SEGA vai relançar franquias antigas? Sei não…


Sabe aquela velha história da tempestade em copo d’água? Procurar pelo em ovo? A Navi falando “Hey, listen!!” pra qualquer tranqueira inútil que o Link deixa passar? Então né… Essa história de hoje talvez não seja tão por aí, mas que chega bem perto, chega!

Não dá pra não notar esse mundaréu de sites replicando as notícias um dos outros como se fosse aquela boa e nostálgica fofoca que a sua mãe fazia com a vizinha no portão de casa, lembra? Começava com um resfriado, e aí a vizinha contava pra outra vizinha com aquela doze certa de alteração nos ânimos e emoções, que contava pra amiga que contava pra fulana e quando a história chegava em cicrana, já haviam morrido uns 3 de ebola no bairro! Bons tempos, hoje em dia nego mau olha na cara do vizinho…

Mas essas situações ainda ocorrem, nossa imprensa é especialista em histórias aumentadas com títulos que vão além do que realmente está acontecendo, e a última delas pode responder pelo nome de A SEGA VAI RELANÇAR FRANQUIAS CLÁSSICAS. E o que precisa acontecer para que essa situação se concretize como mais uma papagaiada aumentada pela imprensa? Nada! É só não acontecer nada! =)

“Mas caramba Sabat, como assim você chega do nada e acaba com a minha infância? Como assim essa notícia tá aumentada? Sé loco? #ASegaVoltou, Sonic Win!”. Calma caro amigo retroaventureiro, não estou louco ainda. Um pouco senil, mas pra louco ainda falta um pouco!! O que acontece é que a SEGA SAMMY HOLDINGS disponibilizou um documento esses dias (muito do mau feito por sinal, tá loco!) com 37 páginas relatando os planos da empresa para os próximos anos. Metade do assunto era obviamente sobre máquinas de pachinko, a inesgotável mina de ouro da Sammy Holdings, e boa parte da outra metade era sobre os planos para a contraparte referente à nossa querida SEGA e seu vasto reino no mundo nos games.

Aí, apareceu esta parte:

SEGA

Bla bla bla “Revival of past IPs” bla bla Wiskas Sachê. Pronto, a Sega vai relançar franquias antigas. De uma hora pra outra, especula-se de Streets of Rage a Phantasy Star, pipocam listas de preferidos a um reaparecimento em todo lugar, e o público sedento vai à loucura.

A imprensa atual adora esse tipo de coisa. É famigerado, é polêmico, é amplo, faz as pessoa opinarem, e o melhor de tudo: cria esperanças que muitas vezes, se mostram vazias. Percebam como essa frase é vaga: “Reutilização de IPs do passado e utilização ativa de IPs de terceiros, etc.”. Apenas isso foi mostrado nesse documento, só esta frase (além da frase dentro do quadrado acima que diz a mesma coisa), mais nada, e só metade da bendita frase cita o assunto do momento. Não ouve qualquer menção a nomes, período, plataformas dessas IPs, nada.

OK, tá dizendo lá mesmo que a SEGA vai reutilizar franquias antigas, o objetivo é criar hits globais, e isso é ótimo! Mas, sabendo que essa utilização pode ir desde a uma simples inclusão de títulos na Mega Drive & Genesis Classics do Steam ou em um Virtual Console da vida a 3 Reais cada, passando pela plataforma mobile e seus eternos jogos genéricos de correr indefinidamente, até chegarmos a um verdadeiro REVIVAL como foram os ótimos After Burner Climax e Out Run 2, será que é pra se esperar tanto? E ainda tem o risco nada pequeno de sermos agraciados com outro, pasmem, Golden Axe Beast Riders.

SEGACalma gente, não é bem assim. É de praxe a SEGA reutilizar algumas de suas franquias esquecidas, como aconteceu com estas IPs que citei. Antes mesmo dessa matéria aparecer, Puyo Puyo Tetris já havia sido lançado para PS4 revivendo essa clássica franquia de puzzles, e não é de hoje que sabemos que Toejam & Earl estará recebendo ainda este ano um game para PC e Nintendo Switch chamado Back in the Groove, mas esperar que até 2020 a empresa resolva fazer muito mais do que isso, é muita, mas MUITA pretensão simplesmente por que isso que foi dito no documento e que nem foi tratado com qualquer importância diferenciada é algo tão trivial que não havia motivo para tanto alarde. Quando alguém tenta conseguir informações sobre até que ponto isso pode chegar, as respostas ficam sempre restritas a Mega Drive Collection e Shenmue, e o restante todo é fomentado por uma imprensa que parece se deliciar com a esperança que eles acabaram de criar nos leitores por que gera cliques.

Claro que eu fico torcendo para que saia algo bom! Ô se fico! Estou vibrando com a chegada de Sonic Mania e não vejo a hora de poder correr novamente com o ouriço em um jogo clássico oficial e inédito, imagine então se eu não ficaria extasiado com um novo Streets of Rage ainda mais depois que caçaram o remake, malditos. Mas se vocês acham que eu vejo alguma chance de isso acontecer, não, esse documento com cara de apresentação de 8ª série feito no Power Point não me convence não, então nem vou me iludir. Se vier é lucro, se não vier, fica a fofoca nostálgica em formato digital: acredita quem quer, espera quem quer.


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Nada a ver Sabat, a SEGA voltou, Dreamcast 2 será lançado, Streets of Rage 4, Phantasy Star V, o passado está de volta! Kkkkkkkkk

    Pois é, se fosse destaque tudo isso, o Twitter do Sonic já teria causado bastante. Eventualmente as coisas voltam, difícil é acreditar que vem com a mesma força e qualidade dos anos 90. Mas deixa a galera sonhar, ainda não pagamos impostos por isso… huahuahua.

    • Né mano =) que eles vão usar ips antigas é certeza, mas e aí? E se for pra celular? E se for Phantasy Star 4 pra virtual console? =) pessoal se ilude demais kk

  • Colonel

    Mano, tá brincando comigo que todo esse fervo entorno desse anúncio é com base nesses prints que você colocou no post? Huahuahuahua hua

    Valews pelo esclarecimento, Sabat. Assim eu já reduzi a expectativa a quase 0 e não me frustro quanto a isso no futuro.

    • Sim Colonel, é só por isso! Por causa desse print feio aí. Só e somente XD. A única coisa que eu consegui encontrar além disso foi uma entrevista com um cara da Sega da Europa e ele só falou de Virtual Console e aquele Shenmue meio indie que estão fazendo. =)

  • ElfoGamer

    É… realmente seria muito bom se a SEGA fizesse novas versões dos grandes clássicos, mas é muito mais provável que sejam mais jogos antigos para o Steam, Virtual console ou celulares.
    Mas é claro que a esperança de termos novas versões continua, bem pequena mas continua. 🙂

  • Vão
    reviver franquias da SEGA? Por favor, que caprichem nos novos SONICs, continuem
    Streets of Rage e Virtua Fighter, já ficaria satisfeita!!!