Cobertura BGS – Brasil Game Show 2017


Não, amigos, não seria esse Sol devastador seguido de chuva forte e um trânsito monstruoso que impediriam a vinda do seu querido Rokuman Senpai à Décima edição do maior encontro de Jogos e Videogames da América Latina, a BGS, ou pra dizer de maneira completa, a Brasil Game Show. Eu estive lá, e vou relatar para vocês as notícias mais legais e divertidas do mundo retrô desta feira incrível, assim como também falarei dos amigos e parceiros que encontrei por lá. Então, me acompanhem neste passeio por esta enorme casa de jogos!

Começa sempre igual: o primeiro passo é entrar no site para solicitar a tão cobiçada Credencial de Imprensa, algo que nunca nos foi negado pela administração da BGS, e que quanto a isso, só temos a agradecer. Mas chegando à entrada do evento, fui agraciado com a ilustre presença de outro integrante aqui do RetroPlayers, o CADU, que se juntou ao time e, após recebermos nossos crachás, adentramos no Expo Center Norte. Seguimos diretamente para a nossa sala de Imprensa, onde esse ano a coisa estava realmente muito boa! Suco de Laranja, café, água, refrigerante a dar com pau, e na parte das guloseimas, tinha Cup Noodles, goiabinha, palitinho de chocolate, e até sequilhos! É mole? O local estava bem aconchegante como sempre, e tinha um bom espaço para reunir todo o pessoal de imprensa para podermos discutir entre nós todos como estava o andamento do primeiro dia do encontro.

Agradeço ao Cadu pelas fotos tiradas e por emprestar o carregador de bateria, pois meu celular estava nas últimas… Saindo da sala de imprensa, chegou a hora de partirmos em busca das jogatinas para conhecer os títulos disponíveis e, de quebra, reencontrar os amigos e pessoas conhecidas. No Stand da Microsoft, fui diretamente conferir o já lançado CupHead, jogo simplesmente maravilhoso que mostra a correria desesperada dos irmãos cabeça de xícara que, após apostarem alto demais em um cassino, precisam agora detonar uma série de inimigos para saírem da tremenda enrascada ao qual eles entraram! A trilha sonora, os gráficos, as animações e o mais importante… A Dificuldade! Tudo está lá, em uma forma que remete os anos 30, só que dentro de um jogo! Só enfrentei uma boss battle junto com a Cherry, porém não conseguimos vencer, mas foi o suficiente para querer comprar o game e jogar muito!

Confira CUPHEAD no Canal RetroPlayers!

.

Lá na Microsoft o pessoal estava sorteando um Xbox One para quem jogasse dois jogos e pegasse dois carimbos, que davam o direito de preencher um cupom e colocar na urna. Outro game exclusivo de Xbox One e Steam foi o carismático e divertido Super Lucky’s Tale, um plataforma 3D cheio de características de Super Mario 64 e Banjo & Kazooie, entre outros. A simpática raposinha que lembra muito o Tails (só que esse só tem um rabo XD), pode pular, atacar seus inimigos com o rabo, carregar e procurar itens escondidos no subsolo, caminhando como se fosse o Pernalonga por baixo da terra. É um game de plataforma com alguns puzzles. Com o slogan “Libere seu lado gamer_”, quem jogasse super Lucky’s Tale, além de ganhar o carimbo para concorrer ao Xbox One, também levava de brinde um super adesivo para decorar seu quarto.

BGS  BGS

Já no Stand da Sony, encontrei outros dois jogos sensacionais: Keen e Necrosphere. Em Keen, controlamos uma simpática ninjinha, cujo objetivo inicialmente é derrotar os inimigos apenas utilizando os quatro direcionais do controle, um jogo de estratégia em tabuleiro. A diversão é boa, fazendo o jogador quebrar a cabeça para poder passar até a fase seguinte. O mais legal é que Keen foi desenvolvido por Brasileiros. Já Necrosphere foi o jogo que mais me chamou a atenção na feira toda, (e olha que eu babei muito no CupHead).  Quando coloquei o fone para ouvir a trilha sonora, fui surpreendido por um magnífico som Chip Tune! Além disso, tive a maior prova, segundo Cadu, de que dois comandos são mais que suficientes para termos uma diversão completa. O objetivo do jogo é somente andar para a esquerda ou direita utilizando os botões L ou R do controle para passar as fases em um estilo plataforma com puzzles. A habilidade é praticamente 100% necessária, já que muitas partes do game são calculadamente precisas. Ainda no stand da Sony, eles estavam com uma promoção que se você comprasse acima de R$ 100,00 em produtos na loja Playstation Gear, além de ganhar 10% de desconto, acrescentando mais R$ 29,90 o comprador levava pra casa o jogo The Last Guardian.

BGS BGS

Bom, já falei de Shooting, Plataforma e Puzzles, mas é claro que não poderia faltar a pancadaria. Os jogos de luta estão com tudo (ou quase). Se por um lado temos o já lançado Marvel vs Capcom Infinite, tanto para PS4, Xone e PC, por outro temos uma  belíssima demo do Dragon Ball Fighter Z, que também será lançado para essas 3 plataformas. Joguei o Marvel com o Cadu, e ao tirar duas lutas, pude notar que a jogabilidade voltou a ser mais ou menos nos moldes de Marvel vs Capcom 2. Algo até interessante, já que o Marvel vs Capcom 3 era meio confuso. Porém, o gráfico está fraco demais, sinceramente não sei o que a Capcom tem na cabeça. Já o Dragon Ball está muito lindo, incrível mesmo! Parece que eu e Cadu estávamos jogando o Anime em si, (também jogamos 2 lutas). Os comandos saem que é uma beleza, e se souber o que está fazendo, a pancada rola solta o tempo todo. Todas as animações de golpes e especiais estão de cair o queixo. Quem jogasse o Dragon Ball Fighter Z, ganhava de brinde um suporte para a porta do quarto dizendo “Agora não dá! Estou Jogando Dragon Ball Fighter Z.”

  BGS BGS

Além dos Consoles de Mesa, algo que não poderia faltar para a galera retrogamer são os Arcades. Porém, esse ano o pessoal pisou na bola. Não tinha arcade nenhum, (tinha uma máquina para anões) apenas jogos de Pinball, Corrida e Light Gun Shooter. Como se não bastasse, das 4 máquinas de Pinball, somente 2 estavam em funcionamento, sendo que as outras duas estavam ligadas apenas para demonstração. De corrida tinha duas máquinas para jogar 2 players de Daytona USA e duas máquinas para jogar 1 player de Cruis’n Exotica. O jogo Light Gun Shooter era o Time Crisis II.

  BGS BGS

Também tinha uma máquina de boliche, mas não dava pra jogar pois estava acusando mensagem de erro. Outra grande mancada do Stand da DiverBras, foi que deu 21:00 em ponto, eles desligaram a chave geral de todas as máquinas, justamente quando a Cherry Pie estava detonando no Marvel vs Capcom para anões e eu estava Humildemente Humilhando o nosso amigo Zemo da Revista WarpZone em Daytona USA. Dá até angústia imaginar que não teve Arcade esse ano… O motivo foram as inúmeras reclamações que muita gente fez no ano passado de as máquinas não estarem funcionando bem, principalmente quanto aos controles: estavam realmente péssimos na BGS2016, e muitas máquinas com jogos de luta estavam simplesmente impraticáveis. Mas…  Se a falta dos arcades esse ano se deu por esse motivo,  então era melhor não ter reclamado né! Cadê meu DeLorean?

  BGS BGS

De jogos legais, praticamente foram esses só que eu vi e considerei relevantes o suficiente para comentar com você, amigo leitor. Mas nem só de jogos vivem os jogadores, e agora vou falar um pouco sobre a galerinha que encontramos por lá. Fiquei muito contente de ver o Stand da VGDB-Video Game Dadabase, onde encontrei amigos como Jorge Miashike, Alexandre Bastos, Pedrux, Luis Filipe, entre outros. Rever os amigos gamers é sempre bom, principalmente quando curtem as velharias. E falando nelas, o stand estava lindo, cheio de jogos completos num estado que parecia que tinha saído hoje da loja, tudo muito bem organizado e exposto. Sim, os jogos clássicos eram apenas exposição, mas eles estavam vendendo controle Arcade pra jogar na televisão e outras coisinhas legais como canecas, almofadas, bloquinhos de anotações, entre outros.

  BGS BGS

Passamos também no Stand da nossa parceira WarpZone. Por lá pude reencontrar os camaradas Cleber, Fabio Santana, entre outros, além de finalmente conhecer pessoalmente o Velberan, um dos Youtubers que mais aprecio o trabalho, uma enorme satisfação! A WarpZone compareceu novamente este ano para vender suas edições. Eles estão com uma promoção: para quem levar 5 guias, o sexto sai de brinde. Além de podermos conferir em primeira mão como vai ficar o novo livro de luxo ESSENCIAL THE KING OF FIGHTERS , também vimos a nova leva de guias, que são: Biografia Luigi e mais 3 personagens, 101 Jogos de Gamecube, e Clássicos Caslevania, este último me deu água na boca e vou comprar ainda no sábado, se eu retornar à feira. Perto do Stand da WarpZone tinha um artista fazendo caricaturas das pessoas do jeito que elas quisessem. Não deu outra, Cherry já tinha ido vestida de Luigi e ele fez uma caricatura bem ao estilo do jogo, com inimigos e tudo mais. Eu estava meio receoso, porém a Cherry me convenceu e acabei pedindo pra fazer uma minha com o personagem Rockman. E não é que ficou demais? Confere aí na foto:

BGS BGS

De maneira geral valeu a pena comparecer esse ano na BGS. Muitas novidades legais até no mundo retrogamer e muitos amigos bacanas para rever e conversar. Espero que tenham gostado e deixo aqui uma mensagem final para nosso querido chefinho do Retroplayers:

BÔNUS STAGE: Na hora de ir embora, todos nós cansados de andar o dia todo pela feira, saímos para deixar o Cadu na estação de metrô, e não é que pertinho da estação o meu fusquinha desligou e parou de funcionar? Arreou o bichinho! Por sorte estávamos perto de um posto de gasolina, e fizemos o Pit Stop regado a cerveja! Brindamos esse dia muito divertido, que acabou com o guincho chegando pra rebocar o fusquinha, e que venha outra BGS, ainda melhor que essa, e com bastante arcades decentes pra galera retrogamer desfrutar.

   BGS BGS


Sobre Rokuman Senpai

Fã assíduo de Rockman / Megaman e também confiante do sucesso futuro de Mighty9. Defensor do Famicom / Nes com todas as armas inimagináveis. Mendorato + Skoll + Jogos Clássicos + Rokuman Senpai = Diversão Garantida! ^^

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Visio

    Show Senpai! Leitura divertida e prazerosa! Parabéns pelo artigo!

    Só fiquei preocupado com essa história de ter quebrado o fusca… isso é foda.

    • Quem é que teve que carregar o senps desde Sorocaba até a BGS? Tá tudo explicado XD

      • Rokuman Senpai

        Sniff o.o

    • Rokuman Senpai

      Valeu por ter gostado, Visio!

      Quanto ao fusquinha, relaxa que ele é guerreiro xdddd

      Já voltei pra casa…

      Abraço!

  • Excelente texto, Senpai. Um misto de reportagem/aventura. Parabéns.

    • Rokuman Senpai

      Muito obrigado por ter gostado, maninho! Valeu e grande abraço!

  • daniel ventura

    show senpai parabens pelo trabalho. fiquei penando se esse necrosphere nao vai enjoar com o tempo de apertar so dois botoes, e a parte do artista fazendo a caricatura que massa mano .

    • Rokuman Senpai

      Muito obrigado por ter gostado, daniel!

      Acredite! Necrosphere pra quem curte o estilo é bem difícil de enjoar…

      Pois é, a caricatura ficou muito boa mesmo! Nem eu acreditei!

      Forte abraço!

  • Luís Filipe

    Foi massa d+ pena que vcs foram só o primeiro dia… Até ano que vem…

    • Rokuman Senpai

      Foi massa mesmo maninho, fiquei muito feliz de reencontrá-lo! Estávamos pensando em ir na sexta, no sábado ou até mesmo no domingo, mas alguns contratempos como o problema do fusquinha nos impediram. Até o ano que vem e abração!

  • Mastra

    review só nao leva nota 10 pq vc nao foi vestido de mario obeso, ainda mais pq a rachel foi de luigi, o que custava….

    • Rokuman Senpai

      Valeu por ter gostado ^^

      Então, eu não fui de Mario pois não sabia onde estavam o meu boné e a minha camiseta vermelha, e a Raquel ainda me falou na noite da véspera do encontro…

  • Sergio Santos

    Legal Fernando. Ótima cobertura. Espero te massacrar no Marvel vs capcom infinite em breve.

    • Rokuman Senpai

      Saaaalve Serginho! Você por aqui é uma honra! Simplesmente o cara que fez eu gostar de Rockman / Megaman… O MESTRE XDDDD

      Obrigado por ter gostado e vou ter que comprar o Marvel Infinite só pra te espancar nyhuauhauhauhauhauha

      Forte abraço e valeu!

  • Muito bom o texto, Senpá! Ficou joia!
    Também foi joia a companhia lá sua e da Cherry na BGS, adorei! Muito bom!
    E no fim o Fusca deu um susto, mas felizmente ficou tudo bem e tivemos uma oportunidade de fazer o brinde, sensacional.
    Espero que tenha resolvido o lance com o guerreiro puro aço!
    Valeu Senpai!

    • Rokuman Senpai

      Salve Cadu! Meu parceiro de BGS, obrigado por ter gostado!

      Eu que me sinto honrado em estar na companhia do rabugento mais querido do Retroplayers xdddd

      O fusquinha assustou mesmo, mas por sorte tudo já está resolvido e pude voltar pra casa em segurança! O brinde foi incrível!

      Valeu e grande abraço!

  • Colonel

    Muito bacana o relato, Senpai. Deve ser muito legal participar da BGS e além de ficar por dentro das novidades gamer retrô, conhecer ou reencontrar a galera gamer ativa na internet. Como sou do sul do país, ainda preciso me organizar financeiramente pra ir aí numa edição BGS e conhecer o pessoal da Warpzone e principalmente do Retroplayers! Abraço!

    • Rokuman Senpai

      Saaalve, Colonel! Muito obrigado por ter gostado!

      Cara! É realmente bom demais! E olha que eu nem presenciei nenhuma celebridade (Kojima Quem? XD). Faça o possível para vir numa próxima, se programe que vale realmente a pena! E a equipe Retroplayers terá uma enorme satisfação em conhecer um fiel leitor retroaventureiro!

      Abração!

  • ZEMO

    Poxa, Senpai, que pena que desligaram as máquinas bem no momento em que eu estava sendo humildemente humilhado uehaeu
    Um dos pontos altos da feira pra mim foi o estande do VGDB! Fiquei um tempão contemplando cada um daqueles jogos fantásticos da vitrine e viajando no tempo!
    E será que não tá na hora de trocar esse Fusca??

    • Rokuman Senpai

      E aíííííííí Yoshitake, blz?

      Foi uma pena mesmo, você começou ganhando e depois eu te passei e aí desligaram… Faltando 3 ou 2 voltas pra completar…

      Pois é cara, como eu disse no próprio artigo, de jogos tiveram algumas coisinhas, mas o mais legal foi rever os amigos e os Stands dos amigos ^^ Essa foto que tirei da vitrine foi pra todo mundo ficar babando (inclusive eu xddddd).

      É mano… Fusquinha está na família há décadas (minha mãe me deu quando eu tinha 18, hoje estou com 33 O.O) … É algo que não consegui desapegar, principalmente depois que no dia 9 de Abril meu Corcell II ( o mesmo que fomos para o ENA Peruíbe) foi roubado… Mas tudo com o tempo vai ficando mais difícil… O jeito é um dia próximo fazer o motor completo ou vender…

      Abração mano!

      • ZEMO

        Muito triste… o fusquinha é nostálgico pra mim, já andei muito nele…
        Seja como for, o Gambi Harras parece que conhecia alguém que tava com um fusca baratinho à venda…

  • Parabéns Senps.
    Grande cobertura e leitura agradabilíssima.
    Grande abraço fofo!

    • Rokuman Senpai

      Saaaalve, Jeff!

      Muito obrigado por ter gostado mano!

      Esse seu comentário me deixou muito contente XD

      Abração!

  • Edson Godoy

    Valeu Senpai! Muito obrigado pela moral que deu para o estande do VGDB. Abração!

    • Rokuman Senpai

      Super Valeu Edson!

      Eu que agradeço por poder presenciar tamanha nostalgia!

      Abração!

  • Julio Brasile

    Ótima matéria meu amigo senpai, a falta dos Arcades foi mancada mesmo…muito legal rever os amigos nesses eventos não, e fazer o outros, além das novidades no mundo dos games, abraco cara!!!