RetroNews: SNESoIP, a volta da jogatina Online ao Super Nintendo


Quase duas décadas após o XBand e o Satellaview, o SNES parece estar adentrando novamente no terreno da jogatina on-line! Recentemente, um programador alemão chamado Michael Fitzmayer resolveu que estava na hora de aproveitar as facilidades da tecnologia atual para possibilitar a interação à distância entre jogadores de Super Nintendo, e criou assim um acessório mágico que simplesmente faz aquilo que os emuladores conseguem comumente hoje em dia por meio de programas como o Kaylera: o negócio permite que a gente jogue partidas multiplayer online direto no console, utilizando jogos e controles originais!

O acessório recebeu o nome de SNESoIP, e funciona!

snesoip-snes-online-retroplayers-2

SNESoIP: porta Ethernet para conexão de IP via DHCP

Nativamente, o SNES não possui nenhum jogo que tenha funções online, tão pouco o próprio console é capaz de realizar isso sem a ajuda de um acessório e um servidor, como era o caso do Satella e do Xband, acessórios da segunda metade da década de 90 que juntos do Sega Channel, inauguraram o conceito online nos consoles de mesa. Então a solução prática foi criar um aparelho que faz todo o serviço à parte: ele se conecta às duas portas de controles do SNES, deixa você jogar por uma delas, e recebe o sinal para o segundo controle pela internet, vindo de um amigo em algum lugar do mundo que esteja utilizando o acessório também. Esta conexão é feita via IP/DHCP, e detalhes técnicos mais precisos podem ser encontrados na página oficial do projeto.

O SNESoIP é Open Source, ou seja, qualquer um pode abraçar e melhorar o projeto!

O acessório ainda está em fase bem inicial de desenvolvimento, mas possui um grande trunfo que pode levá-lo ao sucesso: ele é totalmente OpenSource (Software de código Livre), o que possibilitará que programadores do mundo inteiro possam abraçar e melhorar o projeto.

Vamos torcer para que tudo dê certo, pois a idéia é ótima!

Opinião do Sabat: Imaginem só como seria legal esse produto em uma versão final, barata, com suporte a voz, e com uma memória interna que poderia ser um pen-drive ou um cartão SD que armazenasse dados de amigos e mostrasse quando eles estivessem online, permitisse chat e até mesmo que outras pessoas pudessem assistir a uma partida de Street Fighter II enquanto aguardam a sua vez de jogar… Estou sonhando muito alto? Acho que não… Quem sabe né? Bem, verdade é que eu jogaria MUITO com isso, e iria torcer demais para que fosse lançada também uma versão para Mega Drive! Aí passa a régua e fecha a conta, vou desejar do fundo do meu coração que esses caras se tornem milionários!


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Quem diria hem?
    Ideia legal!
    Agora, que versão de SNES é essa? Não deveria ser Super Famicom?

    • Diogo Carvalho

      Esse é o Super Nintendo modelo europeu, que é similar ao Super Famicom.

      • Diogo foi mais rápido na resposta XD

  • Ulisses Seventy Eight

    Putz isso sim é 10. Vou guardar meu Mega Brasil e espero por isso ansiosamente.

    • Né!! Mas… que diabos é Mega Brasil? kk

      • Ulisses Seventy Eight

        é um videogame não sei a origem, mas é um console que roda praticamente todos os titulos de Mega Drive pois tem um seletor de sistema pal m ou ntsc e um outro de região de cartuchos rodando de todas as regiões. É um mega drive não oficial que roda todos os cartuchos. dizem que é um console feito na argentina. eu só vi 2 na vida, o meu e um outro de um amigo que também não o vende por causa de rodar todos os cartuchos. depois te mando umas fotos dele.

        • Opa Ulisses, manda sim cara XD fiquei curioso ^^

  • Diogo Farias

    Caramba… Já joguei um monte de dinheiro na tela do meu computador mas nada aconteceu!!

    • auhauhauuha cara acho que isso vai ser di gratiz, bem, entenda esse di gratiz: você mesmo pode pegar o diagrama, comprar as peças e montar o seu kkk mas CLARO que se alguém resolver fazer isso pra vender a preço de custo, eu mesmo jogarei grana na tela do PC kk

  • Istemthebronx

    Com um desses, só sucesso…eu investiria numa cópia desse aparelho pra detonar o Sub-zera numa partida de UMK3. E ahh…e agora Sub-zera, se isso virar realidade, quero ver se você irá investir mesmo nos consoles atuais mesmo!!! HEHEHEH…e para completar. Jogar um Final Fight 2 quando isso sair Sub-zera…hehehehe.

    • Opa Bronks, pode mandar uma cópia ai mano, te darei vários côuros kkk

      • Istemthebronx

        Ahh…Sub-zera, arruma uma piratex aê, tú consegue. E te darei uma surra no UMK3…esauhisa

  • Cadu

    Versão pra Mega Drive JÁ!
    Pra eu ganhar de todo mundo no versus do Sonic 2!
    kkkkkk

    Muito louco o negócio, gambiarra nervosa, mas uma idéia bacana!

    • NÉ!!! O bom é que o princípio é o mesmo, só mudaria a porta de entrada de controle!