Versão de produção de Sonic Xtreme é encontrada, e jogo pode pintar nos PCs


SONOC-XTREME

Quem se lembra do tal Sonic Xtreme, aquele jogo do ouriço azul para Sega Saturn que apareceu na E3 de 1996, mas que nunca chegou a ver a luz do dia? Vou refrescar a memória de vocês:

Qualquer semelhança com Nights não é mera coincidência

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Resumindo a história do jogo para vocês, a primeira versão de Sonic Xtreme que foi mostrada era desenvolvida pela Sega of America, uma vez que o Sonic Team estava focado na produção de NiGHTS, e tratava-se de um jogo do ouriço com visão isométrica que seria lançado para o Mega Drive, algo da linha Sonic 3D Blast só que com mais cara de aventura clássica. Entretanto, o trabalho não foi aprovado e a empresa propôs que o game fosse redesenhado e que tivesse o seu desenvolvimento para o 32X. Só que esta plataforma já mostrava sinais de que seria um fiasco comercial e assim, o game acabou migrando para o Saturn, a próxima poderosa plataforma da empresa.

Este seria Sonic Xtreme no Mega Drive

Este deveria ser Sonic Xtreme no Mega Drive

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A bagunça começou quando o time americano se empolgou e resolveu utilizar a engine de NiGHTS para desenvolver as lutas contra os chefes do jogo: a ideia parecia tão boa que a chefia acabou solicitando que o jogo fosse feito inteiramente em cima da engine. E foi então que tudo começou a ir para o brejo. Yuji Naka, um dos criadores do Sonic e fundador do Sonic Team, era o “pai” da tal engine e não gostou nada da decisão de usarem a sua filhinha a torto e a direito sem o seu consentimento, tanto que ele ameaçou até mesmo deixar a SEGA se os trabalhos em cima da engine dele continuassem. A pressão foi tamanha que a chefia teve que ceder. E assim, Sonic Extreme teria que ser praticamente recomeçado do zero, o que culminou no cancelamento do game.

E agora, quase duas décadas depois, foi divulgada através do fórum da NeoGAF a notícia de que fãs conseguiram recuperar, Deus sabe lá como, simplesmente tudo que havia sido desenvolvido da versão final do jogo, do código fonte ao editor de fases, incluindo alguns mágicos arquivos necessários para transformar um PC em um Kit de Desenvolvimento para o jogo. E pelo que os fãs que obtiveram o material disseram, eles conseguiram compilar o código de forma a executar o negócio.

JaKqAxl

O grande ponto é que por rasões desconhecidas, verificou-se que o projeto encontrado de Sonic Xtreme não estava sendo desenvolvido diretamente para o Saturn, mas sim para rodar em um PC (provavelmente seria adaptado após o game ser aprovado, ou finalizado…), e os fãs afirmam que aparentemente 70% do jogo está completo! Porém, ele executa em um processador gráfico específico da NVidia que é super raro e que só roda em Windows 95, tudo isso segundo informações postadas no fórum.

O autor da notícia promete testar se o jogo está realmente funcionando e deve divulgar mais informações com o tempo. O jeito é esperar e torcer para que consigam completar o game e portá-lo para as versões mais atuais do Windows.

O RetroPlayers estará de olho!

Opinião do Cadu: Notícia sensacional! Empolga mais que qualquer notícia de lançamento de jogos do Sonic feitas nos últimos anos. Uma pena a SEGA ter abandonado o projeto, eles podiam muito bem tentar adaptar o jogo para as plataformas atuais, ao invés de investir em jogos que os fãs no geral costumam rejeitar. Ou pelo menos usar como base para um novo jogo, no futuro. Eu mesmo tenho muita curiosidade em ver este jogo rodando. Sempre quis saber como seria um jogo do ouriço em que ele tem total liberdade dentro do cenário 3D, diferentemente de quase todos os jogos em 3 dimensões lançados (salvos os dois Adventure e, em partes, Sonic Lost World).

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Opinião do Sabat: Algumas imagens até empolgam pela ideia empregada no jogo, mas eu adoraria mesmo é que alguém achasse o projeto original para Mega Drive e o terminasse! Já que não é o caso, vou torcer então para que muito trabalho seja feito neste material que acharam, pois ao que parece, ele está bem crú. Será necessário fazer muita coisa para que o game se torne uma aventura viável e não uma simples curiosidade passageira. E isso inclui um monte de coisas que hoje são básicas, mas que eram o terror dos programadores da época, como colisão, filtros, texturas, física… Então, vamos aguardar!

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Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
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  • Visionnaire

    Show! Desconhecia. Incrível esse mimimi de não usar a engine Yuji, que birra! Deu no que deu, ninguém usou, nem ele usa mais.

    • E tem quem diz que o Naka é a salvação pra franquia Sonic. Daí eu discordo por N razões (esta é só mais uma) e ficam bravinhos! kkkkkk

      • A salvação para a franquia Sonic começa com N kkkkk

        XD

        • Ninguém?
          kkkkkkkkkkkkkkk

          Cuidado pra não ofender os puristas… hehe

    • joao

      aposto que a sega do japao se arrepende dessa decisão

  • ElfoGamer

    Boa notícia! Lembro de ter visto sobre este game para Saturn naquele jornalzinho da Tec Toy (alguém lembra desse jornalzinho?) Gostei bastante das imagens e queria jogá-lo mas, um bom tempo depois, descobri que ele foi cancelado.
    Gostei de saber que poderei ter a oportunidade de jogá-lo um dia…

    • Caçarola, eu não lembrava do jornalzinho! Que boa memória!
      Tomara que saia o jogo mesmo, tô doido pra jogar também! hehe

  • Eu vi ontem essa noticia e putz tomara que portem para os PCs atuais! Esse é mais um dos jogos que passaram pelo development hell, uma pena porque a idéia parecia muito boa, especialmente quando vemos os videos da versão com visão esférica. Tomara que dê certo e que completem finalmente essa lenda.

    • Tomara mesmo, Adinan… tomara mesmo!
      Se a SEGA ainda existisse, talvez eles tentassem portar o jogo de forma oficial. Mas como a empresa é a Sammy, isso nunca vai acontecer. Então vamos torcer para ninguém tentar cancelar nada e que os fãs que estão com os fontes tenham sucesso!

  • Pô, não tinha visto a sua opinião ainda, então eu tenho que concordar com vc em duas coisas:
    1) O jogo parece bem crú mesmo, um bocado estranho na física (especialmente o pulo). Mas ainda estou muito curioso pra ver como é a experiência mais “solta” do jogo, sem ser nos trilhos como os jogos mais recentes e mais parecido com o Adventure, só que sem toda a viadagem (desculpa, não achei termo melhor) da história, mas sim um jogo de fases mesmo. E sem o raio do homing attack………
    2) Pô, nem pensei nisso, mas até que seria uma boa tentar recuperar a versão de Mega sim. Meu medo é só ele ser um Sonic 3D Bost… digo… Blast da vida, com o Sonic com sabonetes embaixo dos pés! Pelamor…
    Por mim podiam lançar os betas de todas versões para podermos testar, mesmo que estivessem totalmente quebradas! Sou curioso com essas coisas… hehehe!

  • Honestamente, tá feio esse Sonic aí. A notícia é mais empolgante que o material existente. Teria que refazer o negócio do zero ou dar um belo acabamento final pra ficar aceitável… E olha que eu gosto muito de Sonic.

    • Tudo bem refazerem do zero, desde que não seja a Sammy (ex-SEGA, não consigo mais chamá-la pelo antigo nome) fazendo ou a física vai ficar mais estranha ainda! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Celio Alves

    O Sonic Xtreme do vídeo é uma ISO para Saturn que rola por um tempo pela internet, eu até testei no emulador SSF. Eu só não queimei um CD para rodar no Saturn de verdade porque reconheço que fui avarento pra caramba desta vez, huehuehuehue.

    Já a versão que seria para Mega Drive e PC, além da treta com o Yuji foi realmente uma novidade para mim!

  • Esse material de Saturn/32X aí tá muito ruim para os padrões de hoje. No atual cenário, um game do Sonic em completo 3D tem que ser tão bom quanto foi Mario64. O problema é que, dada a habilidade do ouriço, imagina quanta coisa coletável ficaria pra trás quando ele realizasse uma carreira daquelas num vasto mundão 3D. Acho que é por isso Cadu, que os games atuais do Sonic são feitos “em trilhos”.
    Mas imagino que o resultado de um game 100% do azulão ficaria parecido com o Pac-Man and The Ghostly Adventures, que por sinal é um game bacana, recomendo!
    Sou mais a versão do Mega aí que parecia estar ficando bem feita. Por esse eu me empolgaria.

    • Sei não, eu tenho receio de que virasse outro Sonic 3D Blast com chão cheio de sabão esse do Mega…
      Sobre os trilhos, sei lá… o Unleashed é um pouco mais “solto” (ainda nos trilhos, só que menos) e dá uns problemas sérios de cair em buracos, o problema é que parece difícil fazer algo bem feito com velocidade.
      No Lost World fizeram algo que eu esperava ver um dia, que é fases mais curtas com mais liberdade de movimentação, só que aí erraram feio em física e em outros detalhes que não possuem nenhuma ligação com Sonic, tipo quebra-cabeças, ainda mais bestas…
      Sei lá… as vezes acho que Sonic nasceu pra ser 2D mesmo…

  • aki é rock

    Interessante isso vamos ver se um dia conseguiremos jogar essa versão completa do game do Sonic.

  • Maurício de’l Monte Negro

    Renasço das cinzas pra dizer que o jogo foi finalizado kkk
    Tá ai o link para download.
    http://www.sonicstadium.org/2015/02/sonic-x-treme-is-finally-playable/