RetroReview: Mario Kart 64 – Nintendo 64

Quando Mario Kart surgiu em 1992 no Super Nintendo, a BigN mostrava que o baixinho bigodudo não só arremessava bolas de fogos e pulava, mas também, que ele poderia participar de qualquer outra atividade esportiva, naquele caso, pilotar karts. Vimos isso quando as mentes brilhantes de Shigeru Miyamoto, Tadashi Sugiyama e Hideki Konno transportaram o Reino Dos Cogumelos para dentro de corridas de kart recheadas de elementos do universo de Mario que já conhecíamos bem de tanto jogar. Mesmo Mario já tendo uma participação bem-sucedida em um game de golf (NES Open Tournament Golf) e já tendo se aventurado como árbitro de Tênis e juiz de luta de boxe, nada se comparava a pilotar karts em pistas como a “Ghost Valley” com vários “Boo’s” espalhados pelas curvas, ou em uma pista dedicada a ele mesmo chamada “Mario Circuit”, ou em uma praia infestada de caranguejos onde podemos ver o famoso “Lakitu” resgatando seu kart das profundezas ou carregando o semáforo que dá o início às corridas. Acredito que como eu há 22 anos, muitos de vocês tiveram a sensação de que todos os personagens do Mario nasceram deste game e não do conhecido Super Mario Bros de NES.

Com o lançamento de Mario Kart o nosso passatempo predileto deixou de ser salvar a Princesa Peach em castelos para participar das corridas de kart, com direito a atirar cascos, bananas e raios em amigos ou no computador. Com isso, foi dado o pontapé inicial a um novo gênero da marca Mario, que se tornou um dos jogos mais populares do mundo, e que continua “correndo na frente” até hoje mantendo o velho estilo old-school-gamer em nossos corações, sempre atraindo cada vez mais novos fãs.

Ps: Um aviso, galera! Daqui para frente irei me referir ao Mario Kart como MK. E não me venha com essa de que MK é Mortal Kombat, hein! =P

Mesmo com a versão de SNES batendo recordes de vendas, a franquia Mario Kart realmente foi lapidada no N64. O MK 64 formou a base de todas as versões posteriores da franquia. As corridas passaram a ter três voltas ao invés das cinco do Mario Kart de SNES (mas com pistas mais largas e extensas), “time attack”, quatro jogadores simultâneos, “mini-boost” (direita para esquerda rapidamente no direcional), modo “mirror”, “drift” nas curvas, padrões diferentes aos pilotos (pesados, rápidos e médios; aceleração rápida, média e baixa), o clássico Shoshinkai95_Retroplayers2casco azul, novos itens, pistas com relevo e muitas outras coisas. Todas essas novidades foram apresentadas pela primeira vez na “Shoshinkai Software Exhibition” no Japão em Novembro de 1995, causando uma ótima impressão em toda mídia especializada do país e logo depois em todo o mundo. Vale lembrar que, quando apresentado pela primeira vez na Shoshinkai, o game se chamava Super Mario Kart R e não propriamente Mario Kart 64

A campanha de marketing para MK 64 foi uma questão à parte. Intensa no Japão, incluindo anúncios na TV, revistas, jornais, internet (no Japão a internet já era bem mais utilizada na época do que por aqui), brinquedos, bonecos e tudo que você pode imaginar. A mesma estratégia de marketing foi seguida nos EUA e demais lugares do mundo. No dia 14 dezembro de 1996, MK 64 foi finalmente lançado no Japão causando um furor que pôde ser notado pelas vendas e filas quilométricas nas lojas. Dois meses depois o game foi lançado nos EUA e também aqui no Brasil, e com outro “BOOM” de vendas, Mario Kart 64 se tornou o segundo game mais vendido de N64 com mais de nove milhões de cópias em todo o mundo de acordo com a revista “Game Informer” em 2014.

O diretor Hideki Konno afirmou que, durante os testes de criação dos personagens em 3D, percebeu que seria impossível fazer interagir oito deles na tela ao mesmo tempo, pois isso exigia um poder de processamento muito além daquela geração. Então, a solução para isso foi gerar os gráficos dos personagens, karts, itens e vários outros elementos dos cenários em “sprites pré-renderizados“, pois assim eles poderiam ser vistos de vários ângulos de forma simular uma aparência 3D. A entrada desses sprites foi algo muito bem-vindo na época e se encaixou muito bem à temática do game. Mas não sei se o jogo totalmente em 3D seria uma boa ideia (fica aqui o pedido para você deixar sua opinião nos comentários).

O que poucos imaginam é que MK 64 também teve uma campanha de marketing no Brasil, inclusive com anúncio em revistas especializadas e na TV. O comercial na TV era justamente na época em que a Gradiente era a representante da Nintendo no Brasil (“É Nintendo ou nada!”). Sim, antes que me joguem penhasco abaixo, tenho que dizer que o comercial de MK 64 brasileiro era horrível! Para quem nunca conseguiu entender, era uma representação do Senna e da Adriane Galisteu como crianças! Mas que era algo legal de ver você tem que admitir, principalmente por ser um lançamento de game sendo anunciado na TV, algo que não acontece nos dias de hoje no país (pelo menos não me lembro de ver algum game sendo anunciado dessa maneira, me corrijam se estiver errado). Em compensação ao comercial horrível na TV, os anúncios impressos eram muito bons e divertidos (ver abaixo).

A facilidade em pegar os melhores itens quando se está nas últimas posições é um fator que gerou certa polêmica, mas sempre existiu um propósito nisso, e foi explicado pelo próprio Hideki Konno ao dizer que isso é justamente para não deixar o primeiro colocado abrir muita distância dos últimos, o que acabaria com a competitividade do game no console. Essa facilidade em pegar raios, estrelas, cascos azuis na última posição torna o game sem dúvida muito mais divertido! A colocação final é imprevisível, pois podemos ver os primeiros colocados (que não tomam cuidado!) perdendo a corrida na última curva e volta, ou pior, se vendo ser ultrapassado em cima da linha de chegada após tomar um raio, casco azul, vermelho ou verde e tudo mais. Isso torna o game mais intenso, você fica mais tenso mesmo quando está em primeiro, as vitórias se tornam mais divertidas e memoráveis no final. E outro detalhe é que os jogadores iniciantes que desafiarem os veteranos terão uma maior possibilidade de não se estreparem logo de cara (não fique se gabando que está em primeiro com quase uma volta de diferença, já que tudo pode mudar!). Quantas vezes eu não me gabei de ter jogado MK 64 milhares de horas e ser humilhado na última volta sendo ultrapassado?! Minha namorada que o diga! Quando vejo as vitórias dela por milésimos de segundos fico incrédulo como aquilo aconteceu. Esse “equilíbrio” existente no MK 64 se tornou marca registrada da franquia após este game, e é um dos grandes motivos dela ser tão querida hoje em dia.

MK 64 (e as outras versões de MK também) tem uma peculiaridade que talvez poucos games tenham: ele faz nascer algo que chamo de “criatividade-maléfica” dentro de você. Eu costumo dizer que MK 64 é o jogo da “inimizade”. Quanto mais você jogar, mais habilidades de humilhar e fazer seu adversário perder você vai adquirir, e isso é muito divertido! Mas tome cuidado para que aquele amigo, namorada ou quem quer que seja não te jogue de cima do prédio porque você o(a) humilhou em MK 64. Cortar caminhos pela grama com turbo ou estrela de modo a ultrapassar seu adversário e vencer, colocar o item falso em lugares estratégicos, utilizar o raio para derrubar seu adversário de pontes e penhascos, e muitas outras coisas só a sua “criatividade-maléfica” adquirida pode produzir.
Aqui cito algumas proezas “
maléficas” que fiz no MK 64:

Colocar itens falsos suspensos no ar.
Atirar o raio quando seus adversários estão prestes a passar na ponte e fazê-los caírem.
Utilizar o turbo para cortar caminhos de forma mais rápida, conseguindo assim passar todos no final e vencer.
Encher a linha de chegada com itens falsos para todos bateram na última volta.
Colocar itens falsos onde há vários outros itens verdadeiros.
Pular do segundo andar na fase “Block Fort” com estrela e cair em cima do amigo no térreo (chamo isso de “aéreo”!).
Acertar três vezes seguidas no tempo certo o adversário no “battle mode” e acabar com os três balões rapidamente.
Jogar bananas para a frente e de modo certeiro.
Encostar em certos pontos da fase para não tomar o casco azul.

E você? Tem mais “criatividade-maléfica” para contar? Comente com a gente.

Vou ser bem sincero com vocês! Meu contato de verdade com Mario Kart no SNES foi bem pouco, pois quando comprei esse console o MK já tinha seus dois anos de vida e acabei jogando pouco. Grande erro! Anos depois, logo que surgiram os emuladores no Brasil, me diverti bastante com esse jogo, mas meu grande amor gamer, o meu game predileto em mais de vinte anos nesse mundo dos videogames, o limite da minha habilidade em jogar um game, e que com certeza tenho de milhares de horas jogadas, é Mario Kart 64. Eu costumo dizer que minha vida gamer se divide em antes e após Mario Kart 64.

Comprei meu N64 em abril de 1997 em um centro comercial aqui em Santos. Isso depois de fazer um acordo com meu pai de não receber presente de Natal, mesadas e tudo que envolvesse $$$ para poder ganhar de aniversário o maravilhoso N64. E digo: “Missão dada é missão cumprida!” Depois de vários fins de semana sem sair, Natal sem presente, nada de passear com amigos ou alugar fitas na locadora, finalmente o tinha em mãos. O meu aparelho era aquele que vinha com Super Mario 64, por isso eu nem pensava em comprar ou jogar MK 64, isso até que um amigo meu (O Wagner, que já citei aqui no Retroplayers) comprou e chamou todos os amigos para irem jogar na casa dele. Foi amor à primeira vista, e quando vimos que poderíamos jogar todos juntos, a ideia de fazer uma “vaquinha” e comprar três controles foi unânime. Foram tardes e tardes jogando esse jogo, na maior das rivalidades gamer que temos até hoje, com cenas memoráveis que viraram piadas e se eternizaram em nossas vidas. Para vocês terem uma ideia, continuamos jogando esse game até o lançamento do MK de Game Cube e isso foi quase oito anos depois (em 2003).

Anos se passaram, e joguei MK de GC, Wii e agora WiiU. E você acha que minha jogatina de MK 64 tinha terminado? Que nada! Até os dias de hoje ainda jogo MK 64 com minha namorada e posso dizer que me divirto muito. Ela por sinal se tornou uma excelente jogadora de MK 64, e criou aquela rivalidade-mortal-sádica entre casais. (PS: Não esqueci o último campeonato que perdi, Cris!). Jogamos no emulador de N64 do Xbox (o anterior ao Xbox 360) e roda perfeitamente. E se vocês quiserem dicas de como fazer isso, é só falar comigo. 

Não somente de alegrias é a minha história com o MK 64. Existe uma história triste também. Em meados de 99 eu e meus amigos (os mesmos que jogam MK até hoje) fomos para uma casa alugada em Bertioga perto da praia, para passar um feriado prolongado. E claro que tivemos a ideia de levar o N64, MK e quatro controles para nos divertimos. O console e um controle eram meus e os três controles e o cartucho de MK 64 eram do Wagner (foi ele quem pagou a maior parte dos três controles que compramos p/ jogar juntos). No segundo dia, enquanto estávamos jogando, dois assaltantes (que os Deuses do Mario Kart punam eles!) armados e encapuzados entraram na casa, nos renderam e roubaram tudo o que puderam, inclusive o meu N64 com os controles e cartuchos.
Foi
um dia muito triste para todos… e claro que para mim, que amava aquele console e pior, que havia ganhado de aniversário. Pow galera, foi muito esforço mesmo para conseguir tê-lo e principalmente em uma época em que meus pais não estavam bem de dinheiro. Ainda com muito esforço, nas semanas seguintes, tive que juntar um suado $$$ com os amigos para comprar três controles e um MK 64 e devolver para o Wagner (que tinha emprestado tudo na maior boa vontade). Anos se passaram e ainda lembro como fosse hoje, não pelo fato dos bandidos, mas pelo meu N64, mesmo porque só fui ter um console muito tempo depois, na época com Xbox 360. Mas ainda bem que temos aquele amigo gamer nessas horas, né? Quem sabe os ladrões leiam esse post, se sensibilizem e me devolvam o que roubaram, hahahahaha! Se devolvessem pelo menos o MK 64 eu já estaria feliz.

A cada lançamento de MK uma das primeiras perguntas a serem feitas é: Quais serão os personagens? Isso aconteceu no do Wii, WiiU, GameCube e não foi diferente no do MK 64. Na versão de N64 são oito personagens: Mario, Luigi, Peach, Toad, Yoshi, Donkey Kong, Wario e Bowser. E foi nessa versão que foram implementadas classes que caracterizam certos aspectos como velocidade, aceleração e peso.

Peach, Yoshi e Toad são os pesos leves e os melhores pilotos do jogo. Eles têm a aceleração mais rápida e conseguem velocidade máxima mais constantemente (assim sempre sendo mais rápidos). Toad é um pouco mais leve que o Yoshi ou a Peach, mas a diferença é tão pequena que não é perceptível. Muitas pessoas acreditam que os pesos pesados ​​são os pilotos mais rápidos do jogo, na verdade eles são, mas somente quando alcançam a velocidade final (o que é bem difícil no Mario Kart devido as porradas com itens e cia), mas se formos pensar na velocidade final + alcançá-la mais constantemente + aceleração inicial, eles ficam como os mais lentos (e ainda saírem da pista, lascou tudo). Os especialistas e recordistas mundiais provaram que os leves são os mais rápidos e mais fáceis de bater os recordes no TIME TRIAL.

Mario e Luigi são os pesos médios,​ a sua aceleração é normal (nas estradas normais!) e a velocidade máxima é mais próxima a dos pesos pesados. A diferença entre os pesos médios e os pesos pesados ​​é que os pesos médios têm aceleração mais rápida quando correm na sujeira, lama, grana e etc. Mas eles perdem para os leves no aspecto de manter a velocidade máxima mais constantemente.

Wario, Donkey Kong e Bowser são os pesos pesados. São no geral, os piores pilotos do jogo, pois apesar da velocidade final mais alta, a aceleração deles é uma desgraça, o que torna muito difícil jogar com eles. A vantagem deles ocorre no “battle mode”, onde batendo de frente em alta velocidade em qualquer adversário (sem item), são capazes de tirar um balão.

MK 64 continuou utilizando alguns itens do SNES e incluiu alguns novos que são usados até hoje e viraram marca registrada da série. Veja quais são eles:

Spiny Shell – Conhecido como “Casco Azul” ou “Casco da Morte”. É um casco que segue toda a pista até acertar o primeiro colocado. E não se engane pensando que o casco só vai acertar o primeiro, porque se você estiver no caminho dele em qualquer outra posição também será atingido. Conseguir escapar de um destes é motivo de muita, muita alegria!!

Mushroom – Cogumelo. O conhecido turbo do MK, que auxilia o jogador a ganhar maior velocidade. Ótimo para cortar caminho ou pegar aceleração inicial rapidamente quando for acertado.

Triple Mushroom – Cogumelo Triplo. Tem a mesma função do turbo normal, só que você pode utilizá-lo três vezes. Também é ótimo para cortar caminho ou pegar aceleração inicial rapidamente quando for acertado.

Golden Mushroom – Cogumelo Dourado. Ele tem a mesma função do turbo normal, mas você pode utilizá-lo várias vezes seguidas por um tempo determinado. Detone seu dedo no botão quando pegar este item.

Fake Item Box – Item Falso. Tem a mesma aparência de um item real, mas o “?” está ao contrário “¿”. Pode ser deixado no chão para acertar os outros pilotos. Um dos itens mais sacanas deste jogo.

Boo – Fantasma. Rouba item de outros competidores e deixa o jogador invisível. Também deixa imune a raios, cascos e aos personagens com estrela querendo bater em você.

Star – Estrela. Deixa o piloto mais rápido e invencível por dez segundos. Um dos melhores itens do jogo. Ouviu a musiquinha da estrela? Fuja!

Thunderbold – Raio. Este item deixa todos os oponentes pequenos. Quando eles estão pequenos é possível passar em cima deles e esmagá-los, no clássico: – “Não adianta só atirar, tem que pisar em cima”.

Red Shell – Casco Vermelho. Tem a utilidade de acertar o inimigo. Ele é teleguiado e não precisa de “mira” para acertar. Se você segurá-lo na traseira do kart (botão Z) serve como proteção também. Se você estiver em primeiro lugar e atirá-lo, ele vai ficar “maluco” e correr a pista toda como fosse um casco azul.

Triple Red Shell – Casco Vermelho Triplo. São três cascos vermelhos teleguiados com a utilidade de acertar o inimigo. Eles ficam circulando em volta do seu kart e protegem contra ataques também. Excelente contra bananas no chão e itens falsos.

Green Shell – Casco Verde. Tem a utilidade de acertar o inimigo. Ele não é teleguiado e é preciso ter “mira” para acertar o adversário. Se você segurá-lo na traseira do kart (botão Z), serve como proteção também.

Triple Green Shell – Casco Verde Triplo. Estes cascos têm a utilidade de acertar o inimigo. Também não são teleguiados, mas circulam em volta do seu kart e protegem contra ataques. Assim como o Triple Red Shell são excelentes contra bananas no chão e itens falsos. 

Mushroom Cup:

Luigi Raceway: Primeira pista do MK 64. Uma pista praticamente oval e com um grande túnel. Uma das pistas mais fáceis de jogar. Algo curioso nela é um balão que segura uma caixinha de item e fica flutuando para cima e para baixo (logo no começo da pista). Você já conseguiu pegar? Se conseguir, ganha um casco azul.

Moo Moo Farn: Uma pista localizada em uma fazenda com vacas e topeiras (Molly Moles). Possui um terreno irregular e é a pista mais curta do jogo. Tem uma das músicas mais legais também.

Koopa-Troopa Beach: Localizada em uma praia, a maior parte da pista fica na areia e alguns pequenos trechos na água. Possui dois atalhos: um ao lado do arco de pedras (antes de chegar naquelas três rampas seguidas) e uma rampa que te leva a um túnel onde só é possível entrar com turbo (mentira! se você pular no final da rampa é possível entrar sem turbo).

Kalimari Desert: A famosa pista do trem. Uma pista no deserto onde você passa duas vezes por trilhos. Aposto que você já entrou no túnel do trem pensando que era um atalho!

Flower Cup:

Toad’s Turnpike. A “pista de rua” no MK 64. Situada em uma avenida cheia de carros, caminhões e ônibus. Nem pense em encostar-se neles enquanto estiver dirigindo ou você será jogado para cima. Em certos momentos você ficará espremido entre eles e vai ter que utilizar toda sua habilidade para não bater.

Choco Mountain: A famosa montanha de chocolate, que é uma referência direta ao “Choco Island” de Super Mario World. Uma pista com enormes variações de terreno, um túnel e grandes pedras de chocolate que caem rolando e podem esmagar você.

Mario Raceway: É a pista do Mario, que é totalmente asfaltada, tem cogumelos gigantes, as famosas plantas-piranha (Piranha Plant), um túnel e muitas curvas. Uma das pistas mais clássicas de todos os MK’s.

Star Cup:

Wario Stadium: Uma pista situada em um estádio de motocross. É a segunda maior pista do jogo (só perde para a Rainbow Road!). Cheia de rampas, terrenos irregulares, subidas, descidas e pontes. Uma das fases mais divertidas e com vários truques para cortar caminho (não vale usar, hein!).

Sherbet Land: A “pista do gelo” do MK 64. Cheia de pinguins que ficam atrapalhando a todo o momento e podem até fazer com que você caia no lago gelado e congele instantaneamente. Em um trecho que fica dentro de uma caverna terá mais pinguins querendo atrapalhar sua corrida.

Royal Raceway: Essa é a “pista da Peach”. Ela fica localizada nos arredores de seu Castelo (Castelo do Mario 64, inclusive é possível passear por esses arredores. É uma das maiores pistas do MK, com direito a pontes, lagos, plantas-piranha e curvas. Diz a lenda que é possível entrar no castelo! Será?

Bowser’s Castle: A pista do Bowser, que como de praxe em MK é uma das mais difíceis. Cercada de larva, pontes de madeira e salas com os famosos blocos malvados (Twhomps) que podem te esmagar a qualquer momento.

Special Cup:

D.K’s Jungle Parkway: Pista do Donkey Kong. Situada em uma floresta com variações de todos os tipos no cenário: cavernas, pontes, rios, terra e cia. Uma das pistas mais divertidas, com direito a um barco passeando no rio (quando você pula a ponte consegue vê-lo melhor), macaquinhos chatinhos jogando cocos na sua cabeça quando sai da pista, e uma ponte de madeira que é o lugar perfeito para deixar bananas e itens falsos.

Yoshi Valley: Pista do Yoshi. Um verdadeiro labirinto. Praticamente toda pista é formada por trilhas adversas que podem fazer você se perder ou demorar a chegar ao caminho certo. E vale lembrar que possui um ovo gigante no final que se você não tomar cuidado, pode acabar sendo esmagado por ele.

Banshee Boardwalk: Pista dos fantasmas. Situada em um cais abandonado, é cercada de fantasmas que vão fazer de tudo para atrapalhar você. Possui também pontes de madeira sem proteção nas laterais que facilitam os jogadores a cair a todo o momento delas. Vale lembrar aqueles morcegos chatos que saem do baú no meio da fase e ficam atrapalhando.

Rainbow Road: A clássica pista do MK. Situada em um arco-íris, é a maior pista, com quase dez minutos de corrida (dependendo da corrida). Uma pista toda colorida na qual é possível observar em certos trechos figuras dos personagens e itens sendo construídos ao fundo.

Antes de começar a falar das músicas, vale a pena lembrar que MK 64 trouxe vozes aos personagens, algo que era inédito até então. Na seleção de personagens, durante a corrida quando são acertados por itens e também quando algum adversário te ultrapassa na corrida, os personagens falam um monte de coisas. “Mamma Mia!”
O compositor da trilha sonora do Mario Kart 64 é o famoso Kenta Nagata e essa trilha foi seu primeiro trabalho na Nintendo. Para quem não conhece, ele trabalhou na composição de jogos como Mario Kart: Double Dash (GC), Super Mario 64 (DS), Mario Kart 7 (Wii), New Super Mario Bros (Wii) e Mario Kart 8 (WiiU). A trilha sonora de MK 64 é uma das mais legais do N64. Em MK 64 existe uma grande seleção de músicas que te envolvem no clima do jogo. Algumas são “energéticas”, outras são “suaves”, “bem-humoradas” e mais “pesadas”. Essa mistureba toda teve um resultado tão legal que faz com que a trilha sonora do MK 64 seja ouvida até hoje e podemos perceber isso no MK 8, que trouxe de volta músicas remixadas do game. Em minha opinião o Kenta Nagata merece um total crédito por compor algumas das músicas mais impressionantes que ouvimos no N64 e no mundo dos jogos.

Mario_Kart_Retroplayers

Existem quatro modos de jogo disponíveis em MK 64. São eles: Grand Prix, Time Trial, Versus, e Battle. Os modos Grand Prix, Versus e Battle suportam de um a quatro jogadores enquanto os outros modos suportam apenas um.

Grand Prix: Este modo possui campeonato com quatro corridas de três voltas. Você seleciona qual campeonato quer participar: Mushroom, Flower, Star ou Special. Quando o jogador completa uma corrida, os pontos são concedidos com base na posição em que ele terminou. Se o jogador ocupa a quinta posição ou pior, ele é obrigado a reiniciar a corrida, caso contrário, o jogador irá avançar para a próxima. Depois de terminar as quatro corridas, os troféus são atribuídos aos jogadores que marcaram mais pontos: bronze pelo terceiro lugar, prata para o segundo e ouro para o primeiro. O nível de dificuldade é medido pela cilindrada do motor: 50cc, 100cc ou 150cc. Há uma modalidade adicional que você desbloqueia chamada Mirror Mode (Modo Espelho). Ela permite aos jogadores competir nas pistas no sentido inverso.

Time Trial: Neste modo é possível somente um jogador, apenas com objetivo de completar uma corrida de três voltas no menor tempo possível. Não há pilotos adversários ou itens, embora o jogador comece sempre com três turbos. Você tem a opção de correr contra um personagem “fantasma”, que nada mais é que você na última vez que jogou e marcou o seu tempo.

Battle Mode: Dois a quatro jogadores competem em corridas fechadas. A intenção é acertar seu adversário e tirar os três balões que eles possuem. Quem destruir todos os balões dos adversários e sobreviver no final é o vencedor.

Modo Versus – Dois a quatro jogadores competem em corridas individuais em qualquer pista sem o computador e assim disputam quem será o vencedor.

Se você ama um jogo é importante saber dos defeitos dele, deixando os velhos argumentos de que ele é perfeito de lado (Alô, gerações atuais!). E apesar de todos os elogios que fiz ao MK 64, ele tem seus defeitos.

Existe um comentário perfeito da IGN sobre o jogo, que guardo em minha memória até hoje: “Single-player mode gets old pretty fast, but the game’s multiplayer mode is forever brilliant”. Seria algo como: “O modo single-player enjoa muito rápido, mas o modo multiplayer é brilhante para sempre.“, e essa frase resume um dos grandes problemas do Mario Kart 64. Se você jogar sozinho, com o tempo vai enjoar e nem vai achar tudo isso. Os motivos para isso? A inteligência artificial do computador é muito fraca (bu%@$) e mesmo no modo de 150 cilindradas ela não apresenta muita dificuldade. Chega a ser ridículo em certos momentos vencer o computador, quando você adquire um pouco de experiência no jogo. No multiplayer? Eles já disseram: brilhante para sempre!

Não existem músicas no modo de quatro jogadores: Essa é uma grande fatalidade em MK 64, por ser este justamente o modo mais divertido do jogo. Até hoje não consegui achar algum comentário técnico dos produtores ou da própria Nintendo sobre o assunto, mas acredito que há 99,9% de probabilidade de isso ter acontecido devido a limitações de hardware.

Itens que somem: Esse é um fato que entra na capacidade do hardware também. Dependendo de quantos itens estiverem interagindo na pista, eles podem sumir. Um exemplo claro disso é deixar várias bananas pelo chão e caso você solte muitos cascos, itens falsos e cia em seguida, elas vão desaparecendo.

Desequilíbrio dos itens: Como citei logo no começo desse review, não acho isso um problema e sim algo positivo, mas como tenho certeza que muitos vão comentar, acabei colocando aqui. Se você estiver em último colocado, a possibilidade de pegar raios, estrelas, cascos azuis etc é de praticamente 90%, o que impede os primeiros colocados de se distanciarem muito, mesmo com toda habilidade possível.

Uma polida na versão Virtual Console: Essa é uma crítica atual e que vi muita gente comentar quando MK 64 foi lançado para o Virtual Console. Todos os defeitos citados acima não foram corrigidos e tudo é exatamente igual. Poxa, Nintendo! Com tantos anos e tantos lugares que comentaram sobre o MK 64, que é um jogo querido por todos, não custava dar uma tratada? Pois é, infelizmente isso não ocorreu.

Jogar MK de SNES no modo de dois jogadores era perfeito, mas com quatro jogadores em MK 64 foi o auge e continua sendo. Como muitas revistas disseram: 2 controles + 2 controles = diversão ao quadrado.

Jogar MK 64 com mais três amigos e fazer campeonatos em frente à TV abrilhantou o inesquecível N64 e eternizou momentos. Implementou bases para todos os MK posteriores e abriu a possibilidade de jogar com quatro jogadores em consoles (sem acessórios). Em meio a tantos jogos online nos dias de hoje, sentimos falta de jogos simples de quatro ou dois jogadores como antigamente. Chamar alguém para sentar ao lado e sentir a experiência de curtir um jogo é algo que não podemos perder. Uma das poucas empresas que ainda acreditam nisso é a Nintendo e espero que ela NUNCA deixe de acreditar e a fazer jogos com essa possibilidade. Mesmo com suas limitações e problemas na época, MK 64 não deixou de ser um símbolo de diversão até hoje. Ele sempre será o meu jogo preferido eternamente. Chame seus amigos retrô, amigos gamers atuais e jogue esse jogo, sem preconceito de gráficos, idade e sistemas e garanto que a diversão será infinita.

1-) MK 64 foi o primeiro a apresentar a versão remasterizada do personagem Donkey Kong como em Donkey Kong Country. Na versão de SNES, era o DK Jr, o macaquinho do arcade Donkey Kong Jr que tem que salvar o papai da jaula!

2-) Paródia de marcas. O MK 64 possuía imagens de propagandas ao redor das pistas que faziam referência a marcas conhecidas, mas com algumas variações para o universo de Mario. Infelizmente, em versões posteriores elas foram retiradas do jogo, pois poderiam afetar sua classificação etária e causar um processo por parte das empresas.

3-) Em MK 64 o Magikoopa (que é vilão da série Yoshi) seria um dos personagens jogáveis, mas foi substituído por Donkey Kong na versão final do jogo.

4-) De acordo com o Guinness Book, a volta mais rápida na pista Kalimari Desert é de 32.83 segundos. O jogador emkarter2014 completou a pista e superou o segundo lugar por apenas 0,55 milésimos.

5-) O Casco Azul, um dos itens mais importantes na série Mario Kart, só existe pelas limitações na capacidade de processamento do N64. Hideki Konno afirmou em uma entrevista que o item só foi criado para impedir que um jogador conseguisse atingir uma distância tão grande de seus adversários que poderia atrapalhar o processamento do jogo no console.

6-) Existe uma edição especial desse game. A venda só foi no Japão e ela vinha em uma caixa grande e com um controle preto junto. Eu queria muito essa versão.

7-) Eu tenho uma versão especial-réplica do Mario Kart 64 que era vendida na época e funciona com pilhas (foto baixo).

E isso galera! Espero que tenha gostado do review e não esqueçam de comentar, compartilhar, criticar aqui nos comentários. Acho que Mario Kart faz parte de nós todos e seria um pecado vocês deixarem passar em branco “o seu comentário sobre esse game“. Então comenta na bagaça aê mano! Foi um prazer imenso falar sobre esse game!

Ps: Um agradecimento novamente especial para Cris pela revisão de todo o material do texto. Prometo não utilizar cascos azuis na próxima vez que jogarmos Mario Kart. Brincadeira! Muito obrigado sempre pela paciência e ajuda.  
 Kis

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Sobre Ivoornelas

"Amante de Mario Kart, retrogamer assumido, contador de histórias gamers e sonha ter uma lojinha de Games e Retrogames."
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  • Caramba!
    Ivo do céu, isso é só um review?
    Parabéns, pra mim é um especial maravilhoso!!!
    Material de primeira Ivo, de verdade. É de tirar lágrimas mesmo!
    Sobre o game, essa versão eu nunca joguei, e meu contato com a série é recente, somente no Wii e jogo pouco. Mas sempre me divirto quando jogo, fato!

    • Ivo

      Jeff, fico muito feliz com seu comentário! Esse Review eu fiz com muito carinho. É um game que tenho a maior paixão em jogar e escrever. Fez e faz parte da minha vida. Se tiver a oportubidade jogar… jogue! Com 4 amigos é absurdamente divertido. quem sabe em um encontro do Retroplayers não role. Valeu Jeff, brigadão pelo comentário.

  • Cristiane あさみ馬場・그리스

    Vi que complementou o texto com outras coisas depois da revisão ^^ Ahhh, melhor do que não jogar casco azul, é não jogar os raios que você sempre pega e aproveita pra passar por cima quando eu tô na frente, huahahaha! =PPP Ainda vou fazer isso com você! *risada maléfica* Vai ter revanche?! Vou treinar bastante com meu DS, kkkkk

    Mario Kart é o meu jogo preferido também, pena que não tive oportunidade de jogá-lo na infância e adolescência, mas nunca é tarde né. Ótimo super-review, Ivo! Parabéns! o/

    • Ivo

      Olha a Cris <3 <3 Coloquei umas coisas a mais e outra eu e Sabat tivemos que modificar, depois de várias teorias e conversa sobre a velocidade e cia dos personagens.

      Cascos azuis? Raios? Eu passando por cima ? Imagina, eu sou um jogador "puro e singelo" no Mario Kart. Mas e sua vitórias na últinma volta?
      ÉÉÉÉ! Não tem como esquecer também!

      Quero jogar mais contra você no DS também. Fico feliz que Mario Kart seja seu jogo predileto. E realmente nunca é tarde para jogar e pode certeza que iremos jogar mais versões como WiiU e os futuros consoles da Nintendo.

      Muito obrigado novamente por revisar o texto. Sinceramente a qualidade fica outra quando você dá aquela revisada.

      • Cristiane あさみ馬場・그리스

        Sim sim, ficou muito legal com o que complementaram! ^^
        Ahammmm, muito “puro e singelo” você no Mario Kart XD Vamos jogar muito sim, um dia quero jogar a Mario Kart 8 com você >.<

  • Kanonclint

    Reviewzaço heim ? !!! Um dos mais completos que já li nos ultimos anos, e seguramente o mais completo que já vi sobre MK64. Parabéns Ivo.
    O jogo do N64 da minha vida foi o International Superstar Soccer 64, outro game com fortissimo fator multiplayer. Nunca na minha vida eu dei tantas risadas ( de passar mau ) com um jogo como no caso do MK64.
    O lance de favorecer o ultimo colocado faz o maior sentido para criar toda essa diversão. E o comentário da IGN foi perfeito. Eu mesmo NUNCA joguei uma partida sequer desse jogo sozinho, mas no multiplayer a coisa vira do avesso .

    • Ivo

      Kanonclint, fala meu velho! Muito obrigado pelo comentário! Esse eu fiz com carinho! International SuperStar Soccer 64 era demais mesmo, joguei bastante ele, não como o SNES, mas era absurdamente divertido e quando não alugava ele, alugar o J-League hahahaha XD

      Comentário da IGN foi absurdamente sensato. Sozinho é meio chato o jogo, agora com a galera o negócio é ETERNO.

      Valeu pelo seu comentário cara, um grande abraço.
      E sempre apareça ae hein!

  • Jeff Sousa

    A divisão de pesos vem desde o SNES, porém, ela era bem sutil a ponto de só quem tem o manual percebia a diferença entre os personagens (apenas DKJR e Bowser tinham dirigibilidade bem diferenciada e eu sei porque foi o meu primeiro jogo original, tinha manual e tudo até a minha irmã decidir recortar as figuras do manual pra colocar no caderno de escola…) A única coisa que eu não entendia eram as moedas. No manual dizia que coletando moedas, o kart ia ganhando velocidade, mas eu não notava diferença alguma.

    Apesar de ter jogado o de SNES primeiro, acho o de 64 o melhor da série até aonde joguei (não joguei Mario Kart 8), por ser o mais equilibrado da série. O de SNES era muito aleatório e era comum você perder por simplesmente não ter pego itens bons (enquanto a máquina sempre tinha itens fixos ofensivos, exceto DKJR, era comum você só pegar pena e moeda a corrida toda e não ter como se defender do ataque massivo da CPU), enquanto o de 64 em diante, permite estratégias baseadas no rank (você pode dirigir bem e pegar somente itens defensivos ou ficar atrás de propósito a corrida inteira, pegando itens ofensivos e usando-os na volta final…)

    • Ivo

      Muitos dizem dessa divisão de pesos vêm do SNES Jeff, mas a Nintendo somente admitiu isso no N64, então sigo essa base dos comentários dela. Até na revista Retro Gamer eles comentam disso, que realmente isso foi implementado no N64. Eu tb acho esse negócio de moedas um besteira, no WiiU tem isso agora também e ainda fico pensando se pegar elas faz diferença na velocidade, que sinceramente acho que não, assim com você disse.

      O de Snes realmente era muito aleatório, o do N64 é equilibrado até um certo ponto como citei no texto. Sobre isso de pegar itens e ficar segurando até o final é um tática bastante usada, mas se o resto do jogadores forem espertos e com um nível maior de jogatina, logo se tocam, mas as vezes isso também não garante a vitória, vi várias vezes gente em último e não pegando nada hahahahha XD

      Valeu pelo comentário Jeff. Grande Abraço.

      • Jeff Sousa

        Se for ver, o de 64 é o mais equilibrado, pois todos os itens são úteis para as posições do rank. O Double Dash, apesar de ser legal, tem vários itens com a mesma função, mudando apenas a “skin” (os Specials) e vários deles tem efeitos bem fracos ou efeitos inúteis para seu rank (exemplo, a Peach e a Daisy tem Specials defensivos. Se você tiver atrás, a última coisa que você vai querer é o Special delas, enquanto Mario e Luigi tem Specials ofensivos que são completamente inúteis quando se está em primeiro). O MK Wii é o mais desbalanceado, pois apesar de manter o mesmo setup de itens dos antecessores, adicionando apenas o Bullet Bill pra mandar pra frente quem está em último, a CPU não perdoa quem fica na pole position por muito tempo e é comum ficar em primeiro a corrida toda e na última volta, cair várias posições com o abuso de Cascos Azuis… O de GBA tem uma dirigibilidade péssima e nem consigo avaliar direito, enquanto o DS é bem equilibrado, apesar de ter o problema do mini boost (que eu não acho exatamente um problema, é reclamação de quem não sabe jogar) e o 7 tem muitas quebras de velocidade…

        Ótimo review, gostei pra caramba, só adiciono o fato de que não era possível o Donkey Kong da série Country estar no de SNES, pois o Super Mario Kart foi lançado em 92 e a série da Rare foi lançada depois.

        • Ivo

          Ótimo comentário Jeff. O do Wii eu acho o pior de todos no sentido diversão, mas eu tenho uma opinião diferente da sua, quem fica em primeiro lá… fica em primeiro e não via uma mudança brusca de posições, mas isso no modo multiplayer, no modo 1 player não posso dar opinião, pq mal joguei. Jogava mesmo com os amigos.

          Eu não via muito aquela mudada de posição emocionante na última volta ou aquelas disputas de milessimos para ver o vencedor na volta final.

          O do 64 essa questão muda bastante, mesmo um fantasma pego em primeiro ou um cacho de bananas podem ajudar muito contra itens do pessoal de trás. E por milhares de vezes eu vi gente perdendo ou ganhando por miléssimos de segundo e isso que torna ele absurdo de divertido.

          O Double Dash é o que mais se aproxima nesse aspecto, apesar de alguns especiais serem bem franquinhos. Especial da Peach são defensivos, mas eu sempre mesclava ela com algum personagem ofensivo (eu sempre jogo com a Peach hhahahaha XD) e com isso criava uma grande dupla. Acho isso muito legal no Double Dash, essa mescla era muito importante nas corridas. Por isso considero ele um dos melhores.

          O de DS e GBA eu joguei muito pouco, esses eu passei direito galera. Mas o pessoal aqui do Retroplayers deve comentar em breve.

          Valeu mesmo o comentário Jeff.

          • Jeff Sousa

            Comigo o problema do Wii aparecia até no Online e era MUITO irritante, preferia jogar as batalhas. Um ponto que esqueci de mencionar nele é o fato das motos serem infinitamente superiores àos karts, sendo uma competição desleal.

  • Jean

    Mario kart é e sempre será um clássico. Esse review só fez aumentar a minha vontade de comprar o cartucho e tirar a poeira do meu velho N64.

    • Ivo

      Fala Jean! Essa é intenção, tirar a poeira do nosso querido N64 e chamar a galera para jogar e trazer a diversão de volta. Eu queria o cartucho também, mas ele completinho como novo =( com manual e tudo. Alguém ae faz doações hahahahahahaha XD

      • Jean

        kKKKKKK Também aceito doações.

  • CODY

    Caraca Ivo, isso sim é que é review completo, até o fim do mundo nenhum outro site ou revista vai precisar fazer. Joguei quase todas as versões do mk menos essa ultima do wii u, e de todas a que eu mais gostei foi a do snes mesmo, não só pelo fator de diversão que o cart trazia, mas tbm pelo fato de ser em 2d com aqueles efeitos de mode 7 do snes, acho mto feio o 3d do n64, esses dias aproveitando minhas férias dei umas atualizadas nos meus emuladores e aproveita e baixei novamente o do n64, mas tem cerca de 10 jogos que eu considero bons para jogar, o mk do n64 serviu como base para a nintendo lançar os demais feitos em 3d e sempre ir melhorando alguma coisa e colocando a diversão sempre no maximo, acho que essa serie vai ter longa vida;

    • Ivo

      Grande Cody! Valeu por comentar cara! Joguei a do WiiU e posso dizer que é muito boa, ele é bem balanceada também, mas tem fortes emoções com do N64 e GC. Você me fez lembrar algo, que esqueci de comentar >..< esqueci de comentar. Vou colocar aqui para você ver: https://www.youtube.com/watch?v=feOIfwSpuhA Você pode baixar para emulador =) Espero que tenha mesmo vida longa essa série!

      • CODY

        Valeu Ivo, não conhecia esse projeto, vou baixar a rom aki, abração;

        • Ivo

          Depois me diz que achou =)

  • ElfoGamer

    Muito bom review, bem completo mesmo!
    Não tive um N64, mas tenho esse jogo no Wii e gosto bastante dele. Já fiz várias disputas com os irmãos e amigos. O único problema é que só tenho dois controles para jogá-lo (o clássico do Wii e um do Game Cube), mas estou pensando em pegar pelo menos mais um pra fazer disputas mais emocionantes.

    • Ivo

      Fala Elfo! Obrigado pelo comentário! Cara, eu particulamente não gosto do Wii, mas se me chamarem para jogar EU TÔ DENTRO com certeza. Mas de boa Elfo, tem gente vendendo controle de GC por preço de banana no ML, o do Wii ainda tá caro porque muita gente usa no WiiU. E garanto para você, de 4 player a coisa fica MUITO, mas MUITO divertida. Grande Abraço Elfo. Valeu por comentar.

  • Visionnaire

    Cara, que artigo! Completo, coeso, informativo ao extremo e está carregado de sentimento! Algumas curiosidades mudaram a forma que eu via o jogo, sendo a principal delas o fato do casco azul ser um limitador para ajudar no processamento do jogo! Incrivel! Parabéns pelo artigo!
    Mario Kart 64 foi o jogo que mais rendeu horas de multiplayer local lá em casa, pois era muito intuitivo jogar usando a alavanca do N64 e principalmente pela diversão que ele oferecia. Joguei pouquíssimas horas no single player, só mesmo nas horas que estava sozinho. Sinto falta de jogatinas nesse nível, com pessoas competindo acirradamente, torcendo, brigando, reclamando e criando vínculos eternos. Ler esse artigo me remeteu a esse tempo, muito obrigado!

    • Ivo

      Valeu Visionnare! Obrigado pelo elogio! Essa do casco azul é de mudar de opinião né? Eu também achava que era somente um item apelativo, mas depois que li sobre isso, também mudei de opinião. Acho que o cara que mais leva N64 ou similiares para casas, festas, amigos p/ jogarem esse game, afinal ele é totalmente intuitivo como disse. Também sinto falta disso, por um tempo eu joguei online e tirando o fato de podermos jogar com amigos mesmo estando longe, o sentimento que disse meio que morre. Fiquei feliz em ver que esse artigo remeteu a esse tempo com você. Valeu Visioannaire e novamente orbrigado por comentar.

  • Wagner

    Sensacional meu amigo beira do mar! Realmente nunca vi um review dessa qualidade ! E comprovo toda a estória! Afinal sou um dos principais contribuidores dessa jogatina! rs E ainda complemento que Mario Kart 64 fez e faz parte de meu desenvolvimento, sempre animando nossas reuniões! E que venham mais versões!
    Abração do Wagner Redsuns!

    • Ivo

      Olá o Rei do Bera aqui! Pow mlk, valeu por comentar aqui! Voltou a ser um “pouco” do Heavy Metal agora. Esse jogo faz parte da história né?! Muitas risadas e brincadeiras! Mas tu perdeu o ódio que tinha com o tempo, legal era quando tu deixava o Mico em 48 beras seguidos ou quando o Mico tava ganhando de 50 a 10, tu jogava até vencer ele e ainda falava que era campeão. Agora ele tá ganhando aê e dizendo que é o “Campeão Supremo”, tu tem que voltar ao ódio no coração.

      Deixa de coleirinha e vamo marcar um dia para levar a Cris ae seu pior e ela deixar o Mico na beira e cantar junto. Gente em breve vai pegar um WiiU.

      Valeu por comentar mlk!

  • TH

    Caraca Ivo, parabéns mano, muito mais que um review, é coisa de revista e de manual de game antigo, rs

    Eu joguei bastante esse game, o que não é anormal, já que quem teve N64, não tinha tanta opção assim, e aí é claro que quem teve N64 jogou e muito o Mario Kart.

    Amigo meu que tinha psx e ia na minha casa para jogar Mario Kart eu tinha vontade de cobrar!!!!

    Parabéns mano!

    • Ivo

      Fala TH! Um elogio desse vindo de você que manja’s, realmente me sinto feliz =) Verdade! No 64 não existia tanta opção assim, então jeito era jogar Mario Kart e cia sempre! Eu tive Diddy Kong Racing, comprei e no final eu não gostei tanto assim! >.<
      Eu não tinha PSX e odiava nego se gabando por comprar jogos pelo preço que alugava um de n64 na locadora =/
      Valeu TH. Brigado pelo comentário!

  • Sir Kao

    Belíssimo material Ivo! Clap, clap, clap!

    Novamente, fiquei muito triste com a história do roubo, deve ter sido um choque tremendo, tanto pelo trauma do assalto, quanto por perder algo tão querido dessa forma. Mas fico muito feliz que tenha se recuperado e que esse ocorrido seja só uma pedra no passado.

    Também foi muito interessante saber dos jeitinhos que a Nintendo deu por causa das limitações técnicas. A questão do som eu lembro muito bem, mas as outras não fazia nem idéia.

    Rapaz, lembro quando vi esse jogo pela primeira vez, numa vitrine das Lojas Americanas em um shopping da minha cidade, foi o dia em que mais senti inveja dos donos de um N64. Eu queria tanto aquele jogo, que menti pro vendedor que queria levar, só pra segurar um pouco, ver as fotinhos atrás e viajar… e então devolver pra vitrine. =/

    Grande abraço e continue com ótimos reviews.

    • Ivo

      Valeu Kao! Obrigado pelo elogio, mesmoooo!

      Essa história do roubo é triste mesmo, mas já superei e tanto que conto na boa para todos vocês. Infelizmente essa época foi meio triste em questão de games para mim, apesar de zoar com o 3DO e isso do roubo, eu ficava meio de cabeça-baixa por não ter um videogame na época… e ainda mais porque amo jogar.

      Hahahahahahahahha XD isso da loja eu já fiz várias vezes e sempre usava a tática. Que horas fecha a loja?! – Mais tarde eu venho pegar! >.<

      Na verdade eu faço até hoje! E na sinceridade? Loja Americanas hoje é uma lixo! Era um lugar tão legal antigamente!

      Obrigado por comentar Kao! Abração!

  • Cadu

    Legal seu post sobre Mortal Kombat 64, Ivo! huauhahuahuahua

    Zueira, foi só por causa do seu “PS”.

    Mas o post ficou sim muito bacana mesmo, um dos reviews mais completos que li na vida. Tanto que demorei um pouco pra poder ler com atenção e não no meio da correria.

    Promete não ficar bravo? MK64 é o meu… “menos favorito”… não que eu não goste do jogo, mas acho que ele tem alguns detalhes que me incomodam, não consigo achar este jogo melhor que os demais que joguei. Nem mesmo o Super Mario Kart do SNES. Claro que no quesito diversão no ano que foi lançado ele foi imbatível, 4 negos correndo ao mesmo tempo era uma inovação e tanto! Somado à diversão infinita de Mario Kart, foi um tiro de casco vermelho da Nintendo. Mas ainda assim eu ainda tenho minhas broncas com o jogo… hehehe. Questões mais de jogabilidade (aquele trambolho do controle do 64 pode ser culpado), o personagem parecer de papel e alguns exageros quanto à obstáculos e itens. Ainda acho que o jogo que serviu mais de base para os seguintes da franquia é o Super Circuit de GBA, por muitos anos o meu favorito da franquia (agora perdeu pro MK8, que não tem o SubZero nem o Scorpion… ops… desculpa… me empolguei! kkkk). Mas tudo bem, cronologicamente falando o 64 veio antes, então deixo ele na condição de “protótipo” ou “beta”… kkkkk… não me xingue (muito). Deve ser culpa da minha paixão por portáteis… hehehe.

    Bom, deixando o lado “garoto enxaqueca” de lado… muito bom ver como eram os comerciais no Japão e EUA. Comerciais assim me fazem sentir saudades dos que eram veiculados por aqui, sempre bem humorados. Vc sabe bem do que tô falando! hehe

    Bem lembrado o lance de melhores itens pra últimos colocados. É justo. E irritante… hj mesmo fui ULTRA-MEGA-HÍPER trollado jogando o 7 indo pro trabalho. Tô lá tentando as 3 estrelas nas 150cc… depois de 3 corridas perfeitas e uma volta ótima na última corrida, logo na segunda volta levei um casco vermelho e um azul (este no meio de um tunel/ponte, ou seja, fui pro buraco). Ainda consegui me manter entre os 3 primeiros na passagem pra terceira volta e, acredite, levei duas bolas de fogo e dois… DOIS cascos azuis… pqp, né? O jogo sacaneia demais… cheguei em penúltimo… e tchau 3 estrelas… kkkkkkkkkkkkkkkk

    Não tem favorito no Mario Kart! o/

    O que mais gostei do post, como sempre, momentos nostálgicos com história e tudo mais. Como é bom relembrar os velhos tempos. E que legal que vc mantém a disputa em seu jogo favorito, altas competições com a patroa. Deve ser muito divertido, ganhando ou perdendo. Aliás, Mario Kart tem essa magia: embora muitos dizem que é destruidor de amizades, este é um dos poucos jogos que eu termino rindo mesmo quando perco. Isso jogando com amigos, contra o computador eu passo nervoso… huahuahuauha

    Ruim a história triste… essa eu já conhecia, lembro de vc ter contado já. Mas com certeza eles já levaram o casco azul deles como punição.

    Ah sim, tem um “apelido” a mais pro Spiny Shell (eu não sabia que o nome era esse, juro): “Casco Pega-Primeiro”… eu sempre uso este termo! hehehe

    Poxa, não lembrava do lance de não ter música com 4 jogadores, verdade!

    Sobre o Virtual Console não ter uma versão polida, eu entendo sim a frustração, mas também entendo que a Nintendo não tenha preocupação em mexer em um jogo antigo. Para eles compensa mais arrumar esses problemas nas novas versões, é o que faz vender até hardware. Vide o caso do 3DS e do Wii U.

    E eu também não sabia do lance do casco azul ter a ver com limitações de hardware, olha só que bacana! Essas “gambiarras” que acabam virando “features” são as melhores! Neblina em Silent Hill, etc… eu acho o máximo!

    Bom, chega né? ahuahuahuahua

    Mais uma vez, espetacular o review. Parabéns, Ivo!

    Espero que vc consiga logo o Wii U pra fazer um de MK8, se tiver essa qualidade vai ser um texto tão foda quanto o jogo! o/

    • Ivo

      Caraca Cadu, que comentário foi esse hahahaha XD quase um Review. Até demorei para responder, porque queria responder direitinho.
      E não fiquei bravo com do MK 64 ser o que você menos curte, muita gente tem essa opinião também e até falando que é o pior. Só fiquei surpreso por você achar o controle do N64 um tranbolho. Eu acho ele e o Snes um dos melhores controles de todos os tempos, tirando o fato daqueles botões amarelos que achava pequenos.

      Nunca joguei o de GBA e se joguei foi muito pouco, alias em qualquer portátil eu joguei muito pouco. O que mais joguei foi o do NDS e até joguei com 3 jogadores a umas semanas atrás e achei maneiro. Mas não substitui a diversão em frente a TV na minha opnião.

      MK8 é sensacional mesmo, voltando ao velho estilo e com muita diversão. Só tem alguns pequenos detalhes que não fizeram ele ganhar nota 100 comigo. Mas isso é coisa do garoto enxaqueca aqui também >.<

      Interessante essa questão que você levantou sobre não ter dado uma polida. Realmente eles devem estar preocupados com a versão atual, mas que eles poderiam jogar isso na mão de uma outra empresa p/ ajeitar poderiam.

      Fim do ano eu pego um WiiU com certeza. Juntando din din para isso aqui, mas acho que a galera aqui vai escrever sobre ele antes. E espero que seja algo animalesco e no merecimento de Mario Kart.

      Valeu comentar Cadu, brigadão mesmo!

  • SAPO1900

    CARA REALMENTE ESTE JOGO ERA FODASTICO …
    EU JOGAVA COM MEU MANO E COM O ERIC AMIGO NOSSO SEMPRE EM 3 PESSOAS NUNCA EM 4 CHEGAMOS A JOGAR COM OS DEDOS DOS PES PARA COMER MIOJO KKKKK
    DIDIE KONG RACING ERA MUITO BOM TMBM
    E 007 DO N64 OS MELHORES MULTIPLYERS QUE JOGUEI NA VIDA SEM DUVIDA …..

    • Ivo

      Fala Sapo, valeu por comentar! Esse jogo é fantástico mesmo! Eu joguei bastante Diddy Kong, mas era bem franquinho perto do MK64. O 007 é um clássico e quem jogou acha tão bom quanto MK64 ou qualquer outro multiplayer! Valeu por comentar Sapo, grande abraço!

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