Hoje o Game Boy completa 25 anos de existência!


Hoje faz 25 anos que o tijolo cinza mais legal de todos os tempos fora lançado no Japão. O Game Boy original, aquele mesmo dos botões roxos e telinha verde, e que destruía pilhas a uma velocidade impressionante, via a luz do dia pela primeira vez no dia 21 de Abril de 1989, caiu nas graças dos consumidores do mundo todo, e se tornou sinônimo de videogame portátil.

game boy 25 anos

Com uma CPU de 8 bits com 4,19 MHz, 8 kB de RAM de vídeo, paleta de cores de 2 bits com quatro tons de cinza, e tela de LCD de 160 × 144 pixels, o tijolinho cinza era robusto sim para a época, mas os fenômenos principais que sempre o rodearam foram mesmo os seus números de vendagem e o poder que ele tinha de destruir com a concorrência mesmo estes sendo mais poderosos, avançados e coloridos… Bem, aparentemente esse fenômeno se mantém vivo nos sucessores deste pequeno notável, que de certa forma, nem existiriam se o Game Boy não tivesse sido o videogame portátil mais saudoso e conhecido da história.

Se sua sogra hoje é viciada naqueles Tetris de camelô, a culpa é todinha dele!

Opinião do Sabat: antiquado, pesado e virtualmente indestrutível, o nome desse pequeno velhinho está entre os mais conhecidos da história dos games. Pokemon já vendia horrores quando saia nele, mesmo naquele tom monocromático meio esverdeado. O mesmo falamos para franquias como Metroid, Castlevania, Super Mario, e por ai vai! E se hoje isso tudo continua do mesmo jeito, é por que um dia o Game Boy mostrou como se fazia, e os novos respeitaram isso. Feliz Aniversário velhinho!


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Gle Sasao

    É isto aí… um grande aparelho, numa data especial e os “PAIS” dele nem dá atenção… poderiam fazer um “pack”… quem sabe liberar os games antigos para PC via Steam… sei lá… O jeito é pegar meu emulador e jogar um metroid do GB…

  • Cadu

    Parabéns atrasado pro GB! Mais um que provou que não é hardware melhor que faz videogame melhor, mas sim seus jogos. Deu um safanão em todos os concorrentes coloridos e tudo mais, especialmente em questão do lucro que deu pra Big N. E tem a melhor versão de Tetris já lançada! Viva o GB!!!!