RetroFast: Mas então, qual é o seu controle preferido? Hum?


Odeio usar jargões e frases criadas por terceiros, mas dessa vez abrirei uma exceção: em time que está ganhando não se meche! No ultimo RetroFast, eu perguntei para a equipe o que eles achavam do temido e adorado controle do Nintendo 64, mas além das reações esperadas de amor e ódio, nossos integrantes e leitores quase sempre optaram por também mostrarem quais são os seus controles preferidos, vezes timidamente, noutras com mais alvoroço. Sendo assim, por que não continuar o assunto?

Assim decidi mudar só um pouquinho a pergunta da semana, e sai o controle de N64 (ou não, vai saber né), entra o seu controle preferido de todos os tempos! Vamos ver então o que a esquipe respondeu?

.

Como eu já havia me manifestado antes, o controle que eu mais gosto de todos os tempos é o do Nintendo Game Cube, mesmo admitindo que ele não é o mais funcional que existe. E a minha admiração por este controle se dá por um motivo simples: anatomia perfeita. Os gatilhos do controle são os melhores que existem, não ficam mau posicionados, não cansam os dedos, e o formato do controle não causa dores nas mãos após longos períodos de jogatina. O analógico é ótimo, e o direcional digital, apesar de minúsculo, é o mais rápido e preciso que existe pós Nintendinho 8bits. A disposição dos botões pode assustar o jogador à primeira vista pelo seu formato peculiar (A e B redondos sendo um maior que o outro, X e Y em forma de feijão rodeando o botão A), mas é só jogar um pouco que logo se percebe o quão confortável eles são. Ponto para a Nintendo, que erra e acerta no design de suas criações, mas pelo menos tenta!

.

O controle que mais me adaptei é e o que eu mais gosto, é da franquia do “preistêichon”. Ele nada mais é que um upgrade do controle do SNES.
Eu amo o controle do SNES, e o upgrade que a Sony fez foi perfeito. Depois do lançamento do N64 e o analógico central, a Sony o melhorou e colocou dois deles em um controle!
Os 4 botões de trás encaixam perfeito nas mãos caso use os dois analógicos (Quake 2 que o diga!) e o direcional em cruz faz o controle perfeito para jogos de aventura/luta. Jogar Test Drive 6 só com os dois analógicos é sensacional, usando um para direção e outro para acelerar/brecar. O “rumble” interno também é ótimo, e faz toda a diferença em jogos como Metal Gear Solid. Esse foi o melhor plágio+upgrade já feito!

.

Controle favorito? Acho que semana passada eu já disse, é o do GameCube. Mas por que? Pelo simples fato dele se encaixar perfeitamente na minha mão, adoro os botões L e R e só peca pelo direcional ser tão minúsculo. Porém, uma das coisas que pouco gosto é esse assunto de O favorito. Pra mim cada controle é adaptável. Gosto muito dos controles do Mega Drive, o do próprio N64 (apesar dos problemas que descrevi na semana passada) e por aí vai. O que eu posso falar são os controles que eu realmente não gosto, que no caso são os controles do Sega Saturn (nesse caso o modelo 3D pad), o controle do Jaguar e o famoso controles do NES e do Master System. Fora isso, tudo é adaptável, principalmente no caso do PlayStation, que tem ergonomia ruim, mas como já jogo a anos com ele acabou se encaixando a minha mão.

Controle Favorito! Eu havia comentado e repito novamente! O melhor controle de todos os tempos na minha opinião é o de SUPER NINTENDO. É algo que ficou marcado na minha memória e não consigo esquecer. Era o melhor controle para luta, futebol, aventura e cia. Direcional era perfeito e se encaixa em qualquer tipo de “mão” – pequena, média, grande. Aquele X,Y,B,A ficou de tal modo gravado em minha memória que as vezes em controles do Xbox 360 e Ps3 eu me vejo procurando o X,Y,B,A…hehehehe! Ergonomia dele é perfeita e sem contar a durabilidade… digo isso pela minhas experiência de um jogador-stress que socava/batia no controle e ele se mantinha intacto >.<. Ao contrário dos controles atuais que são descartáveis (Já tive 3 do Xbox 360 e olha que nem soco eles).

.

Bem, eu não tenho um controle preferido. Tenho mais de um. Sem dúvida, um dos melhores é o de Super Nes. Controle super resistente e que, mesmo não tendo alavancas analógicas (o que não era necessário em sua época) cumpria muito bem o seu papel. Além de bonito, super durável. Não sei como alguém consegue quebrar um desses. Em segundo lugar, eu poderia citar o controle do Xbox360. Além de se ajustar muito bem em minhas mãos, acho ele muito bonito. Os gatilhos são curvados, evitando escorregão dos dedos. O fato de possuir as alavancas invertida, com relação ao Dual Shock 2, por exemplo, ajuda a evitar lesões com o uso freqüente. É verdade que o direcional dele não é tão bom, mas já experimentei piores. E, se posso citar o terceiro preferido, eu fico com o controle de 6 botões do Mega Drive. A disposição de seus botões é perfeita. É o controle ideal para todos os tipos de jogos, pois não precisamos usar os dedos indicadores pra jogos de luta, por exemplo.

.

Meu controle preferido com certeza é o Dualshock do PlayStation. Baseado no controle do Super Nintendo, o primeiro joystick do Playstation já era bastante confortável, mas a adição das alavancas fez dele algo próximo da perfeição. Só isso… Dualshock é o melhor controle por ser o mais completo, ponto!

.

Eu gosto de simplicidade! Um botão para pular e um botão para atacar. É assim na maioria dos meus jogos preferidos! Mas alguns tiveram que adicionar o famoso “para cima e ataque” para usar a arma, ou “os dois botões juntos” para o ataque especial ou até mesmo usar o select para defender ou algo do tipo. Então para mim infelizmente, o incrível, resistente, preciso e simples controle do Nes original perde para o controle do Snes. Esse controle adiciona tudo o que faltava ao do Nes e mantém a simplicidade. Tem os detalhes de ter dois botões curvados para baixo e dois curvados para cima para vc saber sempre onde está com o dedo, adicionaram o R e L para ajudar no Scroll e em outras diversas funcionalidades. O encaixe é perfeito nas mãos. Ele é leve e é lindo! O direcional é preciso e tem o tamanho perfeito. O do mega de seis botões tb é muito bom e confortável, mas não tem a precisão do direcional que o perfeito controle do Snes tem!

.

Agora sai a equipe Retroplayers, entra você amigo leitor retroaventureiro! Qual definitivamente é o seu controle de videogame preferido? O negócio por enquanto está bem equilibrado, mas tenho a impressão de que o Dualshock II vai se distanciar da frente ^^

Continua


Sobre Sabat

Dono, Chefe, Gerente, Cara da Xérox e Tia do Café do RetroPlayers! Meu negócio? Falar sobre games. Como? Escrevendo meus trabalhos, gravando minha voz horrível, ou filmando minhas humildes proezas! Onde? Aqui, ali, ou onde quer que me chamem!
Adicionar a favoritos link permanente.