Décadas depois, jogo coreano do Robocop para Master System aparece!


Você pode não saber, mas o Master System foi lançado na Coreia também, só que não do jeito que a gente imagina: naquela época o governo coreano não permitia a entrada de qualquer tipo de tecnologia japonesa em seu país, e para suprir o mercado interno, tudo que era equipamento eletrônico nipônico era “clonado” por empresas locais como a Samsung (sim, é por isso que a Samsung é essa coisa enormemente monstruosa hoje). Videogames não ficaram de fora dessa regra, e assim nasceu o Samsung Gam*Boy, o Master System Clone Coreano.

Os cartuchos do videogame eram todos jogos piratas obviamente não licenciados, e possuíam um slot de cartucho completamente diferente daquele do Master System original. Gangcheol RoboCop era um destes games: produzido pela SIECO Ltd, o jogo colocava o policial do futuro de forma meio enferrujada em um sistema que aparentemente possuía o mesmo hardware que o sistema 8bits da Sega, senão de que outra maneira a rom do game que acaba de aparecer de forma inédita na web poderia funcionar nos emuladores de Master System? Pois é, esse jogo ficou perdido na Koreia até hoje, e agora, mais de duas décadas depois, um cara chamado Bock lá do fórum SMS Power fez o favor de dumpar a rom do cartucho e liberá-la na internet de forma gratuita!

Mas não se iludam, a rom é novidade sim, mas também é uma bela porcaria sem nexo. Se fosse oficial, seria um dos piores games do console: gráficos horríveis, framerate que cai sem nada na tela, itens confusos, trilha sonora porca… Em fim, se vocês quiserem dar uma olhadinha nessa pérola, cliquem AQUI e baixem a rom. Aqui funcionou perfeitamente no meu Kega Fusion, perfeitamente assim, do jeito que programaram né!

Lá na página do fórum ainda é possível se encontrar mais algumas roms de jogos só lançados na Coreia, como uma versão SMS de Road Figfhter. Os links para download estão nos comentários!

Opinião do Sabat: nem percam tempo, não vale nem a curiosidade, é um game desastroso, daqueles que são difíceis por que são horríveis em todos os aspectos. Agora cá entre nós heim… quanto será que vale esse cartucho ai no Mercado Livre? Coreano, raríssimo… Não duvido que existiriam uns loucos pedindo uns 20 mil por ele…


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Pela screenshot parece ser port do Robocop 2 do NES, que já não era lá grande coisa mas era jogável. Pelos gráficos parece mais de MSX1 do que de SMS mas também na Coréia eles aproveitaram e portaram vários jogos do MSX pro Master para ampliar a biblioteca de jogos. Depois vou baixar a ROM e conferir, só pela galhofa rsrsrsrs

    • huhuehue vai com cuidado mano XD que o negócio é bem tosco viu kk O framerate é bem a cara do msx mesmo… de repente tem algo ai!

  • Jesus, que troço estranho!
    Se os games NÃO são oficiais, como SÃO eles? Quantos títulos devem existir?

    • na maioria são ports toscos de jogos de MSX e NES

  • João Cláudio Fidelis

    Por acaso se descobriu que esse jogo também saiu no MSX na Coréia do Sul, o que confirma a teoria do Adinan Alves.

  • João Cláudio Fidelis