RetroReview: Super Mario Bros X – PC


Já a algum tempo venho escrevendo para vocês vez ou outra trazendo uma análise de algum game que eu julgue valer a pena analisar e jogar. Entre essas jogadas e outras para selecionar esses jogos, algo que me chama bastante atenção e que em várias vezes até me incomoda, é o fato de haverem poucos jogos que permitam jogatina simultânea.

Mesmo que o jogo tenha a opção de 2 jogadores, 3 jogadores, 4 jogadores, X jogadores, é quase certo que não será permitido que estes afortunados joguem de fato ao mesmo tempo. Para clarear, peguemos o jogo RIVER RAID de ATARI, o qual tem a opção de 1 ou 2 jogadores. Mas os jogadores jogam separadamente em partidas alternadas, quase a mesma coisa que jogar de um jogador apenas e ir trocando o controle entre os jogadores a cada vez.

Muitos jogos dão uma falsa impressão de partidas multi-player simultâneas. Mas o que seria essa impressão falsa? Por exemplo, o jogo DOUBLE DRAGON, é do conhecimento de muitos jogadores que no fliperama era possível 2 jogadores jogarem juntos, cada um com um dos Irmãos Lee, agora

quando pegamos a conversão feita para o NES, vemos que é possível jogar apenas com 1 jogador, SOLO PLAYER. Não há a opção do player 2 escolher o outro irmão e ir para a porrada, ou seja, o multi-player que nos referimos NÃO EXISTE na versão portada para o NES.

Agora você pode questionar que nesse mesmo jogo, existe a opção de 2 jogadores para se jogar VERSUS, um contra o outro. Essa questão do versus, mesmo que seja uma ramificação do que se entende por MULTI-PLAYER, não é o nosso foco, pois não representa a essência real do MULTI-PLAYER. Para reforçar, vejamos o caso do STREETS OF RAGE 2 de Mega drive.

Este é um jogo onde você pode jogar sozinho, e pode também jogar de 2 jogadores simultaneamente o MESMO jogo da MESMA forma, na mesma tela, na mesma vez, ao mesmo tempo, interagindo e deixando tudo mais divertido, não tendo praticamente nenhuma mudança entre o modo de 1 ou 2 jogadores.

Quando vemos o jogo FINAL FIGHT para o SNES, inevitavelmente comparamos a ausência do modo MULTI-PLAYER contra o do STREETS OF RAGE, e pior ainda, contra a própria versão do jogo para os arcades, e o nível de diversão proporcionada por esses jogos em partidas SOLO PLAYER e MULTI PLAYER são bem diferentes.

Mas FINAL FIGHT é um caso especial, teve seu modo multi-player mutilado devido a dificuldades de programação que a Capcom enfrentou ao portar o fenomenal arcade para um console recém nascido, e se você quiser jogar esse jogo com 2 jogadores, basta jogar no próprio ARCADE, não há problemas quanto a isso, você não vai precisar ficar fazendo comparações com STREETS OF RAGE de como seria legal se o Final Fight de Snes tivesse o MULTI PLAYER deste.

Mas em jogos BEAT’N UP! é simples entender essas questões. Agora vejamos um exemplo mais elaborado: você adquire o game STAR FOX 64, o qual possui 4 naves em uma missão, e o qual o vídeo game possui normalmente 4 controles disponíveis, você e seus amigos vão se divertir bastante jogando com as 4 naves um contra o outro em modo VERSUS e só… Quando forem pegar a aventura principal, vão descobrir que é possível jogar somente SOLO PLAYER, e possivelmente, passará pela cabeça de alguém a seguinte idéia: como seria terminar Star Fox 64 se fosse possível jogar em multi-player cooperativo? O mesmo caso do DOUBLE DRAGON de NES. Vocês vão ver que jogos assim como este são mais comuns do que parece.

Em um nível menor, a mesma coisa acontece com MARIO KART 64, aonde o modo CAMPEONATO só está disponível para 1 ou 2 jogadores, quando você escolhe 3 ou 4 jogadores só é possível escolher o modo VERSUS, o que na minha opinião é muito limitado.

O MARIO KART DS permite conexão até entre 8 jogadores, mas novamente, somente versus, nada de GP (Campeonato), GP somente para o SOLO PLAYER. O NEW SUPER MARIO BROS DS também só permite 2 ou mais jogadores simultâneos no modo VERSUS ou em MINI-GAMES estilo MARIO PARTY, ou seja, chutar o traseiro do BOWSER junto com os amigos, somente no Wii. E olha que no DS seria até mais fácil, uma vez que cada jogador possui sua própria tela.

Em níveis mais disfarçados, existe outra modalidade: PARTIDAS ALTERNADAS, onde você acaba tendo aquela já citada falsa impressão de MULTI PLAYER. Vejamos o caso do DONKEY KONG COUNTRY: é possível escolher a opção de 2 JOGADORES cooperativo, mas APENAS UM MACACO é controlado por vez, sendo que ambos aparecem na tela ao mesmo tempo, e enquanto um joga o outro assiste. É certo que geralmente um jogador espera o outro morrer para que seja sua vez de jogar, mas na verdade tem muitas coisas que só é possível se fazer com o macaco certo, e nesse caso, passa-se a vez apertando o SELECT. No começo não acontece muito, mas do meio pra frente é constante, porém não deixa de ser uma jogatina ALTERNADA e não simultânea.

Contrastando para não deixar dúvidas quanto a este modo de PARTIDA ALTERNADA e um MULTI PLAYER de verdade, pegamos o exemplo do SONIC 2 de MEGA DRIVE e SONIC 3 de MEGA DRIVE, aonde ambos os personagens são controlados ao mesmo tempo, cada um deles por um jogador.

Os 2 jogam juntos, e não um joga e o outro olha, e bastante gente acha isso muito mais divertido, sem contar que no SONIC 3 os jogadores tem mais opções de interação. Caso semelhante também acontece com o jogo ASTAL de SATURN: nada de ficar olhando o outro jogar ou torcer pela morte ou derrota deste, estamos juntos e vamos vencer…

Poderíamos elencar vários e vários exemplos, ficaríamos aqui a noite toda, pois existem muito mais jogos “MULTI (SOLO) PLAYER” do que jogos MULTI PLAYER de verdade. Lembram de CONTRA? Esse é MULTI PLAYER MESMO sem erro, sem enganação…

Se você quer jogar uma partida MULTI PLAYER com seus amigos, a coisa se resume basicamente a ir para um FLIPERAMA (não tão comuns e não tão baratos como a 15 anos atrás) ou jogar online ou em rede no computador. Jogos MULTI PLAYER em videogames domésticos já não são tão comuns, jogos BONS e MULTI PLAYER em videogames domésticos então, são mais raros ainda.

Diante de toda essa explanação, trago para vocês duas propostas, a primeira é a apresentação do jogo (que é simplesmente demais) o qual falaremos mais a frente, e a outra, é a opinião de vocês sobre a abertura ou não de uma seção, bem ao estilo JOGANDO COM OS AMIGOS, exclusiva aqui no Retroplayers sobre esses jogos MULTI PLAYER.

Se a seção for aprovada, assumo o compromisso de trazer periodicamente para vocês jogos das mais variadas plataformas, nos quais seja possível jogar simultaneamente, você com seu irmão, você com seu amigo, você com seu primo, seu amigo com seu primo (afinal quem perde sai), etc, etc, etc, jogatinas simultâneas, sem essa de controle parado, sem essa de jogador jogando e jogador olhando sendo que tem espaço para mais um.

Caso sejam favoráveis a nova seção, manifestem-se nos comentários, o apoio de vocês com certeza será muito importante.

Pois bem, depois de nossa longa introdução, revelo a vocês a estrela de hoje, depois do seriado SUPER MARIO BROS Z, apresento a vocês o jogo SUPER MARIO BROS X, que é um excelente Indie Game feito por um grande fã assim como SUPER MARIO BROS CROSSOVER, e como este, a qualidade está impecável.

Quando falamos em jogos caseiros (os HomeBrews, ou Indie Gasmes), a nossa primeira preocupação é ver se o jogo não possui falhas, se a jogabilidade está boa, senão tem alguma coisa estranha durante a jogatina, ou gráficos estranhos, ou o personagem se movendo de maneira estranha, ou até mesmo animações estranhas, e é bem comum encontrar “remakes” de qualidade duvidosa.

Mas isso não acontece com o SUPER MARIO BROS X, pois após jogar várias fases, posso afirmar que o mesmo possui a mesma jogabilidade do SUPER MARIO BROS 3, sem nenhum elemento estranho e até com algumas melhorias, por exemplo: para você planar com a roupa de RACCOON, agora basta segurar o botão ao invés de ficar apertando várias vezes.

Neste jogo, você vai ter vários elementos, inimigos e cenários dos jogos Super Mario Bros 1, 2, 3, World, Zelda 2, Super Metroid, Sonic, etc. É uma festa só, você que não joga esses jogos há muito tempo vai ter uma ótima sessão de nostalgia. As cores, as músicas, os sons, é tudo muito característico.

O jogo atualmente está na versão 1.3, e quando começou, tinha como personagens selecionáveis apenas o Mario e o Luigi, depois acrescentaram a Princesa, e agora nas últimas atualizações acrescentaram o TOAD e o LINK. Isso mesmo o LINK, mas não é aquele Link desajeitado do primeiro jogo do NES que colocaram no SUPER MARIO BROS CROSSOVER, e sim o de ZELDA 2, que naturalmente anda em plataformas e pula (se bem que no Crossower, inventaram uma jogabilidade bem legal para o hyruliano)

Com exceção dos Irmãos Mario, os personagens possuem estilos de jogabilidade bem diferentes entre eles. O Mario e o Luigi possuem os mesmos gráficos que tinham no Super Mario 3 da coletânea Super Mario All Stars, sendo o Luigi um pouco mais alto e magro. Outra diferença básica é a cor: ao utilizar alguns poderes, estes terão cor própria, como por exemplo, a bola de fogo que o Mario atira quando pega a flor de fogo é laranja, e a do Luigi é verde.

Outra peculiaridade da jogabilidade é que os Irmãos Mario são os únicos que podem montar nos YOSHIS, e também só eles podem guardar um item na reserva assim como no Super Mario World, com a diferença de que o item vai continuar sempre guardado até que você queira usá-lo, ou seja, mesmo quando você for atingindo, o item só vai sair da reserva quando você efetuar o comando específico, e isso é muito útil, pois no Super Mario World acontecia muito de você tomar uma porrada, o item sair da reserva e você em seguida cair em um buraco, ficar encurralado ou coisa parecida ao tentar pegá-lo, e ai você acabava perdendo tudo.

Os demais personagens, TOAD, PRINCESA e LINK, possuem um medidor de energia em forma de coração, igual o de SUPER MARIO BROS 2, e no caso, o TOAD e a PRINCESA ficam pequenos quando possuem somente um coração restante. O tamanho do Link é o único que nunca muda.

A PRINCESA mantêm a mesma jogabilidade do MARIO 2, onde ela pode flutuar alguns segundos no ar. A diferença do TOAD para os Irmãos MARIO está na parte dos POWER UPs, e uma outra diferença da PRINCESA e o TOAD para os Irmãos MARIO é que a eles seguram os itens na cabeça, enquanto os Irmãos Mario seguram na frente de seus corpos, e dependendo do momento em que você estiver, isso pode ajudar ou atrapalhar na estratégia.

O LINK não segura itens em suas mãos, o jogo todo ele vai estar com sua espada em uma mão e o escudo em outra, e o escudo serve para defender alguns projéteis lançados contra ele. Só fique atento para agachar quando for se defender de ataques rasteiros. Também é necessário agachar para atacar inimigos pequenos como os GOOMBAS, e uma coisa divertida de jogar com o LINK é que ele não faz prisioneiros: é espadada em todo mundo, e alguns inimigos quando derrotados por ele podem deixar ruppies! Também quando ele cortar aqueles matinhos do Mario 2 ele pode achar ruppies, assim como nas caixas [?] , que soltam as jóias ao invés das moedas normais quando atingidas por ele. Bem característico!

Como o LINK está com as mãos ocupadas o tempo todo, se aparecer algum item fundamental como as chaves para as saídas alternativas, esta irá para seu inventário. Como no ZELDA 2, durante o pulo Link pode atacar para baixo ou para cima, e ao pegar o item RACCOON, para voar ele se transformar em fada! Na primeira versão que em o LINK apareceu, ele não podia voar porque não haviam sprites dele para isso, mas agora, nesta última atualização, ele passou a poder voar como todos os outros personagens bastando correr uma certa distância por um tempo e depois saltar, e como diferencial, ele ainda pode voar sem correr antes, mas neste caso a duração do vôo será bem menor.

O jogo possui vários POWER-UPs e quando digo vários, são vários mesmo, e vindo a toda hora, não é aquela escassez do MARIO 3, onde vem SAPO no terceiro mundo que é complicado de achar e usar, TANOKI no quinto mundo e é difícil de pegar e fácil de perder, a HAMMER SUIT que só aparece lá no sexto/sétimo mundo e é ultra rara também, e isso tudo pra não falar no mais raro de todos: a KURIBO SHOES, que nem é um item colecionável: ela aparece UMA ÚNICA VEZ, no mundo 5-3, e a gente ROUBA ela do inimigo e a usa. Eu mesmo quando jogava MARIO 3 quando pequeno passava muita vontade com esses itens mais raros que quase nunca vinham e rapidinho a gente perdia, praticamente você só joga com RACCON durante o jogo, porque este é bem comum.

Em Super Mario Bros X os conceitos são outros, aqui tem POWER UPs pra você usar a vontade, e lembra lá da TOP SECRET AREA do SUPER MARIO WORLD que te fornecia YOSHI, COGUMELO, FLOR DE FOGO, e que existia apenas uma o jogo todo e quanto mais no final você chegava mais preguiça dava de voltar nela para buscar os POWER-UPs? Aqui também tem e é diferente: ao que parece, todo WORLD tem sua própria TOP SECRET AREA com POWER UPs próprios, YOSHIs PRÓPRIOS entre outros.

Além dos POWER UPs tradicionais do MARIO BROS 3, RACCON, TANOKI, HAMMER, FIRE FLOWER, você terá a sua disposição também a ICE FLOWER do NEW SUPER MARIO BROS WII, e ela adiciona estratégia à jogabilidade, uma vez que ela funciona em mais inimigos que a FIRE FLOWER e os inimigos congelados podem ser usados como plataforma ou serem arremessados em outros inimigos.

As principais diferenças de POWER UPs entre os personagens são: primeiramente o LINK que é o mais distinto deles: basicamente os vários POWER UPs apenas mudam a cor da roupa e aumentam o poder da espada do LINK, a flor de fogo vai fazer a espada atirar fogo, a flor de gelo vai atirar gelo, o HAMMER vai fazer ele “atirar espadas” igual faz nos jogos originais quando está com a energia cheia. A PRINCESA e TOAD quando tem flor de fogo ou flor de gelo podem segurar o poder em suas cabeças usando o botão configurado como “ALT RUN“, e com isso podem atirar para cima. Além disso, os vários projeteis utilizados pelos personagens podem ter uma trajetória alternativa utilizando o direcional para cima antes de atirar. A roupa de Raccoon fará com que o TOAD dê um pulo duplo, e a de TANOKI, apertando o botão “ALT RUN”, faz com que todos os personagens se transformem em estátuas por um tempo e fiquem invencíveis neste período.

A principal diferença entre os POWER UPs está na roupa HAMMER, que faz com os Irmãos Mario atirem MARTELOS, o TOAD atire BOOMERANGS e a PRINCESA atire BOMBAS que destroem os blocos além dos inimigos.

Existem alguns blocos no jogo que só podem ser quebrados com a roupa do HAMMER ou do TANOKI, normalmente possuem itens e saídas secretas. Aqui no jogo as KURIBOH SHOES aparecem com mais frequência, existindo inclusive em uma das “TOPs SECRET AREAS“, além de haver outras como a LAKITU SHOE, que permite voar, e a PODOBOO SHOE, que permite andar na lava. Diferente dos Yoshis, as SHOES podem ser utilizadas por outros personagens além dos Irmãos Mario e não somem quando se passa de fase.

Falando em YOSHI, aqui tem YOSHI de tudo quanto é cor, bem digno do ARCO-IRIS, e além dos YOSHIs tradicionais, VERDE, AMARELO, VERMELHO, AZUL, todos com os mesmos poderes do SUPER MARIO WORLD, teremos os YOSHIS ROXO, ROSA, PRETO e AZUL CLARO.

O YOSHI ROXO faz um pulo esmagador no estilo do YOSHI AMARELO, só que mais forte e mais funcional, pois não precisa de casco para poder ser utilizado, bastando apenas apertar para baixo durante o pulo. É o mesmo golpe que o Mario faz em MARIO 64 quando você aperta o botão Z durante o pulo. O YOSHI ROSA vai cuspir vegetais, o PRETO tem os mesmos poderes que você teria quando engole um casco MULTICOR, só que no caso deste é com qualquer casco, e por fim o YOSHI AZUL CLARO cospe blocos de gelo.

Além dos vários elementos dos jogos do Mario, Metroid e Zelda, você terá algumas armas novas como é o caso da BILLY GUN que atira balas de canhão sem parar. Tem ainda uma outra que atira fogo e uma de planta carnívora, e existem vários caminhos secretos, novos desafios e fases.

Se terminássemos aqui, Super Mario Bros X já seria um grande jogo e valeria muito a pena você poder testá-lo para ver com seus próprios olhos o grande trabalho que o autor fez, mas ainda não acabou: o que faz esse jogo ser especial além dos outros Marios que o antecederam, com certeza é o seu fator MULTI-PLAYER.

Isso mesmo, DOIS JOGADORES podem jogar em modo cooperativo, e não é um modo diferente não, é a aventura principal com dois jogadores na mesma tela. E jogar de dois deixa realmente as coisas mais fáceis, primeiro porque você pode usar o seu parceiro como plataforma, ficando mais simples acessar lugares mais altos, e segundo por que quando um dos dois jogadores morre, o jogador que morreu pode continuar o jogo do mesmo lugar em que está o outro jogador ao custo de uma vida. Agora se os dois morrerem ao mesmo tempo ai só resta começar a fase de novo.

Mas não se preocupe, você leu certo, é do lugar em que o outro jogador está mesmo, porque quando os dois jogadores se separam a tela se divide bem ao estilo DRAGON BALL Z 3 de SNES, sem lag, sem atrasos, sem falhas, e ambos podem continuar a fase separadamente. Lembra daquelas partes tipo: Será que a chave está no cano ou seguindo direto? Cada um dos dois jogadores pode seguir uma direção e descobrir o caminho em uma única tentativa, e acredite, tem fases que eles começam em partes separadas e se encontram lá na frente.

O jogo adiciona muito valor ao trabalho em equipe, por exemplo, só existe 1 contador de moedas, então não vai haver briga de quem pega mais moedas, e como ficar continuando quando se morre obviamente gasta muitas vidas, é muito importante coletar o máximo de moedas possíveis, diferente do SUPER MARIO WORLD que você consegue 50 vidas e não sabe mais o que fazer com elas. Aqui vidas são importantes e o marcador delas também é único, nada de brigar por causa de cogumelo verde. Jogar de dois jogadores é MUITO DIVERTIDO, e o melhor de tudo: o jogo aceita controles daqueles do tipo USB ou qualquer outro que você utilize em seu PC, tem opção de tela cheia, e tem função SAVE como no MARIO WORLD, quer dizer, MELHOR que a função SAVE do MARIO WORLD, pois pode ser acionada depois de qualquer fase e aqui ficam salvos seu número de vidas e os POWER UPs que seus personagens tem naquele momento! Nada de parar o jogo com 75 vidas, YOSHI, etc, e recomeçar pelado e com só 5 míseras vidinhas… Aqui tudo fica salvo.

Para salvar quando estiver na tela do mapa aperte o botão de PAUSE, também no mapa com o jogo pausado é possível trocar de personagem, e caso seu personagem possua algum POWER UP e você trocar ele, esse POWER UP fica guardado junto com esse personagem até você utilizar ele de novo, com isso ao encontrar alguma “TOP SECRET AREA”, abasteça todos os CINCO personagens.

Falando em cogumelo verde, aqui os itens aparecem com mais abundância, como por exemplo a LUA que te fornece três vidas. Os YOSHIS aparecem com certa regularidade, principalmente aqueles que a gente quase não vê no SUPER MARIO WORLD como é o caso do AMARELO e do VERMELHO.

Mas mesmo com toda a interatividade entre os dois jogadores, é possível que um atrapalhe o outro, como por exemplo, nas saídas dos canos: tente não entrar nos canos ao mesmo tempo e sempre que sair de um, não fique no caminho, e também evite que um jogador tenha flor de fogo e o outro tenha flor de gelo ao mesmo tempo, pois a flor de fogo descongela os inimigos congelados… Ai você já viu, fica uma situação até cômica.

Para completar, o jogo ainda possui um modo chamado BATTLE e um outro chamado LEVEL EDITOR. O BATTLE basicamente é um contra o outro e o LEVEL EDITOR você pode editar as fases ou montar suas próprias bem ao estilo MIL FACES do SONIC.

O jogo também conta com fases e campanhas adicionais que você pode baixar, além de que existe um fórum de discussão e já existem até alguns projetos prontos e outros em andamento, ou seja, a qualquer momento podem sair novas atualizações, novos power ups, novos personagens, imagine, jogar com os personagem do SUPER MARIO BROS CROSSOVER, ou ainda, o YOSHI ser um personagem jogável.

Esse com certeza é um jogo de qualidade superior e recomendadíssimo principalmente para você se divertir com mais um amigo, e que fique claro que não esgotamos tudo que o jogo tem a oferecer: há muitas outras coisas a descobrir, muitos detalhe que você deve encontrar por si mesmo.

Se você quiser curtir essa maravilha de jogo você pode visitar o site do desenvolvedor ou baixá-lo diretamente aqui.

Com isso terminamos mais um post! Devido aos últimos acontecimentos e tragédias causados pela chuva, principalmente na região Serrana do Rio de Janeiro, nós não poderemos seguir a tradição de terminar este nosso post imitando o exemplo da Criatura do Guardian Legend, que sabe das dificuldades do Guardião, mas mesmo assim não faz nada por ele além de desejar um “INÚTIL” BOA SORTE, e como somos humanos e o momento não pede piadas, vamos fazer um pouco cada um de nós: para quem quer ajudar e ainda não sabe como fazer, segue o link da REDE GLOBO explicando como podem ser feitas as doações… Que cada um possa realmente contribuir com alguma coisa e trazer um pouco de conforto, alegria e esperança para essas pessoas… Fiquem com deus e até a próxima…

Fim


Adicionar a favoritos link permanente.
  • Po, esse jogo parece massa! Mas como n

    • Solo Player

      Acabei de testar aqui e por incrivel que pare

      • Starbearer

        s

        • Solo Player

          Boa noite,

          N

  • Jeff

    Sou apaixonado por verdadeiros games Multiplayer. A iniciativa

    • Solo Player

      Valeu pelo apoio, se der certo vamos tentar trazer v

      • Jeff

        Cara, esse Megaman 2.5(D) eu n

        • Solo Player

          Pena que n

  • este jogo

    • Solo Player

      Essa fase da Mother Brain, voc

  • Bah como era legal jogar TMNT em dois. As vezes eu vou na casa de um amigo que tem um PS2 e ele fica me mostrando as maravilhas dos gr

    • Solo Player

      N

  • Starbearer

    faltou falar do modo de cole

    • Solo Player

      Eu ouvi falar desse modo, mas n

    • Solo Player

      Valeu pelos coment

  • GLStoque

    Arras

    • Solo Player

      Aqui, vou acabar com sua d

      • Olha que eu desconto do seu sal

        • GLStoque

          Dan

        • GLStoque

          8.5!!!???

          Voc

  • Hyper Emerson

    E mais um cara fala bem desse jogo que inexplicavelmente n

    • Solo Player

      Belezinha?

      Que tipo de erro que aparece? Voc

  • George Sadat

    Ol

    • Fala Sadat, rapaz

      • George Sadat

        Pois

        • Opa Sadat (continuo achando estranho escrever isso kkk) o Sonic Mega Collection foi o unico da colet

  • IronWolf

    Não conhecia o Retroplayers… gostei muito da qualidade dos posts, parabéns ao site e a você, Solo Player ! Só teve um problema: baixei o jogo e ao usar meu controle de PS2 com adaptador USB, quando aperto alguma direção da seta ocorre o seguinte erro: “Runtime Error 6 : overflow”… alguém aí sabe o que pode ser ?

    Aproveitando essa oportunidade, gostaria de sugerir que o Retroplayers colocasse reviews de um tipo de jogo de tabuleiro muito popular no Japão (na verdade, na Ásia como um todo): o Mahjong. Não é aquele de formar pares, mas sim um que se parece com jogos de cartas; em uma mesa real, é jogado por 4 pessoas. Saíram várias versões para NES, SNES, arcade e vários outros consoles antigos e recentes. Muita gente não conhece esse estilo de jogo e suas regras; com a contribuição do Retroplayers, mais pessoas se interessariam pelo jogo e poderíamos organizar torneios online, pois é muito divertido e interessante.

    Deem uma conferida nos vídeos do mahjong online que eu jogo, o Jan Ryu Mon 2 :

    http://www.youtube.com/watch?v=6QwC9LBb2wE

    http://www.youtube.com/watch?v=uilx6phua-Q&feature=related

    Obrigado.

    • GLStoque

      NóhhHh!
      Mahjong é legal demais!
      A gente jogou durante uma época com uma turma aqui que se reunia para jogar com se fosse pôquer. Com uma ferramenta on-line dá para jogar direitinho. Completamente apoiado essa idéia. Arrasô!

      • Solo Player

        Primeiro você vai ter que arrumar uma internet decente… Ae a gente joga sim…

        Cê tem que ver para instalar esse Jan Ryu Mon que o IronWolf postou ae que trabalheira que dá… Diz o Game Master que ele ficava copiando os termos e colocando no Google Tradutor para entender… Mas vale a pena o esforço…

    • Solo Player

      E ae? O fi, porque dá RUNTIME ERROR com seu controle eu não consegui descobri, o forum de suporte que existia, o link para ele foi removido, então não vou pode te ajudar por enquanto, o jeito é aguardar novas atualizações… As vezes pode ser o sistema operacional, aqui em casa é Windows XP e funciona sem problemas…

      Quanto ao Mahjong, se houver interessados suficientes a gente procura outro lugar para divulgar os jogos…

  • Renata Julia & Dede

    Nossa tá d parabens otimo assunto vc escreve mto bem

    tava procurand 1 jogo pra jogar c/ meu sobrinho Dede e esse ae e mto bom aq em ksa funcionou direitinho e o jogo é tao legal quanto vc escreveu nao conhecia e nunk percebi q os jogos d Mario nao eram d 2 jogadores d verdade

    algumas duvidas vai sair mais jogos assim e d quanto em quanto tempo vai postar + exemplos d jogos assim? O Megamam 2.5 ja tem previsao? O Dede ja ta ansioso

    acabei d conhecer o blog foi o Dede q me falou p procurar ele gosta mto de jogos d videogame vou add no favoritos e acessar sempre

    acabou d ganhar 2 fas fico aguardand novas recomendacoes pois ajuda mto a gente q nao sabe aond procurar

    • Solo Player

      É uma visitante? Quanta honra, acho que é a primeira que vejo, seja muito bem vinda.

      Quantos anos seu sobrinho tem?

      Esse jogo do Mario é muito bom, pode jogar sim. Esses jogos são bastante difícieis de se encontrar, normalmente a gente acha porque algum colega falou ou saiu o anúncio em um site mais conhecido.

      Quanto ao Megaman 2.5 estamos anciosos também, assim que sair, o que deve demorar, tem previsão para o segundo semestre, mas previsão é previsão, nada garantido. Assim que sair eu faço uma materia e trago para vocês.

      Aproveitando a deixa, fala para o Dede apresentar o site para os amiguinhos dele.

      Não acertamos uma agenda ainda, estamos escolhendo os primeiros jogos para serem postados, o formato, a frequencia, entre outros detalhes, o site tem outras demandas, mas pode ficar tranquila que já já vem novidades por ae.

      Qualquer coisa mande sugestões de jogos que você gostaria que a gente falasse.

      Obrigado pelos elogios e nos visite sempre…

  • leo_jiraya

    parabens pelo topico a abordagem ta em linguagem que qlq um entende. aonde posso baixar esse jogo e as aventuras extras?

  • John M

    E ae Solo!

    Vi seu anuncio hoje a analise ta mto bem feita realmente não conhecia esse jogo parece ser mto bom vo baixar o quanto antes depois volto aqui para contar o que achei

    • Solo Player

      Aonde você viu? Baixa sim, o jogo é excelente, tenho certeza que você não vai se decepcionar…

  • Pô, ficou incrivelmente detalhado sobre o jogo, parabéns!

  • Poh muito bom mesmo, eu levo o meu note pra jogar com o meu cunhadinho e ficamos horas jogando no modo Battle, agora baixei mais uns mapas diferentes e minha namorada vai azedar de vez. Ela reclama q eu vou ver ela só pra jogar com ele 😛

    Muito bom mesmo!

  • Esqueceu de comentar Perfect Dark, um dos jogos mais completos nesse quesito: Versus, Co-operative, Counter Operative … 😀

    Fiquei com muita vontade de jogar esse Mário aí :3

  • Esse jogo é INCRÍVEL além de eu já ser profissional nesse jogo eu criei 3 episodio , é super legal no msn ter um grupo que fale só desse jogo além de vários fóruns que é SÓ SOBRE SMBX , além de poder colocar custom gráficos na versão 1.3 , ai da pra abusar da criatividade .
    Exelente post parabéns ^^
    Quem quiser umas fases minha é só falar.. eu sei que eu estou postando super tarde e aposto que ninguém mais joga ele…

  • Cissa Barbosa

    Olá!!!!!!
    Gente, que felicidade encontrar esta página. Sou looooooouca por Mario e achei esta versão hoje. Ainda na primeira fase. Jogando sem controle pelo teclado mesmo. PRECISO DE AJUDA POR FAVOR!!!!!! rsrsrs
    Qual comando pra pegar itens? QUal tecla? E qual controle USB eu posso comprar?
    Obrigada pela atenção e por compartilhar essa paixão. Amo Mario. Melhor jogo de plataforma, sem dúvidas!!!!