E o WiiU já tem emulador: é o Cemu


Emulador-wiiu-cemu-retroplayers

Não se passou nem 3 anos após lançamento, e o WiiU já tem emulador? Eita. O usuário Exzap do famoso fórum sobre emulação e afins GBAtemp lançou há alguns dias a primeira versão do emulador de WiiU, denominado Cemu. Isso pegou muita gente de surpresa, dado o quão recente é o console (foi lançado em novembro de 2012). Se compararmos com o Xenia, emulador de Xbox360, por exemplo, este foi anunciado em 2014, após 8 anos do lançamento do console, e apenas emulando Frogger 2 do Xbox Arcade para mostrar sua capacidade. Cemu, por outro lado, já é capaz de emular jogos 3d como Wind Waker HD e DK Country Tropical Freeze. Veja, por exemplo, a tela de título de Wind Waker HD rodando cheio de bugs mas com um framerate até que considerável no PC:

Obviamente tudo está no início, a emulação está ainda muito crua, bem longe de ser perfeita ou de ter um framerate suave, mas sem dúvida o Cemu apresenta um grande potencial, ainda mais se levarmos em conta que o console ao qual ele é baseado ainda é muito jovem. O desenvolvedor também prometeu updates a cada duas semanas, então podemos aguardar aí mais coisa boa pro futuro. O código do emulador ainda não é open source (lembrando o ePSXe e o DrastiC) então não dá pra investigar mais sobre como a coisa funciona. Sabemos apenas que ele só vai rodar somente em sistemas de 64bits.

Eu realmente não esperava que seria assim que eu iria jogar Bayonetta 1 e 2 no PC, mas de qualquer forma, temos que lembrar que a emulação não serve somente para jogar games no computador, mas também para arquivar e manter quando esses consoles eventualmente deixarem de ser produzidos, e também para entender mais a estrutura dos consoles em si… Convenci alguém?

Quem quiser testar, só acessar o Fórum GBATemp aqui!


Sobre Ska

Jovem retrogamer que quando novo jogava NES e PSOne ao mesmo tempo, mas sempre preferiu o PC a qualquer outra plataforma. Tem Half-Life, Mother 3, Dark Souls e Fallout: New Vegas como seus jogos favoritos. Já jogou mais horas de Dota 2 do que gostaria de admitir.

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Adriel Muniz

    Eu pouco entendo de hardware e esses pormenores, mas os últimos consoles da Nintendo tiveram uma evolução muito rápida no cenário da emulação, talvez por ter uma arquitetura acessível. Como não tenho nenhum PC poderoso o bastante pra emular nem GC, vou ter que comprar um Wii U se quiser desfrutar de sua biblioteca.