Retro Review: Super Metroid


Muitas opiniões circularam, não só Brasil adentro mas no mundo todo, sobre este ser um dos melhores, ou simplesmente, o melhor jogo para Super Famicom ou Super Nintendo já feito. Também pudera! Obra prima da Nintendo, Super Metroid tem tudo e um pouco mais do que um jogo perfeito precisa para agradar aos jogadores exigentes, segundo crítica dos mesmos e de revistas tanto dá época de seu lançamento quanto das atuais. Vou contar-lhes agora como conheci o jogo, e em seguida completar um Review bem detalhado para vocês, queridos leitores do Retroplayers.

Como dito no especial sobre a armadura dourada do Rockman X3, em 1994 eu estava com 10 para quase 11 anos, e tinha acabado de alugar esse jogo na Look Game… me lembro perfeitamente do seu Toninho marcando o aluguel na minha ficha (que nostálgico XD). Foi algo inesquecível, e diferente para mim, explorar um grandioso mapa, coletar itens e derrotar inimigos que me fizeram ter pesadelos nesse mágico ano. Quando cheguei no Kraid (um dos chefes) eu tive que chamar meu avô (que Deus o tenha) para ver eu enfrentá-lo (nem tão) bravamente. Passado esta etapa e abrindo cada vez mais os mapas do jogo, eu fiquei emperrado em um local de Brinstar que só era possível sair de lá utilizando o Wall Jump, uma técnica super útil em praticamente o jogo todo! Na época eu não fazia ideia de como utilizá-la e fiquei meio que desistente por esse momento. Visto que era hora de entregar o jogo, eu (não me perguntem por que) resolvi pagar mais 1 horinha para jogá-lo um pouco mais na locadora mesmo tendo um Super Nintendo em casa (Dã!)

Essa loucura, premeditadamente coincidência ou obra do destino, fez com que o espaço tempo se modificasse de uma maneira que não tem explicação muito lógica, mas que hoje resulta em uma amizade de quase duas décadas. A Look alugava por hora e os Super Nintendos ficavam dentro de um tipo de máquina de madeira, onde o controle e os botões eram idênticos aos de um arcade de Street Fighter II, com o adicional do botão Select ao lado do Start, e a televisão ficava em cima dele. Logo que carreguei o save e tentava de todas as formas pular para sair dali daquele beco sem saída, uma pessoa ficou observando a jogatina e foi até mim para explicar como passar utilizando a técnica Wall Jump. Desde 1994 até então, Eduardo é um dos meus melhores amigos de infância. Ele tinha o jogo em casa e me convidou para jogatinas, e temos muitas outras histórias gamísticas que serão contadas aqui, caros Retro-Aventurianos. Aluguei o jogo novamente e com a ajuda da Super Gamepower (aquela mesma, com o detonado de “todos os itens”, isso entre aspas, pois eles deixaram o detonado faltando dois deles) terminei o jogo em mais ou menos 27 horas, e me tornei um viciado nato que hoje em dia termina ele com 100% em menos de 1 hora e meia. Não falo isso para me gabar, mas sim provar o quanto eu gosto desse jogão maravilhoso!

Agora chega de papo e vamos ao Review.

Também citado como “Metroid 3” na tela de título do mesmo, e já com um clima super tenso de abertura, logo vemos o nosso “simpático” metroid dando seus gritinhos sombrios. Basta apertar start e escolher uma das três baterias disponíveis para começar seu jogo. Após a detalhada introdução histórica, Samus segue para explorar um pequenino planeta em busca do dito cujo. Passando por algumas salas ela encontra o Metroid sozinho, e quando tenta levá-lo embora, aparece nada mais, nada menos que seu arqui-inimigo Ridley. Uma batalha entre eles é travada, e então Ridley foge com o Metroid em suas garras. Com isso, o planetinha começa a explodir, e a garota de armadura tem apenas um minuto para fugir imediatamente dele.

É aí que termina a introdução e se inicia o jogo pra valer em busca de itens que serão de suma importância na hora de enfrentar a enorme variedade de inimigos que o jogo possui e na procura pelo Metroid no tão famoso planeta ZEBES! A ideia do jogo é magnífica. Você vai aos poucos pegando upgrades como Mísseis, Super Mísseis e Power Bombs, e itens essenciais assim como o Energy Tank (não, não é o do Rockman XD). Cada item do jogo é importante para poder alcançar um novo local ou poder derrotar algum chefe (esses que são assustadores e enoooormes, muito bem programados). Entre todos os pontos do mapa, novidade é o que não falta. Samus aterrissa sua nave em Crateria, local obscuro e vazio, mas que logo fica mais obscuro e cheio de inimigos assim que se pega o primeiro upgrade do jogo. Desde então, dependendo dos itens obtidos na jornada, você poderá ir para outras localidades do mapa, como Brinstar, Maridia, Norfair, Wrecked Ship e finalmente Tourian.

O jogo é melhor ainda para aqueles que curtem explorar o mapa em busca de coletar todos os itens, alguns deles escondidos de maneira e locais inimagináveis, e em muitos casos será preciso retornar a algum local já explorado com outro upgrade para poder pegar mais itens, antes inalcançáveis. Por isso, desperte o nível de exploração dentro de você!

Já falei do mapa, dos chefes, dos itens… Agora vamos falar do ponto mais importante (lembrem-se, é só a minha opinião uhehuuehuheueh). Enfim, a música do jogo está presente em todos os momentos e em sua composição exata para cada ambiente! Crateria, como citei logo acima, tem um clima tenso. Já Brinstar tem uma música bem animada em sua área vegetativa, e uma música meio que lenta e depressiva em suas áreas mais avançadas, e são melodias que sempre estão combinando perfeitamente com os cenários. Norfair tem um clima tenso logo na entrada e uma música bem empolgante em uma parte avançada do mapa. Já Maridia tem uma música lenta e deliciosa de se ouvir logo no começo do mapa e na parte mais avançada tem outra música lenta e tensa que é uma das melhores de todo o jogo. Sim Aventurianos, a música desse jogo é perfeita para todos os locais e situações, tanto que o simples som de se adquirir um item, além de ser tão bom quanto à introdução quando se escolhe um chefe de Rockman na série Clássica, já dá aquela sensação deliciosa de missão cumprida quando é ouvido.

Outra coisa legal é o tempo. Existem finais diferentes no jogo, e o melhor deles é quando se termina em menos de 3 horas (o relógio no final deve cravar no máximo em 02:59 para que se possa ver o melhor final). Diziam na época que para se ver o final verdadeiro, era necessário além de se terminar em menos de 3 horas, pegar todos os itens, ou seja coletar 100%. Pelo que eu me lembre, só o tempo já é o suficiente e não tenho como comprovar nesse momento, mesmo tendo 99,99% de certeza. Gosto tanto desse jogo que tenho os 100% dos itens em minha mente!

Voltando aos itens, além dos já citados, Samus também ganha upgrades gerais como botas especiais, armaduras protetoras de temperatura ou agilidade dentro d’água, tiros dos mais variados e até Tanques de Energia Reserva. Como disse anteriormente, tanto os tiros quanto as botas e outros, são cruciais para poder avançar para os pontos seguintes do mapa e descobrir outros itens. Complementando esse assunto, dá para dizer que os itens são totalmente responsáveis pelo perfeito uso do controle do Super Nintendo, já que cada um de todos os oito botões do gamepad tem uma função diferente, e juntamente com comandos combinados entre botões e direcionais, fazem deste um dos jogos com uma das melhores jogabilidades já existentes de todos os tempos, sem exageiros. Samus é livre para pular de todas as formas acrobáticas possíveis, assim como atirar para todos os oito lados (as diagonais são muito úteis nesse jogo). Todos os itens dão habilidades novas, além de algumas que já existem e são comandos secretos e muito divertidos, tudo isso para surpreender o jogador do início ao fim. Finalizando sobre a jogabilidade, ela é tão precisa que você pode esquivar tranquilamente dos inimigos e jamais vai poder dizer que tomou algum dano por erro de programação do jogo.

A dificuldade do jogo é boa, não é super difícil, nem super fácil. Alguns chefes dão um certo trabalho, mas geralmente é só se adaptar aos seus ataques e a jogabilidade. Quem for jogar pela primeira vez, terá mais problema mesmo é para não se manter travado por não saber pra onde ir.

Já os gráficos são tudo de bom! Creio que Maridia e Norfair sejam o clímax do gráfico do jogo, já que os ambientes de água e fogo foram muito bem utilizados. Nem por isso o clima sombrio de Crateria e Wrecked Ship ficam para trás.

Ia finalizar o Review falando sobre a diversão, mas sobre esse tema acho que a parte em que falo da jogabilidade e dos itens já explica mais do que o suficiente.

Nota final: 100 (Eu até poderia diminuir um pouco, já que logo no primeiro Review venho de cara com a nota máxima. Mas se eu fizer isso, estaria mentindo não só para mim mesmo, mas para grande parte do mundo, que como dito no início, simplesmente ama esse jogo! E é como um fanático não só pela Série Rockman em especial, mas por muitos outros jogos maravilhosos para esse fantástico console que fica um pouco difícil de dizer, mas não impossível. Então, lá vai: “Super Metroid é um dos melhores jogos já feitos de todos os tempos, e se você é um Retrogamer e ainda não o jogou, deveria fazê-lo AGORA MESMO”.

Obs: É inaceitável que o Retroplayers exista desde 15/09/2009 sem ter até hoje um Review desse jogo, e pior ainda é eu saber disso! Pois é, amigos Retroaventurianos, agora TEM! ^^

Fim


Sobre Rokuman Senpai

Fã assíduo de Rockman / Megaman e também confiante do sucesso futuro de Mighty9. Defensor do Famicom / Nes com todas as armas inimagináveis. Mendorato + Skoll + Jogos Clássicos + Rokuman Senpai = Diversão Garantida! ^^

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Istemthebronx

    Senpai!!! Um dos melhores jogos de Super Nintendo de todos os tempos!!! Excellente rewiew cumpade!!! 

    • Fernando Tadeu Fabri

      Valeu Lucas Hermanito ^^

    •  Comentário do IstendoBrónski não vale kkkk

      • Istemthebronx

        huseihesaihesaiesahiesahi…tá de broncas comigo neh, Sabatchu..heusahesaisaehu

  • Sirlon Hayate

    Ai . . . Esse game ai chamado Super  Metroid é fantástico. Quando o vi pela primeira vez em 1996 eu fiquei louco e pensava: Jamais vou conseguir jogar uma coisa dessas.
    Essa nota 100 ai é mais que justo, isso não é simplismente um jogo, é uma obra de arte, um filme, pois, ação, suspense e adrenalina é o que não falta ! Mais uma do Senpai ! Abraços a todos os retrogamers de plantão !
    Love It !

    • Fernando Tadeu Fabri

      Grande SIRLON NOLRIS ^_^

      Como você tá, maninho? Aparece no msn pra um papo xdddd

      Em 1994 eu pensava igualzinho a ti… Mas consegui me adaptar por ter gamado no jogo!

      Sobre a nota, não tem o que discutir… É perfeito e ponto.

  • spyblack.wordpress.com

    Tenho boas memórias sobre esse jogo, joguei quando saiu e na época eu não gostei muito porque não tinha como ficar muito tempo jogando (a locação era cara e o tempo não era grande o suficiente para aprender a mecânica do jogo a tempo de devolver).
    Outro dia peguei novamente para jogar, agora no Dingoo, e para minha surpresa o jogo ficou mais legal agora do que na época para mim, acho que é influencia do romhacking (fiz parte da equipe de tradução das versões do GBA) que me fez olha com melhores olhos esse jogo. Agora me deu vontade de fazer um replay dele agora pegando todos os itens (na ultima vez zerei na unha), acho que vou arranjar um detonado 100% para seguir e aprender.

    Parabéns pelo review, espero que você honre o nome de rockman e faça review da série também poxa, lembrando que eu realizei a tradução de toda série clássica (preciso fazer uma boa revisão de português dela kkkk)

    []’

    • Fernando Tadeu Fabri

      Legal demais quando a gente pensa que odiou um jogo, mas na segunda tentativa ou chance acaba adorando mais do que muitos outros jogos já jogados…

      Há uns 10 ou 15 anos atrás, eu me aventurei no Hexpose e traduzi a rom do Megaman 6 e do Darkwing Duck para NES… Ainda as tenho, mas nunca publiquei devido não saber como fazer cedilhas ou acentos xddddddddddd

      Valeu ^^

      Pretendo fazer um review de um jogo de Rockman da Série Clássica, me aguarde XD

  • ainda tenho que zerar a versão do NES para ir nesse. porque estou empacado numa parte onde de subir uma parede alta pra caramba. pelo Youtube, o cara subiu, usando as bombas. até hoje não consigo fazer aquilo….Metroid é penoso

    • Fernando Tadeu Fabri

      Talvez você tenha que procurar o tiro de gelo…

      Eu ainda vou pegar pra valer esse jogo no Famicom Disk System. A última vez que joguei eu cheguei a derrotar o Kraid e parei…   Sobre o esquema de escada de bombas, no Super Metroid é mais fácil de fazer uhehuehuuehuehueh

      E sim, metroid de Nes / FCD é PENOSO!

  • A música da tela inicial ainda me causa arrepios! 
    Belo review Senpai, espero ver reviews como este 😀
    abraço

    • Fernando Tadeu Fabri

      A música da tela inicial é daquelas que se dá pra viajar pra loooonge ^^

      Tenho um Gameboy Color com Metroid 2… Recomenda que eu comece a jogá-lo?

      Valeu ^^

      Pretendo fazer mais reviews assim, é só eu manter essa inspiração…

      Abraço!

      • Vale a pena sim Senpai, ainda mais se você for fã da série. Jogue como se não houvesse amanhã!
        Abraço!

  • edwazah

    Finalmente um jogo que REALMENTE merece 100% aqui! xD

    • Jeff

      Ed, deixa o chefe ver isso que você escreveu….

    • Fernando Tadeu Fabri

      O RLY?    XDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      •  Que feira é essa aqui??? Quem é o ED que ta dizendo groselha de novo ae heim????

  • ótimo review, só comecei a jogar isso há uma semana, simplesmente pelo fato de que muito do castlevania SOTN, tem como inspiração esse jogo, que é realmente maravilhoso, a primeira vez que peguei fiquei logo umas cinco horas sem parar. kkkk, estou indo para a parte do wrecked ship, as travadas nesse jogo são demais, obriga você a passar por tudo novamente até achar que porcaria de buraco em que você não entrou, nesse sentido o mapa poderia ser um pouquinho melhor, pois muitas vezes esquecemos onde havia uma porta ou algo para se pendurar dependendo dos upgrades.

    • Fernando Tadeu Fabri

      Valeu ^^

      Exatamente! SOTN sugou muitas ideias da saga metroid XD

      Talvez seja por isso que eu adoro esse outo jogaço! (não vou fazer review dele O.o)

      Sobre as travadas, foram o resultado de eu ter terminado em 27 horas pela primeira vez hueuheuhehueuhehu

      Mas o mapa é ótimo, para despertar o nível de explorador ^^

  • ManoBeto

    Cassildis! Acho que nunca vi um jogo com nota 100% aqui no site. Mas Super Metroid é demais mesmo. Tu escreve bem Ed ^_~ Adorei o review.

    • Fernando Tadeu Fabri

      OH MY FUCKING GOD!

      Sou eu quem fez o review, Mano, o Rokuman Senpai!

      Abraço! ¬¬ -_- T_T

      • ManoBeto

        Desculpa meu caro, mas o nome 
        Thadeu Martinelli (que na verdade é um nome de “curtir”)ficou em destaque. Agora que eu vi que seu nome ficou abaixo do post, mas com cor clara. Por isto nem vi. Mil perdões.

        • Fernando Tadeu Fabri

          É nóis pow…  Sinto-me honrado por tu ter gostado, hermanito! /

          • ManoBeto

            Eu adorei meu chapa! ^-~

  • Jeff

    Parabéns por duas vezes meu caro Senpai!
    Belo Review, excelente game. Eu amo de paixão a Super Metroid. Nota merecidíssma, com toda a certeza. 
    Me lembro que, logo que as locadoras começaram a se desfazer de cartuchos, eu comprei o game juntamente com DKC numa antiga locadora da Rua Guararapes em São Paulo (não lembro o nome da mesma agora). Me lembro que paguei exatos R$120,00 em ambos.
    Os itens neste game são muito bem escondidos e nos lugares em que você menos imagina. Até hoje eu não sei onde estão os dois itens faltantes que a revista SuperGamePower deixou de mostrar. Joguei várias vezes sem acompanhar o detonado e consegui mais de 75%. Só depois é que segui a revista.
    Saudades agora viu!!!

  • Super Metroid certamente é um dos melhores jogos de todos os tempos, e apesar da minha nota para o jogo não ser perfeita por considerar que ele é um tanto quanto fácil, ainda assim considero a nota do Senpai merecidíssima, tal como as outras 3 notas máximas já aplicadas aqui no Retroplayers.
    Somos exigentes sim senhor, nota máxima aqui não dá igual fruta em árvore não! kkkkkkk

  • Fernando Tadeu Fabri

    AEEEEEEE /

    Valeu, Jeff Hermanito!

    Eu já tive o cart americano loose… e a última versão que tive foi uma completinha e novinha japonesa (vem um card com os itens que é maravilhos)… paguei 100 conto na época com envio (ebay), mas surgiu a oportunidade de trocá-la por uma power glove completinha de famicom com o Harvest Dude…   Um dia eu pego a americana completa (tá caaaaaara! O.O)

    Baaaah, super legal saber que tu foi um dos que utilizou a super game power (clássicaaaaaa)… Um dos mísseis acho que fica perto da speed boots xddddddddd

    Abraço!

  • Otimo Review Sempai , mas minha nota seria 95% hehe! Parabens!

    • Fernando Tadeu Fabri

      Valeu ^^

      Aproveitando, diz áí um jogo que tu daria os 100%, de Super Nintendo… ou qualquer outro console…

      Abraço!

  • kaco

    Ótimo game , muito boa analise, esse jogo esta na minha lista pra jogar depois de terminar alguns games que no passado não dei continuidade.

    • Fernando Tadeu Fabri

      Valeu ^^

      Jogue O QUANTO ANTES XD

  • Ricardodorock

    Muito mais muito bom esse review adoro super metroid tenho o game original aqui junto com meu super nintendo ja terminei tres vezes e o maximo que fiz foi 96%,a nota ta mais que merecida gostei muito cara muito bom mesmo.Agora um pedido por favor faz um review do demons crest jogo que tambem gosto muito.

    • Fernando Tadeu Fabri

      AEEEEEEEEEEEE /

      São comentários como esse que animam escrever pra vocês, queridos leitores ^^

      Demon’s Crest  é sensacional também, quem sabe num futuro não muito próximo XD (eu disse quem sabe)

      Sobre os 4% restantes, se não quiser usar detonado, revista ou etc… Explore o mapa todo abusando do X-Ray Scope…

      Abração ^^

  • Ricardodorock

    ja fiz isso mais acho que tava com preguica e ficou faltando dois itens

  • Ricardodorock

    Por falar nisso tambem tenho os tres magaman x aqui originais pra snes sei que voce é fa assim coo eu tambem gosto muito da serie megaman.

  • Chapolin Colorado

    Esse é no mínimo, o 3º melhor jogo de toda a existência! Só consigo pensar em 2 que podem se comparar com esse… É perfeito, desde a tela de título até o final, as músicas… elas te envolvem totalmente no ambiente do game… quando ouço dá até vontade de chorar… 

    • Fernando Tadeu Fabri

      Quais seriam os outros dois??? XD

      • Chapolin Colorado

        – The Legend of Zelda: A Link to the Past: o melhor  Zelda já feito (acho melhor inclusive que Ocarina of Time).
        – Super Mario World ou Super Mario Bros: não consigo dizer qual gosto mais, mas são os 2 melhores do Mario, e é claro que algum do Mario é um dos melhores da história, então pode ser qualquer um desses.

        Mas dentre esses 3 (Super Metroid, A Link to the Past e SMW ou SMB) não dá pra dizer qual o melhor, provavelmente estão todos no mesmo nível.

        • Fernando Tadeu Fabri

          Sensacional… Inclusive esse zelda de super nintendo foi o único que eu cheguei a terminar até hoje O.o  o próximo será o primeiro de famicom xddddd

          Já mario eu gosto mais do 3, mas nem por isso deixo de adorar esses outros dois (as fases da estrela no mario world são muito legais).

          Fica impossível montar um TOP 3 de todos os consoles… mas posso tentar algo corrido de super nintendo:

          Super Metroid
          Seiken Densetsu III
          Rockman & Forte

          algo assim, sem dizer qual posição cada xddddd

  • Leobrignol

    Sempre acompanho o retroplayers, pois, o que mais gosto é jogar video game. tenho o site na minha lista de favoritos e todos os dias dou uma olhadinha. Cara que saudade do tempo das locadoras. Lembro que alugava o cartucho numa locadora e ela dava 5 dias para devolver. aluguel o Super Metroid e comecei a jogar com um amigo. Só tinha um detalhe: o cartucho era pirata e não tinha saves. Cara eu meu amigos terminamos na raça sem salvar nenhuma vez. As partes que não conseguia passar (a dos pulos) ele passava e eu enfrentava os chefes. Enquanto estavamos com a fita eu sai e ele ficou jogando. trancou numa parte e ficou esperando 8 horas até eu voltar. Mas conseguimos zerar o jogo antes do prazo de entrega. Eu digo que Super Metroid é um dos melhores jogos de todos os tempos e consoles e merece 100% com louvor. Ótimo rewiew e continuem com esse site maravilhoso e nostalgico. Abraços a todos

    • Fernando Tadeu Fabri

      Cara… Fiz algo parecido ano passado com Takahashi (Adventure Island I) no famicom… 2 dias com o console ligado pra poder terminar o jogo, que é sem continues ou save…

      Mas vocês foram bravos guerreiros que em conjunto não deixaram a peteca cair ou a samus capotar e perder a armadura xddddd

      Ou vocês morreram e o jogo tem save imediato se não apertar o power ou o reset do console?

      Abraço!

      • Leobrignol

        Não morremos, pois, não tinha save. terminamos o game na raça mesmo, sem revista nem detonado. Mas valeu a pena a façanha.

  • aki é rock

    Excelente post camarada Sabat esta ai um jogo que joguei no ano de  98 e fiquei preso no começo de jogo mas no mesmo ano resolvi alugar denovo .Nisso por acaso chegando na mesma parte acidentalmente lanço um missel na parede e descubro o caminho dai em diante comecei a ver como era realmente  um jogo muito bom. Cheio de caminho escondidos e upgrades zerei em 6 horas cravados jogando com um amigo e depois aluguei denovo para matar a saudades zerei em 7 horas mas coletando quase tudo .Depois disso virei um fã da série cheguei a joagar um pouco das duas versões de gba mas não cheguei a zerar mas com o tempo vou fazer isso .

    • Fernando Tadeu Fabri

      Valeu maninho ^^

      7 horas pegando quase tudo e sem revista é um tempo bem rápido até xddddd

      Um dia jogarei as versões de gb e gba, mas antes vou pro primeiro jogo, no Famicom Disk System…

      Abração!

  • Eddie66683

    Esse jogo é um dos três melhores jogos de Super nintendo na minha opinião, este jogo em aspectos técnicos como no som, gráficos, tempo de jogo ,se equipara a jogos que eram para midia de CD e ele é em cartucho, algo que neste jogo a nintendo não superou mesmo com os de Game Boy Advanced, Game Cube, Wii é a atmosfera sombria e solitária que faz o jogador se sentir em um planeta hostil e sozinho.

    PARABÉNS PELO REVIEW SENPAI  

    • Fernando Tadeu Fabri

      Caramba… E quando penso que não vou ler alguma outra definição de perfeição para esse jogaço, você me aparece com esse comentário.

      Valeu maninho ^^

    • Fernando Tadeu Fabri

      Caramba… E quando penso que não vou ler alguma outra definição de perfeição para esse jogaço, você me aparece com esse comentário.

      Valeu maninho ^^

  • Vinicius

    Eu sei que metroid é um ótimo jogo,mas eu fiquei travado com apenas 2 horinhas de jogo.Isso me faz um mal gamer?

    • Fernando Tadeu Fabri

      Claro que não pow!  É só despertar mais o seu nível de explorador! Força, tu consegue! Valeu a pena!

      Abraço!

    • Fernando Tadeu Fabri

      Claro que não pow!  É só despertar mais o seu nível de explorador! Força, tu consegue! Valeu a pena!

      Abraço!

  • celsoaffini

    Belissimo review  meu caro Senpaiu, além de toda a carga nostalgica falou do jogo com maestria… Mas não acho que o jogo deva merecer 100%… 99% seria o correto, por mais adorado ou incrivélk que seja o jogo tem partes muito obscuras e items pra lá de escondidos.

    Que sem alguém te mostrar aonde está vc não acha… Ou seja compra revista ou pergunta pra Nintendo. Igual ao final que vc me mostrou durante o 3º Encontro da Comunidade. Não tem nada evidente que aquilo e possivél. Ao meu ver e exagero de Nintendista isso… hahaha.

    Pode ser o melhor jogo do mundo, mas não tem nenhum jogo existente que mereça 100%. Sempre teremos algo que torna o jogo imperfeito. FUI!!!

    • Fernando Tadeu Fabri

      Valeu Celso!

      Excelente comentário, cara!

      E sobre o final, eu creio que daria sim pra descobrir, como disse, bastaria explorar mais… E realmente é algo incrível xddddd

      Abraço!

  • Excelente, cara. Vou cair nessa lecture agora enter um trampo e outro.

    • Fernando Tadeu Fabri

      Aeeeeeeee!

      Espero que tenha gostado, hermanito ^^

      Abraço!

  • Sem dúvidas uma obra prima da Nintendo, ótimo review!

    • Fernando Tadeu Fabri

      Valeu /

  • Olha, eu nunca joguei Metroid na vida, mas difícil eleger o jogo como melhor de um console que tem Chrono Trigger! 🙂
    Pois é, nunca joguei nenhum Metroid. O mais estranho é que gosto de jogos de exploração, com backtrack e o escambau (vivo terminando Castlevania: SotN, o TH já me entregou no post dele! kkkk). Problema é que eu cresci jogando SEGA dentro de casa, então já viu…
    Putz, eu fiquei empolgado pra conhecer o jogo com seu texto, principalmente pelo fato dele ter uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente no jogo, em cada um de seus ambientes. Isso pra mim faz muita diferença. Caceta, pq eu não conheço esse jogo??? huahuahua… vou seguir sua recomendação e jogar AGORA MESMO! (OK, no momento não posso, mas muito em breve vou fazer isso).
    Aliás, ta aí um jogo que deve valer muito a pena jogar direto no console, e não em emulador. Tá certo que em todos os casos é melhor no console mesmo, mas esse é um dos que devem fazer muita diferença, por causa do controle e tudo mais.
    E que feliz coincidência vc resolver encarar o jogo por mais uma hora e acabar fazendo uma grande amizade. Esse tipo de coisa é que fica marcada na nossa vida acredito que até os últimos suspiros.
    Muito bom o review, Senpai!
    Abraço
     

    • Fernando Tadeu Fabri

      Hermanito, JOGUE! Não se arrependerás pelo fato da jogabilidade, e principalmente (sou suspeito xddd) pela obra prima da trilha sonora que esse jogo tem!  O Sotn tem muita coisa chupinhada da série metroid xddddd

      Aposto que jogou o SOTN no Saturno nyahuhuahuahauhua

      E sim, esse jogo vale a pena jogar no CONSOLE!

      Maninho, essas coisas são nostálgicas e ficam marcadas pra sempre em nossa mente ^^

      Valeu aí por ter gostado!

      Abraço!

      • Pior que joguei no PSX, nunca joguei Saturn na vida. E joguei apenas uma vez Dreamcast. Minha fase seguista morreu no Mega Drive! hehehe
        Mas jogarei Metroid e Super Metroid antes do meu game over, pode ter certeza disso.
        Abraço

  • Luiz Trindade

    Parabéns pelo excelente texto, Senpai. Metroid, lado a lado com Star fox, realmente eram meus jogos favoritos do SNES.

  • Fernando Tadeu Fabri

    Valeu Luiz ^^

    Eu já curto mais o Star Fox 64 XD

    Abraço!

    • TH

      Opa Senpai, vc não respondeu o Luiz, criou umk novo comentário ,rs.
      Só para avisar…

  • TH

    Esse game é incrível e esse lance de jogar na locadora depois de entregar já aconteceu comigo. Foi com DOOM, mas foi para me mostrar mesmo, pq muitos não acreditavam que eu jogava o DOOM do Snes daquele jeito que joagava, rs.
    Merce 100% com certeza! Eu terminei ele assim como todos os jogos, sem revista nem nada, e vou te falar, meu domingo inteiro eu fiquei procurando o que fazer naquela parte onde tem que explodir um passagem de vidro. Eu não enxergava aquelas rachaduras, kkkkkkkk. Foi punki demais, tirando o a end zone do CT, provavelmente foi a parte que eu mais demorei para achar em jogos. Não passar, achar. Passar teve muitos outros, rs.

    A única coisa que eu acho que falta nos jogos Metroid, é o valoe replay. Depois de terminar não sinto vontade nenhuma de jogar novamente. Até hj terminei uma vez e nunca mais tive vontade de jogar.

  • Fernando Tadeu Fabri

    Para mim, TH, a vontade de terminar de novo está no modo e ordem diferente de se pegar os ítens e também sempre tentar bater o recorde de tempo do jogo.

    Abração ^^

  • Este jogo é realmente sensacional! Me lembro quando alugava o cartucho na lojinha pra passar os fins de semana tentando virar esse jogo. Me lembro de ter jogado a noite toda pra zera-lo. Nota 10!

  • Lucas Cantino

    rolou um top 10 de melhores musicas de todos os tempos , agora não lembro onde ,lá o cara so falava das musicas do commodore 64 ,entre elas as trilhas de “turrican” e “shadow of the beast”(e com razão),eu li com muita empolgação(pois conhecia pouco desse videogame) ,mas cheguei a pensar que nada que eu conhecesse apareceria naquela lista , quando ele me coloca a trilha de super metróid em primeirissimo lugar e destaca o quanto as musicas do jogo sempre dão a impresão de voce estar sempre sozinho…jogasso

  • diogo.j15

    esse tlz seja o jogo q mais joguei na vida, mas nao tenho certeza se ele passa outros 2(zelda do snes e yoshisland). realmente é um jogo incrivel, com um enredo e trilha envolventes, graficos lindos, e dificuldade bem equilibrada, trankila mas sem perder a emoçao da aventura. foram 10 h, q na verdade devem ter chegado a umas 20, levando em conta os saves e repetiçoes. a materia ficou otma e pra mim é um dos melores jogos de todos. travei muito nesse jogo mais do q no zelda e em alguns rpgs do console, tanto trabalho e no fim nao aparecia a samus, que eu ja sabia ser mulher, e com miseros 70 e poucos por cento, kkkkkk.

  • Sou muito fan do megadrive mas esse jogo foi foda…

  • é muito bom, como hoje estamos todos facinados pelas coisas sem fio, eu aposentei meu controle de ps2 adaptado para o pc e comprei um do xbox sem fio. Estou esperando chegar, assim que chegar vou jogar deitado no sofá, mais velho gordo e preguiçoso 😀

  • Muito bom o review, materializou meu sentimento por Super Metroid.

  • Também sou super fã desse jogo! Lembro quando o conheci por volta de 1997, cheguei na locadora da minha madrinha para jogar e estavam todos os consoles ocupados e fui esperar… sentei do lado de uma cara q estava jogando esse jogo e estava na parte vermelha de Brinstar, tinha sete anos de idade, mas aquela musica e o barulho dos tiros saindo da arma de Samus me deixaram apaixonado pelo game, esperei para joga-lo mas não consegui ir muito longe. Só consegui terminar esse jogo depois de muito tempo com 16 anos( o cartucho a minha madrinha vendeu e eu morava no interior e nunca mais vi aquele cartucho ate 2006) depois de fazer minha namorada esperar por quase 8 horas enquanto terminava o jogo sem save… dizendo pra ela q já ia na sua casa, enfim jogo ele até hoje e posso até descrever sem pesquisar em lugar nenhum como terminar o game, de tanto q joguei e que gosto dele…

  • Gisoka Senpai

    Queria saber se, depois de terminar o jogo, tem como voltar pra fechar em 100% no mesmo save? Eu não to conseguindo :/

    • Não dá… você volta do último save, e se este save for depois de um determinado ponto, é sem volta.

    • Rokuman Senpai

      Só se você não salvar o jogo no último save point… Aí dá pra voltar…

  • Wanderson Tranquilino

    Pode crer Senpai.Super Metroid é um dos melhores jogos do Snes,com cetesa.Ele está no pateão dos bons jogos dessa plataforma,junto com CronoTrigger,Mario,DK,entre outros.Eu já tinha visto esse jogo na época mas não dei muita bola a ele(eu tinha um Mega,o Snes eu jogava na locadora da esquina,quando ia alugar algum jogo do megão que eu não tinha).Só o joguei no emulador,quando um amigo me passou quase todas as roms de SNes para mim(se não todas).Quando vi a abertura com a “água viva chiando” com aquela música arrepiante ao fundo,aquilo me pegou de pronto e resolvi dar uma chance a ele.Eu não sabia que nos SNES tinha um jogo tão phoda assim.Ele fugia totalmente do padrão de jogos da Nintendo,que eu achava meio infantil.Ele não é só um dos melhores jogos do SNES como é um dos melhores jogos da história.Tão bom quanto ele,só mesmo o Castlevania SOTN.Tanto que há um termo para jogos desse tipo em homenagem a eles:Metroidvania.

    Parabéns pelo Review.

    • Rokuman Senpai

      Fala Wanderson!

      O termo Metroidvania ficou bem conhecido mesmo à partir de SOTN, mas Super Metroid tem todo o mérito… Metroid e Metroid II teriam se tivessem mapas XDDDD

      Valeu por ter gostado!

  • Rodrigo Urashima

    Com certeza este jogo é, senão o melhor, um dos melhores jogos de todos os tempos, considerando todas as plataformas até hoje. O Super Metroid não se resume aos gráficos, que são ótimos, ou a trilha sonora, que é excelente, é a junção de vários elementos produzidos com enorme qualidade.

    Em nenhum momento o jogo é cansativo, é uma satisfação enorme adquirir os itens disponíveis, enfrentar os chefes, ver os novos mapas. Existem vários momentos deste jogo gravados em minha memória.

    Já havia me divertido muito no Metroid do Nes, sofrendo com os travamentos, perdendo os passwords para chegar ao final, imagine o quanto aproveitei esta maravilha de cartucho que tive o prazer de adquirir? Antes aluguei na locadora, mas o cartucho era uma réplica, porque o save não funcionava rs. Terminei diversas vezes e sempre que surge a oportunidade jogo novamente. Parabéns pelo review, nota máxima é pouco para esta relíquia.

    • Rokuman Senpai

      Fala, Keeeeitarou!

      Sim, se dá pra elogiar de uma forma perfeita, é que Super Metroid não enjoa, de forma alguma! E me faz ter cada momento marcado aqui na mente XD

      Tive o prazer de terminar o de Famicom Disk System há alguns anos e me sinto felizardo por isso, mesmo utilizando mapa (ladrão xdddd) deu trabalho danado O.O SNIFF

      Cartucho sem save é o fim do planeta uheuheuheuhe

      Obrigado por ter gostado, sempre que posso estou jogando esse…

      Abraço!

  • Bons tempos!!!! Bons gráficos, músicas de primeira e jogabilidade perfect!!!!