RetroFast de Aniversário SEGA X NINTENDO Round 2: QUAL O SEU LADO DA FORÇA, MEGA DRIVE OU SUPER NINTENDO?


No nosso último RetroFast, tivemos os relatos das impressões do que a equipe Retroplayers e vocês, queridos leitores, possuem das duas mais clássicas empresas fabricantes de videogames da história, e o resultado foi uma completa lavada a favor da Big N, que sem sombra de dúvidas, soube se manter magnificamente bem com suas próprias forças e alcançou assim, um patamar de grandeza que dificilmente pode ser comparado a qualquer outra empresa do ramo. Mas eu não estou satisfeito com isso não, pois houve uma época em que essa diferença gritante que existe hoje entre as duas empresas se resumia basicamente à preferência de cada jogador, a seu gosto por estilos de jogos distintos, e como eu sou o Chefe da parada toda aqui, resolvi então equilibrar as coisas!

E qual é a melhor maneira de equilibrar uma disputa entre a Nintendo e a Sega? É justamente pegando esta época de diferenças diminutas e colocando aqui no seu site de velharias gamers predileto na forma de mais uma perguntinha apimentada para a equipe e para vocês: a épica guerra da década de 90 entre Nintendo e Sega já passou, mas o seu coração guerreiro não esqueceu uma coisa: QUAL O SEU LADO DA FORÇA, MEGA DRIVE OU SUPER NINTENDO?

.

Sim, caros amigos retroaventureiros, vocês pediram por isso, então toma: meu coração sempre vai bater FORTE para o lado do MEGA DRIVE, o Darth Vader dos consoles de videogame! No RetroFast anterior não havia margem para muita escolha, mas nesse eu posso deixar bem claro que durante a década de 90 eu joguei tanto jogo espetacular de Mega Drive que não existe a menor possibilidade de eu me sentir minimamente arrependido por não ter desfrutado bem o outro lado da força. Não que eu não tenha me retroaventurado pelos mundos maravilhosos do Super Nintendo… Sempre que pude pegar um SNES emprestado, joguei grandes games como A Link to the Past, Super Metroid, e mais uma meia dúzia de jogos mega famosos que todo mundo que tinha SNES jogou sem sombra de dúvida, como os games da macacada e do bigode, mas foi no Mega Drive que eu me descabelei de tanto jogar os games de franquias foderosas do patamar de Sonic, Streets of Rage, Shinobi, Thunder Force, Valis, SplatterHouse, e mais uma cacetada de séries e títulos únicos que deixam a lista infinita! Hoje é fácil entrar na wikipédia e procurar um monte de especificações técnicas que comprovam a superioridade disso e daquilo nesse e naquele consoles, mas na época não era assim não, o negócio era mesmo é jogado, e a única coisa que podíamos ter certeza é que, enquanto o SNES tinha jogos mais lentos e voltados à exploração, maiores e com bateria pra save, o MEGA DRIVE era ARCADE meu amigo, tantas fases, tantas vidas, tantos continues, perdeu é GAME OVER, comece de novo, e isso é o que eu adorava nos games do console. Adorava não, eu ADORO, e vou continuar adorando enquanto eu ainda existir neste plano terrestre!

Não tenho dúvidas ao afirmar que nessa batalha eu estou no lado negro da Força. Mega Drive sempre foi muito superior para mim, tem franquias que sempre me prenderam mais. Ora, SNES tinham Chrono Trigger, Mana e tal. Mas o MD possuía Vector Man, Rocket Knight Adventures, Aladdin (ok, o SNES também tinha, mas quem já jogou ambas as versões já notou a brutal diferença), as franquias da SEGA que sempre gostei como Alex Kidd, Sonic, Ecco e por fim, o apoio da Tec Toy com seus jogos tupiniquins. Hoje em dia eu possuo ambos os consoles em minha coleção e chego até a dar mais atenção ao SNES, mas o Mega Drive sempre será mais especial para mim.

.

Acho que nem preciso comentar muito sobre isso.
Todos sabem que sou SNES desde de sempre. Os meus reviews dizem tudo, mas prometo lançar alguns de Mega Drive e assim manter meu “lado negro da força”. Apesar de achar o Mega Drive um grande console o SNES sempre será o maior console de todos os tempos na minha opinião – mesmo surgindo consoles cada vez mais modernos a cada geração que passa.

.

Vish, agora eu fiquei em cima do muro. No Fast passado eu não tive dúvidas, mas quando o assunto é Mega vs. SNES, a disputa fica mais acirrada. E acredito que a evolução dos consoles de certa forma atrapalha um pouco as coisas. Vou tentar explicar sem demorar muito:
Eu sempre adquiri consoles com mais de dois anos após seu lançamento. O Mega Drive foi o meu segundo, e o comprei novinho, lacrado. Era um produto importado do Japão, aquele da caixa branca, a versão mais bonita do console, com aquele 16 Bits grande e dourado estampado na testa. Nesse console pude jogar os melhores games que a Sega e demais softhouses já haviam feito. Nesse tempo, ainda jogava games do NES e me divertia bastante. O que quero dizer é que não importa tanto se hardware é inferior ou não. Se os games forem bem feitos e divertidos, isso é o que conta, principalmente para nós retro-aventureiros.
Quando o SNES foi lançado, eu continuei jogando muita coisa de Mega, por mais de um ano seguido e só depois pude trocá-lo pelo SNES. Posso dizer seguramente que foi no console da Sega que joguei alguns dos melhores games de minha vida, como a série Shinobi, Streets of Rage, Castle of Ilusion, Sonic e outros exclusivos. Mas no SNES também pude desfrutar de games maravilhosos como os das séries Megaman X, Mario Bros, Castlevania, DK Country e tantos outros. Eu fiquei mais tempo com o Mega do que com o SNES e mesmo sabendo que haviam muito mais games de peso no console Nintendo, o Mega conseguiu me passar a sensação de console amigo, companheiro, coisa que hoje me traz mais sentimento nostálgico que o bom e velho Super Nintendo.
Acredito que a grande variedade de títulos em consoles Nintendo acabaram me trazendo os dois lados da moeda. Ter muita opção de jogo pra detonar no SNES acabou me fazendo não dar total atenção a alguns deles. Eu diria que saboriei mais o Mega, e que degustei muitas vezes o SNES. De qualquer forma, vou ficar em cima do muro hoje e deixar o sangue escorrer entre vocês amigos retro-aventureiros.

.

Super Nintendo! Já falei os motivos no último fast, maior biblioteca e de melhor qualidade. Não vejo nem uma game de Mega chegar perto de DKC e muito menos do DKC 2. Mas assim como eu disse no fast anterior, é impossível vencer a nostalgia de cada um!

Um teste que poderia ser feito era pegar alguém virgem de 16 bits e entregar os dois video games e depois de um tempo perguntar qual é o melhor. Mas aí tem um grande problema, um virgem de 16 bits ou é de geração playstation ou atual e a maioria deles não sabem dar o valor para as maravilhas do passado e acabaria por despertar mais ódio ainda em nós… E sabe que não é má ideia, assim os fãs de Super Nintendo e de Mega Drive juntariam forças para atacar essas malditas gerações!

.

Você viveria sem Sonic 1,2,3, Knuckles, Bare Knuckle 1,2,3, Toejam & Earl, Decapattack, Rockman Mega World, Rocket Knight Adventures, Quackshot e outros clássicos de Mega Drive? NÃO SEI SE RESISTIRIA!

E viveria sem Rockman X1, X2, X3, Soccer, Forte, 7, Super Metroid, F-Zero, Top Gear 1,2,3000, Super Bomberman 1,2,3,4,5, Chrono Trigger, Final Fantasy VI, Seiken Densetsu III, TMNT in Time, Rock N Roll Racing, Donkey Kong Country 1,2,3, Contra III, Battletoads in Battlemaniacs, entre dezenas de outros não lembrados? JAMAIS! Não consigo imaginar minha infância sem o SUPER NINTENDO!

.

.

Muito bem, caros amigos retroaventureiros… Está mais equilibrado ou não? Apesar da falta das opiniões do ED e do Jorge que andam sumidões e poderiam desequilibrar bastante a coisa pro lado do SNES, tivemos dessa vez um EMPATE TÉCNICO: 2 votos a favor do Mega, 3 a favor do Snes, e 1 nego em cima do muro quase caindo do lado Sega da força, pois não deixou de assumir qual era o console companheiro dele na época, e que lhe traz mais nostalgia hoje.

Melhorou muito a coisa, mas e VOCÊ caro amigo retroaventureiro? Vai deixar mais acirrada essa disputa, ou vai ajudar a desequilibrar totalmente para um dos lados?

Continua…


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Renan

    Concordo com o Sabat quando ele diz que a CPU do megadrive era mais veloz. Comprei recentemente Adventures of Batman and Robin do megadrive e me impressionei, parece um “metal slug”. A tela enche de inimigos, tiros pra todo lado, cenário de fundo se movimentando, vários efeitos especiais, e com rarissimos slowdowns ! É como um arcade, dificuldade de arcade. E quando acaba o jogo, e não tem mais continues a sensação é que se está cansado de tanto se concentrar. Os neurônios fervem !
    Também comprei Raiden Trad do snes que dá muito slowdown quando a tela enche de inimigos. Por curiosidade joguei a versão Raiden Trad do megadrive no emulador e vi que era muito mais fiel ao arcade, pena que não dá pra jogar em dupla como no snes. Não dá para avaliar slowdown jogando em emulador, mas a versão megadrive, que infelizmente não possuo, é melhor. The Adventures of Flink do mega também me impressionou muito.

    • É do mesmo jeito que você viu no emulador amigo, slowdown inexistente no Mega, existente mas razoavelmente aceitável no Snes.

      • TH

        Nunca vi slowdown no DKC ou Street Fighter no Snes e aquilo é pesado hein?

        Tirando alguns jogos mal feitos no início de vida do super nintendo, nunca senti esse slowdown que vc tanto fala…

        • SFAII tem loading mano… kkkkk pior que slowdown!

          E DCK é um milagre operado pela Rare até para o SNES MANO KKKK

    • TH

      Poxa Renan, e daí, se processador fosse alguma coisa o Xbox seria melhor que o snes, mega e nes….

      Não conto isso não.

      Mas já que tocou no assunto. Acha que seria possível rodar um DKC no Meguinha?

      • Renan

        Sim, com menos cores, som mais pobre. Toy Story do mega mostrou que dava para ter personagens renderizados 3D como em DKC do snes.
        O dificil seria uma versão Sonic 2, com aqueles loopings a mil por hora no snes. Eles teriam que refazer as fases para deixar o slowdown aceitável.
        Mas você tem razão, se hardware fosse tudo, hoje o NeoGeo seria considerado o melhor 16bits.

        • Renan

          Consertei um megadrive 3 do meu vizinho, colocava o cartucho, ligava, e a tela ficava toda escura sem som, com uma piscada na tela indicando que ele ligou. Refiz as soldas do slot do cartucho. Também é bom procurar fissuras nas trilhas de cobre com uma lupa, ou capacitores eletrolíticos estufados ou ressecados.
          Olhando a placa vi o processador Motorola 68000, e o encaixe do sega-cd.
          O meu megadrive 3 tem uma cpu genérica, sem encaixe para o sega-cd. Uma vez vi um comentário de que a tectoy ao longo dos anos depenou o megadrive, e só valia a pena comprar os antigos.
          A aparência dos dois megadrive 3 é idêntica. Por dentro quanta diferença.

          • Renan

            Sou um “rato de fliperama” e o megadrive dá a sensação de arcade em casa. A Sega e as thirds que não foram preguiçosas sempre foram boas em portar seus arcades para o console. Só o Shinobi 3 já justifica ter o console. Meu voto é pro Megadrive.

  • err…sem querer ser o mala, mas já sendo, tem o que mais discutir sobre esse assunto? ambos defenderam com unhas e dentes suas empresas. e aposto que os nintendistas ganharam em maioria de comentários…eu acho. eu penso a mesma coisa no post anterior, as duas estão empatadas e permaneceram assim até o fim de ambas, por mais que a turma da nintendo diga que ultrapassou a sega no fim.

    e vejo vocês defendendo seus jogos com os famosos, que muito retrogamer já conhece de cór e salteado, é final fantasy pra cá, phantasy star pra lá. só uma duvida: vocês apenas jogam os games famosos das empresas ou dão chance a outros jogos? caras, o SNES não é só Chrono Trigger, Final Fantasy VI, Seiken Densetsu III, TMNT in Time, Rock N Roll Racing, Donkey Kong Country 1,2,3, Contra III, Battletoads in Battlemaniacs. e a Sega não é somente Sonic 1,2,3, Knuckles, Bare Knuckle 1,2,3, Toejam & Earl, Decapattack, Rockman Mega World, Rocket Knight Adventures, Quackshot…não dá para variar de outros games citados não?

    tem outros jogos que são tão bons quanto esses famosos de ambas as empresas….

    enfim, que se inicie a carnificina se ambos os lados

    • Devia ter a disputa de qual teve o pior jogo de todos, quem sabe isso decidisse qual o melhor xD

      • kkkkkkkkkkkkk!!
        Gostei do comentário Angelo!
        Quem sabe esse não seja um tema para um Fast qualquer, não é?

        • hauhuahuahua melhor pedir uma enquete kkkkkkkkkkk

          • Ivo

            Ótimo Fast. Qual o pior jogo de todos os tempos. Eu tenho uma lista enorme.

      • PRStacker

        Sou Super Nintendo até morrer, mas acho que numa disputa de quem tem o pior jogo ele também “ganha”. Tem um jogo do SNES que se chama Hong Kong 97 e é a coisa mais nojenta/trash/escrota/excomungada que ja vi. Quem não conhece pode baixar a rom e ver do que eu tô falando. Acho dificil o Mega ter um jogo pior…

        • Psicopato

          Esse Hong Kong 97 realmente é horrível. Mas quer jogo pior de Mega? Digo, pior jogo de todos os 16 bits? Crazy Bus

          • PRStacker

            Rapaz, vo ter q testar essa porcaria, pois não vejo como um jogo pode ser PIOR que Hong Kong 97…

    • Leandro, seu comentário tem uma observação interessante. De fato, existem muitos títulos obscuros em ambos os consoles e na medida do possível, tento trazê-los a tona em meus reviews. De qualquer forma isso não muda muito as coisas. Ambos os consoles tem muitos títulos exclusivos de peso. O que pesou mesmo foi o capricho que cada produtora fez com seus games.
      Os títulos citados em seu comentário são o supra-sumo da coisa e são também famosos por terem surgido em um bom momento da indústria. Contudo, existem games que, embora excelentes, só vieram em momento em que a geração 16 bits já estava perdendo força e nesse momento, a Sega já tinha parado de criar jogos espetaculares.

    • Então leandro, tem muito o que ser dito sim XD SEGA x NINTENDO é diferente de SNES X MEGA meu amigo, beeeeem diferente, mesmo que no fast anterior, muita gente tenha se limitado a falar só de Mega x Snes quando deveria tratar as duas empresas como um todo. Agora eu quero saber mesmo é quem é MEGA e quem é SNES, sem contar o legado das duas gigantes por que ai fica fácil demais escolher………….

      E são justamente as centenas de jogos mais obscuros que me fazem pender para o lado negro da força!!!

      • ganon,o destruidor

        sabat cara eu discordo de voce nese ponto acho que o snes tem bem mais jogos desconhecidos .exemplo :pesquise na wikipedia sobrer pokemon,vao falar de todos os jogos menos 1 que e o pikachu do snes ,que quase ninguem nconhece ,iso e fato pode conferir la!!!!!

        • Poxa amigo, acho que hack não conta… xD

          • ganon,o destruidor

            nao e um hack e da nintendo pelo que sei

  • Psicopato

    Como já disse anteriormente o Mega Drive tem muitos jogos bons. Clássicos que nunca serão esquecidos. Mas nessa briga não tenho como não ficar com o Super Nintendo. E digo mais, o Super Nintendo não é só o melhor console da geração 16 bits, mas de todas as gerações.

    Na geração 16 bits foi alcançado o auge da indústria. Era clássico atrás de clássico. É só pegar revistas especializadas da época e conferir os lançamentos. É incrível a qualidade e quantidade de títulos. E como o rei da geração foi o SNES, temos aí o melhor vídeo game de todos os tempos.

    Posso ver isso quando vejo outras pessoas jogando em emuladores, seja em portáteis, consoles de mesa ou computador. Quando vou conferir os jogos sempre a grande maioria é de Super Nintendo. Nunca falta Mario World, Donkey Kong e outros clássicos eternos.

    Creio que um verdadeiro gamer, ou retrogamer, deve jogar títulos de todos os consoles, mas se for pra escolher um, neste caso, sem sombra de dúvida fico com o SNES.

    • É justo, mas eu vejo muita criança, garotada mesmo, jogando clássicos do Mega Drive em seus tablets XD Ja vi Sonic, Colums, SoR, etc e por ai vai!

  • Kanon Clint

    Como bem disse o TH, é impossível vencer a nostalgia de cada um, e na minha opinião, é isso que faz de um vencedor, e outro perdedor, perdedor em termos né ?!Já que talvez, estejamos falando dos dois melhores consoles da historia dos videogames.
    Concordo com o Sabat; O Mega era um console mais veloz, mais focado em jogos de ação frenética, shmups, e games com uma pegada mais arcade.
    Já o Snes era mais cadenciado, mais colorido aos olhos, com jogos mais elaborados no sentido da exploração.
    Isso era uma das coisas mais legais daquela época, pois apesar de serem consoles de 16bits, eles eram diferentes, em estilo, e proezas técnicas Muitas coisas que o Snes era capaz de fazer, o Mega fazia de outro jeito , e vice-versa.
    Essa diferença de perfil, e estilo estava espelhada e personificada na figura de seus principais mascotes: Sonic, e Mario.Enquanto o primeiro era veloz, dinâmico e frenético (poderia muito bem ser um game de arcade), o outro era mais complexo, com um mundo maior, cheio de exploração e segredos.
    A minha obvia escolha, claro, é o Mega Drive, sempre me identifiquei mais com ele,e com seus jogos, já estava do lado da Sega nos 8bits, e foi natural minha “transferência” para o Mega.
    O Snes, foi o console da Nintendo que eu mais joguei,terminei mais 50 jogos,e é aquele que considero o melhor console já produzido pela empresa de Kyoto, com todo respeito ao Nes.

    Grande abraço a todos .

    • Pra mim essa diferença entre os consoles sempre foi clara! Eu sempre vi o snes como um console de jogos mais explorativos e longos, enquanto o mega era o console da ação e da dificuldade arcade. E eu adorava isso, nossa senhora!!! E ao contrário de você amigo Kanon, o snes foi o console da BigN que eu MENOS joguei!! Foram só os grandes clássicos mesmo, se eu terminei uns 30 jogos é muito viu!! Já o NES, N64, CUBE e Wii, esses eu destrocei! kkk

    • TH

      É Kanon, perder para o snes não é questão de se sentir derrotado não né mano? Ser comprado com o segundo melhor video game é difícil mesmo.

      E antes que algum sega espertinho diga que o primeiro é o mega, o primeiro é o Nes tá! kkkkkkk

      • Droga… o TH foi ligeiro … eu ia dizer isso hsuhaushuahsuhaus

      • Kanon Clint

        Acho que o Nes pode sim ser apontado como melhor console, sob vários pontos de vista.Obviamente, cada um de nós tem o seu preferido de todos os tempos, para mim foi o Mega Drive, mas eu entendi oque você quis dizer.

        Agora na minha opinião, tirando nostalgia, saudosismo,preferencias pessoais, e fazendo uma analise mais critica, o Playstation 2 é seguramente o maior console de videogame de todos os tempos. Desde o seu inicio até seu fim, eu não me lembro de um console que tenha trucidado tão ferozmente seus rivais, como o 128bits da Sony, nem mesmo o Playstation 1 foi tão absoluto.
        Mas isso é assunto para outra ocasião.

        • Concordo…… PS2 é o maior console de todos os tempos, os numeros de vendas oficiais comprovam isso e nem estão computados as vendas da Santa Ifigênia mano kkkkkkkkkkkkkkkk

        • TH

          Vishi Kanon, o play 2 eu pulei, kkkkkkk

          Não joguei quase nada, nada mesmo. Só tinha para os games de luta…

          Mas quanto a massacrar, vc tem absoluta razão. Em questão de disputa de sua época o play 2 foi absoluto.

          O único game que tremeu um pouco essa regra foi quando saiu o RE 4 no gamecube. Mas de resto…. Parecia que o Mario estava adormecido nessa época…

  • Achei interessante a expressão: Virgem de 16bits. kkkkkkkkkkkkkkkk!Dei risadas com o comentário do TH. Sempre bem humorado como sempre.

    • TH é meio doido mano, ja dá pra notar bem né kkkk Mas po, no comentário dele, ele afirma que a biblioteca de games de SNES é maior que a de MEGA… Eu acho que isso não procede kkkkk acho que a de MEGA é bem maior, coisa de uns 200 jogos a mais pelo menos… Mega tem 2 anos a mais de vida recebendo jogos só pra ele, tanto que estava procurando algumas romsets de mega e snes e me deparei com situação NO GERAL:
      – SNES FULL SET 900 roms = todas as americanas + todas as lançadas só no japão com patchs de tradução e sem repetição;
      – MEGA FULL SET 1145 roms = todos os games lançados na américa + todas as lançadas só no japão sem patchs de tradução e sem repetição.

      Quantidade já deixou de ser problema kkkkk agora é discutir só QUALIDADE kkkkkkkkk

      • TH

        Como eu já disse Sabat, não olha full set não, que tem 4 versões de cada jogo, lembre-se das locadoras e qual partilheira era sempre maior e com mais opções além de Sonic ou Street of Rage, kkkkkkkkkkkk

        • Não mano, essa full set que eu baixei é assim para ambos os consoles: cada jogo é um ZIP e dentro do zip vem as diversas versões do jogo. Não tem jogo REPETIDO fora dos arquivos zipados, e são 900 zipados de SNES contra 1175 de mega. Mano, mas é natural isso, o mega teve 2 anos a mais de vida útil, natural que tenha mais games.

    • TH

      Pois é Jeff, kkkkkkk. É triste saber que existem cada vez mais virgens de 16 bits por aí….

  • Iuri Fiedoruk

    Concordo com o TH: depende MUITO qual você tinha ou jogou primeiro e ainda a época. No meu caso, eu tinha um vizinho com um Genesis e nós jogávamos Quackshot e cia e era MUITO bacana, e nem existia SNES nessa época ainda. Depois eu comprei um SNES e foi ainda melhor, pois enquanto o Mega tinha melhores jogos no início da vida dos 16 bits, o SNES os teve da metade para o fim.

    • Observação muito interessante… o mega foi melhor no iníci inegavelmente tanto por que só tinha ele, e o snes foi melhor no final pois era mais poderoso e foi questão de tempo para as fabricantes aprenderem a usufruir bem do aparelho…

  • Felipe

    Bem eu nem sei mas sou todo ao contrario,o primeiro video game que tive contato foi um 8 bits da nintendo,jogava muito mario o contra tbm,depois de um tempo(acho que uns 4 anos)foi quando ganhei meu mega onde começei a jogar sonic(o primeiro jogo que joguei no mega),e o mega foi um video game que tive,vamo se dizer mais ”carinho”,sempre achei os jogos melhores,não em grafico nem nada,mas em qual me divertia mais,mas nunca consegui nesse tempo criar um gosto com algum video game da nintendo,se vc fizer a mesma pergunta ”qual melhor mega ou snes?” para meus amigos sempre vao responder ”ah,claro que snes” e sempre respondiam o porque pelos graficos serem melhores e tal tal tal,acredite ou nao fui perguntar a um amigo meu ”vc acha legal o sonic”(é pq ele joga mais snes)bom acreditando ou não a resposta dele foi assim ”nunca joguei sonic,nem por emulador” bom minha vontade era trazer meu mega e jogar la naquela ”tvzona” da escola e mostrar de uma vez o sonic XD

    • Nossa cara, e o pior é que na época teve muito disso… o SNES começou a criar fama entre os brasileiros por receber melhores ports dos jogos que eram sensação por aqui, como Street Fighter 2 e ISS Deluxe, aí nego nem testava os games do Mega e já abraçava a opinião dos caras que só jogavam isso e mais nada… e eu conheço VÁRIOS caras assim kkk É aquele tipo de amigo que diz que Final Fight no SNES é melhor que Streets of Rage só por que tinha no arcade e sem nem ter jogado os games do mega, e nunca ouviu falar da versão para Mega CD de Final Fight, essa sim uma conversão fodastica.

      • Felipe

        Esse ”sem nem ter jogado os games do mega” resumi algumas pessoas que conheço que criticam o MEGA DRIVE XD

  • Mega Drive foi o videogame que tive na época, comprado em 1994. Eu e meu irmão tivemos a chance de escolher um Snes, sendo que a gente ficou uns 3 anos jogando em locadoras, logo, a gente sabia o que estava escolhendo. E a escolha foi baseada no estilo dos jogos, que pra nós eram bem mais divertidos no Mega Drive.

    Um desses fatores para essa escolha é que sou fã de jogos de luta. E, pra mim, os jogos de luta do Mega Drive eram superiores (no quesito diversão , claro!). Mortal Kombat tinha EXATAMENTE a mesma I.A. do arcade, tinha sangue e todos os fatalities. MK do Snes era idêntico apenas no gráfico. MK2 era superiror em tudo no Snes, mas a versão do Mega era suficiente pra minha diversão. Fatal Fury 2 do Mega Drive tinha controles mais fáceis de aplicar os golpes, já no Snes eu sofria. Samurai Shodown do Snes era horrível, com aqueles bonequinhos, se bem que a versão do Mega perdeu vários golpes. Art of Fighting eu preferia a versão Snes, apesar da versão do Mega ser boa.

    Além do controle de 6 botões do Mega, que era ótimo para arcade. Joguei MUITO Street Fighter 2 do Snes nas locadoras, mas os botões L e R me atrapalhavam muito. Ok, ouvir o Ryu rouco no console da Sega era chato pra caramba, mas eu me acostumava rsrs

    Tem muito mais jogos de luta, como Killer Instint, TMNT Tournament Fighters, World Heroes, que eram exclusivos ou bem superiores no Snes, mas não eram meu preferidos. Sempre fui fã de Samurai Shodown, Fatal Fury, Art of Fighting, Street fighter 2 e Mortal Kombat, e via as versões do Mega como melhores.

    Enfim, foi uma disputa acirrada, e não houve perdedores. Nós somos os vencedores.

    • Cara, Samurai Shodow no Snes os fãs preferem esquecer que existe… a versão de MEGA é fantástica, da abertura aos encerramentos de cada personagem! E eu sempre adorei Super Street Fighter II no mega mano… Lembro da vez que um amigo meu que sempre jogou só SNES vivia falando mau da versão de MEGA de SSFII sendo que ele só tinha jogado no SNES … o argumento do cara, O CONTROLE DO MEGA É RUIM, SÓ TEM 3 BOTÃO, SE É LOCO!!! Brincadeira? era esse tipo de gente que eu tinha que aguentar na época kkkkkk Ae eu falei pro infeliz VAI LA EM CASA VER SE MEUS CONTROLES QUE EU COMPREI A QUASE 1 ANO SÓ TEM 3 BOTÕES SEU PRÉGO!!
      Aí foram duas surpresas: o cara passou a SABER que o Mega possuía o fodástico controle de 6 botões, e depois, presenciar como era bom o SSFII no Mega… De diferença que podia ser notada assim pra pior, só o som mesmo, as vozes roucas dos golpes, de resto era ÓTIMO, ninguém pode reclamar disso.

      • putz, eu tinha me esquecido da versão SUPER SF2, Sabat! Era ótima mesmo, se não me engano tinha 24 megas de memória. Jogar com controle de 3 botões era ruim, ter que ficar apertando Start pra trocar socos pra chutes era zoado, mas com o controle de 6 botões era perfeito mesmo hahaa

        • É rapaz, a SSFII é muito boa, eu tenho ela aqui ^^ de vez em quando eu arrisco umas partidas com meu cunhado pra relaxar XD

  • Tiago Steel

    Sou da turma dos RPGs então acho que nem preciso expor meu lado nessa antiga “briga” né?XD

    Curto games estilo arcade sim, mas acho que nada supera os bons e velhos RPGs…games completos, extensos e que em minha infância e juventude eu conseguia jogar plenamente e ainda desbravar os segredos.

    • É tiago, o console dos RPGS era o SNES mesmo, não existe o que falar!!!

  • edwazah

    Caraca, eu vi o email ontem à noite, mas vi extremamente rápido pq estava morto de sono… T.T

    Mas não preciso escrever MAIS UMA VEZ que eu prefiro o SNES né? aqui eu já falo muito bem dele: http://www.retroplayers.com.br/2011/o-primeiro-console-a-gente-nunca-esquece-round-3-o-snes-do-edwazah/

    hahahahaha abss!!

    • ahUHAuha né mano? Mas todo mundo já sabe o seu lad na história ahUAHua

  • Continuo gostando de ambos pois aindo jogo mega e snes e me divirto da mesma forma e é isso que conta pra mim o fator diversao e nesse caso nenhum dos dois fez feio.

    • Não mesmo mano, nenhum dos 2 fez feio na diversão, e eu considero que o jogador completo é o que jogou ambos os lados!

  • Agora sim! Mas aqui vou fazer o mesmo que o Jeff e ficar em cima do muro, só que pendendo levemente pro lado do SNES. Depois do Master ganhei meu SNES no natal de 93 e joguei demais esse console! Foi onde mais joguei videogame na minha vida, vários jogos zerados, desde Mario à Chrono Trigger! O SNES é um console marcante, minha vida gamer não seria a mesma sem ele.
    Mas depois de jogar Mega na casa do meu primo e no emulador, vi que o rival era sim um console de peso, e acabei me apaixonando por ele também. Tem tanto jogo foda, de shmups a ports decentes de arcade sem slowdown, o Mega é indispensável! Ninguém pode se considerar um gamer completo sem ter curtido SNES e Mega! E eu não consigo viver sem os dois consoles, tanto que tenho ambos ligados numa mesma TV e recheados de cartuchos! 😀

    E Sabat, essa do Mega ter mais games eu não esperava! Sempre achei que o SNES ganhasse em quantidade, mas foi uma surpresa ver que o Mega tem 200 games a mais. Vivendo e aprendendo. 🙂

    Abraços

    • Pois é mano, seria legal achar uma game list COMPLETA pra gente poder matar a dúvida sem nenhum erro né, mas de acordo com as FULL SETS que eu baixei, é isso ai mesmo ATÉ QUE O TH PROVE O CONTRÁRIO! aehuahuehuaheuhuahehau

      E concordo com vc Adinan: eu tenho uma paixão de criança pelo mega drive mesmo, mas ninguém pode se considerar gamer old school completo sem ter jogado ambos os consoles!!

      • TH

        Quando eu disse maior, eu disse contando os games que valiam a pena ser contado mano.

        Te provo da seguinte forma. Quando vc ia na locadora, os jogos de super nintendo para alugar não era quase o dobro do Mega?

        • Claro que não mano kkk as locadoras que eu ia eram sempre pau a pau, tinha até mais jogo de mega pq tinha muita fita pirata XD O dono das duas locadoras aqui da região diziam que era mais barato comprar os piratão de mega kkkk

          • TH

            Vishi, em todas as locadoras que eu fui só tinha sempre os mesmos jogos de mega e quase todos o de Snes, e olha que eu fui em muitas. Até na pro games aqui da pas de barros era assim. Mas até os olhos dos seguistas funcionavam diferente, kkkkkkkk

      • Caraca, a briga tá boa entre vc e o TH rsrsrs. Mas viu, tenho o Mega Drive 3 e posso confirmar que o som dele é stereo. É só rodar Sonic 2 usando apenas um dos cabos de audio na TV e você percebe a diferença. O som das argolas alternam entre as saídas direita e esquerda, então com apenas um cabo conectado você ouve a primeira argola coletada mas não ouve o som da segunda, e por aí vai.
        Agora uma coisa o TH falou e posso comprovar que nas locadoras que eu frequentava o SNES tinha o dobro de jogos do Mega. Por isso que fiquei surpreso quando vi que a biblioteca de jogos do Mega é maior. Mas creio que em questão de quantidade de clássicos imperdíveis temos empate técnico, e a experiência completa dos 16-bits é jogar nos dois consoles! Os melhores consoles da história dos games sem dúvida 🙂

        • Eu explico pra você Adinan, essa ilusão de ótica: as caixinhas de SNES ficavam deitadas, ocupando mais espaço! 2 de snes ocupavam o espaço de 3 de mega, por isso a impressão de que haviam mais jogos (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

          • Kkkkkkkkkk putz véio essa da ilusão de ótica foi boa! Rolei de rir aqui! XD

  • Ricardo Cérbero

    Como disse na 1ª parte, não me importava se A ou B fazia o jogo e se X e Y rodava o jogo, desde que o jogo fosse bom. Mesmo com este ponto de vista teoricamente neutro, eu escolho o SNES por uma razão: logística.
    Explicando: chegou um momento que a cadeia em questão (aqui é games) precisou tomar uma decisão que caminho deveria seguir, e o SNES foi o escolhido, por motivos/questões óbvias. E isto refletiu diretamente no mercado de 2ª mão/pirataria, que era o único meio de conseguir jogos por aqui.
    Na minha opinião, a Sega desistiu muito cedo do Mega Drive.

    • Sei não Ricardo… eu entendo que a Nintendo só continuou o suporte ao SNES por mais tempo que as outras por que ela foi a última a entrar na geração que se iniciava, quase 2 anos após a SEGA e a SONY lançarem seus aparelhos novos (lembrando que PSx e Saturn são de 1994, e o N64 é de 1996).

  • ganon,o destruidor

    bom realmente e snes nao que o mega drive seja ruim mas foi no snes que eu aprendi a gostar de videogames logo apos abandonar meu videogame generico ,foi meu snes que me mostrou mario e dk foi meu snes que me fez comecar a jogar jogos de corida com meu tio ate hoje ,foi no snes que psei quase na noite inteira pra zerar top gear ,foi no snes que eu agarei na fase 11 do dk 1 por que eu nao sabia corer e foi nele que eu revelei meu lado horivel em games de pulacao na cabeca dos monstrinhos ,foi meu snes que me ensinou a ndar de bicicleta(acredite se quiser ),quando ganhei meu ps2 jogei muito mais snes nele e mesmo nao sendo velho e vivido a disputa entre os dois pprefiro o snes ,e olha que qunado eu tinh snes nao jogei nenhum jogo rpg nem ct nem zelda alttp meus favoritos de snes ,sei que respondi so pela nostalgia mas nao tem outro meio de responder iso por que senao ficaria encima do muro.

    • A nostalgia é o que conta maninho!! Sempre teremos um console em especial dentro de nossos corações ^^

      • ganon,o destruidor

        e cara nostalgicamente o snes ganha em em questao de beleza tambem o snes e bem mais bonitinho kkkk

  • No último retrofast eu fiquei ao lado da nintendo,mas apenas fiquei em cima do snes e depois de refletir bastante antes de terminar de escrever esse comentário eu acabei ficando em cima do muro.
    Ambos os consoles marcaram a minha infância e continuo a jogá-los até hoje,e pra mim é impossível viver sem Top Gear,FF6,Secret of Mana,Chrono Trigger,Super Mário All-Stars e Super Bombermam 5,como também é impossível viver sem Alien Soldier,Rocket Knight Adventure,Shadow Dancer,Shinobi III,Sonic e Streets of Rage.
    Pra mim não da pra comparar os dois melhores consoles do mundo!

    E mais uma vez agradeço a equipe dos retroplayers por trazer outro excelente retrofast.

    • Opa Vinicius ^^ eu não podia deixar passar a chance né XD e no final, quando o tópico esfriar, vou fazer uma contagem pra ver no que vai dar kkk

  • De novo vestirei a camiseta azul, encherei os pulmões e gritarei: SEGAAAAAAAAAAA!
    Estou falando o que eu acho melhor, levando em conta mais o sentimento do que a razão.
    Pega qualquer console (de mesa) de qualquer geração e tente fazer uma disputa com o SNES: os únicos dois que vão gerar polêmica e vai ter muita disputa entre qual foi o melhor serão o Nintendinho (logicamente) e o Mega Drive. Mais nenhum se compara. Nenhum mesmo, não importa a geração, a tecnologia, o tipo de mídia nem nada! Foram os 3 melhores consoles de todos os tempos e o que muda a colocação deles entre qual foi o melhor é simplesmente o gosto da pessoa.
    Fico com o mega também pela minha preferência de jogos mais “arcade” e por abrigar algumas franquias que eu tenho uma paixão enorme, especialmente Sonic e Streets of Rage. Com todo respeito aos jogos do SNES, o “2” de ambas franquias são imbatíveis pra mim, nenhum jogo do rival me agrada tanto quanto eles. Nenhum mesmo. E olha que eu pensei em jogos incríveis que o console da Nintendo possui. Aliás, citaria também o Sonic 3 plugado no Sonic & Knuckles e também o Phantasy Star II, o RPG mais desafiador que eu joguei em toda a minha carreira gamer e que possui uma estória incrível, tão marcante quanto à obra prima chamada Chrono Trigger do console rival.
    Sonho em um dia ter um SNES e vários cartuchos em casa pra desbravar os jogos diretamente no console, já que eu só pude fazer isso mais através de emuladores. Tenho certeza que será uma experiência inesquecível. Mas ainda assim a paixão pelo Mega supera qualquer coisa.
    Como me prolonguei demais, ficará só minha opinião, sem comentar o que vcs disseram! hehe
    Abs

    • Hey Cadu, agora sim né maninho?Eu ja cansei de repetir mas não tem jeito: reafirmo que o mega é o console dos games arcade, e isso é o que mais motiva a gente a jogar e gostar desse console kkk Mas não nunca abriria mão dos games que detonei no snes não mano, pqp, SUPER METROID é fodástico, CONTRA III tb, SUPER STAR WARS, PRINCE OF PÉRSIA… uia, de repente lembrei de mais jogos que eu detonei no SNES kkkkkkk preciso escrever sobre eles kkk

    • PRStacker

      “Pega qualquer console (de mesa) de qualquer geração e tente fazer uma
      disputa com o SNES: os únicos dois que vão gerar polêmica e vai ter
      muita disputa entre qual foi o melhor serão o Nintendinho (logicamente) e
      o Mega Drive. Mais nenhum se compara. Nenhum mesmo, não importa a
      geração, a tecnologia, o tipo de mídia nem nada! Foram os 3 melhores
      consoles de todos os tempos e o que muda a colocação deles entre qual
      foi o melhor é simplesmente o gosto da pessoa.”

      Cara, concordo totalmente com esse paragrafo do seu comentario. Sou SNES sempre, mas reconheço o enorme valor do Mega. Pra mim, que acho o SNES o videogame mais foda de todos os tempos, o raciocínio é o seguinte: Se o SNES é o mais fodão e na briga com o Mega ele venceu, mas também levou muita porrada e sangrou muito, então é pq o Mega é muito fodão também! Qualquer outro videogame que brigar com o SNES só vai levar na fuça e não vai conseguir fazer um arranhãozinho sequer nele. Por isso, mesmo preferindo o SNES, eu admiro muito o Mega Drive.

      • Esqueceu do PS2 ^^

        Independente do meu gosto pessoal, carinho que eu sinto pelo Mega Drive, e adoração pela geração 16 bits, considero que o PS2 foi sim o MAIOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS mano!!

        • Rubens

          Assino em baixo tudo o que vc disse! Alias, falando em interesses retrogamers, acho o ps2 o melhor console retro que existe. Sim, pq ele possui uma enorme quantidade de coletâneas, antologias, remakes e sequencias de jogos clássicos. E ainda tem a retrocompatibilidade com o ps1.E tem a vantagem de ter um preço bem acessível e ainda ser fabricado. Veio até uma sugestão na cabeça: que tal uma matéria falando sobre o potencial retro do ps2?

          • A ideia é boa… quem sabe?

        • TH

          Que blasfêmia……. Credo, vomitei agora…..

        • ganon,o destruidor

          serio sabat eu nao acho o ps2 tudo iso foi a soma dos fatores que gerou o produto .
          1 ponto:o ps1 fez sucesso pois usava cd diferente do n64 e tinha facil desbloqueio
          2ponto:a nintendo vacilou com o gamecube tambem fazendo um videogame mais para fans da em´presa
          3ponto 😮 ps2 roda ps1 quando nao esta desbloqueado mais iso de so quando nao estava desbloqueado poucos sabiam.
          4ponto:o desbloqueio do ps2 e o melhor de todos
          5ponto :quando o xbox foi lancado o ps2 ja tinha muito gas
          entao sabat na minh opiniao foram so os acasos que formaramo ps2

          • 100 milhões de consoles não são vendidos “por acaso” meu velho ^^

          • ganon,o destruidor

            eu nao to dizendo que o ps2 eruimeu tenho1 ate o que eu digo e que ele e muito sortudo metade dele e sorte a outrra qualidade ,ele tem muitos jogos bons joge shandow of the colossus aproproposito e muto bom mas eu acho que a sorte ajudou muito

          • Rubens

            Olha ganon, o destruidor, existem desbloqueios e desbloqueios. O meu ps2 é desbloqueado e roda jogos de psone normalmente.Porém só roda jogos originais. Esse tópico é complicado pq dependendo do desbloqueio tem métodos e frescuras diferentes pra fazer os cds rodarem.

          • ganon,o destruidor

            o meu desbloqueio e da matrix eu nao tentei jogos originais mas nem vale mas apena tentar meu ps2 ta como um problema muito grande e totalmente desconhecido o pena eu saber que eram so originais so agora aproveitei muito pouco o ps1 pois so jogei sua geracao em emulkdor

        • Chapolin Colorado

          Você só pode tá de brinks com a minha face ¬¬

          O PS2 continuou a decadência da industria do video game (que começou com a era 64 bits), foi quando as pessoas começaram a ficar estúpidas e só olharem gráficos.

          Espero que seu comentário tenha sido sarcástico, cara, muito sarcástisco…

          • ahuHAUhaHUA claro que não mano, é 100% real kkkk Veja bem: tudo evolui, não da pra viver em uma caverna e ignorar o presente só por que sou retroplayer nato! Entendo que videogame funciona assim: uma geração inova, e a próxima vem para melhorar a anterior, em seguida, vem outra geração inovadora. Foi assim com o NES e MASTER que foram melhorados pelo SNES e MEGA, depois veio a inovação 3D e foi assim então com PS1 e N64 que foram melhorados pelo PS2 e CUBE… Gráficos? Mano, começaram a olhar gráficos lá no Atari, no Mega x Snes já tinha MUITO disso kkk

            O que está atravessando realmente é essa atual geração de games: ela quebrou a regra e deveria ser inovadora, mas é só deslumbre gráfico. Se vc me disser que esta ATUAL geração começou a decadência da indústria, ai eu vou concordar, já quanto ao PS2, um console que vendeu 100 milhões de unidades mundo a fora onde eu joguei uma porrada de games sendo algumas dezenas deles memoráveis, sem chance ^^

          • diogo.j15

            axo q o q o chapolin quis dizer é q os games de hoje tendem mais pro comercialismo, tendo assim menos desafios, criatividade e inovaçao, sao mais repetitivos com o intuito de se vender mais, na nossa epoca existia uma comoçao por conta das softhouses em criar jogos melhores para competir com as rivais, era um lance artistico, desde a ideia da produçao, com o enredo e estoria do jogo, como na propria construçao, atraves da evoluçao na programaçao e de se conseguir algoritmos melhores que usassem melhor as caracteristicas do hardware em questao.

  • Fala Sabat e galera do retroplayersEu gosto mas do Mega Drive porque foi onde tudo que existe hoje no mundo dos games em relação a atitude, inserindo realidade aos games, O super Nes e melhor tecnicamente, mas para uma empresa como a Nintendo estudar o adversário e fazer um produto melhor e tendo as melhores produtoras de games a seu favor não seria coisa difícil, mais foi a Nintendo só virou no final, a empresa do Super nes demorou dois anos para lançar o console e adiou duas vezes o lançamento, mesmo assim a Sega seguia a todo vapor e o super nes demorou pegar, na minha opinião não sei se posso falar isto, mas o lançamento Donkey kong deu gás nas vendas da empresa.Na minha opinião a Sega deveria ter explorado mais a vida do Mega drive ele foi descontinuado muito cedo, Tecnicamente o Mega não e o melhor , mais sei lá eu prefiro o saudoso console da Sega

    • Opa Kako, beleza? cara, esse negócio da SEGA ter desistido do mega cedo é ilusório, vou te mostrar por que:
      A sega laçou o seu 16 bits primeiro que a nintendo, que demorou mais 2 anos pra lançar o SNES, e ela repetiu o feito com o seu 32 bits, o Saturn, que também saiu 2 anos antes do N64, mais precisamente em 1994, ou seja, as atenções do público se voltaram para o Saturn mais cedo do que para o N64, motivo pelo qual a Nintendo continuou dando um grande apoio ao seu console 16 bits por mais tempo que a Sega.
      Só que mesmo já tendo lançado seu próximo console e estando já com suas atenções voltadas para ele, a SEGA só parou de fabricar o Mega em 1997, 3 anos após o lançamento do Saturn!! E quer mais? A Majesco ainda continuou lançando o Mega Drive até o final de 1998 nos EUA (Sega Genesis 3) com milhares de promoções de cartuchos não vendidos anteriormente, época em que a Nintendo comercializava a versão SLIN do SNES. Agora vem o mais surpreendente: nos EUA, durante este final de vida do Mega, foram vendidos perto de 2 milhões de aparelhos negros e algo por volta de 10 milhões de cartuchos, enquanto no mesmo período, foram vendidos 1 milhão de SNES e 6 milhões de cartuchos. ^^

      Esses números ninguém esperava kkkk ^^

      O SNES foi descontinuado oficialmente no resto do mundo em 1999, mas no Japão, continuou a ser fabricado em versões comemorativas, com tamanhos reduzidos e designs diferentes até 2003, só que isso não implica que a Nintendo continuou lançando jogos para o aparelho: o último game da Big N lançado para SNES é de 1997, Kirby’s Dream Land 3, e o último de uma Third, foi curiosamente o MESMO QUE ENCERROU O LANÇAMENTO DE GAMES NO RIVAL: Frogger, em 1998.

      Em termos de jogos licenciados mundialmente, ambos os videogames morreram juntos. ^^

      • Ae Sabat uma opinião sua , os últimos games que a Sega lançou mostrou que o Mega podia chegar até bem longe graficamente , nem tanto no audio, na sua opinião o console da Sega poderia fazer um jogo como Chrono trigger ?Final fantasy? apesar de Rpg,não ser a praia da Sega.Acho que fez falta.

        • Definitivamente, SIM mano.
          A link to the past? procure CRUZADER OF CENTY para mega Drive. Breath of Fire? Procura LANDSTALKER para Mega Drive. Chrono Trigger? Procure PIER SOLAR, feito por FÃS recentemente e ainda à venda.

          Estes games de MEGA, apesar de serem ÓTIMOS, podem não ter a mesma qualidade dos games de SNES que eu citei, mas mostra que aguentar, o console aguentava de boa. Só que eles saíram no SNES né mano, ai tem a ver com perfil de jogadores, contrato de exclusividade, etc… mas que era possível fazer, era ^^

  • Fala, Retroplayers!

    Cara, gostei mais deste post do que o último, justamente por focalizar mais os nossos alvos. Ficou muito bom mesmo. Enquanto Sega x Nintendo deixávamos o “Sangreal” subir à cabeça, e pensando no último post eu julgava o que passei com Snes, MD, o Saturn que tanto gosto, Wii, GBA e por ai vai…
    Limitar a “briga” entre Snes e Mega Drive é abrir os horizontes para uma ótima conversa à beira do balcão, hehe.

    O Mega Drive foi meu “Novo Mundo” quando saí do Atari. Eu não fiz a “ponte” com o Nes, como a maioria, e conheci logo de cara Sonic 2. Aquilo sim era bom. O Mega era incrível até no visual do aparelho. Tudo nele era ótimo, fora que os jogos detonavam. Sonic, Road Rash, Streets of Rage (por causa desse jogo nunca fui muito fã de Final Fight e congêneres), e tantos outros. Mas a “cereja do bolo” (como diz o narrador português de PES 2010) era, sem dúvida, Splatterhouse. demorei muito pra conhecê-lo, mas é um dos melhores do console, na minha opinião.

    Já o Snes veio tarde, mas chegou abalando as estruturas. Donkey Kong Country, Nigel Mansell, Iss Deluxe (Ronaldinho soccer, claro), Top Gear e tantos outros que marcaram minha vida de jogador.

    O Mega é muito querido por mim, mas ainda assim sou Super Nintendo…

    • Pô João, vc falou 20 linhas de MEGA DRIVE, ae nas duas linhas finais você fala de SNES e depois diz que é MAIS SNES???? Assim vc acaba comigo meu amigo ahuhauhauhua

      Mano, eu adoro splatterhouse cara, principalmente o 2 que é mais parecido com um game de ação do que o 3 que é beat ‘em Up puro! Mas já falei dos 3 aqui no Retroplayers, então esse é um assunto acabado kkkkk

      • kkkkkk

        O Mega é um console muito querido, mas eu sou nintedista, ai fica difícil hehe

  • Marcio Alexandre Barbosa de Mi

    Então, acho que o fator nostalgia é determinante para se optar por um ou outro lado, uma vez que nos traz lembranças especiais. Eu sempre joguei mais Super Nintendo do que Mega Drive, mas confesso que o Mega possui excelentes jogos que proporcionaram ótimos momentos de jogatina. Meu primeiro console foi um Mega e depois migrei para o SNES por causa de alguns jogos de sucesso do momento como Street Fighter, Top Gear e o saudoso Super Mario World, mas confesso que me diverti muito com a série Streets of Rage que, pra mim, ganha de lavada do Final Fight. Mas como o negócio é pra definir e não ficar em cima do muro eu realmente prefiro o Super Nintendo e ponto. Não por causa de sua relativa superioridade em alguns quesitos em relação ao Mega Drive, mas porque o fator nostalgia foi determinante para a minha decisão. E tenho dito….afffff, falei demais…..kkkkkkkkkkkkk!

    • Falou demais nada, tem uns caras ae que FALAM DEMAIS COM CERTEZA, mas vc foi de boa po kkkkkk E sim mano, a nostalgia fala demais nessa hora, na verdade eu acho que é só ela que fala!!!!

  • Isto SEM DÚVIDA foi um CRITICAL HIT!!

    Eu mesmo sou oriundo do lado “MEGA” da força. Eu terminei mais games no Mega Drive do que em qualquer outro console.

    Uma coisa engraçada é que certa porcentagem de jogadores “MEGA” podem defender o console com unhas e dentes, mas não consegue esquecer os dias (e noites) que passaram na frente de suas TVs controlando um encandaor italiano bigodudo com o intuito de resgatar uma loira das garras de uma tartaruga de chifres (kkk). O inverso também pode ser aplicado: Muitos jogadores “SNES” também tiveram seus dias de passar horas e horas controlando um ouriço azul e superveloz com o objetivo de arruinar os planos maquiavélicos de um cientista gorducho e maluco (kkk).

    Cada console tem suas características únicas. O que avacalha ainda mais a disputa é a guerra não é simplesmente baseada em Mario vs. Sonic. A mesma vai desde os games canônicos dos consoles até os mais ridículos deles.

    Outro fato indiscutível é que cada console tem seus pontos fracos e fortes. Por exemplo: muitos reconhecem o Snes pela qualidade dos RPGs do seu acervo (e olha que existe uma guerra semelhante a essa nesse quesito contra o ps1). Em compensação, o Mega é reconhecido pela qualidade do seu acervo de shooters em geral.

    Independente das preferências dos jogadores, uma coisa é certa: quando estes gigantes entram em cena, é como assistir a final de um campeonato. E quando os mesmos estão em guerra, não sobra pedra sobre pedra após o combate.

    Como o narrador do anime Street Fighter Victory costuma dizer: “Nos vamos ao encontro do mais forte”!!

    • Rapaz, uma coisa é fato: o numero de jogadores de Mega que jogaram também muita coisa de SNES é absolutamente maior que o numero de donos de SNES que jogaram Mega, bem, pelo menos no Brasil!!!

      Por quê? Simples: um numero absurdo de pessoas que tinham SNES só o tinham pra jogar ISS DELUX e STREET FIGHTER 2 , e se esse mundaréu de gente não desfrutava nem dos próprios jogos do console, imagina jogar algum jogo do rival…

      É a mesma galera que depois cresceu e adotou o PSx pra jogar WING ELÉVI e ISTRITI FAITI kkkkkkkkkkkkk

      • TH

        Generalizando total mano, isso é coisa de bairro.

        Aqui era o contrário, quem tinha Snes jogava de tudo e saia no tapa nas locadoras, e os que tinha mega ia jogar futebol na rua. Mas isso era aqui no bairro. Dava a impressão deles terem desistido por falta de games nas locadoras e estarem cansados de SoR e Sonic.

      • Istemthebronx

        Ainda bem que na época do PSX, eu joguei muito também Crisis beat, Fighting Force (jogaço!!!), Crash Bandicoot, Pitfall 3D, Tomb Raider II e III, Resident Evil além do Wing Elévi e Distriti Fait vs Xisman!!! heuashesaieashi

    • DACTAR

      Concordo.Tem o fator preço também.O MegaDrive era console do pessoal com mais dinheiro,pois era o único 16Bit,era caro,depois que o SNES chegou e se popularizou o preço caiu e muita gente pulou do NES/SMS para o SNES,um voo sem conexão com o Genesis he he he.Até pela fase econômica do Brasil na época,lembro de muito Super Nintendo chegar do Paraguay para Curitiba,mas não lembro do Mega Drive pegar essa fase “sacoleira”.Não sei se isso se aplica ao resto do país na época,mas por aqui foi assim.

  • Psicopato

    Pra colocar mais lenha na fogueira, vocês acham que um Mega Drive poderia fazer isso?

    Um adaptador para jogar Mega Drive no SNES! Muito louco! Aí sim não tem o que falar, o SNES roda TODOS os melhores jogos da geração 16 bits kkk. Bem vindo ao lado negro do lado branco (ou cinza) da força.

    • TH

      Pisicopato, existe um video game que tem entrada para snes, mega e nes. E entrada para três pares de controle de cada sistema.

      É muito loko!

    • ahUHAUhaHUAH Psicopato, sabe o que é isso? um mega drive compactado em um cartucho (a tecnologia de hoje permite né) utilizando a energia e os controles do SNES pra funcionar! Dentro desse cartucho tem um chip de som e um processador similares aos que o Mega Drive usa,do lado tem uma saída de áudio e vídeo, e em cima, o encaixe pra cartucho. Nem o ÁUDIO, que dizem que é tão superior no SNES, passa pelo aparelho da nintendo, é o próprio chip de som do MEGA embutido no cartucho que faz todo o serviço kkkk O SNES não faz NADA além de fornecer energia e encaixe pra controles, que deus sabe lá como ficam configurados.

      Logo, isso nada mais é que um MEGA DRIVE ESTUPRANDO UM SNES!!! CHAMA A POLIÇA!!!!

  • Cristian

    Super Nintendo FOREVER! Chrono, Zelda, Mario, Final Fantasy, Mega Man, Top Gear, DK, Star Fox, Dragon Quest, etc etc…
    Pra quem se esbalda com os RPGs, não tem nem o que pensar. SNES na veia!

    PS: poderiam fazer um post sobre o game Tengai Makyou, o maior game do SNES! Esse game é muito fera!

    • Sem discussão, RPG é no SNES, e ponto final.

  • TH

    O Sabat nem criou esse fast para tentar defender seu Mega depois de apanhar tanto no primeiro né pessoal?

    Ainda dar empate técnico pq uma pessoa ficou em cima do muro mesmo tendo o mega antes…. Eu achei que estava mais para o lado do Snes, fora que se contar o Jorge e o Ed, seria mais uma lavada.

    Que coisa feia Sabat! kkkkkkkkk

    E falar de especificação não é cabível em falar de games retro, nem para comparação, se não o Xbox/Play3 seria o melhor video game do mundo. Mas já que falou, o som do Mega era mono, kkkkkkkkkk

    Mas isso do game ser mais arcade é verdade e é bem legal isso. Até pq os games que tentavam fugir disso não ficavam muito bom não no Mega.

    • Eu to sentindo é uma pontada de angústia por que o seu SNES ta apanhando feio na preferência geral do público, isso sim kkkkkkkk O jorginho não conta pq ele não ta mais na equipe (notícia em primeira mão, logo mais eu explico) e o ED só jogou Megaman X ahUHAUhauUAHuha

      Mega Drive é ESTÉREO, se quiser que eu te prove, eu te mostro o meu ^^ Tá vendo como vc nem sabe nada e fica metendo o pau no mega? Dizer que a biblioteca é menor, que o som é mono, só falta agora vc dizer que os jogos de snes eram melhores (mode TROLL ON) KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      ahUAUhauHAUhuaAHUhauHAUuaUHAUha
      AhauHAUhuaHUAHuahuHAUhauHAuhuaHUAH

      Essa ultima parte é zueira, óbvio né kkkkkkkkk eu sempre vou considerar que ambos os consoles tinham jogos excelentes, mesmo reconhecendo que os AAA do Snes na maioria eram mais tops que os do Mega, mas nunca em quantidade mano, isso não!!!! Quantidade de jogos fodas, ambos tinham de montes enormes!!!

      E no snes era o contrário: quando tentavam fazer algo igual arcade, não ficava bom tb… uu slooowwwwwdoowwwwnnnn loading… Pra vc ter uma idéia, o totalmente desnecessário SF Alpha 2 de Snes é o único cartucho que eu vi ter LOADING na minha vida!!!!

      • TH

        Vc e suas contas a favor do mega, onde que ele está vencendo aqui? Vc está contando os votos empatados a favor do mega novamente? kkkkkkk

        É que o pessoal do Snes acha tão na cara que o Snes é melhor que nem se dão ao trabalho e como escreveram sobre isso no primeiro fast e acabaram por falar justamente sobre essa batalha, então nem se repetiram, mas tem que contar seus votos!

        Mano, O Mega é Mono, adicionar um novo canal de saída e ligar na outra caixa não faz ele stereo, se fosse assim o Senpai teria um Nes Stereo, kkkkkkk. Os jogos só tem um canal de saída, colocar um novo só faz repetir o canal de uma caixa em duas.

        Mano, falar mal de SFA2 é muito injusto cara. Só por causa de um pequeno loading que ele dá???? Fala sério mano! É impressionante aquele jogo rodar no Snes, perde muito poco para a versão do Play, até pq o controle que é muito mais importante era melhor!

        Isso é dor de cotovelo de alguém que tinha um Mega e ficou ano luz de ter um SFA2 em casa. Duvido que se saísse para o mega com esse pequeno loading, vc não teria se matado de jogar com o Mega….. Seu falso! kkkkkkkkkkkkk

        • haUHAUhauh conta ae XD

          Não é que eles não se dão ao trabalho, é que metade do povo adorador de SNES só o usava pra jogar SFII e ISS Delux, não jogaram mais nada e mudaram pro PSx e hoje nem ligam para o SNES pq estão jogando jogo de tiro no PreyStaeichon 3 kkkkkkkkkk Já quem jogava MEGA, é paixão erterna mano ahuhahahua

          E nem o mega japonês e nem o primeiro americano são monos: eles são stéreo e vinham com cabo stéreo de 3 vias originais, nada de adicionar canal não fi kk só virou mono do MD2 e Genesis 2 pra frente, e os TEC TOY são mono tb… tudo em prol de baratear né….

          PEQUENO LOADING??? hauhauha ROUND, ONE, FIHGHT… LOADING… …. … … … … … … … DE REPENTE COMEÇA!! AHuhuHA desnecessário esse jogo, que vergonha, Eu já estava jogando isso no play a tempos e nem vou entrar no mérito do controle pq ai já é preferência pessoal sua falando de novo kkk E se saísse para o mega, o som ficaria ruim mas não teria loading kkkkkkkkkkkkkkkkkkk PROCESSADOR MOTOROLA E TALS AuahUHAUhauAUhuaHUAHuahu

          • TH

            Ué, se o som é stereo, então pq as músicas que ouvimos dos jogos de mega são todos monos, vc não vê aqueles arrangos de dois canis de esquerda para direita que existe no Nes. Ou seja, se antes era stereo, mesmo assim os games não usavam, então…. não serve de nada.

            Vc diz que o controle é preferência pessoal, e me fala que o SFA2 era desnecessário…. Desnecessário para vc que já tinha o play 1! Quem ainda não tinha, estava muito satisfeito com a versão com o pequeno loading antes da luta.

            E não vem com essa de generalizar mano, está dizendo que a maioria dos que jogaram mega continua jogando e os de Snes não. Mano, todos os meus amigos que até hoje jogam e são retros, todos, são Snes mano. Então vc fala de preferência pessoal e depois solta uma bomba dessas….

            E lá vem vc falando de processador novamente mano…. Credo veio, vai jogar Play 3 mano. kkkkkkkkkkkkkk

          • ahUHAUhauA é assim: os primeiros modelos de Mega vinham com um chip de som ESTÉREO DA YAMAHA de 5 canais, e vinham com o cabo estéreo e tudo mais, esse é o modelo do meu mega. Se vc tiver um mega japa do primeiro modelo, nem precisa de cabo estéreo pra testar, experimenta pegar um fone de ouvido e plugar na entrada frontal do mega pra vc ouvir o som estéreo!

            Quem teve esse? Só quem comprou pertinho do lançamento, por que quando o negócio popularizou as vendas por aqui, já existia o Mega 2 (Genesis 2 nos states), que vinha com um chip de áudio simplificado da Texas Instruments de 4 canais (um a menos), e em vez do cabo estéreo, um RF MONO na embalagem, e foi esse americano que veio pra cá importado e que foi reproduzido pela tec toy depois. Por que simplificaram? Pq na época praticamente ninguém usava estéreo… as TV eram tudo entrada de antena kkkk demorou alguns anos ainda pra popularizar as TVs com entradas AVS.

            E mano, to generalizando sim kkkk é fato, um mundaréu de gente que jogava snes só jogava SFII e ISS, e assim que saiu o PSx, esqueceram seus SNES no armário kkkk conheci um monte de gente assim XD e óbvio que seus amigos jogam snes ainda por que eles são RETRÔS né po, vc mesmo disse!! Eles não se enquadram nessa categoria que eu disse, mas uns 50% do povo principalmente no brasil se enquadra kkkkk E esse povo todo nem sabe que saiu SFA2 pra SNES pq eles já estavam jogando PSx na locadora ou já tinham o console em casa com o cd piratão da barraquinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Aqui é Phenon x6 mano aeuhuheuuahuhueahuaheuhuaeuea

      • diogo.j15

        o yoshisland nao é de fliper, e o jogo ficou incrivel, mas fizerem algo parecido com o sonic, com exploraçao de fases grandes, e ocorreu q em algumas fazes o jogo demora bastante pra abrir, é o tipico loading

  • Rubens

    Ah mega ou snes…a pergunta eterna. Lembro como se fosse hoje a primeira vez que joguei um Mega Drive. Deve ter sido por volta do ano de 90. Como sempre tinha um moleke na rua que tinha o que todo mundo queria, e o danado ganhou um Mega Drive. Na época todos na turma tinham nes clones (o meu era um saudoso Top Game VG 9000) e fomos nos reunir em peso na casa do menino mais rico pra ver e tentar jogar aquele aparelho fantástico. Tentar pq o moleke mal deixava agente tocar no meguinha. Mas eu consegui que ele deixasse eu jogar uma vida num dos melhores jogos de todos os tempos: Revenge of Shinobi! A jogatina foi rápida (eu era bem noob rsrsrs) mas foi amor a primeira vista.
    Pentelhei tanto meu pai que meses depois ele fez um rolo numa locadora e trocou meu vg 9000 por um mega japones usado! Foi uma alegria só! Fiquei uns dois anos jogando After Burner, Streets of Rage , Shinobi e outros clássicos. Mas foi ai que apareceu um certo Street Fighter 2…e exclusivo do snes até entao. Eu amava e amo esse jogo de paixao e fiquei enlouquecido pra ter um cartucho daquele arcade maravilhoso em casa. Entao entre 92 e 93, nao lembro ao certo, meu pai novamente fez rolo em locadora, dessa vez com o mega e ai peguei meu snes usado! Esse valente console me deu alegria até ano passado, quando faleceu rsrsrs. Mas prontamente adquiri um substituto, com cara de novo (e foi muito barato!).10 anos atras, comprei um mega drive tec toy naquela caixa gigante com Altered Beast. Em retrospectiva, os dois videogames sempre me acompanharam e tem muito valor sentimental pra mim. Então fico feliz em escolher os dois e desfrutar dos clássicos absolutos da sega e da big N!

    • Você é um cara feliz Rubão ^^ pôde jogar os 2 videogames na época cara XD nem todo mundo pôde isso, ou mesmo não queria por motivos que hoje nós consideramos totalmente idiotas.
      Eu jogo mega até hoje cara, e TENTO jogar snes na medida do possível e vamos indo!!!! XD

    • Renan

      Eu tenho um Top Game VG9000, dois SNES (um baby e um tijolão) e um megadrive 3. Espero encontrar em algum brexó ou feira livre um megadrive japonês daqueles antigos escrito 16Bits High Definition Graphics. Estou montando uma biblioteca de cartuchos dos três videogames, aos poucos.
      Você jogou os três sistemas na época em que eles estavam no auge, e isso é raro. Eu tinha o top game, raras vezes peguei um mega emprestado, e quase nunca tinha jogado snes na casa do dono.

  • Super Sonic

    Polemico seria abrir uma enquete ”Mario ou Sonic” XD mega sempre

    • Quem sabe eu já aproveito …. hUAHUhaUHAh

    • DACTAR

      Complicado porque neste caso seria preciso estabelecer uma análise pontual,jogo à jogo,e não pelo conjunto da obra,porque no todo Mario vence,mas pontualmente eu ficaria com o Sonic.

      Sonic the Hedgehog 2

  • POis é mano ^^ E não podemos deixar de dizer que nesta época o SNES recebeu alguns de seus melhores games né mano… isso ajudou pacas a fazer o publico só olhar pra um lado por um tempinho!!!

  • diogo.j15

    perguntei pra um amigo sobre isso e ele disse: “jogue os dois e seja mais felz”, rsrs.
    concordo plenamente com ele, pq axo q os dois se completam. mas como tenho preferencia por jogos de plataforma estilo arcade e pra mim os melhores jogos do genero sao do mega, escolho o mega, e axo q a sega era uma empresa mais coerente e artistica do q a nintendo q por varias vezes se rendeu ao mero comercialismo. mas por outro lado adoro jogos de luta, e pra mim o console da nintendo é melhor. vai muito do gosto do fregues, se o cara gostar de rpg por exemplo snes é o console, se gostar de shooter o genesis é o cara, entao…
    E pra mim o genesis é o segundo herdeiro do arcade. pra mim o snes ganha na variedade e quantidade se jogos bons (oq nao nao tem tento peso na minha opiniao ), só.
    So tem uma coisa q me incomoda: q é qndo falam q os graficos do snes eram melhores doq os do mega, eu descordo disso, pois os detalhamentos dos melhores jogos do mega, a quantidade de efeitos simultaneos, planos de fundo com sensaçao de horizonte, explosoes, efeitos de varios tipo, alguns em 3D inclisive, sao detalhes q a maioria deixa de lado por conta de um processamento grafico e de uma palheta cores mais sofisticado, para compensar isso o mega tinha seu poderoso processador motorola, q se nao me engano era o mesmo do incrivel neo geo, entao pra mim o mega bate de frente tmb nos grafico, hehehe. podem me chamar de louco, mas contra hardcops, aliensoldier por exemplo sao tao bonitos qnto yoshisland ou kyrbi , dreamland3, q sao um dos mais bonitos do snes pra mim.

    • Isso tudo que você disse é a mais pura verdade maninho, assino em baixo.
      E tem mais: nossas TVs de tubo com resolução tosca deixavam os games todos embaçados, o que dificultava mais ainda a tarefa de comparar gráficos… Pra gente naquela época era tudo igual, só que o Mega tinha o diferencial da velocidade, que permitia a sensação verdadeira de profundidade e dinamismo, enquanto o trunfo do snes era o poderio sonoro. Era pau a pau, e temos dito!!

  • Teeeem mano, justamente por que dentro desses 10 melhores de SNES, tirando os 3 DKC e CHRONO TRIGGER, o resto é tudo passível de duelos kkkk

    Chrono é sim insuperável, e DKC 1 2 e 3 são 3 milagres da Rare nos 16 bits cara… estes são aqueles games de SNES que ninguém discute e decidem qualquer briga a favor dele! Daí pra baixo, é gosto, é estilo, é preferência… kkkkk

    • TH

      Jogo foda de Snes é milagre, jogo bom de Mega é normal…. Ô lógica de fan boy….

      • Caceta, vc reclama até quando eu elogio os games fodas do snes kkkkk vai toma uma cerveja pra relaxar vai, e preparar logo o churrasco que vc ganha mais!!! aheuhuaheaue

        • TH

          Existe formas de elogiar.

          Para vc existe a forma de elogiar jogos do Mega (incrível, foda demais, o mega é foda) e como elogia os de Snes (milagre)…

          Para mim isso não é elogiar. Vai procurar vida na primeira fase do Sonic (quanta exploração), quase um Zelda!

          • A verdade tem que ser dita por alguém né!!!
            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Sem cabimento o que vc disse quanto ao sonic, nem vou comentar essa pq foi infeliz demais, quase deu pra ver uma lágrima escorrendo aí kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • TH

            Sim, tem que ser dita por alguém mesmo, por isso estou aqui. kkkkkkkkk

            Com cabimento sim senhor, meteu o pau no Sonic Generation que não tem como voltar para o início da fase, tentei fazer isso em todas as fases depois da primeira no Sonic 2 e em nenhuma dá para fazer isso mano, desde a Chemical Zone. uuaauhauahuahau

            Pode ser perigoso, leve essa argola, hauahuahuahauhau

      • Chapolin Colorado

        Cara, o Sabat deve estar chapado, ele criou de novo um debate sobre Sega X Nintendo só pra tentar fazer o Mega vencer, falou que o cara que ficou em cima do muro ficou do lado da Sega, falou que o PS2 foi o maior console de todos os tempos… Pô Sabat! Vai tomar um banho, dormir e põe a cabeça no lugar! haushuashuahsuahs

        • Mais um com dorzinha de cotovelo… Passa gelo que amortece mano! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • TH

            Dorzinha de cotovelo é igual bom senso agora para o Sabat…

            Vai jogar Devil may Cry, hauahuahuahuahua

          • Já joguei, 1, 2 e 3, muito bons!!! Qual mais é pra eu jogar agora???

          • TH

            Realmente são muito bons, continue infinito, começa de onde morreu, basta coletar orbs para ficar mais forte. Tipo um filme iterativo.

            E são mesmo um dos melhores games de play 2, e isso prova o que eu disse, foi onde tudo foi para o vinagre, deixou de ser o video game que conhecíamos e passou a ser um passa tempo muito bem feito.

          • ganon,o destruidor

            nunca que devil may cry e o melhor jogo de ps2 ja jogou shandow of the colossus antes de falar isso

          • TH

            Mas Ganon, onde que eu disse que o Devil May Cry é o melhor game do Play 2?? Eu disse que é um dos melhores…

          • ganon,o destruidor

            desculpa falta de entendimento devil may cry e realmente UM dos melhores mis acho shandow o f the colosus melhor e muito bom bem dificil coisa rara com sony do ps2

        • TH

          Verdade Chapolin, tá foda viu mano….

          Essa do play 2 eu gostaria de esquecer….

    • diogo.j15

      vao kerer me matar, mas nunca vi tanta graça do donkey, pode ser meu preconceito com empresas americanas e akele grafico estranho q parece uma foto animada. mas o jogo em si apesar de ser otimo , pramim fica atras dos marios 1 e 2, do hoshi no kyrbi e do sonic.

  • TH

    Concordo com vc mano. O Sabat nem tem coragem de responder aqui!

    Mais um exemplo de alguém que teve mega antes e mesmo assim prefere o Snes o/

    • ahUHAUhauHAUhuahu Mano, MANO… tenha dó

      O Locuzation Instenthebrónski disse que FINAL FIGHT DE SNES PRESTA cara, como que eu vou levar esse comentário a sério????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Brincadeira hauHA, Lucas citou um monte de jogo foda dos 2 sistemas, e é como eu disse: preferência, estilo e gênero! O SNES agradou mais e fim de papo né!! E concordo que em jogos para ambos os videogames, é empate técnico. Foi a afirmação mais lúcida do post!!!

  • Sirlon Hayate

    Eu já acho que não há o que discutir, Super Nintendo !

    • Tanto por que Gosto não se discute ^^

  • DACTAR

    Gosto mais do Mega Drive.
    Por que?
    Porque sim.

    Ha ha ha ha,gosto tanto e joguei tanto os dois consoles que o que prevalece mesmo neste post é a nostalgia e o
    subjetivismo.Portanto,pelo coração e experiência pessoal eu fico com o Sega Genesis.

    • Meu amigo Dactar, o que importa é que vc já votou no melhor! Motivo? quem precisa de motivo????? kkkkkkkkkkkkkkk

  • Hely Junqueira

    Pra mim dá empate entre esses 2 consoles incríveis que fazem parte da Santissima Trindade dos videogames, lógico que o outro integrante dessa elite suprema só pode ser o Nes….

    Eu vejo por esse lado:

    Se você acha o Snes melhor, agradeça ao Mega…e se acha o Mega, agradeça ao Snes….porque a cada jogo sensacional que era lançado pra um o outro respondia a altura…porque se não desse uma resposta a altura ia ficar pra trás mesmo…isso explica o número sensacional de ótimos games que esses 2 consoles possuem….

    E olha que essa guerra começou em 90 com o lançamento do Snes no Japão e foi até 1995 quando o Mega recebeu seus últimos foras de série: Comix Zone, Alien Soldier e Batman and Robin…..estes 2 ultimos que graficamente não devem em nada aos jogos TOPS de Snes, isso sem contar o número de camadas de fundo se movimentando em velocidade diferente, simulação de efeitos em mode 7, rotação e zoom…

    E o Super em minha opinião fechou com chave de ouro seu ultimo fora de série: Megaman e Forte que é nível de 32 bits…XD

    Já o Nes que não tem nada a ver com o tópico é o que inovou e criou a mairia das franquias que adoramos no Super Nes e algumas no Mega, e além de tudo salvou a industria dos videogames….

    PS: Sabat, sua heresia não será perdoada jamais….como pode ter a ousadia de dizer que o PS2 é o melhor console da história?????

    Não o perdôo…ESPADA OLIMPICA!!!!!!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • hauHAUhua acabei despertando a ira dos retrojogadores ao dizer que o PS2 é o maior kkkk

      É que eu considero que o auge dos videogames aconteceu no ps2 maninho, foi quando o patamar máximo das boas idéias em 3D foi alcançado, tanto que o que se vê hoje são meras cópias mais bonitas graficamente, foi quando videogame finalmente deixou de ser coisa de criança, foi quando obras antes incompletas finalmente puderam aparecer em sua plenitude (resident evil remake e star wars rogue squadron II são exemplos), e foi quando mais foram vendidos consoles de videogame em toda a história. Aquela geração em vendas foi fantástica, não há o que dizer, e isso se deu graças ao jogos.

      Mas dexa isso pra lá, aqui o que vale é a parte retrô da coisa, e o Mega Drive é o tal!!!!!

      • TH

        Não, se deu graças a pirataria e a internet.

        E para mim foi quando os video games foi para o vinagre, se para vc foi quando alcançou o patamar máximo, para mim foi quando eles viraram outra coisa e os jogos já começaram a perder a dificuldade e virar apenas historinhas iterativas.

        Eu cuspo no play 2 e no seu 3D que emporcalhou tudo e acabou com os nossos games. Só serve para jogos de luta.

        • Dá seu Ps2, seu PS3, seu X360 e seu 3DS pra mim? Não serve pra tu mesmo! aheuHUEHuheHUHAEUhuhUEHUa
          aEHUheuHUEHuaheuahuhuHUAHUhuhUA

          • TH

            Eu tenho esse video games por que as vezes ainda sai uma coisa que preste como RayMan Origin, Mario e poucos jogos 3D iterativos que me agradam como Batman, Assassin, Bio Shock, etc. E os jogos de luta.

            Aliás, é pq são os video games que ainda recebem jogos e tenho que depositar minhas esperanças neles. Não tem como fujir disso.

            Mas em comparação aos verdadeiros video games, que vc traiu, são tudo uns lixos.

          • mimimi meteu o pau, cospiu em cima da comida, mas ta comendo as berada onde o cuspe não pegou kkkkkkkkk

          • TH

            Pois é, é o que a gente chama de sobra, é isso que esses video games são….

            Mas é o que a gente tem hoje. Mas jamais vou falar que são melhores ou que se compara com os verdadeiros video games.

      • Hely Junqueira

        Concordo com você, Sabat:

        O PS2 atingiu o patamar máximo das idéias em 3D…pena que eu prefira muito mais o 2D…kkkkkkkkkk….pra mim o 3D só beneficiou os jogos de futebol e corrida…ah, e também os FPS que pra mim não me descem nem sob tortura….

        O patamar do 3D do PS2 em relação ao PSX foi mais ou menos como o patamar do 2D que o Snes e Mega alcançou em relação ao Nes….mas nem sempre isso é vantagem, existe uma pancada de jogo do Nes que dá pau nos 16 bits…e a mesma coisa acontece mais frequentemente do PSX dar surra no PS2: as versões do PSX de Resident Evil, Metal Gear, Final Fantasy, Legend of Legaia, Legend of Mana, Valkyrie Profile, Megaman, etc destroem as versões do PS2 sem nem fazer força…..

        O PS2 foi o mais vendido pois o mercado era muito maior do que na época do 8 e 16 bits e não existia certos preconceitos de que videogame é coisa de criança, estraga a TV e tals….sem contar que muita gente que cresceu jogando nos anos 80 e começo dos anos 90 já tem filhos e compram consoles pra eles jogarem….

        E como disse o TH abaixo: a gente mais assiste do que joga no PS2 e PS3…=X

        • Opa Hely!!! mas quem disse que eu não prefiro o 2D? kkkkkkkk Eu não troco o Mega Drive nem o que eu passei com ele nem por 10 vezes o que o Play Station 2 me proporcionou ^^ aqui o que manda é a nostalgia kkk mas reconhecer é uma virtude do ser humano, e ao meu modo de ver, o PS2 foi o maior VG da história, o mais jogado, o que mais espancou a concorrência, a unanimidade na geração, o patamar mais alto de criatividade que o 3D atingiu, e agora o que vemos é só melhoria gráfica e sonora.

          Discordo da comparação com o PSx, pra mim pouquíssima coisa é melhor, como Metal Gear Solid e Final Fantasy (o 7 e o 9, o 8 nãããão) muito bem citados, já RE eu não acho… mas isso é culpa de RE Remake, Zero e 4 de Game Cube kkk o PSx e o PS2 não tem culpa ahUHAUhau

          Mas veja bem Hely: a maioria dos games que vc citou não tem “versões” para PS2, tem é jogos novos, ai é um tiro no escuro, e pode ser melhor ou pior. Nestes casos ai, foi pior mesmo, principalmente quanto a Megaman. Mas e se eu falar de jogos como Shadow of the Colossus, Okami, RE4, Zone of the Enders 2º Runner, Devil may Cry série, Onimusha série, God of War 1 e 2, Firenheith, Burnout série, Gran Turismo 3, Pro Evolution Soccer série (que o PS3 matou), Persona, o fenômeno Guitar Hero, Ico, Beyond God & Evil, Black… cara, estes todos eu escrevi sem pensar, se eu parar pra lembrar tudo de foda que eu joguei neste console, affe maria kkkkkk considero que o que foi CRIADO no ps2 supera em muito o que nasceu no PSx, e o que nasceu nesta geração (PS3 e X360) não chegou nem perto da unha do pé destas criações do ps2 e nem vão chegar.

          Quanto a “assistir”, o TH ta sendo totalmente extremista kkkkk forçou a barra demais. Nós só assistimos muito assim, mais do que jogamos, obviamente em jogos de RPG, e pelo que eu saiba, ele nem joga isso kkkkkk
          Tipo, “alguma coisa” mas muito pouca mesmo, um ou outro jogo de ação/aventura extrapola os limites da conversação, como Okami e Firenheith por exemplo. Já generalizar, é forçar barra ^^ .

          • Hely Junqueira

            Você está querendo roubar pro PS2 Sabat: kkkkkkkkkkk….

            Resident Remake e Zero como você mesmo disse é exclusivo do Cube e só porquê é da geração 128 bits você está querendo coloca-lo junto com os games de PS2…AUHHAAUHAUAH….os do PS1 são melhores que do PS2 sim…..=D

            Mas os jogos que eu citei tem sim suas continuações no PS2 sim, vejamos:

            Legend of Legaia = Legaia 2: Duel Saga

            Legend of Mana = Dawn of Mana(nome apropriado mesmo)

            Valkyrie Profile = Valkyrie Profile 2: Silmeria…

            Os outros já foram citados…

            Mas como você disse: tenho de reconhecer que os 128 bits incluso aí o Dreamcast também conseguiram uma proeza: colocaram um arcade dentro de nossas casas, pois por melhor que fossem as conversões de um jogo de arcade para 32 bits ficavam devendo algo: na qualidade gráfica, na movimentação e também nos loadings…coisa que acabou com o Dreamcast e PS2: loading zero, e jogos fiéis ao arcade…Marvel VS CApcom 2 e Capcom VS SNK que o digam…..

            Por um lado isso foi bom, por outro foi quando começou o declínio dos arcades…já que quem ia pagar pra jogar em um arcade o que tinha em casa…?

            E sobre os filmes e CGs acho contraditório como as coisas são: lembro que em 1995 quando tinha comprado um Mega e um Snes e vi o 3DO pirei quando vi os vídeos do Road Rash…pensava:

            “Caramba, é um filme num videogame”

            E as CGs do PSX então: colocava o jogo Soul Edge mais pra ver a apresentação fenomenal do jogo do que pra jogar…UAHAUHAUAHUAH

            Hoje em dia já corto e vou tentar jogar pois não tenho paciência de tanto ver CG, o foda é quando o jogo não me permite isso…kkkkkkkkkkkkkkk

            PS: putz, desviei completamente o assunto do tópico…essa imagem abaixo descreve bem issoo…=X

          • hauhauhauuahuhahuahauhuauha nada po kkkk normal XD ahUHAUha

            Pô mano, não quis roubar pro pS2 não caramba hauehuhaeuhueahueaa eu falei do cube pq os REs que saíram nele me fazem ignorar completamente qualquer outro jogo da série que tenha saído pra outro videogame kkkkk

            Quanto ao PSx x PS2, eu considero que o único campo em que o primeiro bate o segundo é o dos RPGs, e mesmo assim não é por muito não… Eu acredito que no PSx estávamos muito mais suscetíveis a jogar qualquer merda com cgs e batalhas por turno, daí o boom dos rpgs naquele sistema! Já no PS2 tiveram que começar a mudar a formula por que ninguém estava mais aguentando jogar RPG de tanto que o PSx havia explorado o gênero… e só foram encontrar uma nova fórmula decente agora, na segunda metade desta geração. Mas eu não gosto mais de RPG mesmo, e quero que se exploda ahuhauhuauah

          • TH

            Exatamente o que eu falei Hely, o play 2 só me serviu para jogar coletâneas e principalmente os games de luta.

            Para os games de luta ele serviu sim, e vc citou o melhor, o Snk vs Capcom 2 Chaos. Esse game é incrível, adoro ele! Os gráficos, a jogabilidade, as músicas, os personagens! O Rugar Demoníaco ficou muito loko!!! E já falei dos gráficos? Que Sprites mano!

            Mas de resto, o play 2 foi onde tudo acabou para nós que apreciamos um bom desafio.

            O Sabat fala que foi o video game mais vendido, eu discordo, foi o passa tempo mais vendido!!!

          • TH

            Não estou sendo extremista não Sabat, vc que não entendeu, não estou dizendo que a gente assiste, estou dizendo que os jogos no play 2 ficaram tão sem dificuldade que é praticamente um vídeo iterativo.

            Foi nessa porcaria que a dificuldade e a penalidade foi deixada de lado exatamente para agradar todo mundo e vender tudo isso que vc falou aí. E desde quando vender muito é alguma coisa mano. Se fosse assim sertanejo e restart era bom.

            Quanto a espancar a concorrência, isso sim aconteceu, mas isso está longe de ser vantagem, já que todos os outros video games que competiam era tudo a mesma bosta e fazia as mesmas coisas, jogos sem graça, sem dificuldade e sem penalidade alguma.

            E dos jogos que vc citou mano, nenhum deles é melhor que os clássicos de 8 e 16 bits e como vc pode dizer que o play 2 é o melhor video game???
            Que merda esse play 2 mano, que merda…

          • Pára mano, você está relatando os problemas desta atual geração e dizendo que tudo aconteceu na passada kkk eu entendo o seu ódio, mas não concordo com ele kkk pior ainda quando vc diz que nenhum é melhor que os clássicos de 8 e 16 bits. É uma opinião extremista sua sim ^^ vc não gosta e acabou, odeia o PS2 e ponto final, o que tem nele não presta… ta vendo o extremo?

            Se eu fosse fazer uma lista dos melhores jogos de minha vida, Ico estaria, Okami estaria, Shadow of the Colossus estaria, RE Remake estaria, ZOE 2º Runner estaria, Metroid Prime estaria, Viewtiful Joe estaria, todos games da geração passada dividindo espaço com os eternos games que eu joguei no passado distante das décadas de 80 e 90, e por que não, até depois via emuladores.

            Eu sou RetroPlayer mano, sou RETROJOGADOR, mas não é por isso que eu não vou dar valor aos games que eu joguei até a geração passada, e até mesmo a alguns que eu joguei nesta, como o fantástico Super Mario Galaxy.

            E o problema da dificuldade é HOJE mano, não ONTEM. Ontem eu jogava BLACK e se eu morresse na ultima curva do corredor da ultima etapa da fase, eu tinha que voltar tudo. Hoje o save me põe no mesmo lugar com as armas carregadas. Ontem eu jogava Devil May Cry 3 e morria 10 vezes antes de pegar o esquema de matar os chefes naquelas batalhas de meia hora, hoje a gente atira e pronto. Ontem eu ficava 2 dias enroscado em um inimigo desgraçado do Viewtiful Joe no Adults, que nem é o DIFÍCIL e nem o SUPER DIF[ÍCIL, hoje o jogo me fala na tela GRAB THIS ROCK AND TROW IN THE MIDDLE OF THE FACE OF THIS BOSS!!

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            E como assim numero de vendas não significa nada? Isso quer dizer que o Mega Drive é realmente MELHOR que o SNES né, já que o motivo de 90% do povão alegar esta superioridade é o numero de vendas!! hauHAUhuahUAHUhauHAUhuaUAH
            Cuidado mano, cuidado kkkkk

          • TH

            Em nenhum dos comentários aqui alguém justificou a superioridade do Snes por causa de vendas mano, vc q está viajando! Alguém pode no máximo ter mencionado, mas acho difícil que alguém justifique gostar mais do snes ou coisa assim pq o vendeu mais, nem faz sentido.

            Eu acho que vc que está confundindo, vc que diz que o snes vendeu mais e tal, ninguém aqui falou isso!!!

            Acho que vc que tem q tomar cuidado em falar de 90%!! hauhauhauhuauahuahuahua

            Não mano, o problema de dificuldade acontece hoje sim, mas começou no play 2 e foi isso que eu falei. Na época do play 2 ainda existiam jogos difíceis, mas se vc comprar com a era 8, 16 e até 32 bits, vc vai ver que foi no play 2 que desandou completamente o desafio. Os que vc citou são os poucos que mantiveram e foram os mesmo que eu pensei quando eu falei da dificuldade e que prova como são poucos.

            Eu nunca disse que deixo de dar valor nos jogos que joguei depois da geração de ouro. Eu mesmo ainda jogo os jogos de hoje e falo muito bem de alguns. O problema é você dizer que o play 2 é o melhor mano.

            Existe um buraco enorme entre deixar de dar valor e dizer que é o melhor, vc que perdeu a linha da discussão.

            E não estou sendo extremo mano, vc que não quer entender.

            Eu simplesmente comparei os melhores jogos que vc citou da geração play 2 e comparei com os melhores da geração 8/16 bits. Simples assim! Vc por um acaso acha algum desses games de play 2 que vc citou melhor que Sonic ou DKC?

            Acho que não, então acho que agora você entende o que eu disse. hauhauhauhauhauhauuah

            Ps. Só me falta vc falar que prefere, aí eu largo mão…..

          • Por que largar mão? kkkk Todos estes que eu citei como estando em minhas listas de melhores da minha vida eu prefiro no lugar de DKC sem dúvida, mas não que Sonic 1 e S&K, que são alguns dos meus preferidos de todos os tempos MESMO!! DKC é um baita jogo, mas calma mano, calma kkkk DKC se eu fizesse um top 20, ficaria de fora, os 3. Nunca fui fã de idolatrar, era tipo assim, se alguém me perguntava na época SABAT SE CURTE DKC? eu respondia BEEM LOCO!!! mas se o nego me perguntasse QUAL O MELHOR JOGO DE SNES? eu nem lembraria que DKC existe… viria na minha mente SUPER METROID automaticamente… E depois viria A LINK TO THE PAST… e depois viria MEGAMAN 7…
            Os DKC eu joguei uma vezinha cada, gostei, terminei 101, 102 e 103%, mó legal achar os secretos, e pronto. Pra mim, nada de endeusar o jogo, considero por exemplo que os SONICS 1, 2, e SONIC & KNUCKLES ATROPELAM os DKC a toda velocidade e sem dó, e isso por que eu nem joguei o S&K com o S3 espetado kkkkkkk Preciso fazer isso logo!!!

            Mas isso é gosto mano, é o fator PREFERÊNCIA DE ESTILO mesmo, adoro a velocidade do Sonic, a beleza das fases, os loopings, os labirintos, as passagens secretas, a evolução de um jogo para o outro com Sonic ganhando vários poderes com os escudos elementais, e DKC mesmo com todo seu fator explorativo, não me agrada tanto quanto você pensa. Mas eu vejo que vc adora usar DKC como comparativo e logo vi que tu é fãzaço do jogo tanto quanto eu sou fã do Sonic de Mega, e por isso eu não bati nessa tecla nenhuma vez por que gosto é gosto né!

            E eu tb não acho que DKC séries é o jogo preferido de quem tem SNES o tanto quanto você pensa mano… é de muita gente, mas não tanto assim… Como comparativo ele é ótimo mesmo, e quando eu digo que ele é um milagre, é por que ele está além da potência do videogame, ninguém julgava ser possível um game com gráficos pré-renderizados no SNES, mas depois que a Rare mostrou como fazer, o próprio Mega ganhou seus jogos do estilo, como VECTOR MAN 1 e 2 (isso vc sabia né? Pré renderizado, reconhecidamente mais suave e com mais efeitos visuais que os games da série DKC).

            Mas já caiu no gosto pessoal kkk e isso não se discute!!!!

            Ps: DKC os 3 são fáceis pra caramba heim, mais fáceis que metade da geração 128bits inteira mano kkkk A longevidade deles está no tamanho do jogo.

          • TH

            Aí é que tá, vc diz da evolução de Sonic, mas esquece o pulo gigante que DKC deu do primeiro para o segundo. E para mim Sonic 2 foi o melhor, o terceiro para frente já virou outras coisa, não gostei.

            Vector Man é bonito as Sprites mano, mas calma lá, compra os cenários mano.

            Mas como vc disse, é gosto, e como eu tb digo, é nostalgia.

            Para mim DKC principalmente o 2 é um dos melhores games de todos os tempos, para mim é o que separa eras e coloca ponto final em comparações de video game.

            Só doi muito vc falar que prefere algum jogo de play 2 a DKC….. Queria saber que jogo é esse….

            E DKC não é tão fácil assim se vc quiser pegar todas as letras, bônus e moedas DK. Mas Sonic é muito mais fácil, hauahuahuahuahauhauhauahuahau

  • JC

    O SNES foi lançado bem depois, não tinha como ser inferior ao MD, ainda mais com a Nintendo fazendo as coisas bem feitas como sempre faz. A biblioteca do SNES é maior, mas acho que eles empatam nos jogos top.

    Sabat, fica a dica p/ um Restrofast onde a Sega pode muito bem vencer a Nintendo: Qual o melhor jogo dos 16 bits?

    Valeu!

    • JC, de acordo com minhas pesquisas, a biblioteca de mega drive é maior que a do snes, culpa dos 2 anos de estrada a mais que o Mega tem de vantagem sobre o aparelho da Nintendo!
      Só que em matéria de MELHOR GAME de 16 bits, cara, tem um tal de Chrono Trigger no SNES que vou te falar viu….

  • Nem vou gastar saliva..err.. dedos!
    Quando liguei aquele video game pretinho e botei meu altered beast pra rodar, acabou..quem era Mario!

    • Falou e disse Carlos! Rise from your Grave!!!

    • TH

      O encanador que existe até hoje. Que tinha games no Snes que levava mais de 30 minutos para terminar.

      O que é Alterd Beast?

      • Existir por muito tempo não é exatamente uma vantagem.. leva a coisas como andar de MOTO no Mario KART e dizer que é inovação.. mas nada contra o encanador, na época ele simplesmente não dava onda, mas é um bom sujeito

        • TH

          Vish Carlos, mas Mario tá aí para salvar nós retro.

          Ele além de conseguir pegar o 3D e transforma em algo que presta como Mario 64 e Galaxy, ele mantém o estilo retro em New Super Mario Bros e até em Mario Land 3D, que junta os dois universos.

          Eu levanto a mão para o céu e agradeço por ainda existir Mario, rs

  • roberto

    TH me empresta teu PS2 que passo a lingua onde tu cuspiu,so pra jogar megaman collection e os titulos proprios dele.tudo ao seu tempo…..e pirataria sempre existiu meu caro,apenas evoluiu como tudo evolui.e voçê não escreve mais nada pro retroplayers??sem tempo??

    • TH

      Opa Roberto,

      Sempre existiu sim, mas mesmo assim tinha que comprar. Até na era Play 1 vc tinha que dar 10 conto em um jogo. Por isso eu disse que a pirataria e a internet. Pois na era play 2 já tinha ficado fácil baixar um game em casa ou no trabalho mesmo e gravar. Gastava menos de R$1 no DVD e já era.

      Quanto a jogar o PS2, vc me lembrou de uma das coisas boas dele, ele tinha várias coletâneas, e forma os jogos que mais joguei nele tb. Mas o exclusivos dele nunca me chamaram atenção, para mim foi onde tudo começou a ficar fácil e besta.

      E estou sem tempo mesmo mano… Eu estou escrevendo para o retroplayers mas não texto e sim código, rs. Mas até isso faz uma semana que não consigo continuar. Muito trampo! Mas logo um texto meu vai aparecer sim, acho que nessa semana.

      Valeu Roberto!

  • “Vai PC eu escolho você”
    A frase acima fala sobre qual lado eu fico nessa briga. Tem coisa melhor para se jogar do que um PC ???? Ele tem emuladores de quase todos os video games (ponto), você pode bloggar enquanto zera um jogo (outro ponto), você pode usar save state (killer combo), e ainda de sobra você pode baixar jogos e filmes (Ultraaaaaaaa Comboooooooo), “pô, não tem como negar” (esse final foi uma menção ao presidente do PTN, que ganhou 1 milhão de reais e ainda material para os vereadores para apoiar o PMDB e o prefeito Eduardo Paes, que foi eleito no 1º Turno -sacanagem). Abraços.

    • Hummm, tá, pc, emulador e tals… E quanto a Mega ou Snes, qual vai? Tanto por que na época provavelmente você não tinha um PC com emuladores kkkk

      • Entre Mega e SNES eu fico encima do muro, pois ambos tem grandes clássicos. E eu nunca tive nenhum console da geração 16 bits, muito menos PC na época (ainda não tinha nascido). Abraços.

    • Entre Mega e SNES eu fico encima do muro, pois ambos tem grandes clássicos. E eu nunca tive nenhum console da geração 16 bits, muito menos PC na época (ainda não tinha nascido). Abraços.

  • diogo.j15

    pra mim oq vc disse se baseia apenas no gosto, pra mim os melhores jogos de 16 bits sao do mega, no caso contra, alien soldier, gun star, e metroid, chorno, zelda seriam os equivalentes do snes em termos de gosto pra mim, mas como sempre prefiro os jogos de plataforma estilo arcade, dou uma leve vantagem pro mega.

  • Ta tendo uma briga das braba aqui em cima do PS2,acho que até seria uma boa ideia separar isso para algum outro retrofast,falando sobre a parte retrô do PS2.

  • danielgfm

    Prefiro Jaguar! 😛

  • Olá todos!

    Eu sou meio suspeito porque não tive o Mega Drive na minha infancia…

    Se for olhar o lado tecnico, o Super Nintendo ganha com certeza… O Mega Drive tem um processador mais rápido… Mas em todos os outros quesitos a Nintendo ganha…

    Mas como eu não sou um cara que é convencido apenas com termos tecnicos (Afinal, tecnicamente o N64 é mais potente que o PS1, mas infelizmente, apesar de ser um Nintendo Fanboy tenho que admitir que o PS1 é melhor)…

    Eu gosto de comparar os jogos que eram o “mesmo” mas tinham versões pros dois video games… Como por exemplo o Alladim, que foi citado acima. Como grande fã de Tartarugas Ninja e Power Rangers, acho que essas são duas franquias importantíssimas para definir quem é melhor. Bem… Não querendo puxar sardinha pro meu SNES mas já puxando… O TMNT e os Powers Rangers de SNES são muito superiores ao de Mega Drive…

    Na minha infância joguei muito o Rei Leão, e apesar de achar ele um jogo meio sem sal hoje, ele foi um jogo muito importante pros jovens na época, e depois quando fui jogar a versão de Mega Drive, era impossível não perceber como os gráficos eram inferiores, e também as cores eram muito mais limitadas…

    Um jogo que tem importância pra mim e que o Mega Drive ganha é o Flashback: Quest For Identity, que tem nos dois consoles, mas as cutcenes no SNES travam muito, enquanto no Mega Drive rodam lisas… Eu pensava que era problema na emulação de SNES, até que encontrei o jogo original por uma bagatela de R$15,00. Joguei e lá estavam as mesmas quedas de frame grotescas, no meu Super Nintendo, no jogo ORIGINAL… Esse eu acho que é a prova definitiva de que o Super Nintendo tem um processador mais lento…

    Mas sinceramente, nunca tinha reparado uma queda de frames em algum jogo do SNES antes, por isso acho que o processador mais lento acaba sendo apenas uma desculpa pros jovens que possuiam o Mega Drive na época tinham pra dizer que o Super Nintendo do amigo não era melhor…

    Se jogar Kirby Super Star, além de não ver nenhuma queda de frames, é um jogo que explode a mente de qualquer um.

    Mega Drive tem Mystic Defender, Alisia Dragoon e Bonanza Brothers.
    Super Nintendo tem Demon’s Crest, Kirby Super Star, Congo’s Caper e Xardion(WTF?)!!

    Em questão de shooters acho que o Mega Drive ganha (exatamente pelo processador mais rápido), mas se parar pra analizar, o Turbografx foi o melhor console da geração 16 bits pra shooters (Eu sei que a CPU dele é de 8bits, mas ele tem gráficos de 16 bits! Isso porque seu processador gráfico é de 16 bits, e com o Super CD os gráficos ficammelhores que os do Mega Drive e do Super Nintendo, e o Turbografx 16 concorriam com esses consoles, é tipo o N64, ele tem 64 bits, mas é considerado como da era dos 32 bits, ja que ele não mostrava sua superioridade devido ao espaço limitado dos cartuchos).

    Bem, pra mim, o melhor console, não só da geração 16 bits, mas sim de todos os tempos, é o Super Nintendo… Que tem o Super Mario Kart, que é o melhor jogo da série já que é o único que tem “Super” no nome.

    Obrigado! Hehe

    • Nossa senhora, olha o tamanho desse coment Diogo, maldito!!! kkkkkkkk

      Olha velho, essas comparações SNES e MEGA eram algo muito complicado viu! Por exemplo, em jogos idênticos para ambos os consoles, como o REI LEÃO que vc citou, era de praxe as cores serem melhores no SNES, justamente por que a paleta de cores dele permitia que fossem feitos degradês bem mais suaves, porém, estes games tinham neste console um campo de visão MENOR que o apresentado no Mega Drive, e eram nitidamente mais pesados e lentos, pode comparar ^^ e isso quase sempre acontece! Por isso sempre dizíamos que a jogabilidade fluía melhor no MEGA do que no SNES, que por sua vez, sempre apresentavam gráficos mais bonitos e QUASE sempre som melhor (sim, quase sempre, o processador lento do aparelho as vezes não aguentava muito efeito sonoro). Só os donos de SNES não aceitavam kkk Mas é a verdade, estou escrevendo uma série de artigos que vai desmistificar isso tudo kkkk aguarde ^^

      Rapaz, já o Turgografix16 CD, que eu adoro chamar de PC Engine Super CD, é sem dúvida o mais poderoso console de 16 bits da época, sem comparação. Seus jogos são maravilhosos, pena que não se popularizou como deveria!!! Eu tenho muita coisa aqui velhinho deste console no PC, e ainda vou fazer uma maratona por la XD Pode aguardar ^^

      E o Melhor Mario Kart é o 64!! E tenho dito!!!!!!

      ahuhauhahuahu

      • Comprei esse fim de semana um turbografx 16 no ebay, ele é meu segundo video game favorito depois do Super Nintendo (Claro, o fato nostalgia sempre vence…)!

        O Turbografx 16 é o senhor video game de shooters, não vejo nenhum shooter tão bom quanto Blazing Lazers, Dead Moon ou Air Zonk em outro video game de 16 bits, e se falar do Super CD então… Aí não tem pra Ninguém!
        Comprei o Lords of Thunder no Virtual Console do Wii, cara, não tem nada igual, aquele jogo é o que há! xD

  • Arrout

    SNES, com certeza absoluta.