A E3 que nos interessa: Resumão versão Retroplayers do 1º dia de E3 + Nintendo Direct


 

É bem verdade que a E3 é focada nas novidades tecnológicas que acompanham a evolução da indústria ano após ano, mas é possível garimpar em meio ao mar de polígonos de altíssima resolução, aquela parcela de velharias disfarçadas que a gente tanto adora! E como já se passou 2 dias de feira se contarmos as pré conferencias de Segunda Feira e também o Nintendo Direct de ontem, já é possível separarmos alguma coisa, ou muita, dentro desta parcela que muito nos interessa.

Assim, coloquei em prática a minha habilidade com a retro peneira e fui selecionar estes títulos mais relevantes, a maioria deles figurando nos consoles da Nintendo, e não revelados até então. Vamos a eles!

Counter Spy: apareceu durante o primeiro dia fechado ao público sem muitas pretensões, mas podemos chamar este jogo de Evolução de Rolling Thunder.

Sai para PS3, Vita e celulares bombados, está sendo desenvolvido por uma tal de Dynamighty e não tem data de lançamento.

.

Trailer de games Indies da Sony: a conferencia da empresa trouxe este vídeo com algum gameplay de mentira, mas cheio de jogos bons para o retroaventureiro que procura uma “algo” novo, e que eu já conheço boa parte:

Alguns, como Dont Starve, estão disponíveis também no Steam, outros poderão chegar em breve, mas o legal é que o povo gostou muito da apresentação dos games, e todo mundo saiu convencido de que a Sony dará total suporte à este mercado. Muito bom para ela e para os jogadores!

.

Super Mario 3D World: Uma das atrações do Nintendo Direct, o novo game do bigode está sendo desenvolvido pelo mesmo time responsável pelos games da franquia Galaxy, traz novos power ups (dã!) e multiplayer cooperativo.

Chega em Dezembro, só para WiiU.

.

Mario Kart 8: Mais um capítulo de nossa franquia de jogos de corrida predileta vai aterrissar no WiiU como não poderia deixar de ser. Em Mario Kart 8 os karts possuem pneus magnéticos e o negócio ganha ares de F-Zero, pois agora o negócio vai de lado, vira ponta cabeça, parede = pista, e por aí vai. Motocas e passeios de asa delta estão garantidos:

Sai só ano que vem, sem data definida.

.

Wind Waker HD: Este promete aumentar demais o deslumbre visual que o original proporcionava. Novas funcionalidades foram adicionadas, como a possibilidade de se jogar no mar garrafas com mensagens dentro que podem ser pegas por outros jogadores pelo mundo. O gameplay deixou claro que o conceito de arte do original foi mantido… ainda bem!!

Sai em outubro próximo só para WiiU, e provavelmente será um dos títulos mais atraentes do console desta primeira leva de jogos.

.

Donkey Kong Country:  Tropical Freeze: Esperada continuação de Returns, Tropical Freeze vem mais uma vez pelas mãos da Retro Studios, a principal First Part da Nintendo na atualidade. Em relação ao anterior, o jogo traz inovações de câmera, gráficos obviamente mais potentes, e uma certa macaquinha que eu adoro e que vai acrescentar muita coisa nova à jogabilidade.

Por enquanto é exclusivo do WiiU, mas deve sair para 3DS com o tempo. Estará disponível no final deste ano, se eu entendi direito, tanto em mídia física quanto por download no Nintendo E Shop.

.

Smash Bros WiiU: não poderia faltar aquela franquia de pancadaria da Nintendo que já se tornou tradicional desde a sua aparição no N64, não é? Smash Bros chegou com tudo no Nintendo Direct, e com um final de trailer que fez a alegria de todos que estavam assistindo ao redor do mundo, sem exceções: Mega Man está no recinto, e vai ser Rock Buster pra todo lado!

Já foi a vez do Snake, do Sonic, e agora chega a vez do Blue Bomber das as caras em Smash Bros… mas espero que pelo menos o Sonic continue na peleja! Um Bomberman sendo revelado como personagem secreto não seria nada ruim…
Sai para WiiU e 3DS só em 2014 e em versões graficamente diferentes, mas a jogabilidade de ambos deve ser a mesma. Não se sabe se haverá alguma mudança ou adição no nome do jogo… por enquanto é só Smash Bros WiiU e Smash Bros 3DS.

.

Killer Instinct: Nem Blast Corps, Nem Battletoads, nem Banjo & Kazooye, o jogo misterioso da RARE para o X1 é nada mais que Killer Instinct, talvez o único motivo concreto para um retroaventureiro ter vontade de jogar algo no novo trambolho da Microsoft.

O visual impressiona e respeita o original, a poluição de efeitos atrapalha um pouco, mas em Killer Stinct o que importa antes de tudo é a jogabilidade, e isso, ninguém sabe como será. Sem data de lançamento ainda, só se sabe que será um jogo GRÁTIS com conteúdo baixável PAGO, ou seja, baixe o jogo de graça com 1 lutador selecionável, e se você quiser habilitar mais deles para jogar e ver os seus finais, saia comprando mais lutadores. Sei lá se essa ideia foi boa…

.

Final Fantasy XV: Uma das mais antigas franquias de RPG que existe chega ao seu 15º capítulo graças a uma mudança estratégica de nome: Final Fantasy Versus XIII muda de nome e vira Final Fantasy XV. Mas não foi só o  nome que mudou, agora o negócio tem um nível de ação que pouca gente acreditaria ser possível a alguns anos atrás:

Eu particularmente achei as mudanças muito bem vindas, a franquia precisava de uma renovada desde que desandou no PS2. Só falta agora a Square abandonar o visual andrógeno depressivo de seus personagens…

Chegará para PS4 e X1, ainda sem data de lançamento.

.

Kingdom Hearts III: Não é lá uma franquia antiga, mas em meio a tanta seriedade e gráficos super realistas transbordando destes consoles novos, é muito bom presenciar algo mais fantasioso:

Também sem data de lançamento, está anunciado para PS4 e X1.

.

Mad Max: Poderia ter saído para qualquer videogame vindouro após o ano de 1979, como o NES, o MD, SNES… mas só foram resolver fazer algo com o clássico da direção pós apocalíptica quase 35 anos depois: Mad Max finalmente aparecerá no mundo dos games, tanto tempo depois que metade dos repórteres que estavam cobrindo o evento nem sabiam do que se tratava. Lamentável…

Sem maiores informações, o game do herói das estradas sai para PS4 Deus sabe lá quando… Mas espero que seja um grande game, fiel à obra setentista/oitentista. É o típico next gen que o retro player quer jogar só pra nostalgiar (existe essa palavra??).

Se a música da Tina Turner veio à sua cabeça, esse game é para você!

“Dois homens entram, Um homem sai…”

.

Citações:

  • The Legend of Zelda: A Link between Worlds: Não era surpresa, mas mudou de nome e ainda não se sabe onde ele se posicionará na linha do tempo da franquia: antes ou depois de A Link to the Past. Ainda continuo apostando que é antes…
  • Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games: Novidade que não apareceu no Nintendo Direct, mais um crossower entre as gigantes nipônicas Nintendo e Sega coloca a turma do Mario e do Sonic novamente na disputa por medalhas olímpicas. Realmente a parceria está forte!
  • PacMan Championship Edition DX+ (ou Plus): nova  edição do excelente Pac Man CE  que deve sair em breve para X360, é a Namco mantendo suas raízes!

A E3 ainda não acabou, temos hoje e amanhã para esperar que mais jogos interessantes, esperados ou até mesmo inesperados apareçam. Quando ela acabar, a gente termina o resumão de novas velharias relevantes!

Continua…


Sobre Sabat

Dono, Chefe, Gerente, Cara da Xérox e Tia do Café do RetroPlayers! Meu negócio? Falar sobre games. Como? Escrevendo meus trabalhos, gravando minha voz horrível, ou filmando minhas humildes proezas! Onde? Aqui, ali, ou onde quer que me chamem!
Adicionar a favoritos link permanente.