Hoje o Game Boy completa 25 anos de existência!


Hoje faz 25 anos que o tijolo cinza mais legal de todos os tempos fora lançado no Japão. O Game Boy original, aquele mesmo dos botões roxos e telinha verde, e que destruía pilhas a uma velocidade impressionante, via a luz do dia pela primeira vez no dia 21 de Abril de 1989, caiu nas graças dos consumidores do mundo todo, e se tornou sinônimo de videogame portátil.

game boy 25 anos

Com uma CPU de 8 bits com 4,19 MHz, 8 kB de RAM de vídeo, paleta de cores de 2 bits com quatro tons de cinza, e tela de LCD de 160 × 144 pixels, o tijolinho cinza era robusto sim para a época, mas os fenômenos principais que sempre o rodearam foram mesmo os seus números de vendagem e o poder que ele tinha de destruir com a concorrência mesmo estes sendo mais poderosos, avançados e coloridos… Bem, aparentemente esse fenômeno se mantém vivo nos sucessores deste pequeno notável, que de certa forma, nem existiriam se o Game Boy não tivesse sido o videogame portátil mais saudoso e conhecido da história.

Se sua sogra hoje é viciada naqueles Tetris de camelô, a culpa é todinha dele!

Opinião do Sabat: antiquado, pesado e virtualmente indestrutível, o nome desse pequeno velhinho está entre os mais conhecidos da história dos games. Pokemon já vendia horrores quando saia nele, mesmo naquele tom monocromático meio esverdeado. O mesmo falamos para franquias como Metroid, Castlevania, Super Mario, e por ai vai! E se hoje isso tudo continua do mesmo jeito, é por que um dia o Game Boy mostrou como se fazia, e os novos respeitaram isso. Feliz Aniversário velhinho!


Sobre Sabat

Dono, Chefe, Gerente, Cara da Xérox e Tia do Café do RetroPlayers! Meu negócio? Falar sobre games. Como? Escrevendo meus trabalhos, gravando minha voz horrível, ou filmando minhas humildes proezas! Onde? Aqui, ali, ou onde quer que me chamem!
Adicionar a favoritos link permanente.