Histórias Gamísticas do Senpai: nem toda a armadura que reluz é de ouro!


Olá, amigos Retro-Aventurianos ^^ Estive pensando nesses 23 anos de jogatina (estou com 28 e comecei a jogar aos 5 quando ganhei o Atari 2600 com Enduro do meu pai), qual seria nesse período todo, a maior descoberta que eu fiz sozinho em algum jogo, sem a ajuda de revista, internet ou qualquer outro tipo de truque. O verdadeiro jogar na raça, fazer por si só, ter o orgulho de sozinho desvendar algum segredo estupendo dentro de algum jogo que faça o mesmo valer a pena o suficiente para sair por aí correndo contar para os amigos e se sentir o “fodão” por ninguém jamais ter conseguido o mesmo feito.

Comigo aconteceu, meus amigos, e foi em 1995… O jogo? Megaman X3 para Super Nintendo. E para contar-lhes qual foi a minha descoberta, teremos que voltar um pouco no primeiro capítulo da série X.

Como todos ou a maioria pode perceber pelo meu Nickname ou pra quem me conhece há algum tempo, eu sou um fanático por Rockman / Megaman desde 1990, quando o conheci no NES pelo jogo da Turbo Game “Mega Rockman 3”. Desde esse ano até 1993 eu já tinha praticamente terminado os rockmans de 1 à 6 no NES e no mesmo ano fiquei surpreendido pelo jogo Megaman X, que apareceu na locadora Look Game em Votorantim, na rua da casa da minha avó (falecida locadora que marcou minha infância pra caramba nos anos 90 até 2005).

Eu viciei no jogo na época, a ponto de terminá-lo na locadora para o pessoal poder ver o final e me aplaudir (já to me sentindo fodão antes mesmo do motivo deste artigo uhehueuheh).

Enfim, apreciar o jogo em casa como um bom vinho era uma das coisas mais maravilhosas a se fazer nesse mágico ano com esse título mais mágico ainda. Aí quando você pensa que acabou, lançaram uma edição da Super Game Power com um detonado de todos os itens do jogo, e ainda quando se coleta todos os itens, rockman pode pegar o poder do Hadouken do Ryu do Street Fighter. Motivo mais do que suficiente para se alugar o jogo de novo e pegar o super poder que quando se está com a energia cheia, é só dar “meia lua” seguido do botão “y” para rockman gritar “Hadouken!” e disparar a bola poderosa de energia, que derrota praticamente todos os inimigos do jogo com apenas um golpe acertado em cheio (menos o chefe final XD).

Bem, em 1993 eu aluguei, terminei, comprei a revista e aluguei o jogo de novo para terminá-lo novamente com o truque do Hadouken. Assim esse ano feliz tinha acabado, abrindo as portas para outro ano tão ou mais feliz que esse.

Lá por meados de 1994, eu tinha visto em uma edição da Ação Games que Rockman X2 já estava para ser lançado nas locadoras e já tinha avisado o seu Toninho (dono da Look) e o Thelmo (filho do Toninho e funcionário da locadora) para reservar o título para mim. Não deu outra, na semana seguinte o título chegou e eu felizmente o aluguei para curti-lo em um final de semana. Esse jogo em especial eu me lembro de tê-lo alugado e terminado logo no dia seguinte. Fiquei encantado com a fase do Crystal Snail, que ainda hoje é a minha fase e música favorita desse jogão, que inclusive recebi uma homenagem do Batistão no youtube. O cara tocou esse som pra mim na guitarra em 2008. http://www.youtube.com/watch?v=batFqfwVfHU

Então gente, jogo terminado e eis que surge outra edição da Super Game Power nas bancas informando a localização de todos os itens e também como pegar o Shoryuken, também do jogo Street Fighter (ah, vá!)

Como eu não poderia deixar passar, aluguei o jogo novamente, peguei todos os itens e o terminei com o Shoryuken, que apesar de ser muito bom, já não era tão eficaz quanto o hadouken devido à dificuldade de acertar os chefes em cheio e mandá-los para o inferno com apenas um golpe de “róriugue”.

Assim como o X1, no X2 eu também tive que alugar o jogo duas vezes para poder pegar o “Easter Egg”.

Mas espera aí, Senpai… Quando é que chega a sua deixa? Eu respondo com muito orgulho que é pra já, caros Retro-Aventurianos! Nesse incrível ano de 1995!

Logo que Megaman X3 chegou na Look, praticamente no finalzinho de 1995, o aluguei feliz para uma jogatina (e quando é que eu não fico feliz em jogar algum jogo de rockman?). Joguei pra caramba, peguei os itens que consegui e fui com fé e coragem enfrentar Doopler e Sigma! Assim como X1 e X2, esse jogo foi degustado e apreciado como um bom vinho de 20 anos pelo menos, pois eu estava esperto com as jogatinas dos jogos anteriores e consegui desvendar a maioria dos itens antes mesmo de terminar o jogo.

Ao terminar o jogo eu pensei “puxa vida, o primeiro título o personagem solta hadouken, o segundo shoryuken… Será que nesse jogo tem o PAPAI QUÉ FRUUUUTA! (tatsumaki senpukiaku?).” Com essa pergunta na cabeça, resolvi ficar mais um dia com o jogo, descobrir onde ficam todos os itens restantes e encontrar o local secreto onde estaria a suposta cápsula com o suposto novo poder para rockman. No X1 eu jamais iria adivinhar, já que fica no penhasco da fase do Armored Armadillo e jamais iria pensar em dar exit 5 vezes na mesma fase com todos os itens. Já no X2, a cápsula fica mais ou menos visível pois a escada na terceira fase do castelo é possível alcançá-la congelando os morceguinhos.

Com essa ideia do X2 eu pensei “só é preciso encontrar o local escondido da cápsula no X3”. Foi quando eu vasculhei o jogo todo FASE A FASE na inicial, nos 8 chefes iniciais e no castelo… E na primeira fase encontrei um local sozinho e escondido atrás da parede. Aí eu pensei “pronto, já encontrei o local, agora só é preciso pegar todos os itens e chegar aqui com a energia cheia que encontrarei a cápsula”.

Mas não foi tão fácil assim, caros aventurianos. Eu coletei todos os itens e chegava lá com a energia cheia e nada… Tentei de todas as formas e nada! Mas eu descobri após pensar muuuito o que estava errado! Acontece que no X3 além das cápsulas normais, existem 4 cápsulas especiais que duplicam o poder de apenas uma das quatro partes da armadura de X! Aí eu fui 1 de cada parte especial por vez… chegando até lá as 4 vezes sem sucesso algum… Mas ENTÃO, caros amigos, ACREDITEM! Eu pensei “e se eu for até lá sem pegar nenhuma dessas cápsulas especiais?”.

Foi então que cheguei ao local secreto com energia cheia e… A CÁPSULA ESTÁVA LÁ! Eu fiquei emocionado de tanta alegria e entrei na cápsula, que fez Rockman ficar Dourado… Não caros amigos, ele não soltou tatsumaki senpukiaku (trastrastruuugue), porém as 4 partes do corpo dobraram suas habilidades, como se fosse pegar todas as 4 cápsulas especiais juntas (VALEU DR. LIGHT!)

Passadas umas 3 semanas, chegou nas bancas a ação games informando como pegar a cápsula secreta. Eu feliz da vida pude contar aos amigos na época que fiz o feito antes de qualquer informação de revista e posso hoje compartilhar com todos vocês aqui no Retroplayers. Mesmo depois de ter a revista em mãos na época, ainda continuei com muito orgulho mostrando o código para o Thúlio (filho caçula do Toninho da Look Game) e para os amigos das redondezas!

Até hoje mantenho com muito orgulho esse feito, que me fez conferir algumas descobertas mais nos posteriores jogos das séries Rockman… Mas essas são outras histórias a serem contadas mais pra frente ^^

Muito obrigado por me acompanharem nessa incrível saga que passei na Série Rockman X de Super Nintendo.

E vocês, qual foram seus segredos de jogos descobertos na raça?

Continua…


Sobre Rokuman Senpai

Fã assíduo de Rockman / Megaman e também confiante do sucesso futuro de Mighty9. Defensor do Famicom / Nes com todas as armas inimagináveis. Mendorato + Skoll + Jogos Clássicos + Rokuman Senpai = Diversão Garantida! ^^

Adicionar a favoritos link permanente.
  • Wren 2500

    Matéria bem legal Senpai! Descoberta assim minha foi jogando Megaman no Nes onde ocorreu aquele bug que vc filmou/fotografou no 4º encontro da Comunidade em Jundiai. Outro Foi jogando sonic 2 se vc continuar na fase Aqua Rinjin e continuar com a seta pro lado correndo com o sonic, o robotinick  não aparece até vc voltar para tras. Abs

    PS: Aê porra, agora fui o primeiro a comentar! MAldito bastardo que tirou essa oprtunidade de mim anteriormente C4r4lho!

    • Fernando Tadeu Fabri

      E aí maninho ^^

      Cara, os Rockmans 1 e 2 estão cheio de bugs… Aquele que tu fez na fase do Heatman de sumir a plataforma foi PHODA XD

      Esse do sonic vou tentar fazer…

      Parabéns por ser o primeiro a comentar e aquele abraço ^^

  • juliosoaresjr

    Oh loko, 1º de abril já foi…hahaha
    Brincadeira Senpai, mandou muito bem, quem me dera eu ter uma história assim.
    Só eu que me sinto um inútil por nunca ter descoberto nenhum truque sozinho nos jogos? Bate uma depressão…rs
    =(

    • Fernando Tadeu Fabri

      Relaxa maninho ^^

      Como um bom explorador, você acaba sempre descobrindo algo legal dentro de algum jogo… Vai tentando XD

      Abraço ^^

  • ZEMO

    Bem-bola, Sempai!
    Mesmo sendo ruinzinho, às vezes você se supera! Haehauhuaehue!
    De bate-pronto eu não me lembro de descobertas tão fantásticas assim. Lembro de ter descoberto duas flautas sozinho no Mario 3, lembro de ter descoberto o truque de invencibilidade no Abelhas Assassinas de Odyssey (acho que você nem tinha nascido ainda, Sempai! haueaH), coisas simples assim!
    Sensacional relato, Sempai!

    • Fernando Tadeu Fabri

      Ruinzinho? QUEM É O CHEFÃO???

      Pow… As flautas do mario 3 são algo meio que difícil de decobrir… Bem escondidas…  Já esse das Abelhas eu não conheço… Só sei que nasci em fevereiro de 1984 xdddd

      Abraço ^^

  • edwazah

    Como ousa falar de Mega Man X u.ú (não li o texto ainda!)

    • Fernando Tadeu Fabri

      Pois então leia…

      E se não gostou… FALE VOCÊ DE MEGA MAN X …  que eu falarei de ROCK MAN X nyahuauhuahuahuhauhauhaha

      Abraço ED!

  • Juninho Rodrigues

    Simplesmente fantástica a matéria, eu joguei muitas vezes o X1 quando garoto e ele era o único presente na locadora, e eu joguei o bastante pra descobrir todos os corações, partes da armadura e tudo mais sozinho e todas as fraquezas de chefes e as armas que tiram mais danos nos últimos inimigos sozinho. Menos o Hadouken por que como você mesmo disse é improvável demais, e o X2 e X3 infelizmente só muitos anos depois quando ganhei PC e arrumei emuladores, afinal de contas cidade pequena é uma merda e não tinha uma boa parte dos jogos SUPREMOS do Super Nintendo.

    Gostei demais da matéria e minha música favorita do X2 é a do Flame Stag, outra excelente também 😀

    E eu ando postando frequentemente sobre todos os jogos da série X, e eu particularmente só gosto dela e da série Megaman Zero. Afinal de contas eu acho a série clássica chata, a graça da série X é os poderes, a armadura, e os recursos, mas isso é uma mera opinião desnecessária aqui…

    De toda forma, ficou genial e agora vou olhar os outros posts.

    E se quiser conferir os meus posts sobre a série X só olhar aqui:

    http://lugardenerd.blogspot.com.br/

    • Fernando Tadeu Fabri

      Pois é maninho… Essa de descobrir onde estão os itens, pontos fracos e até estratégia de derrotar os chefes com a X-buster é genial!

      Li o que você postou sobre o Megaman X4 e simplesmente adorei e puder tirar umas boas risadas xddddd

      Minha música favorita do X2 você já conferiu no artigo… Para X1 é Spark Mandrill e X3 Volt Catfish.

      Pra mim a série clássica é e sempre será a melhor… Os Rockmans 9 e principalmente o 10 foram os melhores presentes que fãs assíduos como eu poderiam receber.

      Me adiciona no msn ftfabri@homail.com   e no skype rokumansenpai   Abração ^^

  • boa sempai por essa descoberta. eu fiz algo assim no Mega Man X 4 onde tinha um Mega Buster 4 vezes mais forte do que o original. foi na fase do Storm Owl, estava bem perto de uma das capsulas da aradura eu acho. tá bem que já tinha a revista falando na época, mas ninguém a tinha, nem mesmo eu.

    • Fernando Tadeu Fabri

      Lembro-me de ter comprado meu X4 piratinha na feira de votorantim em 1997…Foi amor à primeira vista ao título… Joguei até sair sangue nos olhos…

      Abração ^^

  • Ricardodorock

    muito legal sua historia,comprei o megaman x3 pro meu snes ano passado nunca tinha o jogado antes e assim como voce encontrei olugar da armadura sozinho masi ela nao apareceu pq tava com o chip que repoe o life se voce ficar parado,depois chegeui sem nenhum chip e peguei a armadura é cara somos foda hehe.

    • Fernando Tadeu Fabri

      Aeeeeeeeeeeee

      Ponto pra nóis XDDDDDD

  • Cassiotkg

    Bem legal a sua história,parabéns.
    Realmente descobrir um segredo desses sozinho deve ser uma vitória!
    Mas achei estranho você não ter comentado sobre o Z-saber do Zero.
    Esse você pegou também?

  • Fernando Tadeu Fabri

    Que bom que tu lembrou de cometar isso ^^

    Eu descobri sobre o sabre do zero bem depois… Acho que em 2005 mais ou menos… E jamais imaginei que derrotando bit e byte com seus respectivos pontos fracos, o chefe da primeira fase do castelo mudaria…

    O mesmo com vava (vile) na fase intermediária…

    Mas hoje eu peguei e conheço XD

    Abraço!

  • Fernando Tadeu Fabri

    Em honra ao artigo, eu estava na secura de plugar minha Rockman X2 original e completa no meu super famicom imaginário… ou até no meu super nintendo imaginário…

    Sendo assim, tive que plugar o notebook na tv, plugar um controle no note e jogar o Rockman X2 via Zsnes…

    Foi uma jogatina super divertida a ponto de desde o início e chegar ao final com o Shoryuken /

  • Leonelmattos

    Que massa, senps!! Nessa época você já era fera, não à toa que ficou tão craque em rockman!! Saudades dessa época da Look…

    Pior, se lembra da vez que você achou a passagem do castelo subterrâneo no FF3?? Maldição…
    Coloque mais histórias assim!!
    Abração.

    • Fernando Tadeu Fabri

      NYHUHAHUAUHAUHAUHUAHUAH *chorando de rir*

      Essa época era sensacional mesmo, senps…

      Tu sabe que jogo rockman desde 1990 xddddd

      Sobre o FF3… É uma de muitas histórias que renderiam ótimas risadas para os leitores do Retroplayers… Devo soltar algumas em breve ^^

      Abração ^^

  • Lucas Fortes

    Senfamily System, apelidado de Fernando. huesahseahisea…não é a toa que tú possui o codinome Rockuman Senpai cumpade. Essa descoberta, fora demás cumpade, ainda mais em meados de 1995, antes da SGP, já pensou naquele tempo, se eu mandasse esse esquema para eles, poderia ganhar um Megaman X3 completa!!! hehehehe..coisas que só pensamos depois. Ótima matéria cumpade…Senfamily System Lucuzation’s Totalis!!!! xD

    • Fernando Tadeu Fabri

      Nyahuahuahuahuahuahuauh

      Valeu lucar, maninho ^^

      Pois é… Hoje em dia eu consegui aparecer com foto na carta do mês em uma das últimas edição da Ngamer por ter conseguido fazer 99% dos challenges do Rockman 10 no wii… Eles me mandaram alguns adesivos (que pobreza xdddd) por correio.. Não é a toa que a revista logo veio a falir ¬¬

      Abração ^^

      • Lucas Fortes

        hueiashuiesahi..mas também cumpade. Revista de Wii e Nintendo hoje…são fracas…heuisaheuishesai..mode troll on. 
        heheheheeh…e bom saber que tú fizeste 99% dos challenges no Wii Rockman 10.

        Abs cumpade

        • Fernando Tadeu Fabri

          Droga! Pena que a Ngamer foi pro limbo… E a Nintendo World já teve seu momento de glória…  

          Abraço maninho!

  • Dark_Crono

    X1 deve ter sido o Megaman que mais joguei na vida. Alugava direto numa locadora (Deus a tenha) na minha cidade natal, na época. Essa do Hadouken no X1 só fui descobrir, na minha infância, quando um primo meu me falou, e olha que já devo ter zerado o jogo umas 10 vezes e caçado tudo quanto é item e passagens secretas antes.

    Quando cê acha que já viu de tudo em alguns jogos, tem sempre uma pegadinha. Tipo uma também num jogo de PC que AMO (Full Throttle), que tem um jogo escondido de facas que só fui descobrir 15 ANOS DEPOIS. Hahahaha!

    • Fernando Tadeu Fabri

      Acho que o que mais joguei da saga X foi o Rockman X2… Gosto pra caramba desse! Fases sensacionais!

      Ah sempre tem algo a mais… E quando se descobre se torna algo simplesmente incrivel!

  • itaro

    A descoberta que fiz sozinho foi ao jogar o MegaMan3 do Nes, se vc segurar o direcional para baixo com o controle 2, megaman não morre ao cair no buraco, ao invés disos ele dá um super pulo.

    • Fernando Tadeu Fabri

      Opa ^^

      Segurando para a direita no controle 2, ele não morre ao cair no buraco e executa o super pulo, e segurando pra cima + A no controle 2, dá para congelar a maioria ds inimigos (inclusive chefes) ^^

  • Raul

    O sabre do Zero no X3 foi bem ao acaso eu descobri. Só jogava com o Zero pq era um sonho meu desde do Rockman X2. Tinha derrotado o Vava (pra não escrever “Vile”, já que to escreveno Rockman)definitivamente; na segunda fase da última veio aquele boss,fudeu com o Zero e ganhei o “tiro concentrado até o verde”. Tamem pensei que ia ter o “papai quer hamburger” no X3, já que os dois primeiros teve os golpes do Ryu/Ken.

    • Fernando Tadeu Fabri

      Eu sempre odiei o zero… Odeio esses personagens que se acham… O X é humilde e detona XDDD

      Mas jogar com ele é bem bacana, como no X4, X6 e principalmente no X5!

      Mas pra mim, curtir o Zero, somente o Zero do Rockman Zero XDDDD

  • Jeff

    Bem, Sempai (e sem mãe, kkkkkk – Brincadeirinha!!).
    Grande feito amigo. Taí uma série que preciso achar tempo para jogar, pois vontade é o que não falta. Me lembro que quando fui comprar um game em 1995 (se não me engano), eu fiquei na dúvida se levava o Megaman X ou o Batman&Robin. Acabei optando pelo game do Homem-Morcego, mas com um imenso aperto no coração.
    Que eu me lembre, sem revista ou dica de qualquer amigo, descobri sozinho (com a ajudinha de meu irmão) a dica de liberar nível extra de dificuldade em Streets of Rage 2. Foi na zoação, inclusive. Estava eu e meu irmão tentando qualquer comando e saiu o resultado…
    Boas lembranças… 

    • Fernando Tadeu Fabri

      Nossa que maneiro XD

      Desse jeito tentando na sorte e sem saber, eu consegui descobrir alguns passwords em alguns jogos…

      Se estivesse no seu lugar, certamente eu levaria a Megaman X… Mas CERTAMENTE MESMO uhehuehuhueuheuheuhe

  • aki é rock

    Belo post cara curte muito olha que eu sou um grande fã da franquia tirando os X7 e o X 8 .

    • Fernando Tadeu Fabri

      Nem vou comentar de jogo favorito pra tu nao se assustar, mas…  O X8 fica quase no TOP pra mim na saga X…    O jogo tem um desafio super empolgante!

  • Aahhh, que mentira, Senpai… kkk… tô brincando, não me xingue! 😀
    Muito boa a história, é bem bacana quando acabamos descobrindo um Easter Egg assim ou coisa similar sem que ninguém conte que existe e/ou como que faz pra conseguir.
    “róriugue” e “trastrastruuugue”… eu sempre dou risada quando as pessoas escrevem assim, é muito cômico! kkkkk
    Eu não me lembro agora exatamente nenhuma história minha de descobertas que seja incrível assim. Tudo que lembrei foram histórias que todos os retroaventureiros (blogueiros e leitores) também passaram, que eram as descobertas “normais”, já que naquela época a gente tinha que descobrir como fazia pra jogar e pra vencer certos desafios. Duvido que alguém lia manual, as pessoas nem os tinha! hehehe
    Excelente post, parabéns!
    Abraço

    • Fernando Tadeu Fabri

      Hoje em dia gosto muito de colecionar jogos completos, mas antigamente era só jogar… Realmente ninguém ligava para manuais xdddd

      Papaquéfruuuuta, Ataquedascoruuuuujas, róriugue e muitos outros nostálgicos ^^

      Valeu ^^

  • Ricardocrush

    ah e esqueci de comentar no comentario anterior trocadilho tragico nunca terminei o megaman x4 nem joguei o x5 e o x6 pois nao tinha ps1 muito mesmo cash pra ta jogando mais cheguei no ultimo boss do x4 mais nao sabia mata lo e acabei nao jogando mais to me devendo essa vinganca contra sigma.

    • Fernando Tadeu Fabri

      Pooooutz! Não acredito que tu não terminou ainda o X4… Simplesmente um dos melhores jogos da série X…

      Desbrave um Psx, Saturno, Gamecube ou até PC ou Xbox pra terinar essa maravilha!

  • Sirlon Hayate

     Já tive minha época de febre em Rockman, hoje em dia sou apenas um fã. Fernando Tadeu Fabri (Rockuman Senpai) e o maior amante que conheci via Internet. Também já descobri alguns bug’s no primeiro Rockman, como fazer o círculo de fogo (Poder de Fireman) durar mais alguns segundos, e na própria fase do Fireman, você desce com um pulo perto da escada, e já sai lá na frente. Pois de Rockman 1 a Rockman X6, já fiz o diabo a quatro !” Abraços !

    • Fernando Tadeu Fabri

      Oi Sirlon ^^

      Esses bugs do Rockman 1 são muito legais… Tem um da escada também…   É muito bom saber que tu já jogou quase de tudo da série clássica e x!

      Abração!

  • celsoaffini

    Eae Senpai!!!

    Vc realmente e um desbravador eu só posso dizer que no Rockman X 4 eu consegui pegar todos os items, armaduras e segredos antes de qualquer revista e sem ajuda de amigos. Tbm na epoca do PSX os jogos saiam bem antes piratão da China… hahaha. Isso facilitava, mais vc e o cara para falar de Rockuman. Continue escrevendo sempre que vc e o cara!

    • Fernando Tadeu Fabri

      Ae Celsão!

      Realmente lebro-me de 1997, ano em que fui na barraquinha da feira comprar meu Megaman X4 e o detonar bem antes de qualquer outra revista/

      Valeu ^^

  • TH

    Opa Senpai, muito boa a sua história e ter conseguido sozinho descobrir esses segredos mano.

    Comigo não foi com segredo, mas por ter descoberto como fazia para passar a parte do End of Times no Crono Trigguer sozinho. Coisa q ninguém tinha conseguido fazer na época ainda. Foi a primeira vez que usei o meu velho dicionário inglês português e então consegui descobrir o que tinha que fazer, rs.

    Foi muita alegria ouvir o barulhinho “plim”. Queria muito avançar naquele game e finalmente poder ver o Magus. Eu, meu primo Bruno e meu irmão Fernando foi uma alegria só!!!!

    Sempre melhor quando fazermos por nós mesmos, muito mais recompensador!!!

  • Darkexmax

    O meu foi em pokemon red , fazendo o bug do Mew, mas acabei lutando com o cara errado na rota acima de Cerulean, e quando fui saindo de Lavander em vez de aparacer um Mew apareceu um Gengar , fiquei mt feliz na época pois só trocando um Hunter com um amigo vc evoluia ele para Gengar, e quando eu e meus amigos jogavam ninguem tinha o cabo-link.

  • Renan

    Jogando Double Dragon do nes tinha uma fase num prédio em que lá em cima tinha o mestre que saia de uma porta, quando cheguei nele ele veio pra cima, ao invés de lutar eu voltei, por curiosidade desci todas as escadas para ver se ele me perseguia descendo também, mas ele ficou parado. Continuei descendo até ele sumir da tela, e para minha surpresa passei de fase !