Doações: O primeiro portátil do Sabat é um Game Boy Advance!


Acho que deveria ter postado isso antes da matéria sobre o Wamo pro Controller, mas tudo bem, neste caso a ordem não altera o resultado de nada: o fato é que sempre quis ter um portátil, mas nunca quis gastar dinheiro com um ^^. Sempre considerei que a compra de um portátil significava a aquisição de algo do momento, nunca o consolinho antigo que já estava ultrapassado, pois por mais que estes fossem interessantes e tivessem enormes bibliotecas e retrocompatibilidade, o atual sempre trazia tudo isso e mais alguma coisa.

O mais perto que cheguei de comprar um portátil foi na época que o Dingoo estourou. O portátil chinês era atraente, rodava uma série de emuladores de forma nativa, e um sistema Linux adaptado triplicou as funções e as capacidades do aparelhinho, sem contar que o preço era ótimo! Mas algo me dizia pra não ir nele… Sei lá, ele possuía pouquíssima memoria ram e um processador muito modesto até para a época, e como eu nunca fui com a cara de aparelhos de baixa potência independente do segmento deles, resolvi deixar passar para quem sabe, comprar um Nintendo 3DS, o novo prodígio da Nintendo que acabava de ser lançado. E ai o preço do 3DS era salgado, resolvi que ia esperar cair um pouco, e assim a vida passou, eu nunca comprei nada, e continuei sem portátil para me alegrar na fila do banco. Triste isso não?

Seria mais triste ainda se não fosse por este meu site batuta de velharias gamers!

Pois é, eu não ganho um tostão furado com ele, mas não posso negar que o sacana de vez em quando me proporciona umas surpresas muito maneiras, e a última veio dentro de um caixote de papelão que chegou aqui a mando de um leitor que vai me matar, mas eu tenho que dizer que perdi o nome do cara… Bem, abençoado indigente este que me mandou dentro do caixote um Game Boy Advance impecável, com caixa, cabos, e tudo mais que você  possa imaginar de acessórios. O melhor de tudo é que a caixa era grande, e só o portátil e seus acessórios não eram suficientes para encher nem metade dela, e assim o cara jogou um monte de games dentro para eu desfrutar! Legal ele né?

Senhores, apresento-lhes, o meu primeiro portátil!

O Game Boy Advance foi lançado pela Nintendo em 2001 para suceder o Game Boy Color, e chegou a ser lançado no Brasil pela Gradiente no mesmo ano. É compatível com quase toda a extensa biblioteca de games do Game Boy e do Game Boy Color, o que ajudou muito no sucesso instantâneo de vendas do aparelho.

Ao todo, foi lançado em 3 versões: Clássico, SP e Micro, e somando-se as vendas, o GBA chegou ao assombroso número de 75 milhões de unidades vendidas em todo o mundo!

Mesmo descartando a retrocompatibilidade, a biblioteca de games do consolinho é gigantesca, e possui centenas de excelentes games aclamados pelo público e crítica, e fora isso, emuladores e muitas recriações de clássicos das eras 8 e 16 bits tornaram o console muito popular entre os amantes de jogos antigos.

Foi descontinuado definitivamente em 2008, e deu lugar a outro fenômeno de vendas, o lendário Nintendo DS.

.

E olhem só que maravilha de jogos! Só coisa fina! Tá certo que alguns eu nem vou encostar como estes portes dos games do Mario que eu já joguei à exaustão no console e no emulador, mas o monte todo que vem depois será detonado com toda certeza, e com muito prazer. Dessa forma, quem colhe os frutos é também o leitor, que verá o Retroplayers se aprofundar também nesta plataforma portátil que é tão querida por todos em forma de reviews e especiais que pintarão aqui, e o primeiro já está no forno: Gunstar Super Heroes! Tá, esse eu não ganhei, ma o cartão de cambalacho que veio junto no pacote diz que eu posso jogar mesmo assim…

O console está em ótimo estado, e veio na sua cor clássica original. Gostei demais da pegada dele, é de longe mais anatômico que qualquer outro portátil da Nintendo, principalmente que o GBA SP que nem cabe na minha mão, e olha que é pequena!

Olha que maravilha: Golden Sun, aquele que para mim, é um dos melhores RPGs já feitos, e possui o melhor sistema de batalha em turnos que existe! Preciso desesperadamente de  Golden Sun the Lost Age agora para ter a história completa!

E esses então: os dois frutos iniciais da parceria da Nintendo com a Capcom que se tornou eterna, Oracle of Seasons e Oracle of Ages, dois games que só permitem que o jogador termine de verdade a aventura quando ambos forem terminados! Algum doido ai acha que eu não farei isso???

Mais dois games que detonarei com todo prazer, tanto por que cheguei no final do Circle of the Moon por emulador e o jogo deu pau… Agora vai!

Adorei tudo, fiquei feliz demais quando abri a caixa e vi tudo isso dentro. Mais um momento recompensador pra me lembrar de que dinheiro no bolso compra coisa pra caramba, mas não compra reconhecimento, mais um presente muito bem vindo que eu recebo com festa e vou usar pacas! Muito obrigado caro leitor indigente abençoado ^^.

Infelizmente este console tem aquele velho problema chato conhecido por todos: a tela sem iluminação própria, que torna impossível a jogatina sem um ambiente com a claridade ideal. Tem como remediar, mas para isso eu precisaria de um GBA SP quebrado pra tirar a tela e fazer a adaptação… Alguém ai tem? Vai que sim né!! De qualquer maneira, quando aparecer um na minha mão, tentarei fazer o procedimento e deixarei bem detalhado aqui para todo mundo ver ^^. Enquanto isso, vou jogando quando der e quando a iluminação permitir! E quando ela não permitir, cadê meu celular e meu Wamo pro Controller?

Comentem!


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • aki é rock

    Só jogo bom hein Sabat cada um com o seu mérito no enredo e jogabilidade essa pessoa foi muito generosa em enviar tudo completinho na caixa.Eu possuo um GBA com caixa e manual e tudo mais e tenho os dois Golden Sun,Sonic Anniversary 15,Legend of Zelda Link Awakening DX,F Zero Maximum Velocity e o Riviera Promise Land.Mas só com caixa o Golden Sun e o Sonic o resto eu não tenho pois comprei boa parte dos jogo pelo ML e lá o pessoal com quem comprei não tinha.

    • Etaaaaa, só jogão mano!!!! pqp! Manda esse GS Lost Age ai pra mim heheuheuuehueuehuehueueu Vou jogar os 2 de novo, PROMESSA!!

  • Dario Coutinho

    Sem dúvida você merece cara, um dos melhores blogs do gênero (pra mim o melhor).

    Ps. Tou sentindo falta de uns vídeos com jogatina, cadê?

    • TEMOS MANO, TEMOS!!! Preciso editar… cadê meus clones pra fazerem isso pra mim???? heheuheuuhe

      Valeu mano, sem o reconhecimento da galera a gente não estaria aqui, pode ter certeza ^^

  • Jeff Sousa

    Boa aquisição, eu também tenho um GBA Classic (esse nojentinho sem iluminação) e apesar de gostar do console, ele está longe de ser o meu favorito (DS). Teve muitos jogos bons, mas teve erros de design horrorosos (tela) e era marketeado na maioria das vezes como um SNES portátil e a quantidade de ports de SNES é absurda (o SNES tem jogos muito bons, mas senti falta de novidades em algumas franquias)

    • Opa Jeff, cara, tem jogo essa preula viu! Sim, haja ports de snes, mas mesmo assim, esse consolinho deve ter uns 800 jogos inéditos, preciso ver os números!!! Cara tem coisa demais pra jogar, mas antes, tenho que iluminar essa tela pq ta OSSO!

  • Jeff Sousa

    Tem o pessoal da Rose Colored Gaming que vendem kits de retroiluminação para GBA Classic /ficadica

    • Pô Jeff, CARO DEMAIS mano!! mais caroq eu comprar um GBA SP XD O negócio mesmo é adaptar uma tela de SP, fica algo mais tipo, pessoal XD

      • Albatross

        Mas o kit é de um GBA SP. E se você for colocar no papel, sai a conta pela receita. Vale a pena

        • bem, a tela + flat modificado de SP custa 45 doletas ^^ só me sobrar tempo e grana que eu compro e adapto! Esse kit ai querem 80!

  • Cadu

    MEU DEUS! OS DOIS CASTLEVANIA! MARIO WORLD E MARIO 3! GOLDEN SUN! AAAAAAAAAAAAAAAAAAA NINTENDO SIXTY FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOUR… digo… GBAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    Caraca, baita presente! Começou bem a sua saga de portáteis, muito bem diga-se de passagem!
    Eu tive um igualzinho a este, cor e tudo mais… mas ele foi afanado pelo meu pai, pra ele jogar Tetris de GB… kkkkkkkkkkk… agora ele tá meio capenga, botões duros e tudo mais. Infelizmente fiquei sem GBA! É a vida…
    Mas da hora!

    • ahUHAUhauHAuauHAUuauUAH BRBR LOL Po Cadu, se foi afanado pelo seu pai??? pqp mano ehuehuehe

      Aguarde, farei experiências nele!!

  • Merson

    Parabéns Sabat!!
    É impressão minha ou vc ganhou um flashcard tb?? Na imagem não da para ver direito mas parece com o meu (um M3). Com relação aos jogos só tem coisa boa mesmo. Vou aguardar uma matéria sobre o Golden Sun (tb considero um dos melhores rpgs) e do Advanced Wars (esse jogo vicia…). Fiquei interessado nessa adaptação para tela com iluminação no GBA, se der faça uma matéria com um passo a passo pra galera.
    Até mais.

    • Opa merson, veio sim mano, por isos que ja terminei Gunstar Super heroes XD ehuehuehe
      Rapaz, eu tinha uma matéria enorme sobre Golden Sun, mas foi do tempo em que eu escrevia para fóruns, e acabei perdendo ela quando perdi minha conta na Uol Jogos. Me arrependo de não ter feito um backup ¬¬
      O Advanced Wars tem algo no RP, mas o game precisa mesmo é de uma análise… faremos!!! E essa troca de tela cara, precisa de uma tela de GBA SP (modelo 101, a do normal é 001) e um flat cable de adaptação. Na china vende isso ja em um kit, ai pra fazer tudo, tem um trabalho manual mesmo de adaptação da tela e um pouco de soldagem. Vou fazer tutorial sim, pode deixar!!!

  • Menino, que coisa linda isso! Parabéns mesmo!
    E cara, esse Golden Sun é aquele que tem sensor de luz?

    • Opa Jeff, valeu mano XD precisar de jogos só pedir XD
      E não mano, esse não é o de sensor não, esse é o …. puts… não lembro o nome!!! GOOGLE!!

  • João Cláudio Fidelis

    Se deu bem, parabéns! Por acaso meu primeiro portátil também foi o GBA, exatamente da mesma cor que o seu, comprado no distante ano de 2002 ou 2003 (não me lembro exatamente).

    • Passei perto de comprar esse um monte de vezes ^^. Mas sabe o que eu vou fazer? Comprar uma tela bright e adaptar!! Vou ter que gastar uma graninha, mas vai ser bem gasto XD

  • spyblack

    Eu tinha um GBA desses e acabei passando pra alguém que perdi o contato e me arrependo amargamente por isso, tinha o Castlevania Aria e o Zelda Minish Cap, me arrependo muito disso, mas o que você falou sobre o dingoo eu discordo um pouco, mesmo com tudo isso contra o pequeno chines faz bonito, até hoje jogo muito com ele os retrogames, NES/SMS/SMD perfeitos, GBA 80% na maioria do tempo e SNES 60~70% na maioria do tempo, já zerei muita coisa e quase é meu retro-console oficial. Ainda pretendo ter um PSP para desfrutar de mais coisa retro que o dingoo não aguenta. Parabéns pelos presentes recebidos.

    • Opa spy!! Beleza? O que eu quis dizer é mais ou menos isso mesmo ai spy, o SNES e GBA que eu mais queria jogar, emulava maiomeno, mas isso não quer dizer que ele não fazia bonito com muitos consoles não ^^ Eu que queria algo que rodasse 100% =/ Acho que a maneira vai ser um PSP mesmo, dizem que esse emula tudo perfeitamente ^^

      • João Cláudio Fidelis

        PSP pra emulação é parrudo mesmo! Prefiro jogar os jogos do GBA nele que no próprio GBA (por conta da tela, os jogos ficam bem mais bonitos!). Tudo de 8 e 16 bits roda bem nele, incluindo aí arcades (CPS-1,2,3 e Neogeo), Playstation One (obviamente) e joguinhos de DOS. Além disso, ele tem muita pérola escondida, além de ser um tocador de video e audio bem bacana!

        • Olha João, por enquanto, estou me surpreendendo com meu Xperia L viu cara… Acoplei o controle Blue Tooth nele e olha… ta excelente jogar nele. Fiquei horas jogando aquele Pac Man Championship Edition EX que tem efeitos parrudos estourando pela tela e muita velocidade, Sonic CD HD rodou perfeito, e emuladores de SNES MEGA MASTER NES GBA rodam perfeito, preciso testar Game Gear e N64 ainda mas até agora ta lindo! Só dá alguma zica quando alguma tarefa em segundo plano inicia, tipo antivírus ou mensagem sms… mas é coisa pouca, raro acontecer. Um pró é que a tela é do tamanho da do PSP ^^

          • João Cláudio Fidelis

            Android (e o IOS) tem surpreendido no quesito hardware/software em espaço pequeno. O controle funciona legal mesmo? Eu só costumo jogar coisas bem casuais porque não me vejo jogar ao mais “sério” num touch pad. Tentei jogar R-Type no meu cel, nossa, quase taquei ele no chão de raiva! Por essas e outras que penso no Ouya (ou num equivalente com cara de portátil chinês).

          • João, eu tentei jogar as coisas mais simples em toutch e não dá cara, terrível, impossível jogar qualquer coisa que necessite o mínimo de agilidade. E sim, o controle funciona MUITO bem ^^ eu recomendo!

        • Merson

          Fidelis me diz uma coisa: Vc consegue emular bem o SNES no psp? Eu queria jogar DKC2 e 3 mas eles ficam com um slowdown terrível….o Super Metroid fica com uns errinhos gráficos mas nada que atrapalhe (ainda tenho que jogar esse..).

  • ElfoGamer

    Parabéns, cara! Belo presente esse.
    Não tive o GBA, mas sempre tive vontade de comprá-lo na época e, quando lançou a modelo SP, achei ele tão bonito que a vontade de comprar um aumentou ainda mais.
    Fui adiando a compra e acabei ficando sem um portátil, até que consegui um PSP e, logo em seguida, um 3DS.
    O GBA tem jogos muito bons mesmo, conheço alguns deles atraves de emulador.

    • Opa Elfo, obrigado cara!! Eu tinha jogado alguma coisa no emulador tb, tipo a série Megaman Zero que eu gostava bastante e joguei uns 3 caps! Mas agora é que o negócio vai render XD Já estou escrevendo sobre Gunstar Super Heroes e jogando Minish Cap!

  • CODY

    Ai sim, presentão, papai noel veio mais cedo;

    • Presentasso XD ja estou terminando Minish cap XD depois vou de Dragon Ball XD

      • Diego Cavera

        Tem que jogar o Dragon Ball Adventure Advance, muito bala, baseado na primeira saga, gosto pessoal mesmo, curto muito o jogo, Tem os Metroid tbm filho, F-Zero, vários pra ficar listando, jogo no emulador direto. Cara eu comprei um 360 pra entrar de cabeça em alguns jogos novos, bom pra jogar simuladores, agora bate um aperto no coração, nostalgia jogando os clássicos antigos, raridades dos 16 bits e NES sempre!!!

        • Pô Cavera, to doido pra jogar DBAA maninho ^^ Os 2 Metroids também, e castlevanias, pqp… quanto jogo!!! Mas vamos devagar XD o bom é que posso jogar TODO DIA na cama enquanto o sono não vem XD

  • lakers20

    GBA pra mim é um sucessor espiritual dos 16 bits ,ja que a maioria dos jogos remetem ao mesmo estilo dos antigos. Espero ver mais analises dos jogos de GBA por aqui heim hehe abraços!

    • Opa Lakers20 ^^ sabe a melhor coisa de ter um portátil? poder jogar na cama com fone de ouvido enquanto a mulher dorme kkkk Isso garante a jogatina diária maravilhosamente!

      Em breve vai ter mais review do sistema XD TLoZ Minish Cap já está prometido ^^

  • Visionnaire

    Pow Sabat! Até que enfim! Puxa vida, não sei nem com te agradecer cara. Agora, por favor, manda ele de volta pra mim que eu me enganei com o endereço.
    Obrigado!

    • haham kkkkkkkkkkkkkkkk senta e espera kkkkkkkkkkkk

  • Ricardo Roll Ricardo Senin

    Bela aquisição sabat,vc que ama rpg,vai ficar louco quando jogar mario e luigui super star saga.Ou vc já jogou?

    • Já joguei XD Foi no emulador, adorei o jogo. Mas ainda faltam os outros da série, pena que são pra DS e 3DS =/