Crônicas Gamísticas: Deixem meu personagem em paz!!


banner-cronicas-mascotes-retroplayers

Como você lida com as mudanças nos vídeo games? Algumas coisas me incomodam muito, o que me fazem escrever artigos como este. Hoje eu não acordei legal…
Pare e olhe pra você. Se tiver um espelho por perto, melhor ainda. Analise-se. Seja sincero, você percebe alguma mudança na sua fisionomia? Agora pare e olhe em volta. Está tudo igual a antes? Algo mudou durante os anos que se passaram? Se conseguir analisar suas preferências atuais e compará-las com as preferências de 20 anos atrás, talvez se assuste ainda mais. O interessante disso tudo é notar que a vida sempre esteve em uma eterna transição, tudo mudando desde antes de nascermos, mesmo antes de a vida existir na Terra. Mudar é algo natural. Não é não! Mudar não é natural, natural é respirar. Mudar é complicado, exige uma adaptação, exige uma postura diferente e nem sempre mudar é bom.

Just do it

Não!

Você está envelhecendo a uma velocidade crescentemente assustadora e, acredite, daqui há 20 anos você se assustará muito mais com suas rugas do que se assusta hoje em dia. Isso é bom? E a infância que você deixou pra trás? E toda sua alegria, passar o dia inteiro rindo, brincar, correr, discutir sobre quem é mais amigo de quem? E seus amigos que se foram, aqueles que se mudaram, aqueles que você mudou e aqueles que te mudaram? Mudando, o mundo se transformou no que é, e “tudo bem, vamos nos adaptar”. Eu não! Sai pra lá. Cansei de mudanças. Hoje eu não acordei legal…

Ok, algumas mudanças são bem vindas, não dá pra generalizar, vou deixar de ser ranzinza e serei um pouco mais racional, mas certas coisas não precisam mudar. E é aí que eu bato o pé. Eu ainda jogo (muito) vídeo game e fazia isso também quando era criança. Eu me nego a mudar. Foi com muito esforço que cheguei até aqui jogando diariamente. O problema é que até mesmo os jogos estão mudando e quando isso acontece alguém precisa fazer alguma coisa, alguém precisa mostrar ao mundo que não é assim que a banda toca. Não é a falta de locadoras ou mesmo a escassez de fliperamas que me incomoda… Ok, isso também me incomoda, mas fica para um próximo artigo. O que eu quero expor aqui são as atuais mudanças que a essência dos jogos está sofrendo. Isso é grave e talvez seja prudente preparar o coração dos cardíacos antes de abordarmos esse tema. Também gostaria de deixar claro que se eu sumir, assim do nada, avisem o FBI, pois eu pretendo pegar pesado aqui, certo, lá vai: Eu não esqueci, eu não mudei, cadê meus personagens preferidos!? (Falei e olhei rapidamente a minha volta pra ver se estava tudo certo. Bem, ainda estou aqui. =D Vou continuar)

Muerte Morte Dead



Megaman

Essa imagem dói no peito

Morreu o Chaves, vocês sabiam disso? Claro que sim, saiu em cada página da Internet e teve até especial na TV aberta. Ele mereceu ser homenageado, isso é fato, já se foi o disco voador e deixará saudades. Quando morre alguém fica fácil entender (eu não disse aceitar) que nunca mais o veremos. Normal. É uma daquelas mudanças que todos sabemos que acontece diariamente e logo nos alcançará. Vamos ao enterro ou vemos fotos da pessoa morta e pronto. Sabe qual é o problema disso? É que só percebemos quando já aconteceu, quando já foi, bateu as botas. Parece que somos treinados para não acompanhar o processo, daí você lê um artigo na internet que te diz “pare e olhe pra você” e então você se assusta. Caramba! Estou ficando velho. Foi aí que eu entendi: Precisamos que alguém nos mostre mudanças sutis. “Sutis” sim, mas que matam. E foi aí que eu me assustei: Mataram e eu não vi, pois não teve enterro, não teve funeral e nem mesmo especial na TV. Eu estou falando deles, de nossos queridos personagens que sumiram dos games. Cada um deles, desde Alex Kidd, até o ratinho Mappy. Não é só isso: Estão matando o Sonic a cada jogo lançado e ninguém vai fazer nada!? Vamos esperar morrer para ir ao enterro e lamentar!? Hoje eu não acordei legal…

Esses personagens deveriam assinar um contrato ou um seguro de vida, sei lá, cadê o pessoal dos direitos dos mascotes!? Estou indignado, eu não havia percebido, logo eu, que me julgo observador. Foi logo depois do ultimo Sonic que, BOOM!, acordei pra vida. Ou acordei pra morte, depende muito do ponto de vista. Fato é que isso não deveria acontecer nunca. Sério, pensem um pouco além do personagem que você controlou. Pense como uma criança, que acredita que aquilo ali é seu amigo, que precisa de sua ajuda para salvar o mundo e que tudo depende do sucesso daquele personagem. Personagem não, HERÓI. Tudo depende da união de vocês. Ele é poderoso sim, mas precisa que você o controle durante o jogo e quando você o faz, então, então, então, não tem jeito… vocês se tornam um! Esse sentimento canalizado tem força suficiente para criar um ídolo. Você vence o primeiro desafio, depois de horas e horas de jogo, cria um vinculo real e zera o game. O final é emocionante, talvez você até chore, eu já chorei, é normal (ou não). Daí lançam uma sequencia e você vive tudo novamente, com a mesma intensidade, é quase um caso de amor. “Só que basta. Chega! Nunca mais lançaremos nada desse personagem. Siga sua vida e aceite essa mudança. Vá trabalhar e nos ajude a manter o sistema funcionando!”.

acabou

Não devia nem ter começado!

Quando não matam imediatamente, então o processo é lento, quase uma tortura! Sonic está sendo esticado a cada lançamento, daqui há pouco vai bater um recorde de pernas mais compridas do mundo dos games. Se é que já não bateu. Mas esticar é o menor dos problemas do ouriço, afinal estão acabando com o carinho dos fãs por seus jogos. Estamos presenciando um processo de desmascotização, palavra essa que eu inventei agora e acontece quando as empresas usam seu mascote em situações desfavoráveis. O objetivo é destruir a imagem clássica desse personagem, passando por um processo seletivo, tentando atingir novos fãs, renovar a base apreciadora do mascote. Expandir. O problema dessa escolha é que não há respeito com os atuais fãs e eles são descartados de forma agressiva. O sentimento de frustração é tão grande que muitos não conseguem aceitar o declínio de seu personagem preferido e não pense que esses não eram realmente fãs, pois eu nem sequer consigo imaginar o que eu sentiria se começassem a estragar, jogo após jogo, minha franquia favorita.

zeldacdi

Oh não! Já o fizeram! Já mancharam nossa honra!

O que leva uma empresa a optar pela desmascotização de um ícone gamer? Dinheiro, simples assim. Não estamos falando de pouco dinheiro e a quantidade exorbitante dessa atual moeda de troca é o principal motivo de encontrarmos tantas atrocidades nos games atuais. Trazer personagens antigos, esquecidos pela maioria, para os games de hoje em dia é algo muito arriscado. Dizer que seria garantia de sucesso é duvidar da sagacidade de todos os analistas contratados pela indústria gamer. Está claro que a maioria pensa justamente o contrário e muitos desses personagens jamais verão a luz do dia novamente. E o pior é que não há espaço para tantos heróis esquecidos no próximo Smash Bros. Essa análise de perfil dos atuais consumidores, e uma indefinição na indústria gamer sobre qual caminho a seguir, transforma o mundo dos games em um jogo de tentativa e erro. Ninguém sabe qual o rumo que o mercado de games seguirá. Será a realidade virtual, com jogos cada vez mais imersivos? Será uma mistura entre games e cinema a melhor opção, com experiências cinematográficas, filmes com opções de interatividade? Seria então mais prudente manter as coisas separadas e deixar os jogos com um ar de magia, algo fantasioso? Ninguém sabe, todos tentam algo novo a cada jogo, mas estão sem norte, não sabem pra onde seguir. Vemos empresas gigantes disputando com seus vídeo games o mesmo espaço que os computadores já dominam há anos. Vemos outras correndo por fora, lançando jogos cartunizados, vendendo pouco e se encolhendo no mercado. Cada um de nós tem sua preferência, mas não é ela que decidirá o rumo e o futuro dos games. É nesse meio, confuso e indeciso, que vemos um rodízio constante de mascotes. Estão testando todas as possibilidades, sim, somos cobaias testando ideias em forma de games que são lançadas como isca para ver o que atraem e o que repelem. Querem reinventar a roda! Mas há uma saída, uma solução, sim, sempre há uma solução (menos para aqueles malditos cubos mágicos).

Fã não esquece



Sonic2

Nessa época eles ainda não faziam ideia do futuro, por isso o sorriso no rosto.

É muita falta de consideração com os sentimentos alheios, usam e abusam dos personagens durante muitos anos para depois descartá-los, sem medo, pois sabem que não há punição para quem destrói sonhos. São apenas sonhos, ainda não se tornaram reais, não existe lei no mundo que condene um destruidor de coisas irreais. Uma pena, afinal o mundo precisa de pessoas que possam sonhar sem medo. “Se o Alex Kidd não dá retorno financeiro, então deixa ele no limbo até que as gerações futuras nem sequer saibam que ele existiu.” Só que fã, não esquece, nunca! E quando esquece a gente ajuda a lembrar! Um belo dia, cansados de esperar por sequencias dignas de suas lembranças nostálgicas, cansados de sonhos destruídos e, mais ainda, cansados de serem espectadores do massacre de suas franquias preferidas, eles, os fãs, mudaram de lado. Nascia uma nova era, uma era de games fan-made, jogo feito por fã, ou seja, jogos que são de fã para fã. O amor pela franquia seria o combustível e as consequências dessa alquimia são maravilhosas. Temos jogos para todos os gostos, de todos os tipos, para qualquer tipo de fã, sendo que nesse meio há aqueles que se destacam e também há aqueles que envergonham. Mais por falta de habilidade do que por falta de amor ou empenho. Isso é importante frisar, pois apesar das limitações de alguns criadores o que está em foco aqui é uma saída alternativa para o comodismo ou mesmo para deixar de lado aquela postura de só reclamar dos jogos ruins. Sim, decidir colocar a mão na massa e mostrar como se faz é digno de elogios. Precisa de coragem para tomar uma atitude dessas, precisa de empenho, força de vontade, tudo aquilo que eu e mais um monte de gente não têm. Por isso cada macaco no seu galho. Eu não sou capaz de construir uma pista de carrinho na areia, que dirá fazer um jogo, mas sou bom o suficiente para jogar e apreciar as obras desses corajosos fãs. Fiquei admirado com a qualidade dos remakes de Street of Rage e até mesmo do Golden Axe. Jogos hacks de Sonic trazem aquela velha sensação de frio na barriga, enquanto os atuais só conseguem embrulhar meu estômago. Vale a pena fazer uma busca detalhada desses jogos e adicionar a sua lista de jogos que deve jogar. No final desse artigo você encontrará uma pequena lista de jogos feitos por fãs, jogos não autorizados, mas que merecem sua atenção.

Remediado Está



Alex Kidd

Foto Antiga. Alex Kidd já estava fora de forma. Não se cuidava, deu no que deu.

Sim, jogos de fãs são uma solução provisória, um band-aid, são pontos em um corte profundo que precisa ser estancado. Só isso. Você vai se divertir, tenha certeza, mas o desejo não passará. Sabe aquele suco de Kiwi que, apesar de saboroso, deixa uma sensação esquisita na boca? Ok, esquece o Kiwi! Sabe quando você acorda e quer ficar mais 5 minutos na cama? Certo, esquece também. Sabe quando você lê um artigo meu e não consegue parar de ler? Pior ainda. Eu não consigo encontrar uma comparação decente… Sabe quando você termina um jogo e fica aquele desejo de continuar jogando? Isso! É esse o ponto! Você terminará o game fanmade, mas não saciará a sua sede, nem mesmo com suco de Kiwi. Não descansará nem mesmo se ficar mais 5 minutos na cama e não adianta ficar lendo todos os meus artigos, pois em você ficará somente uma raiva adormecida (mas se ler, comente =D). Sabe quando essa raiva acordará? Logo quando você pensar sobre o assunto, logo quando você lembrar de que um fã conseguiu fazer tudo aquilo que você esperava por um jogo, mas a maldita dona dos direitos sobre a sua franquia não consegue sequer fazer algo parecido. Enfurecido você falará horrores, fará textão no facebook, ficará com cara de cachorro que cai da mudança, perdido, tentando parar de justificar sua decepção enquanto sua boca descontrolada não consegue parar de xingar. Normal, muitos já fizeram isso. Mudar seria antinatural, não é você que precisa mudar. Nem a empresa precisava ter mudado. Era só manter, lapidar, melhorar um pouquinho aqui, um pouquinho ali e pronto. Nada de transformar os sapos de Battetoads em cantores de opera num jogo rítmico para tentar seguir as tendências dos games musicais. Nada de trazer o Alex Kidd para aparecer em um jogo genérico do Kinect onde você precisa jogar pedra, papel e tesoura contra o seu herói esquecido (ideia genial!). Queremos o básico, o feijão com arroz, mas já que não são capazes disso, deixem eles descansarem em paz!

Não toquem mais no Sonic antes que seja tarde demais e, aos personagens que se foram, ficam as lembranças e a esperança de que os fãs continuem remediando, continuem suprindo a necessidade dessa pequena fatia do mercado de games, que busca reviver momentos inesquecíveis de sua vida, que buscam mais uma dose de nostalgia. Apenas mais uma aventura já seria suficiente. Será mesmo? Não há água que mate essa nossa sede. Esqueça a porcaria do suco de Kiwi! Foi uma péssima ideia. Certo, vamos novamente: Pare e olhe pra você.



Lista de Games Fan-made (alguns tem review, só clicar!!)

Streets of Rage Remake

SORRGolden Axe Genesis

011Sonic 2 HD

Sonic2hd

Maldita Castilla

Maldita CastillaCastlevania 2 Revamped

castlevania2revamped

Megaman Unlimited

MMUCuriosidades



  • Eu sempre quis escrever um artigo com uma seção de curiosidades;
  • Eu escrevi esse artigo em um notebook; Foi legal;
  • Muitas pessoas lerão as curiosidades antes de lerem o artigo;
  • Muitas outras não lerão nem as curiosidades, que dirá o artigo;
  • Esse artigo é uma mistura da sobra de tempo e da falta do que fazer;
  • Acho que eu não deveria ter dito a curiosidade acima;
  • O FBI nunca me procurou; Ou eles não estão mais lendo meus artigos ou eu moro muito longe mesmo;

Sobre Visio

Um dia você acorda e se assusta com o reflexo no espelho. Percebe que o tempo e a força da gravidade diariamente trabalharam com tanta força e gravidade que talvez não haja mais tempo. Foi assim que a vida passou e enquanto ela passava, estando ocupada demais em me manter vivo, eu simplesmente vivia. Foi vivendo que escolhi gastar muitas horas jogando. Jogando eu refleti sobre a vida e, enfim, me tornei o que sou: Vivo
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Ace Of Spades

    Ótimo texto, o tom reflexivo e biográfico sempre é o meu favorito, acho que esse tipo de experiência compartilhada faz parte do mundo retrogamer, e é imprescindível para uma página sobre isso, pq grande parte do combústivel do nosso amor por esses grandes heróis do passado é nossa nostalgia e tudo o que eles significaram para nós naquele momento de nossas vidas, Afinal somos todos moleques grandes quando o assunto é video game. Eu tenho uma enorme paixão pelos textos do passado, pq eles falam muito sobre nós mesmos e a formação da pessoa que nos tornamos, os games fazem parte disso, já li muitos textos de blogs espalhados por aí que tratam do tema retro, que começam falando sobre a experiência e nostalgia do autor e isso é uma caracteristica mais distinta de nós gamers empoeirados. Veja bem, nós não vivemos só de lembranças, todos nós olhamos para o futuro e jogamos também a nova geração, mas olhamos com frequência para o passado, não pq somos frustrados necessáriamente, mas pq é o passado que nos faz entender o futuro e é lá no passado, naqueles dias felizes e muito mais simples, onde nossa maior preocupação era uma assoprada no cartucho, evitar que alguém tropece no console ou uma queda brusca de força.. Claro e matar o mestre, encontrar um password ou um save point antes da novela ou do jornal lá éramos mais felizes. Eu já vi muitos casos em que esses heróis do passado salvaram a vida de muitos de nós que as vezes, não tinham lá muitos amigos ou um bom ambiente familiar em casa, mas tinham aquelas aventuras e aqueles momentos em que mesmo que o mundo ao seu redor não se importasse com você, aquele mundo pixelado ali, dentro do tubo, dependia da sua habilidade e da sua perseverança e ali você era o herói, você e seu avatar ouriço azul, herói da coragem, encanador bigodudo, caçador de vampiros, mercenária espacial, e tantos outros! Salvando aquele pequeno mundo de qualquer que seja ameaça, salvamos também uma parte da nossa vida e da nossa infância e de quem somos… O texto ficou grande, mas acho que me fiz entender! Belo trabalho a magia da nostalgia acho que é o mais importante para nós que também somos heróis em nossa própria cronologia gamistica.

    • Visionnaire

      Caramba! Baita comentário (em todos os sentidos) =D
      Muito bom, ótima reflexão!
      É bem isso mesmo, concordo com cada palavra dita, não há frustração, apenas analisamos a situação como um todo, tendo vivido a época, o que nos torna testemunhas oculares da real mudança que aos poucos nos envolve.
      Obrigado por comentar Ace! =D

      • Ace Of Spades

        É importante deixar esses comentários, pra mostrar a importância e dar um feedback, pq afinal, esses textos e mesmo o blog inteiro é fruto de uma paixão, sem um retorno creio que seja meio frustrante, e acho que um bom trabalho sempre precisa ser reconhecido! hehe

        • Visionnaire

          Realmente, o feedback é o que nos move, nos ajuda a continuar postando.

  • Rokuman Senpai

    Parabéns, Visio!

    Cara… O Sonic gordinho não tem pra ninguém. Sobre o Alex Kidd, fica difícil entender o motivo de não ter feito sucesso… Eu acho sensacional o personagem, a jogabilidade dos games e a idea do Jokenpo…

    O Rockman ainda não está em momento de comentar, afinal Rockman 10 saiu em 2010 XD….

    Gostei muito do que escreveu e digo que também sou assim… Eu dificilmente aceito mudanças drásticas, tenho estilo próprio e se vou mudar, só depende de mim.

    Valeu por postar o Review do Megaman Unlimited XD

    Parabéns novamente!

    • Visionnaire

      Me deve uma por eu ter postado o link do Review do Megaman =D

      Quando eu iniciar o motim que vai tirar o Sabat do poder lembre-se desse dia.

  • Abel

    Fantástico texto…como um grande fã dos clássicos mascotes que sou, deu um nó na garganta ver aquela imagem do Rockman/Megaman destruído e esquecido no limbo. Vcs são os melhores…parabéns!

    • Visionnaire

      Valeu Abel!
      Aquela imagem é muito triste mesmo, nosso herói, destruído. =/

  • Rodrigo Urashima

    Realmente um excelente texto Visio, parabéns!!! Esta inquietação que sentimos ao ver um novo Sonic ou Castlevania é totalmente oposto a antiga alegria que causava nos títulos antigos.

    Sempre parto do princípio que envelhecer é algo natural, desde que traga maturidade e isso não ocorre na indústria dos games. Além de existir inúmeros jogos com pouca interação do jogador, as inovações são mínimas e existe uma busca desenfreada por melhorias gráficas, esquecendo todo o restante, salvo raríssimas exceções.

    • Visionnaire

      Valeu Ura!
      Esses filmes interativos querem matar nossa experiência gamer e transformar tudo em algo cinematográfico. Se não houver um belo equilíbrio, vamos perder o que mais nos prendeu até hoje aos games, que é justamente a experiência de estar no controle da história e fazer parte de tudo, não apenas como espectador.

  • Pra mim, cada jogo é um universo em si. Pensou em Sonic, eu lembro dos games do Mega Drive. O que vier depois, se for bom, ótimo, se for caça-níquel, paciência, eu ignoro. Com Mario eu tive mais sorte, porque tem mais jogos que curto, com Sonic o catálogo cai bastante, mesmo assim, continua sendo marcante e importante pra mim.

    Pessoalmente prefiro um personagem esquecido do que relembrado por um jogo fraco, mas isso foge meu campo de ação, por isso, se a empresa “x” decidir sugar até o último a imagem de um mascote velho de guerra, paciência, eu me apego aquilo que deu certo, e sigo em frente, geralmente com emuladores.

    Um pai, vê seu filho crescer e passar por diversas fases, e por mais que prefira ter seu garotinho eternamente em seus braços, ele sabe que isso é impossível. Por isso que a gente deve aproveitar ao máximo o filhote em cada fase da vida dele, porque isso não volta, mas com games, eu posso ter a mesma experiência que tive em 1991 apenas clicando em uma ROM. Por isso esse sentimento de perda e fragilidade para com nossos mascotes de games, pra mim, não faz muito sentido. Eu entendo, eu adoraria ver um novo Alex Kidd saltiando como nos tempos da TecToy, mas isso não depende de mim. Então o que vier é lucro, e tem muita coisa boa que merece ser revista e rejogada. Nossos mascotes não precisam de assistência, já alcançaram o status de eternos, e daqui 200 anos, tenho certeza, vai ter gente jogando Sonic o emulador, enquanto muito jogo AAA de hoje, vai ser apenas um registro no Google (ou algo similar…afinal 200 anos né! ^_^), para efeito de pesquisa, e nada mais.

    Não se preocupe Visionnaire, nossos heróis irão sobreviver a tudo, inclusive a nós.

    • Visionnaire

      Obrigado pelo comentário, amigo!
      Quando você diz que prefere “ver o personagem esquecido do que relembrado por um jogo fraco” você se refere justamente ao que eu disse no artigo.
      Desmacotização (palavra besta essa)
      Eu entendo seu ponto de vista, é claro que as obras ainda estarão lá pra serem revisitadas, como nós aqui no RP sempre costumamos fazer, mas mesmo assim daria pra continuar uma evolução natural, como um filho que cresce, mas que continua vivo, sendo seu filho e evoluindo na vida.
      Só gostaria disso, mas como eu disse no artigo, eu não estava em um dia bom. =D
      Volte sempre, valei mesmo por comentar.

  • Cara, como assim? Sonic Boom foi o melhor Sonic de todos os tempos, já leu meu review pra ver o quanto todos gostaram das pernas longas do Sonic e braços fortes do Knuckles? kkkkkkkkkkkkkk
    Visio, muito bom seu texto, mas muito bom mesmo!
    Prometo não fazer piadas ridículas como “tudo muda, até surda muda”… putz, já fiz!
    Enfim…
    Curioso vc falar de lembrar como eram as coisas há 5/10/15/20 anos atrás (mais que isso não dá, não tinha nascido, sou jovem).
    Melhor passagem do texto: “Quando morre alguém fica fácil entender (eu não disse aceitar) que nunca mais o veremos. Normal.”
    Verdade absoluta.
    Sobre os personagens…
    – Sonic: respirando com ajuda de aparelhos. Mas acho que podemos considerar morte cerebral já (desde que ele passou a abrir a boca, parece não ter cérebro, concorda?).
    – Alex Kidd: desaparecido. Boas recompensas pra quem encontrar. Dizem que andou de moto em umas corridas por aí, mas estava bem diferente.
    – Mega Man: foi abandonado por culpa de muita gente.
    – Bomberman: alguém lembra dele?
    – Bubsy: foi tarde!
    Maldita desmacotização (curti o termo)!!!
    Entende uma coisa: as empresas desmacotizam por dinheiro, é errado. Mas a gente faz coisa pior pelo mesmo objetivo: trabalhar! kkkkkkkk
    O que eu acho bizarro sobre Sonic é como a comunidade de fãs acha que tá tudo bem. Falam que o desenho do Boom é bom (bom é boom, bom xim bom bom bom), que Lost World é bom, que Unleashed é bom (desse eu gosto! kk) e que Sonic não está morrendo. Em que mundo essas pessoas vivem? Mobius?
    Próxima aparição do Sonic: Shadow of the Colossus 2, como o gigante das pernas compridas e papo chato pra car@l#0. Aí podemos vibrar: A SEGA VOLTOU! Só que não…
    Chega, tô chateado demais pra continuar falando sobre o que tão fazendo com meu querido borrão azul…
    Uma dúvida besta: pq será que ninguém sente falta do PAC-MAN?
    Vamos lutar por um mundo de punições àqueles que destroem coisas irreais, apoio totalmente. E chega de escrever este comentário que já ficou enorme…
    Parabéns, Visio! Novamente, ótimo texto! Que as crônicas continuem! E que as atrocidades acabem… ou ficaremos nos fangames e clássicos pra sempre!
    PS: por favor, mantenha a seção curiosidades para os próximos posts, as gargalhadas que dei aqui foram praticamente iguais às que aconteceram enquanto jogava Guacamelee.

    • Visionnaire

      HAHAHAHAH
      Cadu faz um comentário que ficou melhor que meu artigo inteiro! Sacanagem!
      HAHAHAHAH

      Vou manter a seção curiosidades e esperar pelo dia em que o Sabat vai mandar eu cortar essa seção “pq ela fere os direitos dos leitores e você não sabe escrever direito e conserta essa imagem e bla bla bla”

  • Ivo

    Fala Visio, primeiramente parabéns pelo excelente texto. Essa dose de crônica + humor deixa seu texto super reflexivo (faz pensar) e divertido. Esse assunto que comentou, sempre chega em algum momento da vida de um Retrogamer e senão chega acaba sendo descoberto por um texto igual ao seu. Sinceramente, são poucas as empresas hoje que conseguem fazer algo com personagens e jogos lá do nosso passado com maestria ou pelo menos com alguma diversão, posso contar nos dedos e nessas última gerações vi muita coisa ruim sendo feita e me faz questionar se realmente está valendo a pena trazer personagens de volta. Dou o exemplo da Sega, ela tem um verdadeiro cemitério no seu quinta de jogos, personagens, franquias e tudo mais que pode trazer de volta, mas pensamos, se ela traz o Sonic daquele jeito (desculpe Cadu, mas Unleashed é um droga de jogo) imagina se ela trouxer um Alex Kidd? Street Of Rage? Nights? Golden Axe? Toejam and Earl ? Dynamite Dux? Daytona Usa… e muitos mais? Ela iria desfigurar tudo, como você mesmo disse do Alex Kidd com Kinect. Não… prefiro tudo morto e enterrado.

    Muitos vão dizer… vão são frustados e por isso só reclamam, como não gosto das coisas atuais e blábláblá! Mas como o ACE OF SPADES (parabéns pelo comentário) disse: ” Veja bem, nós não vivemos só de lembranças, todos nós olhamos para o futuro e jogamos também a nova geração, mas olhamos com frequência para o passado, não pq somos frustrados necessariamente, mas pq é o passado que nos faz entender o futuro e é lá no passado, naqueles dias felizes e muito mais simples” Entende? Muito mais simples! Acho que aê tem a resposta para muita coisa. “SIMPLES”. Inovar não quer dizer MUDAR tudo como em SONIC (eu de novo com Sonic) e colocar ele falando, bombado, com jeito de JUSTIN BIEBER e ser descolado…. SIMPLES é melhor o que todos gostaram e gostam e fazer as mudanças básicas para deixar melhor. Falta isso hoje em dia.

    Mas a realidade por outro lado é a questão $$$$$$ e as empresas precisam disso, nós precisamos e até o Alex Kidd precisa para comprar seus itens…. E essas mudanças acontecem por causa disso, mas achar que algo dos anos 90 que deu dinheiro vai dar dinheiro agora transformando ele de uma lasanha para uma sopa de gengibre com pimentão e achando q todos vão gostar e comprar é ingenuidade demais.

    Gostaria de deixar um outro comentário aqui que ouvi ontem do velho Gaga em um cast. Não olhamos para o passado gamer e isso é algo triste… olhamos para o passado dos games porque tivemos ALGO FELIZ em nossas vidas e isso já valeu a pena por mais “FUDI¨%$ que você esteja hoje. Triste é ver uma criança pedindo dinheiro… não porque ela não tem DINHEIRO… sim porque quando ela crescer não vai ter um lembrança feliz como tivemos em nosso mundo GAMER.

    Abraço Visio, parabéns pelo texto. Shows de Bola.

    • Visionnaire

      Valeu Ivo!!!!
      Muito bom ler esse tipo de comentário, que abrange quase todos os pontos do artigo, ótimo mesmo!
      Tudo gira em torno do dinheiro. Foda pensar assim, mas isso faz o mundo girar, faz as coisas serem como são.
      Maximizar lucros e ignorar sonhos. =/

  • Jean

    Excelente texto Visionnaire. Acho que todo retrogamer se sente um pouco assim lá no fundo. Nunca passei por tantas mudanças assim (esse ano faço duas décadas de existência), mas já consigo ver mudanças que aconteceram de uns cinco anos pra cá. Quanto ao descaso das produtoras, infelizmente é a mais pura realidade, porém os fãs ainda podem exercer força a elas, afinal somos nós que compramos seus produtos.

    Curiosidades:

    -Eu entendi a piadinha com Sonic Boom

    -Eu adorei a piadinha

    -Quero muito um Retrocast sobre mascotes esquecidos e sobre a evolução dos games

    -E o Sonic já bateu o recorde de pernas mais compridas

    • Visionnaire

      Hahahaha
      Se você tivesse elogiado a edição do Sabat no Podcast eu teria convencido ele a escolher seu comentário, pois você entendeu a porcaria da piada do Sonic Boom Hahhahahah Até que enfim alguém que entende minhas piadas o/
      Valeu Jean, ótimas curiosidades e um belo comentário! =D

      • Jean

        kkk não há palavras para elogiar a edição do Sabat.
        Inclusive Sabat tinha que estar no dicionário como “aquele que sabe editar um podcast com maestria e esmero” rs

  • Adriel Muniz

    Belo texto Visionnaire… e me lembrou que a SNK Playmore nunca resgatará a glória da antiga e única SNK…e que por conta disso, teremos inúmeros King of Fighters 2045 DX Ultra Blaster and Knucles mas nunca mais veremos um novo KOF que vale (também conhecido como “Fatal Fury”), um Art of Fighting e um Mark of the Wolves. É como você mesmo disse no texto, fã não esquece. Também sinto muito pelos já citados no texto, como Sonic, Alex Kidd e Castlevania.

    • Visionnaire

      Valeu Adriel!
      Tem esse detalhe mesmo, jogos que não conseguem se igualar aos clássicos da nossa época, mas sempre teremos os clássicos pra revisitar, pelo menos isso pra nos encher de nostalgia =D
      Obrigado pelo comentário! Abraço!!!

  • Luiz Gustavo

    Cara muito bom o seu texto e o site tbm muito bom, infelizmente a era dos mascotes já era! O ultimo jogo realmente bom do Sonic (personagem favorito pois o Sega Genesis foi meu primeiro console la em 93) que eu joguei foi o Adventure do Dreamcast, pois os demais de la pra ca somente foram lançados para denegrir a imagem do ouriço. Comprei o Sonic Generations para jogar com meu filho de 4 anos e ele adorou e achei tbm um jogo bacana pois tem varias fases da época do 16bits, achei a proposta do jogo bem legal! Acredito que somente os mascotes da BigN ainda continuam firmes (para aqueles que adquirem os consoles dela) pois os demais de outras empresas já foram mortos pelos próprios criadores!! Como não fazer um jogo do Megaman com o poder gráfico de hoje? Joguei muito game na minha infância e gosto muito porem hoje em dia você não tem mais aquela magia pois os games hoje só são focados no modo online aquele jogo que você nem conhce e nunca ira conhecer seu amigo de game pessoalmente diferente de tempos atrás que a sala ficava pequena e dois controles não eram suficientes pra galera toda ( sai um poco do foco mas precisava tocar nesse assunto tbm)!!
    Vou dar uma conferida no site pois descobri ele ontem e quero ver o que mais tem aqui! ABRAÇOS!!

    • Visionnaire

      Luiz, seja bem vindo ao Retroplayes, fique a vontade, ouça nossos podcasts, leia nossos artigo e pode comentar sempre que se sentir vontade para isso.
      Todos sentimos falta dessa interação que era tão presente quando éramos mais novos, com amigos na sala, rindo, discutindo e se divertindo pra valer. Sempre que nos reunimos para jogar eu acabo lembrando desse tempo, pena que não tem mais volta, mas as oportunidades que a tecnologia nos oferece hoje me ensinou a me divertir de outras maneiras também, a jogar com amigos que estão longe, ligando skype pra conversar durante a jogatina e tentar criar um ambiente parecido com o que tínhamos na época.
      Abraço Luiz! Até a próxima!

  • Jeovane 13

    Isso mesmo, vivemos uma época sem mascotes!

  • Kebiru Musa

    Meu nome é Amanda Smith. Eu gostaria de compartilhar meu testemunho com o público sobre o que este homem chamado Dr.Ajakaja acabou de fazer para mim, este homem acaba de trazer de volta a alegria para a minha casa e minha vida em pessoa i ouvido falar dele antes e eu estava duvidando dele, mas quando eu dei-lhe uma tentativa sobre a minha incapacidade de ter meu próprio bebê e ficar grávida para o homem que se casou com o chamado Mr.Kenny ficaram juntos por um longo tempo e nós amamos a nossa auto, mas quando eu era incapaz de dar-lhe um criança de dois anos, ele me deixou e me disse que ele não pode mais continuar, então agora eu estava procurando maneiras de obtê-lo de volta até que um amigo meu me falou sobre esse homem e deu o seu contato via e-mail:
    (Ajakajatemple1@gmail.com)
    então você não vai acreditar quando entrei em contato com ele, obrigado novamente a grande Dr.Ajakaja para o que você tem feito por mim, se você está lá fora passando por qualquer um desses problemas estão listados abaixo:
    1) Se você quiser que o seu ex-costas.
    (2) se você nunca tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer as mulheres / homens correndo atrás de você.
    (5) Se você quer um filho.
    (6) Você quer ser rico.
    (7) Você quer amarrar o seu marido / esposa para ser
    para sempre teu.
    (8) Se você precisar de ajuda financeira.
    (9) Você foi enganado e que pretende recuperar o dinheiro perdido ou propriedade? Contactá-lo via e-mail: Ajakajatemple1@gmail.com