Histórias Gamísticas do Macho Gamer: O meu novo velho Atari 2600

Na época em que o meme “O primeiro console a gente nunca esquece” baseado na série Momentos Inesquecíveis” do Tadrilion estava em ascensão, eu pensei em falar do Super Nintendo, o console que eu mais joguei durante a minha infância. Entretanto, passaram-se QUATRO MESES e o Meme parou de funcionar. Isso não foi ruim, na verdade, pois ao conversar com familiares e amigos e investigar minha árvore genealógica pelo Google, descobri que o primeiro console em que eu realmente ENCOSTEI foi o Atari 2600 dos meus primos, com 6 meses de vida!

Como vocês já devem saber, eu e o Trooper somos os pimpolhos aqui do Retroplayers. Meu pai mal tinha comprado seu Nintendinho para jogar Super Mario Bros 3 quando eu nasci e meu Tio Noel (Sim, o nome dele é Noel mesmo, e Papai Noel pode não existir, mas TIO NOEL existe sim!) já estava com seu Super Nintendo em casa e aproveitava para visitar meu pai e brincar com ele dizendo “Ah, faz o Mario soltar um Hadouken aí! Ha ha!”

O tempo passou rápido, Tio Noel me presenteou com o Super Nintendo dele e, quando eu fui perceber, já tinha uma coleção de 52 cartuchos dados por ele, pelo meu Tio Ernani (Aquele do Street Fighter II) e pela minha Avó (Sim, ela também jogava umas partidinhas de vez em quando).

Infelizmente meu Super Nintendo queimou junto com o Nintendinho do meu pai quando um dos meus vizinhos tentou fazer “gato“, e essa história eu conto depois. O Nintendo 64 e o PlayStation eram bem populares na época, e eu optei por trocar meu Snes queimado com todos os cartuchos por um Nintendo 69 64. Junto do poderoso console da Nintendo, veio o clássico em que eu passei boa parte da minha vida jogando até a exaustão: Legend of Zelda: Ocarina of Time!

Posteriormente eu fui ganhando outros jogos, mas o meu grande vício era aquela primeira versão tridimensional de Zelda. Quando desbravei 100% daquele clássico, deixei meu poderoso console de 64 bits encostado em meu armário. Isso foi uma péssima ideia: Ele parou de funcionar quando fui tentar jogá-lo tempos depois.

Para piorar, meu pai “deu uma mancada” que eu não gosto nem de lembrar: ele pegou meu Nintendo 64 com toda a minha coleção de cartuchos e vendeu por 80 pratas. Até hoje quando ele lembra essa falha imperdoável, eu sinto uma vontade descontrolada de voar em direção ao pescoço dele. Mas não se engane, apesar desse deslize ele sempre foi um pai retrogamer fantástico e maravilhoso: tempos depois ele me presenteou com um PlayStation e um PlayStation 2 em suas versões Slim.

Todavia, não será sobre nenhum desses consoles que eu irei falar hoje, como vocês já devem ter percebido pelo título. Curiosamente, ao visitar a casa de uma amiga (calma gente, ela é só amiga mesmo… ou não…) que ainda possui um videocassete, levei algumas fitas caseiras da minha família para verificar o estado delas. Para minha surpresa, encontrei um trecho em que muito antes de eu ganhar meu Super Nintendo, eu estava lá com 6 meses de vida tentando manejar o confortável controle do Atari 2600 dos meus primos! Tá certo, este não foi o meu primeiro console, pois é óbvio que com essa idade eu não tinha lá muito juízo para se quer saber o que eu estava fazendo com aquele manche nas mãos… Mas sabem por que é que eu estou lhes contando isso por meio deste tópico atrazadíssimo que nem fala realmente sobre meu primeiro console de videogame? Simplesmente por que assistir aquilo mexeu comigo! Eu ainda tão novo, antes mesmo de andar, de engatinhar, antes de ter jogado qualquer jogo e em qualquer aparelho que eu tenha lembrança, antes de tudo isso e provavelmente, antes de tudo que eu fiz na vida, eu tive aquele primeiro contato com o lendário console da Atari.

Talvez seja difícil de acreditar, mas eu conheço muito bem o Atari 2600, pois foi a única coisa em que eu podia jogar quando eu ganhei meu primeiro computador. Eu estava sem internet, mas tinha um disquete com o emulador de Atari e todos os seus jogos zipados numa pasta que pesava menos de 1 mega! A sensação que eu tive ao desfrutar cada um dos títulos era magnífica: foi como retornar às minhas origens retrogamers e entender o motivo de eu preferir jogos velhos. Os jogos são convidativos, os comandos são simples e a complexidade quase nula faz com que qualquer um queira jogar umas partidinhas! Até minha mãe que só jogava Tetris se arriscou no jogo de corrida mais simples e mais divertido de todos os tempos segundo a minha humilde opinião: ENDURO!

O comercial acima é uma verdadeira pérola histórica. A mulher jogando futebol reforça a ideia de que o Atari 2600 é um verdadeiro centro de entretenimento e que qualquer pessoa pode encontrar diversão nele, sem precisar ser um VICIADO (hoje conhecido como HARCORE GAMER).

O presente dos deuses: O Atari 2600 em perfeito estado nas mãos deste picareta que vos fala!

Depois de causar muita inveja nos meus amigos que frequentam o Twitter, vou contar nas próximas linhas como eu consegui um Atari 2600 da Polyvox em perfeito estado!

Tudo começou quando eu recebi aqui em casa dois amigos de trabalho do meu pai: Nanci Ferro e Daniel Alves. Os dois são pessoas fantásticas, e eu aproveitei a educação deles para fazê-los jogar um pouco de videogame. Ao verem a minha paixão por aqueles aparelhos velhos e empoeirados, Nanci comentou de um Atari 2600 que estava guardado na casa dela. Na semana seguinte o meu pai chegou do trabalho com uma sacola a mais, e para minha surpresa era o Atari 2600 completinho!

Eu não precisei limpá-lo muito, já que ele estava em um excelente estado de conservação. Meu pai me ajudou a fazer um monte de adaptações malucas para testar o Atari em uma TV relativamente nova, e mesmo com muito mal contato e sem nenhum cartucho, o Atari 2600 mostrou que está tinindo como novo!

Em breve eu estarei fazendo uma limpa em vários estabelecimentos de velharias em busca de cartuchos de Atari. Caso você, leitor,  tenha um cartucho de Atari 2600 aí em sua casa e queira me vender por até 10 pratas, não deixe de enviar um e-mail para mim!

Esta é a minha história com o Atari 2600. Qual é a sua? O Meme “O primeiro console a gente nunca esquece” pode até não estar mais funcionando, mas não deixe de contar a sua história pelos comentários!

Blogs que estão participando do Meme:

FIM

Adicionar a favoritos link permanente.
  • gautama

    Cara que sorte. Joga na loto rápido!
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194021703-atari-2600-cartuchos-americanos-originais-_JM
    Talvez se interesse, parece ser de confiança. 😉 Faça amizade com o vendedor logo, se for virar colecionador. xD
    O meu primeiro foi um CCE, mas depois falo sobre isso.
    Me lembrei de meu N64, ficou uns 2 anos queimado, resolvemos concerta-lo por causa de Zelda. Quando fui ligar, (utilizando o cartucho do Mario caso desse algo errado… explodisse por exemplo) não apareceu nada. Tentei por mais umas cinco vezes… Os outros desistiram (Presta mais não! – Argumentaram) Liga e desliga bem rápido, até q pegou no tranco, e o Mario apareceu de cabeça para baixo, mas alguns “liga e desliga” e voltou a normal. xD Hoje não tenho controle, mas de vez por outra ligo ele só pra não deixar morrer por falta de uso. Futuramente pretendo adquirir Zelda e 007 Clássicos. Se eu tivesse grana virava colecionador xD.

    Vlw por compartilhar sua história. Ótimo post.

    • Opa Gautama, tudo bem?
      Eita link bom! Vou tentar fazer amizade com o vendedor mesmo, rs…

      Abraço!

  • Sandro “Tandrilion”

    Bacana o post, legal ter recuperado o bichinho.

    Só um adendo, o MEME foi inspirado na série “Momentos Inesquecíveis” do blog Retronewsforever, linkado a seguir: http://retronewsforever.blogspot.com/2011/03/momentos-inesqueciveis-parte-19.html

    Abração!

    • Bem lembrado, Sandro!

      A série momentos inesquecíveis é imperdível mesmo. Você teve um Dreamcast? Que inveja! 🙂
       
      Abraço!

      • Sandro “Tandrilion”

        Tive, era do meu irmão, mas eu jogava mais do que ele, hehehe. Valeu pelo reconhecimento! Se puder corrigir o texto eu ficaria feliz!

  • Tecnicamente o Atari foi meu primeiro console também. Mas tecnicamente porque? Porquê ele EXPLODIU quando eu liguei ele com o cart Enduro. Foi muito tenso, a parte de cima dele saiu voando kkk

    Bom post !

    • Holy Shit, que sacanagem! Outro dia eu vi um Atari 2600 no mercado livre com a seguinte descrição: “Dê ele a sua sogra de presente. Vai ser uma explosão de diversão!” 😛

      Abraço!

  • hyogawar

    Eu não tive atari, na verdade. Mas anos mais tarde, quando eu já tinha um supernes um primo apareceu com um atari e eu joguei enduro, boxe e aquele jogo do pega ladrão.

    Foi um pouco frustrante, mas sei lá. Na época devia ser o máximo…

    http://gamezinebrasil.wordpress.com

  • Femt

    Legal cara, e que sorte!

    Bem meu contato com o Atari foi bem curto, minha Tia tinha um Atari ela jogava
    demais, comprou com o pretexto de dar para o meu primo que na época era 
    pequenininho e nem queria saber de jogar. Com o passar dos anos meu primo pegou
    gosto pelo Atari e minha Tia ainda mais craque no Frostbite dava um coro em
    todo mundo, mas o chato é que o Atari vivia dando pipoco e parava de funcionar.
    Meu primo sempre dava um jeito de arrumar ele, mais teve um dia que o Atari não
    aguentou faleceu o coitadinho. Cheguei a jogar muito quando pequeno
    principalmente o jogo citado a cima Frostbite.
     
    Realmente Atari 2600 novinho é muita sorte, por essas e outras que eu apoio as
    doações no Retroplayers, quantos outros consoles não estão escondidos por ai
    querendo um abraço como o que o Macho Gamer deu no Atari.  

    Ah vou dar uma sondada quando for à minha Tia eu acho que ela ainda deve ter
    algum cartucho do falecido.

  • RUBENNNNSSS BARRRICHELOOOO! xD

    Legal mano! Um atari… já encostei em um mas nunca fui um possuidor. 

    Se conseguir mas algum atari é só doar pra mim HAushaushas

    • Sai fora seu pidão!! Já estou na fila =P

      ahuahuhua

      • UHAUshauhsuash =P 

        Sempre aproveito os ganchos HAuhas

  • Lobim

    Só faltou seguir as regras do meme! XD

    • Fique quieto, Lobim! Sua lista de blogs do Meme também está um pouquinho incompleta, e… VOCÊ LISTOU USUÁRIO POR USUÁRIO EM VEZ DE LISTAR OS SITES? 😛

      O Meme não está mais funcionando, entretanto todos os participantes aqui do Retroplayers linkaram os demais blogs durante o auge do Meme, veja:

      http://www.retroplayers.com.br/?p=9966

      • Ahhh a essa altura do champz  Wolfwood?? xD 

        sabia que ia ter um revclamando xD

  • Muito boa a história, Jorge, e o post ficou excelente!

    Acho o máximo você se interessar pelos consoles antigos mesmo sendo um cara novo. Eu imagino como eu me sentiria ganhando um Atari assim, para mim seria a mesma sensação de um moleque quando ganha um PS3. É interessante imaginar que você sinta a mesma coisa.

    Ótimas as suas fotos com o Atari, rs… você é um figuraça mesmo. Espero que se divirta muito com o console! E mesmo atrasado, vou colocar agora mesmo lá na lista do meme no Gagá Games.

    Um abraço!

  • Putz Gagá, que honra! Muito obrigado por me linkar mesmo com os meus QUATRO MESES de atraso! 🙂

    “Ótimas as suas fotos com o Atari, rs… você é um figuraça mesmo. Espero que se divirta muito com o console!”

    Não pude deixar de me inspirar em você depois de você postar isso aqui no Twitter:

    http://d2.proxy04.twitpic.com/photos/large/307002982.jpg

    Confúcio dizia: “O Maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante que banca o inteligente”.

    Rs… És meu herói!

    Abração!

  • Blackened is the END

    Eu tenho um Atari desse, igualzinho o da foto com o camarada ali… so q ta meio velho e nem sei se funciona e ta sem controle e cartucho. tava pensando em doar, ja que o destino mais provável é lixo.

  • Muito interessante a postagem acima, referente a esse assunto, Hoje tem um metodo que pode ajudar a quem quer ganhar dinheiro na internet é o Drop Shipping, onde você pode comprar produtos direto da china a preços muito baixos e Vender esses produtos em sites de leilão como o Mercado Livre e outros e tudo sem nehum trabalho, sem precisar de estoque, sem gastar nada para comprar os produtos e sem ter que ficar enviando produtos, esse seria um bom metodo para Ganhar Dinheiro trabalhando na internet sem sair de Casa, se não me engano o site que ensina como fazer isso é:
    http://www.onlinerenda.com.br/importar-da-china.htm

    .
     

  • Adreyo_henrique

    ae jorge lucas eu tbm tenhu um dreancast ate hj kara  tenhu algums cds sonic adventure american 18 wheeler space chanel 5 entre algums outros tenhu tbm um nintendo 64 otimo estado eh um super nintendo(com controle  um pouco ruim tem ke fikar segurando fio em baixo dele pra ele funcionar direito) e tenhu tbm um gameboy advanced e um game gear (game gear eh um portatil da sega bem antigo ganhei de um primo meu ) por  inquanto minha coleção termina ae hihihi sei ki now eh muito grande maix eh oh começo dah minha coleção vlws 

  • Nanci

    Oi, Lucas, tudo bem? Parabéns pelo talento, soube que o Atari voltou a funcionar! =D Aproveite-o bem, pena que eu só tinha esses cartuchos… O do Donkey Kong (o único que a gente fazia força pra tirar do cartucho, kkk) eu havia doado para o seu pai faz muitos anos, melhor perguntar para ele. O Enduro foi o que a gente mais jogou, a placa dentro do cartucho está até sacolejando… Até minha mãe jogava. Lembro das poucas e únicas vezes em que jogamos Space Invaders juntas. Ela gostava da fase “invisível”, e sabe de uma coisa? Mandava muito bem. =D
    Parabéns a você e à equipe do Retroplayers, o blog está ótimo!
    Abraços

  • Renan

    Ainda bem que o Macho Gamer não trabalhava na nintendo, senão teríamos o Nintendo 69.