Lords of Shadows e a Sina do Castlevania 3D


Eu era bem moleque… aquele morceguinho maldito me matava sempre. O chicote do herói era difícil de controlar, o HP descia igual merda na descarga, ave Maria como eu xinguei aquele jogo!  Mas péra lá: se eu segurar pra cima e apertar ataque, o carinha taca essa machadinha pra cima!! Agora eu mato aquele morcego do inferno!!

Pois é, matei o morcego. Aí peguei o jeito, joguei muito tempo, muito mesmo, semanas, talvez meses. Em um momento confrontei a Morte com foice e tudo, e a venci após horas e horas de tentativas ininterruptas. Continuei então  sem parar, e por uma única vez, consegui levar o cara do chicote invocado caçador de monstros até o final do jogo… Também né, eu não era louco de desligar o videogame, só de pensar em ter que jogar tudo de novo e enfrentar novamente aquele penúltimo chefe eu já tinha calafrios!

Quando tive a oportunidade, consegui o 2 daquele game, um tal de Simon’s Quest (e eu pensei “ah! o nome do carinha é Simon! Fodão ele heim!”) cheio de segredos e quebra-cabeças, consegui chegar no final!! Como foi bom poder, chutar a bunda imortal do Drácula mais uma vez!

Assim nascia o meu respeito e admiração por uma das maiores e mais clássicas séries de jogos da história dos videogames, Castlevania.

É um bendito nome que cultiva milhões fãs pelo mundo, detentor de dezenas de jogos para dezenas de consoles, com jogos excelentes e alguns nem tanto, mas muita tradição. Uma série que nasceu 2D mas que já teve, após o boom dos jogos tridimensionais, algumas investidas mau sucedidas no universo 3D, que só resultaram na volta da série ás suas origens bidimensionais.

E tome jogo pra Game Boy Advance e Nintendo DS. Foi uma penca de títulos de primeira qualidade da franquia, enquanto paralelamente, as investidas em 3D continuavam resultando em jogos fracos e sem carisma.

Qual seria o segredo? Ou melhor, onde é que a Konami estava errando?

Provavelmente, a resposta estava no nome Koji Igarashi, o atual encarregado da Konami pela série.

Não me entendam mal caros fãs da série: o cara é um gênio no que diz respeito à franquia Castlevania. Seus jogos são profundos, bonitos, difíceis, com trilhas sonoras fenomenais e tramas sombrias. O problema, é que Igarashi claramente se complica quando o negócio vai para o 3D. As suas ideias não funcionam tão bem com a mudança de dimensão, e parece que a Konami, não muito tarde, percebeu isso.

Um novo game da série está chegando, e seu desenvolvimento estará desta vez, a cargo da espanhola Mercurysteam (produtora do bom American McGee Presents: Scrapland e do fraco Clive Barker’s Jericho) sob supervisão da Kojima Productions, com o próprio pai do Snake, Hideo Kojima, olhando tudo bem de perto para garantir que o negócio desta vez alcance, em uma transição para o 3D,  o patamar de qualidade a tanto tempo aguardado pelos fãs da série.  O game irá se chamar Castlevania: Lords of Shadow.

O trailer a seguir foi mostrado na GamesCon, a mesma feira europeia de games onde foi anunciado oficialmente o PS3 Slim, e foi muito bem aceito pela crítica e público:

Com a jogabilidade totalmente voltada para a ação, o novo herói batizado de Gabriel dizima hordas de monstros e mortos vivos no melhor estilo Kratos utilizando uma cruz especial, que o ajuda tanto nas batalhas quanto na exploração dos cenários. O negócio parece bastante com o visto em games como God of War, e terá pessoas dizendo que ficou até mesmo parecido demais!! Mas levando-se em conta que Hideo Kojima está lá supervisionando, é bem plausível dizer que o game tem todas as chances de ser um grande sucesso, o que finalmente, levaria a franquia ao universo 3D de forma definitiva. Só isso já é motivo de sobra para tornar Castlevania Lords of Shadows, um dos games mais aguardados desta geração.

Foi dito até agora, que o game não teria ligação nenhuma com os games produzidos por Igarashi, tanto para PS2 quanto para o restante em 2D. A história divulgada até agora mostra Gabriel destroçando os seres noturnos enquanto desbrava os  cenários atrás dos pedaços da Máscara de  Deus, um artefato que tem o poder de quebrar a maldição que caiu sobre a Terra, e que impede as almas dos mortos de irem para o além tirar uma pestana. Os pedaços dessa máscara estão adivinhem com quem? Com os Lords of Shadow, óbvio! O que o motiva a encarar essa pedreira é o fato de sua esposa Mary (nome que ele diz no trailer) ter sido morta por uma das bestas que andam livremente pela Terra devido à essa maldição.

Mas um fato é bem relevante: no final do trailer, uma voz macabra diz em alto e bom som: “Eu vou apagar o nome dos Belmont deste mundo, PARA SEMPRE!!!”. Assim sendo, se os Belmont’s estão de alguma forma ligados a história deste novo game, é bem possível que Gabriel tenha então alguma ligação com a família mais famosa de caçadores de sanguessugas da história da vampiragem.

Fica agora a expectativa por este que deve vir a ser mais um novo começo para a franquia Castlevania. Aguardo ansiosamente por mais informações desde título, e espero que até o seu lançamento, eu já tenha adquirido um videogamezinho desta geração para poder apreciá-lo e quem sabe, possivelmente (senão o game não chamaria Castlevania) chutar mais uma vez a bunda imortal do dentuço-mestre sanguessuga, ou vocês acham que existe alguma chance de o Drácula não ser um dos Senhores das Sombras? Hummmm… Quem sabe…

O game está sendo desenvolvido para X360 e PS3, e está previsto para ser lançado já em 2010. Nenhuma data foi confirmada, mas possivelmente ficará para o segundo semestre deste ano. Eu aguardo ^^

Fim


Sobre Sabat

Editor Chefe do RetroPlayers, Redator e Editor nos Livros e Revistas WarpZone, Podcaster e editor de áudio, Saudosista, e Analista de Informática porque algo tem que dar dinheiro né!
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  • Segundo o produtor do novo Castlevania, Gabriel é um Belmont, saca só esse artigo do site 1UP:

    http://www.gamingtarget.com/article.php?artid=102

  • Segundo o produtor do novo Castlevania, Gabriel é um Belmont, saca só esse artigo do site 1UP:

    http://www.gamingtarget.com/article.php?artid=102

  • "Finally, about those Belmonts. Cox (Dave Cox, o produtor do game) revealed that the full name of the main character is Gabriel Belmont. So one mystery solved, but now the question is, how is he related to Simon?"

    E os games que serviram de inspiração foram "Simon's Quest" e "Super Castlevania 4"

    Belo achado Breder!!!

  • Naton

    Bem, Lament of Innocence foi um jogo bem agrad