Versão de produção de Sonic Xtreme é encontrada, e jogo pode pintar nos PCs


SONOC-XTREME

Quem se lembra do tal Sonic Xtreme, aquele jogo do ouriço azul para Sega Saturn que apareceu na E3 de 1996, mas que nunca chegou a ver a luz do dia? Vou refrescar a memória de vocês:

Qualquer semelhança com Nights não é mera coincidência

.

Resumindo a história do jogo para vocês, a primeira versão de Sonic Xtreme que foi mostrada era desenvolvida pela Sega of America, uma vez que o Sonic Team estava focado na produção de NiGHTS, e tratava-se de um jogo do ouriço com visão isométrica que seria lançado para o Mega Drive, algo da linha Sonic 3D Blast só que com mais cara de aventura clássica. Entretanto, o trabalho não foi aprovado e a empresa propôs que o game fosse redesenhado e que tivesse o seu desenvolvimento para o 32X. Só que esta plataforma já mostrava sinais de que seria um fiasco comercial e assim, o game acabou migrando para o Saturn, a próxima poderosa plataforma da empresa.

Este seria Sonic Xtreme no Mega Drive

Este deveria ser Sonic Xtreme no Mega Drive

.

A bagunça começou quando o time americano se empolgou e resolveu utilizar a engine de NiGHTS para desenvolver as lutas contra os chefes do jogo: a ideia parecia tão boa que a chefia acabou solicitando que o jogo fosse feito inteiramente em cima da engine. E foi então que tudo começou a ir para o brejo. Yuji Naka, um dos criadores do Sonic e fundador do Sonic Team, era o “pai” da tal engine e não gostou nada da decisão de usarem a sua filhinha a torto e a direito sem o seu consentimento, tanto que ele ameaçou até mesmo deixar a SEGA se os trabalhos em cima da engine dele continuassem. A pressão foi tamanha que a chefia teve que ceder. E assim, Sonic Extreme teria que ser praticamente recomeçado do zero, o que culminou no cancelamento do game.

E agora, quase duas décadas depois, foi divulgada através do fórum da NeoGAF a notícia de que fãs conseguiram recuperar, Deus sabe lá como, simplesmente tudo que havia sido desenvolvido da versão final do jogo, do código fonte ao editor de fases, incluindo alguns mágicos arquivos necessários para transformar um PC em um Kit de Desenvolvimento para o jogo. E pelo que os fãs que obtiveram o material disseram, eles conseguiram compilar o código de forma a executar o negócio.

JaKqAxl

O grande ponto é que por rasões desconhecidas, verificou-se que o projeto encontrado de Sonic Xtreme não estava sendo desenvolvido diretamente para o Saturn, mas sim para rodar em um PC (provavelmente seria adaptado após o game ser aprovado, ou finalizado…), e os fãs afirmam que aparentemente 70% do jogo está completo! Porém, ele executa em um processador gráfico específico da NVidia que é super raro e que só roda em Windows 95, tudo isso segundo informações postadas no fórum.

O autor da notícia promete testar se o jogo está realmente funcionando e deve divulgar mais informações com o tempo. O jeito é esperar e torcer para que consigam completar o game e portá-lo para as versões mais atuais do Windows.

O RetroPlayers estará de olho!

Opinião do Cadu: Notícia sensacional! Empolga mais que qualquer notícia de lançamento de jogos do Sonic feitas nos últimos anos. Uma pena a SEGA ter abandonado o projeto, eles podiam muito bem tentar adaptar o jogo para as plataformas atuais, ao invés de investir em jogos que os fãs no geral costumam rejeitar. Ou pelo menos usar como base para um novo jogo, no futuro. Eu mesmo tenho muita curiosidade em ver este jogo rodando. Sempre quis saber como seria um jogo do ouriço em que ele tem total liberdade dentro do cenário 3D, diferentemente de quase todos os jogos em 3 dimensões lançados (salvos os dois Adventure e, em partes, Sonic Lost World).

.

Opinião do Sabat: Algumas imagens até empolgam pela ideia empregada no jogo, mas eu adoraria mesmo é que alguém achasse o projeto original para Mega Drive e o terminasse! Já que não é o caso, vou torcer então para que muito trabalho seja feito neste material que acharam, pois ao que parece, ele está bem crú. Será necessário fazer muita coisa para que o game se torne uma aventura viável e não uma simples curiosidade passageira. E isso inclui um monte de coisas que hoje são básicas, mas que eram o terror dos programadores da época, como colisão, filtros, texturas, física… Então, vamos aguardar!

.

Comentem!


Sobre Sabat

Dono, Chefe, Gerente, Cara da Xérox e Tia do Café do RetroPlayers! Meu negócio? Falar sobre games. Como? Escrevendo meus trabalhos, gravando minha voz horrível, ou filmando minhas humildes proezas! Onde? Aqui, ali, ou onde quer que me chamem!
Adicionar a favoritos link permanente.