RetroMorri: no caixão preto… Atari!


É galera, também estou participando do momento mais sombrio e macabro do Retroplayers. Calma! Ninguém está passando por momentos difíceis, brigas ou discussões. Está na hora apenas do RETROMORRI. Um meme comemorativo do Dia dos Mortos, para lembrar aqueles momentos horríveis, nojentos, macabros e raivosos que somente os amantes de games encontram perante a Senhora Morte. E nada melhor que começar o terror, com o console mais antigo que conheço – Atari. O velho e conhecido caixão-preto, aquele que você jogaria a vida inteira e nunca terminaria jogo nenhum, que passaria horas morrendo sempre do mesmo jeito, destruiria controles inúmeras vezes e  por final encontraria os jogos mais estranhos e macabros de todas as gerações. Acredito que muitos que lerem esse post passaram em branco pelos risos sombrios da morte no Atari, mas o velho Ivo aqui, não escapou dessas fatalidades. Então aproveitando o Dia Dos Mortos,  resolvi falar sobre 3 games totalmente “insanos” e que possuem “morte” com a maior diversão neles. Vale lembrar que esses games foram lançados na década de 80, então imaginem a repercussão na época, onde não existiam jogos de terror e muito menos violentos como nos dias atuais.

Começamos com nada menos que Haunted House.

                      Haunted House – A Mansão Assombrada Do Famigerado Graves

Em Haunted House você é um garoto que entra em uma verdadeira casa dos horrores, que é assombrada pelo fantasma de Zachary Graves.  A mansão esconde um antigo tesouro, que será o seu maior pesadelo. O game é totalmente confuso (para deixar você mesmo a beira da morte) com gráficos extremamente horríveis. O jogo se resume em um botão para acender a luz e enxergar ao seu redor, no qual seu herói aparece com dois olhos apenas. Você tem que escapar de aranhas, morcegos, monstros e o famigerado Graves. Posso dizer com todas as palavras que esse jogo não deixa você viver por mais de 3 minutos, joguei ele quando era criança e a única coisa que gostava nele, era o clima terror, que era algo inédito até aquele momento. O engraçado que não consigo dizer para vocês leitores, se o jogo é confuso de propósito para que você realmente sinta-se confuso em uma mansão assombrada, ou se realmente o jogo é confuso por ser um game ruim.

.The Texas Chainsaw Massacre – O Massacre da Serra-Elétrica

Quando eu era pequeno aqui em casa todos assistiam muitos filmes de terror (época do videocassete). Obviamente eu não gostava, mas ouvia muito eles comentando, e um desses filmes comentados era O Massacre da Serra Elétrica, ou no original – The Texas Chainsaw Massacre. O legal desse game é que você assume o próprio vilão, que tem que matar o máximo de mocinhas e mocinhos possível. Você encarna ninguém menos que o próprio Letharface com sua sanguinária serra elétrica. Eu adorava esse jogo (sem comentários que sou um psicopata hahahaha!). Esse jogo é super raro, meu irmão na época conseguiu com amigo que tinha viajado para o Eua. Acredito que ele não foi lançado no Brasil devido ao tema violento que possui. Pesquisando na Internet acabei descobrindo que esse jogo foi proibido em vários lugares, afinal qual pai deixaria seu filho jogar um game no qual você anda com um motosserra matando mocinhas? Meu irmão ainda dizia que esse jogo tinha algo haver com a aquela história do punhal dentro do boneco do Fofão! Quem se lembra disso?? Nem preciso dizer que saí falando para meus amigos da mesma idade sobre isso (agora entendo porque ele ficava rindo de mim).

.Halloween – Ou Sexta-Feira 13 no Brasil

Esse sim era o melhor game de terror de Atari, melhor que o próprio The Texas Chainsaw Massacre. Quem não se lembra dos filmes de terror Halloween e o clássico personagem Michael Mayers? Nesse jogo você assume o papel de uma mulher desesperada, que tenta salvar seu filho dentro de uma casa, mas nada é tão fácil porque o próprio Michael Mayers está sempre atrás de você com uma singela faca na mão. Mas ao contrário dos outros jogos, que você geralmente é a vítima, nesse você pode recorrer a uma espada e detonar o psicopata. Nem preciso dizer que eu esquecia o filho e corria atrás da espada para arrancar a cabeça do Michael Mayers. Mas nem tudo são as mil maravilhas: quando você mata Michael Myers, ele volta mais rápido e furioso. Outro detalhe é a trilha sonora que, dadas as devidas diferenças de capacidade, traz o tema principal do filme sempre que o assassino aparece! Quem não lembra aquela música macabra?  Esse jogo sem dúvida é o mais violento de Atari,  tem decapitações, morte de criança e até sangue jorrando pelo pescoço. Esse game é conhecido no Brasil como Sexta-Feira 13 (outro filme de terror super conhecido), esse eu tive naquelas cartuchos com 15 jogos que tinham travinhas para mudar de jogo. Até poucos anos atrás e jogando no emulador eu acreditava que o personagem principal era o Jason do Sexta-Feira 13.

.Bom galera! Se tiverem a oportunidade joguem esses games.
Garanto que ao invés da “morte” rir de vocês, vocês é que iriam rir dela! Hahahaha!
Mas não me responsabilizo por danos com ela depois.

Feliz Dias dos Mortos!
Seu amigo Vivo-Morto!
Ivo.

Participam do Meme até o momento:

Quer participar tambem? Crie um tópico com o Título “Retromorri: de alguma coisa” e envie o endereço do seu post para o Gabriel para que ele possa atualizar a lista e avisar a gente. Ai é só adicionar ao final do post, os links de todos que estão participando, e ficar esperto com as atualizações ^^

Fim


Sobre Ivoornelas - Ex Membro

“Amante de Mario Kart, retrogamer assumido, contador de histórias gamers e sonha ter uma lojinha de Games e Retrogames.”

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Jeff

    Interessante…
    Nunca imaginei que games com essa temática pudessem existir no Atari.
    A julgar pelas imagens até que parecem bons…são bons mesmo?

    • Ivo

      Eu gosto apenas do Halloween! Os outros são muitoooo ruins! Se tiver a oportunidade de jogar de emular! Demoro!

  • um falecido amigo meu tinha esse game do halloween e ele achava que era o Jason também, o meu irmão e os meus amigos iam jogar, menos eu. tinha tanto medo de filmes desse tipo e esse jogo que eu ficava esperando lá fora, nem entrava dentro de casa do meu amigo até eles acabarem de jogar. e eu nem ouvia o que se passava no jogo quando eles comentavam. e esse Haunted house já joguei, mas só um pouco no emulador.

  • Ivo

    Esse Haunted House foi lançando em uma nova versão-atual pela Activision! Se vocês derem uma procurada na net! Vai ver a nova versão!

  • Joguei muito o Sexta-Feira 13. Agora, lembrar do punhal dentro do boneco do Fofão! Putz! xD E a boneca da xuxa que matava as crianças?
    A infância da geração passada era um terror só. Caramba!
    Hoje nem existe terror mais, os bons são continuações daquela época!

    P.S. Foi só eu que achei o logo do Atari, lá em cima, parecido com uma caveira? 0_o

    • vai ver é impressão sua……..eu acho…..pensando bem, parece mesmo…….MEEEDOOOOO!!!

    • Ivo

      Foi de propósito a caveira como logo do atari >.< hahahaha!

      • TH

        Mas foi vc q editou para ficar com essa aparência Ivo ou vc achou uma assim na net? E se foi meio sem querer, eu tenho que dizer: Jesus!, kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Nossa véi, várias lendas de objetos “mau intencionados” achados dentro de bonecos daquela época ahUHAuhauHA

    • TH

      Sabia que vc ia curtir esse lance do punhal, rs.

      É a sua cara Gautama esses temas sombrios.

      • Daqui a pouco me torno guia espiritual do Retroplayers xD
        Rumo ao Subverso! Claro!

        • Tem dinheiro nesse Subverso?? =P to precisando!

          • Ivo

            Vocês lembram da história da boneca da Xuxa? Que a menina vivia brincando! Amava ela! Ficou um ano com ela juntinha! Depois no outro ano ela ganhou uma boneca nova e largou a da xuxa! Na manhã seguinte… ela acordo toda arranhada e sangrando! E na boneca da xuxa tinha marcas de sangue?!

          • Putz! Fiquei velhaco até com o boneco do Himen xD Trancafiei-o na gaveta.
            Que infância terrível! Tudo era do demônio e poderia te estrangular a qualquer momento. xD
            Mas nada supera as reportagem de OVINI do Fantastico da época. Hoje virou Fiástico, que porcaria… Lixo!

          • Dinheiro não… Tem ouro! Mas o difícil é sair de lá…
            Tô organizando uma expedição, posso incluir seu nome na lista? xD

  • Anônimo

    Sabat para de escrever assim que vc me mata… hahaha.

    • Pô mano, esse texto não é meu po, é do Ivo XD olha la o autor kkkkkkkk

    • Ivo

      Fala Celso! Qualquer coisa sobre o texto pode falar hein! Você/Vocês tb faz parte do texto! Inclusive em critícas e cia. Grande Abraço!

  • brunodesenhista

    Meu primeiro Videogame foi o Atari, mas sinceramente nunca gostei muito dele, lembro que pra mim foi na geração 8 bits que realmente nasceu o videogame, histórias, começo meio e fim, etc. Mas lembro sim desses jogos doidos do Atari, joguei muito o “sexta feira 13” e um pouco o Hauted House.

    No meio desse papo todo de terror me veio uma lembrança estranha a mente, alguns jogos ate hoje simplesmente me fazem me sentir péssimo !! Fico enjoado, me sinto super mal. Alguns exemplos que lembro agora são Gauntled e Doom.

    Acho que vale ate uma pesquisa com a galera, um tópico no estilo “qual o jogo que realmente parece ser from hell ?” kkk

    Obs: Sou o Bruno Bernardi mas to com problema maluco com meu navegador que já já vai ser corrigido !!

    Abraço galera retrô

    • Ivo

      Verdade! Um jogo que me deixava enjoado e com tonturas (por incrível que pareça) era Hexen de N64! Eu realmente ficava ruim com esse jogo! E até hoje não sei porque!

    • TH

      O mesmo para mim! Tive atari, mas para mimn os games começaram mesmo na era 8 bits. Eu falei bastante sobre isso no meu texto sobre meu primeiro video game o Bit System.

      Que bom que vc pensa igual, rs.

      Agora DOOM me faz sentir muito bem, rs. Adoro esse game!!!  Pricipalemnet o 64.

  • Starbearer

    cheguei a jogar todos esses, logicamente fora de seu tempo em vista a minha idade (21 anos), mas eu acho que desses daí, o mais debochado é o Halloween, muito sem noção cortar a cabeça da menina e ela ainda andar.

    • Ivo

      Hahahaha! Mas isso gerou várias teorias que se você realmente corta a cabeça de alguém ele fica vivo ainda por alguns minutos >.< Olha o papo! Sabat vai me expulsar daqui!

  • Caramba, legal relembrar os clássicos assustadores do Atari, Ivo!
    O primeiro jogo que eu tive no console se não me engano foi o Haunted House, eu pequeno não entendia muita coisa, até descobrir que tem que reunir o tesouro lá e voltar pra entrada custou muito.
    O Haloween pra mim sempre foi Sexta-feira 13 com Jason e tudo, muita gente acho que pensava isso.
    E o Massacre da Serra Elétrica eu não sabia da existência. Bastante interessante, só não entendo como podem vetar um jogo que mal da pra ver alguma coisa, mas enfim.
    Ótimo post!

    • Ivo

      Valeu! Sempre bom reelembrar! Tem outros jogos de terror! Mas eles são tão bizarros e chatos que nem valeu comentar! Frankstein é um deles!

      • Outro que eu não conheço! Vou procurar mais pra frente!

  • Ainda me espanto com a capacidade das pessoas de superar as limitações. É louvável como conseguiram fazer um jogo de terror no Atari. Sério.

    Não gosto muito de jogos de terror, mas fiquei curioso sobre vários deles depois desse Meme. Arrasô no Participamento!

    • Ivo

      Valeuuuuu! Jogue mesmo! Como venho dizendo aqui! Você vai rir muito!

  • TH

    Nossa, quem leu meu texto sobre meu primeiro video game o Bit System sabe que eu não gosto do atari e considero como o primeiro video game a era 8 bits.

    E também sabe que eu passo mal a jogar qualquer jogo do Atari. Não é zoeira para querer falar mal do Atari, eu passo mal mesmo! De vomitar e tudo.

    Agora imagina com esses games de terror, e naquela época que eu odiava filmes de terror depois de ter assistido cemitério maldito, kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Mas esses games eu vi no AVGN, ele fez um especial de hallowen com Atari e mostrou todos esses games aí. Ficou muito en graçado quando o a cara da Serra Elétrica corre atrás dele na realidade e assim como no atari ele fica atrapalhado por uma bicicleta, hauhauhauhauhahauhauhau.

    Seu texto tb ficou mutio bom Ivo. Pelo menos para isso eses games serviram, para gerar boas risadas em vídeo e texto! Parabéns!

    • Talvez você tenha daltonismo! 0_o …ou foi amaldiçoado por algum vizinho-primo-amigo por ter danificado seu ataria.
      Eu amaldiçoaria! xD

      • TH

        Putz, acho q não, o pior é que não tem a ver com poucos gráficos ou coisa assim, eu acho meio bizarro, não sei pq, assim como desenho de massinha, que só de pensar dá vontade de vomitar mano! hauahuahuahuahuahua

        Eu juro q não sei explicar o que é…..

        • Se quizer a gente abre uma sessão de Ouija, pra apurar esse fato, ainda dá tempo… ^_^v

          • TH

            ahuahuaha, Putz, sua cara mesmo. Oh vc me dando medo novamente.

            Será que serve para perguntar a RetroCharada? kkkkkkkk

          • Minhas retrocharadas só podem ser adivinhadas memso por pessoas que tem O PODER

            MUUUUUAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAhahahahaha!!!

          • Ivo

            Como comentei lá em cima! Tem outros jogos de Terror! Tem o Frankstein! Outro lixo! E tem um do tarzan! Mas esse nem é de terror! É pelas mortes! Crocodilo come e só fica metade do boneco nadando!