Crash Bandicoot N. Sane Trilogy: A volta do Marsupial


Anos atrás, vi em algum lugar do Facebook uma curiosa enquete que visava eleger o melhor game de PlayStation 1 de todos os tempos. O legal dessa enquete era que cada pessoa podia escolher até três jogos, e a votação era limitada pelo perfil, ou seja, votou, já era, e não tinha como neguinho votar 200 vezes no seu The Chosen One a não ser que ele criasse 200 perfis diferentes na rede social do Zuckerberg… Não que não existam gamers malucos a esse ponto, mas a enquete funcionou: foram coletados milhares e milhares de votos, e o resultado final da coisa foi surpreendente: Crash Bandicoot 3: Warped em primeiro, e Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back em terceiro. E o primeiro Crash ainda aparecia no top 10, mas fora do pódio!

Juro que não lembro qual foi o jogo que ficou em segundo, mas isso é irrelevante para o que vou dizer: na hora de cada um escolher o seu título número 1 do console, os votos para os Metal Geares e Final Fantases e Resident Evilses da vida acabaram ficando diluídos em meio a tantas pessoas com gostos diferentes, só que uma quantidade absurdamente grande de jogadores tinham um personagem em comum para seus segundos e terceiros lugares: os games do marsupial criado pela NaughtyDog, Crash Bandicoot.

Crash Bandicoot

Aquele que por muito tempo foi o personagem mais legal do PlayStation, chegando inclusive a ser tratado como mascote da Sony em algumas oportunidades (principalmente na hora de cutucar a Big N e zoar o Mario), teve uma carreira brilhante no console, com quatro títulos de uma qualidade tamanha que o resultado estava estampado nessa votação aí. Mas pera aí, entendam o motivo de eu ter achado essa enquete tão legal: NUNCA alguém elegeria Crash Bandicoot 3 o melhor game do console, mas o formato dessa votação acabou possibilitando isso devido ao fato de que ela provou que Crash 3 era um jogo quase unânime dentre os donos do console: todo mundo gostava, e gostava pra caramba.

Crash BandicootTá cheio de nego barbado por aí que bate o pé que Crash Team Racing é melhor que Mario Kart 64 e vai aparecer um monte desses doentes aí nos comentários, só espera pra ver, e o jogo realmente era uma delícia, um senhor jogo de Kart que mostrou para todo mundo que o mascote poderia ter ido muito além dos 3 excelentes títulos de aventura que ele teve no console, isso se a Naughty Dog tivesse ousado explorar outras possibilidades… Eu acho que se isso tivesse acontecido, hoje teríamos Crash Party, Crash Tennis, Crash Golf, New Crash U, Crash Odyssey… Tá, eu sei que o personagem teve mais games no PS1, só que a essa altura do campeonato, a Naughty Dog, que só havia feito merda antes de criar Crash Bandicoot (tipo Way of the Warrior para 3DO), resolveu fazer uma última merda e passou os direitos da franquia para outra produtora, que passou pra outra, e pra outra… E como não poderia deixar de ser com tanto jogo ruim pintando, a carreira do personagem foi por água a baixo.

Só que, mais de uma década depois do último jogo bom do marsupial, mais precisamente em 2011, um monte de boatos começaram a pipocar na internet. Era produtor dizendo enigmaticamente que adorava Crash Bandicoot, era produtora soltando foto in game de suposto jogo novo, e a cada ano cheio de eventos que se passava, mais a bolha de fofocas crescia até que, na E3 de 2016, o pessoal da Sony veio a público dizer que Crash estava finalmente voltando na forma de um personagem selecionável em um novo jogo da franquia Skylanders.

Obviamente que, apesar de toda a apresentação nostálgica com direito a dancinha da vitória e tudo mais, ninguém se sentiu muito empolgado com isso, afinal de contas, esse jogo só serve para vender bonequinho pra crianças novas, um tipo de Disney Infinity genérico. OK, foi muito legal ver novamente o personagem, coisa e tal, mas jogo ruim por jogo ruim, o último nem faz tanto tempo assim: foi Crash Bandicoot Nitro Kart 2, de 2010, para iPhone, e ninguém estava a fim de receber mais um jogo genérico do personagem, ainda mais levando-se em conta que a Naughty Dog não estaria envolvida, e isso era um péssimo sinal. Mas o mesmo evento escondia a notícia que muita gente queria receber, e que eu, sinceramente, não entendo como não foi tratada como a principal em relação ao personagem: a trilogia clássica estaria, em breve, ganhando um remake completo (ou remaster plus, já explico) com gráficos HD! E não era aquele velho papo furado de só adicionar uns plugins pra fazer aquele up scalling cretino no jogo e tudo certo… Não senhor, o negócio era profundo, tudo refeito e animado novamente do zero a partir da geometria original das fases de modo manter a máxima fidelidade possível, tudo em homenagem ao 20º aniversário do personagem. A história termina com a última edição da Playstation Experience, ocorrida em Dezembro do ano passado, onde a Sony revelou que o projeto seria uma coletânea contendo os 3 jogos, que esta se chamaria Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, e que seria desenvolvida pela Vicarious Visions, subsidiária da Activision que já havia criado vários jogos meia bocas da franquia Crash depois que a Naughty Dog passou a bola.

Crash Bandicoot

Inclusive neste evento, representantes da Vicarious ficaram em cima do muro quando a imprensa fez a pergunta inevitável: é remake ou remaster? Por isso eles inventaram esse tal termo Remaster Plus: disseram que não seria um Remake porque muito material original seria utilizado para a reconstrução dos jogos, mas ao mesmo tempo, os novos gráficos, trilhas sonoras e animações seriam refeitos do zero bem como a adição de novos elementos aos jogos, como a inclusão do Time Trial nos dois primeiros games, e a possibilidade de se jogar com a Coco, a irmã do protagonista, que tomava o lugar dele em algumas etapas do terceiro jogo, como a inesquecível corrida na Muralha da China montada no tigrinho.

PS1 versus PS4: apesar da foto não estar excelente, dá pra ter uma ideia da evolução

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O lançamento? Foi hoje meu amigo, 30 de Junho, acabou de ser lançado com total exclusividade para o PlayStation 4, custa 39.99 Trumps na gringa, 149.99 Temers na PlayStation Store brasileira, e tem um monte de loja nacional vendendo o jogo em versão física a preços mais em conta ainda (cheguei a ver por 127 Temers à vista).

Mas sabe como é né, a imprensa especializada sempre recebe uma cópia muito antes do lançamento (pelo menos os importantes, não nóis aqui…vida difícil viu…), e a galera começou a soltar reviews bem positivos em seus sites. Dois fatores pesam contra: o fato de ser mais um remast..remak..m…remastermake, e a fama bem modesta da empresa que está por trás da reedição. A Vicarious nunca fez nada digno de aplausos, aquela obra que se sobressai, e em se tratando de Crash Bandicoot, só fizeram jogo mequetrefe, com impressões bem mistas e qualidade muito inferior à dos jogos da trilogia clássica da Naughty Dog. Mas a favor, está o fato de que eles seguiram o rascunho do original, receberam a cola da prova completinha, o gabarito do concurso, não tem como errar! Os 3 jogos originais são excelentes, e de acordo com quem já jogou os remastermakes (Há, curti!) e até com alguns vídeos comparativos que eu assisti, os três jogos são exatamente iguais aos antigos, mas com as devidas melhorias visuais e adições ao gameplay… Eu disse que Crash Bandicoot N. Sane Trilogy vai ter troféus também?

De qualquer modo, como é bom ver um personagem tão querido se revitalizando dessa maneira. Crash Bandicoot nunca mereceu o tratamento genérico que recebeu após o adeus da sua empresa criadora, que fez com que uma das melhores franquias da quinta geração de videogames caísse por terra perdendo toda a monstruosa importância que um dia teve, e que poderia continuar tendo. Crash poderia não ser um Mario hoje, mas talvez um Sonic: respeitado, famoso, e recebendo games que vendem milhões de unidades mesmo sem ter toda aquela qualidade do passado… Seria um panorama aceitável para este personagem… Continuar popular e querido por uma nova geração de jogadores que nem se quer jogaram os games antigos, mas nem isso foi possível, pois faltou ousadia, faltou marketing, faltou visão, e principalmente, faltou respeito a esse carinha. Tanto é que na apresentação do novo jogo do personagem na E3 de 2016, parecia que a gente não ouvia falar dele desde 1999, ano em que o ótimo mas pior que Mario Kart 64 Crash Team Racing foi lançado.

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Agora eu quero demais experimentar mais uma vez estes jogos, quero ouvir novamente aquela trilha sonora linda, quero passar de novo por aquelas etapas submersas irritantes de Crash Warped, correr à toda velocidade nas costas do ursinho polar de Cortex Strikes Back, e fazer “aquelas coisas” no Crash 1… Aquelas coisas pô… Tá, eu não lembro p@#$ nenhuma do Crash 1, então vai ser como jogar esse capítulo pela primeira vez e isso será ótimo.

Mas e depois? Será que a Activision e a Vicarious continuarão a franquia quando o hype passar e a poeira baixar? Será que eles vão remasterimakezar Crash Team Racing também com novas pistas e terrenos? E será que eles terão a competência necessária para criar quando não tiverem mais o que relançar caso eles resolvam continuar a franquia com jogos inéditos? Ficam estas perguntas, e eu só acredito mesmo na segunda delas: acredito que é muito possível o jogo de kart do marsupial aparecer por aí em breve… Já o restante, dá medo, mas eu torço demais para que o futuro desse personagem não se perca mais uma vez, e que ele continue com as suas maluquices pra todo mundo ver, rir e respeitar ainda por muito, muito tempo. Sou seu fã Crash!

Agora só preciso mesmo é de um PS4… Ô vida difícil!


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
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  • Colonel

    Joguei apenas o 2 e não muito,

    Com meu delay de, na média, 1,5 geração de consoles, que sabem daqui alguns anos eu tenha um Play 4 e finalmente possa dar a atenção que Crash merece.

    • Isso Colonel, que demore, mas quando vc jogar Crash Bandicoot, você vai ver o quanto é bom, e vai perceber o que perdeu naquela geração =)