Redenção Gamística: Sega Saturn + Sabat = pecados absolvidos!


Boas novas para o pessoal que sempre reclamou da ausência de jogos do Sega Saturn aqui no Retroplayers! Mas também não era por má fé ou falta de vontade né… simplesmente não havia na equipe alguém que tivesse jogado os games do dito console, uma fatalidade que está para ser reparada, amém!

Durante muito tempo o Sega Saturn me foi um completo desconhecido. Na época, eu sabia apenas que haviam alguns jogos nele que também existiam no Play Station, e uma meia dúzia de RPGs exclusivos que um japa conhecido adorava dizer que eram espetaculares… nem lembro que títulos eram aqueles… E o tempo passou, eu tive um PSx e um N64, e foi devido a eles que não senti a menor falta dos games do penúltimo console da Sega. Só mesmo depois de mais de uma década é que fui começar a me interessar pelos títulos daquele aparelho por um motivo único e que me chamou muito a atenção: os boatos, juramentos, e documentos autenticados em cartório que diziam que o Sega Saturn era um console muito mais potente que o PSx quando o assunto era 2D.

Mesmo assim, nunca fui atrás de um exemplar deste console…Provavelmente eu estava muito satisfeito com todo o restante de aparelhos que existem, tanto os que eu tenho quanto aqueles que eu jogo pelo PC. Mas caro amigo retroaventureiro: se em um momento de nossa vida, de repente pinta a oportunidade de conseguir um destes na base de uma troca entre amigos, por que não?

Mas antes, voltemos no tempo um pouquinho para falar da Página de Doações do Retroplayers… Eis a história: a alguns bons meses atrás, eu recebi um e-mail de um retroaventureiro ex-dono de game locadora. Dizia ele que possuía um monte de aparelhos, acessórios e jogos encostados, alguns funcionando, outros nem tanto, mas tudo disponível para doação desde que eu se quisesse tudo e me prontificasse a retirar pessoalmente! Claro que fui atrás, e o negócio veio farto: um NES original mas com defeito e que necessita de peças sobressalentes para ser arrumado 100%, um PSx modelo quadradão todo ferrado mas funcional e que eu já estou reformando e em breve mostrarei para todos, um Master System I com 2 controles, pistola, e um MONTE de cartuchos que em breve virarão um Master Especial aqui no seu blog preferido de velharias gamers, um Megão japonês com um controle pirata sem fonte que meu cunhadinho implorou pra eu dar pra ele (e eu dei, e ele já terminou todos os jogos que eu foram junto), e mais algumas coisitas, como um TurboGame CCE bonitinho que eu juntei peças com um outro aparelho igual que eu tinha aqui também fruto de outra doação e fiz um inteiro funcional, que acabei por doar para o filho de uma amiga junto de um cartucho com 60 jogos (os olhos do garoto não desgrudavam da TV, eu até me emocionei!).

Isso foi bem legal! O garoto grudou o olho na TV e a gente podia falar pra ele qualquer coisa que parecia que o figura estava surdo, totalmente hipnotizado. É muito bom ver o que os videogames podem proporcionar a uma criança independente da idade delas e do aparelho. O simplório e antigo Zippy Race que o diga! O garoto viciou no joguinho da “motoquinha“!

Mas 2 itens em especial me foram cedidos por esse cara, e são estes que vem ao caso nesse momento: dois Dreamcasts.

Um era chinês, o outro era da Tec Toy e veio quebrado, com o canhão ótico inutilizado e eu tive que concertá-lo… Acabei desembolsando uma boa grana nisso, mas valeu a pena! Levei o aparelho na própria assistência da Tec Toy e eles trocaram a unidade ótica, a carcaça amarelada por uma branquinha, ficou zerado e eu pude experimentar alguns games do console que… infelizmente e definitivamente não me cativaram nenhum pouco, desculpem os fãs. Não, não joguei Shemue antes que me perguntem… Joguei Rayman (que já havia jogado no N64), Crazy Taxi, Sega GT, Jet Gring Radio…  Nenhum me apeteceu, e os que poderiam apetecer, que são Ethernal Arcadia, Ikaruga, Sonic ADV 1 e 2, e RE Code Veronica eu já havia jogado tudo no Game Cube em versões melhoradas, então o Dreamcast se mostrou para mim um sistema tipo, inútil! Talvez na época certa eu o teria curtido, mas hoje não teve jeito.

Mas por que então foi que valeu a pena desembolsar uma grana para concertar o aparelho? Simples: por que eu poderia me desfazer de um e ficar com o outro para um eventual aparecimento de algum jogo interessante! Minha intensão então era fazer uma rifa no Encontro Mega Drive, mas não pude comparecer e acabou não dando certo. Depois, pensei em dar ele como prêmio em alguma promoção no Retroplayers, mas eu paguei caro demais no concerto para não reaver uma graninha de volta, sem contar que era um dinheiro que eu não podia gastar… minha esposa me olhou torto por isso a semana toda! Foi quando pintou a oportunidade de vendê-lo para uma retroaventureira que nos acompanha pelo facebook ^^ Negócio fechado, e ela está super feliz com o aparelho novo dela, jogando a torto e a direito! Por sinal é isso que eu quero que as pessoas façam com os consoles que a gente aqui do Retroplayers despacha: queremos que elas joguem, pois não estamos dando, sorteando e nem vendendo peças de coleção, e sim, aparelhos que estavam encostados esperando vida nova pelas mãos de alguém. Fui poético agora heim?

Observação para quem possa interessar: se eu não tivesse gasto 150 paus para trocar a unidade ótica e meia carcaça do bendito, eu não o teria vendido, e sim, doado ou sorteado. Não posso ter prejuízo também né, já chega o IPTU, IPVA, IPQP, IFUUU

E agora, com zero na nota mas sem prejuízo no bolso, eu ainda tinha um Dreamcast chinês que eu não iria usar pra nada pois havia _mais uma vez, desculpem os fãs_ detestado o aparelho e seu controle trombolhão. Havia sido um ótimo negócio de qualquer jeito, mas mal sabia eu que ficaria ainda melhor: heis que surge no meu MSN/Skype (FuuuuuuuuuSÃO!!), nada menos que o meu amigo abaitolado Gabriel, o famoso Titia do GLStoque, o blog de velharia GAYmer que todo HETERO deve dar uma visitada pra descontrair justamente por que o Gabriel é figura demais e entende MUITO do assunto retrogames! E papo vai, papo vem, e ele tinha um Saturn encostado, e eu tinha esse Dreamcast, e ele queria um Dreamcast e eu me interessei no Saturn… BORA FAZER UM TROCA-TROCA ENTÃO PÔ!  Não caramba, não esse aí que você pensou, seu mente poluída! Eu e o Gabriel batemos um rolo em nossos aparelhos, e eu acabei no final das contas, descolando um Saturn para noooooossa alegria! Nossa sim, por que quem vai ganhar com isso, são os retroaventureiros fãs deste console!

Bonito meu bichinho novo?
Este, ao contrário do Dreamcast, tem alguns games que eu DESDE MUITO TEMPO quero jogar, e que de alguma maneira, darei um jeito de por as mãos neles. Obviamente, cada um que eu jogar irá aumentar a biblioteca de reviews aqui do Retroplayers né XD a tendencia é o Saturn ficar até com mais reviews que o próprio PSx!!

Aqui vão alguns dos títulos que eu quero jogar obrigatoriamente:

GUARDIAN HEROES: Esse jogo da Treasure (que sou fã de carteirinha) me chamou a atenção desde o momento que eu o vi pela primeira vez lá no Shugames do Cosmão. Quero que este seja o primeirão pra começar bem a odisseia!

RADIANT SILVERGUN: Mais um da Treasure, e esse, há quem diga que é melhor que Ikaruga! Testaremos para ver qualé!

GRANDIA: Este é um dos meus 5 RPGs favoritos de todos os tempos, e sempre me disseram que a versão de Saturn, que é a original, é muito melhor… Quero comprovar o quanto antes, poi só joguei a de PSx e já achai o máximo!!

ASTAL: Por que é aventura, é ação, é plataforma, é bonito, e é 2D. Precisa mais? Então tá: o personagem com cara de invocado é super cativante, e olha que eu só vi vídeos!

PANZER DRAGON SAGA: Confesso que esse eu só vou jogar se o meu saco permitir… Por que é RPG né, e é diferente de Grandia, que é um dos meus favoritos e que eu terei o maior prazer em jogar novamente… Esse não sei o resultado, mas estou contando com o que falam sobre ele: magnífico, melhor trabalho do Sonic Team ever, melhor RPG da Sega, melhor jogo do Saturn, etc e tal…

PANZER DRAGON 1 & 2: eu simplesmente ADORO On Rail Shooters… Falei difícil? É por que você não leu a explicação que eu dei no RetroReview Burning Force! Leia logo e volte aqui depois!
Pronto? Então, caro amigo retroaventureiro: 2 On Rail Shooters a bordo de um dragão? Demorou!

PRINESS CROWN: Esse é um game raro, é do pessoal que fundou a Wanillaware (Odin Sphere e Muramasa) e é antecessor espiritual do game Kings Crowl, para PSNVou fazer o possível para achá-lo!

MEGA MAN 8: me disseram que a versão Saturn é mais bonita, tem jogabilidade melhor, e tem o Cut Man e o Wood Man como chefes a mais! OBRIGATÓRIO!

ERC’S ADVENTURE: sei lá se eu vou achar esse jogo, mas me pareceu muito legal!! É do mesmo estúdio que desenvolveu Zombies ate my Neighbours e possui uma mecânica parecida. Só isso pra mim já vale!

LAYER SECTION (GALATIC ATTACK): Shmup vertical com gráficos 2D lindos considerado um dos melhores do console. Se aparecer, jogarei!!

SEXY PARODIUS: Nunca joguei nenhum Parodius, e isso por si só já é motivo para jogar este. Some o fato de esta ser a melhor versão do jogo (pelo que dizem) em sons, gráficos e efeitos, e pronto: quero jogar!

DO DON PACHI: shmup vertical lendário, o BULLET HELL DOS INFERNOS DAS PROFUNDEZAS! Quero ver o quão fundo vai isso, fora que eu adoro shmups XD Sou ruim neles, mas adoro!

LEGEND OF OASIS: é o prequel do ótimo action rpg  BEYOND OASIS para Mega Drive! E sabem por que eu nunca joguei Beyond Oasis? Justamente por que quero jogar Legend of Oasis antes ^^. E essa espera já dura muitos anos heim!

NIGHTS: Não que eu realmente queira jogar Nights, mas é que o jogo veio junto! Então, aproveitarei né! Não vou muito com a cara dos gráficos 3D quando ficam antigos demais… não os acho charmosos como o 2D, que aos meus olhos, parecem nunca envelhecer. Então eu sempre olhei Nights e disse NHECA, QUERO NÃO! Mas não custa dar uma chance ao Aero Jester né!

Isso ai pessoal, estes são os poucos jogos que eu conheço da plataforma que por um motivo ou outro, muito me interessam. Em breve vai começar a pintar Saturn por aqui, aos poucos mas vai ^^ Quem sabe não pinta até um especial de alguma coisa dele né! Algum gênero, tema…

E como vocês puderam perceber, eu só tenho NIGHTS, que é o game que eu menos pretendo jogar desta lista toda!!

Estou extremamente pobre de jogos para essa plataforma, então só me resta acionar o meu Mendingo Mode e fazer a do pedinte: se você, caro amigo retroaventureiro generoso, tiver algum jogo de Saturn original encostado ai criando poeira e ocupando espaço, eu ficaria muito agradecido em recebê-lo para realizar essa jogatina ^^.  Eu até compro se me fizerem um precinho bem camarada, e não precisa estar em caixinhas originais e com manuais completos não, só precisa ser original pois o Saturn não é desbloqueado e não pretendo mudar isso pra não estragar o console! Me ajudem a jogar isso ai pessoal!! Eu quero muito gostar dessa plataforma, por que do Dreamcast, não deu… E DESCULPEM OS FÃS… DE NOVO!!

E em breve galera, vou atualizar a página de Doações do Retroplayers para que vocês saibam direitinho que fim está levando cada item que aparece aqui, e o que eles estão proporcionando para vocês leitores.

Agora é só aguardar os reviews ^^ O Retroplayers ficará mais forte ainda no lado Negro da força.

Fim


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • ganon,o destruidor

    nao e um pecado nao ter jogado saturn sabat quase ninguem na face da TERRA jogou(trocadilho idiota mais nao me segurei kkkkkkk),so eu mesmo que joguei pra caramba desse console mesmo nao tendo o mesmo.

    acontece que eu pulei a geracao dos 32 bits, e nao conhecia nada dela so o que eu ouvia os outros contarem ,entao um belo dia resolvi conhecer a mesma e eu comecei pelo saturn e joguei sei la uns 30 ou mais rpgs japas que eu nem lembro o nome, depois obviamente joguei jogos mais conhecidos e percebi que eu gostava do console so que ninguem havia jogado ele,eu podia ter jogado psx ,claro que poderia ,so que eu havia tomado raiva, ja que este nao funcionava de forma pirateada no ps2 ,ae eu fiquei puto e nao o joguei .resultado :retorno ao bom e velho emulador de saturn e ninguem pra falar dele .

    tempos depois parti pro 64 e tb tomei raiva do mesmo mais joguei mesmo assim tudo de obrigatorio dele(inclusive o melhor jogo de todos zelda oot),e foi por causa de zelda oot que eu nao o abandonei (tive que recomecar o jogo 5 vezes porque perdi o save e mesmo assim nao desanimei ),pra vc ter nocao de como eu fiquei preso no jogo so vou te falar que eu zerei com o teclado imagina como foi divertido passar a manete do 64 pro teclado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk,hoje me arependo de nao ter jogado psx e agora com a lista do que jogar pronta(alias valeu pela ajuda)vou jogar asim que der .

    e sim de uma chance pro saturn ele e um console injusticado mais tem muita coisa boa.

    desculpa pelo giga comentario falou

    • Opa Ganon, ja estou dando a chance dele XD e espero que o resultado seja dos melhores!! Em breve trarei notícias do N64 também cara, tem coisa boa pintando sobre ele XD aguarde e verás.

      E sim, Zelda OoT é o maior jogo de todos, sem mais!!

      • sapo1900

        BOM NA MINHA HUMILDE OPINIAO DONO DE UM SEGA SATURNO LINDO O MELHOR JOGO PRA SEGA SATURNO E EXCLUISVO PRA ELE E PRA ARCADE E O MELHOR BEAT UP DA HISTORIA O INIGUALAVEL DUNGEONS E DRAGONS COLLECTION REUNINDO TOWER OF DOOM E SHADOW OVER MYSTARA E O MAIS TOP MAS DESEMBOCEI 400 MANGO PRA TER O JOGO MAIS 200 MANGO PRA TER O CARTUCHO 4X1 POIS MEU GAME E TEC TOY

        • Shadow Over Mysdara e Tower of Doom, jogarei-os com certeza ^^

  • Ivo

    Chorando aqui =(……… Nights ali e você nem vai jogar! *corre atrás do Sabat* Muito legal isso que o Retroplayers faz em questão de doações. Não é VENDA e sim algo p/ algum retroaventureiro cuidar e amar direitinho dele. Eu joguei bastante Saturn, mas não ao ponto de fazer grandes análises. Um amigo tinha e sempre jogar na casa dele e o que mais joguei foi aquele Marvel Vs Xmen que tinha aquele sistema de trocar em 4 controles, que por sinal nunca mais teve. Formavamos times 2×2 dois lutando e dois na reserva e quando alguém estava com o life baixo o reserva do time entrava.

    Guardian Heroes é um jogo maravilho. O melhor de Saturn na minha opinião. Joguem mesmo, vale a pena. Dreamcast eu tenho um em casa, mas ainda não tive tempo de jogar ele (ganhei de presente também), mas na época eu joguei Sonic Adv 1 e 2 e são maravilhosos.

    Mas agora o melhor de tudo é essa foto do menino hipnotizado. Essa foto que teria ser a capa Sabat, é memorável
    Não tem como não olhar ali e todos nós lembramos da nossa época clássica em frente o sofá. Merece capa Sabat.

    Vou indo! Grande Abraço Sabat. Aproveita e se por acaso aparecer um bendidto Nes original ae. Eu aceito ele e faço até cafézinho p/ você como pagamento. Hahahhahaha.

    Fuiz. Ivo..

    • ahUHAUha mas eu vou jogar Nights sim Ivo, só terei que criar coragem XD em breve eu começo XD
      E cara, o garoto ai ficou maravilhado mano, eu fiquei feliz demais quando vi a alegria dele jogando!
      Eu ainda estou tentando concertar o que eu tenho mano… ele já está funcionando normalmente depois que ue troquei umas peças com o um nes velho quebrado do Senpai, mas o audio está com problema… é como se alguns canais de som não estivessem funcionando… tipo, quando a gente pula, o som do pulo corta a música de fundo, ou no Mario3 por exemplo, quando a gente voa, não faz barulhinho!

  • camaradas o satunr sempre espancou o ps1 em seus jogos de luta 2d ! então tem bastante games para ser falados ! ate mesmo o metal slug do sega saturn usa a ram ! alem dos mais variados jogos de nave que tinha para o mesmo ! jogo saturn desde que saiu antes do ps1 !

    • É Claudio, eu sempre ouvi falar disso! Só que jogos de luta nunca me chamaram a atenção, e naquela época eu só queria jogar adventures 3D, ai não liguei a mínima pro Saturn.

      E eu vi o tanto de shmup que tem pra ele cara, VÁRIOS!!!

      Se pá, rola até um especial XD

  • e não sei se aqui e o lugar para comentar mais sei um site de torresmo so coisa RETRO ! geralmente la nesse site e assim ! games NTSC aew tu baixa por letras ! aja espaço e midia hehe

    • Eu conheço sites assim, mas o Saturn ta travado. Não tenho a menor idéia se é possível destravar hoje em dia!

  • Boa Sabat, eu tenho o Radiant Silvergun e o DoDonPachi no meu MAME, mas o RS não pega %100. O Nights into Dreams eu joguei a versão do PS2, que vem com o original do Saturn e uma versão “remasterizada” com gráficos mais suaves. Abraços.

    • To ligado essa versão PS2 do Nights!! Na TV de tubo ela fica linda! XD

  • Aleluia Sabat.. Finalmente!!! … Já tinha pedido uma materia com o saturn a algum tempo .. Bela aquisição hein… Olha só … Justamente nights foi o meu primeiro jogo de saturn .. Com certeza você vai se divertir muito com esse jogo e claro com esse video game ^^
    Abração cara e bom divertimento !!!
    .

    • Espero me divertir bastante com ele cara XD só preciso de jogos agora kkkkkkkkkkkk

      Vamos ver se consigo estes XD Ai sim seria JÓIA!!!

  • sergio trajano

    Grande Sabat!!!

    Cara, você casou meu velho?! Meus parabéns!!!
    Quando assisti (ouvi) sua entrevista com o Mano Beto, que aconteceu se não me engano no ano passado, você disse que tinha uma noiva. E aqui na matéria você disse que tem uma esposa. Então você tá casado, certo?! Meus parabéns mais uma vez!

    Sabat, quero participar da doação de jogos do Sega Saturn. Gostaria de saber para qual endereço devo enviar a “guloseima”. Outra coisa: jogo em japonês tá de boa, ou é melhor evitar?

    Tenho muito carinho pelo Sega Saturn. Embora ele não tenha feito muito sucesso, ele ainda é o sucessor do nosso saudoso e maravilhoso MEGA DRIVE, então tem um carinho especial para nós, certo? : )

    Grande abraço Sabat!
    Retroplayers rules!!!

    • Opa Sergio, beleza? XD

      Mano, aquela entrevista cara, nossa a gente gravou acho que foi em novembro ou dezembro de 2011, e saiu em abril ou maio de 2012, faz tempo pacas ja né XD Eu casei em Março de 2012, quase 1 ano já ^^ mas como eu já tinha gravado a entrevista um tempo antes, saiu ainda como NOIVA no negócio kkk

      E sério que vc tem uns joguinhos ai cara? caramba, vou ficar muito feliz em receber!! Lhe contacto por e mail ^^

      To vendo que a coisa vai andar muito bem para o lado negro da força XD

  • Pow Sabat, você vendeu aquele Dreamcast lindão? Eu estou procurando um faz alguns meses já :/ Se eu tivesse visto que você estava vendendo eu comprava no ato!

    Eu estou com um Game Cube e uns jogos encostado aqui, estou esperando aparecer algo interessante pra trocar, se souber de alguém que queira um, eu tenho 😀

    E sobre o Saturn, se você quiser jogar esses jogos aí sem desbloquear, vai ter que gastar uma grana preta, alguns jogos de saturn são beeem caros!

    Mas espero ver muitos reviews dele, eu já tive um a muito tempo, branco lindo *-* e realmente os jogos 2D são lindos! Astal que o diga!

    Abraço!

    • Vendi Richard, e barato XD e o outro virou esse Saturn ^^

      Cara, eu não trocaria de jeito nenhum o Game Cube por um Dream, mas de jeito nenhum MESMO!!! Tenta comprar um Dream baratinho ou emular pra ver se vc acha que vale a pena cara… sei lá XD o Cube pra mim é 300x melhor, sem contar que ele tem jogos do próprio Dream semi-pseudo-melhorados em sua biblioteca: Ikaruga, Sonic Adv 1 e 2, Skyes of Arcadia, RE Code Veronica…

      Cara, não vou destravar não… não quero correr o risco de estragar o canhão!! Vou torcer pra aparecer uns orginais baratos ou doações, e se não tiver jeito, ai eu parto pra emulação ^^

      • Ah, mas o Game Cube vale beeem mais que um Dreamcast, e tem jogos mais variados também. Eu tava pretendendo comprar mesmo, tive um Dream quando saiu, e joguei muuuito nele. Jogos de luta e nave o Dream está bem servido!

        Mas como assim você não gostou de Jet Grind Radio, jogão Sabat! Trilha sonora desse jogo rula!

        hauhuahuhauh xD Até comprei ele na live arcade pra matar a saudade!

        • Pô Richard.. eu até achei legalzinho, mas é casual demais. A trilha sonora é boa pra caramba mesmo, isso eu tenho que concordar!!!

  • Sobre o turbo game eu tenho um aqui com alguns cartuchos originais da CCE ..Jogo ele sempre que posso.. Apesar de ter outros consoles.. Tenho esse
    tal de zip racer (cce) nunca consegui avançar muito nele.. Belo gesto sabat.. Fico feliz em saber que o turbo game (ou qualquer outro console de 8 bits) ainda consegue estampar um sorriso no rosto da criançada^^
    .

    • Pô Lucas, eu estava com aquela dúvida sabe… será que o garoto vai gostar?

      Minha amiga chegou de viagem de Sta Catarina aqui pra SP praticamente sem nada, o muleque dela vivia no celular dela jogando e não deixava ela em paz pra trabalhar… ai resolvi oferecer e pra minha surpresa, ele adorou XD

      Quando ele enjoar dos joguinhos dali, vou levar mais alguns pra ele, se bem que dentre aqueles 60 jogos tem uns 20 super clássicos que vão ocupar ele por muito tempo ainda ^^

  • ahh o turbo game, foi meu primeiro console =)

    • É mesmo maninho? XD conheci muita gente que teve um Turbo Game como primeiro console, inclusive eu trocava muito cartucho CCE pra usar no meu phantom com adaptador!! XD

  • Cadu

    Essa sua equipe que nunca jogou Saturn, viu? Tá doido… OH WAIT! Eu sou da equipe e nunca joguei! kkkkkkkkkkkkk
    Parabéns pela aquisição e nunca mais me chame pra mostrar uma coisa dessas pra me fazer inveja, seu maldito! huahuahuahuauhahu
    A imagem do menino jogando de forma concentrada é muito bacana, vc dizendo que ele tava até surdo me deixou mais animado ainda. O mundo ainda tem salvação e não vai ficar encanado somente com gráficos!
    Já que vc mencionou o console, eu sempre quis ter um Dreamcast, ou pelo menos jogá-lo mais. Só que eu tenho medo de ser videogame de dois jogos apenas: Shenmue 1 e 2. Não sei que outro jogo pode me cativar. Skies of Arcadia, talvez. Jet QUALQUERCOISA Radio é muito hypado pro meu gosto e Sonic Adventure eu jogo em outras plataformas, como o próprio GC que vc falou.
    E o Saturn eu realmente preciso conhecer, os jogos que vc citou são interessantes (pra mim até o NiGHTS). Só não esqueça de jogar a versão do console de Castlevania SotN! Parece melhor que a de PSX!
    Bom, parabéns pela aquisição e que venham os reviews de jogos do console! o/
    Foi o troca-troca mais gostoso da sua vida, fala a verdade! kkkkk
    Aí ó, eu visito os posts e faço mega comentários. XINGUE-ME! huahuahuahua
    Abs

    • Pô Cadu, eu só contrato gente inútil viu!!! Como pode ninguém da equipe inteira nunca ter jogado saturn? Principalmente esse último cara que entrou na equipe que pqp…XD

      Rapaz, esse garoto é filho de uma amiga minha XD Acredita que eu fui la nessa quinta feira, e ele me cobrou um controle pra poder jogar de 2 com a irmã???? ahUHAUhau vou arrumar um pra ele assim que me aparecer um XD

      E o Castlevania mano, vou jogar sim COM CERTEZA, e o MMX4 tb, muita gente me jurou de pé junto que as versões de ambos são BEM melhores que as de psx.

      SE FERRÁ COMENTARISTA ABUSIVO!!!! ÒÓ

      ahuhauhau

      • Se tudo der certo, em breve meu comentário de dois anos atrás também terá a redenção Saturnística!
        A ansiedade tá foda viu…
        Duro é achar meios de rodar os jogos alternativos sem esbudegar tudo!

  • Que decepção, Sabat, como pode naum ter gostado do Dreamcast, seu herege? Queimará no inferno retrogamer como punição! >:(

    Brincadeiras a parte, eu tive um Dreamcast lá pra meados de 2008. Já tinha o Wii mas sempre tive curiosidade nesse console. Então adquiri de um colega de trampo e joguei todos os 20 jogos que veio incluso e ainda baixei um monte na net. Gostei do console mas acabei enjoando rapidamente. Aí vendi no ML e com a grana comprei um PS2 que aí sim joguei demais e sem enjoar, só parei de jogar por causa do PS3 que comprei no final do ano passado. Acho que o problema do Dreamcast é que ele é focado até demais em ser um arcade, o que fez com que ele não tivesse tanta variedade de jogos como a concorrência. Apesar disso gosto muito do console e lamento que tenha durado tão pouco no mercado, pq tinha potencial.

    Agora, cara que legal essa nova aquisição hein, tenho um interesse forte no Saturn e espero comprar um desses num futuro não muito distante. Mas viu, dê uma chance ao Nights, é 3D da idade das cavernas e tal mas a jogabilidade é bem interessante e divertida, dá um ar de WTF no começo mas depois vc não quer largar, é bem viciante! Fiquei muito puto por ter perdido uma promoção na PSN que vendia a versão HD pela metade do preço, mas vou comprar de qualquer jeito! XD

    Abraços

    • hauHAUh E ae Adinam meu amigo XD tudo beleza?

      Não vou queimar no fogo do inferno retrogamer por causa do Dreamcast não, NÃO pelo menos por causa dele: ele não tem nada de retrô né mano XD ahUAHuhaHUA

      Vc tocou num ponto legal cara: o Dreamcast é ARCADE pra caramba! Seus jogos são bem este estilo, só que num estilo mais atual e casual: corrida, patins, tiro on rails, etc… É um estilo que não me agrada cara, de jeito nenhum. Ele acabou ficando pobre demais em gêneros que se tornaram de suma importância para a continuidade de um console, e isso decretou a sua falência perante os concorrentes. Fazer o que?

      E o nights mano, é isso mesmo… 3D das cavernas cara, e isso me preocupa! Tomara que isso não me tire o tesão pelo jogo mano, senão eu abandono NA HORA HAUhauHAUHhuHAU

      • Ixi véio, sempre considerei o Dreamcast retrô, acho que é porque ele mal conseguiu sobreviver até o início do século XD

        Outro jogo do Saturn que eu queria jogar, mas tb è 3D jurássico, é o Burning Rangers. Eu pagava muito pau pra esse jogo na época, mas nem sei se ele resistiu ao teste do tempo. Pena que me PC não consegue emular decentemente o Saturn 🙁

  • aki é rock

    Ai sim hein Sabat você pegou um Saturno que maravilha cara eu quase comprei um mas na hora acabei desistindo da compra por causa de não ter tempo pra jogar.Mas se puder jogue a trilogia do Shining Force esse jogo é demais só joguei o primeiro os outros dois jogos da série só tem japones.E tem o Albert Odyssey esse foi o segundo rpg que joguei no Saturno e zerei no emulador vale muito a pena joga-lo.
    E tem também o Shining Force Holy Ark que cheguei a jogar um pouco pelo emulador é bem interesante tem Magic Knight Rayearth que só joguei o começo também.
    Me desculpe ai só te indiquei rpgs rsrsrsrs mas da pra ver que eu curto muito ne´ além do mais esse videogame só tem jogo bom cara tanta variedade e qualidade.
    E´isso ai Sabat aproveite bem o seu novo videogame e que você consiga varios jogos para que possa fazer post legais aqui pra gente.

    • Fala rock XD Vou aproveitar com certeza cara, isso pode apostar kkkk só não vou aproveitar esse monte de rpgs ai mano kkkk eu ja a um bom tempo simplesmente não consigo jogar RPGs se não forem ACTION. No mínimo eles tem que ter algo BEM original, alguma qualidade que me chame muito a atenção para jogar, senão, sem chance!!!

  • Boa Noite Sabat e a todos que formam a retroplayers.

    Nunca comentei aqui e aliás,sou pouco de comentar embora eu seja um leitor assíduo deste site e entre outros retrô.

    Contudo,ao ler o texto sobre a conquista dessa jóia chamada Sega Saturn,não pude me conter.

    Sou aqui em Fortaleza (Ce) um jogador veterano e colecionador de consoles.E dentro desta coleção,possuo 2 Sega Saturn’s.Dentre quase todos outros da Sega (a qual é a minha empresa favorita).

    Por isso,se o amigo Sabat quiser alguns conselhos e dicas sobre este console que tive pela primeira vez em março 1996 e acompanhei toda a sua trajetória/jogos principais,lançamentos e as dezenas de revistas da época comprovando a eficiência do Saturn mas “metralhada” pelas revistas especializadas nacionais (vulgo, “Ação Games” dentre outras) ficaria muito honrado em ajudar o site.

    Após jogar seu Nights Into Dreams (o que não é um jogo ruim e é tido lá fora como o personagem mais marcante da era Saturn) veja a possibilidade de jogar esses que são títulos únicos e que não receberam qualquer “remasterização” para os consoles atuais:

    Shining Force III (Scenarios I,II e III)

    Sonic R

    Dodonpachi & Darius Gaiden (Nave)

    Megaman X4 (a melhor versão 2D e som é aqui)

    Thunder Force V (embora já tenha pra PSOne mas mostra algumas diferenças)

    Power Slave (FPS em 3D que superou a versão do Playstation)

    Burning Rangers (O último grande título de 1998 onde mostrava pela primeira vez (se bem trabalhado) o Sega Saturn era capaz de gerar gráficos com transparência).

    Three Dirty Dwarves (jogo originalíssimo da Sega com gráficos 2D soberdos aliados com sprites.) Uma pena não ter tido uma continuação.

    Shinobi Legions – Com Cutscenes que nos lembram os seriados da extinta TV manchete,é um jogo que possui toda a essência e dificuldade herdados do Mega Drive.

    Os Crossovers da Capcom com cartucho de 4MB de Ram:

    X-men vs Street Fighter

    Marvel Super heroes Vs Street Fighter (ambos mostrando a REAL diferença do porque o Sega Saturn era um “Deus” nos jogos 2D).

    Existem bem mais títulos nobres para o console negro mais poderoso da era 32 bits.Mas se eu citasse,ficaria ainda maior esta “redação”.

    Espero poder ajudar mais meus amigos.

    Daniel Barros.

    • Opa Daniel, muito obrigado cara! Eu vou precisar de ajuda sim com esse saturn, qualquer coisa eu te contacto por e-mail ^^

      Alguns games desta lista eu ja conhecia, outros não, e vou procurá-los!

  • acho que já comentei sobre meus problemas com saturn né?
    Já peguei uns 3, e nenhum roda direito meus piratões D: Rodam um pouco, depois de 30 minutos começa a falhar até não carregar mais nada e fica assim por umas horas.
    Estou com um DC, um Saturn debloqueado e chaveado, um Sega cdx e um SCD+Mega modificiado alem de um mega japa primeiro modelo. E estou quase dando tudo isso por um Saturn que preste. Alias, quem quiser bater um rolo, é só dar um toque (:
    Quanto a jogos, cara, procura os imports, saturn tem uma porrada de jogo bom que não saiu do japão, principalmente shooter e rpg.
    Espero muitos reviews hein!

    • Opa Vinicius ^^ Que azar heim cara!! Sal grosso nele mano kkkk
      Eu espero que esse meu Saturn funcione bem por muito tempo cara ^^

  • acho o Sega Saturn um console incrível, apesar de alguns erros que os donos da Sega fizeram com ele, é o meu console favorito. sei-lá, sinto rejuvenescer uns 10 anos apenas jogando Nights, Langrisser 3, 4 e 5, Space Hulk, Sonic R. espero alguns reviews de alguns games Saturn, Sabat.

    só na espera.

    • Vai ter reviews sim Leandro, com certeza cara ^^

      Pode demorar um pouquinho ainda, mas vai!!!!!

  • Denis Paiva

    Meu primo tinha um Sega Saturn, ele guardava em casa e claro, jogava muito. Tive a oportunidade de jogar poucos títulos, os que vieram com o console: um de futebol genérico (que não curtia muito), Daytona USA (achava a coisa mais incrível do mundo o cena do Pitstop, pra quem havia acabado de migrar do Top Gear pra esse), o poligonal Virtua Fighter e claro, o recomendável: Shinobi Legions (ignorando as cutscnes cinematográficas.. hauauha)

    • Opa Denis, Shinobi Legions cara, BEM LEMBRADO!!!!! Vou adicionar à minha biblioteca de jogos desejados para o console XD

  • Kanonclint

    Parabéns pela aquisição meu caro Sabat, especialmente pelo Sega Saturn.

    Como você bem disse no inicio do post , os que reclamavam da ausência do console aqui ( eu incluso ) , não terao mais do que reclamar daqui em diante, legal XD .

    Eu me lembro de um debate bem “acalorado” que tivemos aqui em relação a isso naquele Retrofast Sega vs Nintendo. Não quero remexer em águas passadas, mas se você gostar do console de fato, talvez você tenha uma outra interpretação a cerca do que debatemos naquela época.

    A verdade é que o Saturn sempre foi um console envolto em uma nevoa carregada de PRÉ-conceitos, má vontade, e principalmente “opiniões prontas” , o que lhe rendeu a alcunha de ” Ovelha Negra da família Sega”. Titulo este que eu renego veementemente. Se houve uma ovelha negra na vida da Sega, esta não foi o Saturn, mas sim ELA mesma. A criança quando nasce, não tem nada haver com os erros de seus pais, ela é apenas uma consequência disso, … é bem por ai nesse caso.

    O fato do Saturn ter ficado muito distante daquilo que seria um “sucesso de vendas” , não significa que o console em si não tenha sido fantástico ou que não tenha uma biblioteca de games excelente. Se o raciocínio Vendas = Qualidade fosse 100% correto, seria certo afirmar que o Wii foi o maior console de mesa que a Nintendo já lançou. O que todos nós sabemos que não é verdade, e que embora ele tenha jogos fantásticos , ficou muito aquém de seus predecessores.
    Voltando ao Saturn, sua lista inicial de jogos esta muito boa, eu incluiria ai os games da serie Shining: Shining Force 3, Shining The Holy Arc, Mr Bomes, Sega Rally, Burning Rangers entre outros, mas pro inicio, gostei do seus jogos.

    Parabéns pela iniciativa de buscar conhecer uma parte do passado do qual você não conhecia Sabat, conhecer uma outra parte, um novo universo daquela época tão nostálgica para todos nos.
    Essa é a verdadeira atitude Retrogamer, Sabat.
    Valeu cara !

    • Fala Kanon, beleza cara? ^^
      Deixa as águas que passaram lá no mar que ta bom de mais kkk Olha maninho, eu devo grande parte da minha vida de retrojogador à SEGA e seus jogos fantásticos da geração 16 bits, e ao contrário do que acontece hoje, eu AMO a Sega desta época ^^. Só que para te explicar isso, preciso antes dizer uma coisa: eu acredito mesmo que o saturn, assim como o N64, não foram consoles fracassados: considero sim é que a SONY deu sorte de tal maneira que seria mais fácil alguém ganhar na Megasena 2x seguidas cara… foi muita coisa acontecendo ao mesmo tempo para culminar no PSx como líder do mercado, daria para criar um tópico só com isso! Mas resumindo a história, o Saturn era um grande console, o N64 mais ainda, mas sabemos o que aconteceu: as taxas irrisórias perante as da Nintendo e seus ultrapassados cartuchos, e o melhor poder de processamento 3D quando comparado ao Saturn, consolidaram o PSx na ponta em uma época em que qualquer porcaria tridimensional vendia…

      Foi um momento momento de transição, o maior que eu já vi na história dos jogos eletrônicos, e de repente, mais por sorte do que por competência, o PSx se mostrou o console melhor adaptado àquela nova maneira de se jogar… fazer o que? coisas da vida! Mas nem por isso o saturn deixa de prestar, nem o N64!

      O Dreamcast ai é outra história: esse eu considero bem fraco mesmo, um grande erro de planejamento da empresa que culminou na desistência da mesma do mercado de consoles, e depois disso, a SEGA degringolou.
      HOJE maninho, a SEGA ATUAL, esse eu abomino, tenho nojo. O que eu não sabia até hoje, era onde estava ao meu ver, essa divisão de águas da empresa, esse limiar de amor e ódio, mas agora eu já sei.
      Não é possível que eu não vá gostar do saturn meu amigo, eu já gosto do console só pela biblioteca 2D dele! É o legítimo sucessor do Mega Drive, e para mim, o último console da Sega a carregar a alma da empresa.

      Agora é jogar e ser feliz ^^

      • Tudo o que os dois falam é a verdade.

        O Saturn foi sim o projeto mais ambicioso da Sega no ano de 1993.

        Um console que tinha um nome e simbolo forte,aliada ao fato de ter o prestígio do Mega Drive e muitas softhouses prontas para fazer seus jogos.

        Ou seja,tinha tudo para ser líder.

        O problemas real…não foi o fato de Yu Suzuki ter saído do seu departamento de arcades e entrar batendo à porta do presidente e dirigentes da Sega e perguntar se eles tinham ficado loucos após ver toda a especificação técnica do console.Mas sim,O CAMINHO (ESCOLHA) que a Sega escolheu,da mesma forma que a Nintendo escolheu na confecção dos cartuchos como mídia para o (ainda) ULTRA 64.

        Esses caminhos;as empresas em qualquer setor fazem e nós mesmo fazemos nossas escolhas todos os dias em nossas vidas.Se vai dar certo ou não,só o tempo dirá.

        De qualquer forma,eu louvo sim as escolhas da Sega de outrora.Porque a mesma teve peito e raça de seguir o caminho que ela mesma trilhou com o seu 32 bits.

        Mas não a Sega de hoje,que mesmo eu sendo um defensor ferrenho de seu passado glorioso até hoje,mesmo assim,tenho vergonha de ver uma gigante dizimada a migalhas e sem o “sangue no olho” que ela tinha ainda nos anos 90.

        E sim,Sega Saturn é o verdadeiro sucessor do Mega Drive pois toda a essência da Sega está contida nos seus jogos e sequências feitas para o console.

        No fim,tudo são apostas nas escolhas,decisões que nos levam aos caminhos diferentes.Foi assim com a Sega…e o seu Saturn.

        • Pois é maninho, as escolhas das fabricantes naquele passado não tão distante foi o que moldou o mercado de games como vemos hoje. E eu admiro demais a postura da Sega de ter feito uma plataforma com grande potencial 2D… para uma empresa antiga e tradicional, era normal e justo seguir a fórmula de sucesso do console anterior permitindo ainda que o console pudesse gerar gráficos poligonais, e isso em tese, daria a possibilidade do Saturn ser o GRANDE console daquela geração, e se não fosse um mísero detalhezinho contra, ele poderia mesmo ter sido.

          Esse detalhe contra foi que o poder de processamento gráfico 3D do console não foi suficiente, pois o limiar do aceitável em termos de poligonos, foi ditado por uma empresa novata no mercado que de certa forma, atirou no escuro e se deu bem demais em seu primeiro console.

          São as histórias que movem o mercado XD

  • Rubens

    Parabéns pela troca Sabat, o Saturn é beem melhor que o Dreamcast (tenho os dois). Tem muito jogão pra você descobrir. Tente ir atrás de Darius Gaiden e Shinobi Legions. Mas também dizer que o Dreamcast é inútil ai já é chutar o balde rsrsrsrs. Tirando Crazy Taxi, os jogos que você citou também não me empolgam. PORÉM…a plataforma tem outros jogos muito bons que você deveria ter experimentado antes de se desfazer, como Soul Calibur 1, os dois primeiros Street Fighter 3 (que são exclusivos dele) e o primeiro Spiderman da Activision, que, embora não seja exclusivo ], é a melhor versão disparado (não sei porque é tão pouco comentado). Tem outros mas não quero me alongar muito.

    • Rubens

      Ah sim! Esqueci de dizer que o Daytina USA de Dreamcast é bem melhor que o de Saturn.

      • aaaaa, mas nem tinha como ser diferente ^^ a diferença de potencia 3D é absoluta XD

    • Opa Rubens, beleza cara? XD Mas o Dreamcast não é inútil não pô, ele serve pra segurar porta, por em baixo do pneu do carro quando o freio quebra, etc!! heuheuhe

      Brincadeira mano XD E o que vc entendeu não foi o que eu quis dizer não: eu quis dizer que ele seria inútil pra mim, pois o que eu realmente gosto de jogar são os games 2D que ele na prática, não tem! ^^ E eu não quero nem encostar em Soul Calibur 1 depois de jogar Soul Calibur 2 com o Link! kkkk

      • Rubens

        Concordo com vc. Dreamcast pra 2d não rola e 2d realmente rules. Vc fez uma boa troca pq acho que pra 2d nao tem melhor que o valoroso Sega Saturn.

        • Isso ai Rubens, agora vou me esbaldar na biblioteca 2D do console XD

  • CODY

    Engraçado foi a novela para o lançamento do saturn, teria não sei quantos números de processadores, seria superior a tudo que fosse lançado, e na prática não foi o que aconteceu, logo foi ultrapassado pelo psx e o dream pelo ps2,o saturn ainda tinha uma expansão de mémoria para jogar jogos em 2d mais potentes, como o king of fighters, fatal fury 3 entre outros, mas pecava no 3d em comparação com o psx, tbm prefiro o saturn ao dream, mas nem todos os jogos em 3d envelhecem bem, fico feliz que as produtoras estão relançando seus grandes classicos em “hd” os que envelheceram bem, como metal gear e zone of enders. Porque a o que tentaram fazer lançando sequencias de jogos classicos, como o que fizeram o final fight streetwise e o alterd beast do ps2, me desculpe a palavra foi um “toroço”;

    • Esses dois que você citou ficaram terríveis mesmo maninho… E esse ponto que vc citou eu acho o seguinte: o 3D envelhece, o 2D fica charmoso! XD Eu aprovo esses lançamentos em HD justamente por isso, e pelo fato de que com a chegada das TVs de alta resolução, tudo que é 3D antigo passou a precisar de um upgrade para voltar a ser “liso” ^^

  • billy

    Um RPG-actionque marcou minha infancia foi Linkle liver story, recomendo muito. Outro legal [e Mr bones. O melhor bomberman que ja joguei tambem foi Saturn Bomberman. Seria muito legal ver um review de um desses jogos.

    • Bomberman é uma boa pedida, adoro essa franquia XD Mr Bones, quem sabe?

  • Saturn… um dos melhores vídeogames que já tive. Vendi novinho e olha que eu comprei de 2ª mão, enfim, caixa original com manuais + 2 controles + 4 jogos originais. Eu era pivetinho, queria um PS1 e em Macaé (RJ) não tinha onde vendesse jogo para o console. =/ Se pudesse desfazer a venda… huehehe, bom foi há mais de 10 anos coisas da vida. Bom, só estava divagando. O Rayman no Saturn era demais, belíssimo 2D com trilha sonora incrível e efeitos sonoros que proporcionavam uma imersão tão grande que não era qualquer jogo que chegava no nível, além de ser um side-scrolling/plataforma divertido pacas. Bom, a nível de curiosidade, onde a gente deixa ideias para futuros reviews? Nos comentários mesmo ou por email?

    • Opa Daniel, Rayman eu vou jogar cara, espero MESMO que esse game apareça aqui. Adoro essa franquia!!! E a gente faz essas cagadas mesmo né!! Aposto que o PSx que vc pegou estava sem caixa heuheuhe só falta XD

      • “Ú.u Até que não, ele veio completo… mas nunca consegui um Dual Shock 1 original na época, veio com 2 controles “comuns” e falsos. T-T Ah, e sobre reviews – onde pedir?

  • Cara não se esqueça dos jogos ÉPICOS do saturn Comand&Conquer e Dragon Force que na minha opinião foram os melhores! Marvel Super Heros e Street Fighter Vs X men também joguei muito! Mortal Kombat Ultimate ficou identico ao arcade tambem! daytona USA um puta jogo de corrida, Theme Park tambem gostava dentre varios outros!!! estes sao os principais.

    • Anotados George XD Menos os de luta, nunca fui muito com este estilo huheuhe (sempre fui saco de pancada)

      • hehehe! eu curtia os da capcom por que eu jogava em um saturn e um brother tinha um ps1 enquanto não havia loading no console da Sega por causa da expansão de memoria o do ps1 alem de demorar uma cara para o loading so podia escolher um personagem para a briga o outro era so apoio! que pena que a sega deixou morrer este console que na minha opinião era muito melhor que ps1 mas como sempre a sega só fazia burrada!

        • É George, é realmente uma pena… Talvez se o Saturn tivesse um potencial 3D maior, ou algum cartucho de expansão melhorasse isso…

  • Ricardo Cérbero

    Sobre os games que você quer jogar, apenas uma opinião sobre Don Don Pachi: se você for do tipo jogador impaciente, que tem vontade de praticar arremesso de joystick, fique longe dele. Digo isto porque este jogo é um dos precursores dos shooters “Piss’em down”, que viraram tendência a partir da 2ª metade dos anos 90. Desde então, perdi o interesse em shooters. Até tentei jogar o Einhänder algumas vezes, que gostei muito (é horizontal, se você não o conhece), mas fiquei na tentativa, por falta de tempo e outros afins. Quem sabe dou uma revisitada um dia desses.

    Como sugestão/indicação, recomendo o Castlevania SotN, porque é uma versão expandida do original, há 01 ou 02 áreas novas e é possível jogar com a Maria. Nunca tive o console, esta foi a única experiência que tive com o console (claro, joguei uma vez aqui e outra ali por ai) e gostei.

    Abraço.

    • Opa Cérbero!! Rapaz, eu to sabendo desses Bullet Hell do capeta… mas to com o reflexo treinado, então preciso é jogar logo pra não atrofiar hueheuhehe

      E o SotN vou jogar COM CERTEZA ^^

  • Eu sou essa retroaventureira feliz dona de um mais novo Dreamcast! *-*
    Sabat não ouse falar mal do console, pois ele é bem poderoso ok? Tem jogos magnificos pro console, tal como: Shenmue (dã), Skies of Arcadia, Record of Lodoss War, Spawn e por aí vai;

    Já pro Saturn, te recomendo fortemente:

    Shining Force 3
    Dragon Force
    Rayman
    Dracula X

    Esses dois últimos eu sei que tem pro PSX, mas acho a versão do Saturn mais viva e mais bem feita, sei lá, principalmente pelo fato de no Dracula X você poder jogar com a Maria.

    Só não te doo nada, pois como te disse, comprei um Saturn também e vou me acabar no bixim

    Valeu Sabat! o/

    • Opa Marcela XD Beleza? Se divertindo muito ai com o Dream? kkkkkkkk

      Olha, o Dracula que vc se refere é o SotN? Se for, pode ficar sossegada que jogarei sim, com certeza. Se não for, ai me diga que jogo é esse pra eu procurar!! XD

      • Sim é o SotN, só que pro Saturn, até onde sei, só tem a versão japonesa que é o Dracula X. Mais um que lembrei que é muito bom: Albert Odyssey 😉

        • Albert acho que vou passar longe.. é RPG de turno né?

  • sergio trajano

    E aí Sabat, beleza?!

    Cara, só passei aqui rapidinho pra perguntar qual o modelo do seu Sega Saturn. Pela foto, acredito que seja americano ou brasileiro. Porque parece que ele tem trava de região, então se eu pegar um jogo japonês e seu console for americano, acho que não vai funcionar. ^^

    Será que em março já sai alguma review de Sega Saturn? : )

    Vai ser muito legal resgatar esse console irmão mais novo e mais parrudo do nosso eterno Mega Drive.

    Valeu Sabat!!!

    • Opa Sergio, beleza? O meu é Tec Toy, mas não precisa se preocupar com isso: o Senpai tem um cartucho que dá boot e destrava as regiões do aparelho ^^ e ele vai me emprestar XD

      Eu acho que agora em março deve sair sim alguma coisa XD ASSIM ESPERO!!! HEUHEUHE

  • Istemthebronx

    Cumpade Sub-zera, você já tinha falado antes dessa troca cumpade. Finalmente, tú postaste um texto sobre o Saturn aê cumpade!! Biblioteca 2D do Saturn ser lascada de boa demais. E o Dreamcast ser um bom console para jogos arcade em 3D. Contudo, para 2D, o Saturn ser melhor ainda.

    • Opaaa Insssthemdébróinmsky! Agora sim mano XD e ontem eu já fui na casa do gordinho e peguei uns acessórios XD vou jogar muito ^^

  • TH

    Muito legal seu novo brinquedo Sabat.

    Esse eu pulei completamente e não sinto a mínima falta, existe apenas um jogo que eu gostaria de jogar nele e é o Castlevania SOTN, que além de ter mais cenário, ainda tem mais personagens e não apenas aquela bagunça que é jogar com o Richter no psx.

    Boa jogatina aí!

    • Opa, valeu mano ^^ Ainda não tenho jogo, mas quando tiver, vai ser massa XD

      E só pra constar: próximo tutorial meu, eu vou CHAVEAR ESSE SATURN KKKKKKKKKK

  • Parabéns pela nova aquisição, Sabat!

    Com certeza o Sega Saturn te trará muita diversão, mesmo com uma biblioteca com poucos jogos.

    É por isso que de todos os consoles que dispensei, apenas o Saturn ficou comigo.
    Este aparelho tem alguns jogos exclusivos (como Mr. Bones, Nights, Bug ou Clockwork Knight, por exemplo) que não te darão a impressão de “eu já joguei isto antes”, como aconteceu com a sua experiência com o Dreamcast.

    Sobre o cartucho, procure pelo Action Replay 4MB 3in1. Eu nunca tive, mas parece que ele funciona como expansor de memória, função cheat code, conversor de região e faz backup dos saves que estão na memória interna do aparelho.

    Poderá encontrá-lo em “promoção” no ML ou com um pouquinho mais de sorte, em alguma feira do rolo!

    Sobre o desbloqueio, duvido que tenha um técnico bom o suficiente para fazê-lo sem queimá-lo (se na época do auge do aparelho era difícil encontrar um técnico “bom de solda”, imagine hoje…).

    Boa sorte!

    • Opa Celio, beleza? ^^

      Rapaz, eu ja tenho um cartão de memoria pra backup de 4mb XD O destravamento de região é facinho de fazer, é semelhante ao de Mega Drive, só soldar 4 fios e pronto kk Agora mano, o destravamento, vc não acredita se eu disser: o chip não vai solda! A gente apenas tem que SOLTAR o flat cable do canhão, e encaixar ele no chip de desbloqueio, que por sua vez, tem um outro flat que sai dele e que deve ser ligado no canhão. Pronto, ta destravado! XD Da pra por e tirar a hora que você quiser ^^

  • Eu joguei Nights pela primeira vez há alguns dias no remake para ps2 que só saiu no Japão (onde você tem a opção de jogar a versão original de Saturn com os graficos antigos ou a versão refeita de ps2).

    Eu escolhi primeiro jogar a versão original e.. putz! que jogo bonito cara! Ele tem uma jogabilidade sensacional, é bem gostoso de jogar. Eu fiquei pensando no quanto na época o jogo era ‘viajado’.

    Depois de um tempo jogando que eu me lembro que tem a versão com gráficos geração ps2 e quando jogo vejo que o jogo fica mais bonito ainda.

    Depois de jogar eu passei a entender a fama cult que ele tem, não vejo nada parecido à atmosfera desse jogo, e ele foi um que driblou muito bem as limitações do Saturn.

    • Ele foi meu jogo de testes aqui maninho, e assim como vc disse, ele realmente é interessantíssimo. XD

  • Tenho um SF Zero 2 Loose…Serve?

    • Opa Fernando, qualquer coisa serve ^^ só que tem que ser original, por que eu não vou destravar! ^^

      • Original sim, porém loose. Me manda um email (bersotti@yahoo.com) e a gente esquematiza.

  • lucas cantino

    ” juramentos, e documentos autenticados”

    HAHAHAHAHAHA ,assim que vi a foto ,me lembrei de quao superior era o Saturno nos jogos 2d ,bem nao foram citados só 2d,quando jogo e ouço a trilha de panzer dragon me comovo demais ,e me pergunto cade a fabricante que fez isso???

    • Panxer Dragon eu quero jogar!! Espero que me apareça um exemplar aqui ^^

  • Repito a sugestão anterior: SHINOBI LEGIONS!!!! Grande game, sprites digitalizados… Live Action entre as fases!!!!

    • Quer saber? JA GANHEI XD

      Shin Shinobi Den é oficialmente meu primeiro jogo ^^ e tão logo eu consiga uma TV pra jogar (a minha queimou, Tubo Gradiente 29 tela plana =/), detonareio-o XD

  • Coloca Albert Oddyssey na lista, jogão que tive nos bons tempos com o Satrun :’)

    • Opa Renan XD tomara que apareça esse ^^ Por enquanto, adianto a lista de jogos que tenho: Shinobi Legions e Parodius ^^

  • mikemwxs

    Também sugiro MUITO Bomber Man Wars! Guardian Heroes esta entre minha lista de beat’em ups fodas! Herc’s Adventures também foi lançado para PSOne.

  • Ricardo Borges

    Poxa joguei muito Saturno, melhor video game que tive, mesmo sendo difícil conseguir assessórios, Na época passaram uns 3 ou 4 na minha mão mas toda vez me desfazia deles, pois era dificil conseguir jogos principalmente se fosse bloqueado, pois tinha que desbloquear para jogos piratas e chavear para jogos japoneses. Tive vários jogos, boa época, Joguei Madou Monogatari(RPG),
    Darkstalkers (LUTA), Daitona USA(CORRIDA), Dragon Ball Z Saga((AVENTURA) esse muito melhor que o do PSX.
    Dos que vc mencionou à cima joguei bastante Panzer Dragon

    • Beleza Ricardo? ^^

      Rapaz, eu estou pra começar a mexer com o saturn! Vou fazer muitas coisas aqui, inclusive xavear o menino, e testar uns esquemas de boot usando jogo original pra rodar pirata kkkk Em breve eu começo ^^

      • Ricardo Borges

        No mercado livre vende a placa de desbloqueio, vê na net como instalar é muito fácil. Outra coisa joga Shining Force 3 dizem que é um dos melhores RPG que existem, Sonic R, Deep Fear, ta parei! São muitos jogos Bons. Parabéns pelo vídeo game, esse eu não tenho, ainda, rsrsrs.

  • Thiago

    Eu jogava na casa de um camarada o Saturn era Streetfighter. Lembrei por causa do controle da foto. Por falar em controle, tive um igual aquele TPC-3 que substituiu o Rapidfire que tinha pro meu Megadrive.

    • Eu estou sem espaço aqui em casa pra por a TV de tubo no jeito certo pra começar as jogatinas Thiago, pois é isso que me impede de começar logo a detonar no Saturn. tenho 2 jogos aqui, um do Senpai, membro da equipe, e um que ganhe de um leitor, o Serjio Trajano, que me arrumou um Shinobi!! Espero jogar logo XD

  • frahq

    Olá Sabat, muito
    bom o seu post. Adoro a Sega e o Saturn, mesmo sendo de 2 anos atrás os
    comentários não podia ficar sem deixar minha opinião. Para começar acho o
    Saturn um excelente console, mas o Dreamcast fica um degrau acima dele (minha
    opinião) no quesito jogos e importância. Para analisar o Dreamcast tem que
    voltar no tempo mais precisamente 1999, porque hoje se você achou que os jogos
    não te cativaram é porque a maioria deles foram portados para Xbox, Ps2 e Cube
    depois de descontinuado o console. Agora imagina quem vivenciou aquela época que
    só poderia jogar “ Sonic ADV 1 e 2, e RE Code Veronica, Shenmue, Ikaruga, Skies of Arcadia, Soul Calibur, Blue Stinger, Sega
    Rally 2, Power Stone, Crazy,
    Taxi, phantasy star online 2 entre outros tantos jogos somente nesse console. Sem contar que foi o
    primeiro console que realmente deu certo ao conceito para a jogatina online que
    serviu de referência para todos os demais. O mesmo acontece para o Saturn se alguém
    que não viveu aquela época pegasse o console hoje não teria tantos atrativos
    pois a maior parte dos jogos também foram portados para outros sistemas. Valeu
    !

    • Opa Fraq, seu comentário vai sair no RetroCast ^^

  • João Gabriel Lemke Conciglieri

    a cara, eu já tive um saturn e estou com o meu segundo agora em 2016, é o melhor video game que eu já tive, compre virtua fighter remix, The House of the Dead, shining force III , quake, sega rally, daytona, virtu fighter 2, virtua cop; RE 1…
    Eu conheço bastante o console, qualquer dúvida add facebook!

  • O Caixista 🎮♏

    Foi o vídeo game que mais joguei na vida, tinha mais de 100 jogos em casa, era um espetáculo, meus primos tinham playstation e pagavam um pau pro meu Saturn, fenômeno.