Retro Review Especial – The Dark Side of the SNES #07: Seiken Densetsu 3


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Das diversas aventuras que já presenciei e desbravei em minha vida de jogador, talvez seja esta a mais polêmica e controversa de todas perante a sociedade ocidental. E não digo isso somente pela ocasião ou fatos ocorridos, pois eu jamais imaginei que vivenciaria uma incrível jornada resultando neste review que lhes apresento agora, caros amigos retroaventurianos. Embarquem comigo para desvendar os segredos do terceiro capítulo da Lenda de Mana!

O ano era 1996, eu tinha comprado uma Chrono Trigger com o Toninho lá na Look Game, de tanto que havia alugado e viciado nesse jogo. Em pouco tempo o game chegou, e como eu tinha apenas de 12 para 13 anos de idade, o meu único compromisso era ir para a escola, e devido a isso, em mais ou menos 2 semanas, todos os personagens do jogo já estavam no level máximo (“estrelinha”), assim como praticamente os status de quase todos eles.

Eu já tinha iniciado o game dezenas de vezes com a opção “New Game +”, e queria fazer o máximo de coisas no jogo. Tentei até pegar “99” de todos os equipamentos, armamentos e itens, uma árdua tarefa. Podemos dizer que nessa minha infância, eu tive uma “mini overdose” dos queridos e favoritos viajantes do tempo na categoria RPG de Super Nintendo. É exatamente agora em que chegamos ao momento controverso, que para mim foi uma aventura genialmente mágica! Sabe o meu amigo Eduardo? Sim! Aquele mesmo! Primo do Fabinho (Haido), o responsável por nossa amizade ter iniciado graças ao jogo Super Metroid (quer saber que história é essa? Confira aqui no Review de Super Metroid no RetroPlayers!).

Ele me apresentou a um camarada dele japonês que tinha interesse na minha Chrono Trigger. E o interesse era tanto que ele queria trocar por vários jogos de uma vez. Então eu fui até a casa dele e, após apresentações e algum papo, me foram mostradas 4 fitas de Super Famicom “loose” (apenas o cartucho, sem caixa ou manual). Eram elas: Puzzle Bobble, Parodius Da!, Romancing Saga 3 e finalmente, um tal de Seiken Densetsu 3. Para trocar a Chrono, eu tinha que pegar a Puzzle Bobble, a Parodius, e escolher um dos dois jogos de RPG. Testei os dois com afinco e me lembro que não tinha gostado nem um pouco do Romancing Saga 3 na época (o que não ocorre nos dias de hoje). Mas com Seiken Densetsu 3 foi amor à primeira vista! Eu queria muito mesmo jogar aquilo! Um RPG lindo! Fiquei simplesmente maravilhado em todos os quesitos! Agradeci o japonês, agradeci meu amigo Eduardo, e fomos embora da casa dele com os 3 joguinhos. O Eduardo, por ter feito o “intercâmbio” entre o nosso rolo, acabou ganhando uma fita do Gundam completa de brinde do japonês, muito legal!

   

   

Puxa vida! Eu não queria desgrudar os olhos desse jogo até chegar no final dele! Após uma linda tela de abertura com um som calmo que se desenvolve a uma melodia que fica empolgante e esperançosa, somos levados à tela de seleção: onde podemos iniciar o jogo, carregar o save, ou selecionar o som entre Stereo ou Mono. Ao selecionar um novo jogo, pode-se escolher 3 entre 6 personagens para iniciar sua jornada: um Ladrão, um Guerreiro, um Lobo, uma Maga, uma Amazona, e uma Clériga. Lembro que fiz alguns testes e jogava com o time Ladrão, Lobo e Clériga. Acho que esse é o time mais fácil para terminar a aventura, pois o Ladrão e o Lobo possuem ataques duplos que podem ser mais fortes que os ataques do próprio Guerreiro, e a Clériga com sua magia de cura pode sempre curar todo o grupo em seu turno. Nossa que maneiro! Lá estava eu em casa, jogando esse jogo grandioso, totalmente fascinado, sem saber patavinas do que estava acontecendo. Sim! Um jogo totalmente em japonês! Sem ajuda alguma de internet, “GameFAQs” ou qualquer revista especializada, pois NADA EXISTIA naquela época para poder me ajudar! NADA! Eu não tinha nem sequer um amigo que soubesse um pouquinho de japonês ao meu lado.

Os Personagens do jogo

Agora pense que o garotinho aqui, sedento por uma jogatina e feliz com um jogo totalmente lindo, colorido, musicalmente estupendo, graficamente perfeito, com cenários muito bem desenhados nos mais variados ambientes, e com a jogabilidade livremente leve… iria desistir? JAMAIS! Segui em frente com esse trio forte pra danar! E sempre que saía da escola, o tempo reservado era para Seiken Densetsu 3! Nessas horas eu nem me lembrava mais onde estava o Puzzle Bobble e a Parodius. E muito menos que já não tinha mais a Chrono Trigger… Bem, pecados à parte, iniciando o jogo com o Ladrão pela primeira vez, segui o rumo na forma tradicional de um RPG, conversando com todos os personagens até que a história continuasse… E não é que eu estava me dando bem com isso? Consegui ir até o climax desse começo, lutei algumas batalhas e finalizei a introdução do jogo, onde fui presenteado com a maravilhosa música Meridian Child”que toca enquanto os créditos dos criadores do jogo vão sendo apresentados. É uma introdução tão linda que faz acreditar que o jogo acabou, mas a aventura está apenas começando, a jornada segue em busca dos outros personagens, e a história ainda está para ser desenvolvida.

Meu Deus! Meus olhinhos de criança brilhavam cada vez mais! Fui um dos poucos brasileiros que puderam jogar esse jogo maravilhoso quase simultaneamente com o Japão na época! Hoje posso dizer que fui um felizardo. É como assistir ao anime Street Fighter II Victory no SBT, poucos meses após ser exibido no Japão, só que no meu caso com o Seiken Densetsu 3 foi em escala bem menor, já que o Street passou em TV aberta e o Seiken 3 é um caso para um público bem mais reservado e específico, ainda mais na época. Praticamente uma honra, uma situação rara! Quando aquela música acabou e o letreiro também, o navio parou em uma cidade, e então outra música começou. Agora uma um pouquinho mais agitada, e desta vez eu tinha novamente (pra variar) que descobrir o que fazer. Conversei com todo mundo e dormi. Algo super interessante nesse jogo é que você pode escolher se vai acordar de manhã ou à noite. A maioria dos eventos importantes ocorre no período noturno, como já é o caso dessa primeira cidade, onde aproveitei para fugir e rumar para o local seguinte. Finalmente um campo de batalha na história comum do game, onde eu poderia lutar. Até que possivelmente… ISSO! Level UP! Er… Mas o quê? Em um primeiro momento fiquei espantado sem saber o que eram aquelas opções, mas depois com a ajuda do Eduardo soube que eram “Status de Evolução”, e achei o máximo aquilo!

Caixa OficialVocê pode escolher entre pontos de Força (STR),  Destreza (DEX), Vitalidade (CON), Inteligência (INT), Espírito (PIE) e Sorte (LUC). Esses pontos são escolhas de livre e espontânea vontade do jogador, porém é recomendado utilizá-los com sabedoria. Como por exemplo: colocar sempre que possível Força, Agilidade e Vitalidade para o Guerreiro; ou outro exemplo seria colocar Inteligência, Espírito e Vitalidade para a Maga. A jornada estava divertidíssima! Passear pela floresta enfrentando lobos e coelhos já estavam me deixando craque na arte de massacrar inimigos, tanto com golpes comuns, quanto com golpes especiais, executados ao encher a barrinha azul que cheia ficava verde.

Passando pela floresta, estava indo sem delongas ao próximo destino, quando logo dormi nessa outra vila e já fui à busca da fadinha que aparece na abertura do jogo. Atravessando o campo ao lado dessa cidade logo a encontrei, e após um breve papo, voltei para uma cachoeira do outro lado da cidade que estava totalmente destruída, sem eu saber o motivo. Desta vez eu poderia atravessar a cachoeira, pois a fadinha poderia quebrar o encanto e o segundo personagem da aventura (neste caso o Lobo) estava à minha espera. A história do lobo foi brevemente contada e adentramos na caverna por trás da cachoeira. Oba!

Já chegou o segundo personagem e o jogo está demais! Vamos que vamos! Agora os inimigos eram morcegos, zumbis e até uns carinhas invocados com suas machadinhas do mal! O que ajuda bastante nas dungeons são os “Saves Dourados”, que recuperam totalmente o HP e MP de todos os personagens; e o bom é que eles podem ser utilizados infinitamente, ou seja, você pode lutar e voltar para recarregar as energias sempre que quiser. Tem também o “Save Prata” (ou branco) que somente salva o progresso. Enquanto continuava lutando e ganhando mais alguns níveis, eis que a Clériga (minha terceira personagem) finalmente entra para o grupo. Aí lutamos mais um pouquinho e saímos da dungeon para mais uma cidade, onde fomos conhecer um castelo e saber um pouco mais da história do jogo. Logo retornamos para o início da dungeon, desta vez por um caminho onde só seria possível passar com a ajuda da fadinha, que nos fez dar uma pequena flutuada pelo chão. Lá após algumas telas encontramos um caranguejo gigante, que é o primeiro chefe do jogo! Ao som da música “Nuclear Fusion”, emocionantemente derrotei a criatura e segui jornada adiante! Agora com o grupo devidamente formado, nada nesse universo poderia me deter! Correto, amigos retroaventurianos?

ERRADO! Totalmente errado! O jogo estava realmente muito bom! Mas por estar em japonês e eu não ter nenhum tipo de ajuda, os problemas não tinham nem começado, e dos grandões foram pelo menos 4 deles que serão agora relatados! Acreditem se quiserem, mas eu com meus 13 aninhos era um garoto persistente, continuo sendo com 31, mas nem tanto quanto antigamente em relação a jogos de RPG, justamente pelo tempo que perdemos com outras ocupações em nossas vidas. Toda essa energia hoje eu continuo mantendo para jogos de plataforma e derivados, onde o desafio está na habilidade e até um pouco na sorte do jogador. Essa persistência eu nunca perdi e na verdade só tem aumentado, principalmente para jogos clássicos. No caso dos RPGs hoje em dia, eu já prefiro ser acompanhado de um guia para não perder tempo mesmo e fazer 100% dos itens logo de uma vez. Não que eu não goste de explorar, muito pelo contrário, mas o especialista nesse quesito é o SABAT, e a minha paciência já não é mais a mesma para ficar tentando descobrir o que fazer quando ficar travado num jogo, principalmente quando ele está TODO EM JAPONÊS.

Dito tudo isso, o primeiro problema que eu enfrentei foi sem nem sequer imaginar que seria possível trocar o equipamento dos personagens… É SÉRIO! E sei que vocês devem estar se matando de rir e querendo me zoar, mas não tem problema. Com 13 anos e sem noção de japa, quem foi me dar uma mão novamente? Claro que foi o camarada Eduardo. Como tinha lutado bastante, os personagens estavam bem fortes e eu já tinha avançado bastante no jogo, mas mesmo assim os golpes arrancavam pouco de dano dos inimigos… muito estranho. Eis que apertamos SELECT e fuçamos um pouco os menus disponíveis até finalmente encontrar a parte de armamento e poder trocar a arma. Foi algo assim tão estupendo que praticamente o jogo recomeçou. Aí eu ficava curioso para revisitar novamente as cidades anteriores, comprar equipamentos e equipar, já que estava milionário com as mais de oito mil batalhas realizadas. O jogo seguia novamente o fluxo, pelos mais maravilhosos campos, cavernas e ambientes tropicais. Então pego a galera e decido continuar para o próximo possível local por navio e… o navio não chega até a cidade! A próxima cena mostra o grupo dormindo dentro do navio e uns sons estranhos e monstruosos os assustam. Explorei todo o local e logo inimigos apareceram. Quando terminei de verificar todas as salas e não imaginava o que fazer, logo me deparei que estava apontando para o segundo e pior problema do jogo: que era ficar travado nesse Navio Fantasma.

Clima TropicalTudo o que tinha era a sala para dormir, um corredor com inimigos e uma sala com três estantes de livros. E eu dormia, enfrentava várias batalhas, mexia nas estantes, ia pra lá e pra cá… E NADA! Mais uma vez travado no jogo por não saber japonês, e creio que esse é o único problema geral. Estava para desistir do jogo, não sabia mesmo o que fazer. Mas quando levei o cartucho na casa de um outro amigo meu (Grande Vassoura, gente fina), ele simplesmente me disse:  “Dá aqui que eu passo essa parte pra você”. O pior de tudo é que ele não falou em tom de humilhação, muito menos foi metido e nada demais. Ele foi guerreiro, aventureiro, mesmo porque não conhecia o jogo e só tinha 10 ou 11 anos na época. Ligamos o jogo e eu estava conversando com o Fabinho, quando de repente… “Booom!”. Eu olhei para a tela e perguntei: “Meu Deus, o quê você fez?”, e ele me disse: “Simplesmente mexi nas estantes de livros e… aconteceu!” ele também disse que a sequência para isso é “Direita, Esquerda, Meio e Esquerda”. Nunca, JAMAIS em minha vida esqueci esta sequência das estantes, está fincada e cravada na memória, assim como o código do Super Sonic em Sonic The Hedgehog 2 e a password para a última fase de Rockman X com todos os itens. Certamente esse segundo problema foi o pior de todos eles e o Vassoura não tem noção do quanto sou grato a ele até hoje pela descoberta, mesmo que na sorte. Fui feliz seguindo o restante do local e enfrentei o chefão para finalmente seguir viagem. Daqui pra frente é interessante dizer que um ponto crucial do jogo estava para chegar.

Após mais algumas dungeons, mais um pouco de história geral, agora muito mais desenvolvida e eu não entendendo nada (normal!!), seguia caminho para algo incrível. Ao derrotar certo chefe do game, fucei o grande pedaço de cristal que estava no local e o personagem MUDOU! Fiquei abismado com tamanha mudança, logo descobri que era possível fazer com os outros dois personagens também. Essa mudança na cor seria uma evolução! Agora meus personagens tinham uma barra maior para dar ataques, sendo que tinham novos ataques especiais, e além disso, após mais alguns levels eles ganharam MAGIAS! Simplesmente PIREI com tudo isso. A emoção de seguir em frente não parava e tinha forças para terminar o jogo o mais breve possível! Não queria parar de jogar, agradeço à minha família por não se importar de eu ficar boa parte da infância na frente do videogame. Alguns anos depois, descobri que os personagens só podem evoluir a partir do “Level 18” (encarei isso pensando como se fosse uma maioridade XD).

A terceira dificuldade foi depois de ter passado por todos os pontos indicados no mapa e aparentemente não ter mais o que fazer no jogo. Digo aparentemente, pois eu tive que ativar novamente o “Rokuman Senpai’s Exploration Mode” (versão piorada do Sabat’s Exploration Mode) para sair dessa sozinho e então finalmente encontrar o meio de transporte que me levaria à próxima etapa desse lindo game. Um simpático dragãozinho que estava escondido em um lugar inimaginável, que só conversando com todo mundo em todos os lugares me fariam chegar a esse local, ou seja, mais algumas boas horas de exploração. Desta vez nada que me deixou tão aflito quanto o navio fantasma, mas deu um trabalho grande até. Só que tanto as trilhas sonoras que compartilhei até aqui quanto os cenários maravilhosos já mais do que compensaram todos esses esforços. Reforço isso para aqueles que tiverem a oportunidade de jogar o game e chegar na batalha contra um chefe voador, da qual que se enfrenta com o grupo em cima da cabeça do nosso amiguinho dragão. A cena é muito linda! Aliás, aproveito para dizer que quanto mais se avança no game, melhor ele se torna! Cada batalha contra um chefe novo, por acontecer em um estilo action” de contato direto com o inimigo e não em modos mais clássicos como em Chrono Trigger ou Final Fantasy, deixava a coisa cada vez mais empolgante. A pancadaria é mais estilo série Tales, só que mais simples, com comandos de ataques normais, ataques especiais e magias. E não passa nisso. Posso dizer que a quarta dificuldade foi tão marcante e gratificante quanto a terceira, pois também foi um mar de descobertas. Eu descobri como conseguir as melhores armas, as melhores armaduras e os melhores acessórios dos personagens, e também como evoluí-los pela segunda vez. Foi muito empolgante descobrir o esquema das sementes.

Não há o que questionar sobre a jogabilidade. Desde que você escolha os atributos corretos de acordo com seu personagem ao evoluir e que seu trio seja estrategicamente escolhido, não haverá problemas para terminar o jogo. Sim, a dificuldade varia conforme a estratégia de batalha e escolha de personagens. Lógico que é importante batalhar um pouco antes de cada chefe a ser enfrentado, quesito normal em todos os RPGs. Se você for um iniciante como eu fui em 1996, recomendo utilizar a Clériga no grupo como terceiro personagem enquanto os outros dois devem ser personagens fisicamente fortes. Até a Amazona serve, ela é bem forte! Somente a Maga que eu recomendo para jogadores mais experientes. Esse jogo você ganha mesmo é na PORRADA. Depois de algum tempo que se pega o jeito, você já estará montando boas estratégias, fazendo com que seus personagens ataquem todos juntos de uma vez, e assim os chefes contra-atacarão pouquíssimas vezes. O segredo está na rapidez em fazer um golpe atrás do outro com cada personagem, fazendo meio que uma sincronia de ataques. Terminou o especial de um, o outro ativa a magia, daí o terceiro ataca com ataques normais até encher o especial, solta o especial e começa tudo de novo.

O Mapa do Mundo de Seiken Densetsu 3

Outro fator que está Acima da média é o gráfico. Com um poderosíssimo cartucho de “32 Megabits” (o mesmo que Chrono Trigger), Seiken Densetsu 3 não deixa nada a desejar a outros grandiosos títulos de RPG da Square ou de qualquer outra desenvolvedora. Tudo o que você imaginar de ambientes em que nossos personagens se aventurarão, teremos no jogo: florestas, cavernas de gelo, cavernas de fogo, montanhas, vilarejos dos mais variados, cachoeiras, navios fantasmas (dãã), aldeias, santuários, castelos, etc. O que usa e abusa de efeitos gráficos são mais os campos abertos e tropicais, que vão fazendo a mudança do dia para a noite ou vice-versa; e também as variadas magias dos inimigos: algumas magias no final do jogo fazem uns efeitos lindos de se apreciar, e se você treinar bem a Maguinha, quem sabe ela possa aprender uma dessas magias poderosas. Sem contar que os jogadores encontrarão fadas e gnomos dos mais variados elementos, todos com seu carisma único. E é justamente esse carisma que pode atraí-lo a jogar, caro retroaventuriano, já que cada personagem é muito bem desenhado e desenvolvido mesmo no formado “SD” (Super Deformado), onde podemos ver a expressão de todos quando estão felizes ou tristes.

Vamos conhecer um breve descritivo de cada protagonista  e um pouco de suas histórias:

Ant1 de 6Prox

KevinKevin, o Lobo, tem 15 Anos e é o príncipe de Ferolia, reino dos demi-humanos bestas. Ele é o filho de Gauser, o rei dos homens-fera, porém, nasceu de uma mãe humana. Incapaz de se encaixar tanto no mundo dos humanos quanto no das bestas, Kevin passa a maior parte do tempo vagando pela floresta com Karl, um filhote de lobo com o qual ele possui fortes laços de amizade. Seus golpes duplos somados com a força dobrada quando se transforma à noite, fazem dele o personagem mais ágil e forte de todo o jogo. Possui algumas magias, mas não é de seu feitio ficar conjurando. O negócio dele é porrada!

Ant1 de 6Prox

Sobre Rokuman Senpai

Fã assíduo de Rockman / Megaman e também confiante do sucesso futuro de Mighty9. Defensor do Famicom / Nes com todas as armas inimagináveis. Mendorato + Skoll + Jogos Clássicos + Rokuman Senpai = Diversão Garantida! ^^

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  • Ivo

    Fala Senpai! Feliz em te ver de volta ao site! Espero que continue escrevendo hein! E sempre vou pegar no seu pé sobre os reviews do Megaman =)

    Adorei seu texto! Um verdadeiro depoimento sobre o amor por um game! Coisas que somente que joga ou jogou nessa época (sou meio incrédulo HOJE de alguém gostar um game como antigamente). Muito legal ver todas essas suas lembranças, histórias, amigos, paixão por esse game e que não foram esquecidas.

    Eu não joguei esse game ainda, mas conheço ele de longa data…. desde as revistas que falavam dele e colocavam “ainda sem previsão para o ocidente”. Uma pena mesmo esse game não ter vindo para cá! Era a prova que o Super Nintendo ainda tinha muitas “cartas” para ficar deixando todos de olhos “arregalados” com gráficos como esse.

    Fiquei curioso em conhecer esses Art Books que comentou do jogo. Se puder, poste fotos dele! Adoro essa coisas! E obrigado por disponibilizar a ROM em português para que possamos jogar. Como te disse, em breve (terminando Megaman Bass) vou começar a jogar ele!

    Grande Abraço Senpai! E feliz 20 anos de Seiken Densetsu 3.

    • Rokuman Senpai

      Olá, Ivo! Blz maninho? Obrigado pela ótima recepção XD

      O intuito é continuar escrevendo, mas Review de Megaman? Hum… Quem sabe ^^

      Fico contente que tenha gostado do artigo, depositei minha infância nele! Acho que isso pode acontecer com jogos atuais, mas também duvido que tenha a mesma ênfase que nos anos 90…

      Sim, muitas revistas falavam dele já com o nome de Secret of Mana 2, tenho as matérias guardadas… O Super Famicom é igual ao Famicom… Cheio de coisas boas que não saíram do Japão.

      Os artbooks podem ser encontrados no ebay ou até em algum site scans… Espero que termine logo o Rockman & Forte e vá ser feliz, jogando a rom beta br desse jogo incrível…

      Grande abraço e felicidades, SD3!!!

      • Victor Evangelista

        onde eu acho a rom beta jogavel? ‘0’

  • Eduardo Rolim Tacach

    Muito Legal seu texto, “tio” Fer!!! Comecei a ler e, de repente, não estava mais lendo, e sim vivendo novamente tudo isso!! Muitas pessoas nos julgam por sermos gamers, por ficarmos horas na frente de uma TV, em outro mundo…só quem vive isso pra entender realmente: as aventuras, a diversão, descobertas!!!! Temos que gravar um WALKTHROUGH de SEIKEN DENSETSU 3 em breve, e compartilhar, para que todos possam ver e também se interessar pelo game. 😀

    • Rokuman Senpai

      Olha só quem está aqui… Meu “tio” Eduardo… Aquele que não deixa mentir o que senti nos anos 90 e começo dos anos 2000… Assim como disse pro Ivo, eu depositei a minha infância ao escrever o Artigo, por isso foi fácil falar de um assunto que a gente não quer JAMAIS esquecer… Gravemos nós jogando a rom BR no Super Famicom em breve… Abraço!

  • Caramba,enfrentar um RPG em japonês sem saber nada do idioma é quase a mesma coisa que jogar com a TV desligada, kkkkkkkk brincadeiras à parte realmente Seiken deve ter sido muito marcante pra vc.Eu tbm já tive momentos difíceis com jogos mas confesso que não desse jeito.
    Seu texto ficou mais próximo de um conto do que um review propriamente dito,acho que pela carga pessoal que ele contém,eu gostei.
    Falou Senpai!

    • Rokuman Senpai

      Olá Ulisses, blzinha? Pelo seu nick você deve curtir uns masters, nes e quem sabe pc-engine ? XD

      Ah cara, posso dizer que foi difícil, porém gratificante, valeu muuuito a pena…

      O próprio chefe Sabat gosta e acha mais legal quando a gente faz um artigo em formato conto, pois mostra nosso carinho e nostalgia com os games em questão… Mas é claro que eu jamais me esqueceria da parte técnica xdddd

      Fico feliz que tenha gostado XD

      Forte abraço! ^^

      • Fala Senpai.Com certeza eu amo Master System e PCEngine, com certeza, mas tem a ver com o Atari 2600 também, que é 8Bit e o pessoal acaba esquecendo. 🙂

        Eu curto os dois estilos de texto, seja mais técnico ou mais pessoal, e também gosto quando o autor faz assim como você fez, mesclar os estilos.
        É sempre bom não contrariar o chefe né? kkkkk
        Abração pra você Senpai,e pro Sabat também!

        • Rokuman Senpai

          Affe, maninho… Você só não citou apenas o Famicom / NES, meu console favorito XD Mas seu eu tivesse conhecido o PC-Engine na época, quem sabe gostaria um pouco menos do NES/FC.

          Não sou só eu, mas o próprio retroplayers funciona meio que em cima de histórias sentimentais com seus games na maioria dos momentos… Contrariar o chefe não digo, mas é bom saber que apesar de parecidos, cada um de nós tem seu estilo próprio de relatar os fatos, sejam pela parte emocional ou técnica…

          Abração XD

  • Mastra

    HAHAH belo review/historia da vida, fernando, aqui eh o primo do fabio (nao eh o Eduardo, aliais, muito melhor que ele), fui eu o sortudo a pegar o snes e o o seiken com
    os livros :333. Nao cheguei a jogar muito o seiken na epoca que lancou pois eu tinha 5 anos, mas joguei muito no emulador posteriormente e realmente foi marcante….
    Aproveitando que voce mencionou chrono tambem, talvez os 2 sejam os 2 melhores rpg do snes, eh interessante como os 2 sao muito diferentes, o chrono eh mais organizado, bonito, e com uma historia digna de oscar, ja o seiken eh mais desafiador, complexo e bem menos linear, enfim 2 jogacos
    Parabens novamente pelo review, precisamos jogar novamente, lembra chegamos a jogar eu voce e o fabio pelo emulador hahaha

    • Rokuman Senpai

      Olá, caro amigo de sorte ^^

      Sobre Chrono, acho que tá tudo na medida XDDDD História de Oscar é De Volta Para o Futuro (tava doido pra falar isso ^^) Chrono é mais difícil pois tem muito chefe e inimigo que são de modos bem diferentes de se enfrentar… Os dois são ótimos, mas chrono fica em terceiro pra mim…

      Primeiro vem o Seiken Densetsu 3, depois Final Fantasy VI (Kefka Rulles!!!) e finalmente CT.

      Obrigado por ter gostado e vamos jogar de 3 a rom em português… Estou esperando quando você voltar…

      Abração!

      • Mastra

        Certo combinado!

  • Jean

    Fala a verdade, hoje em dia você pensaria mil vezes antes de trocar o Chrono Trigger rs

    • Sir Kao

      Xiii rapaz… Agora comprou briga. =P

      Cá entre nós, já tive a audácia de falar isso pro Senpai pessoalmente, daí me arrependi logo em seguida, hahaha… Mas é melhor ele próprio te dar a resposta.

      • Rokuman Senpai

        Hahaha, meu grande amigo fanático por RPG’s e revisor do artigo, você já sabe… primeiro Seiken 3, depois FFVI e só depois em terceiro… medalha de bronze… pro Chrono… mas isso é o que eu penso XD

        Abraço!

    • Rokuman Senpai

      Pensaria infinitas vezes… É muito mais fácil importar uma Seiken 3 completa do ebay do que me desfazer de uma CT completa…

      Abraço!

  • Fábio Camargo

    Ae Senps!! Ficou show o texto, sei muito bem o quanto demorou desde que começou a escrever esse review/depoimento. Sendo tb um dos protagonista dessa história, é sempre bom relembrar desses momentos nostálgicos de descobertas que um bom game conseguia nos proporcionar.

    Certamente precisamos marcar uma jogatina em comemoração aos 20 anos do game.

    • Rokuman Senpai

      Obrigado por ter gostado! SIm, quem sabe da saga está ligado que esse artigo levou alguns anos pra ser escrito e só depois resolvi lançar nessa data tão especial de 2 décadas XD

      Você é um protagonista especial, pois participou inclusive da cena da história do navio fantasma, que nosso grande amigo Vassoura foi o herói ^^

      Marquemos eu você e o edu pelo flashcart pra jogar a rom br….

      Abraço!

  • Mario Azevedo

    Esse jogo é incrível mesmo, uma das melhores artes do super nintendo. Bela análise, comecei a jogar só por isso. Abs

    • Rokuman Senpai

      Salve Mario ^^

      Incrível, magnífico e estupendo.. Obra-Prima!

      O maior intuito com a análise é fazer com que a maioria do pessoal que não conhece jogar, afinal, esse jogo mais do que merece! Fiquei muito contente em saber que conquistei mais um leitor que vai ou está jogando o game! Obrigado por ter gostado do Review.

      Abração!

  • Gordinho, vale a pena essa rom traduzida? Pelo menos os diálogos estão todos traduzidos? Itens eu nem ligo XD
    E “de nada” viu!! Foi um prazer dar o acabamento final no texto kkk

    • Rokuman Senpai

      Vale muito a pena, boss! Estão, mas como disse, é beta… Pode ser que dê alguns erros.. Mas ela não trava em batalhas e é sim uma rom EXCLUSIVA! Jogue sem medo! E muito obrigado pelas grandes edições e principalmente pela humildade em me diminuir e em te aumentar XDDDDDD

      Abraço!

  • Pô Senpai, que coragem vc trocar o Chrono Trigger por esse negócio aí, hein? huauhauhauhahua
    Zueira, eu sei, eu sei, vc prefere o jogo, etc e tal.
    Bom, como vc deve saber, não joguei Seiken Densetsu 3. Nem Legend of Mana eu joguei direito, imagina o 3.
    Cara, não sei como vc conseguiu jogar em japironga um jogo inteiro que depende de leitura de textos e etc, sem walkthrough, sem amigo que conhece a língua e sem qualquer outro tipo de coisa que pudesse ajudar. Infância era um tempo maravilhoso no quesito “tempo disponível”, não? uhauhahua
    O foda mesmo foi tentar prosseguir no jogo sem trocar equipamento, isso soa realmente engraçado. Mas dado todo contexto, eu diria que está mais para desesperador! Jogo em japonês… vish!
    Mas toda essa magia de descobrir as coisas sozinho e conversar com amigos pra “destravar” no jogo dá uma certa saudade. Só não sei se boa ou ruim… kkk
    E bacana que a troca por um dos jogos mais aclamados te fez conhecer um jogo que no fim das contas vc considerou ainda melhor que o trocado. Nessas condições te perdôo pelo pecado cometido! kkkkk
    Ótimo texto, Senpá! Ainda vou jogar a série Mana!

    • Rokuman Senpai

      Olá, Cadu ^^

      Não se impressione, pois eu… Só tinha terminado o Seiken 3 e só mais tarde fui jogar o mana do GBA,.. e acredite se quiser, até hoje só joguei esses dois jogos uheuheuheuheuheuhe

      Ainda vou um dia terminar o Secret of Mana de snes e o Legend of Mana do PS1…

      Ah, a infância… Ás vezes ela volta… Mas nunca como foi XD

      Pra mim essa saudade é boa, mas hoje em dia sem paciência uheuheuheuheuh

      Pecado se eu tivesse pego o Romancing Saga 3 nyauhauhauhauhauh

      Obrigado por ter gostado e grande abraço!

  • Vinicius Alves

    Bom, fazia um tempo que eu não passava por aqui. E quando eu passo, vejo uma carta de amor ao Seijen Densetsu 3!!! Que animal! Que texto lindo!
    Bom, eu sempre li sobre esse jogo em revistas da época e só consegui jogar ele em emulador, qdo ganhei o meu primeiro PC em 2001. Eu lembro que comecei a jogar umas 4 da tarde de uma sexta e fui parar com a minha mãe dando bronca pra ir dormir, umas 3 da manhã! Assim como você, Senpai, esse jogo me fez esquecer o Chrono Trigger por um tempo (mas foi bem pouco tempo).

    Tbm fiquei surpreso que vcs ainda estão fazendo essa série do Dark Side of SNES. Então, eu pergunto: Vcs já fizeram o review do Terranigma? 🙂

    Abraços!

    • Rokuman Senpai

      Olá, Vinícius ^^

      É exatamente comentários como os seus que me dão a empolgação de ter escrito este artigo declarando meu amor ao jogo XD

      Muito obrigado mesmo por ter gostado!

      Sobre a bronca eu tenho uma história dessas com a Chrono Trigger XDDDD e fico contente em saber que não fui o único que esqueci esse game por um tempo, sair um pouco da mesmice dos “melhores clássicos pela maioria” é bom de vez em quando ^^

      A minha jornada no DSoS terminou… Eu tinha que fazer o Congo’s Caper e o Seiken Densetsu 3.

      Quem está a cargo do Terranigma é nosso amigo CADUco XDDDDD

      Vamos cobrá-lo ^_^

      Abração e mais uma vez muito obrigado por ter gostado!

  • Flávio Branford

    Senpai blz cara? Poxa q legal esse site!! Irei acompanhar suas matérias com certeza!! Seiken é uma série que curto muito, conheci no Snes com Secret of Mana como a maioria das pessoas xD Realmente os gráficos de Seiken 3 são belíssimos do nível de Chrono Trigger xD eu nunca cheguei a jogar Seiken 3 com duas pessoas mas como FFVI deve ser divertido xD
    Na época dos 16 bits eu comecei a me aventurar de verdade em RPGs em japonês, lembro q meu primeiro JRPG jogado em japonês foi Dragon Quest V depois consegui uma cópia de FFV, tudo isso antes de sair FFVI em 1994.

    • Rokuman Senpai

      Salve, saaaalve, grande Flavio Branford! Saudades de ti, espero vê-lo no próximo ENA XD

      Que bom que gostou do Retroplayers, fico contente ^^

      Cara… Jogar Seiken 3 com 2 ou até 3 pessoas (rom modificada) é uma experiência incrível! Muito divertido mesmo!

      Nossa que legal saber que você também teve aventuras de jogos rpg em japa XD eu também joguei o FFV em japonês, mas nunca o terminei… Cheguei bem longe mas nem lembro o motivo de ter parado…

      Valeu maninho, forte abraço!

  • ZEMO

    Senpai, antes de qualquer coisa, aviso que o artigo tá com algum crepe, com o trecho final aparecendo duas vezes. Além disso, você se distraiu e escreveu Outubro ali no lugar de Setembro!

    Agora vamos aos comentários!
    Eu já sabia que este jogo é grandioso, pelo que lia nas revistas de videogame da época. Tanto que tratei de adquirir um cartuchinho pra “um dia conseguir jogar em japonês mesmo” (quem nunca fez isso em se tratando de RPGs japas nunca lançados no ocidente!?).
    Lendo seu artigo, fico sabendo agora que tem diferenças sensíveis na história de acordo com a seleção inicial de personagens, com direito a desfechos – pelo menos em relação ao chefe final – distintos! Level up na vontade de jogar!!

    O relato dos rolos e vai e vem de fitas sempre é interessante, e acho que nessa hora o quanto o jogo é bom para a pessoa fala mais alto que qualquer outra coisa. Eu jamais passei pra frente minha Chrono Trigger, por exemplo, nem a minha Megaman X2, né, Senpai? =)

    Algo que me chamou a atenção, porém, foi a conotação de BEM x MAL na evolução da classe dos personagens, através das tendências LIGHT x DARK. Como assim, optar por LIGHT torna um boneco Necromancer e DARK torna outro Dervish? (“Um dervixe é um monge muçulmano que, geralmente, adota uma vida nômade de abnegação, fazendo votos de pobreza, humildade e castidade.”, segundo a Wikipédia)

    • fala Zemo!! Jóia? Corrigi a parte do Setembroutubro, quanto ao restante ta normal aqui cara, testei no pc e no note, no IE, Chrome e Fire. o/

      • ZEMO

        Que estranho! No meu Chrome aqui continua um trecho enorme repetido! =(

    • Rokuman Senpai

      Faaaala, Zé!

      Conforme já vi aqui mesmo, o Sabat arrumou os imprevistos (valeu XD).

      O jogo, apesar de ser meio curto é grandioso em sua qualidade geral, as revistas já o relatavam como Secret of Mana 2.

      Sim, mano! As diferentes formas de jogar as histórias tornam o fator replay algo maravilhoso!

      Nem me fale! Seja o tempo que for, eu sempre darei mais valor para aquilo que EU gosto…

      HAHAHA! A sua X2? Você passou? Pra quem? Eu queria uma também… Ops…

      UHEUHEUHEUHEUHEUHEUH As classes são um show à parte! E pelo jeito o jogo não segue o que a Wikipédia diz XD

      Abração, Zemão!

  • Sirlon Hayate

    Ótimo texto amigo Senpai! Seiekn Densetsu 3 é muito bacana. Quando o conheci e percebi que fazia parte da saga Secret of Mana, fiquei louco!

    • Rokuman Senpai

      Sirlon! Tu tá vivo! Blz maninho?

      Obrigado por ter gostado, eu amo esse jogo XD

      Abração!

  • Gle Sasao

    As vezes rola o papo, se pudesse voltar
    no tempo, que jogaria pegaria novamente. Tá aí um deles. Hoje é impossível ter
    tempo hábil para curti este tipo de jogo, mas lembro que na época via nas
    revista que deixava com vontade. Mas não é possível.

    Por isso agradeço a equipe da retroplayers que trata com real carinho este
    estilo de jogos que merecem

    Bem este é o meu comentário, que a força
    esteja com retroplayers!!!

    • Rokuman Senpai

      Salve, Gle!

      Cara, algo que eu não comentei no Artigo é que o jogo é REALMENTE CURTO!

      Sabendo de todas as coisas, dá para terminar em menos de 15 horas! E eu estou falando do jogo normal, já que leva pouco menos que isso terminar um Chrono Trigger, por exemplo, com NEW GAME +.

      Diante deste relato, afirmo que Seiken Densetsu 3 é um jogo bem curtinho e recomendo de VERDADE que você se aventure nele se tiver oportunidade!

      Que a força esteja contigo também, abração!

  • Sephiroth

    onde eu baixo a rom beta?

    • Rokuman Senpai

      Olá, Seph XD

      Ela está nas catacumbas, pede pro chefinho liberar pra nóis ^^

      • Victor Evangelista

        eu também gostaria de ver, sempre quis jogar em ptbr. como eu consigo?

  • Gilson Ferreira

    Cara, se você tem essa versão em português que é jogavel, dividi ai comigo, quero muito zerar ele em portugues, e é sempre bugado a ROM

  • Alexandre Luis Sczepanski

    Olá a todos… Alguém tem em sua pose os arquivos dessa rom seiken densetsu 3 Em Portugues-BR? Eu queria muito jogar este jogo… Porem não encontro uma Rom traduzida que não demonstre problemas que impeçam a continuidade do jogo :/ Já procurei de mais… Simplesmente n consigo encontrar…

  • Alexandre Luis Sczepanski

    Alguem sabe se a tradução foi terminada? Eu n queria jogar sem poder ter a experiencia de ler a historia… Onde esta link para este forum mencionado?

    • Rokuman Senpai

      Olá Alexandre, Gilson e todos os outros que estão perguntando sobre a rom…

      Ela está 100% traduzida, mas somente durante um diálogo em uma das cidades do jogo, se não me engano a terceira, faz o jogo travar… Eu usei a rom americana e depois voltei para a BR e fui até o final do jogo em português… Foi muito legal mesmo! Se quiserem a rom em português para curtir o game, procuram pelo Lobim, que é administrador do Fórum Único de Traduções. Procurem no google por “Lobim Lobo de Madeira” e entrem em contato.

      Valeu gente!

      • Alexandre Luis Sczepanski

        No meu caso a minha combinação de equipe travava na primeira batalha shahsahs. Tem um tal ”memorias de um lobo de madeira, espero que seja este…

      • Alexandre Luis Sczepanski

        Agora sei n em, unica coisa q achei desse cara foi um blog que parece n ser tocado a 4 anos shahsh

      • Alexandre Luis Sczepanski

        É eu tentei, mas é impossivel achar esse cara…

  • Augusto Cesar

    Cara, me identifiquei com sua história, pois Seiken Densetsu 3 foi o único game que salvei em japonês e isso ocorreu em 1998, também com 13 anos de idade. Fiquei travado simplesmente no mesmo local das estantes no barco fantasma, após dias tentando solucionar tive que ligar para inúmeros amigos de amigos, desconhecidos por mim para sair dessa parte (rsrs), até hoje me sinto cara de pau por conta disso.

    Fico feliz de saber que passamos por experiências parecidas. Qualquer coisa é só entrar em contato… Valeu Senpai!!!