Nas bancas, 300 Games Dos Anos 80 e 90

300-games-banner

Para a galera que se amarra em revistas com temática Retrogame, acabou de sair nas bancas de todo país o mini-livro 300 Games dos anos 80 & 90, pela editora Universo Geek e escrito pelo simpático Cleber Marques que também cuida da revista Warpzone e da comunidade Revistas de VideoGame no Facebook.

12065786_1527690330884962_5270221011788052530_n

São 114 páginas com papel de boa qualidade e capa dura , custando só R$ 19,90. O livro fala sobre 150 grandes games dos anos 80 e 90, com as datas de lançamento, nome das produtoras que o criaram, uma pequena sinopse de cada jogo (alguns com maior destaque!) e os sistemas em que eles foram lançados. Tem de tudo, de Mario a Street Of Rage! No final do mini-livro existe um pequeno trecho sobre curiosidades dessa época e uma relação de jogos mais vendidos em cada gênero (corrida, luta, ação e etc).

300 Games Dos Anos 80 e 90 - Retroplayers WP_20151111_005

300 Games Dos Anos 80 e 90 - Retroplayers 300 Games Dos Anos 80 e 90 - Retroplayers

Esse livro é justamente o que tínhamos nos anos 80 e 90: uma revista que traz informações de forma rápida, dinâmica, leve, descompromissada (pode ler aos poucos e sem pressa!) , com vários jogos e pequenas descrições sobre eles. Bom, você indo na banca poderá abrir e folhear para conferir, essa é uma vantagem! Ela me fez inclusive lembra a saudosa edição Guia Games da Abril. Alguém lembra?

Guia Games - Retroplayers (Crédito da Foto Fábio Zappa)

Ótimo para quando você estiver no sossego na sua casa, no ônibus, metrô ou até mesmo sentado no seu “trono” (banheiro!) para dar aquela lida. Eu particularmente adoro esse tipo de leitura. Uma única crítica que eu poderia fazer, é que o livro poderia ter um pouco mais de texto comentando sobre os anos 80 e 90, que sem dúvida, é uma época inesquecível pra quem viveu, assim como um pouco mais de curiosidades sobre essa época. Mas de resto eu recomendo demais a leitura!

Sobre Ivoornelas

"Amante de Mario Kart, retrogamer assumido, contador de histórias gamers e sonha ter uma lojinha de Games e Retrogames."
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Ace Of Spades

    O pessoal da Old Gamer lançou um livro sobre o Master System também, acho que deveria rolar aí uma nota sobre isso, o livro tá muito bom!

    • Ivo

      Esse também vamos fazer em Ace =) E ainda tem o livro “Guerra Dos Consoles” que acabou de sair também! Vale a pena comentar!

  • Eita que maravilha, MUITO, mas MUITO obrigado pela divulgação. Foi mesmo um trabalho rápido e descompromissado, 300 jogos em 114 páginas é de arriscar no resumo 🙂 Obrigado mais uma vez.

    • Ivo

      Fala Cleber, coloquei uma explicação melhor nesse “descompromissada”. Quis dizer no sentido de ler aos poucos e por partes, ao contrário de grandes analises ou histórias que caso você pare, pode ficar perdido quando voltar depois =) Parabéns pelo seu excelente trabalho!

      • Eu achei uma ótima definição, num pensaria em nada melhor, valeu mesmo pela análise Ivo 🙂

  • leandrovallina

    Eu comprei, gostei bastante, mas senti falta de pelo menos uma fotinho da tela de cada game, mas gostei do resultado final

    • Concordo com você Leandro, seria muito legal, ter uma telinha ali, com descrições maiores, uma pena o espaço ser tão curto, e inviabilizou isso, uma pena mesmo.

  • Adriel Muniz

    Me parece muito interessante! Pretendo comprar!

    • Dizem que o problema ta sendo achar o bendito livrinho kkk se eu conseguir, comprarei XD

    • Adriel e Sabat, realmente as bancas e livrarias estão recebendo e acabando rápido, será que é um bom sinal 🙂 Mas, finalmente, temos agora como comprar online, e agradeço MUITO o apoio de vcs, de verdade. Vejam:

      http://bit.ly/300GamesSaraiva

  • Deve ser muito legal, mesmo sem as imagens dos jogos.
    Mas uma dúvida Ivo: são 300 ou 150 games comentados na revista?

  • Jean

    Amanhã mesmo vou entrar em cada banca que eu encontrar. Esse livro me parece uma versão resumida do 1001 Jogos para jogar antes de morrer.

    • Olha cara, aquele 1001 jogos é simplesmente a maior perda de dinheiro que existe em questão de livros de games. É absurdamente incompleto, recheado de PC games desconhecidos ou até mesmo passáveis que só americano jogou, faltam jogos que não tem explicação cabível para não estarem ali, em suma, é um catado de 1001 jogos sem o menor critério.

    • Jean, eu tenho o 1001 e posso te dizer que é bem diferente, como o Sabat já disse ai pra gente. A proposta do 300 é diferente, nele você encontra textos curtos sobre cada um dos 300 jogos citados, tem muito retrogame ali, mas tive pouco espaço pra utilizar, e por causa disso tive que fazer mais ou menos como um tipo de brincadeira, imagina um papo entre vc e um amigo, sobre 300 jogos clássicos, é bem por ai o livro 300, coisa rápida que parece conversa entre amigos 🙂 Finalmente ele está disponível online:

      http://bit.ly/300GamesSaraiva

      • CAAAAAAAAAARA que legal XD Agora eu compro XD

        • Valeu mesmo pelo apoio, eu acompanho o trabalho de vcs a tanto tempo, ver o pessoal do RetroPlayers comentando meu livro é algo bem legal. Obrigado.

  • leonardo moreira

    O guia games 78 jogos eu tenho até hoje, me salvou diversas vem nos labirintos do phantasy star.

  • Retroplayers…

    Saudade de visitar o site.

    Comprei o livro “A Guerra dos Consoles” e enquanto aguardo sua chegada, leio a versão digital da Amazon. O livro é incrível, muito bem escrito com uma excelente narrativa. Aguardo a resenha de vocês.

    Na mesma compra estão mais dois grandes títulos, “Nos Bastidores da Nintendo” e “Dossiê OLD! Gamer, Master System”.

    Sobre a revista, que bom que teremos mais conteúdo para “degustar” os sabores clássicos de outrora.

    Muito obrigado pela postagem de divulgação.

    • Opa Halisson, jóia? XD
      Eu fiquei um pouco traumatizado quando comprei o 1001 games pra se jogar antes de morrer kkk por isso ainda não comprei nenhum dos que vc disse ai XD

      Mas pelo menos o Dossie Master eu quero comprar sim cara, o Roberto “Orakio” Bertluf (autor) é um cara foda demais, pra mim é o melhor escritor de games do Brasil disparado, e ainda assim é de uma humildade invejável, merece todo o sucesso que esse livro possa fazer! Mais cedo ou mais tarde eu compro XD

      • Sabat,

        “A Guerra dos Consoles” é muito bem escrito. É impossível não ficar contagiado e empolgado com a história do lado da Sega. Incrível.

        Aconselho a todos os retroplayers comprarem (pela Amazon, o preço é mais honesto).

        Outro bom livro para a literatura retrogaming é o “1983+1984: E Mais!”, que é a compilação de dois títulos, “1983: O Ano do Videogame no Brasil” (http://pt.calameo.com/read/0010544519e51bb07c7f3/) e “1984: A Febre dos Videogames Continua”, ambos escritos por Marcus Vinicius Garrett Chiado (http://memoriadovideogame.com.br/). Sabemos que em 1983 o mercado norte-americano decaio, mas foi o advento do mercado no Brasil. Muito interessante por abordas assuntos que tangem a economia e a sociedade da época. O autor mantém um site Jogos80 (http://www.jogos80.com.br/) abordando o tema.

        Fica a dica e um abraço. 😉

        • Eu comprei o Guerra dos Consoles, ainda não comecei a ler (priorizando estudos por enquanto).
          Sua informação sobre o lado SEGA me fez ficar com mais vontade de ler… huahua!

      • Sabat,

        Comprei o Dossiê OLD!Gamer: Master System. Não há adjetivo melhor para qualificar o livro senão, INCRÍVEL!!! Há um breve passeio desde o primeiro dispositivo SG-1000, avistando a beleza do SC-3000 e suas nuances, vislumbrando a evolução com o Sega Mark III, até chegar ao Brasil com a Tectoy nos mostrando o Master System. Fantástico. Escreverei uma resenha assim que terminar de ler.

        Em relação ao 1001 Videogames para Jogar Antes de Morrer, eu gosto muito do livro. São textos bem escritos que apresentam de forma direta o significado de cada jogo em questão para aquele momento da história e qual foi o impacto na indústria dos jogos eletrônicos e suas respectivas tendências. Contudo, concordo que é um livro muito (muito) extenso e que deveria também ser distribuído em eBook.

        Um abraço.

  • William Mendes

    Preciso disso urgentemente! Se hoje não fosse domingo já estaria nas minhas mãos! Outro que correrei para comprar é “Dossiê OLD! Gamer, Master System”, que coisa linda! Estou feliz demais.

    • Que venham mais XD

  • Lucas Bastos

    Bom dia! Vi que o autor do livro fez vários posts aqui e queria dizer que na minha cidade (Goiânia) não chegou o livro, fui nas maiores bancas e livrarias e não encontrei. Há algum site que está vendendo exemplares?

  • Depois de ler o Guerra dos Consoles, vou partir pra esse! Muito boa a dica, Ivo!

    • Ivo

      Tem que ler mesmo hein Cadu! Tá devendo sua opinião sobre eles =)

  • Fábio Zappa

    Essa foto dos 2 guia games eu que postei no face para vender… e colocaram aqui… pô coloca os créditos pelo menos… kkkkkkkkkkkkkk…

    • Ivo

      Já está lá Fábio! Só clicar na foto! Abraço!

  • Luiz Eugenio

    O negócio é que eu não acho esse livro aqui na cidade de Itaperuna – RJ

  • Fábio Zappa

    esses dois GUIAS eu vendi no face, inclusive essa foto eu que tirei aqui em casa…

    • Ivo

      Olá Fabio, você participa do grupo revistas de ganes, certo? Tirei essa foto de lá! Por sinal é a melhor foto desse guia na internet. Só lamento de não ter sido eu que comprou esse guias ^^ Queria muito eles! Esse do Megaman eu tive na época!

      • Fábio Zappa

        sim, no facebook…