Sonic Forces: nova força para a franquia ou tão forçando a barra?


Quando o assunto é jogo novo do Sonic, a comunidade de jogadores sempre fica com opiniões muito controversas. Querendo ou não, a franquia possui uma importância enorme para a história dos videogames e o personagem em si é amado/odiado por muita gente, o que sempre leva a discussões calorosas em fóruns, redes sociais e outros canais onde as pessoas conversam sobre o assunto.

Os sites também não conseguem veicular as novidades sem ao menos tecer uma leve opinião, mesmo quando o anúncio não tem tantas novidades. Nós aqui do Retroplayers estamos sempre falando sobre os games do ouriço, cada um com sua opinião.

Não é novidade para os amantes do lado clássico da franquia que Sonic Mania está em desenvolvimento e que tem um potencial enorme para nos atingir direto na nostalgia, dano crítico, já que o projeto está nas mãos de quem é fã dessa época e tem competência suficiente para nos trazer outra experiência inesquecível do Sonic gordinho dos olhos pretos.

Mas e quanto ao projeto paralelo que está em desenvolvimento pelo Sonic Team? Os últimos jogos lançados pela equipe em questão foram considerados por muita gente como ruins ou medianos, embora muita gente goste de Colors e Generations (eu estou nessa turma e não escondo isso de ninguém). Ainda assim, mesmo eles não chegaram nem perto de terem o sucesso comercial e de críticas que tiveram os primeiros títulos lançados para o Mega Drive. Isso é um fato.

Sonic Forces foi anunciado como Project Sonic 2017 no ano passado e desde então vem levantando suspeitas e esperanças por parte dos jogadores. Com data prevista para o final deste ano, o jogo está prometendo trazer uma jogabilidade parecida com a de Sonic Generations, com fases que remetem ao Sonic Clássico (o gordinho) e o Moderno (o de olhos verdes, magrelo e tagarela). O primeiro trailer do jogo foi esse daqui ó:

Além disso, recentemente também foi anunciado que poderemos jogar com um terceiro personagem. Ao invés de adicionar um novo amiguinho criado pelo próprio Sonic Team, dessa vez temos a oportunidade de criarmos o nosso próprio personagem, entre opções de animais, cores e outras características. Quem quiser conferir o vídeo do anúncio, só dar play aqui embaixo.

Também foram divulgados trailers de jogabilidade e fases tanto do Sonic Moderno quanto do Sonic Clássico, que eu vou colocar à seguir para vocês ficarem inteirados do assunto, caso não tenham visto ainda.

Bem, dada a notícia, agora vem o grande motivo pelo qual este post existe: sendo mais um novo jogo de uma de minhas franquias favoritas, eu preciso emitir algumas opiniões sobre o que estou achando desses anúncios. Aliás, é bem complicado falar sobre um jogo ainda não lançado apenas vendo vídeos dele e com algumas informações a mais, mas vamos ver o que consigo desenvolver aqui. Mas eu tenho que confessar que tudo que foi mostrado até agora me deixa um pouco preocupado.

Primeiro de tudo, a impressão da física do jogo. Parece que o Sonic Team definitivamente não consegue de forma alguma replicar a física do Sonic de Mega Drive em fases do Sonic Clássico. Já vimos uma física bem esquisita nos dois episódios de Sonic 4, especialmente o primeiro. Sonic Generations não fica muito atrás e também mostra uma jogabilidade diferente da que tornou o personagem tão famoso, embora não seja tão ruim quanto a dos jogos episódicos.

Sonic Forces

Sonic 4 Episódio 1: Física pra quê né?

Em Sonic Forces, tudo indica que teremos exatamente esta mesma jogabilidade de Generations. Nas fases clássicas, é muito estranho como o Sonic perde velocidade rapidamente após atingir uma mola ou ao atingir badnicks. Lembram como era divertido virar bolinha na descida e ver o personagem ganhando uma velocidade alucinante? Não parece acontecer aqui. Isso tudo é um bocado alarmante.

No caso do Sonic Moderno também parece ser exatamente a mesma de Generations, com aquela correria nos trilhos que não tem nenhum desafio misturada com algumas partes em 2D que são um pouco mais interessantes. Não duvido que surjam barreiras invisíveis que te impedem de voltar nas fases modernas, para desespero do Sabat e de outros jogadores que curtem explorar as fases.

Segundo ponto é a música apresentada no vídeo da Green Hill Zone. Aquela música não me agradou em nada e eu sei que não fui o único. Estamos na torcida para que não seja a música definitiva da fase.

Aliás, falando em Green Hill Zone, vi algumas pessoas resmungando sobre a presença da fase em mais um jogo. Oras, me respondam uma coisa: por que é que o Mario pode percorrer basicamente as mesmas fases em uma porção de jogos diferentes e o Sonic não pode ter mais uma aparição da Green Hill Zone, que é clássica à beça? Tudo bem que isso gera uma certa “competição” com Sonic Mania e que isso não é nada saudável, mas gente, tem muita gente que só falou isso simplesmente para ter do que reclamar. Menos, né? Não é o tipo de detalhe que deveria influenciar na decisão de comprar ou não o jogo.

Voltando ao assunto música, em um dos vídeos de gameplay mostrados, o do personagem customizado, a música pareceu mais interessante. Se você me disser que ela não tem nada a ver com Sonic eu vou concordar contigo, mas não dá pra dizer que ela é de toda ruim, vejam só.

Eu particularmente gostei.

Agora, sobre o personagem customizado, bem, isso não me impressiona em nada. Eu juro que entendo qual foi a ideia aqui, o que não falta é fã doido da franquia criando personagem de vários tipos diferentes e colocando o nome/apelido deles no bicho. Sério, não coloquem o nome de vocês seguidos de “the hedgehog” na internet para não terem pesadelos a noite. Enfim, essas pessoas agora terão a oportunidade de colocar a ideia delas no mundo do jogo, o que é bacana… para elas!

Pra quem não liga para essas coisas, meu caso, isso acaba não cheirando e não fedendo, sabem? Fico preocupado de causar o efeito “Sonic Adventure”, onde a gente acaba sendo obrigado a jogar com os amiguinhos do Sonic com jogabilidade duvidosa (Big the Cat que o diga), para assim poder ver o fim do jogo. Eu espero muito queimar a língua com esse parágrafo aqui quando o jogo sair, mas por enquanto, a novidade mais me preocupa do que me deixa animado.

Confesso que ainda não entendi bem para que público este jogo é direcionado. Pessoal das antigas com certeza está mais interessado em Sonic Mania. Pessoal da geração, digamos, intermediária, continua esperando por Sonic Adventure 3. Talvez o Sonic Team queira agradar somente a galera da fan base de Sonic que costuma aceitar qualquer coisa e depois dizer que quem não gosta destes jogos não é “fã de verdade” de Sonic, que é uma grande besteira.

Como disse anteriormente, a SEGA quer repetir a fórmula de jogabilidade de Generations, embora o que de fato tenha chamado a atenção nele tenha sido o fator nostálgico, fases clássicas e modernas que já existiam antes em um jogo novo com gráficos bacanas e versões novas das músicas. Será que um novo jogo sem essas fases clássicas vai ter a mesma repercussão positiva? Não acho tão provável, mas posso estar enganado.

Sonic Forces

Chemical Plant Zone em Sonic Generations: isso era legal!

Vou jogar Sonic Forces quando ele for lançado, claro. Curto a franquia, curto o personagem (mudo, de preferência), curto o universo todo criado pela SEGA. Só não consigo criar grandes expectativas. A impressão que passa é que mais uma vez vamos cair no famoso Ciclo do Sonic. Torço muito para que eu esteja errado, só que infelizmente eu acho que não estou.

E vocês? Como estão se sentindo em relação aos anúncios da SEGA e do Sonic Team em relação ao jogo? Alguém esperançoso que agora vai ou vamos concentrar nossas empolgações em Sonic Mania mesmo? Digam aí, o espaço dos comentários é de vocês!


Sobre Cadu

Velho caduco, fã de Sonic e seus jogos (menos o Boom, credo), viúvo da SEGA assumido e mestre absoluto das piadas ruins. Tem esperança de que algum dia surgirá um Final Fantasy Tactics novo tão bom quanto o primeiro.

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Visio

    Show Cadu! Ótimos pontos de vista.
    Eu também fiquei preocupado com essa desaceleração do Sonic no modo clássico. Está muito estranho… Espero que mudem isso pra dar uma sensação mais bacana de velocidade.
    Eu curti essa customização de personagem. É o tipo de coisa que tá ali pra ser usado por quem quiser e só. Pelo menos normalmente é assim. Se forçarem o uso…bem…se fizerem isso aí fudeu de vez.
    Quanto a comparação com o Mario eu acho justa. Tem que repetir fases se quiser apelar para a nostalgia e um personagem da década de 80 deve usar isso a seu favor. Corretíssimo.
    No mais eu já to de saco cheio de tanto Sonic ruim e não sei como poderiam adaptar esse Sonic moderno para uma aventura que nos dê maior controle do personagem. Cansei se assistir o Sonic correr… 🙁

    • Parece que não são poucos os que se incomodaram com a perda de velocidade, né? Sinal que está estranho mesmo.
      Bom saber que eu não sou o único que vejo a nostalgia da Green Hill com bons olhos. Pessoal às vezes exagera um pouco na reclamação.
      E vc falou da pior parte dos jogos mais modernos, o lance de ficar mais assistindo do que jogando… tomara que não esteja muito presente neste jogo, pq isso enche muito o saco.
      Valeu Visio!

    • O problema do “Sonic moderno” é que tem tanto comando (ataque, utilização de itens, etc), que deixar tudo no comando do jogador pode ser complicado pros gamers “atuais”, que gostam de facilidade… Na época do Mega e do Master, era correr pra frente e pular em cima dos inimigos/itens, isso era fácil e poderia ser feito com uma boa velocidade sem atrapalhar, mas imagina agora na “era 3D”, onde temos que nos movimentar em 360 graus, ter que se preocupar com todos esses comandos… Esse “Sonic com câmbio automático” começou a ser utilizado já no Dreamcast, mas do PS2 pra cá realmente exageraram… como diz o Visio, “assistimos” o Sonic correndo sozinho, e só decidimos o que pegar ou atacar…

    • Nests99

      cara. Vamos falar do assunto mais sério.
      Este Sonic clássico não é o
      de Generations. Primeiro de tudo, não é o mesmo. E ele vai ter algum
      Boost como o Sonic Moderno, mas, com uma velocidade reduzida (50% de
      Boost). Então, espere o jogo mostrar mais habilidades….. Os caras
      querem definirem o jogo em questão de segundos ou menos de 10 minutos de
      game play…….

      • Se for isso mesmo, então ele tá mais para o Clássico do Generations de 3DS do que o de console “de mesa”. Inspiração tirada dos jogos de DS também.
        Essa semana o Sonic Team falou sobre o Forces ser para outro público mesmo, então sinceramente já não sei mais se ter o boost é bom ou ruim… kkkkk
        Valeu Nesta!

    • Guilherme

      MIMIMIMIM tanto sonic ruim? fala pra mim quais são esses sonics ruins, não vale unleashed pq esse é bom!

      • Eu também gosto de Sonic Unleashed, mas dizer que ele é bom é forçar demais a barra, Guilherme. Menos, né?

        • Guilherme

          Faça me rir, pq ele é ruim? Se for por causa do werehog seu argumento é válido!
          Ele possui cenas em vídeo dignas dos filmes da Pixar
          Sistema de iluminação mais sofisticado da indústria de vídeo games
          Jogabilidade plataforma de combate (Com uma enorme variedade de combos)
          Velocidade maior que as do megadrive (Independente de opiniões)
          Ótima história
          Conteúdo de sobra em missões, interação com NPC’S
          Com tudo isso o jogo é o quê? BOM !
          Durh!

          • Guilherme

            Sonic Forces Usa a mesma fórmula do Generations, pq seria ruim? Não tem como ser ruim! e sobre a trilha sonora, chega a ser engraçado você comentar, pois a série sonic é bastante expandida em diversos estilos de música. Rock,Eletrônica,Jazz,Orchestra! enfim, mais uma matéria tendenciosa pra ficar gozando no mania e apedrejando o forces. E só pra falar viuvinha da SEGA, saia da caverna e jogue os jogos da sega além dos antigos,
            Yakuza
            Hatsune Miku
            Super Monkey Ball
            Puyo Puyo
            Valkyria Chronicles
            Abraços!

          • Meu Deus, de onde saiu essa figura? Meu filho, você não tem o MENOR senso crítico, só está digitando asneira, e o RetroPlayers não vive devido a flame de gente que se julga entendida. Se você veio aqui pra desrespeitar os comentários de todo mundo que tem opinião contrária à sua quanto aos jogos de merda da fase atual do seu mascote predileto, então ou vc capa fora daqui e volta lá pro “Planeta Sonic”, ou vc vai ter que trocar o IP do seu modem a cada visita. Gente sem educação aqui não tem vez, se vc deixou a sua em casa, vá buscar, e vá na velocidade do Sonic.
            Seus comentários já foram deletados.

          • Guilherme

            Coitado, não sabe refutar, e tem que apelar para deletação! Salve Planeta Sonic!

          • Visio

            Hahahahaha Porra! Guilherme é fã de Sonic mesmo, tão rápido quanto o Sonic, eu nem vi o comentário, infelizmente (ou felizmente).
            Espero que essa mágoa no seu coração passe tão rápido quanto o sucesso do Sonic passou.
            “Mudou pra melhor, não tava muito bom, tava meio ruim também, tava ruim, agora parece que piorou.”
            Não leve a sério cara, nem eu me levo a sério =D

          • Altieres Lima da Silva

            Esse cara é Seguista, sabe como é esses istas né? Ele vai em foruns, portais e fica sempre defendendo a Sega e seus jogos independente se são bons ou ruins. Não vamos perder tempo com esses istas.

          • Já sentei o pé na bunda já. Que vá vomitar groselha em outro lugar!

        • Davi Alexandre Fagundes Leal

          Sonic Unleashed pra mim é o melhor jogo do Sonic já feito até hj

  • Danyelle Vieira

    Eu
    acho que a Sega devia manter a linha do Sonic Mania, uma apresentação
    retrô, ou caso queiram o “Sonic da era digital”, algo no máximo da época
    do Dreamcast (Adventure 1 & 2)… Qualquer coisa posterior a isso
    não tem a qualidade que o Sonic merece pelo que ele representa… Sonic
    Generations foi bom, mas querer repetir a dose pode ser perigoso para
    nosso ouriço azul!!!

    • Depois que eu já publiquei como visitante que consigo logar na bost… da disqus pra colocar meu nome… kkk

      • huahua… é trágico, mas o disqus é doido pra fazer essas sacanagens com a gente. Enfim…
        Seu comentário pra mim retrata muito bem o que é a realidade, principalmente ao citar que Generations é de fato bom, mas a fórmula não deveria ser reutilizada… há uma chance disso acabar queimando o próprio Generations.
        Vamos ver, ainda tô torcendo para que eu esteja queimando a língua com esse post, esperança é uma droga, né? kkkkkk
        Valeu pelo comentário, Danielle!

    • Guilherme

      Seu comentário chega a ser hipócrita e engraçado!
      Sonic Clássico NUNCA inovou e sempre seguiu sua fórmula e sempre foi bom, agora que o moderno decide seguir a fórmula do generations que é boa! ‘AAAIINN isso é perigoso’ AFF VAI CATAR COQUINHO!

      • Altieres Lima da Silva

        Ela quis dizer que é bom para o padrão do Sonic dos últimos 15 anos, já que o último game da franquia a ser tão bem recedido foi Sonic Adventure 2 e nesse meio tempo, o que o pessoal gostou um pouquinho mais foi o Generations. Mas claro que ninguém quer outro Generations, o pessoal gostou mesmo foi de controlar o Sonic gordinho no Generations.
        Por isso o Sonic Mania está fazendo tanto sucesso.

  • Ivo

    Fala Cadu, excelente ponto de vista! Claro que você entende mais de Sonic que euzinho aqui, mas também achei meio estranho a sensação de velocidade. Em alguns jogos eu acho rápido demais e outros lento demais, sempre acho que nunca conseguiram manter o ponto certo como os Sonics de Mega.

    Sobre a customização, eu até curti sabe! Não que seja algo espetacular, mas curti você criar seu próprio personagem. Mas com o Visio falou, mantenham uma linha legal e não forcem muto. Colocar nego com estampa e maluquices assim não vai ficar legal.

    Minha impressão Cadu é que esse jogo é voltado para um público mais novo e assim agradar eles os fãs mais das antigas vão ficar com o Sonic Mania, impressão que tenho é que a Sega fez dois jogos justamente para isso. Agora não me pergunte se um vai dar um tiro no outro, porque isso pode acontecer.

    Eu vou ficar com o Sonic Mania mesmo, esse vou jogar só se for algo MUITO maior que está sendo mostrado nesses vídeos.
    Vamos aguardar.

    Valeu Cadu! Grande Abraço!

    • Cara, sobre entender mais ou entender menos, não tem muito disso… a gente jogou muito Sonic nos anos 90, inclusive no nosso caso teve até Master System (muita gente deixou de jogar essas preciosidades), então a gente sabe muito bem o que quer e o que pode ser problema.
      A customização eu esqueci de responder o Visio, então vou responder os dois aqui… talvez eu tenha problematizado um pouco isso, mas eu ainda tô preocupado com o Sonic Team nos obrigando a usar, saca? Vcs mesmos disseram… fases obrigatórias e tal. Pode ser que seja até divertido, mas historicamente a coisa não costuma ser das melhores, aí que liga o meu alarme.
      Acho que o alvo do Forces é a galera mais nova mesmo, tem razão. Só não sei se é uma estratégia boa, mas enfim, quem sou eu pra julgar. Ainda bem que tem o Mania!
      Valeu Ivo!

      • Flávio Forti

        Cadu, eu acho errado usar novamente a nostalgia para criar um novo jogo do Sonic, para isso teve o Sonic Generation, para mim esta na hora de criar jogo inteiramente novo. Se quererem apelar para a nostalgia, relancem os jogos antigos com os gráficos atuais. E em relação aos jogos do Sonic do Master System voltei a jogar, pois comprei o Master e os jogos do Sonic. Abraços, Flávio

        • Eu não sei se entendi muito bem o comentário, me desculpe se eu falar bobagem aqui, mas vamos lá. Sobre usar nostalgia pra jogo do Sonic, bem, ao meu ver existe aí um ponto a ser considerado, que é sobre o que o jogo se trata. Se for um jogo nos moldes clássicos, 2D, pixel art, etc etc etc, não vejo problemas de uso de nostalgia para pegar ainda mais público. Se for algo mais nos moldes atuais, é melhor que tentem algo novo mesmo, pq as formulas que foram usadas desde a entrada no ambiente 3D não são sucesso absoluto nem de vendas e nem de crítica. Problema que o Sonic Team não sabe o que fazer e tem medo de arriscar, custos são altos pro negócio afundar e tal. Faz algum sentido, embora seja decepcionante.
          Muito bom que está jogando os jogos de Master, para mim são grandes joias da franquia, pena que pouca gente experimentou! Esses sim eu gostaria de ver uma espécie de remake com gráficos melhorados (ainda assim, pixel art estilo 16 Bits, mas pode ser que eu seja conservador demais ao dizer isso! rs).
          Valeu Flávio!

      • Cadu, uma boa ideia para um game novo seria SONIC ADVENTURE 3, e não um “Sonic Generations 2” como a Sega esta propondo… Ter dois Sonics no mesmo game deveria ser algo comemorativo (como foi nos 20 anos do Sonic, no Generations) e não uma realidade! E esse negócio de personagem customizado parece que algum ex-funcionario da Nintendo da época do Wii resolveu pedir emprego na Sega, e estão querendo fazer “Mii ouriços”! kkkk

        • Eu não sou o maior fã da série Adventure, mas com toda certeza que tem uma chance enorme de sucesso comercial se saísse o 3. Quem sabe em um aniversário de X anos do primeiro Adventure? Seria uma bela sacada!

  • Colonel

    E aí Cadu, Beleza?

    Recentemente tentei jogar um game do Sonic mais recente, escolhi o Sonic Colors pois é um pouco mais elogiado mas pra ser franca só passei da primeiro “mundo” e larguei.

    Sei lá, realmente não gosto do Sonic tridimensional, todas as partes que não sáo com visão tradicional achei chatas de controlar e também de explorar. Como não sou nem nunca fui um bom gamer de jogos 3D, bota na minha conta essa insatisfação haha

    Por isso nem me animei com esse novo Sonic… gamer velho e ranzinza é foda hahahaha

    Abraço!

    • Fala Colonel! Blz mano?
      Cara, pessoal comentou no último RetroCast que falamos de Sonic: o Colors é cansativo pacas! Embora eu tenha terminado ele duas vezes, nunca tive paciência de pegar todos Red Star Rings pra ver o final verdadeiro. As duas vezes desisti. Ainda vou tentar fazer isso. O jogo não é de todo ruim, mas comparado ao que jogamos no Mega (e Master/Game Gear) ele fica muito atrás.
      Eu também não sou muito de jogos 3D, demorei pra me acostumar a eles, tanto que até hj eu tenho problemas com Super Mario 64 que eu sei que é uma obra prima (curioso que adoro Mario Galaxy), então entendo quando vc diz sobre a “conta da insatisfação”… huahuahuhuahau! Mas ao mesmo tempo também te apoio muito quando vc critica o Sonic tridimensional. A grande verdade é que a SEGA nunca acertou em cheio em um jogo do ouriço em 3 dimensões, não importa o quanto os fãs chorem e resmunguem o contrário.
      Ah, claro, eu também te entendo sobre gamer velho e ranzinza, acho que este post inclusive prova que eu tô nessas também! HAHAHA
      Mas ainda fica aquela esperança de que quem sabe um dia a gente queime a língua e elogie um jogo 3D da franquia, né?
      Valeu Colonel!

  • Orakio Rob

    Concordo plenamente, Cadu. E já desisti de Sonic faz tempo.

    Quando o Generations saiu, eu me animei. E honestamente, até gostei da Green Hill Zone em 2D, achei que era um bom começo. Infelizmente, as fases seguintes eram um tédio só, tanto em 2D quanto em 3D, e o jogo estava cheio de problemas como os que você mencionou. Mas… gosto não se discute, teve gente que curtiu, então taí mais um jogo no estilo do Generations.

    O meu problema com os jogos modernos do Sonic vai um pouco além do fato da Sega não conseguir replicar as mecânicas e a jogabilidade dos originais. É que já se passaram mais de 25 anos do primeiro Sonic para cá, e eu não quero mais repeteco: eu quero uma evolução. Se quiser jogar um Sonic como nos velhos tempos, eu jogo um dos jogos da franquia no Mega Drive.

    Na parte 2D, eu até entendo que não tenha muito no que mexer, é mais replicar as mecânicas antigas e aprimorar umas coisinhas, mas pombas, pelo menos criem fases que façam a coisa valer a pena! Você pega um New Super Mario Bros U, por exemplo: é repeteco, é o mesmo jogo de 1900 e caixa prego, mas vai ver os estágios? Brilhantes, cheios de grandes sacadas, você não tem a sensação de estar jogando a mesma coisa que já jogou antes. Os jogos modernos do Sonic em 2D só trazem fases entediantes, sem graça nenhuma, sem novidade. Para piorar, a física é uma droga, mas nem uma física boa salvaria esses jogos.

    E não me faça falar em Sonic em 3D. Na minha opinião, a Sega até hoje não acertou nessa transição. Sonic Colors, Sonic Generations, Sonic Lost World, para mim é tudo um lixo. Pela madrugada!

    • Fazia tanto tempo que eu não ouvia/lia um “pela madrugada” que eu quase engasguei dando risada do final do seu comentário, Gagá! huahuahuahuahua
      Gostei do comparativo que vc fez com o NSMBU, muitas vezes é impossível falar de Sonic sem mencionar Mario. Sim, o level design dos jogos 2D do Mario do Wii U são sensacionais como sempre, a Nintendo têm um cuidado e carinho enorme com a franquia, sempre teve. Posso estar enganado, mas talvez o universo do Mario seja um pouco mais fácil de surpreender por conta de power ups novos que trazem novas possibilidades também. Já o Sonic Team faz a cagada de implementar homing attack em jogo 2D, caso do Generations de 3DS e o infame do 4. Pior: o level design do 4 é claramente influenciado pela presença desse ataque. Pensando nisso, tenho que concordar contigo que nem a física perfeitamente igual à do Mega salvaria o 4. O Generations talvez salvasse, mas eu sou meio suspeito pra falar pq gosto do jogo, me remete muito à nostalgia e isso meio que me iludiu. E eu tenho consciência disso e não ligo! kkkkkkkkkk

      Por essas e outras eu não estresso quando alguém diz não gostar dele e do Colors que gosto bastante também, embora seja MUITO cansativo! Mas OK OK, não vamos falar de Sonic 3D! rs
      Bom, vou parar de bancar o advogado do diabo azul aqui e dizer que esse Sonic Forces não tá me trazendo esperança nenhuma de que teremos uma reviravolta na franquia e o fim do famoso Ciclo. É uma pena, o ouriço merece um futuro melhor, mas cada vez mais ele está fadado ao fracasso… a não ser que o Mania seja um sucesso comercial, boto fé no que o Christian Whitehead e cia pode nos trazer, tenho a esperança de que ele como fã vai conseguir trazer de volta toda sensação dos jogos antigos e, quem sabe, colocar uma ou outra novidade que possa fazer bem pra franquia. Mais ou menos o que vc falou com as “grandes sacadas” presentes nos jogos do bigodudo. Tomara, né? A gente tem que ficar na torcida.

      Valeu Gagá!

  • Thiago Rodrigues

    Estou bem animado, a jogabilidade uncolor (ou colorshead) ainda não atingiu o seu apíce e está com cara que será atingida aí e sinceramente gostei bastante da nova Green Hill inclusive a sua música.

    • Pô, justo eu que vivo fazendo trocadalhos demorei pra decifrar o Uncolor/Colorshed! Fiquei um tempão tentando entender o que vc tinha falado! Que diacho! ahuahuuahhauhuahua
      Então, eu confesso que gosto um pouco sim da mecânica deles (e do Moderno no Generations), lance de trocar para jogabilidade 2D e 3D. Pode ser sim que eles atinjam um nível mais alto dessa jogabilidade e surja algo interessante disso. O que me mata é que as partes em 3D são muito nos trilhos, talvez pelo fato da física ser um pouco estranha, a ponto de confundir em possíveis partes de plataformas/buracos. Fora a parte que o jogo se joga sozinho correndo em loopings, também me incomoda um bocado. Se conseguirem melhorar isso, aí talvez eles cheguem a uma fórmula que conquiste boa parte dos fãs velhos e ranzinzas da franquia (tipo eu! hahaha). Tomara que vc esteja certo e eu não! rs
      Sobre a Green Hill, acho que vc é a primeira pessoa que eu vejo dizendo que gostou da música, sem zoeira! Acho que eu tô rodeado de velhos chatos que nem eu, isso explicaria o pq da maioria das pessoas que conheço não terem gostado! kkkkkkkkkk
      Valeu Thiago!

      • Thiago Rodrigues

        A ideia da jogabilidade uncolor é justamente essa: As partes 3d são as partes “cinemáticas” que sempre houve nos jogos do Sonic e a 2d é a dedicada as partes de plataforma.
        Ao contrário de muitas pessoas eu crítico a jogabilidade da parte 2d que é muito dura, a parte 3d pra mim é sempre divertida mesmo que sozinha não se sustente (Sonic Unleashed que o diga).
        obs: Não se preocupe, só eu mesmo que gostei da música da Green Hill.

  • Pô, justo eu que vivo fazendo trocadalhos demorei pra decifrar o Uncolor/Colorshed! Fiquei um tempão tentando entender o que vc tinha falado! Que diacho! ahuahuuahhauhuahua
    Então, eu confesso que gosto um pouco sim da mecânica deles (e do Moderno no Generations), lance de trocar para jogabilidade 2D e 3D. Pode ser sim que eles atinjam um nível mais alto dessa jogabilidade e surja algo interessante disso. O que me mata é que as partes em 3D são muito nos trilhos, talvez pelo fato da física ser um pouco estranha, a ponto de confundir em possíveis partes de plataformas/buracos. Fora a parte que o jogo se joga sozinho correndo em loopings, também me incomoda um bocado. Se conseguirem melhorar isso, aí talvez eles cheguem a uma fórmula que conquiste boa parte dos fãs velhos e ranzinzas da franquia (tipo eu! hahaha). Tomara que vc esteja certo e eu não! rs
    Sobre a Green Hill, acho que vc é a primeira pessoa que eu vejo dizendo que gostou da música, sem zoeira! Acho que eu tô rodeado de velhos chatos que nem eu, isso explicaria o pq da maioria das pessoas que conheço não terem gostado! kkkkk
    Valeu Thiago!

  • Éder Rodrigues de Souza

    Seria muito bacana o Sonic Mania lançado pro Megão! Deveriam aproveitar que estão lançando o Paprium que é um novo jogo pro Mega e lançar essa versão do jogo em cartucho em edição limitada sei la!

    • Éder, eu acho que todo mundo compraria isso viu! Único porém é que eu não sei se um cartucho comportaria o game, me parece que ele vai ter muito mais frames de personagens e vai rodar tanta coisa simultânea que desconfio que o Mega não suportaria, então não sei qual a viabilidade em termos técnicos.
      Tem o lance da distribuição também, mas uma edição limitada teoricamente resolveria este problema.
      Não quero te dar um balde de água fria nem nada assim, também sonho com isso, seria épico demais! Ia vender mais que Mega Drive novo e jogo da Mônica somados, sem querer pegar no pé da TecToy (só um pouco, vai! hahaha). Mas a gente tem que considerar os fatos as vezes e… ah, quer saber? Que se dane! SEGA LANÇA LOGO SONIC MANIA PRO MEGA, CARAMBA! kkkkkk
      Valeu Éder!

      • Éder Rodrigues de Souza

        Então pq a Watermelon desenvolveu o jogo Paprium com 80megas no cartucho, e pelos cenários da pra ver que realmente fizeram um bom trabalho, segundo o Túlio Adriano ainda tem mais lenha pra queimar nesse Mega Drive, talvez um leve reduzida nos frames resolva, mas um chip extra no cartucho daria um gás extra….. Enfim. Seria épico demais, talvez os caras até cogitasse uma distribuição igual do Paprium que vc faz uma pré compra e tudo certo, na hora que vi essa notícia e vi o cartucho com o anel pra download deu aquele sentimento puta merda pq não lançam em cartucho!!!!!!

        • Difícil dizer Éder, dependendo de como fizeram o jogo, só o motor preenche esses 80MB tranquilamente! rs
          Devem ter outras questões técnicas envolvidas, mas se eu fosse a SEGA, tentaria fazer uma versão para o Mega, mudar o aspecto da imagem e o que mais for necessário pra isso. Seria um baita marketing e ia ter um monte de fã louco que nem a gente que ia comprar sem pensar meia vez! huauhauhauhauha
          Valeu Éder!

          • Éder Rodrigues de Souza

            Dificil saber….. mas só saberão de fato quando botarem a mão na massa, então vale a tentativa, e eu acho que uma hora ou outra a Sega pode vir a entrar nessa onda, pois os jogos da WaterMelon estão saindo bem, tanto que comprei o pier solar, e o Paprium esta com problemas no site, acredito que esteja vendendo bem, tenho certeza que esse anuncio da Sega Forever pode ser um indicativo de que algo futuro nessa linha de desenvolvimento de jogos pode surgir. Eu acho que vai funcionar, acredito que a Sega deveria ter feito aquele cartucho extensor Sega SVP no lugar do 32x que ajuda no processamento de polígonos e outros canais de saída de audio, se tivessem produzido esse esquema era possível ter uma tecnologia desse Sonic Mania em mãos, ou seja, seria uma boa a Sega desenterrar esse projeto e dar uma aperfeiçoada no conceito e tocar bala, acho que faria sucesso, enfim….. então acredito que ainda da pra fazer umas coisas que possam viabilizar esse projeto.

        • Nests99

          Se GERAL COMPRAR NO STEAM OU O PACK, isso pode acontecer, porque se os fãs não fazerem o trabalho valer a pena, eles não se interessarão em fazer a versão para Mega Driver.

      • Éder Rodrigues de Souza

        A gente deveria bombardear a caixa de emails da Sega falando lança Sonic mania pro Mega Drive

        • Nests99

          COMPREM A VERSÃO STEAM E FAZER CAMPANHA PARA NINGUÉM BAIXAR PIRATA! DENUNCIAR TODOS OS LINKS QUE ACHAR! Aí sim a SEGA faz o jogo para o novo Mega Driver.

      • Nests99

        Há essa possibilidade….. Mas…… Já temos 3 jogos sendo feitos por fãs para o novo Mega Driver. Sonic mania pode entrar na lista? SIM, mas COMPREM! NÃO BAIXEM 0800 PIRATA! mas vai ser um pouco restrito por conta das Cenas Curtas que obviamente vão remover e deixar no máximo uma imagem com as letras de diálogo. Isso pode ocorrer se…… COMPRAREM O JOGO! ENTÃO, POR FAVOR, COMPREM!!!!!!!!!!!!!!

        • Isso aí! Bora comprar esse jogo logo e apoiar a causa, melhor jeito de protestar contra as porcarias dos modernos!
          Nada de pirataria!
          Viva a SEGA!

  • Visualmente tá até bonito. Mas não me empolga mais jogar Sonics com esta roupagem moderna. O Generations até que gostei viu?

    • Muita gente gostou, Jeff. A impressão que tenho é que os outros foram tão sem graça que o Generations e o Colors acabaram se destacando por não serem ruins! kkkkkk
      Bonito os últimos jogos ficaram, trilhas sonoras muito fodas e o escambau. Problema tá no principal: jogabilidade. Espero que acertem nesse Forces e que eu queime a língua (ou os dedos) bonito com esse texto! kkkkkkkkkkk

  • Altieres Lima da Silva

    Pra mim o Sonic morreu no Mega drive. O jogo era perfeito, mas agora eles colocam poucas fases 2d nos jogos, e pra mim são as partes que a velocidade do Sonic é melhor aproveitada. É só a Sega copiar a Nintendo no New Super Mario e vai parar de sofrer, mas ela parece que não gosta de dinheiro.

    • “Morreu” eu acho um pouco pesado, mas não dá pra negar que a qualidade caiu vergonhosamente desde que saiu do Mega (e do Master/Game Gear também, né? Não vamos ignorar os ótimos jogos em 8 Bits da franquia). Não sou daqueles fãs cegos que engolem qualquer coisa! rs
      Seria bem legal mesmo se a SEGA pensasse igual à Nintendo nesse ponto, Altieres! Vc mandou bem no comentário. Enquanto Mario lança jogos 2D e 3D SEPARADOS, a SEGA tenta misturar tudo e fica um negócio meio estranho, as vezes até divertido, mas que poderia ser melhor… muito melhor! Vamos ver se essa iniciativa de lançar dois separados com propostas diferentes (Forces e Mania) acaba virando rotina. Quem curte os jogos mais clássicos vai poder fazer a festa com novos jogos na pegada! Seria muito bom!
      Valeu Altieres!

  • Guilherme

    Lendo esse texto:Mimimimimimimimi
    Salve Planeta Sonic!

    • OK, agora que vc já leu, que tal uma opinião sua que valha a pena a gente responder? ^^