Redenção Gamística: Sega Saturn + Sabat = pecados absolvidos!


Boas novas para o pessoal que sempre reclamou da ausência de jogos do Sega Saturn aqui no Retroplayers! Mas também não era por má fé ou falta de vontade né… simplesmente não havia na equipe alguém que tivesse jogado os games do dito console, uma fatalidade que está para ser reparada, amém!

Durante muito tempo o Sega Saturn me foi um completo desconhecido. Na época, eu sabia apenas que haviam alguns jogos nele que também existiam no Play Station, e uma meia dúzia de RPGs exclusivos que um japa conhecido adorava dizer que eram espetaculares… nem lembro que títulos eram aqueles… E o tempo passou, eu tive um PSx e um N64, e foi devido a eles que não senti a menor falta dos games do penúltimo console da Sega. Só mesmo depois de mais de uma década é que fui começar a me interessar pelos títulos daquele aparelho por um motivo único e que me chamou muito a atenção: os boatos, juramentos, e documentos autenticados em cartório que diziam que o Sega Saturn era um console muito mais potente que o PSx quando o assunto era 2D.

Mesmo assim, nunca fui atrás de um exemplar deste console…Provavelmente eu estava muito satisfeito com todo o restante de aparelhos que existem, tanto os que eu tenho quanto aqueles que eu jogo pelo PC. Mas caro amigo retroaventureiro: se em um momento de nossa vida, de repente pinta a oportunidade de conseguir um destes na base de uma troca entre amigos, por que não?

Mas antes, voltemos no tempo um pouquinho para falar da Página de Doações do Retroplayers… Eis a história: a alguns bons meses atrás, eu recebi um e-mail de um retroaventureiro ex-dono de game locadora. Dizia ele que possuía um monte de aparelhos, acessórios e jogos encostados, alguns funcionando, outros nem tanto, mas tudo disponível para doação desde que eu se quisesse tudo e me prontificasse a retirar pessoalmente! Claro que fui atrás, e o negócio veio farto: um NES original mas com defeito e que necessita de peças sobressalentes para ser arrumado 100%, um PSx modelo quadradão todo ferrado mas funcional e que eu já estou reformando e em breve mostrarei para todos, um Master System I com 2 controles, pistola, e um MONTE de cartuchos que em breve virarão um Master Especial aqui no seu blog preferido de velharias gamers, um Megão japonês com um controle pirata sem fonte que meu cunhadinho implorou pra eu dar pra ele (e eu dei, e ele já terminou todos os jogos que eu foram junto), e mais algumas coisitas, como um TurboGame CCE bonitinho que eu juntei peças com um outro aparelho igual que eu tinha aqui também fruto de outra doação e fiz um inteiro funcional, que acabei por doar para o filho de uma amiga junto de um cartucho com 60 jogos (os olhos do garoto não desgrudavam da TV, eu até me emocionei!).

Isso foi bem legal! O garoto grudou o olho na TV e a gente podia falar pra ele qualquer coisa que parecia que o figura estava surdo, totalmente hipnotizado. É muito bom ver o que os videogames podem proporcionar a uma criança independente da idade delas e do aparelho. O simplório e antigo Zippy Race que o diga! O garoto viciou no joguinho da “motoquinha“!

Mas 2 itens em especial me foram cedidos por esse cara, e são estes que vem ao caso nesse momento: dois Dreamcasts.

Um era chinês, o outro era da Tec Toy e veio quebrado, com o canhão ótico inutilizado e eu tive que concertá-lo… Acabei desembolsando uma boa grana nisso, mas valeu a pena! Levei o aparelho na própria assistência da Tec Toy e eles trocaram a unidade ótica, a carcaça amarelada por uma branquinha, ficou zerado e eu pude experimentar alguns games do console que… infelizmente e definitivamente não me cativaram nenhum pouco, desculpem os fãs. Não, não joguei Shemue antes que me perguntem… Joguei Rayman (que já havia jogado no N64), Crazy Taxi, Sega GT, Jet Gring Radio…  Nenhum me apeteceu, e os que poderiam apetecer, que são Ethernal Arcadia, Ikaruga, Sonic ADV 1 e 2, e RE Code Veronica eu já havia jogado tudo no Game Cube em versões melhoradas, então o Dreamcast se mostrou para mim um sistema tipo, inútil! Talvez na época certa eu o teria curtido, mas hoje não teve jeito.

Mas por que então foi que valeu a pena desembolsar uma grana para concertar o aparelho? Simples: por que eu poderia me desfazer de um e ficar com o outro para um eventual aparecimento de algum jogo interessante! Minha intensão então era fazer uma rifa no Encontro Mega Drive, mas não pude comparecer e acabou não dando certo. Depois, pensei em dar ele como prêmio em alguma promoção no Retroplayers, mas eu paguei caro demais no concerto para não reaver uma graninha de volta, sem contar que era um dinheiro que eu não podia gastar… minha esposa me olhou torto por isso a semana toda! Foi quando pintou a oportunidade de vendê-lo para uma retroaventureira que nos acompanha pelo facebook ^^ Negócio fechado, e ela está super feliz com o aparelho novo dela, jogando a torto e a direito! Por sinal é isso que eu quero que as pessoas façam com os consoles que a gente aqui do Retroplayers despacha: queremos que elas joguem, pois não estamos dando, sorteando e nem vendendo peças de coleção, e sim, aparelhos que estavam encostados esperando vida nova pelas mãos de alguém. Fui poético agora heim?

Observação para quem possa interessar: se eu não tivesse gasto 150 paus para trocar a unidade ótica e meia carcaça do bendito, eu não o teria vendido, e sim, doado ou sorteado. Não posso ter prejuízo também né, já chega o IPTU, IPVA, IPQP, IFUUU

E agora, com zero na nota mas sem prejuízo no bolso, eu ainda tinha um Dreamcast chinês que eu não iria usar pra nada pois havia _mais uma vez, desculpem os fãs_ detestado o aparelho e seu controle trombolhão. Havia sido um ótimo negócio de qualquer jeito, mas mal sabia eu que ficaria ainda melhor: heis que surge no meu MSN/Skype (FuuuuuuuuuSÃO!!), nada menos que o meu amigo abaitolado Gabriel, o famoso Titia do GLStoque, o blog de velharia GAYmer que todo HETERO deve dar uma visitada pra descontrair justamente por que o Gabriel é figura demais e entende MUITO do assunto retrogames! E papo vai, papo vem, e ele tinha um Saturn encostado, e eu tinha esse Dreamcast, e ele queria um Dreamcast e eu me interessei no Saturn… BORA FAZER UM TROCA-TROCA ENTÃO PÔ!  Não caramba, não esse aí que você pensou, seu mente poluída! Eu e o Gabriel batemos um rolo em nossos aparelhos, e eu acabei no final das contas, descolando um Saturn para noooooossa alegria! Nossa sim, por que quem vai ganhar com isso, são os retroaventureiros fãs deste console!

Bonito meu bichinho novo?
Este, ao contrário do Dreamcast, tem alguns games que eu DESDE MUITO TEMPO quero jogar, e que de alguma maneira, darei um jeito de por as mãos neles. Obviamente, cada um que eu jogar irá aumentar a biblioteca de reviews aqui do Retroplayers né XD a tendencia é o Saturn ficar até com mais reviews que o próprio PSx!!

Aqui vão alguns dos títulos que eu quero jogar obrigatoriamente:

GUARDIAN HEROES: Esse jogo da Treasure (que sou fã de carteirinha) me chamou a atenção desde o momento que eu o vi pela primeira vez lá no Shugames do Cosmão. Quero que este seja o primeirão pra começar bem a odisseia!

RADIANT SILVERGUN: Mais um da Treasure, e esse, há quem diga que é melhor que Ikaruga! Testaremos para ver qualé!

GRANDIA: Este é um dos meus 5 RPGs favoritos de todos os tempos, e sempre me disseram que a versão de Saturn, que é a original, é muito melhor… Quero comprovar o quanto antes, poi só joguei a de PSx e já achai o máximo!!

ASTAL: Por que é aventura, é ação, é plataforma, é bonito, e é 2D. Precisa mais? Então tá: o personagem com cara de invocado é super cativante, e olha que eu só vi vídeos!

PANZER DRAGON SAGA: Confesso que esse eu só vou jogar se o meu saco permitir… Por que é RPG né, e é diferente de Grandia, que é um dos meus favoritos e que eu terei o maior prazer em jogar novamente… Esse não sei o resultado, mas estou contando com o que falam sobre ele: magnífico, melhor trabalho do Sonic Team ever, melhor RPG da Sega, melhor jogo do Saturn, etc e tal…

PANZER DRAGON 1 & 2: eu simplesmente ADORO On Rail Shooters… Falei difícil? É por que você não leu a explicação que eu dei no RetroReview Burning Force! Leia logo e volte aqui depois!
Pronto? Então, caro amigo retroaventureiro: 2 On Rail Shooters a bordo de um dragão? Demorou!

PRINESS CROWN: Esse é um game raro, é do pessoal que fundou a Wanillaware (Odin Sphere e Muramasa) e é antecessor espiritual do game Kings Crowl, para PSNVou fazer o possível para achá-lo!

MEGA MAN 8: me disseram que a versão Saturn é mais bonita, tem jogabilidade melhor, e tem o Cut Man e o Wood Man como chefes a mais! OBRIGATÓRIO!

ERC’S ADVENTURE: sei lá se eu vou achar esse jogo, mas me pareceu muito legal!! É do mesmo estúdio que desenvolveu Zombies ate my Neighbours e possui uma mecânica parecida. Só isso pra mim já vale!

LAYER SECTION (GALATIC ATTACK): Shmup vertical com gráficos 2D lindos considerado um dos melhores do console. Se aparecer, jogarei!!

SEXY PARODIUS: Nunca joguei nenhum Parodius, e isso por si só já é motivo para jogar este. Some o fato de esta ser a melhor versão do jogo (pelo que dizem) em sons, gráficos e efeitos, e pronto: quero jogar!

DO DON PACHI: shmup vertical lendário, o BULLET HELL DOS INFERNOS DAS PROFUNDEZAS! Quero ver o quão fundo vai isso, fora que eu adoro shmups XD Sou ruim neles, mas adoro!

LEGEND OF OASIS: é o prequel do ótimo action rpg  BEYOND OASIS para Mega Drive! E sabem por que eu nunca joguei Beyond Oasis? Justamente por que quero jogar Legend of Oasis antes ^^. E essa espera já dura muitos anos heim!

NIGHTS: Não que eu realmente queira jogar Nights, mas é que o jogo veio junto! Então, aproveitarei né! Não vou muito com a cara dos gráficos 3D quando ficam antigos demais… não os acho charmosos como o 2D, que aos meus olhos, parecem nunca envelhecer. Então eu sempre olhei Nights e disse NHECA, QUERO NÃO! Mas não custa dar uma chance ao Aero Jester né!

Isso ai pessoal, estes são os poucos jogos que eu conheço da plataforma que por um motivo ou outro, muito me interessam. Em breve vai começar a pintar Saturn por aqui, aos poucos mas vai ^^ Quem sabe não pinta até um especial de alguma coisa dele né! Algum gênero, tema…

E como vocês puderam perceber, eu só tenho NIGHTS, que é o game que eu menos pretendo jogar desta lista toda!!

Estou extremamente pobre de jogos para essa plataforma, então só me resta acionar o meu Mendingo Mode e fazer a do pedinte: se você, caro amigo retroaventureiro generoso, tiver algum jogo de Saturn original encostado ai criando poeira e ocupando espaço, eu ficaria muito agradecido em recebê-lo para realizar essa jogatina ^^.  Eu até compro se me fizerem um precinho bem camarada, e não precisa estar em caixinhas originais e com manuais completos não, só precisa ser original pois o Saturn não é desbloqueado e não pretendo mudar isso pra não estragar o console! Me ajudem a jogar isso ai pessoal!! Eu quero muito gostar dessa plataforma, por que do Dreamcast, não deu… E DESCULPEM OS FÃS… DE NOVO!!

E em breve galera, vou atualizar a página de Doações do Retroplayers para que vocês saibam direitinho que fim está levando cada item que aparece aqui, e o que eles estão proporcionando para vocês leitores.

Agora é só aguardar os reviews ^^ O Retroplayers ficará mais forte ainda no lado Negro da força.

Fim


Sobre Sabat

Dono, Chefe, Gerente, Cara da Xérox e Tia do Café do RetroPlayers! Meu negócio? Falar sobre games. Como? Escrevendo meus trabalhos, gravando minha voz horrível, ou filmando minhas humildes proezas! Onde? Aqui, ali, ou onde quer que me chamem!
Adicionar a favoritos link permanente.