Retro Fast Especial E3 2015: O que esperar, onde assistir, horários, etc…

retrofast-e3-2015-2

Mais uma E3 se aproxima e cada vez mais a ansiedade (ou o desprezo) vai aumentando no coração de jogadores de videogame do mundo inteiro. O evento acontecerá, pra variar só um pouquinho, no Los Angeles Convention Center, entre os dias 16 e 18 deste mês, mas com algumas pré conferências acontecendo já no dia 15. Só que prestem atenção ao fuso horário: pra gente aqui no Brasil, começa mesmo é na noite do dia 14!! Seguem os horários com o fuso de Brasília nessa tabelinha que eu copiei descaradamente humildemente do site do Jovem Nerd, obrigado nerds pela ótima referência!!

Domingo, 14 de junho:

Quem: Bethesda
Quando: 23h
Onde: No Twitch ou http://youtube.com/e3
O que esperar: Fallout 4, remake de Doom, The Elder Scrolls Online e quem sabe, Dishonored 2.

Segunda-feira, 15 de junho:

Quem: Microsoft
Quando: 13h30
Onde: No seu console Xbox, no Xbox.com, ou http://youtube.com/e3
O que esperar: Sem Quantum Break, mas veremos Halo 5: Guardians, remaster do primeiro Gears of War, Rise of The Tomb Raider, Scalebound e um novo Plants vs. Zombies.

Quem: EA
Quando: 17h
Onde: No Twitch ou http://youtube.com/e3
O que esperar: Reboot de Need of Speed, FIFA, Madden NFL, Star Wars: Battlefront e possivelmente mais novidades de uma galáxia distante.

Quem: Ubisoft
Quando: 19h
Onde: No canal do YouTube da Ubi, no Twitch, ou http://youtube.com/e3
O que esperar: Assassin’s Creed: Syndicate, Tom Clancy’s The Division, Rainbow Six: Siege e jogos ainda não anunciados. Se tivermos sorte, o Mr. Caffeine vai voltar também.

Quem: Sony
Quando: 22h
Onde: PlayStation Blog, no Twitch ou http://youtube.com/e3
O que esperar: Uncharted 4: A Thief’s End junto com a coleção da trilogia Uncharted remasterizada. Tearaway Unfolded e No Man’s Sky também estarão lá. De resto, não sabemos. Talvez novos jogos da Media Molecule e Santa Monica. Talvez…..The Last Guardian?

Terça-feira, 16 de junho:

Quem: Nintendo
Quando: 13h
Onde: No Twitch, no canal do YouTube da Nintendo, ou http://youtube.com/e3
O que esperar: Mario Maker, Shin Megami Tensei x Fire Emblem, Star Fox e Yoshi’s Woolly World com certeza. Talvez algum dos jogos para mobile e se tivermos sorte, mais The Legend of Zelda para Wii U.

Quem: Square Enix
Quando: 14h
Onde: No Twitch ou http://youtube.com/e3
O que esperar: Deus Ex: Mankind Divided, Just Cause 3,  e quem sabe um novo Hitman. Final Fantasy XV não vai aparecer, mas é possível que pelo menos um novo trailer de Kingdom Hearts III dê as caras.

Quem: PC Gaming Show
Quando: 21h
Onde: No Twitch ou http://youtube.com/e3
O que esperar: Muita gente vai estar lá. Blizzard, que deve mostrar Overwatch, Cliff Bleszinski, que pode revelar seu novo jogo, AMD, Devolver Digital, Square Enix e muito mais.

Estaremos ligados a tudo que rolar durante o evento (principalmente em se tratando de Nintendo, não escondemos a preferência), mas confesso que desta vez, não senti o pessoal aqui da equipe muito empolgado não, como normalmente é o de costume. Estaria a E3 cada vez mais sem brilho, ou estaríamos nós membros da Equipe RetroPlayers cada vez mais velhos e rabugentos? Heis as respostas:

tarja-sabat

E parece que realmente a Nintendo fará uma conferência na E3! Achei que estaríamos limitados mesmo a mais um NDirect especial, mas não, tudo indica que no dia 16 a Big N subirá ao majestoso palco do mais importante evento sobre games do mundo para mostrar o que ela ainda tem a oferecer nesta geração que vem sendo tão criticada pelo número altíssimo de reedições e remasterizações de jogos que muitas vezes, nem antigos são.

The-Last-Guardian

Sério, não espero absolutamente nada das outras plataformas. Quando eu olho a lista acima e retiro tudo que é remake, sobra pra mim só Uncharted 4 e Rise of Tomb Rider, o restante todo não é para este retroaventureiro que vos escreve, mas quem sabe não apareça alguma boa surpresa nas confs da Sony e Microsoft? The Last Last Last Último Last Derradeiro Guardian (deveria ser esse o nome do jogo se ele for lançado de tanto que atrasou já) seria uma boa, mas cá entre nós, haja novela pra esse game viu…

E eu não estou achando que a apresentação da Nintendo será supimpa não, na verdade eu acho que não vão mostrar nada que a gente já não saiba que exista como por exemplo, o novo Star Fox, mas vai que aparece um Metroid e um F-Zero novinhos?!? Aí o tiu Sabat aqui vai precisar de um balão de oxigênio.

.

tarja-ivo

Mais uma E3 chegando e nada melhor que ficarmos ansiosos pelo que pode acontecer de novidades, certo?! As expectativas esse ano são muito boas e vou começar pela nossa querida Nintendo.

Star+Fox+Wii+uStar Fox deve ser o grande carro chefe desse ano, e aguardo um jogo digno da série, nos maiores moldes de expectativa, anúncio, propaganda, e impressão do famoso Star Fox 64. Também espero alguma novidade sobre o novo Zelda e quem sabe, algum retrogame voltando pelas mãos da Retro Studios. Sobre as demais plataformas estou curioso pelo novo sistema operacional Microsoft que vai permitir integração com os jogos. Da Sony estou ansioso também para ver Persona 5 e Star Wars Battlefront  (sim, sou fã de Star Wars assumido!).

Já por parte das produtoras estou no aguardo da Square com o novo Final Fantasy.  Gostaria muito de sentir novamente aquele sentimento de RPG clássico do SNES.

Resumindo, pessoal. Maior parte das minha expectativas é na Nintendo, como em 2014.

.

tarja-Visio

Se não é o maior evento voltado para jogos, é o mais tradicional, porém nunca me animou de verdade. Sei dos grande anúncios e sei o que isso representa para o mercado, mas prefiro manter os pés no chão. Mesmo assim espero por noticias de alguns jogos que já estão sendo cogitados. Star Fox para Wii U é o que mais carece de detalhes e acredito que o evento seja o local ideal para, talvez, disponibilizarem uma demo do game. Zelda também é sempre bem vindo e mais detalhes da versão final agradariam.

Seria interessante um anuncio bombástico, talvez com Shenmue 3 dando as caras, confirmando assim todas as especulações sobre essa franquia. Outro jogo que poderia aparecer e que faria um belo barulho seria Metroid, digo mais, um novo Metroid Prime pra Wii U e a série tradicional no  Nintendo 3DS, só isso já faria minha carteira sangrar. Espero também por novidades quanto ao Battletoads que ficou no ar (que a Microsoft cuide bem dessa franquia e mantenha a qualidade que ela merece).

HYPE-NINTENDO-2015

Quero ver também o que a Konami vai apresentar, quero ver se os seus jogos voltados para o mercado mobile estarão presentes e se o nível da empresa vai retornar para a era 16bits, com formidáveis jogos que podem muito bem aparecer com qualidade nos mobiles. É claro que Kojima pode aparecer e roubar a cena, fazendo com que tudo o que citei seja apenas o resto da E3, pois esse cara tem o dom de inovar e tenho medo do que está por vir.”

.

Ska

Usualmente eu não presto muita atenção na E3. Várias vezes já fomos enganados por trailers mentirosos, já passamos pela chatice de gente que não entende a indústria dos videogames falando um monte de besteira e mais. Só que esse ano tem algumas coisas em especial que me animam. Primeiro foi aquele teaser de 3 segundos de Doom 4, série que sou fã, e que promete ser um jogo incrível. Também os rumores de que a Bethesda contratou o Del Toro pra criar um trailer pro Fallout 4, o que seria uma coisa animal. Também vale destacar a conferência da Nintendo, que pode revelar jogos como Star Fox, e mesmo que não revele se continuar no estilo “zoeiro” de apresentação do ano passado vai ser divertidíssimo de ver. Sem contar os Nintendo World Championship, que serão épicos sem dúvida. Além disso, pela primeira vez teremos uma conferência pra PC, com grandes desenvolvedores falando sobre a plataforma e lançamentos exclusivos. E como quem está organizando é a PC Gamer dá pra confiar que também vai ser um ótimo evento.

PC_Gamer_logo

Agora, acima de tudo o que mais me deixa no Hype pra E3 desse ano é um trailer que vazou, e que parece ser verídico, anunciando nomes para apresentações grandes, de destaque na E3. E entre os nomes estavam Hideo Kojima e Gabe Newell, o que me deixa extremamente curioso pra saber o que o Kojima vai falar (será que irá tocar no assunto de Silent Hills e Konami? Será que vai ficar só no MGS V?) e o GabeN, que “proVALVEmente” vai falar sobre o Vive e essas coisas de realidade virtual ou pode, quem sabe, com um mínimo de esperança apresentar alguma informação sobre Half Life 3. A internet provavelmente iria explodir, mas que seria épico seria.

.

tarja-jeff

Tenho saudades do tempo em que muitas surpresas aconteciam na E3, quando aparecia aquele game surpresa que atraía a atenção dos jornalistas, como era na década passada. Por isso, já faz um tempo que deixei de colocar expectativa e até de acompanhar os eventos da E3.

Baseado nas últimas experiências, não espero mais do que já temos: Sony e Microsoft brigando pra ver quem irá entregar menos do mesmo, enquanto uma boa parcela de jogadores esperam ver a Nintendo aparecer com alguma carta na manga.

Ultimamente, tudo está muito previsível, tendo em vista o rumo que o mercado de games vem tomando. Os jogos para celular parecem estar se tornando cada vez mais lucrativos e, ao que parece, os consoles irão provavelmente amargar um bom tempo essa enxurrada de remakes e remasterizações. Com a velocidade com que a informação chega pela internet, o máximo que pode acontecer é a confirmação dos últimos rumores que tem permeado a web, como talvez um pouquinho de Zelda, Star Fox e quem sabe um novo Metroid pra WiiU?

metroid_slider-679x350

Embora seja um fã de produtos Nintendo, minha plataforma principal é o PC e este ano teremos um espaço dedicado a eles, algo raramente ou nunca visto na feira. É bom ficar de olho, existe a promessa de um DirectX 12 poderoso. Só acho que ainda é cedo pra vermos seu verdadeiro potencial e duvido que será nessa edição da E3. Quanto aos jogos nessa plataforma, não acredito que surpresas sairão daí, uma vez que tudo ultimamente tem sido nivelado pelos consoles de mesa. Sendo assim, peço desculpas aos “Sonystas” e “Caixistas” porque, multi-plataforma eu prefiro continuar jogando no meu bom e velho PC, enquanto aguardo alguma notícia empolgante da Nintendo.

.

tarja-cadu

Cadu pt 1: Eu tô sem a menor expectativa pra essa E3, então não vou participar do Fast… mal ae… não tem mais novidade nenhuma nesse tróço e o que é anunciado normalmente não me anima já tem um tempo…
Não publiquem isso, seus putos!

Cadu pt 2: Eu sinceramente não vejo nada que possa se aplicar ao mundo retrô nessa E3, o que me faz não querer falar nada sobre ela no RP. E nada que tenha de prometido pra ela anima, fora que todos nós sabemos que novidades surpreendentes não vão rolar, a maldita “Era da Informação” já fez o favor de estragar a E3 há anos e tudo que eu vejo é nego catarrento reclamando de tudo. A magia foi perdida. Resumidamente é isso.

Cadu pt 3: E não publiquem isso… sério… por favor! Já estou entrando na fase de ódio do evento e não mais desânimo!

Cadu pt 4: Sem perceber escrevi 3 parágrafos começando em E… o que dá E3… beijos!

cadu-tolerancia-zero

Cadu pt 5: eu mereço….

.

Valeu pessoal retroaventureiro, nos vemos na E3 (ou não) kkk!

Fim

Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Diego Silveira

    Boa Materia!!! mais ja foi anunciado que scalebound, crackdown e quantum break nao vao aparecer na e3 …só na gamescom agora…

  • Jean

    Concordo com o Sabat, depois que vi The Last of Us remasterizado é que fui perceber que só tem remake atualmente. Da E3 só espero a conferência da Square na expectativa ( que tá muito alta) de ver algo sobre Kingdom Hearts III.

  • Matheus Henrique Soares Lima

    Sinceramente, eu só vi uncharted 4 e o jogo que comprarei na primeira semana e passarei mais de 40 horas seguidas nele, zerarei um joguinho num intervalo e voltarei com mais 40 horas, e como sempre, só jogarei no máximo 30 minutos de multiplayer: DOOM. Mas se tiver um novo Metroid talvez eu compre um wii u, afinal, a Samus é a minha protagonista favorita mesmo.
    Esperança: Zone of the enders 3 (chance: 6% ) 🙁

    • Ivo

      Matheus, ZOE 3 é um sonho que já desisti. Mas fácil sair um outro Metal Gear que fazerem algo.

  • Gle Sasao

    XBOX One e PS4 foram lançados a pouco mais de um ano… e muitos reclamam que não tem jogo (desde que eu comprei o meu PS4 ele nunca ficou muito tempo desligado)! Agora que Microsoft e Sony comeca a anunciar mais jogos, tem gente que reclama do mesmo jeito
    O que espero… sim sou das antigas e quem não quer ver…
    Battletoads
    O retorno da clássica e difícil franquia dos anos 1990 é algo que já foi citado na nossa lista de expectativas do ano passado. Só que o rumor ganhou força desde o ano passado: em novembro de 2014, a Microsoft registrou a marca nos Estados Unidos. Dois meses depois, ela foi citada pelo diretor criativo do Microsoft Studios, Ken Lobb – isso para não citar a enigmática camiseta da franquia usada por Phil Spencer no evento que revelou o HoloLens. Será que veremos o trio de sapos lutadores na E3 deste ano?
    Shadow Of Beast… ninguém falou… será que esqueceram? Desde que vi o trailer https://www.youtube.com/watch?v=vXy8UBazlO8 lembro daquele jogo que quase me fez quebrar o meu cosole até virar….
    É isto aí, E3, quer queiramos ou não… é a vitrine para olharmos com expectativas boas ou ruins todos nós olhamos.