Tutô Retrô: Analógico do N64? Chega de moleza!
Por Sabat Em 7 mar, 2013 as 01:55 AM | Com 2 Comments

Não é segredo pra ninguém: a alavanca analógica do controle do N64 é um troço mal projetado pra caramba. Foi toda confeccionada em plástico, e por isso, o uso constante a médio e longo prazo acaba por causar desgaste nas peças que compõe a frágil estrutura interna do mecanismo. Resultado: seu controle ficava inutilizado, e você, a não ser que estivesse disposto a chutar o balde e abandonar o console, era obrigado a comprar um gamepad novo que, por sua vez, logo ficaria frouxo também. O problema é que na época, essa era a única solução… Mas e agora?

Agora o negócio todo continua frouxo! Achar pra comprar um gamepad que esteja com o analógico em estado aceitável é tarefa para ninja, zero quilômetro então é impossível tanto pela dificuldade, tanto pelo PREÇO que pedem por ai. É bem verdade que desde a época, existem controles paralelos com analógicos mais fortes, mas é bem verdade também que estes controles eram uma bela porcaria!! Entendam uma coisa caros amigos retroaventureiros: o controle do N64 foi concebido para ser algo ANATOMICAMENTE PERFEITO. Parece loucura o que eu disse? Sim, para muitos vai parecer, mas não é: a pegada central do gamepad é algo que encaixa nas mãos de um jeito que NEHUM OUTRO CONTROLE consegue fazer igual. O botão gatilho é perfeito para tudo, muito mais confortável que os atuais L1 L2 e derivados que existem hoje, e a pegada direita possuía nada mais que 7 botões posicionados de tal maneira que ficava fácil demais distribuir comandos dos mais variados tipos nos games do N64.

Sim, o controle de N64, apesar de parecer um tridente poseidônico sem o menor conforto, é um dos melhores e mais anatômicos gamepads já criados na indústria gamística, e este mérito seria plenamente reconhecido por todos se não fosse o GRAVE defeito na estrutura plástica de seu manete analógico. Por isso é que nenhum outro gamepad paralelo criado para o console chegou a fazer sucesso, mesmo apesar de vários deles possuírem analógicos confeccionados em metal. Eu mesmo tenho um, mas ele nem de longe é tão anatômico, funcional e macio quanto o original do meu N64, que pra variar, estava com o analógico mais mole que tarado passeata gay.

Então, já que do jeito que estava não dava pra jogar absolutamente nada, resolvi sair experimentando algumas soluções milagrosas que eu achei na Internet e que prometiam resolver o tal problema que, por sinal, é o mesmo de quase todos os donos de N64 espalhados por este mundão. Não tinha nada a perder mesmo… desmontei o meu gamepad, abri a caixinha que esconde as peças do famoso analógico, e comecei a fazer os testes.

Primeiramente parti para a solução Fita Adesiva, ou, o…

DUREX DO MILAGRE!

Esta tática consistia em desmontar o mecanismo inteiro e engrossar com durex  a alavanca analógica de modo fazer com que ela volte a preencher todo o espaço que outrora era mais estreito.

Explicando melhor: a alavanca analógica possui duas partes de contato que empurram duas estruturas ocas de plástico pra lá e pra cá, e são estas estruturas que, por serem empurradas centenas de horas a fio, acabam se alargando e causando a folga na alavanca. Teoricamente então, engrossar a alavanca acabaria com a folga e o problema estaria resolvido, e essa técnica do DUREX DO MILAGRE (hóóóóóóóó…) parte desta premissa. O trabalho manual é simples: corte algumas tarjas de durex de boa qualidade em uma largura de uns 3 mm e uns 5cm de comprimento. Enrole as tarjas de durex nestes dois locais a seguir até que a espessura se torne suficiente para minimalizar a folga. Monte o analógico, encaixe tudo de volta, e o milagre está feito.

O analógico, no final da operação, realmente fica centralizado e a impressão que temos é a de que ele está perfeitamente recuperado, mas na hora do teste, percebemos que o pastor milagreiro era um belo de um charlatão: ao tentar manusear, percebemos que a alavanca se tornou dura e não responde, com o se estivesse emperrada!

Após abrir novamente o analógico, pude ver o motivo: a deformidade nas peças ocas não é homogênea: ela sempre está gasta mais no meio que nas extremidades, e o buraco fica quase oval. Assim, quando engrossamos a alavanca, ela fica rente no meio mas emperra nestas extremidades mais estreitas. Simplesmente, não dá certo por isso!

E nem adianta utilizar outros materiais para engrossar a alavanca que vai dar tudo na mesma. Obviamente que eu tentei né… Se não, não estaria dizendo já de antemão que nada funciona!!

Acontece que, após tentar coisas como Super Bonder, Durepox, e perder horas depois lixando a alavanca para deixá-la novamente em seu estado original, percebi que eu estava partindo do princípio errado: o problema não está na alavanca em si, está é na folga das alças plásticas! Então, por que não tentar arrumar as alças e deixar a coitada da alavanca em paz?

Foi assim que eu achei a Solução Plástico Derretido, ou melhor dizendo…

QUEIMA CHESSUS!

Pessoal, antes mais nada, quero deixar bem claro que esta foi a última tentativa de arrumar o analógico, e depois dela, eu não quis mais nem montar o mecanismo de volta no controle… tá tudo jogado em um canto aqui. Acontece que esta técnica verdadeiramente funciona! Sim, ela funciona, mas requer um artesão LV 99 Transclasse no comando das ações para realizá-la, e eu definitivamente não sou esta pessoa.

Essa solução consiste em preencher as partes gastas das alças com plástico derretido de modo deixá-las novamente retinhas e estreitas, o que permitiria o encaixe perfeito e justo da alavanca. A folga realmente some, a premissa é verdadeira, mas simplesmente… NÃO DÁ PRA FAZER!!!!

O cara que divulgou essa técnica fez este vídeo demonstrando passo a passo como executá-la, e vendo, até parece fácil:

Fácil o escambau… Sabem o que aconteceu? Eu simplesmente DERRETI uma das alças plásticas no processo, já era, ferrou-se tudo!! E olha que eu sou extremamente cuidadoso ao mexer nestas coisas, e mesmo assim, o ferro de solda acabou esquentando a alça demais enquanto eu a modelava. QUEIMOU CHESSSUUUUSSS!!

Se você quiser se atrever, vá em frente, o controle é seu mesmo!! Ou, se você quiser economizar tempo e estiver com uma graninha sobrando, então tome a atitude mais sensata de todas: troque a peça.

Bem, caros amigos aventureiros… Como podemos ver, a solução nos dias de hoje pode vir de várias maneiras, mas todas elas vem indubitavelmente da internet. Elas podem aparecer na forma de ideias mirabolantes que não dão certo, na forma de trabalhos perigosíssimos e difíceis que tem muito mais chance de darem merda do que outra coisa, e podem aparecer também na forma de peças de reposição em sites de venda, coisa impossível de conseguirmos naquele passado distante. China e Coreia adoram bombardear o ocidente com peças e mais peças de tudo que possamos imaginar em matéria de videogames, e foi assim que eu fiquei sabendo da existência de um ANALÓGICO PARA REPOSIÇÃO DE N64 PADRÃO GAME CUBE! Sim, exatamente isso mesmo que você leu, caro amigo retroaventureiro, um analógico para ser posto no controle do N64 feito a partir do analógico do Nintendo Game Cube.

Esta foi a solução definitiva, a solução…

NEGÓCIO “MILAGROSO” DA CHINA!!

O procedimento foi simples: verifiquei a procedência do vendedor que anunciava a peça lá no Facada Livre e vi que haviam mais pessoas satisfeitas, a reputação do cara era muito boa, logo, não precisava me preocupar com aquilo não ser real. Pedi a peça, ela chegou 5 dias depois.

A olho, o negócio já me surpreendeu pela macies da movimentação da alavanca e sua manufatura, e a instalação da mesma foi algo que qualquer neandertal conseguiria realizar:

Instalada a alavanca, o teste foi realizado primeiro no aparelho, e o resultado foi MUITO mais que um milagre! Nunca pude presenciar uma movimentação tão suave no gamepad do N64, nem quando ele ainda estava novo.

Pra finalizar, comprei juntamente da peça, um adaptador de controles de N64 para PC, e este também funcionou perfeitamente bem:

O negócio foi Plug and Play, depois foi só calibrar o analógico na guia Dispositivos e Impressoras, que no Windows 7 está logo ali no Menu Iniciar (isso é obrigatório) e partir pro abraço! Isso pra mim é algo extremamente útil, uma vez que não sou colecionador e nem tenho biblioteca alguma de jogos do N64 né!! Mas é melhor assim, por que dessa maneira eu posso jogar Star Fox 64 e Ocarina of Time com gráficos lisinhos e em Wide Screen 1600×900 px igual fiz com Gambare Goemon Mystical Ninja 64… AGORA VAI!!

Pessoal, se vocês estão ai com seus N64 encostados juntando poeira devido a péssima condição dos seus controles, e gostariam muito de consertar essa situação, recomendo então que vocês nem tentem essas maluquices que eu tentei. No final das contas, comprar este analógico reformulado vale MUITO MAIS a pena, e o ganho é altíssimo! Queria eu que o N64 tivesse vindo com um analógico desse patamar desde sempre, pois a qualidade que esse gamepad alcança com ele é algo fora do comum. Então nem percam tempo pagando o olho da cara em controles novos que estarão com folga logo logo ou derretendo plástico em cima da mesa da cozinha: investimento bom é o da CHINA, o ganho é garantido, e sai muito mais barato para o nosso bolso.

Vai com fé, caro amigo retroaventureiro, que esse negócio é um…

MILAGRE!

Fim

- Chefe do Retroplayers porque o negócio é meu, jornalista porque a lei me permite, crítico de jogos e filmes porque sou chato, saudosista porque tenho bom gosto, e Analista de Informática porque algo tem que me dar dinheiro né!

  • Diavolo

    Comprei 2 desses analógicos no eBay por 50 Dilmas com frete, levou 30 dias pra chegar, mas foi a melhor compra que já fiz. Realmente esse analógico consegue ser melhor que o original quando está novo, e o melhor, nunca vai desgastar.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Pois é Diavolo, o negócio funciona bem demais, garantido!!! Vale o investimento ^^

  • http://twitter.com/cybertechwyvern Leandro alves

    quantos analógicos de N64 já quebrei jogando Ocarina of Time na parte de pescar peixes no Lake Hylia. que na minha opinião. é a parte que força mais o controle. e em Goldeneye 007, tinha que mudar o controle para 1.2 Moneypenny para não forçar o analógico…

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Leandro, pqp mano, eu lembro que meu controle ficou HORRÍVEL após a parte da pescaria véi =/ Foi quando eu resolvi na época comprar um controle novo, o preto, que é o que eu tenho até hoje e recebeu o novo analógico XD

  • http://twitter.com/ivo_ornelas Ivo

    Eu adoro esse controle Sabat, sério mesmo. Ele só perde p/ o do Nintendinho que amo de paixão, mas essa alavanca é um LIXO. Jogo com por exemplo Mario Party foi feito p/ destruir o controle (girar o analógico em 360 graus rapidamente). Muito dos meus amigos perderam vários e vários controles N64. O botão atrás era extremamente maravilhoso. Só não gostava dos botões amarelo que foram feitos “somente” p/ Mario 64 (câmeras). Eu nem tentaria essas opções de abrir, eu só péssimo nesses serviços manuais, mas gostei da opção BY CHINA p/ arrumar ele. Belo post Sabat!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Sim Ivo, essa alavanca ficava um lixo depois de algum tempo, lamentável. E não mano, os botões amarelos eram usados em TROCENTOS jogos pô!!! Só exemplos:

      - Ocarina e Majoras: tocar instrumentos, atalho para usar itens importantes do menu, armas, etc
      - Star Fox 64: turbo, freio, looping, manobra evasiva, mudar visão, acionar radio….
      - Mystical Ninja Goemon 64: poderes especiais, trocar personagem, usar itens, soltar poderes nas lutas de robô…
      - Turok/Doom/Quake 64 e demais FPSs do console: os botões amarelos eram simplesmente OUTRO DIRECIONAL para controlar a mira ou a movimentação do personagem…

      E por ai vai mau amigo XD

      • http://twitter.com/ivo_ornelas Ivo

        Galerinha! Calma Calma! Olha as aspas em “somente” hehehehe! Inicialmente foi sim criado p/ Mario 64 e não temos como negar isso, mas foi adaptado p/ outros jogos magistralmente e acabou se popularizando e sendo usados em vários jogos. Abaixem as armas que sou inocente hahhahahahaha XD. Mas eu tenho que admitir que não gostava do tamanho desses botões amarelos, sempre pensei que poderia ser maiores.

        • http://www.retroplayers.com.br Sabat

          Claro que foi criado para Mario 64 XD foi o 1º jogo do console pô kkkkkkkkkkk Mas eu te perdoo meu amigo XD é nóis kkkkk

    • http://blogclimax.blogspot.com/ Jonathan zzz

      Cara, os botões amarelos foi uma das inovações primordias para os controles de VG ao longo dos anos. Ele foi basicamente o predecessor do segundo analógico(ou analogico da direita) que se popularizou com o Ps2.

      Dizer que ele foi feito apenas para cÂmera e pra um jogo só é negar a sua função em jogos como Goldeneye, Sin and Punishment, Star Wars Racer, Pokemon Stadium, Mischief MAkers e outros.

      • http://www.retroplayers.com.br Sabat

        Nossa, SIN AND PUNSHMENT, que jogo bom cara, até me arrepiou aqui agora XD movimentação total nos amarelos!!

  • Rafilsky

    Pra mim é um dos piores controles já feitos…

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      É por que você não tem 3 braços amigo ^^

  • http://www.facebook.com/carlos.ozorio.9 Carlos Ozorio

    Caraca… um Beijo pra que fez esse tutorial.

    Me restaurou 3 controles

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Dispenso mano kkkkk

  • http://www.facebook.com/carlos.lins.549 Carlos Lins

    Ta ai um controle que nunca consegui me adaptar… achava o analógico péssimo, a pegada desconfortavel e os botões respondiam estranho…
    A Nintendo achou o controle ideal no Game Cube, era uma evolução natural desse do N64 mas muito mais bem acabado e planejado, não a toa a solução pro controle do 64 veio do GC

    • Darkbbbbbbb

      Discordo.Sempre achei o controle de gamecube o pior que a nintendo já fez.Os botões de cima são horriveis o Z não parece nem ser um botão e o R e L tem que ser apertados até o final o que da um delay horrivel.O de N64 sempre ME foi melhor.O unico problema era o analogico se desgastar mesmo.

      • http://www.retroplayers.com.br Sabat

        Darkbbb, se o seu controle tinha que apertar até o final os botões de trás pra dar efeito, é por que estava quebrado ou era pirata kkkkkkkkkkkkkkk Não tem nada disso não maninho ^^ a função analógica deles é excelente: se o jogo a utiliza (Metal gear Twin Snakes, por exemplo) vc aperta ou solta devagar para não fazer barulho ao sacar ou guardar a arma ou aperta de uma vez pra sacar rápido e ogramente, e se o jogo não a utiliza, a função digital deles é acionada à mais leve pressão dos dedos. O Z não é utilizado em jogo algum…. só lembro de Metroid Prime, onde ele aciona o Mapa, e pra isso ele serviu bem. De reclamação nesse controle mesmo, só o direcional digital que é pequeno demais e o formato estranho daqueles 2 botões “feijão”

      • http://www.facebook.com/carlos.lins.549 Carlos Lins

        Então isso só prova que ergonomia não é lá uma ciência exata…rs
        Cada um tem sua pegada mesmo.. as vzs tambem, como o Sabat bem disse, o analógico desgastava fácil, posso ter jogado só com analógicos desgastados sem saber, nunca tive um N64, só pegava na casa de amigos praquelas viradas de noite no Mario Kart ou Goldeneye… hehehe

        • http://www.retroplayers.com.br Sabat

          Xiii mano, então certamente você pegou só controle meia boca Carlos kkkkk pode ter certeza XD

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Opa Carlos, beleza? ^^
      Rapaz, o analógico do N64 no começo funcionava muito bem, ai passa o tempo e vai “esfarelando” por dentro até se tornar impossível de se jogar com ele… mas os botões, discordo, respondem bem até demais ^^ sem delay algum e com uma distribuição muito boa! Tocar as musicas na Ocarina que o digam XD

      Eu gosto demais do controle de Cube também mano, considero ele um dos melhores que eu já vi! peso excelente, botões analógicos atrás, confortável pra caramba… infelizmente o digital é muito pequeno e o formato “feijão” daqueles dois botões deixa praticamente impossível jogar alguns tipos de jogos nele, como os de luta. Se não fosse isso, seria o controle perfeito!

      • http://www.facebook.com/carlos.lins.549 Carlos Lins

        Bom demais Sabat! E ae cara?

        Bem lembrado, os feijões eram estranhos mesmo, devia ter alguma razão técnica por trás.. Só sei que era feio, apesar de incrivelmente confortavel

        Tu chegou a ver as fotos do controle do PS4? a pegada dele ta bem parecida com a do gamecube, a curvatura e o espaçamento, pelo menos na foto parecia né?rs

        • http://www.retroplayers.com.br Sabat

          Rapaz, diz Miyamoto que os botões feijão eram pra serem super confortáveis e tal, e deveriam rodear o botão principal, e que ele queria que aquele botão principal fosse MUITO usado de tão confortável e blá blá blá… não deu muito certo kkkkk Não vi o do PS4, mas verei XD

  • Wren 2500

    Sabat, eu cheguei a postar no Face sobre isto antes do carnaval, quando comprei dos controles por 20 reais, mas com muita folga. Esqueceu de mencionar que quando vc abre o analogico, vem o pozinho maldito do plastico. A técnica do durex pra mim foi ótima com exceção de tentar colocar o analog pra FRENTE, ficou travado, não sei o Pq. To esperando ter saco pra pegar no ferro de solda e tentar derreter o plastico para restaurar, o problema é que em teoria, se der certo, aquela merda vai se desgastar de novo. É freud! Alias, quanto vc pagou pelos analogicos novos?

    Ah! E concordo com vc, o controle de N64 tem uma das melhores pegadas já feitas, pena que os jogos não aproveitaram disso (ele é um controle 6B e mal tem jogos de luta). Agora, pra jogar 007 Goldeneye… Não existe controle melhor.

    Abração! o/

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Então vc está de prova de que esse analógico novo é uma maravilha né cara XD Elas saíram por 39 dilmas + frete cada um, mas já vi gente vendendo mais barato no ML.

      E não é verdade mano? O cara que diz que o controle de N64 não é anatômico, é simplesmente por que não sabe nem SEGURAR o controle XD

      • Wren 2500

        Vou pesquisar para comprar num futuro. Ta caro ainda pra um produto chinês… Mas ainda vou tentar soldar e fazer a restauração do controle, na altura que esta, não vou perder nada sabe?
        A nintendo teve uma ideia inovadora, fez dois controles em um, acho isso bacana, pena que a maoria das pessoas não entendeu.

        • http://www.facebook.com/codemastershock Jeff Sousa

          Vai se desgastar sim, mas é aí que entra o lubrificante de silicone! Ele é feito justamente para esse propósito, proteger peças mecânicas delicadas, como engrenagens de impressora e drives diversos. Você encontra por uns 5 ou 6 reais em qualquer loja de eletrônica.

          Evite usar graxa (aquela de bicicleta e moto), ela é corrosiva e vai acelerar o desgaste.

  • http://blogclimax.blogspot.com/ Jonathan zzz

    A ergonomia do controle de N64 é tão boa que o nunchuck do Wii é basicamente igual à pegada do analogico.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      É mesmo Jonathan, o nunchuck do Wii possui um gatilho parecido, mas não é tão confortável quanto no gamepad do n64 não… jogar muito tempo jogo de tiro no wii da uma dor no punho lascada!!

      • http://blogclimax.blogspot.com/ Jonathan zzz

        É, mas isso é mais porque os gatilhos do nunchuk são diferentes(mais acima). Mas ergonomicamente é muito bom.

  • TH

    O banner ficou parecendo duas caixas de som, eu achei que era um RetroBox, kkkkkkkkkkkkkkkk

    Vc e essa sua coragem que eu não tenho de ficar abrindo e fuçando nas relíquias, rs. Ainda bem que consegui dar um jeito apelando com um cheat code da china.

    E eu tb gosto do formato do controle, principalemnte para jogar o DOOM 64, nada como dar tiro com aquele gatilho! E nada como jogar DOOM 64!

    Eu vi lá no mercado livre, e tem as duas versões, e creio que a versão do GameCube seja mais segura, mas será que depois de um tempo não vai apresentar problema? Afinal, é da china…..

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Opa TH, sumidão do caramba!!! Rapaz, a manufatura do troço parece ser MUITO boa, então não estou muito preocupado com isso viu XD E sim, eu mexo mesmo, comigo não tem essa não kkk coragem não falta!!!

      Eu adoro esse controle cara, e tenho gabarito pra falar dele, a final, joguei QUASE TUDO que tinha disponível para o console!! Acho que terminei mais jogo nele que no psx viu! E jogar games de tiro nele era perfeito, o gatilho é maravilhoso, o melhor botão já inventado em um controle kkk é quase como ATIRAR DE VERDADE, QUER MAIS O QUÊ???? XD

  • Kanonclint

    O que mais gostei foi esse adaptador de controle do N64 para PC. Uso o Dualshock 2 para jogar os emuladores, é um controle que eu gosto muito, e se adapta de forma bastante confortavel em todos os estilos de games , menos um …….nos games do N64. Não adianta , qualquer configuração que você use, jogar os games do N64 com o Dualshock é uma grande porcaria. Esse adaptador vai vir bem a calhar XD .

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Pois é kanon, pra jogar jogos de N64, não tem jeito cara, por isso comprei esse adaptador, e olha cara: FUNCIONA QUE É UMA BELEZA!!! Pode comprar sossegado que eu garanto ^^

  • http://www.facebook.com/codemastershock Jeff Sousa

    Já tentei com durex e durepoxi, nenhum funcionou. A fita adesiva desgrudou do analógico e ficou lá, embolada. O durepoxi deixou o analógico muito duro até que o enxerto de epóxi quebrou lá dentro.

    O jeito foi mesmo soldar plástico ABS (o mesmo usado no analógico, que encontei em um cart original que não funciona). No começo é complicado, mas depois que se pega o jeito, fica muito bom. Depois de “soldado”, passei uma camada fina de super cola (ou Super Bonder) e deixei secar para manter as peças firmes e quando tudo estava seco e pronto a ser usado, lubrifiquei com silicone. Consertei três controllers assim ano passado e até hoje estão intactos.
    O seu deve ter derretido por ter usado um ferro de solda muito potente. Eu uso um fraquinho mesmo, é complicado de manipular pois o ABS é feito quimicamente para resistir à determinadas temperaturas, mas não tem erro, ele só derrete se colocar pressão entre os plásticos.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Rapaz, você é ARTESÃO LV 99, TÁ LOCO!!!! Nem ferrando eu consigo, mas ta provado que a solução do plástico derretido dá certo! XD

      E sim, não jogar Mario Party ajuda MUITO kkk

  • Tiger Robocop

    O pessoal mais novo não entende a revolução que este joystick trouxe a indústria dos games. Gostei do post, Sabat. No meu caso, como sou um pouco preguiçoso para o “jeitinho brasileiro”, assim que meu analógico não dava mais conta do recado (ao ponto de não conseguir correr com o Link em TLoZ: Ocarina of Time) procurei no MercadoLivre e comprei este analógico. Até agora estou satisfeito.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Ele dá conta do recado perfeitamente!! E é verdade caro Tiger, o pessoal não entende que esse trombolho foi revolucionário! Várias pessoas vem dizer que é ruim, que não presta, e quando perguntamos por quê, eles dizem: por que tem 3 pontas ¬¬

      É cada uma cara kkkk gente que nem se quer pegou um deles na mão para jogar algo simplesmente por que só conhece o Dual Shok que NEM ANALÓGICO TINHA quando foi lançado: só veio depois, quando teve que ser atualizado devido a mais essa inovação da Nintendo.

  • ganon,o destruidor

    Nunca vi uma manete de 64 de perto (se bem que to com uma oportunidade de compra de um a 90 reais breve vou ver como ele ta ) ,eu sempre achei que ela tinha uma aparência sinistra mais todo mundo fala bem ,pelo menos a maioria ,mais me resta uma duvida como se segura ela ,um amigo meu disse que e segurando cabos laterais e ignorando a do meio ,um outro dizia que se segurava a do meio e uma do canto ,mais eu continuo na duvida como e a posição dela ou vai de cada um?
    A do gamecube parece boa tb . Encostei nela duas vezes na mesma loja uma vez bem rápido porque o vendedor tava me olhando com uma cara tipo:deixa esse gamecube que ninguém usa ai no canto e não mexe pra ele pega poeira e estraga..Da outra vez o vendedor era outro eu vi com calma ela parece bem diferente (padrão Nintendo manetes kkkkkkkk)mais boa .
    Quanto a jogar 64 no pc sem manete ninguém merece eita sacrifício acho que so e bom com a manete mesmo kkkkkkkk

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Ganon, no foto lá no início do post mostra a pegada central, que é a que será usada em 99% dos jogos do console.: segura-se com a mão esquerda no meio, indicador fica no gatilho, e a mão direita fica com os botões.

      Pouquíssimos jogos utilizam o direcional digital, só alguns de primeira leva mesmo, então a pegada na ponta esquerda a gente praticamente não usa XD

      • http://blogclimax.blogspot.com/ Jonathan zzz

        os únicos jogos que eu lembro que usam só o direcional digital é o Pokemon Stadium(1 e 2), Michief Makers e Doctor Mario e demais jogos de puzzle.

        Fora estes temos alguns jogos que você pode usar tanto o digital quanto o analogico, como Tony Hawk, jogos de corrida e etc… E pra completar tem alguns que você até pode usar o analogico, mas ficam muito melhores jogando no digital, como é o caso do Goemon Great Adventure.

        • http://www.retroplayers.com.br Sabat

          Eu tive Mishief Makers XD foi meu primeiro jogo, antes mesmo de Super Mario 64 ^^ E eu só comprei por que eu ADORAVA a Treasure, aliás, adoro até hoje XD

          • http://blogclimax.blogspot.com/ Jonathan zzz

            Tambem adoro a Treasure, mas tenho que admitir que eu me decepcionei um pouquinho com esse jogo. Comprei ele há uns anos atrás com a promessa que era ótimo, não joguei na epoca, mas achei algumas fases um saco, enquanto outras sao sensacionais, principalmente chefes.

            Mas a treasure fez Ikaruga, Sin and Punishment e Gunstar Heroes, não precisam provar mais nada. haha

          • http://www.retroplayers.com.br Sabat

            Cara, eu joguei na época e por sorte, pq o jogo só lançou no japão e o dono da locadora aqui da vila tinha costume de comprar alguns jogos japas por que eram mais baratos XD eu adorei o jogo! Certamente vou jogá-lo de novo. E se você tiver a chance, tente jogar Sin and Punshment Star Sucessor, por que é simplesmente ESPETACULAR!

  • CODY

    Que zica hein Sabat.
    Resumindo: o brasileiro sempre dá um jeito para tudo e o chinês tem tudo para dar um jeito;

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      ahUHAuhuaHUAhuhaUHAUhuaAhaUAHua
      aHAuhauHAUhahUAHuhauHAUhauHUAhhauHAU
      ESSA VAI VIRAR FRASE DE APRESENTAÇÃO!!

  • Diavolo

    Sabat meu caro, esqueci de dar os parabens pelo artigo, esse adaptador usb funciona mesmo, eu tambem tenho um, abraço meu velho.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      OPA MANO, valeu XD kkkk

      E você é mais uma prova viva de que o adaptador funciona que é uma beleza ^^

  • http://www.facebook.com/gslage Guilherme Lage

    meu primo colocou o analogico do gc.. ficou perfeito

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Fica sim, é garantido!! Fica até mais rápida a movimentação!!

  • http://twitter.com/MarcelloGuerra Marcelo Guerra

    Cara, perfeita a matéria.

    Eu sempre disse isso. O controle do N64 é sublime. Não sei se conhecem ou jogaram, mas o Shadow Man na configuração Devils Own eu acho, era de mais. E o 007 e Perfect Dark tiham um modo que o C era as pernas e o analógico como se fosse da cintura pra cima. NENHUM controle era possivel fazer algo tão gostoso de se movimentar.

    Certamente vou comprar isso e claro um controle, pois não tenho a muitos anos. :(

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Opa Marcelo, beleza? Rapaz, eu na época tentei jogar Shadow Man mas não consegui!! Claro que tentarei de novo!! Esse sistema de controle que você citou depois é o mesmo do Turok!!! BOM DEMAIS

  • Cadu

    “hóóóóóoóóóóó”
    kkkkkkkk
    Que tutorial bacana, Sabat! Aposto que vai ajudar muita gente a consertar o controle do N64… até pq TODOS os que eu vejo ficam com esse problema do analógico bêbado que não pára em pé! hehehehe
    Mas eu ficarei longe da solução… eu confesso que não gosto desse monstro. Já falei isso no post sobre controles, vc deve se lembrar! kkkkkk
    Pode me xingar!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      AhuahUHA você nem jogou nesse controle nenhuma vez, quando vier aqui jogar vc vai ver como são bons XD aHUAHuha

  • http://www.facebook.com/people/Celio-Alves/100002726064545 Celio Alves

    É, Sabat…

    Acho mais fácil e prático mesmo é comprar peças de reposição (como você fez).
    Pois essa história de fazer “cirurgia para recuperar a virgindade” só funciona em fêmeas da raça humana!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      E OLHE LÁ AHuahuHAhuahHAUhauHAhaUHAUha

  • arcadovelho site

    Cara, vc é um Boca ABERTA.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Para isso (e mais) que servem os blogs ^^

  • William

    Sabat, mais um post show de bola! Gostaria de fazer um comentário que não tem nada a ver com o post. Na verdade é um depoimento (hehe). Queria compartilhar minha alegria, e acho que quem mais me compreenderia seriam os leitores e a quipe do retroplayers. É que hoje realizei um sonho de infância, adquiri um mega drive, na verdade em dose dupla, dois megas o 1 e o 2. Tô tão feliz que tô até emocionado. Tenho 35 anos e sou pai de um garoto lindo de 7 anos, e é incrível como uma coisa tão simples e ingênua pode trazer tanta alegria para uma pessoa que como eu viveu a era 16 bits. Era isso. Desculpem pelo comentário deslocado, queria apenas falar isso para alguem que sabe do estou falando. Abraço!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Opaaaaaaaaaaa, bem vindo ao lado NEGRO da força cara XD E não tenho dúvida que seu filhote vai curtir horrores também mano XD

      Trate logo de descolar uns jogos e detone!!!!! XD

      • William

        Jogar no Megadrive com uma TV de tubo é incrível. Estou sentindo aquela vontade de jogar videogame que só senti quando era adolescente. Nem quando comprei o Snes senti tanta vontade de jogar videogame. Emulador que nada, eu quero é os cartuchos!!! Quem jogou Mega somente por emuladores não tem noção do que é jogar um game do 16 bits da sega. Não tem comparação. Ainda bem que amanha tem Feira na Parangaba. O melhor lugar para se encontrar retrogames em Fortaleza. Tô que nem memino. =D

        • http://www.retroplayers.com.br Sabat

          Rapaz, eu sou doido pra encontrar uma dessas feiras aqui na capital de SP mano, ou alguma cidade próxima… Só vejo o pessoal dizendo que foi na feira aqui e acolá, e com compraram um monte de coisas legais, e eu aqui a ver navios!! Cara de sorte você viu XD

          E mano, vou te falar, eu curto muito jogar por emuladores ^^ eu coloco scanlines pra LCD ficar bem parecida com as TVs de tubo XD Mas se eu tenho o cartucho, sem chance, jogo no MEGÃO mesmo XD

  • Fernando

    Tenho dois controles aqui do N64, a febre da época (1996). Até cuidava bem dos controles, até que inventei de chamar amigos para jogar International Super Star Soccer 64 e a alavanca dos dois nunca mais foi a mesma. Como constantemente jogo emulador do 64, resolvi abrir o controle e minha última tentativa é tentar restaurar ele com o plástico de tampa Bic, caso contrário vou tentar essa dica que vc passou sobre os analógicos de GC. Aliás minha pergunta é exatamente essa, vc sentiu alguma diferença em relação a ser ruim com essa nova alavanca? Digo isso, pq já vi pessoas reclamando que a precisão dela não é igual ao original. Abs

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Fernando, a precisão dele é melhor e mais rápida que o original, sem dúvida, e isso eu garanto ^^ estou super satisfeito com ele XD

      E rapaz, e meus analógicos originais começaram a ir pro saco mesmo foi quando começaram as sessões de Mario Kart e ISS em multiplayer! Ferrou tudo!!

      • Fernando

        Então Sabat, minha próxima compra é esses novos analógicos, acabei de comprar o adaptador e agora tem que esperar o dinheiro entrar, vou ficando no direcional por enquanto haha.

        Pra mim esse foi o melhor controle que já usei, não machuca a mão e são horas de diversão garantida. O único problema mesmo foi o analógico tão frágil para tantos jogos que praticamente comiam a alavanca, Mario Party que o diga.

    • http://www.facebook.com/codemastershock Jeff Sousa

      Não recomendo usar plástico de BIC não, como o plástico da caneta é mais frágil do que o original, é questão de minutos para o analógico voltar ao estado original. Recomendo procurar plástico ABS mesmo, você encontra em praticamente qualquer eletrônico (original ou que não tenha aquela superfície acrílica “black piano”).

  • http://twitter.com/Felipe98Luis Luis Felipe

    Vixi, olha que eu nem sabia que existia adaptador de N64 pra PC, preciso comprar um desses pra jogar Ocarina Of Time aqui no meu PC. E vou ver se encontro logo um controle desse aí com analógico do Gamecube por que aquele analógico do 64 dá não.E cadê novos post?

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Em breve ^^ estamos passando por um período complicado!!

  • http://twitter.com/tulkas_astaldo Thiago C. Bravo

    ótimo post, Sabat, como sempre, imagino a frustração quando o negócio derreteu por completo. rsrsrs. abraços.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      kkkk deve imaginar mesmo maninho kk fiquei FULO!!!!! XD mas no final, tudo deu certo, e eu fiquei 38 Dilmas mais pobre!

  • http://www.facebook.com/ggomesdacosta Gustavo Gomes

    vc pode passar o link do cara que vc comprou?

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Velho, o cara que eu comprei já finalizou o anuncio, mas tem muita gente vendendo por lá ainda!

  • ELETROM

    Desculpa me intrometer. Gostei dessa matéria e vim adicionar. Já viram esse produto Everdrive Super Flashcard Ed64 Plus? É bom? É um cartucho onde você grava as roms e roda direto no N64. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498025668-everdrive-super-flashcard-ed64-plus-p-nintendo-64-novo-_JM

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      300 pau… affe, que insanidade!!! Conheço sim, é um bom produto, mas custa em média 75 dólares com frete grátis no Ali Express, sairia R$175 lulas mais ou menos e chega em 30 dias, bem mais barato que o preço que esses aproveitadores querem vender as coisas no Facada Livre.

      http://www.aliexpress.com/item/Free-shipping-ED64plus-Game-Save-Device-N64-Enhanced-version/927701058.html

      • ELETROM

        Valeu pela dica, mas você já comprou por esse site? Nunca ouvi falar, mas como a perda não é tão grande caso eles não enviem acho que vou tentar! Obrigado cara!

        • http://www.retroplayers.com.br Sabat

          ja comprei sim, várias vezes, na verdade eu só compro por ai, e é muito mais confiável que o ML por que se o vendedor da o calote, eles ferram a loja e devolvem a grana. Demora mas chega, garantido. Acabou de chegar o meu par de baterias + carregador para Nintendo wii kk demorou 35 dias, mas como sempre, veio e eu paguei 1/3 do preço que pedem aqui.

      • ELETROM

        Estou querendo comprar esse equipamento porque algumas partes do jogos quando rodados no PC não funciona muito bem. O bug clássico é a tela da primeira fase do Mariokat onde no n64 mostra “você” dirigindo enquanto no PC o tela da fase fica toda preta…

      • ELETROM

        Sabat recebi a peça pelo Ali Express e depois de postado não levou 20 dias para chegas na minha casa! Chegou ontem! Também comprei os analógicos GC. Agora vou jogar e virar jogos que sempre quis jogar no N64 porque na minha infância não podia porque eram caros! Valeu fico devendo essa!

    • http://www.retroplayers.com.br/ Cla

      Esse link aí é um ROUBO eletrom,se você quer comprar, compre no link que o sabat indicou… rs :P

      • ELETROM

        Oi Cla! É acho que vou comprar por lá mesmo, vou seguir a dica do Sabat. Agora vou gastar dindin, mas são coisas de saudosistas! Vou comprar esse adaptar de PC e também esse analógico do controle. Quero jogar CS com o controle! hauihauha

    • ELETROM

      Comprei a peça semana passada. Vamos ver se chega! :P Obrigado pela dica Sabat!

  • ELETROM

    Oi pessoal! Antes de tudo gostaria de dizer que eu já pesquisei aqui e não achei nada sobre o que eu irei perguntar. Por acaso você sabem quantos jogos no total possui o N64? Pesquisei no Google e ouvi falar que foram um pouco mais de 300 sendo que estou baixando um torrente com mais de 3000 jogos. Pior que eu estou procurando um jogo japonês ao qual se pilotava um helicóptero e do nada subia uns carinhas que pareciam até um monte de Rambos para te derrubar só que eu não sei o nome porque o nome também tava em japonês… Se você tiverem um link bom de torrent das roms do N64 me passa ai! :p
    Obrigado!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Opa velho: o N64 se somar oficiais e não oficiais, deve chegar a uns 400 jogos no máximo, sendo que destes, uns 100 só devem ter sido lançados no Japão. Esse pacote que vc esta baixando tem 3000 jogos por que com toda certeza ele tem várias versões do mesmo jogo (tipo Mario 64 USA, JP e EU) e deve vir também com roms traduzidas por fãs em vários idiomas. ^^

      Quanto ao jogo, ou é Nuclear Strike, ou é Wild Choppers, são os unicos de helicóptero que eu conheço no N64!

  • Henrifrank

    Sabat, ótimo texto! Muito bem humorado e você realmente narra situações pelas quais eu passei com um amigo meu tentando restaurar alguns controles de Nintendo 64. O método da Durex do Milagre eu uso até hoje num dos meus controles (e funciona!). Nao está muito gasto, e como gosto dos controles originais para jogar no meu antigo N64, uma vez a cada dois anos faço a manutenção da durex. Já o método do queima jesus (auahuahaua) realmente aconteceu que a gente derreteu algumas peças, destruindo outras, uma lambança só… Por fim, eu importei alguns analógicos desses mesmo que você postou, no modelo do Gamecube, mas eu não achei tão perfeito assim. Dá pra jogar tranquilamente alguns jogos como Mario Party, F-Zero, Super Mario 64, etc. Já em jogos de tiro, como Perfect Dark ou Goldeneye 007, eu sinto uma falta de precisão, tudo fica muito mais sensível. Acontece que alguns jogos do N64 foram construídos apenas para aquele controle (até porque já joguei N64 em emuladores com outros controles e o resultado não achei dos melhores). Eles foram programados com base naquela “profundidade” do stick analógico do N64. Esta sensibilidade um analógico “moderno” como esse que compramos nunca vai conseguir emular com 100% de exatidão, e isso eu senti principalmente em jogos de tiro, o grande forte do console. Mas, acredito que hoje em dia a solução mais viável mesmo seja trocar os velhos analógicos que mais parecem um pinto mole por esses novos… na minha história, esse meu amigo acabou ficando com os analógicos importados. Eu tenho dois controles que funcionam muito bem (um deles com durex milagrosa) e o outro ainda está novinho (consegui no Facada Livre, ano passado), semi-usado… tenho o maior cuidado para eles não ficarem molinhos… hahha!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Opa velho, tudo beleza? ^^

      Quer dizer que o esquema do durex deu certo ai? kk Aqui não deu muito certo não rapaz kkk muita sorte você tem, ou o estado do seu analógico não tava tão deplorável quanto o meu kk

      Maninho, vou te falar que quanto a Golden Eye e Perfect Dark, e também os games das série Turok, pra mim ficaram MUITO melhores de se jogar com o analógico novo!!! Rapaz, é muito mais precisão ^^ pra mim não teve perda não, só ganho. Pode ser que, se eu estivesse jogando com um analógico dos antigos e de repente fosse trocar por este, eu sentiria a diferença pois realmente o novo é muito mais sensível, mas não foi o caso kk digo até que esses dias fui testar um controle velho que me chegou aqui com o analógico maiomeno bom, e estranhei demais, principalmente a dureza dele em relação ao novo! Já encomendei mais um pra trocar kkk

  • Thiago Mascherpe Spinetti

    cara esses dias tava fuçando no mercado livre e achei um controle loko la do 64!!!
    Pegaru o analógico do game cube e colocaru no controle do 64!!!
    Tenhu os 2 controles e sinceramente não sei como o cara feis isso pq não cabe!!! mais ta ae uma idéia nova para nós podermos compartilhar e para quem quiser utilizá- la!!!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Mas é exatamente isso que eu fiz…. kk

  • Isaac Ferreira Silva Neto

    Onde compro essa reposição de alavanca padrão Game Cube?

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Comprei no Mercado Livre.

  • Felipoussis

    Desculpe reviver uma discussão antiga……esse analogico nao muda muito a sensibilidade? Nao fica muito diferente?

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Fica MELHOR ^^

      Lembre-se de uma coisa: a alavanca do N64 na verdade não é analógica, pois ela tem um numero definido de posições que ela reconhece. Já esta nova, é analógica de verdade, o que deixa tudo mais sensível e preciso. Eu adorei, pra mim ficou MUITO melhor.

  • Paulo

    Cara, que emulador do nintendo 64 você usa? É facil configurar o controle do 64 nele?

    • Renato Mello

      Opa Paulo blz? Desculpa me meter na pergunta mas atualmente o melhor emulador de 64 é o Project 64, além de ter um desempenho satisfatório os plugins de vídeo tem várias opções e dá para deixar os gráficos até melhores se for bem configurado. O único porém, não só do P64 como todos os outros é o audio que nunca fica 100% igual ao console, existe uma perda considerável de qualidade, mas nada que atrapalhe a jogatina. O controle é de fácil configuração, bastando apenas alguns cliques e um mapeamento rápido de botões, tendo ainda a opção de salvar configurações diferentes para vários tipos de jogos e quando for jogar só dar load na config de botões desejada, ou deixar uma config padrão para todos os jogos. Se tiver interessado em jogar com o controle original existe um adaptador para o pc, ele reconhece na hora e depois é só dar uma calibrada em “controlador de jogos”(windows, qualquer versão). Espero ter ajudado abs!!

      • http://www.retroplayers.com.br Sabat

        Tudo correto, certinho!! Acrescento apenas que no Project 64 tem um plugin de som que fica com uma qualidade sonora ÓTIMA, só não lembro qual é kk

        O adaptador para controle de N64 tem no Facada Livre, mas se você comprar direto da China pelo Ali Express ou Deal Extreme, demora pra vir mas vem MUITO mais barato ^^. E o bom é que é tudo plug’n play!

  • carlosjcn

    alguém me indica um site Chines, preciso comprar 2 Analógicos deste! tambem preciso de 1 expansor pack e um adaptador deste para PC, nao tenho experiencia com sites do exterior alguem me da uma força? compei um Everdrive 64 e quero aproveitalo ao máximo! desde ja obrigado!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Opa Carlos ^^ eu ja fiz compras mais de uma vez pelo AliExperss e pelo Deal Extreme, ambos mandaram tudo direitinho sempre ^^ Estes direcionais se não me engano, foram pelo Deal. O problema é a demora né… pelo menos 30 dias. A única recomendação é que vc procure comprar de gente que tem boa reputação (coisa que a grande maioria tem), mesmo que seja alguns dólares mais caro.

      Outra coisa: no Deal Extreme eles não fornecem código de rastreio para compras inferiores a 100 Obamas, no Ali fornecem de boa. A encomenda chega do mesmo jeito, você só vai ficar naquela expectativa monstra kkkk