RetroFast: Mas então, qual é o seu controle preferido? Hum?


Odeio usar jargões e frases criadas por terceiros, mas dessa vez abrirei uma exceção: em time que está ganhando não se meche! No ultimo RetroFast, eu perguntei para a equipe o que eles achavam do temido e adorado controle do Nintendo 64, mas além das reações esperadas de amor e ódio, nossos integrantes e leitores quase sempre optaram por também mostrarem quais são os seus controles preferidos, vezes timidamente, noutras com mais alvoroço. Sendo assim, por que não continuar o assunto?

Assim decidi mudar só um pouquinho a pergunta da semana, e sai o controle de N64 (ou não, vai saber né), entra o seu controle preferido de todos os tempos! Vamos ver então o que a esquipe respondeu?

.

Como eu já havia me manifestado antes, o controle que eu mais gosto de todos os tempos é o do Nintendo Game Cube, mesmo admitindo que ele não é o mais funcional que existe. E a minha admiração por este controle se dá por um motivo simples: anatomia perfeita. Os gatilhos do controle são os melhores que existem, não ficam mau posicionados, não cansam os dedos, e o formato do controle não causa dores nas mãos após longos períodos de jogatina. O analógico é ótimo, e o direcional digital, apesar de minúsculo, é o mais rápido e preciso que existe pós Nintendinho 8bits. A disposição dos botões pode assustar o jogador à primeira vista pelo seu formato peculiar (A e B redondos sendo um maior que o outro, X e Y em forma de feijão rodeando o botão A), mas é só jogar um pouco que logo se percebe o quão confortável eles são. Ponto para a Nintendo, que erra e acerta no design de suas criações, mas pelo menos tenta!

.

O controle que mais me adaptei é e o que eu mais gosto, é da franquia do “preistêichon”. Ele nada mais é que um upgrade do controle do SNES.
Eu amo o controle do SNES, e o upgrade que a Sony fez foi perfeito. Depois do lançamento do N64 e o analógico central, a Sony o melhorou e colocou dois deles em um controle!
Os 4 botões de trás encaixam perfeito nas mãos caso use os dois analógicos (Quake 2 que o diga!) e o direcional em cruz faz o controle perfeito para jogos de aventura/luta. Jogar Test Drive 6 só com os dois analógicos é sensacional, usando um para direção e outro para acelerar/brecar. O “rumble” interno também é ótimo, e faz toda a diferença em jogos como Metal Gear Solid. Esse foi o melhor plágio+upgrade já feito!

.

Controle favorito? Acho que semana passada eu já disse, é o do GameCube. Mas por que? Pelo simples fato dele se encaixar perfeitamente na minha mão, adoro os botões L e R e só peca pelo direcional ser tão minúsculo. Porém, uma das coisas que pouco gosto é esse assunto de O favorito. Pra mim cada controle é adaptável. Gosto muito dos controles do Mega Drive, o do próprio N64 (apesar dos problemas que descrevi na semana passada) e por aí vai. O que eu posso falar são os controles que eu realmente não gosto, que no caso são os controles do Sega Saturn (nesse caso o modelo 3D pad), o controle do Jaguar e o famoso controles do NES e do Master System. Fora isso, tudo é adaptável, principalmente no caso do PlayStation, que tem ergonomia ruim, mas como já jogo a anos com ele acabou se encaixando a minha mão.

Controle Favorito! Eu havia comentado e repito novamente! O melhor controle de todos os tempos na minha opinião é o de SUPER NINTENDO. É algo que ficou marcado na minha memória e não consigo esquecer. Era o melhor controle para luta, futebol, aventura e cia. Direcional era perfeito e se encaixa em qualquer tipo de “mão” – pequena, média, grande. Aquele X,Y,B,A ficou de tal modo gravado em minha memória que as vezes em controles do Xbox 360 e Ps3 eu me vejo procurando o X,Y,B,A…hehehehe! Ergonomia dele é perfeita e sem contar a durabilidade… digo isso pela minhas experiência de um jogador-stress que socava/batia no controle e ele se mantinha intacto >.<. Ao contrário dos controles atuais que são descartáveis (Já tive 3 do Xbox 360 e olha que nem soco eles).

.

Bem, eu não tenho um controle preferido. Tenho mais de um. Sem dúvida, um dos melhores é o de Super Nes. Controle super resistente e que, mesmo não tendo alavancas analógicas (o que não era necessário em sua época) cumpria muito bem o seu papel. Além de bonito, super durável. Não sei como alguém consegue quebrar um desses. Em segundo lugar, eu poderia citar o controle do Xbox360. Além de se ajustar muito bem em minhas mãos, acho ele muito bonito. Os gatilhos são curvados, evitando escorregão dos dedos. O fato de possuir as alavancas invertida, com relação ao Dual Shock 2, por exemplo, ajuda a evitar lesões com o uso freqüente. É verdade que o direcional dele não é tão bom, mas já experimentei piores. E, se posso citar o terceiro preferido, eu fico com o controle de 6 botões do Mega Drive. A disposição de seus botões é perfeita. É o controle ideal para todos os tipos de jogos, pois não precisamos usar os dedos indicadores pra jogos de luta, por exemplo.

.

Meu controle preferido com certeza é o Dualshock do PlayStation. Baseado no controle do Super Nintendo, o primeiro joystick do Playstation já era bastante confortável, mas a adição das alavancas fez dele algo próximo da perfeição. Só isso… Dualshock é o melhor controle por ser o mais completo, ponto!

.

Eu gosto de simplicidade! Um botão para pular e um botão para atacar. É assim na maioria dos meus jogos preferidos! Mas alguns tiveram que adicionar o famoso “para cima e ataque” para usar a arma, ou “os dois botões juntos” para o ataque especial ou até mesmo usar o select para defender ou algo do tipo. Então para mim infelizmente, o incrível, resistente, preciso e simples controle do Nes original perde para o controle do Snes. Esse controle adiciona tudo o que faltava ao do Nes e mantém a simplicidade. Tem os detalhes de ter dois botões curvados para baixo e dois curvados para cima para vc saber sempre onde está com o dedo, adicionaram o R e L para ajudar no Scroll e em outras diversas funcionalidades. O encaixe é perfeito nas mãos. Ele é leve e é lindo! O direcional é preciso e tem o tamanho perfeito. O do mega de seis botões tb é muito bom e confortável, mas não tem a precisão do direcional que o perfeito controle do Snes tem!

.

Agora sai a equipe Retroplayers, entra você amigo leitor retroaventureiro! Qual definitivamente é o seu controle de videogame preferido? O negócio por enquanto está bem equilibrado, mas tenho a impressão de que o Dualshock II vai se distanciar da frente ^^

Continua


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • KanonClint

    É bichão , sabia que ia rolar um retrofast sobre o tema , o ultimo já tinha entregado a letra. O melhor controle na minha opinião é o DualShock 3, por uma simples razão: é o que mantem um bom desempenho na maioria dos gêneros, dos games de luta, até os simuladores de corrida. O controle do Saturn é disparado o melhor para os jogos de luta ( upgrade, do de 6 botões do Mega Drive), o do X360 é o melhor para FPS , mas sofrível para games de luta. E concordo com o Sabat , o controle do Game Cube é o mais anatômico de todos, mas pessoalmente eu não gostei do tamanho dos analogicos , e do direcional. Me lembro que quando fui jogar Soul Calibur 2 no Cube os detalhes citados me incomodaram bastante. Mas é como o TH disse: A nintendo sempre inovando E A SONY APERFEIÇOANDO ……ops será que foi isso mesmo que ele disse !?XD 
    Brincadeiras a parte, o DualShock é de fato uma versão mais anatomica do controle do Snes, e para mim o melhor controle de modo geral.  

    • Eu não gosto dos botões R2 e L2 do DS3 mano… eu ja achoa que no geral, a função analógica ali é um baita desperdício, e no DS3 ainda o botão ficou gordo, sei lá, ficou muito ruim de apertar kkkkk Prefiro o DS2 série A ahUHAUha

    • TH

      Caramba KanonClint, sempre pegando no meu pé, kkkkkkkkkkkkk

      As duas tentam né? A Nintendo tenta inovar a Sony tenta aperfeiçoar, as vezes acertam, as vezes não. Ninguém é perfeito.

      Mas o que eu digo é: é muito mais difícil ter novas idéias, do que aperfeiçoar (copiar).

      Por exemplo a Nintendo se deu muito bem com o Wii, mas se deu mal com o Virtual Boy e parece que vai se dar mal com o 3DS se as coisas não mudarem rápido. Mas a Sony tb não ganhou nada copiando o Wii mote com o move. Aquilo não serve para nada, pois esqueceram de uma coisa, que eu acho um pouco importante: os games, rs. Mas a Sony tb tentou inovar como por exemplo lançou o PSP go e deu no que deu, rs.

      Mas é isso aí KanonClint, não acho errado copiar não, só falei que acho mais fácil, rs.

      Estou imaginando quando vier um Sony vs Nintendo, kkkkkkkkkkkkkk

      Abraços KanonClint

  • Meu favorito é o Xbox Controller S. Na boa, não tem pra esse controle!

  • rapaz, por min é o Dualshock2 mesmo, é o controle essencial para qualquer gamer que use um emulador.

    • Pois é cara. serve pra jogar qualquer coisa menos Battletoads XD Pois é, menos Battletoads, não disse brincando aHUAHuah Pena que o único jeito de provar isso é jogando o game NO NES ORIGINAL e depois em QUALQUER OUTRO VG E CONTROLE: a diferença de precisão é gritante demais!!!!!

      • TH

        Verdade!!!!!!

  • Gustavo

    O mais anatômico é o do Gamecube com certeza. Mesmo assim eu ainda prefiro o do Super Nintendo, além de me identificar muito com esse controle é o mais gostoso para se jogar, com seus botões x/y e a/b muito bem posicionados e um direcional digital bem macio.

    • Baita controle maninho ^^ pena eu ter aproveitado pouco dele, mas os botões no formato cruz viraram padrão!

  • Fabrício Devechi

    Puxa Vida….acho que o Dual Shock é bom pra qualquer tipo de jogo…Mas o Sega Saturn e o do Mega Drive (6 Botões) são os melhores pra jogos de luta, isso sem dúvidas!
    PS: Atualmente uso o do Xbox 360 e estou muito bem adaptado por sinal.

    • Eu adoro o controle de 6 butão do Mega cara, como é bom aquele controle, nossa senhora!!!!!! Sou louco pra conseguir uns 2 daqueles ainda ^^

  • Hely

    Os melhores para mim são:

    1) Dual Shock 1: voto nele porquê é o mais versátil: serve para jogar quase tudo que é gênero e é é super confortável…tem bastante botões o que deixa ele perfeito para se usar para quase tudo….só o direcional que não é bom para jogos de luta, na verdade é bom sim, mas se comparado ao do Mega Drive e Snes não dá nem pro cheiro…

    Só uma observação: estou falando do primeiro Dual Shock(aquele cinza) que é a melhor versão de todos os Dual Shock, já o Dual Shock 2 acho ele muito macio, perdendo precisão nos comandos ainda dá pro gasto, e já o Dual Shock 3 parece aqueles controles de Polystation de tão ruim que é….quando peguei um pensei que era pirata e para minha surpresa era original…maior lixo: principalmente aqueles R2s e L2s analógicos lixo sem contar o direcional que é áspero e não sia nada nele: nem hadouken….=C

    2) Mega Drive 6 Botões(e Sega Saturn): excelente pegada, confortável, direcional perfeito e os 6 botões frontais o deixa perfeito para jogos de luta…o unico porém é que para alguns tipos de jogos ele não se dá bem em especial pela falta do L e R…já o de Saturn tem a “vantagem” do L e R, mas a pegada ficou pior por causa do tamanho um pouco menor e o L e R ficou muito frágil, quando se aciona eles parece mais um click de mouse do que um aperto de botão…mancada da Cega só para variar….

    3) Snes: não posso deixar de citar ele, pois o Dual Shock é um upgrade dele deixando o mais anatômico em vez do formato osso  e por causa da adição de mais um L e R…o Dual Shock deveria também ter copiado o excelente direcional do Snes em vez daquele direcional separado…

    • Olha Hely, o Dual Shock 1 era poderoso mesmo viu, difícil era conseguir originais VERDADEIROS pra comprar, pqp!! E eu tb não gosto do DS3 não… acho o direcional ruim (o pior de todos os Dual Shocks) e os botões traseiros analogicos são gordos! kkk a pegada ficou muito estranha!

      E quanto aos de mega e snes, não tenho o que acrescentar: ótimos demais!

    • TH

      Eu não sei Hely, não consigo gostar muito do controle do play. Não gosto do direcional dele. Não ter a parte do meio me incomoda sei lá….

      E o jeito que os dois analógicos ficaram para mim que tem a mão pequena é ruim, o do Xbox é mais confortável, pena que o direcional dele é um dos piores que já vi em minha vida, pior que do Master System, kkkkkkkkkkkkk

  • Anônimo

    e o vencedor foi…. SNES! só esqueceu de colocar isso no post! xD

    • TH

      Apoiado!

  • Eu sei que todo mundo vai achar que eu sou maluco, mas o melhor controle pra mim foi o de N64! O direcional analógico aliado ao botão gatilho logo embaixo pra mim era perfeito, tanto que anos depois de jogar Goldeneye com ele, joguei no emulador com um controle de PS2 (na verdade era um USB pra PC piratoso) e vi que não era a mesma coisa. Por mais que a galera fale mal do “garfo do diabo”, eu sempre gostei daquele joystick!

    • Aquele controle é revolucionário maninho!
      Quem fala mau dele é quem não teve um n64, ou teve e não gostou dos jogos, que infelizmente eram poucos. Claro, o design dele assustava, mas época é época, alguém tinha que fazer, sendo o resultado visualmente bonito ou não XD

    • TH

      Tb acho o botão logo abaixo do analógico muito gostoso para jogos de primeira pessoa ou jogos “tipo DOOM” como chamava na época.

      E como um dos meus jogos favoritos é o DOOM 64, então já viu né. Atirar com a .12 nesse controle é uma delícia, e como não tem que apontar para cima e para baixo, não precisa do segundo analógico.

  • Finalmente um post pra eu falar pouco. Como já havia dito, controle do Mega Drive 6 botões é Supremo, Absoluto, Incomparavel, santificado e descansa ao lado do senhor supremo.

    Vale uma lembrança que havia esquecido no post anterior, um controle que realmente chegou proximo ao “supremo” foi o Sidewinder da microsoft. Cara o controle era simplesmente demais, uma pegada perfeita, um pad muito bom e com os maravilhosos 6 botões na frente e mais 2 atras.

    Lembro-me bem como descolei esse controle, fui a casa de um amigo e lá no canto da sala jogado no chão, todo mofado estava ele, seus olhos olhando pra mim como um cão sem dono, então quis saber a triste história do coitado, e meu amigo JC explicou que era do irmão dele, tava todo quebrado ia pro lixo.

    Como bom “gari” de controles que sempre fui (tenho inumeros joysticks quebrados, principalmente de ps1, os quais sempre usava as peças e borrachinhas para consertar outros, ate borracha de telefone velho eu usava kkk) levei o pobre controle e deixei ele “na fita” pra alegrar minha jogatina no pc. Infelizmente um belo dia ele pifou a placa, ai não teve santo que desse jeito !

    è isso! Um abraço  galera Retrô ! (Putz eu havia dito que ser pequeno o comentário…como eu minto…o Umbral me aguarda “_” )

    • Jeff

      Bruno, eu me divirto demais com seus comentários. E mais uma vez obrigado pela visita amigo!

      • Tudo na paz Jeff ? Po amigo, eu que agradeço a todos vocês do blog, foi otimo achar uma galera que cresceu como eu, jogando muito Videogames.

        Adoro ler todas as materias e relembrar os clássicos, ou mesmo descobrir pérolas as quais nunca joguei, e rir demais com as histórias gamisticas.

        Mas acima de tudo! Cara…vocês fecharam Battletoads !!! “-”  Isso foi inumano…eu diria robótico…revolução das máquinas ? Corram pras colinas !!! kkk

        Um abraço!

        • TH

          Pô Bruno, vcs é muita gente, kkkkkkkkkkkkkk

          Foi só eu! hauhauahuahauhauhau

          Eu espero do fundo do meu coração que logo apareça mais um vídeo aqui com os Battleatoads e ainda mais impressionante que aquele, mas estou tendo pesadelos de algo terrível ter acontecido….

          Valeu Bruno!

    • ahUAuhaUHAUhauAHuh gari  foi foda, somos 2 então kkkkkk

      E o de mega pra mim só não é supremo por que não tem R e L, pois fora isso, é o melhor direcional digital ever!

    • TH

      Bruno, tb curto muito o controle de seis botões, acho uma delícia aquele direcional, mas como eu disse, quando precisa de muita precisão em uma game ele te deixa na mão.

      Cara eu te invejo nessa parte de conseguir abrir controle… Eu não consigo. Acho que uma vez aberto nunca mais será o mesmo, rs.

      Valeu mano!

  • Meus controles favoritos são o do N64, seguido do controle do X360!
    Só que ao contrário!
    ahahuahuahuahua

    Bom, eu gosto bastante do Dualshock 2 (PS2) e, para plataformas mais retrô (digamos assim), o controle de 6 botões do Mega Drive.
    Só pra discordar da maioria ninten… digo… da maioria da galera, eu não gosto do controle do SNES. Mesmo o Dualshock2 sendo uma evolução dele. Eu traumatizei com a época em que jogava Street Fighter 2 nele, era triste esse negócio de botões em cima pra jogos de luta, aliás, continua sendo. É claro que eu sou ruim em jogos de luta por causa desses botões, e não por falta de habilidade mesmo! kkkkkkkkkkkkk

    Se é que eu posso sonhar um pouco aqui, o controle perfeito na minha opinião seria um controle que tivesse o direcional do controle do SNES (concordo que seja ótimo mesmo) e os botões do de 6 botões do Mega. O tamanho do controle poderia ser algo um pouco maior que ambos. Formato acho que o do Mega. Sem analógicos. Pra jogos atuais eu mantenho o Dualshock2, sem aquela frescura de R2/L2 analógico do DualShock 3!

    Pra variar, escrevi muito! hahahaha

    • Opa Cadu, po, você quer fazer o controle perfeito e coloca o direcional do SNES??? sacrilégio XD kkkkkkkkkkkk

      Brincadeira cara, é que pra mim o direcional digital do Mega 6 botões é incomparável, naquele controlinho só faltou um R e L mesmo em cima, tipo no lugar daquele botão MODE inútel.

      E olha que o R e L do snes pra mim se resumia a troca de armas, rotação de cenário, câmera, e coisas do tipo, por que SOCO e CHUTE ali é coisa do capeta OO affe maria, ruim demais!!!

      • Eu não sei, o direcional do Mega de 6 botões atrapalha em alguns jogos. Lembro-me, por exemplo, de que não conseguia fazer o lance de seleção de fases do Sonic naquele controle, pq ele nunca pegava exatamente para o lugar que eu apertava. Era estranho. Pior q não lembro de nenhum jogo agora em que ele me “atrapalhou”, mas enfim. Ele sempre funcionou bem pra jogos que não necessitava de tanta precisão assim (não poder apertar diagonal em hipótese alguma), difícil explicar.
        E o “mode”? Aquela tranqueira só me serviu UMA VEZ na vida toda: no Golden Axe II… sem apertar aquilo ao ligar o console, o controle ficava doidão, com personagem se movimentando sozinho e o escabau! Coisa do capeta! huahauhuahuahua
        Pra fechar, concordo contigo… faltaram os L e R para troca de armas e coisas similares.

        • TH

          É Cadu, exatamente o que falo sobre esse controle de seis botões do mega. Ele é muito confortável, mas é impreciso e seu exemplo de seleção de fases no Sonic ilustra com perfeição o que eu queria dizer XD.

          Caramba, vc tentou montar um CaduControle, hauahuahuahauhua.

          E pára vai, vc jogar bem jogos de luta! Vive ganhando de mim, kkkkkkkkkk.

          Vou para de zuar pq da última vez que fui na sua casa vc me espancou no Marvel vs Capcom, hauahuahuahauhauhau.

          Abraços Cadu!

          • Em compensação no Street Fighter IV, fui massacrado! ahuhauahu!
            Lembrei até dos tempos dos jogos multiplayer de GBA (segunda vez que falo isso hj, mas em posts diferentes).

            E o direcional do controle de 6 botões é “impreciso”, achou o termo mais correto possível.

  • GameCube > Sisaxis > N64 > Todo o resto. UM BEIJO.

  • spyblack.wordpress.com

    Eu pelo menos gosto muito do N64, principalmente se utilizado com uma gambi LPT1, jogar jogos de CPS2 de luta nesse controle com 6 botões alinhados é algo genial, outro joy que curto muito é o do Saturn, a primeira versão não era tão boa mais a segunda versão (aquele mais parecido com o do mega drive de 6 botões) é muito bom e preciso. Mas, ainda tenho espetado no meu PC na LPT1 um joy de Snes original.

    O único problema desses joys novos é a frescura deles na hora de configurar, e a sua fragilidade, principalmente na questão dos cabos, e quando não tem fios e cai no chão eles ficam muito doidos.

    []´

    • Spy, eu sonho com um adaptador universal para controles antigos viu…. e se fosse usb então, pqp ae sim seria foda demais, pois LPT1 nem ta vindo mais nas placas novas.
      Jogaria de tudo com eles maninho, seria um sonho realizado, principalmente quando falamos do controle do N64.

  • JC

    NES e SNES!

    O controle do NES foi revolucionário, “inventou” o direcional e o do SNES é a evolução dele com a correção de alguns errinhos como o fio que foi centralizado e o formato mais arredondado do controle. E claro, mais botões…

    Mas os dois são os melhores, pequenos, leves e precisos, sem falar na durabilidade…

    • No NES o fio não é centralizado mas não chega a atrapalhar kkkk pior é no Bit System e no Famicom, que tem saida de fiu na lateral, ae é FUUUUU!

    • TH

      É JC, vc confundiu o controle do nintendinho com o do BitSystem, rs.

      Mas eu entendo, era no que a gente jogava na época né? rs

      Valeu JC!

  • Chapolin Colorado

    SNES RULES AGAIN!!!
    O melhor controle da história, para o melhor vídeo game da história. Óbvio né? Ele é perfeito, direcional perfeito, disposição dos botões perfeita, 2 botões curvados, 2 arredondados, L e R fácil de apertar… enfim, perfeição. E nele dá pra jogar por horas e horas sem dores.
    O 2º melhor seria o de PS2. Bem distribuido, mas dói a mão jogar muito.
    Só fico triste porque minha vida retrogamer é na maior parte via emulador. Nunca sequer vi um NES, Mega, N64… e muito menos usei um controle deles. Mas tudo bem, o mais importante eu tenho: um SNES!

    • Isso é verdade, o Dual Shock causa dor nas mãos.

    • TH

      Apoiado na parte do Snes, vermelhinho!

      E que pena que nunca jogou esses outros consoles, e agora, quem poderá que defender? rs

      Valeu Chapolin!

  • Femt

    Bem meu critério é bem simples, durabilidade e resistência,
    e para esses dois critérios a Nintendo é absoluta.

    Mas realmente o do Snes è o que mais me agrada.

    Eu lembro que meu irmão passava correndo  atropelando todos os fios e eu
    tenho os controles e o console do Snes em perfeitas condições.

    OBS: Seu eu fosse fazer uma lista de meus controles favoritos a única certeza é
    que os 3 primeiros colocados seriam Nintendo.

    • Jeff

      O Femt é suspeito. Só tem Nintendo na casa dele…
      Ele falou que tem um Master System lá…Será verdade?

    • Olha Fenr=t, diz o Jeff que seu currículo é suspeito hiem! haUHAUhau

      Minha lista seria Cube, Mega 6 botões, Dual Shock II

    • TH

      Apoiado Femt!

      Afinal o direcional da Nintendo continua o mesmo até hj não é mesmo?

  • Sou muito fã do Dual Shock e do SNES, mas pra mim o melhor controle é o do Mega Drive, o direcional era muito bom e os 6 botões garantiam uma ótima jogatina para games de luta. Só falta analógico nele, de resto é show de bola.

    • No ultimo encontro Mega Drive em Jundiaí, joguei novamente depois e tantos anos no 6 botões do mega e cara… como foi bom!!! Ô controlinho preciso, macio e anatômico aquele maninho XD

      • TH

        Macio e anatômico sim, e muito confortável, agora preciso ele não é não Sabat.

  • Pessoal é muito paga-pau do controle do SNES, coeh gente, eu amo Super Nintendo, mas confessemos que o controle do Megão é bem melhor, quando não está quebrado, claro. =P

    PS: para quem não entendeu, eu tenho 5 controles de SNES funcionando e 2 Mega Drive (6 botões) quebrados.

    • Aeeee Wolf !! Gostei de ver !! Com certeza tambem amo o Snes e ele realmente tinha um bom controle, mas querer compara-lo ao do Idolatrado Mega chega a ser um pecado digno de ser escomungado ! kkk

      Algo me diz que pra proxima semana iremos ressucitar a velha guerra Mega vs Snes. Que você me diz Sabat ? Vamos tacar fogo na fogueira!!!! (putz…horrorivel isso)

      • Hely

        Putz, Bruno: apoiado essa idéia de Snes x Mega é ótima mesmo…ou até mesmo qual o seu console favorito….imagina o bafafá que ia dar, hein???

        Horrorível(mistura de horroroso + horrível): quanto tempo que não vejo e nem ouço isso: tinha um amigo meu que sempre quando ia criticar algum game ele usava esse termo….por isso amo esse site: nos taz nostalgia pelas matéria e até pelos comewntários do pessoal….XD

        • Com certeza Hely, acho que semana que vem promete e muito !! Vamos ver o que o pessoal vai bolar !

          Cara, meus amigos vivem dizendo que ate as minhas girias são retrô kkk , tipo horrorivel ou chamar todo mundo de “Zé” ou “Maria”, palhaçadas do gênero rss

          Um abraço!

          • Vocês acham que eu ja não estou com essa carta aqui na manga guardadinha???? Mega vs Snes está pra chegar, e vai ser retrofast especial aHUAHuhauHAUhua Aguardem XD

        • TH

          Valeu Hely,

          E é por isso que adoro seus comentários, sempre nos motivando e participando ativamente do site!

          Muito Obrigado Hely!

      • TH

        Com certeza Bruno, vai dar o que falar, mas como o Sabat disse tem que ser algo especial, e todos que participar mesmo, como participava naquela época quando falavam que o video game dele era melhor que o seu, rs.

    • TH

      Eu acho terrível o formato do controle do Mega desde a época do Phantom System….

      Aqueles botões que não afundam direito, agora o de seis botões sim, é muito bom.

  • Piga

    Tenho dois controles preferidos.

    Um é o  DualShock3 do PS3. Tudo que tem de melhor do Dualshock2 sem fios.

    O outro é o Fightpad da Madcatz / Capcom, que eu uso principalmente no PC. Fica perfeito pra jogar os emuladores, o Windows reconhece de primeira e o melhor, sem fios.

    Falow!!!

    • É estranho o Dual shock 3: alguns gostam, outros detestam… eu não gosto, prefiro o 2  disparado XD

  • Marcelovmars

    Pra mim é o do Dreamcast !!!!!!!!!!!!!

    • Sério??? poderia esplicar os motivos??
      Não que eu esteja duvidando, mas é um controle bem digamos, excentrico e malhado por todos!!! Eu adoraria conhecer a versão de alguém que goste dele. ^^

  • Byeconcom

    Não é por nada não, mas já joguei vários videogames e de todos os controles o mais anatômico foi o do Sega Saturno.Simples, clássico, leve e de fácil manuseio!

    • É um puta controle mesmo cara, um PUTA controle. Pena o encaixe dele ser próprio do Saturn… poderia dar pra encaixar no meguinha ele XD

  • Istemthebronx

    Os melhores controles para mim são o de Super Nintendo e o de Sega Saturno.