}–

Sobre Cherry Pie

Apenas uma singela torta de cerejas que apareceu aqui na porta da redação, e como nós adoramos cerejas, resolvemos deixar ela entrar ^^
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Parabéns pelo ótimo review! A primeira coisa que me lembro quando falam à respeito do jogo é sobre o quão divertido era atropelar o carinha com a bandeira quadriculada… Eu e meus amigos morríamos de rir, mas de passar mal até! Eu não sei os programadores do game fizeram isso propositalmente, mas prefiro pensar que não.

    • Jean

      Claro que não foi de proposito. Atropelar um cara e ele sair voando? Certeza que é bug rs

      • Cherry Pie

        Hahaha…
        Eu tenho sérias dúvidas… rsrs

        • Marcelo Cobo

          Eu acho que foi proposital sim, pois é possível fazer isso no Super Monaco GP II, lembro que fiz sem querer e foi muito hilário!

          • Cherry Pie

            Também acho…
            Por isso que respondi ao Jean que tinha sérias dúvidas quanto a isto ser um bug…
            Agora, sobre ser hilário, disso eu não tenho dúvidas!!! kkk
            Valeu Marcelo!! =D

    • ZEMO

      Eu acho que os caras que fizeram o jogo também riam de passar mal com essa piada aí do loucura da bandeira que com certeza fizeram de propósito! A pergunta é: deixaram no jogo de propósito ou esqueceram de tirar?

      • Fala Zemo! Hahahahaha, eu penso que os caras fizeram sem querer, depois viram que era engraçado e deixaram assim… Se eu fosse um dos caras envolvidos com a produção na época, até sabotaria para deixar o bandeira bugadão, mesmo se ninguém permitisse! 😛

        • Cherry Pie

          Somos dois!!
          Quer dizer… se eu manjasse desses paranauê…rsrsrs

      • Cherry Pie

        Cacilda, esse assunto rendeu, hein?? kkk
        O curioso é que é uma coisa tão simples: você tão somente bate o carro no tiozinho e ele decola pro espaço… mas é absurdamente engraçado!!!
        Me arranca gargalhadas até hoje, ainda mais porque sempre vem acompanhado com um “suuuuuubiiiuuu”, que eu solto quando consigo acertar ele…rsrsrs
        Ah, se tivessem tirado o jogo não seria mais a mesma coisa…kkkkkkk
        Valeu ZEMO!!

        • ZEMO

          Então, Cherry! Esse tipo de brincadeirinha dá uma quebrada boa na tensão do jogo. É um jogo tenso, que exige muita precisão, concentração, cê tem que ter a pista na mente e a mente na pista, e esse tipo de coisa dá aquela descontraída necessária.
          (claro que é tenso pra mim, e não necessariamente para outras pessoas…)

          • Cherry Pie

            Verdade!!
            Sinto um pouco isso também…
            O pescoço e os ombros chegam até a ficar um pouco tensionados, mas depois que cruzo a linha de chegada e vejo a cena do carro entrando no box da equipe e recebo um “Good Job”, respiro aliviada e consigo relaxar um pouco…
            Quer dizer… até eu começar na próxima pista…kkkkkkk
            Mas sem dúvidas, ver o carinha voando leva toda a tensão pro espaço junto com ele…
            Chega até a ser um consolo de quando, por exemplo, eu não terminei em uma colocação boa… eu penso: “Ah, mas pelo menos consegui fazer o tiozinho decolar… já ta bom…”
            kkkkkkk
            XD

    • Cherry Pie

      Fala Rafa, tudo bem?
      Obrigada pelo elogio!
      Hahaha, sem dúvidas! Perseguir o tiozinho do macacão laranja é de lei!
      Eu mesma fico parecendo a Rasputia do Norbit, naquela cena que ela corre com o carro atrás do cachorro… (que sádica eu…kkk)
      Se foi essa a intenção da galera ou não eu realmente não sei… mas são poucas as pessoas que conheço que não ficam doidas pra atropelar o pobre coitado…rsrsrsrs
      Valeu cara! 😉

  • William Mendes

    Obrigado por mais um review de um jogo do meu querido Mega Drive! Esse jogo é realmente um clássico da era 8/16bits.

    • Cherry Pie

      Fala Will!
      Obrigada pelo comentário!
      Ah, difícil quem pode ter um Megão em casa e não deu ao menos uma experimentadinha nesse game…
      Até porque não era raro encontrar ele naquelas coletâneas de Top 5/Top 10 daqueles cartuchos que a SEGA costumava produzir (e que salvavam a vida de muitos que, como eu, não tinham condições à época – aliás, pra ser mais específica, o MD nem era meu; foi um tio meu na época que deixou ele aqui em minha casa a título de empréstimo. Quase tive um treco quando chegou a hora de devolver… pareciam que iam levar um pedaço de mim…)
      Mas enfim, serei sumamente grata a ele pelo console e por todas as experiências e portas que ele abriu pra mim…
      É isso.
      Valeu man!! =D

  • leandrovallina

    Belíssimo texto de estreia, além de conseguir ser nostálgico, a ponto de dar vontade de re jogar o game, ainda veio cheio de informações e curiosidades.
    Super Mônaco GP é um game que tem a cara e o gosto dos nossos domingos com Senna, eu adorava acabar de ver a corrida na TV e logo em seguida já ligava o jogo e a tela de abertura do game tem um toque lindo de realidade, com aquela imagem meio que distorcida , que era exatamente uma câmera filmando a pista mas com o visor embarcado pela gasolina evaporada do ambiente. Se bem que o segundo game da série (com o Senna ) além de ser bem mais completo também é muito mais fácil, deixando a experiência menos traumática, afinal, terminar o primeiro game em uma posição boa era bem difícil

    • Cherry Pie

      Eae Leo? Tudo joia?
      Muitíssimo obrigada pelo comentário e elogios!!
      Então, acho gostosa essa nostalgia… aquela sensação de “ardidinho no peito” que dá vontade de correr pro Mega ou pro emulador e jogar uma corrida que seja…
      Fico feliz que tenha gostado das curiosidades! XD
      Acho que o que mais deu esse “tchan” pro texto é que eu o escrevi justamente no momento em que eu estava total na vibe dele…
      Pra você ter uma noção, enquanto eu escrevia o artigo, deixei uma outra aba aberta no youtube rolando o gameplay, pra aguçar a inspiração e passar o máximo da essência do jogo pra dentro do post, isso fora tudo o que eu já tinha jogado durante aqueles dias…
      Cara, esses domingos me dão uma saudade danada! Lembrar de quando minha família e eu saíamos da missa de manhã e já íamos almoçar com minha madrinha e acompanhávamos as corridas todos juntos na sala…
      A macarronada, o frango assado e a jogatina depois durante a tarde… (Se bem que naquela época a gente jogava a versão do Master, que era o console que meu primo tinha… mas enfim…)
      Jura que vc achou o segundo game mais fácil? Eu achei exatamente o contrário, tanto que sempre que começo a jogar o segundo, eu acabo largando e voltando pro primeiro…hehe
      Bons tempos, boas coisas…
      Valeu cara!!

  • Como eu já havia dito antes, acho que eu sou o único ser vivente no mundo que chamava o Airton Cover do game de G CEÁRA (aquele que tem menos sódio) ao invés de G CEARÁ (tanto pq a Sega não tinha ideia de que o Ceará existia) KKKKKK

    Excelente texto, bem vinda Cherry ^^

    • Oi Sabat! Pelo visto não é possível editar o nome dos pilotos, mas nessa sua linha de pensamento, eu colocaria o nome do rival do G.CEÁRA de P.SÁDIA ou S. PERDIGAO… Se bem que hoje todas essas sofreram fusão… 😛

      • Cherry Pie

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Cherry Pie

      Chefinho!!!
      Obrigada pelas boas vindas!!! kk
      Acho que a verdadeira pronuncia do nome que deram pro Senna cover será um eterno mistério para nós…
      Mas eu tenho que confessar do fundo de meu coração que o fonema “CEÁRA” soa muitíssimo estranho pra mim…kkk
      Mesmo estando agora com uma apresentação mais saudável e ainda assim rica em proteínas… kkkkkk
      Obrigada pela oportunidade mais uma vez!
      Grande abraço!!
      =3

  • Ivo

    Olá Cherry, tudo bom? Primeiramente seja bem vinda ao Retroplayers e parabéns pelo excelente review. Só joguei 1 vez o Super Mônaco GP na casa de um amigo de infância, mas foi muito pouco para ter um conclusão sobre ele.

    Mas me lembro que o jogo era muito comentado e principalmente em revistas. Sempre gostei de F1 e ainda mais na época do Ayrton Senna, mas nunca encontrei um jogo legal no meu finado SNES (não tive Mega Drive) e o único que joguei foi o Nigel Mansell e não gostei nem um pouco. Talvez seja a hora de conhecer um game de F1 legal como esse do seu review. Vou jogar em breve =)

    Novamente, parabéns pelo review e continue escrevendo com a gente aqui.
    Grande Abraço. Ivo

    • Cherry Pie

      Olá Ivo!!
      Tudo bem, graças a Deus! Melhor agora com os comentários! Fico super feliz pela aprovação!!! o/o/o/o/o/o/
      XD
      Obrigada pelas boas vindas!!
      Olha, eu vou ser franca… Infelizmente eu não tive a oportunidade de jogar MD à época que ele estava no auge, então eu não acompanhava muito esse lance de revistas e talz, até porque a situação financeira que reinava por aqui não me permitia esses mimos, muito embora eu babasse de vontade…
      Já fui bem mais fã de F1 na vida, hoje em dia essa febre deu uma boa esfriada…
      Mas acho que tinha bastante a ver com aquela experiência gostosa da qual falei em resposta ao comentário do Leo…
      Depois da perda do Senna e da patifaria que fizeram naquele episódio do Barrichello na Firenze, ops, digo, Ferrari, a reputação brasileira na F1 foi só ladeira abaixo, bem como o gosto que eu tinha pelo esporte…
      Então cara! Pelo que pesquisei a respeito, o game do Mansell foi produzido justamente pra rivalizar com o Super Monaco GP, mas creio que você não foi o único a não curtir o título…
      Cara, jogue assim que possível! Garanto que não irá se arrepender!! =D
      Meu caso é meio que o oposto do seu; eu joguei bastante Mega e bem pouco SNES, mas hoje eu simplesmente digo que entre o azul e o vermelho, meu coração está lilás… (vai… com uns 51% pro lado azul da força… ou mais… kkkkkk)
      Obrigada por ter apreciado o post e por ter comentado! Será um imenso prazer trabalhar ao lado de todos vocês!
      Bjs
      =3

  • Gledson Santana

    Uau, Parecia Que estava lendo uma matéria da oldgamer e isso é um elogio.
    Não sabia que tinha tanta histórias este jogo. Lembro que é o único jogo de corrida que jogava com marcha manual de 7 marchas. E fazia diferença.

    • Cherry Pie

      Gledson!
      Wow! Obrigada pelo elogio e comentário!!!
      Fiquei lisonjeada agora!!
      Câmbio de 7 marchas é um arraso pra quem sabe mexer!
      A diferença é mesmo sensível! Extrai muito mais desempenho do carro…
      (Vejo pela diferença entre o desempenho que eu tenho X o desempenho que meu irmão tem… a “noob” aqui só vai pra galera de câmbio automático, mas ainda tira um caldinho lá uma vez ou outra…kkk)
      Dá pra ver pelos gráficos o pico bem maior na representação comparativa entre o auto x 5 speed x 7 speed…
      Bom, quem sabe um dia eu não dou sorte e acabo aprendendo a usar o manual, né?? A esperança é a última que morre!! kkkkkk
      Valeu man!!
      =D

  • Vão me xingar se eu disser que nunca joguei?
    Joguei muito o SMGP2, mas nesse cheguei tarde!
    Não tive oportunidade, troquei de console antes de poder desfrutar da maioria de clássicos que o Megão tinha na época.

    Belo texto e, seja bem vinda Cherry!
    Nostalgia Pura, vishhhh!!!

    • Cherry Pie

      E aí Jeff?
      Desculpe a demora. A gente tarda mas não falha, pode confiar!! kkk
      Olha, nunca é tarde pra “tirar o atraso”. Aqui em casa ocorreu o oposto: a gente acabou jogando mais o primeiro até por conta dele estar em um cartucho Top 10 que tinha por aqui. Já o Ayrton Senna SMGP2 adveio em outra época, com outro MD que era de um colega de escola do meu irmão e ele tinha o cartucho. Enfim, eu e minhas histórias de padrinhos gamísticos e consoles terceirizados…kkkkkkk
      Mas o que importa é jogar! Faça a prova e depois me conta o que achou! Adoro ouvir/ler esses tipos de histórias!! (A pessoa que inventou o emulador merece um beijo na testa!! Salva vidas dos jogadores na real nesses casos… =D)
      Obrigada pelas boas vindas e pelo comentário!
      Te cuida!!
      Bjs
      🙂

  • Que engraçado, acho que já li isso em algum lugar! XD
    Parabéns pela estréia sólida aqui no RP, Cherry! Agora vai que vai! Quem diria que as participações do Caduconvida gerariam frutos, fiquei contente com isso.
    Sobre o post e o jogo em si, já dei minha opinião antes, e ver os comentários que surgiram aqui só reforça tudo que falei sobre a nostalgia e informações úteis presentes no texto. Muito bom, mais uma vez parabéns!
    E ainda preciso rejogar Super Monaco GP! Muito…
    Ótimo post! Quero ver os próximos! 😀

    • Cherry Pie

      kkkkkkkkkkk
      É… engraçado mesmo… também tenho essa impressão…kkk
      Que isso! Afinal, que seria de mim se não fosse o meu padrinho blogolístico pra me apoiar! Eu que tenho que agradecer, e muito!
      Se você ficou contente, imagina eu!! Estou simplesmente esfuziante!!! XD
      Também fiquei muito feliz com os comentários, com todos eles! Espero poder corresponder as expectativas da galera – e dos meus chefinhos também…hehe – e conseguir fazer mais textos legais pro povo interagir… (Cara, nunca pensei que isso era tão bacana!!!!!)
      Difícil vai ser arrumar neurônios suficientes pra fazer posts exclusivos pra dois blogs ao mesmo tempo. Nunca fui muito fã de “cópia carbono”… De vez em quando até vai, mas não sempre…
      (Cacilda… tô começando a me arrepender de ter faltado na aula do jutsu de multiclones das sombras…kkkkkkkk – isso vai me fazer falta agora…kkk)
      Muito obrigada mais uma vez maninho!!
      Grande abraço e ótima semana!!
      n_n

  • Leonardo Soares Bueno

    Parabéns pelo post, ficou ótimo adorei, sério… Parabéns mesmo.

    • Cherry Pie

      Eae rapaz!!
      Obrigada pela visita e pelo comentário! Fico super feliz que tenha curtido!
      Vê se aparece mais vezes!!
      Tudo de bom!
      Abz!!
      n_n

  • lucas cantino

    Quantas vezes não pedi emprestado o mega pra amigos pra poder jogar essa pérola , suas musicas me fazem viajar pra bem longe

    • Cherry Pie

      Eu vivi a minha vida de 16bit jogando em Megas emprestados… kkkkk
      Mas sempre valeu a pena! E como! Só tenho a agradecer a todos os meus padrinhos gamisticos que tornaram essas experiências possíveis. Cara, não tem nem oq dizer sobre as trilhas sonoras. Eram mesmo de arrebentar!!! Valeu Lucas!!

      • lucas cantino

        Cherry , Eu fui um feliz dono de snes com Nigel Mansel em casa ,mas esse lance de desafiar pilotos , aqueles carros todos com a mesma cor ( tirando voce e seu oponente … ) ,pra mim era muito “hi-tech” rss , era muito emocionante

        • Cherry Pie

          Olha, confesso que apenas conheco o game do Nigel de vista, das pesquisas que fiz e de uma partida que eu tirei nele no meu emulador de SNES pra ver como ele era, então, não posso avaliar a fundo… Mas no meu gosto pessoal, SMGP é realmente muitíssimo mais emocionante!!!
          Abz =))

  • Roberto Campos Faustino

    Adorei a materia, super detalhada, curiosidades bacanas, e nossa, faz temmmpo que joguei, nem lembrava que tinha retrovisor no jogo, super novidadepara a epoca, sem falar da trilha sonora, o sistema de som era um pouco menos potente comparada com a Rival Nintendo, mas a Sega conseguia extrair leite de pedra se seu sistema sonoro. Continue Escrevendo e ja faco 2 pedidos, um top 10 comentando as melhores trilhas sonoras do mega drive (street of Rage e Sonic na lista por favor), e um dossie completo no nosso ourico azul megaveloz!! desde ja agradeco, um abraco e bora queimar asfalto!!!

    • Cherry Pie

      Cara, muito obrigada pela visita e pelo comentário!!! Isso sem dúvidas faz toda a diferença!! Agradeço também pelos elogios!!
      Super Monaco GP foi de fato um jogo megarevolucionario! Trouxe à cena gamistica elementos nunca antes vistos em nenhum jogo de corrida lançado até então. Resumindo: era simplesmente clássico!! Figurinha carimbada no coração de mtos jogadores até os dias atuais!! (No meu, inclusive!!)
      E o trampo da galera da Sega no quesito som era mesmo surpreendente! Sempre falo que esse povo merecia ganhar um Grammy!! Hehe
      Quando o negócio é feito com paixão e força de vontade, é possível superar qualquer limitação!!
      Sobre os seus pedidos, verei o que consigo fazer a respeito… Darei o máximo de mim e farei o melhor que puder!!
      Essa questão de trilha sonora costuma ser algo muito pessoal… fica complicado fazer um Top 10 que seja unanimidade na preferência da galera, mas confesso que gostei muito da sugestão…
      Já sobre o dossiê do nosso amado ouriço azul… Não sei se estou em plenas condições de fazê-lo. Ainda tenho muitos games dele pendentes em minha lista de títulos jogados, mas se vc não se importar de eu passar uma dica/recomendação, Lorde Cadu costuma fazer uns escritos sobre o ouriço que são de tirar o fôlego!!
      (Vou cruzar os meus dedinhos… quem sabe ele não se compadece de mim e me dá um help nessa missão?? E sim, eu espero que você leia isso, viu irmãozinho?? Kkk)
      Roberto, mto obrigada pelo comentário, de vdd!! Farei o possível pra atender suas expectativas!! Grande abraco!!

  • Tassio Bruno Silva

    óotimo post. eu sempre pensei em dar uma olhada no game, mas como o nome “monaco gp” sempre achei que n fosse algo parecido com a F1. Mas vejam só, é o mundo da F1 e ainda te permite ter uma experiencia como piloto, o que é beem legal — falo isso comparado com F164 que poxa… se tivesse isso teria sido um game beem mais foda do que já é.

    Continua o trab menina q ta sensacional. E espero que vc continue acompanhando a F1 viu! Esse ano tamo ae torcendo pra mercedes n ter o dominio embasbacante das 2 ultimas temporadas kk aquele abraço 😉

    • Cherry Pie

      Tassio! Seja bem vindo! Obrigada pela visita e comentário!! =)
      Nossa, você é a primeira pessoa que vejo com essa concepção…
      Normalmente, das pessoas que conheço, todas elas sempre comentavam a respeito desse game que ele era o mais F1 possível da época em questão. Nunca imaginei que alguém iria supor o contrário em razão do título do jogo… (enfim, taí um bom motivo pelo qual nós jogadores não podemos nunca querer “julgar o livro pela capa”, ou melhor, “julgar o jogo pelo nome”…kkkkkkk – não é mesmo??) Que bom que no final de tudo você ainda pode ter uma experiência positiva com ele!! Fico muito feliz em poder saber disso!! n_n
      Obrigada mais uma vez pelos elogios, e sim! Pretendo continuar neste caminho com bastante força, se Deus quiser!!
      Olha, quanto a “Real F1”, confesso que estou bastante largada de uns tempos pra cá…
      Depois da perda do prestígio brasileiro de outrora no esporte, não houve mais ânimo de minha parte para acompanhar com o mesmo entusiasmo…
      Mas enfim, sempre torcendo pra que venham dias melhores…
      Grande abraço e até a próxima!!
      Bjs 😉

      • Tassio Bruno Silva

        pois é kkk eu pensava q era algo q envolvia tão somente a corrida de monaco — que eu adoro, mas poxa, eu pensava “cade as outras??” kkk pra vc ver… é sempre bom ter a cabeça aberta. Foi bom eu ter lido sua crítica sensacional, assim pude conhecer um outro game show de bola!

        • Cherry Pie

          Hehe…
          Mais uma vez, muito obrigada! Fico feliz que você tenha curtido!!
          Agora bora lá jogar e ganhar o campeonato!! kkk
          Bjs Bjs
          =D

  • Rokuman Senpai

    É, não tem como eu não me lembrar de bons momentos no Meguinha sem citar esse título. Eu tinha o console com esse jogo Alternativo… Achava super difícil e também me mijava de rir ao atropelar o bandeirinha, sempre fazia e ainda o farei se jogar o game novamente…

    Gostei muito de saber sobre as curiosidades das equipes e nomes de inspirações dos pilotos. Eu sempre me reunia na casa dos meus primos para assistirmos ao herói Senna! Tinha 9 ou 10 anos quando ele se foi, deixando muitas saudades até hoje…

    O que eu mais gosto nesse game, apesar de terem poucas, é a trilha sonora! Adoro a música de abertura, a música de menus e a música quando você passa para uma outra pista…

    No mais, parabéns por esse artigo super detalhado, Cherry!

    • Cherry Pie

      Eu só espero que o termo ‘Meguinha’ tenha sido usado no sentido carinhoso, porque se foi no pejorativo… o senhor irá levar umas boas palmadinhas!!! kkkkkkkk (brincadeirinha rsrs)
      Cara, mais uma vez, digo e repito: não tem como não se mijar de rir com essa cena!! Dá até uma frustração quando não conseguimos fazer o tiozinho decolar!! É deprimente!! kkkkkkkk
      Fico feliz que tenha gostado!! Pesquisei e escrevi este texto com muito carinho e agradeço fortemente ao meu irmão do meio também, pela inspiração que ele me deu para tal!
      Quanto ao Senna só nos resta as saudades mesmo, pois creio que daqui pra frente será cada vez mais difícil encontrar alguém que possa ser comparado a ele, se é que isso é possível não é mesmo??
      Aaaahhhh, a trilha sonora é um espetáculo à parte! Tanto que fiz questão de deixar ela rolando em outra aba enquanto fazia o escrito! É simplesmente cativante!!
      Mais uma vez, obrigada pela participação e considerações!!
      Super beijos!!
      =)

  • Ulisses Seventy Eight

    O que posso te dizer é que seja bemvinda. Raramente falo por aqui e fico mais admirado pela paixão que a mulher tem, o feeling e o sentimento diferenciado sobre relatar um jogo de fórmula 1 que também sou fã mas infelizmente meu braço duro não permitiu chegar aos finalmente. Enfim época boa que passou. Infelizmente a SeGaaaaaaaaaaa depois errou a mão no jogo do Sega Cd. Jogabilidade hororosa. O MGP éra o ápice na época. Depois fizeram até um hack pro Super Nes do Ayrton Senna, que na verdade era falseta usando o jo do Nigel, apesar das fotos iniciais terem ficado de bom gosto. Sobre o do Nigel é inferior a do Super mas o do Negão era melhor, mais fluido e rápido.

    Hoje com qualidades assombrossas, gráficos 4k e por ai vai, prefiro meu tubão crt ou na sala ou no pc e da lhe emulação ou um game na tv.

    Ainda bem que sempre poderemos rever nossos preferidos jogos aonde quer que eles estejam e por sua culpa fiquei com vontade de ter um mega de novo.

    Melhor agora que temos uma cereja para nos satisfazer aqui, pois estava já cansado de macho suado aqui e fedendo. Obrigado pela sua deliciosa compania e continue assim apetitosa e cheirosa, com sua ótima escrita e encantadoras análises tava precisando viu. Com todo o respeito. Fiquei com vontade de torta agora onde comprar . . .

    • Cherry Pie

      Salve Ulisses!
      Obrigada pelas boas vindas!! rsrs
      Fico realmente feliz que você tenha apreciado tanto o escrito!!
      Se bem que devo confessar que já fui bem mais fã de F1 no passado e hoje esse sentimento acabou esfriando bastante; mas creio que seja até algo bem natural, dadas todas as mudanças que já ocorreram no esporte, bem como o modo como o prestígio que o Brasil tinha dentro dele simplesmente despencou nos últimos anos…
      Mas não teve como não colocar paixão neste escrito, até porque ele foi feito em um momento no qual estávamos jogando o game novamente no auge!
      Infelizmente cara… é com um grande pesar que digo que a SEGA acabou mesmo foi perdendo a mão para muuuitas coisas, não é??
      Puxa, nunca cheguei a ver esse hack ai!! Agora que você falou fiquei até curiosa!! Vou dar uma pesquisada a respeito 😉
      E nossa! Fiquei lisonjeada por você ter sentido o desejo de ter um Megão novamente apenas por ter conferido este humilde escrito!! Mais uma vez, agradeço os elogios!!
      Opa cara!! Devagar com a dor aí!! Nos satisfazer é muita gente!! (kkkkkkk)
      Afinal, sou uma Cereja comprometida!!! (Lorde Senpai me mata!!! rsrs)
      Mas pretendo e vou continuar escrevendo por essas bandas aqui sim, com muitíssimo gosto!! E não deixe de me avisar caso você encontre algum lugar que venda tortas de cereja, pois apesar do meu nick, ainda não achei um lugar que as venda para que eu finalmente possa ter a oportunidade de experimentar…kkkkkkk
      Mais uma vez, obrigada por tudo!!
      Grande abraço!!
      XD

      • Ricardo Ribeiro Moretti

        Nas versões de computador, é possivel alterar coisas como nomes e fotos dos pilotos e nomes e cores dos carros??
        O mesmo serve principalmente pro monaco 2, Valeu!!!

        Valeu!

        • Cherry Pie

          Salve Ricardo, tudo bem contigo?? Então cara, eu não sei te dizer se há ou não possibilidade de customização nas versões para PC porque eu só curti esse game via Mega ou emuladores e não sei dizer se dá pra burlar alguma configuração na emulação a fim de fazer essas alterações. Infelizmente não tenho um “que” muito bom pra essas coisas. Mas caso vc saiba de algum caso ou até mesmo tenha feito algo, não deixe de compartilhar conosco!! Será interessante conferir. Grande abraço!! 😉