RetroNews: Angry Videogames Nerd e a eterna guerra SUPER NINTENDO VS MEGA DRIVE


O Angry VG Nerd, antigo Angry Nintendo Nerd, é famoso por demonstrar sua fúria e indignação em suas video analises de jogos toscos de videogames antigos, e eu confesso, é legal pacas acompanhar esse cara metendo o pau nos jogos. Alguns episódios são realmente épicos!

E o último vídeo do figura é nada mais que um comparativo de dois dos videogames mais populares da história, os protagonista na geração 16 bits, o SNES e o MEGA. Qual é o melhor aos olhos do AVGN? Tá certo que ele está bem manso e analítico neste vídeo, e tá certo também que esta é a segunda parte, mas só postei esta por que além de estar muito legal a comparação, a primeira parte não tem nada que seja muito relevante, é nessa segunda parte que o negócio realmente começa. Acompanhem:

Falei que ele tava meio manso? E pra mim ele puxou um pouquinho a sardinha pro lado do SNES, mas tudo bem, eu concordo com a maioria dos veredictos. E você?


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • olha, na minha humilde  opinião, a era SNES e Mega foi a melhor para qualquer gamer, pois não importava qual console, nenhum era superior ao outro.(bem diferente das gerações seguintes) ambos tiveram jogos que marcaram os que o jogaram desde Rpgs,Aventura,Shooter Ace,Luta futebol e vários gêneros e todos erámos felizes

    para mim, os dois estão empatados. e ponto final.

  • Não quero discutir qual console é o melhor até pq tive os 2 e não viveria sem eles, mais o video é bem tendencioso, isso fica claro quando ele compara os games, 
    ele só mostra certos games que se destacam mais no snes,
    mostra todos os grandes títulos do console e não os equivalentes no megadrive..

    Fala de star fox e não cita virtua racing ?

    Fala de Zelda como uma experiência exclusiva de Snes e os jogos de Megadrive ? Beyond Oasis, Landstalker, The light Crusader ?

    Em Beat Up’s ele mostra vários títulos de Snes e 2 final fight’s e no Megadrive somente Sor1 e Alien Storm ? e ainda diz q esses tipos de jogos fluem melhor no snes.. piada ?

    Mostra tantos títulos diversos do Snes.. e nem sequer cita Gunstar Heroes, Alien Soldier, Rocket Knight Adventures e etc.. e etc.. 

    No vídeo só dá destaque os grandes títulos da nintendo, fica claro que o auto não aproveitou tão bem assim as 2 plataformas

    um abraço

  • O vídeo ficou bem tendencioso sim! Mas pra quem acompanha o trabalho do James Rolfe, já sabe que ele cresceu jogando os consoles da Nintendo. Mas algumas coisas alí não dá pra concordar.

    Na minha opinião, Final Fight tem muito chão pra chegar no Streets of Rage, não que Final Fight seja um jogo ruim, longe disso.

    Ele deixou de citar muitos jogos bons no Mega, muitos mesmo.

  • Diogo J15

    descordo de varias coisas.
    1-som: nao entendo dos detalhes tecnicos mas um amigo meu q mexe com som, me mostrou q o processamento de audio do genesis é superior ao do super, alguns se assemelhavam muito a jogos de arcade. 
    2- grafico: os do snes sao mais “bonitos” (tmb nao entendo dos detalhes) mas parece q o snes trabalhava com uma palheta de cores mais sofisticada e alem disso era melhor com 3D, contudo qnto aos detalhamentos dos jogos  e efeitos graficos tanto nos planos princiapais como nos de fundo noto uma grande diferença do genesis pro snes, sendo o genesis superior. repare no mario e no sonic por exemplo: enquanto o mario tem no max tres telas de grafico o sonic numa mesma fase tem varias mais. e isso ocorria mais no genesis do q no super.
    3- a qualidade de processamento nao foi abordada, mas obviamente o genesis da uma surra no snes nesse quesito. os jogos pesados do snes travam e dao slow direto, enquanto o mega tem muito pouco disso e comparaçao com o snes. os jogos sao muito mais rapidos e dinamicos, fazendo cenarios mais bem elaborados proporcionando uma exploraçao muito maior, isso por conta da capacidade de processamento
    4-qualidade dos jogos: pra mim o snes tem uma qntidade de jogos bons maior, mas o mega nao fica pra tras qndo se tata de pegar por exemplo os 20 melhores. alem de ter , na minha opiniao, jogos mais elaborados, tanto qnto a roteiro qnto a dinamica do jogos e na inovaçao, como o yuyu q se pode jogar 4 na tela. obviamente o snes ganha nos rpgs, pela qntidade e  tem certa vantagem por monopolizar certas fraquias como rockman. 

    no fim pra mim da empate.

  • Tiago Steel

    Eu acabei de assistir e assim como a maioria dos trabalhos do James o vídeo foi muito bom, não achei que ele puxou sardinha pro SNES não…por quê o SNES realmente era superior.
    Eu entendeo que a nostalgia faz um papel ENORME na hora de escolhermos de que lado “ficamos” nessa velha história de SEGA VS Nintendo, mas eu sempre escolhi o SNES não por faboysmo.
    Joguei muito Mega Drive na casa do meu primo, muito mesmo…e uma coisa que eu reparava era que o Mega tinha games mais puxados do arcade, que ao mesmo tempo que são divertidos também são terrivelmente curtos. Sonic dava pra se terminar em algumas horinhas, enquanto Mario se você jogasse sem trapacear ( pulando fases ) demorava muito mais que isso, além de ser mais variado, e também de ter muitos desafios extras pra quando terminasse o jogo, Sonic faltava isso. Não conheci jogos muito completos para o console da SEGA na época das locadoras, infelizmente muitos games interessantes ficavam de fora. No SNES já era fácil encontrar titulos como Zelda, Metroid e até mesmo Final Fantasy ás vezes. O Mega Drive realmente tinha uma velocidade de processamento muito superior ao SNES…mas perdia em som e principalmente em gráficos…sério a paleta de cores do Mega Drive se comparada a do SNES é sofrível, não que eu de lá essa importância aos gráficos, mas imaginar titulos como Chrono Trigger no Mega Drive é meio…ímpossivel.
    Ambos os consoles foram ótimos, um completava o outro, o SNES tinha games mais elaborados e demorados e o Mega Drive games mais “arcade”, porém nos meus tempos de pivete onde só podia ter um console…escolher o SNES foi fácil…tinha Metroid, Zelda, Donkey Kong, Castlevania, Mega Man, Final Fantasy, Mario…
    Mas com certeza o principal fator que me faz até hoje admirar o SNES são seus magníficos RPGs…Final Fantasy, Dragon Quest, Chrono Trigger, Tales of Phantasia, Secret of Mana,Terranigma…e também os que nunca vieram ao ocidente como Shin Megami Tensei.
    Ambos os consoles são fenomenais, joguei muito os dois na época…mas não conseguia deixar meu SNES de lado por nada XD

  • Diogo J15

    concordo em parte com o tiago, mas apesar de desconhecidos existem algns jogos de tipo exploraçao-aventura pro mega e alguns rpgs tmb muito bons como disse o gabriel, e de fato o genesis era muito voltado pro fliper, entao vai do gosto do fregues. enqnto o snes tinha beleza nos graficos(yoshisland, kirby dream land 3, rock man e forth) o mega tinha detalhamentos dos cenarios e efeitos muito mais sofisticados, como explosoes por exemplo, q é uma herança do arcade. e qnto ao som, os mais sofisticados pra mim sao do snes: yoshisland e chorno trigger. e do mega sao: street of rage 2 , battle mania. foram os q mais me impressionaram q eu me lembre agora.

  • Olha, eu achei que ele ia puxar ainda mais a sardinha pro SNES, afinal antes de ser AVGN ele era ANN (Angry Nintendo Nerd) e ele nunca escondeu a preferência pela Big N, mas achei ele bem analítico, e curti muito as opiniões dele. É claro que ele deu uma certa preferência ao SNES e como o Gabriel Pyron mencionou ele fala de Star Fox mas não comenta Virtua Racing, mas no geral concordo com o que ele falou. 

    Eu amo ambos os sistemas e acredito que minha vida gamer só ficou completa depois que eu pude curtir os dois consoles, mas o SNES era superior em gráficos e áudio. Ele apontou muito bem que em alguns casos o Mega humilhava o SNES, mas no geral o console da Nintendo era superior em aspectos técnicos. Já nos games eu empataria os consoles, mas aí vai da preferência de cada um. Por um lado o SNES tem franquias bem consagradas e lendárias como Final Fantasy, Mega Man, Chrono Trigger e clássicos da Nintendo, mas por outro lado o Mega tem franquias consagradas da SEGA, Gunstar Heroes, Rocket Knight Adventures, Landstalker, entre outros. No final das contas ele demonstrou que curte mais o SNES mas reconhece que o Mega é um ótimo console, e o final do vídeo foi bem bacana com ele desejando vida eterna aos 16-bits. Acho que é isso o que importa na verdade, são dois sistemas maravilhosos e eu fico muito feliz por ter vivenciado essa época.

    Abraços

  • Luis Fernando Ribeiro dos Sant

    Só entendi metade do video… por que eu só sei meio inglês 🙁  Pra mim eu acho que é empate, os dois consoles tem limitações que se equivalem.  Os gráficos : o SNES tem gráficos melhores mas em troco os sprites e as vezes a própria tela fica menor em comparação ao MEGA, como no Desert strike, e também alguns games tinham gráficos melhores mas jogábilidade comprometida como o Power instinct; quando eu jogava ele no SNES eu achava a jogabilidade muito lenta e o detestava por causa disso, mas quando eu joguei ele no MEGA eu percebi que a jogábilidade é bem mais rapida e melhor ai eu passei a gostar dele, e outra coisa é que os games do MEGA tem mais inimigos na tela em comparação ao SNES. A respeito do som eu acho que se equivalem e que o James foi infeliz nas comparações; pegou bons exemplos do SNES e exemplos ruins do MEGA. Quando existe um game pros dois eu geralmente prefiro o do MEGA mas isso não é uma regra. E não vamos esquecer do Sega-cd, acessório fódastico , mas parece que o James não gosta muito dele, mas porque?, ele dá mais capacidade ao MEGA e ainda melhora os gráficos e sons e permite colocar cenas em video, é uma pena o SNES não ter tido um leitor de cd. Pra mim os piores erros do MEGA são ter poucas franquias e ter menos games que o SNES, mas fora isso eu ainda acho que é empate, mas é uma pena o James ter puxado a balança pro lado do SNES. Abraço a todos.

    • Tiago Steel

       Problema do Sega CD, da qual o James inclusive já falou em outros videos dele:
      Um ACESSÓRIO…ou seja tinha que comprar separado…e pra piorar tinha poucos ou nenhum game que preste ( Sonic CD? único representante ).

      • Luis Fernando Ribeiro dos Sant

         Eu não acho um problema o SEGA-CD ser vendido separadamente, se um gamer quisesse comprar apenas o MEGA mas não o SEGA-CD ele ia ter que pagar mais caro por um acessório indesejado caso ele já viesse incluído no pacote, vc deve saber que recentemente foi lançado o STREET FIGHTER X TEKKEN e que os dlcs estão na própria mídia, logo os gamers querendo ou não vão ter que pagar pelos dlcs, o público criticou tanto a Capcom que ela resolveu lançar dlcs de graça pro Resident Evil ORC pra amenizar a situação. O que eu acho estranho é que o PC-ENGINE também tinha um leitor de cd vendido separadamente mas ele sempre foi elogiado ao contrário do SEGA-CD. Sobre os games do SEGA-CD, existem cerca de 220, não é o que se diga ”minha nossa, como o SEGA-CD tem tantos games” mas também não é tão pouco assim, e fora os malditos FMV, existem muitos games bons como Final Fight que é dito como a melhor versão. E no comentário acima vc disse que o Mario é melhor que Sonic por ter um mapa grande onde vc pode escolher pra onde vai, mas o MEGA tem o Tiny toon buster’s hidden treasure, onde vc tem um mapa grande pra escolher pra onde vai, ou seja : é quase mario! Obrigado por ter me respondido, até qualquer hora.

  • Kanonclint

    Bom, não quero fazer flame aqui, mas tava na cara que esse vídeo seria tendencioso.
    Para os brasileiros e europeus , a geração 8bits foi a primeira guerra no mundo dos games. Eu nunca escondi de ninguém que sempre fui do lado da Sega, mas naquela época era impossível não admitir que o Nes era bem superior.
    Mas na geração 16bits, não rolou isso não.
    James foi muito infeliz nas comparações, além disso, ele cresceu jogando nos consoles Nintendo, tava na cara que o Snes seria o melhor.
    Apesar de o Snes de fato leva vantagens em alguns aspectos técnicos , o Mega igualava a disputa com uma jogabilidade mais rápida, e com games mais velozes.
    Vamos fazer um exercício de imaginação:

    Imaginemos que  Super Mario World tenha uma versão para o Mega Drive.

    Agora imaginemos o contrário, Sonic ganha uma versão para o Snes

    Tenho certeza absoluta que a versão de Mario para Mega, seria bem mais satisfatória que o Sonic do Snes.

    Essa disputa sempre vai gerar polemica, e por um motivo muito simples: Os dois consoles eram FANTÁSTICOS.
    Considero o SNES o melhor console da BigN , vencendo por milímetros o Nes.
    O Mega Drive não deixa duvidas que foi o melhor console da Sega, e NA MINHA OPINIÃO, o melhor console de todos os tempos.

  • Sabat – to indo pra SP essa semana – vou ficar na Av Paulista – tem algum lugar ali perto da paulista q eu consiga comprar games e consoles antigos?

    •  Infelizmente não conheço nenhum ali naquela região velho… tá cada vez mais difícil achar locais!!