RetroFast Especial 23 anos de Sonic: Top 10 jogos preferidos da equipe!


23rd-sonic-the-hedgehog

Parece que foi ontem… Não, pensando bem não parece não… Já fazem 23 anos que o ouriço mais amado do mundo existe! Não há quem não conheça o eterno mascote da Sega, que foi criado em 1991 com a missão de convencer o mundo que nem só de Mario viviam os videogames. Se tornou um destemido combatente na guerra dos 16bits e angariou milhões de fãs pelo mundo ao mostrar que velocidade a pé também era legal sim senhor!

É sem duvida um dos personagens mais amados do mundo, e se hoje as coisas não andam muito boas para o lado dele, a gente aqui do RetroPlayers nem liga, pois nada que a Sega possa fazer vai estragar a tonelada de boas lembranças que todos aqui tem de jogar as maravilhas dos games do passado que levavam no título o nome Sonic the Hedgehog! Feliz Aniversário espinhudo!

Vejam agora quais são os preferidos e os mais odiados jogos do Ouriço de acordo com a opinião da Equipe RetroPlayers, e em seguida, o RetroFast com nossas homenagens ao Blue Blur!

tarja-sabat

Mais um aniversário do Ouriço mais rápido do mundo que passa, e eu não paro de pensar no quanto já se passou desde aquele dia fatídico em que eu o vi pela primeira vez na revista VideoGame nº5. Por muito tempo eu sonhei em jogar aquele jogo que parecia tão maravilhoso, e por muito tempo eu joguei Sonic the Hedgehog, um dos melhores games da minha vida. Sou fã sim, adoro esse carinha azul, e por mais que a Sega insista em fazer cagada em cima de cagada com ele, o que eu sinto por esta franquia nunca irá mudar. Vida longa ao Sonic, e sonho com o dia em que a Sega vai por o ouriço na mão do Miyamoto e dizer FAÇA O MILAGRE!

sonic-revista-videogame-n-5

Lembro como se fosse hoje, essa capa, a descrição simples do jogo que já era suficiente para que a gente viajasse, as fotos das etapas… Sonic já havia ganho o prêmio de Melhor jogo do Ano nos States e nem se quer havia pintado por aqui ainda! Fiquei desesperado para ter um Mega Drive depois disso, e comprei o meu pouquíssimo tempo depois! Quer ler a revista? Só baixar o PDF AQUI!

http://www.retroplayers.com.br/wp-content/uploads/2009/09/tarja-th.jpg

Sonic é um jogo que impressiona ao ver uma imagem na revista, ao assistir alguém jogar e principalmente ao jogá-lo. A primeira vez que meu primo alugou Sonic em seu novo Mega Drive, deu para ver o que chamava tanta a atenção: era algo novo, algo que era diferente de tudo que a gente conhecia, ele saia dos padrões que a gente já conhecia. Aquela velocidade impressionava, mas a qualidade em cada pixel eu acho que era o que mais chamava atenção. Eu lembro que a única coisa que sempre deixou a desejar foi a dificuldade, foi sempre muito fácil, desde a primeira jogada. E tb devo dizer que minha paixão mesmo aconteceu apenas no Sonic 2.

url

E outra coisa que devo confessar é que jamais me aconteceu de achar Sonic melhor que Mario, por deixar subir na cabeça a velocidade do Sonic, ou as coisas cools que ele fazia. Mas devo confessar que apesar de em questão de game e level design Mario ser imbatível, eu quando olho para trás hoje, ao tentar desenvolver games, em questão de novidade de engine, de física, admito que Sonic também era imbatível.tarja-jeff

Eu não sou a melhor pessoa pra falar de Sonic. Não me entendam mal galera, eu gosto do personagem. Acontece que meu primeiro console foi um clone do NES e fiquei muito tempo com ele. Quando joguei Super Mario Bros, foi paixão ao primeiro fireball disparado…Por isso, não tive oportunidade de conhecer melhor os títulos da concorrente. Quando pude adquirir meu Megão japonês, Sonic já havia dominado o lado negro da força há bastante tempo e, tendo intimidade somente com o nintendinho, não pude dar ao azulão a devida importância. Tempos depois, com a mente gamer mais amadurecida, passei a entender o quanto o ouriço é querido. Só que não tive a curiosidade de jogar a maioria dos games da franquia e, se posso afirmar com toda a certeza, os únicos jogos do Sonic que acho o máximo são Sonic 2 e Sonic 1 de Mega Drive. Dos atuais, os únicos que me interessam são o Generations e o Sonic 4 Episodio 2.

url

E, já que a Sega não se prontifica lançar alguma versão remasterizada em 2D, estou torcendo que os feitos por fãs façam toda a diferença! E que não sejam caçados pela produtora também né…

tarja-ivo

Antes mesmo de ter meu Super Nintendo e torcer para o time da Nintendo na eterna luta Super Nintendo VS Mega Drive, eu tive contato com Sonic e vou admitir que foi algo inesquecível. Isso aconteceu no glorioso Master System, com Sonic 1 e Sonic 2, isso ficou tão marcado na minha memória que arrisco dizer (minha opinião) que essas versões são melhores que as de Mega Drive (tirando o fato de não ter o Sonic dourado no Master System). Alias, eu comprei essa duas versões 1 mês atrás, só para ter elas na minha coleção. Adoro o Sonic, acho um dos personagens mais marcantes de todos os tempos, mas se me perguntarem se ele é melhor Mario… vou te dizer NÃO SEMPRE.

E nem pergunte minha opinião sobre o que a SEGA faz com ele nas versões atuais que me faz até chorar… mas espero que a Nintendo compre a Sega um dia e Shigeru Miyamoto dirija ( ♪ sonhooo meuuuu ♪) uma produção digna do azulzinho mais rápido no mundo dos games.

tarja-senpai

Seeeeegaaaaaaaa! Quem poderia imaginar que eu, fanático por Famicom / Nes e é claro, Rockman / Megaman, também gostaria demais do Ouriço azulado da grandiosa rival da Big N nos saudosos anos 90… Vai ver que é o amor pelos personagens azuis. Mas falando sério, é realmente estranho eu gostar demais do Sonic e não ligar tanto assim para o Mario Bros. Sonic é sensacional, e seus jogos clássicos no Mega Drive me chamaram a atenção de primeira, já que os games demonstram a potência de velocidade de processamento do console, coisa que em muitos momentos o próprio Super Nintendo precisa de uns certos “lances” na programação para os jogos se adequarem, senão sairiam com alguns lags, como é o caso de Super Ghoust ‘n Ghoust e Final Fight 3 de 2 Players, só para citar alguns exemplos, XD.

Quero deixar aqui os meus mais sinceros parabéns e meu grande amor que sinto pelo Sonic, tudo de bom amigo! E boa sorte para ti, junto com Rockman e Pacman, no novo Smash Bros!

Eu já havia jogado Sonic no Master System por diversas vezes quando me deparei com Sonic 2 no Mega Drive. Posso dizer que esse jogo foi um divisor de aguas para mim, foi o primeiro jogo que me passou a sensação de urgência e aquele famoso frio na barriga. Ser recebido por um Sonic veloz, carismático e podendo jogar em modo cooperativo, mesmo Tails sendo café com leite, era impagável. Foi esse o jogo que me fez dar um tempo em Super Mario Bros 3 de NES e foi ele também que me tirou muitas horas de vida. Quando consegui pela primeira vez pegar todas as esmeraldas fui surpreendido por um tal de Super Sonic que me fez vibrar na sala de casa com meus irmãos! Pura Nostalgia e acho que esse sentimento perdura até hoje, pois os jogos do ouriço são obrigatórios pra mim, mesmo quando são péssimos.

Sonic merece ser bem tratado pela SEGA, merece bons jogos, merece se manter em um nível elevado, acima de toda essa perfumaria que rodeia nossos jogos e ameaça a qualidade dos mesmos focando em coisas supérfluas. Sonic foi feito para brilhar, eu acompanhei o crescimento dessa estrela e torço para que se mantenha brilhando.

tarja-cadu

Eu sou o mais suspeito aqui pra falar do personagem e da franquia, sou um fã declarado e muitos sabem disso!

Gosto de ambos desde quando ainda tinha um Master System e joguei de cabo a rabo o primeiro jogo lançado para o console, embora ele seja um jogo com uma proposta bem diferente do primeiro lançado para o Mega Drive. E continuo gostando até os dias atuais, mesmo com os “médios e baixos” que ela sofre nas gerações mais recentes, mesmo que tenha se tornado algo totalmente diferente da experiência que tínhamos nas plataformas de 8 e 16 bits.

 

Feliz aniversário, meu caro Blue Blur! Desejo que você volte a ter o prestígio e o respeito que você sempre mereceu, mas para isso falta um pouco de acerto por parte da SEGA e do Sonic Team e uma compreensão e aceitação melhor por parte dos jogadores! E eu acredito que tudo isso vai acontecer um dia!

tarja-Binho

Desde pequeno sempre fui ligado a jogos eletrônicos, uma paixão que começou aos quatro anos quando fui apresentado ao Atari e aos jogos de TK (espécie de