SEGA Forever e o fim da bateria dos nossos celulares


Para quem acompanha as notícias do universo dos videogames, em especial o retrô, imagino que a essa altura do campeonato já não deve ser mais novidade que foi anunciado ontem em definitivo o SEGA Forever.

Não está sabendo o que é? Eu explico. Tudo começou com uma campanha da SEGA que envolveu o envio de uma fita K7 (sim, total anos 90) para sites e outros influenciadores de mídias digitais contendo algumas músicas de jogos clássicos da companhia. Junto havia uma cartinha – inclusive em português para os brasileiros que receberam – com uma mensagem dizendo que as fitas revolucionaram a indústria da música e que a SEGA estaria prestes a fazer o mesmo com jogos retrô no mobile.

sega forever

O pessoal da WarpZone recebeu uma. Que inveja, Cleber, que inveja!

Pois bem, esta semana finalmente os demais pobres mortais que não receberam a fita (tipo eu e toda a cambada do RetroPlayers, como pode isso!!) conheceram a verdade sobre o SEGA Forever. Trata-se de um serviço de jogos clássicos da empresa, que serão lançados gradualmente para dispositivos mobile (celulares e tablets) de forma gratuita, porém com anúncios. Cada jogo lançado poderá ter os anúncios desabilitados, desde que a pessoa pague uma taxa de R$ 6,49 no Android ou US$ 1.99 no iOS.

Pera lá. Antes de mais nada, vejam só o trailer (em português!) que ficou bem bacana.

A notícia se espalhou pelo mundo todo e, no geral, dividiu opiniões, sendo que os fãs da companhia ficaram completamente ouriçados – desculpem – nas redes sociais (tipo eu) e algumas pessoas amarguradas da vida ficaram irritadas ou não deram bola para a proposta.

Eu entendo, port de jogos para dispositivos mobile não é algo que deveria empolgar tanto mesmo. Entretanto, eu fiquei contente com o anúncio sim, principalmente pela esperança de que alguns jogos que normalmente não aparecem em coletâneas oficiais estarão lá disponíveis para jogatina. É bom dizer que a SEGA pretende lançar ports de jogos de todas as plataformas dela também, de SG-1000 a Dreamcast.

sega forever

Eu já baixei tudo sem dó!

Sim, os jogos não são simplesmente emulados e ponto final. Eles foram (e serão) portados utilizando Unity com algumas funções extras adicionadas a eles, como High Scores online e possibilidade de salvar o progresso. Pode não parecer grandes coisas, mas uma empresa lançando seus jogos assim “de graça” é algo a se considerar.

A primeira leva de jogos conta com Sonic the Hedgehog – a versão HD que já havia surgido nos celulares anteriormente, mas agora tem a versão com anúncios -, Comix Zone, Phantasy Star II e Kid Chameleon. Sim, você vai poder jogar Kid Chameleon até o fim usando o recurso de salvar o progresso. E desde que não sacaneie usando o recurso, vai poder esfregar na cara daquele seu amiguinho que se gaba por ter terminado deixando o Mega Drive ligado um fim de semana inteiro que você também é capaz de terminar o jogo, só que gastando menos energia. Não é bacana?

Particularmente torço pelo sucesso do serviço. Quem sabe assim ele acabe surgindo em outras plataformas, como PC e consoles? Em uma entrevista feita para o site Gamesindustry.biz, o diretor de marketing da divisão mobile da empresa deu a entender que é uma possibilidade. Já pensaram no futuro podermos jogar no Switch junto com os clássicos da Nintendo? Eu adoraria! SEGA + Nintendo é como a fusão do Vegeta e do Goku, só pode sair algo realmente poderoso. Infelizmente os puristas discordam, mas o que eu posso fazer quanto a isso, né?

Mas seria interessante termos o lançamento em PC e consoles. Convenhamos que jogar jogos antigos com tela touch é impraticável. Controles bluetooth para celulares quebram um baita galho e tem alguns bastante competentes, mas ajudam a acabar com a bateria do celular, e ainda por cima, talvez não sejam tão bons quanto os para consoles. Já até fizemos review aqui de um que está mais para quebra galho mesmo!

sega forever

O meu controle eu já tirei do armário depois de meses trancado lá dentro sem uso.

Claro que sempre tem a galera que reclama. Uns torceram o nariz, outros dando de ombro dizendo que o anúncio não é grandes coisas, eu discordo pelos motivos já citados. O SEGA Forever é um grande acerto da empresa, e tem tudo para ajudar a encher os cofres da SEGA, ou da Sammy, ou seja lá de quem for o cofre. Por falar em grana…

Teve chato que resmungou do preço cobrado pra tirar o anúncio de cada jogo. Gente, entendam que para manter os jogos custa dinheiro, mesmo os clássicos, e uma empresa vive de dinheiro e não de amor. Trabalhar de graça ninguém quer, né? Então, se acham ruim, simplesmente não paguem e vejam o anúncio. Se bobear é até mais lucrativo para a Sammy. Vai saber quanto ela ganha por anúncio assistido, né?

sega forever

Até o logo ficou legal demais!

Querem uma dica? Se vocês usam Android, procurem um aplicativo chamado Google Rewards. Respondam pesquisas, ganhem dinheiro virtual que pode ser usado no Google Play e gastem nos jogos SEGA de vocês. Ou então vocês podem voltar para o Candy Crush e ficar esperando pra poder jogar novamente, ou quem sabe, gastar dinheiro para isso? Enfim, cada um sabe o que faz com a grana que tem, né? Eu particularmente achei o preço muito justo, é basicamente a conversão do dólar sem acréscimos.

Sabem o que me incomodou? Eu já havia comprado Sonic HD anteriormente. Quando baixei o jogo gratuito com anúncios e cliquei no botão para remover os anúncios, fui direcionado para baixar o app que já tinha. Por acaso este app está em uma versão diferente – 2.1.1 contra 3.0.0 – do mais novo. Pode ser frescura minha, mas como vou saber se esta versão desbloqueada contempla tudo que tem na grátis? Curioso que o save de um funciona no outro.

sega forever

Vejam só, o da esquerda é o com anúncios e o da direita é o pago. Meio estranho. Tomara que seja apenas um detalhe que será melhorado no futuro.

Enfim, eu não ganhamos a fita K7 (e estou bastante decepcionado com isso, poxa SEGA) mas estou aqui defendendo que ela tente sim enriquecer com o menor custo possível. Com caixa cheio dá para pensar em arriscar mais no mercado, como com lançamentos de jogos de franquias antigas no melhor estilo AAA. Por que não?

E vocês? O que acharam do anúncio e dos lançamentos até agora? Já baixaram algum(ns) dos jogos? Estão jogando? Quais jogos esperam? O RetroPlayers quer saber!


Sobre Cadu

Velho caduco, fã de Sonic e seus jogos (menos o Boom, credo), viúvo da SEGA assumido e mestre absoluto das piadas ruins. Tem esperança de que algum dia surgirá um Final Fantasy Tactics novo tão bom quanto o primeiro.
Adicionar a favoritos link permanente.