Retro Review: Streets of Rage Remake Final v5.0


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Ei você, amigo retroaventureiro, você mesmo aí de bobeira, estava achando que eu havia parado de jogar Beat em Up’s? De jeito nenhum, continuo espancando meliantes em becos por aí a todo vapor, e este novo review só demorou tanto pra ser escrito por que essa tal versão final do Streets of Rage Remake é praticamente eterna: ou a gente para de jogar na marra, ou continua jogando até Jesus voltar, te chamar de indigno e não te levar pro céu… E nesse caso a gente continuaria jogando.

Antes de qualquer coisa, sim, demoramos pra caramba, Streets of Rage Remake Final foi lançado já há vários anos (e tirado do ar no dia seguinte a mando da Sega), mas só agora eu finalmente terminei de jogar esta obra prima em sua totalidade, ou quase… Acontece que o game tem tantas opções, modos de jogo, caminhos e personagens que o replay se torna quase eterno! Mesmo eu obviamente só jogando com a Blaze, me senti obrigado a pelo menos tentar liberar todas as opções, personagens, modos, e passar por tudo que era caminho escondido ou alternativo, e isso me custou um bocado de tempo, muito mais que o normal de um jogo dessa categoria. Mas não é por isso que eu não vou partir do início de tudo, então senta que lá vem história:

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No longínquo ano de 2003 a SEGA já começava a cultivar aquele status maldito de abandonar as suas grandes franquias do passado, ou pior, arruinar algumas delas criando jogos tão  medonhos que mais envergonhavam os fãs do que qualquer outra coisa. Foi mais ou menos nesta época também que os fangames começaram a se tornar visíveis, quando vários programadores independentes cansaram de esperar que as produtoras de jogos finalmente olhassem de novo para aquelas franquias que estavam ficando esquecidas no passado. Eles começaram a criar suas próprias versões daqueles games que tanto gostavam, e este foi praticamente o início do mercado Indie de jogos como temos hoje.

streets-of-rage-remake-final-retroplayers-17pngNeste mesmo ano, um grupo de programadores resolveu iniciar um projeto que se estendeu por quase uma década, o Streets of Rage Project… Pelo menos se eu me lembro bem, este foi o seu nome  inicial, e mais tarde, passou a se chamar Streets of Rage Remake Project. Pois é, foram 8 anos e meio em desenvolvimento, algumas versões betas, muito hype, e principalmente muita vontade de jogar por parte dos fãs, coisa que acabou quase não acontecendo devido a visitinha dos advogados da dona SEGA lá no QG dos desenvolvedores: no dia seguinte ao do lançamento da versão final do game, que aconteceu em Abril de 2011, eles foram forçados a retirar o projeto da internet sob a alegação de estarem infringindo as famosas e temidas leis de copyright, o pesadelo de qualquer desenvolvedor de fangames. Sorte nossa que a espera pelo game era tanta que logo no primeiro dia, dezenas de milhares de pessoas efetuaram o download do arquivo, e isso tornou possível se encontrar hoje em dia, e até com certa facilidade, o game para baixar, é só googlear um um pouquinho.

ALLCHARSChega de história, vamos à pancadaria: Streets of Rage Remake Final é sensacional, vamos ver se consigo fazer vocês entenderem qual é a desse jogo: imaginem um Streets of Rage com 4 caminhos distintos, sendo três deles, nada mais nada menos que os três primeiros jogos com melhorias gráficas, visuais, sonoras, inimigos novos acompanhando os antigos, novas animações para a polícia que agora chega até de helicóptero, diversos caminhos alternativos, e mais uma porção de benfeitorias que por si só, já tornam este game um remake completo dos três primeiros jogos. Imaginou? Pois bem, Streets of Rage Remake Final é muito mais: o 4º caminho é um jogo completamente novo cheio de etapas originais, chefes novos, veículos para pilotar como jet-skis e motos, muita dificuldade, e até trilha sonora novinha em folha. Só que eu falei que a jogatina desse game é eterna, não falei? É porque ainda é possível jogar até destravar aqueles personagens secretos dos games anteriores, como o apelão do Shiva e aquele Canguru boboca. Achou pouco? Então some a tudo isso vários modos de jogo, um monte de coisas legais para se desbloquear comprando as opções em uma lojinha com o dinheiro ganho durante as partidas (aquelas barras de ouro, moedas, e mais uma porção de tranqueiras que caem dos inimigos), personagens novos 100% originais, e a possibilidade de se jogar qualquer uma das 4 aventuras utilizando qualquer personagem de qualquer Streets of Rage e configurando tudo do jeito que você quiser, do estilo de golpes e especiais à barra de tempo e magia… Sim, você pode jogar Streets of Rage 2 com a Blaze do 3 ou do 1, com ou sem especiais, com ou sem tempo e barra de magia, e assim por diante. As opções são praticamente infinitas.

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Escolha uma das 4 rotas, e saia fazendo o de sempre: descendo porrada

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O game possui um monte de finais, clássicos e novos. Joguei por todo esse tempo e fiz 5 deles, sendo que ainda faltam 3 para “zerar” a coisa 100%.  Dois destes finais foram jogando em multiplayer, o que aumenta a diversão imensamente ao mesmo tempo que deixa a missão de se terminar 100% o game um pouco mais fácil, por que não tenha dúvida: Streets of Rage Remake Final não é no geral insano de difícil, mas cada um de seus caminhos recriados apresenta um grau de dificuldade superior à sua versão original com exceção talvez a Streets of Rage 3, que é reconhecidamente uma pedreira… Nunca consegui fazer o melhor final, vencer aquele robô idiota dentro do limite de tempo… Arghhh!!

media_httpiimgurcomwf_doqod-scaled620 O que realmente dá uma ajuda é que o game já vem com com alguns digamos, cheats embutidos na lojinha… Não é algo que eu seja fã, mas como o meu gosto não é o que vale, então tá valendo: podemos comprar e ligar algumas opções como “armas nunca quebram”, “especial infinito”, “dois personagens iguais” e mais um monte de “ajudinhas” para a galera que quer jogar mais casualmente do que pela emoção da conquista, mas não pense que isso estraga a jogatina: essas opções são caras, e será necessário se terminar um dos 4 caminhos ao menos uma vez para que seja possível comprar alguma coisa. Terminei 5 vezes, levei um monte de Game Over (que também dá uma graninha), e mesmo assim não consegui comprar todas as opções nem do primeiro menu, e são uns 4! Existem opções também para deixar o jogo mais difícil, como “dobrar o numero de chefes”  por exemplo… Tô fora!

sor-remake-cutscenesPois é, o negócio comigo sempre foi mais “cru”, nunca gostei de usar qualquer código ou ajuda extra pra nada em matéria de games, e não foi diferente em Streets of Rage Remake Final: fiz os 5 finais sem quaisquer códigos, só preciso mesmo é da Blaze do Streets of Rage 3, que é a minha predileta, e o resto é perseverança e repeteco! Assim pude verificar todos os 4 caminhos em seus mínimos detalhes, e claro, nem tudo é 100% perfeito principalmente no último trajeto: existem sim alguns problemas com colisão e buracos, bem evidentes na etapa do metrô por exemplo, onde as bordas são antes do que a imagem nos mostra e acabam causando quedas irritantes, e em algumas fases com veículos que possuem a jogabilidade bem travada, principalmente o Jet ski. Algumas coisas muito irritantes fazem parte da jogatina, como uma etapa final labiríntica que deve ser vencida dentro de um certo limite de tempo e que não nos dá opção de tentar de novo após o fracasso (tomei Game Over 2 vezes aqui, imaginem minha raiva), e também senti falta de um modo online, pois em pleno 2011 lançarem um jogo para PC com multiplayer sem opção online é dose! Mas no geral, o game é fantástico, e tem muitos, mas muitos mais méritos que defeitos.

2420995-sorr3Fico imaginando a frustração do pessoal que desenvolveu este game ao saberem que deveriam retirar o negócio do ar. Foram 8 anos de desenvolvimento MUITO BEM GASTOS, utilizando de engine própria (nada de Open Bor ou Mugen), fazendo todos os códigos do zero, criando e animando novos sprites para cada um dos personagens para que nada, absolutamente NADA na programação do jogo tivesse que ser copiada dos originais… Um cuidado exemplar de onde nasceu um game maravilhoso e que respeitava todos os elementos que compunham o universo desta franquia que tanta gente idolatra… Bem ao contrário daquele final ridículo fan-service de Mega Man Unlimited… Que sacrilégio foi aquele, depois reclamam quando as produtoras correm atrás dos fangames para cancelá-los… Mas definitivamente não foi o que aconteceu aqui, e mesmo assim, a SEGA resolveu caçar o projeto.

streets-of-rage-remake-final-retroplayers-1.png-scoreSe pelo menos ela tivesse voltado a aproveitar a franquia de forma respeitosa… mas não, ela tratou foi de fazer o que ela faz de melhor: mantê-la no escuro, sem uso, semi morta. Realmente não dá pra entender, pois a empresa não perderia absolutamente nada com a varalização de Streets of Rage Remake Final, pelo contrário, se este tivesse sido aprovado em nota oficial como a Capcom fez com Street Fighter vs Mega Man, os fãs certamente escreveriam milhares de cartas de amor para a Sega por não ter destruído o sonho alheio! Mas cada um pensa de um jeito, o que foi feito está feito, e resta a quem quiser jogar este maravilhoso game, encontrá-lo em algum dos muitos lugares onde ele fica lá, escondidinho dos olhos maliciosos dos advogados da Sega, aguardando para ser baixado.

Se você o procurar, vai achar, e garanto: não haverá arrependimentos, Streets of Rage Remake Final é sem dúvida, um Remake de respeito.

Galeria:

Ant1 de 15Prox

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Ant1 de 15Prox

Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!

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  • baixei este jogo logo que eles lançaram a versão 5, pra mim reúne o que há de melhor na série que já é fantástica por si só.

    • Sem a menor dúvida, está tudo lá e melhorado!

  • Yuji N2

    Essa merda só não é perfeita porque não tem opção pra jogar 4 players offline na mesma tela!

    • Nem on-line kkk Foi o que faltou XD 4 players pra mim até passa, mas online era essencial =(

  • ElfoGamer

    Joguei esse remake a algum tempo atrás, acho que nem está mais no meu pc… vou procurar pra jogar de novo.

    Acho que a Sega deveria é ter dado apoio e suporte pa esses caras desenvolverem o jogo e, depois, até oferecer outras franquias pra eles produzirem remakes. Todo mundo sairia ganhando…

    • Eu também acho que as empresas deveriam ao menos dar uma averiguada no trabalho em questão antes de sair cancelando tudo. Tem muitas obras de maneira alguma ferem a obra principal, e essa era uma delas =/

  • Adriel Muniz

    Quando baixei, não rodou muito bem no Debian. To envergonhado por ainda não ter jogado isso =[

    • aí fica difícil XD

  • O jogo é incrível, sem dúvidas.E o mais legal disso tudo é que ele é essencialmente bom e não apenas porque utiliza personagens de terceiros que já são consagrados.O meu ponto é:
    Se eles fizeram tudo do zero, demorou um tempão e saiu um senhor jogo, porque então não utilizaram arte própria, com personagens próprios e tudo original?Todo mundo sabe que é perfeitamente possível fazer um jogo “copiado” de Streets of Rage sem necessariamente usar seus personagens diretamente.Existem milhões de cópias de Castlevania, Street Fighters e Metal Slugs por aí para provar isso, é até normal se basear em um clássico para fazer seu próprio jogo.
    Porque os caras cutucaram, na cara dura, a onça com vara curta, se poderiam ter feito um Streets of Rage clone e obtendo o mesmo impacto, principalmente por ser um fan made.E melhor, os advogados da SEGA jamais poderiam argumentar nada, ou teríamos que retirar do mercado zilhões de jogos de sucesso baseados em outros que são clássicos.
    Aí fica a dúvida.Foi ingenuidade ou malícia?

    • Wagner

      Sim, eles poderiam refazer o jogo do zero, com um novo nome e personagens próprios como você disse, aí não teria problema com os direitos, já que Streets of Rage é uma propriedade intelectual da Sega.

      Eu por exemplo, estou criando um jogo, originalmente seria um fangame de Streets of Rage, mas andei pensando melhor e para não ter problemas com a Sega, decidi refazer o jogo do zero, com um novo nome e personagens que eu mesmo criei.

      • Exatamente.Todos ou quase todos nós que amamos jogos antigos somos fãs de SOR e da SEGA, mas é preciso usar o cérebro antes do coração algumas vezes.Parabéns pela atitude Wagner e muito sucesso com seu projeto.

        • Eu acho que não quiseram criar tudo novo justamente por que eles não queriam que este game fosse apenas mais uma cópia, eles queriam que SORR pudesse ser considerado ao menos pelos fãs órfãos, como sendo um genuíno Streets of Rage. Eu entendo o lado dos caras, tem muita paixão envolvida, as vezes é tanta que vale o risco.

          • Acho que a SEGA “largou mão” em relação ao Sonic e fez dele um produto comercial de massa mesmo.Seguindo o velho e bom pensamento do “mascote” da empresa.SOR parece ser algo mais fechado e cuidado por eles.

      • Rodrigo Urashima

        Claro que cada caso é um caso, mas também existe a parte da divulgação do estúdio, imagina a projeção que se consegue utilizando um título já estabelecido no mercado, como é o caso de Streets of Rage? Então talvez não exista ingenuidade no projeto.

        • Pois é.Meu lado gamer fala com o coração, e por isso eu adorei este jogo, de coração mesmo.Nada contra.Por outro lado, se a SEGA derrubar todo mundo que faz coisas assim, ela não está errada.Está apenas defendendo o direito dela.Se ela(SEGA) resolvesse apoiar, seria lindo, mas isso só depende dela.

          • Rodrigo Urashima

            Concordo com você Ulisses, a Sega bancou todo o custo com o desenvolvimento do jogo e personagens, além do marketing na época para torna o jogo um clássico do Beat em Up’s, então é justo proibir.

            O problema é que não querem fangames, mas também deixam o título no total esquecimento, sem lançar nada novo, isto da margem para pequenos estúdios arriscarem a fazer algo sem o direito de copyright.

          • Acho que proibição simária só caberia se a BomberGames estivesse querendo faturar com o jogo, o que não foi o caso. Poderiam ao menos ter avaliado a proposta do projeto…Mas sim, é direito deles fazer o que eles quiserem, como cancelar o fangame, e deixar a franquia original congelada kk

          • Wagner

            A Sega relançou o SOR 2 no 3DS e aquela colentânea do Xbox 360 para o Xbox One, sem contar que lembraram do Axel no Project X Zone 2.
            A Sega pode até não lançar uma continuação, mas da franquia eles não se esqueceram, se não eles nem perderiam o tempo deles relançado para outras plataformas não é?
            De fato os caras do fangame não queriam faturar, mas como disse antes, o jogo deles ficou melhor que o original e ainda de graça, se fosse assim ninguém iria comprar os jogos originais, porque poderiam jogar um jogo melhor e ainda de graça,

        • Wagner

          Não tiro a razão da Sega, imagina alguém usando uma criação sua, com os personagens que você criou e talz espalhados por aí na internet, além disso, o Remake ficou muito superior aos jogos originais e ainda por cima de graça, quem iria querer comprar os jogos originais se podemos muito bem pegar um jogo melhor e de graça?
          Um caso semelhante é o da Square ter proibido um Remake do Chrono Trigger.

    • Ivo

      Ulisses! Eles fizeram por simples fato de amar a série, cara! Nesse caso o “amor” falou mais alto e até entendo isso!

  • Ivo

    Excelente review Sabatona! Joguei pouco esse game, mas em breve vou começar a joga-lo =) E matar a saudade de SOR e os tempos de locadora!

    • cara, jogue mais viu, esse game merece. Logo tentarei jogar com o grandalhão lá, Max né kk vamo ve se consigo fazer algum final na base da luta livre kkkkkkk

      • O Personagem Max está bem mais ágil que em Streets of Rage 2.
        Adan então, ficou arrasador, dá gosto jogar com ele! Só não experimentei ainda o moleque Skate.

  • Adoro esse game!
    Não o joguei em sua totalidade e ainda pretendo fazê-lo. Uma das coisas que deveriam ter feito nesse game é criarem resoluções maiores, para se adaptarem a telas superiores às de 17 polegadas. Aliás, Sabat, tu já fez o teste de ligar esse game numa TV de tubo, através de adaptadores de video? Será que não fica melhor que esticar a imagem na LED de 42″?

    • Opa mano!! cara, o jogo é em pixel, não precisa de aumento de resolução interna, ele se adapta à TV que onde ele vai rodar, ou seja, fica tipo pixel art. E tem alguns filtros, tipo scanlines (que eu usei e achei o resultado ótimo), aqueles HQ2x que deixam o jogo embaçado pra cacete e eu acho terrível, e outros XD

      Mano, o jogo não fica esticado na TV de LED, é só deixar a TV na proporção 4×3, todas tem. Fica perfeito! ^^

      • Então, quanto à relação de aspecto, tudo bem, mas eu me referia à qualidade visual. Será que na TV de tubo não ficaria melhor melhor?

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    ALT + X – Close game (creates savestate)
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    GRAPHIC FILTERS
    F1 – Original mode (320×240)
    F2 – 2xScale (640×480)
    F3 – HQ2X (640×480)
    F4 – Scanlines (640×480)
    F5 – 2xNormal (640×480)

    Alguns filtros podem afetar os framerates.

    Dicas:

    – Ao ser arremessado, segure para cima e fique apertando o botão de pulo, para não se machucar.
    – Ao ser agarrado por trás , pressione pulo e em seguida o botão de soco. Assim, você é quem arremessa o inimigo.
    – Experimente utilizar golpes especiais ou iniciados por corrida, quando estiver com armas nas mãos.
    – Você pode rolar com 2 toques para cima ou baixo no direcional.
    – Alguns personagens possuem especial diferentes quando precedidos de corrida.
    – Desligue a opção SOR3 Exceptions, dentro do menu Miscellaneous. Assim será possível realizar uma corrida nas diagonais.

    Cada personagem possuem 2 movimentos de Combos Especias
    Para executar os movimentos de cada um, segure o botão correspondente ao especial combo e imediatamente faça uma das sequências na lista abaixo.
    Dependendo do modo de jogo escolhido, não é necessário esperar adquirir estrelas para executar os especiais. Apenas tenha a barra OK cheia. Com as estrelas o golpe pode sofrer alteração.

    1 star, standard for everyone: X + Forward, Forward

    Axel
    2 star: X + Down, Forward
    3 star: X + Back, Down, Forward

    Blaze
    2 star: X + Forward, Up
    3 star: X + Down, Forward, Up

    Adam
    2 star: X, back, forward
    3 star: X, down, back, forward

    Skate
    2 star: X + Forward, Down
    3 star: X + Up, Forward, Back

    Max
    2 star: X + Down, Forward
    3 star: X + Back, Down, Forward

    Zan
    2 star: X + Back, Up
    3 star: X + Up, Back, Forward

    Shiva
    2 star: X + Up, Forward
    3 star: X + Down, Up, Forward

    Mr. X
    2 star: X + Up, Down
    3 star: X + Forward, Up, Down

    Roo
    2 star: X + Forward , Up
    3 star: X + Back, Forward, Up

    Ash
    2 star: X + Down, Back
    3 star: X + Forward, Down, Back

    Elle
    2 Star: X, back, down
    3 Star: X, forward, back, down

    Rudra
    2 Star: X, down, up
    3 Star: X, back, down, up

  • Sabat, pare de jogar beat’em ups! huauhahuahuah
    Na boa, preciso muito jogar este jogo aí. A CEGA foi muito sega de cancelar essa jóia que fizeram, deveriam era licenciar o jogo e portar para outras plataformas. Imagino se sai esse tróço num 3DS ou Vita, eu acho que ia ficar jogando mais do que jogo Final Fantasy Tactics.
    Só tem uns personagens selecionáveis aí que eu não entendi muito o porque… mas sem crise, mais motivo pra rejogar! o/
    Ótimo review!

    • Paro não mano, kkkk já ta engatilhado Knights of the Round XD

  • Vinícius Lisboa

    Cara, lembro que fritei nesse jogo no fim do ano passado hahaha.
    Isso ai é recalque da sega pq os fãs fizeram um jogo melhor que a trilogia do Mega kkk.
    E eu adorei esse jogo pq ele aceita dualshock 2, a jogabilidade ficou excelente no controle de ps2, e rodava sem lags no meu pc que mal aguentava um counter strike, mano PQP que alegria de ver isso hahaha.
    Enfim, ótima analise também Sabat.
    Feliz Natal, e tudo de bom pra galera dos Retroplayers!

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