Final Fantasy V já pode ser jogado em português brasileiro no Android e iOS


É isso mesmo velharada e jovalhada. Perto do seu aniversário de 22 aninhos, um dos melhores títulos da série Final Fantasy agora pode ser jogado oficialmente em nosso idioma nativo. Ainda na semana passada, a Square Enix atualizou a versão do joguinho para as duas plataformas de smartphones.

Claro que a notícia já era esperada há algum tempo, considerando que os emblemáticos Final Fantasy IV e VI já tinham passado pelo mesmo tratamento nos últimos tempos. Com isso, a Square Enix fecha a tradução da 2º trilogia da série lançada originalmente para o Super Famicom/Super Nintendo, e fica a esperança de que ela fará o mesmo com a 1ª trilogia de Famicom/NES e as restantes.

Historicamente ignorado, Final Fantasy V foi o único título da série que não atravessou os mares na vigência do Super Nintendo. Lançado em 1992 no Japão, só teve sua primeira tradução oficial em 1999, na compilação Final Fantasy Anthology para PlayStation. Os fãs porém, não ficaram de braços cruzados esperando, já que o grupo de romhackers RPGe havia lançado a primeira tradução não-oficial em 1998 (lembro como se fosse ontem). Também não posso deixar de mencionar a primeira tradução não-oficial tupiniquim, já em 1999, do pioneiro e saudoso grupo de romhackers brasileiros CBT.

Em adicional, de acordo com a Kotaku, que entrevistou o gerente da Square Enix para a América Latina, Igor Inocima: caso o jogo saia para Steam, a tradução também sairá com ela. Bom, sabemos que isso já é uma realidade para Final Fantasy IV no Steam, então pelo menos não ficam dúvidas, né?

Opinião do Sir Kao: não preciso nem dizer, mas vou dizer: a Square tem fama de longa data com suas traduções “capadas”. Acho uma boa pedida para quem gosta da nova roupagem da série e de jogar no nosso idioma, mas o tiozão aqui é chato, e gosta da coisa nua e crua. Sim, ainda fico com a tradução não-oficial da RPGe, ainda a mais fiel ao clássico original.

.

Comentem!


Sobre Sir Kao - Ex Membro

Veterano da Terceira Guerra Mundial de Consoles, enlouqueceu e passou a viver recluso em um abrigo subterrâneo, de onde faz análises de RPGs remotos utilizados em treinamentos militares.

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Emanuel

    Não consegui me adaptar a jogar em celular e hoje, meu aparelho não possui um único jogo sequer. Mas sinceramente fiquei tentado a comprar esse jogo.

  • Visionnaire

    Legal! Bela iniciativa! Brasil aparecendo no mapa mundi. =D

  • Xerpes

    Comprei final fantasy 3 para tablet e não me adaptei!!! q custa eles venderem em um simples cartucho de snes!!! eu compraria!!!