Histórias Gamísticas do Senpai: nem toda a armadura que reluz é de ouro!


Olá, amigos Retro-Aventurianos ^^ Estive pensando nesses 23 anos de jogatina (estou com 28 e comecei a jogar aos 5 quando ganhei o Atari 2600 com Enduro do meu pai), qual seria nesse período todo, a maior descoberta que eu fiz sozinho em algum jogo, sem a ajuda de revista, internet ou qualquer outro tipo de truque. O verdadeiro jogar na raça, fazer por si só, ter o orgulho de sozinho desvendar algum segredo estupendo dentro de algum jogo que faça o mesmo valer a pena o suficiente para sair por aí correndo contar para os amigos e se sentir o “fodão” por ninguém jamais ter conseguido o mesmo feito.

Comigo aconteceu, meus amigos, e foi em 1995… O jogo? Megaman X3 para Super Nintendo. E para contar-lhes qual foi a minha descoberta, teremos que voltar um pouco no primeiro capítulo da série X.

Como todos ou a maioria pode perceber pelo meu Nickname ou pra quem me conhece há algum tempo, eu sou um fanático por Rockman / Megaman desde 1990, quando o conheci no NES pelo jogo da Turbo Game “Mega Rockman 3”. Desde esse ano até 1993 eu já tinha praticamente terminado os rockmans de 1 à 6 no NES e no mesmo ano fiquei surpreendido pelo jogo Megaman X, que apareceu na locadora Look Game em Votorantim, na rua da casa da minha avó (falecida locadora que marcou minha infância pra caramba nos anos 90 até 2005).

Eu viciei no jogo na época, a ponto de terminá-lo na locadora para o pessoal poder ver o final e me aplaudir (já to me sentindo fodão antes mesmo do motivo deste artigo uhehueuheh).

Enfim, apreciar o jogo em casa como um bom vinho era uma das coisas mais maravilhosas a se fazer nesse mágico ano com esse título mais mágico ainda. Aí quando você pensa que acabou, lançaram uma edição da Super Game Power com um detonado de todos os itens do jogo, e ainda quando se coleta todos os itens, rockman pode pegar o poder do Hadouken do Ryu do Street Fighter. Motivo mais do que suficiente para se alugar o jogo de novo e pegar o super poder que quando se está com a energia cheia, é só dar “meia lua” seguido do botão “y” para rockman gritar “Hadouken!” e disparar a bola poderosa de energia, que derrota praticamente todos os inimigos do jogo com apenas um golpe acertado em cheio (menos o chefe final XD).

Bem, em 1993 eu aluguei, terminei, comprei a revista e aluguei o jogo de novo para terminá-lo novamente com o truque do Hadouken. Assim esse ano feliz tinha acabado, abrindo as portas para outro ano tão ou mais feliz que esse.

Lá por meados de 1994, eu tinha visto em uma edição da Ação Games que Rockman X2 já estava para ser lançado nas locadoras e já tinha avisado o seu Toninho (dono da Look) e o Thelmo (filho do Toninho e funcionário da locadora) para reservar o título para mim. Não deu outra, na semana seguinte o título chegou e eu felizmente o aluguei para curti-lo em um final de semana. Esse jogo em especial eu me lembro de tê-lo alugado e terminado logo no dia seguinte. Fiquei encantado com a fase do Crystal Snail, que ainda hoje é a minha fase e música favorita desse jogão, que inclusive recebi uma homenagem do Batistão no youtube. O cara tocou esse som pra mim na guitarra em 2008. http://www.youtube.com/watch?v=batFqfwVfHU

Então gente, jogo terminado e eis que surge outra edição da Super Game Power nas bancas informando a localização de todos os itens e também como pegar o Shoryuken, também do jogo Street Fighter (ah, vá!)

Como eu não poderia deixar passar, aluguei o jogo novamente, peguei todos os itens e o terminei com o Shoryuken, que apesar de ser muito bom, já não era tão eficaz quanto o hadouken devido à dificuldade de acertar os chefes em cheio e mandá-los para o inferno com apenas um golpe de “róriugue”.

Assim como o X1, no X2 eu também tive que alugar o jogo duas vezes para poder pegar o “Easter Egg”.

Mas espera aí, Senpai… Quando é que chega a sua deixa? Eu respondo com muito orgulho que é pra já, caros Retro-Aventurianos! Nesse incrível ano de 1995!

Logo que Megaman X3 chegou na Look, praticamente no finalzinho de 1995, o aluguei feliz para uma jogatina (e quando é que eu não fico feliz em jogar algum jogo de rockman?). Joguei pra caramba, peguei os itens que consegui e fui com fé e coragem enfrentar Doopler e Sigma! Assim como X1 e X2, esse jogo foi degustado e apreciado como um bom vinho de 20 anos pelo menos, pois eu estava esperto com as jogatinas dos jogos anteriores e consegui desvendar a maioria dos itens antes mesmo de terminar o jogo.

Ao terminar o jogo eu pensei “puxa vida, o primeiro título o personagem solta hadouken, o segundo shoryuken… Será que nesse jogo tem o PAPAI QUÉ FRUUUUTA! (tatsumaki senpukiaku?).” Com essa pergunta na cabeça, resolvi ficar mais um dia com o jogo, descobrir onde ficam todos os itens restantes e encontrar o local secreto onde estaria a suposta cápsula com o suposto novo poder para rockman. No X1 eu jamais iria adivinhar, já que fica no penhasco da fase do Armored Armadillo e jamais iria pensar em dar exit 5 vezes na mesma fase com todos os itens. Já no X2, a cápsula fica mais ou menos visível pois a escada na terceira fase do castelo é possível alcançá-la congelando os morceguinhos.

Com essa ideia do X2 eu pensei “só é preciso encontrar o local escondido da cápsula no X3”. Foi quando eu vasculhei o jogo todo FASE A FASE na inicial, nos 8 chefes iniciais e no castelo… E na primeira fase encontrei um local sozinho e escondido atrás da parede. Aí eu pensei “pronto, já encontrei o local, agora só é preciso pegar todos os itens e chegar aqui com a energia cheia que encontrarei a cápsula”.

Mas não foi tão fácil assim, caros aventurianos. Eu coletei todos os itens e chegava lá com a energia cheia e nada… Tentei de todas as formas e nada! Mas eu descobri após pensar muuuito o que estava errado! Acontece que no X3 além das cápsulas normais, existem 4 cápsulas especiais que duplicam o poder de apenas uma das quatro partes da armadura de X! Aí eu fui 1 de cada parte especial por vez… chegando até lá as 4 vezes sem sucesso algum… Mas ENTÃO, caros amigos, ACREDITEM! Eu pensei “e se eu for até lá sem pegar nenhuma dessas cápsulas especiais?”.

Foi então que cheguei ao local secreto com energia cheia e… A CÁPSULA ESTÁVA LÁ! Eu fiquei emocionado de tanta alegria e entrei na cápsula, que fez Rockman ficar Dourado… Não caros amigos, ele não soltou tatsumaki senpukiaku (trastrastruuugue), porém as 4 partes do corpo dobraram suas habilidades, como se fosse pegar todas as 4 cápsulas especiais juntas (VALEU DR. LIGHT!)

Passadas umas 3 semanas, chegou nas bancas a ação games informando como pegar a cápsula secreta. Eu feliz da vida pude contar aos amigos na época que fiz o feito antes de qualquer informação de revista e posso hoje compartilhar com todos vocês aqui no Retroplayers. Mesmo depois de ter a revista em mãos na época, ainda continuei com muito orgulho mostrando o código para o Thúlio (filho caçula do Toninho da Look Game) e para os amigos das redondezas!

Até hoje mantenho com muito orgulho esse feito, que me fez conferir algumas descobertas mais nos posteriores jogos das séries Rockman… Mas essas são outras histórias a serem contadas mais pra frente ^^

Muito obrigado por me acompanharem nessa incrível saga que passei na Série Rockman X de Super Nintendo.

E vocês, qual foram seus segredos de jogos descobertos na raça?

Continua…


Sobre Rokuman Senpai

Fã assíduo de Rockman / Megaman e também confiante do sucesso futuro de Mighty9. Defensor do Famicom / Nes com todas as armas inimagináveis. Mendorato + Skoll + Jogos Clássicos + Rokuman Senpai = Diversão Garantida! ^^
Adicionar a favoritos link permanente.