E os jogos de SNES escolhidos pela equipe FORAM…
Por Sabat Em 11 nov, 2013 as 03:45 AM | Com 2 Comments

Finalmente decidimos quais jogos iremos detonar no anunciado Retro Especial de 4º aniversário do Retroplayers, aquele que promete rechear o seu site predileto de velharias gamers com o melhor e mais oculto do Super Nintendo Entertainment System, ou SNES para os íntimos. Que rufem os tambores!

Se você não se lembra caro amigo retroaventureiro, no final de Setembro o Retroplayers completou 4 anos de vida, e como comemoração, a gente anunciou algumas matérias especiais que já estão saindo a algum tempo, como o RetroPlay Especial de aniversário, onde a equipe selecionou uma trilha sonora show de bola para ser baixada por você leitor e ouvinte, e o Game Pops Classic, que foi um presentão do nosso amigo programador Kleber para todos os retroaventureiros que gostam de um bom joguete de adivinhação de game music, mas talvez, o mais aguardado das matérias comemorativas seja mesmo aquela que a gente mais fez propaganda: o “RetroEspecial de aniversário – The Dark Side of SNES”!

Simples, tem pouco jogo de SNES no RP, isso é fato, e já que nosso último especial é de jogos para o Megão e já o estamos finalizando, nada mais natural que mandar brasa no rival para melhorar essa situação. O negócio é que agora você já votou (ou não), o prazo acabou (já era, controlaremos pela data), já fizemos nossas escolhas, e como sempre, sortearemos um prêmio surpresa em breve dentre todos os retroaventureiros que mandaram suas sugestões (poisé, não mandou, dançou). Aqui, retroaventureiro que participa não passa em branco não! Pensando o quê?

Mas relaxem, isso fica para a data da primeira postagem ^^.

Para escolhermos os jogos, utilizamos 3 critérios: número de votos, nível de obscuridade, e tempo hábil para se terminar o game. Claro, dependendo da pessoa, jogar um RPG a fundo e depois escrever sobre ele iria requerer um tempo impraticável, então tudo teve que ser bem pensado e distribuído. Vejam quais foram:

Clique para ampliar e ver melhor ^^

Os números após os nomes são a quantidade de votos,  os que ficaram em PRETO não foram aprovados pelo motivo que consta no parênteses final, os que estão em VERDE obviamente são os aprovados por um ou outro motivo, mas que NÃO NECESSARIAMENTE aparecerão no especial: estes, os que certamente estarão em nossas páginas, são os que estão identificados com os nomes do pessoal da equipe.

Vocês podem ver que sobraram 3 jogos… Pode ser que a gente resolva jogá-los também, mas não daremos certeza!! Eu por exemplo, estou querendo muito dar aquela detonada em jogos de SNES, e Super Turrican seria show… mas só jogo ele depois que terminar Mega Turrican, então já viu…

E começaremos a coisa já já, assim que dermos um fim no Retro Especial de Shmups de Mega (acho que só faltam 2 jogos), e eu terminar os 2 games de SNES que me competem, o que não deve levar tanto tempo.

Espero que tenham gostado das escolhas galera, e lhes digo mais: nessa de procurar jogos obscuros de SNES achei umas pérolas que ninguém citou uma única vez, e que me deixaram doidinho para jogar Super Nintendo.

Me aguardem!!!

Continua…

- Chefe do Retroplayers porque o negócio é meu, jornalista porque a lei me permite, crítico de jogos e filmes porque sou chato, saudosista porque tenho bom gosto, e Analista de Informática porque algo tem que me dar dinheiro né!

  • Lobim Garamond

    Como assim ninguém pegou sobre Wild Guns para escrever?! É nada mais, nada menos, do que um dos melhores jogos do sistema – pela diversão que ele fornece e por ser o melhor disparado do gênero para o console.

    Sabat pegou o Legend? Puts, prevejo que a sua visão negativa do console vai aumentar, meu caro, o jogo é todo travadão! No entanto, pelo menos o Hagane vai fazer você ter uma ideia do que o SNES é capaz.

    Com relação a King of Dragons, olha, eu particularmente acho-o mais obscuro que Ninja Warriors, pelo fato de ambos serem oriundos dos fliperamas e o próprio Ninja Warriors ter muitíssimas mais versões que o King of Dragons (Ninja Warriors tem versões para: SNES, Arcade, Commodore 64, Amiga, Atari ST, Sega CD, PC Engine, ZX Spectrum e Amstrad CPC, enquanto King of Dragons tem versões apenas para SNES, CPS Changer e Arcade). Embora alguns possam alegar que isso pode não ser tão relevante pelo fato da maioria serem consoles obscuros, mas o fato de Ninja Warriors ter uma versão para Sega CD (que não é um console obscuro, ao contrário dos outros) já colabora para que o mesmo se torne mais conhecido do que King of Dragons.

    A meu ver, houve um juízo mais pessoal aí (talvez um suposto desejo em querer jogar o jogo ou um apreço pelo mesmo), o que não é necessariamente um problema, afinal somos seres humanos. No entanto, considerar Ninja Warriors como obscuro e King of Dragons não, pra mim, é um erro. Ambos pertencem a um mesmo grau de classificação para mim.

    Enfim, os mimimis a parte, fico no aguardo dos posts dos jogos que não conheço muito bem além do nome e estilo (no caso, Nosferatu e Phalanx).

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Claro que ouve um juízo um pouco pessoal!!sempre tem XD ahuhauhau

      A pessoa tem que ter tempo para jogar, tem que escolher o jogo que mais lhe agrada, que tem mais a ver com ela… Mas eu te digo, fiquei impressionado que ninguém pegou o Wild GUns pra escrever viu….. Eu mesmo tenho a maior vontade de jogar isso!! É bem capaz que eu jogue e escreva XD

      King of Dragons foi mais jogado no SNES do que todas as versões do Ninja Warriors juntas ao quadrado kkk Eu mesmo não conhecia Ninja Warriors!

      Mas não esquenta não, no final das contas, tá tudo bem agora [Mode ENTE Off]

  • Rubens

    O que determina que um jogo é obscuro? Verifiquei que constam jogos na lista que eram amplamente conhecidos já antes da internet, como Ninja Warriors, que tinha em tudo quanto é locadora e saiu na Ação Games e Super Game Power. A série Rushing Beat também é clássica e altamente conhecida…

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Esses dois games são obscuros, Final Fight e Capitão Comando é que não é! O restante, quem escolheu os games foram vocês ^^ Nó só selecionamos dentre eles.

  • https://twitter.com/_bigodes Vinicius Lisboa e Silva

    Ah…seria legal tbm se esses jogos não aprovados tivessem um review aqui tbm. Mas a lista está ótima, e os que mais tenho vontade de ver aqui é o Secret of Mana 1 e 2 (Seiken Densetsu 2 e 3)

    Abraços Sabat !!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Opa Vinicius, bem capas que tenham, e não só eles ^^

  • Chapolin Colorado

    Putz, poderiam reconsiderar Soul Blazer hein? Apesar de ser um RPG, ele é até curto, fechei em uns 5 dias, jogando umas 2 horas por dia. É um game tão bonito, vale a pena. E tenho certeza que Seiken Densetsu 3 é muito maior, o anterior (Seiken Densetsu 2) eu fiquei 3 semanas jogando até zerar.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Chapolin, o Cadu tava a fim de jogar Soul Blazer também… se ele terminar os 2 dele em tempo, ele faz desse tb… pelo menos eu acho ehuehe

      • Cadu

        Pouco provável, viu? hauhuahuahua!
        Tá difícil de arranjar tempo pra jogar os dois outros, mas eu vou dar um jeito de tentar incluir o Soul Blazer, nem que seja pós Especial.

  • Dario Coutinho

    Tem que fazer o gameplay de tudo isso na twit.tv

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      eitaaaaaaaaaaaa ai é fods XD quem sabe XD a idéia é boa!!

  • Gle Jogador

    Muito bom, só jogaço! Ao ver a lista, era como tivesse um filtro na minha cabeça que ia tocando a música de cada jogo, mesmos os não escolhidos.
    Não sei se ajudei em algo, mas reconhecidamente, ótimos jogos!
    Vida longa para retroplayers!!!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Simbora Gle!! To sentindo que eu vou passar a gostar muito mais do SNES do que já gosto ^^

      • Gle Jogador

        Como não tenho console da época de ouro, vou ter que arrumar minhas pastas de roms + emulador versão atual + verificar filtros + arrumar controle = DIVERSÃO GARANTIDA.
        Graças as boas indicações do retroplayers…
        Claro que terei de fazer quem fazia antes quando queria liquidar uma saga. Criar uma pasta ESPECIAL com todas as roms, pdfs de manuais, etc para ter imersão total!!!
        Vida longa para retroplayers!

  • Dan Medeiros

    Carái… Nosferatu!!! Como fui esquecer… rsrsrs
    Dos que eu votei não foi quase nenhum, e fico triste pelo King of Dragons… hehe
    Mas estou na expectativa!!!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Mano, King of Dragons é um jogo tão bom que mesmo não aparecendo neste especial, aparecerá mais pra frente XD pode ficar tranquilo!

  • Darkbbbbbbbx

    Eita mas que coragem hein Cadu?
    DOIS RPGS?hauahauhauhau Vish…..

    E Sabat quero ver você penando no hagane hahahaha
    eita joguinho difícil

    Ivo se deu bem com Metal Warriors,na minha opinião é um dos melhores jogos do SNES

    Tales of phantasia é ótimo! uma pena que não foi escolhido,mas o sistema de batalhas é mto bom.

    Os outros jogos não joguei então é isso aew,no aguardo das reviews!
    Até.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Esse Hagane ai eu tiro de letra… facim facim…. (quem vê pensa kkkkkk)

      • Darkbbbbbbbx

        Huahsuahsuahsua eita…
        Já conhecia o “Sabat exploration mode” mas agora o Selo de qualidade”Esse inferno é moleza” by Sabat.
        é novo para mim…

    • Cadu

      Darkbbbb(…)bx, eu mesmo tô duvidando das minhas escolhas, mas enfim… vamo que vamo! hahahaha

  • William Mendes

    Estou ansioso para ver as análises. Estava sentindo falta de matérias realmente RETRÔS.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Pô Willian, como assim? ehuha , Castlevania 2 ae mano, Journey to Silius, Gynoug, tudo recém lançado XD como assim? como assim? kkk

      • William Mendes

        Foi mau Sabat, não tinha visto esses posts.

  • Leandro alves

    vocês vão jogar Langrisser 2? vai ser excelente

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Não, o Cadu vai jogar LANGRISSER XD o 2 é o numero de votos ^^

    • Cadu

      Quem sabe um dia? :)
      Mas ainda não é o caso! Deixa eu conseguir COMEÇAR o primeiro! hehehe

  • Leandro alves

    e desde quando Metal Warriors é obscuro? toda locadora da minha cidade tinha esse game e os moleques piravam no multiplayer. mas no modo história somente eu zerei : )

    e sobre o Nosferatu joguem no Hard para ter o melhor final

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Pode deixar leandro XD dica anotada XD E é obscuro sim ^^ não chega a ser assim um underrated perdido no outro mundo, mas é obscuro sim XD Compare com Megaman X por exemplo kkk

  • Jean Carlos

    Já estou no aguardo para ver as análises de Rushing Beat e Terranigma. Vai ser legal.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Em breve XD

    • Cadu

      Questão de tempo o Terranigma estará aqui, espero não decepcionar! :)

  • Hyper Emerson

    “Sparkster (quase idêntica à versão do Mega)”

    Assim como Sonic 2 no Master System era quase idêntico à versão do Mega, né? ¯_(ツ)_/¯
    Mas obscuro, até que o Sparkster não é, mesmo.

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      É, forçamos um pouco a barra né…. eueheuheuehuehe O 2 de Genesis é MUITO diferente do de SNES apesar de terem a mesma capa XD

  • diogo.j15

    show

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      o/

  • Vinicius Alves

    Quero ver a review do Terranigma! Nunca vi nenhuma matéria/review/citação sobre esse jogo na época e até hj é meio difícil de encontrar…

    E quanto ao Tales of Phantasia, a versão de SNES é obscura sim pois a maioria acha q esse é um jogo de PS1 por conta do remake…

    Abraços!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Aí é com o Cadu XD ele que vai fazer!!

      E não, todo mundo sabe que Tales of Phantasia é original do SNES ^^

    • Cadu

      Tô começando a ficar preocupado com a expectativa da galera quanto ao Terranigma! kkkk
      Mas já adianto que estou gostando bastante do jogo! o/

  • Guilherme Peli

    Com certeza será uma série de matérias fantastica! Escolheram não só ótimos games, mas também jogos longos e dificeis, não é todo mundo que encararia destrinchar alguns jogos da lista (como Langrisser, Hagane e Legend, por exemplo). Ansioso pelo inicio da série =D

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Ja estou preparando o meu primeiro review mano ^^ jajá sai XD

  • Istemthebronx

    A lista ser boa, apesar de ter muito RPG’s aê nessa lista. Faltou uns jogaços desconhecidos como Gunforce, Super Ninja Kun, Ghoul Patrol, Wolverine’s Adamatium Rage, Home Alone, dentre outros. Gostei da história do Sonnen Ninja Sabuke ali, mesmo sendo meio deixado de lado por ser japa, ser um jogaço obscuro do Super Nintendo!!!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Vocês que escolheram, não posso fazer nada mano kkk

  • PRStacker

    E ae Sabat blz?
    Permita-me discordar de um jogo: Tales Of Phantasia (sim, votei nele). Vcs colocaram ele na tabela em avaliação por não ser obscuro, mas na verdade é que o jogo é obscuro sim! Em tempos de internet, devo concordar que não é mais obscuro, mas na época de ouro dos videogames, este grande jogo foi lançado apenas no Japão e ficou obscuro por muitos e muitos anos até a internet se popularizar e um grupo de tradução já morto há 10 anos (DEJAP) traduzi-lo para o inglês. Com a tradução, aí sim o jogo deixou de ser obscuro já na era dos emuladores e posteriormente foi traduzido para o português. Não sei qual foi o critério de vcs, mas o meu foi o de pegar jogos obscuros na época em que o videogame estava no auge e não atualmente, mas talvez eu não tenha entendido direito hehehe…
    Um abraço!

    • http://www.retroplayers.com.br Sabat

      Se serve de consolação maninho, saiba que ele só não foi escolhido por alguém da equipe por que o pessoal está sem tempo de jogar RPG XD só por isso kk