Retro News: O novo Mega Man de Inafune: Mighty nº9


Keiji Inafune é um nome que está na boca de qualquer fã do robô azulado da Capcom, e o motivo é simples: ele o criou! Desde a sua saída da empresa, que por sinal, ficou com os direitos da obra do artista e bom pai, estes fãs amarguram uma seca terrível de jogos do Blue Bomber sem contar os cancelamentos e presepadas da softhouse ao querer usar a franquia para adentrar ao nicho de games sociais, o que os leva a perguntar constantemente “Por quê Keiji, Por quê você saiu da Capcom?” Muita coisa nunca se explicou sobre os reais motivos, mas talvez, Mighty nº9 seja a resposta.

Desde que saiu da Capcom, Inafune e seu novo estúdio independente, a Comcept, mantiveram-se no cenário gamer de maneira discreta, sem alarde, mas este novo projeto do criador de Mega Man parece que vai colocar o nome da softhouse num local bem visível: Mighty nº9 parece ser simplesmente o que todo fã do Blue Bomber queria ver, a evolução esperada de uma franquia clássica feita pelo seu próprio criador, alguém que sabe respeitar as origens dos seus personagens, a história deles, mas que por algum motivo desconhecido, não foi aprovada pela Capcom. Pelo menos foi isso que ficou subentendido nas declarações de Inafune no vídeo acima, e ele teve que se desligar da empresa para que pudesse começar “criar os games que ele achava que devia criar”… Já ouvi isso antes… Treasure?

Assim, sem os direitos de Mega Man, o programador teve que mudar completamente o projeto, criar personagens novos, conceitos novos, e por meio do KickStarter, o novo herói que promete ser a continuação espiritual de sua maior criação, começa a ganhar vida.

E Inafune não está sozinho nessa não: ele juntou um time enorme de veteranos que já trabalharam diversas vezes anteriormente nos games da franquia Mega Man, inclusive a Senhora Manami Matsumae, que simplesmente responde por toda a trilha sonora de Mega Man 1, e pela abertura e tema do Air Man de Mega Man 2, fora seus trabalhos nos caps 9 e 10 da franquia.

A adoção do KickStarter para financiar o projeto é explicada no vídeo (se você não viu, veja logo, o início me arrepiou) e tem algo a ver com o apoio dos fãs em todo o desenvolvimento do jogo, que inclusive, podem participar mandando ideias, sketches e conceitos para a criação de inimigos e afins, tudo acessível pelo site principal do projeto!

Contribuições e premiações são as de sempre: vão de uma simples contribuição sem direito a nada, até uma contribuição monstra que te dá direito à uma cópia do jogo e sua cara aparecendo nos créditos, lembrando que a plataforma original serão os PCs, que por sinal, já estão garantidos: a meta do KickStarter é de 900 Mil Obamas, e só no primeiro dia de divulgação o projeto  já recebeu 888 Mil em contribuições, ou seja, daqui a pouco o negócio é oficializado, e se atingir outras metas internas maiores que esta, ele poderá receber de fazes extras à versões para consoles caseiros, tudo para algum mês de 2015.

Para mais informações, ou pra poder contribuir para que “Mega” Mighty nº 9 se torne uma realidade, acesse a página oficial do projeto no KickStarter!

Opinião do Sabat: Holy Fuckin’ Shit Inafune!! Se quer me matar do coração? Agora está tudo claro pra mim: ele queria ir além com a franquia Mega Mane a Capcom não deixou, ele caiu fora e agora, vai além! O nome do personagem principal é Beck, quase Rock, e o nome da sua irmãzinha é Call, quase Roll… E tem também um vira lata mecânico vermelho, qual será o nome dele? Push? Bem, não importa: o que quero mesmo é que Mighty nº 9 (nove por que tem outros oito robôs que estão infectados e devem ser… destruídos! Até isso rs) saia do papel para se tornar realidade, que saia para consoles, que seja um jogo inesquecível, e que se torne uma grande franquia, digna do nome que ela carrega… mesmo que espiritualmente.


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Carlos Lins

    Se a Sony for esperta bate na porta do Inafune com uma grana a mais e financia a versão exclusiva pro PS4…

    Se não jogarei o nº9 no PC ou no bom (e ficando velho) PS3

    • Pelo andar da carruagem, sai hein kk quase 1milhão ja em 2 dias kkk

  • Leandro alves

    “Se a Sony for esperta bate na porta do Inafune com uma grana a mais e financia a versão exclusiva pro PS4…””

    e quanto começar a deslanchar, vai a Xbox e a PS3 brigar pelo Inafune. e a Capcom vai ser #@$#%$% bonito nessa. apropriado se me perguntarem

    • Apropriado² maninho.

  • Nintendo podia se meter a financiar essa bagaça ou até a Sony. Ironia seria a Konami xD

    • hauhauhuauahuhahua seria irônico mesmo a Konami fazer isso kkkkkkkkk normal seria a Nintendo, improvável seria a Sony, surpreendente seria a Micro$$oft kkkk

  • Mardones

    Tipo a Capcom não pode processar eles por plagio?

    • Iuri Fiedoruk

      Muito complicado. Só se o robô/gráficos ficar muito parecido, e ainda assim o Inafune pode alegar que isso é culpa do estilo dele, e não da própria Capcom.
      Isso porque o Megaman já é uma derivação de Metroid do Fritz Lang, Astro Boy e Casshern. Então se a Capcom resolver fazer processo, pode tomar um enorme por trás.

      A idéia menino robô é muito genérica. O que poderia ser sim, alvo de processo, é ele absorver os poderes dos inimigos, mas da forma como está descrita dele mudar a forma, não parece ser cabível.

      • Iuri já disse tudo que eu ia dizer, só acrento que na indústria dos games, o que mais existe é plágio.

        • Nandoalvez

          Pois é… Darksiders 2 que o diga…rss

    • ca3ts

      capcom, konami e derivados da indústria japonesa vivem tomando processo por plágio. seria chover no molhado

  • Cara, quando eu estava noticiando o game no Combo, eu só pensava em: “qual será a opinião do Sabat?”. Meu, foi muito bem nos trocadilhos dos nomes, e sua opinião é a minha. Tem tudo pra dar muito certo e quem sabe com isso, a Capcom não se mexe pra trazer o Mega de volta hein?

    Já pensou um Crossover: Mega Man vs Mighty No. 9

    Eu quero ver isso acontecendo em 2017…

    • É mano, eu pirei aqui, me arrepiou o início do vídeo com o prédio subindo, pqp. Eu acho mais fácil alguma outra empresa soltar a verba na mão do inafune e solicitar o projeto com exclusividade kk

      • Cara, eu acho que ele não faz isso, pois ele quer liberdade. Na verdade é o que todo mundo tá buscando, liberdade de criação. O futuro é dos indies, e o Inafune é o mais novo membro do grupo. E ilustre hein!

  • Iuri Fiedoruk

    Pequeno detalhe: o próprio Inafune já deixou claro que não foi ele quem criou o Megaman. Quando ele entrou na Capcom, ele já tinha sido criado por um veterano que estava de saída. Claro que não tira o mérito dele ter sido o principal designer do jogo nas versões clássicas e X.

    • Poisé maninho, digamos que isso é um “cargo adquirido” devido a ele ter sido o principal nome por trás do blue bomber na história né kk

  • Nandoalvez

    Quantos órgãos será que eu tenho que vender pra ter a versão com minha cara nos créditos?? rssss

    • Ja penhorei um olho maninho, o outro tá excelente mesmo…

  • Kyo

    Amigos, eu preciso de um cartão internacional pra ontem pra doar 60 dólares por uma versão física. Simplesmente isso.

    Amei o projeto desde o início, por conta de não ter curtido o estilo mais preguiç… retrô de MM 9 (em que todos esperavam uma evolução).

    E todos sabemos que o Inafune quando quer, sabe criar algo fodástico, como foi o Soul Sacrifice praquele peso de papel chamado PS Vita

    • Eu adorei 9 e 10, preferiria que a tal evolução viesse da franquia X, mas entendo o que vc pensa: Mega Man clássico, mesma mecânica, mesma dificuldade, mas gráficos padrão Dragons Crow, né? EU ADORARIA ISSO cara.

  • A Capcom que se fo@#%, vem cagando em cima de sua franquias clássicas e seus jogos novos são todos incompletos, sempre obrigando a compra de DLC’s que ainda por cima em alguns casos já estavam até inclusos nos discos, vide Asura Wrath que veio sem fim (e o jogo é um lixo mesmo), e o seu medalhão principal Street Fighter 4 que vai receber sua terceira atualização. Na geração atual eu fiz um boicote a Capcom e não joguei nada do que a empresa lançou, pelo que vi dos seus jogos no Youtube, e as demos que testei, não perdi nada. E sinceramente prefiro que nunca mais saia nada relacionado ao Blue Bomber, se for pra desrespeitar o personagem de tal forma, que ele descanse em paz e que fique só na boa lembrança de quem jogou Megaman 3 e Megaman X, que na minha opinião são o auge do que o personagem tem a oferecer.

    Quanto ao Inafune e seu Mighty 9, torço para que se consagre e conquiste seu espaço entre os gamers, e que o cara ganhe picas de grana, e quem sabe um dia compre de volta a sua cria das mãos sujas da Capcom.

    • João, jajá os jogos dela vão vir escrito CAP… e vai ter DLC pra aparecer o COM. Ela está se tornando cada vez mais uma empresa que vive da exploração, e não da qualidade. Terrível isso!

  • aki é rock

    Esse projeto promete muito viu.

  • Darkbbbbbbbx

    “só no primeiro dia de divulgação o projeto já recebeu 888 Mil em contribuições”
    Epa…sem exagerar né Sabat? hahaha
    no primeiro dia recebeu cerca de 400~500mil(eu fiquei sabendo no dia que começou,então acabei vendo com meus próprios olhos)
    E gostei da resposta que ele deu pra Capcom.
    Agora,caramba!!finalmente uma continuação de MegaMan…ou Mighty no.9(nome feio né?) podia ser Só Mighty que seria melhor…esse no.9 nem deveria estar aí,sei que são 9 robos infectados mas poxa…e se sair uma continuação?vai ser Mighty no 9-numero 2? Wtf?

    Adorei o vídeo e a OST!!!…chamar a pessoa certa pra fazer a música faz muita diferença.e olha só…se esse jogo acabar virando uma franquia,a Manami será a responsável por ter dado vida aos sons do grande herói azul.Pela segunda vez hehe.E sabe o que seria engraçado?se a Capcom anunciasse um novo jogo do MegaMan hahahahaha.

    • É mesmo né Dark… lá no Kick tava 29 days left, ou seja, segundo dia… Se fosse o 1º estaria 30 days left ehuehue Vale citar que no segundo dia mesmo ele bateu meta e foi longe kk ^^

      E o nome? Imagina se fosse Mega Mighty hauHAUhuaAHUhau AI SIM ia ser foda kkk seria até engraçado XD E velho, há boatos de que Capcom está desenvolvendo um game junto à Nintendo de uma franquia antiga dela… vai saber heim… depois do azulão no Smash Bros, sei não XD

      • Darkbbbbbbbx

        kkkkkkkkk Mega Mighty hauhauahuahauhauahu gostei.

        Nossa nem sabia desses boatos,que doido!
        quero ver qual jogo poderá ser hehe.

  • Cadu

    Eu preciso terminar os Mega Man antes de jogar esse Mega Man novo aí! uhahuahuahuahuauh
    Ainda faltam muitos…
    Mas gostei do que vi, tomara que eles consigam reproduzir no jogo tudo que pretendiam fazer no passado com a tecnologia de hj permitindo, sem ser totalmente descarada cópia de Mega Man, senão a dona Capcom vai vetar de alguma forma. Eu bem que queria que fosse…

  • Dactar

    Ótima notícia,para nós que curtimos Mega Man!Acho que no futuro as softhouses e mega distribuidoras de games vão perder espaço para iniciativa de pequenos grupos que são financiados por um montão de interessados.O kickstarter é revolucionário e democrático,espero que continue assim.

  • elcioch

    a única cena do game aqui disponível demonstra que vai ter muitos quadros de animação para os personagens que será fodastica!
    apesar que eu gostaria de ver o mega, mas tudo bem que seja o begaban ou bockban. ainda bem que o autor não aceita ideias para nome por esses meus ai ta uma bela de uma @#$%! hehe

  • Diogo Farias

    O nome Beck ta terrível! xD
    Parece nome de menina…
    Já vou comprar a versão física de U$60,00!!
    Vi que a média de doações está 57,34. O que achei sacanagem, pois teve bastante gente que doou valores altos e 3 doaram U$10.000,00 pra jantar com o Keiji Inafune! xD
    Isso quer dizer que um número BEM grande doou U$1,00…