Nintendo 64 faz 18 anos!


 

Parece que foi ontem que ele nasceu, e hoje ele já está se alistando para o exército! Sim, amigos, o Nintendo 64 já pode assistir filmes adultos e tirar carteira de motorista definitiva, pois ele acaba de completar 18 aninhos de vida!

Lançado no dia 23 de Junho de 1996 no Japão, o antes conhecido como Ultra 64 aparecia pela primeira vez nas lojas especializadas nipônicas. Só foi pintar no ocidente no ano seguinte, e foi vendido pelo valor inicial de U$199 Obamas. Vendeu mais de 30 milhões de unidades ao redor do mundo, e apesar de ter levado uma verdadeira surra da concorrência sonysta, teve alguns jogos realmente inesquecíveis e iniciou a era dos gamepads com alavancas analógicas. Ficou famoso também pelo fato de ter sido o aparelho onde a Nintendo resolveu usar cartuchos quando deveria partir para as inovações de espaço propostas pela mídia CD, o que é considerado por muitos como “a maior cagada da história da empresa”, algo que o console não deve gostar muito de se lembrar.

Ele pode ser um dos videogames mais controversos da Nintendo, mas que ele teve sua importância no mercado, isso é inegável! Jogos como 007 Golden Eye e Ocarina of Time que o digam: são dois dos melhores e mais importantes games da história dos jogos eletrônicos, sem contar que o console é o protagonista de um dos vídeos mais épicos do mundo:

Feliz aniversário caro N64! Você merece!

Opinião do Sabat: eu sou um feliz dono de um N64, que continua aqui em sua embalagem original desde a época em que eu o comprei por R$450,00 Lulas. Joguei demais, aproveitei demais, e ainda vou jogar e rejogar muita coisa desse maravilhoso sistema que infelizmente, nem todos que podiam ou deviam, aproveitaram. Adoro esse console!

.

Comentem!


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Cadu

    Feliz aniversário, Sonic!

    O que? Foi aniversário do N64 também? Ah tá, legal.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cade o post que vc prometeu de aniversário do Porcônic mano??? Os fãs tão esperando kkk

      • Cadu

        Prometer eu não prometi nada disso aí não! huahuahua

        Se não for tarde demais pra isso eu penso em algo.

  • Jeff Sousa

    Adoro esse console, apesar da biblioteca ser mais limitada que seus concorrentes, ele tem vários clássicos que são lembrados até hoje. Considero controverso mesmo o GameCube: console que apesar de ter vários jogos bons e um suporte third party melhor do que o seu antecessor, tem vários jogos “ame ou odeie”, principalmente as franquias da Nintendo.

    • kkk O problema do Game Cube teve um nome só: “Play Station 2” kkk

  • Ivo

    Amo esse console e tenho ele aqui em casa. =) Muitas boas lembranças dele e outras ruins (mas as boas superam as ruins). Excelente console e inovador na minha opinião.

    • Né Ivo!! adoro o N64 cara ^^

  • Kanonclint

    “Um dos videogames mais controversos da Nintendo” Essa frase matou a pau, e simplesmente resumi de certa forma tudo aquilo que foi o N64.
    Ele foi o primeiro console que comprei com meu “suado salário”, além de ter sido o primeiro console da Nintendo que eu tive de fato, o Super Nintendo dividiu a estante de casa com o Mega Drive durante boa parte da geração 16bits, mas não era meu, e sim do meu primo……tá me estranhando é ??? ……aqui é lado azul da força meu amigo kkkkkk.
    Brincadeiras à parte, minha história com o console foi cheia de amor e ódio. Os momentos fantásticos que passei com games como: Ocarina of Time, Star Fox 64, Mario 64, e Wave Race 64 ficaram para sempre na memória. Mas nada no console se igualou a International Superstar Soccer 64, esse sim , meu game definitivo do N64.
    Aquilo não era um jogo, e sim uma religião……Suor, lagrimas, e pasmem…..até sangue foram derramados nos gramados virtuais deste que sem sombra de duvidas é o MAIOR jogo de futebol da história dos videogames.

    Mas em contrapartida, ele também me decepcionou como nenhum outro videogame o tinha feito até então. Como pode um console Nintendo não ter sequer uma versão de Street Fighter pra jogar ???? Aliás, qual eletro-eletrônico na face da terra não tem sua versão do clássico de porrada da Capcom…???

    Meu problema com o N64, foi a expectativa.

    Naquela época até então eu tinha o Nes, e o Super Nintendo, como referencial de qualidade da BigN. E por isso, eu achei que o N64 seria uma extensão das gerações passadas, mas não foi o caso.Talvez por isso tenha me decepcionado, eu esperava uma espécie de ” Super Nintendo 2 “, em se tratando de suporte de jogos.
    Foi ali que se deu inicio a fase atual que hoje vive a Nintendo. Uma fase na qual ela caminha sozinha dentro de seu próprio feudo.

    Ainda sim, os bons momentos foram muito maiores do que os maus.

    “Se chorei o se sorri.., o importante é que emoções eu vivi…………ao seu lado meu velho N64”

    Parabéns!!!

    • Opa Kanon, compartilho sua dor meu amigo… Não ter um game de luta decente no console foi complicado kkkkkkk Mas eu também derramei sangue suor e lágrimas no ISS64!! QUE JOGO, PQP!!! Participei de campeonatos, ganhei alguns até, mas era competitivo demais aquilo, deus do céu!!!
      Os bons momentos foram certamente mais numerosos que os maus viu ^^
      Mas no final de tudo cara, eu acho que nem foi o N64 que colocou a NIntendo dentro de um feudo.. Ele teve alguns poucos jogos de thirds, o Cube teve bastante, até recuperou de certa maneira a imagem da empresa… Aí veio o Wii… Esse sim colocou a Nintendo nesse feudo que ela se encontra agora, sozinha.

  • Adriel Muniz

    Eu, sinceramente, não sou muito fã da Nintendo após a era SNES, mas o N64 tem um dos jogos que mais marcou minha vida “videogamística”, o Mario 64. Quando joguei esse jogo pela primeira vez no videogame do meu tio, fiquei boquiaberto com a qualidade do jogo, tanto nos aspectos gráficos quanto na jogabilidade em si. A relação entre Nintendo 64 e Mario 64 para mim acontece da seguinte forma: é como se fosse o pior disco de sua banda predileta, mas que curiosamente contém sua música favorita. Desculpem-me pela analogia mais do que tosca, mas é mais ou menos assim que me sinto em relação ao N64!

    • Eu entendi perfeitamente essa analogia Adriel kkk acho que todo mundo tem um game favorito no N64, e muita gente tem esse game e não gosta do resto! kkkk É curioso, mas é normal no N64 ^^

  • Leandro alves

    um dos consoles que marcou a minha vida gamer, apenas isso.

    • Marcou a minha também Leandro, e de forma positiva ^^

  • ElfoGamer

    Nunca vou esquecer de quando vi o N64 numa loja do shopping rodando Mario 64. Estava mostrando, entre outras partes, o Mario rodando o Bowser e, quando vi aquilo meus olhos brilharem e chamei a atenção da minha mãe pra ver. Ela olhou e, percebendo minha empolgação, logo disse que não ia comprar outro videogame. Na época eu tinha o Mega e, algum tempo depois, eu e meus irmãos ganhamos o Saturn.
    Nunca tive o N64, mas atualmente estou jogando o Mario 64 e o Ocarina of Time no 3DS. Quem sabe um dia eu consiga um N64 pra minha coleção….

    • Que legal cara XD Pena que sua mãe não quis desembolsar a grana maninho, mas ela deve ter se assustado com o preço kkk o negócio era bem salgado!